29/03/2012 às 20:46 | #67
Citar
Policiais civis são perseguidos e mortos
Do Jornal da Band
pauta@band.com.br
Quinta-feira, 29 de maro de 2012 – 19h54 Última atualização, 29/03/2012 – 20h16
O Jornal da Band volta a falar dos relatórios secretos da Polícia Civil paulista. A reportagem trata da maioria que luta contra o crime e a impunidade. Agentes honestos estão sendo perseguidos e assassinados por uma minoria corrupta.
Uma guerra suja que tem colocado frente a frente os bons policiais contra a banda podre da polícia.
Mesmo quando não acabam mortos, muitos policiais honestos, que insistem em investigar crimes que envolvem policiais militares, tem um destino certo: são demitidos ou afastados das investigações. Veja na reportagem de Sandro Barbosa.
Toda vez que uma investigação contra a minoria criminosa infiltrada na Polícia Militar tem andamento, o policial responsável é assassinado ou perseguido pela cúpula da Secretaria de Segurança Pública. As principais notícias do Brasil e do Mundo você acompanha de segunda a sábado no Jornal da Band, às 19h20. Este vídeo também pode ser visto no portal band.com.br ou no canal da Band aqui no Youtube.
Reportagem de Sandro Barboza
Edição de Juliana Maciel
Imagens de Claudinei Mendes, Josenildo Tavares, João Ricardo e arquivo Band
Promotor do Gaeco só faz espuma, diz secretário
Categoria: Geral, Segurança Pública
LUÍSA ALCALDE
O secretário da Segurança Pública, Antônio Ferreira Pinto, criticou ontem integrantes do Gaeco, grupo de atuação especial criado pelo Ministério Público, que tem como função básica o combate às organizações criminosas. A crítica foi feita durante audiência na Assembleia Legislativa, onde ele foi convidado a prestar conta das ações de sua pasta. “A atuação deles (Gaeco) hoje é meramente decorativa”, disparou Ferreira Pinto, que também pertence ao MP. “Não estou criticando a instituição, mas meia dúzia de gato pingado que nem sabe o que é o PCC.”
Em maio, o secretário afirmou que a facção criminosa PCC se resumia a 30 homens. Dias depois, um promotor que investiga o crime organizado disse que a facção está mais estruturada do que nunca, arrecada R$ 5 milhões por mês com o tráfico de drogas, controla 95% dos presídios paulistas, conta com 6.000 integrantes no sistema prisional e tem um exército de 15 mil homens nas ruas.
“Disseram isso porque nem passam perto de um presídio. Não tem as informações que temos. É só espuma”, afirmou. “Reafirmo que são 30 porque eu os monitoro juntamente com a Secretaria de Administração Penitenciária. Estamos sufocando as atividades deles aqui fora. O tráfico de drogas administrado por eles é forte, mas a Rota tem feito flagrantes frequentes de apreensão. Hoje o PCC não tem mais condições logísticas de afrontar a sociedade porque o nosso serviço de inteligência é melhor. Por isso hoje posso dizer que me dou ao luxo de prescindir do Gaeco.”
De acordo com Ferreira Pinto, promotores do Gaeco são “novos e imaturos”. “Buscam notoriedade, mas não imaginam o mal que causam à sociedade com esse tipo de declaração.” A assessoria de imprensa do Ministério Público afirmou ontem que o procurador-geral de Justiça de São Paulo, Fernando Grella Vieira, vai responder às críticas assim que tiver conhecimento do teor delas.
CurtirCurtir
Senhores promotores, seu colega Pinto, esta peitando toda a classe do MP, será que ele tem H.C. preventivo, para fazer e desfazer, sobre todas as formas, acima da Lei. Acredito que sua Excia procurador-geral de Justiça de São Paulo, pode e deve tomar uma providencia contra tudo isto que vem sendo divulgado na midia. às cópias foram enviadas a O.N.U., Organização dos Direitos Humanos, Ordem dos Advogados do Brasil, Presidente da Assembleia Legislativa, Procurador Geral da Republica, Governador de Estado de São Paulo, Sua Excia Presidenta da Republica do Brasil, Ministra do Direitos Humanos, Sua Santidade o Papa, para todas entidades sindicais, para todos os presidentes de partidos policios,representantes do povo brasileiro. Pois a história e feita por pessoas com vitórias e derrotas. Mais a situação da Polícia Civil do Estado de São Paulo, administrada por Sua Excia Ferreira Pinto, esta colocando o Estado de São Paulo e “Panico Psicologico”, que podera no futuro tornar uma Psicose total fora de controle. Nem na epoca da ditadura o Estado se tornou tão fragil como estamos agora, nossos filhos estão, pensando que pode tudo e nada acontece. Esta é juventude que amanhã poedrá ser os futuros dirigentes deste País.
CurtirCurtir
Segundo comentario do diretor do DHPP, estaria limpando a gaveta pois a remoção é meramentente, ato administrativo para dar oprotunidade aos demais.
CurtirCurtir
Somente um aviso os telefones das Delegacias estão sobre censura, sem exceção, só falem bem do Pinto, por favor senão RUA.
CurtirCurtir
saiu na internet a terceira matéria
http://www.band.com.br/jornaldaband/conteudo.asp?ID=100000494354
CurtirCurtir
O secretário deve ter dito que 30 são os que ele mantêm “contato”. Aí eu concordo como mesmo, é uma bela quantidade…
CurtirCurtir
Com a palavra o Ministério Publico do Estado de São Paulo. Ou será que irão abaixar as calças para o Secretário como o governador anda a tempos fazendo?
CurtirCurtir
De acordo com Ferreira Pinto, promotores do Gaeco são “novos e imaturos”. “Buscam notoriedade, mas não imaginam o mal que causam à sociedade com esse tipo de declaração.” A assessoria de imprensa do Ministério Público afirmou ontem que o procurador-geral de Justiça de São Paulo, Fernando Grella Vieira, vai responder às críticas assim que tiver conhecimento do teor delas.
será que ele Pinto, declinou que sua carteira é velha e as dos novatos são novas, poriam em duvida, a sanidade metal do Pinto. Ele tem a mesma fama do Serra, de vingança, contra os que se opem a sua opinião.
CurtirCurtir
O Processo nº 53.872/2009 é a ponta do iceberg da “Operação Abafa” da Polícia Militar paulista. O secretário de Segurança pública e o Comandante Geral da PM paulista DEVERIAM se envergonhar de tamanha patifaria. Vou contatar um integrante do GAECO: não tenho a menor dúvida de que sentirá náuseas ante o mencionado Processo, especialmente porque deste é superveniente o “Procedimento Disciplinar” nº CMTG-105/362/10, assinado pelo Comandante Geral. Se o Gaeco vê bandidos do PCC, com certeza também verá os fardados.
CurtirCurtir
O comentário relativo ao Processo nº 53.872/2009 foi inadvertidamente enviado no e-mail de Dyannye, por mero equívoco. É, portanto, de minha inteira e mais absoluta responsabilidade.
CurtirCurtir
“À guisa de esclarecimento, o Ministério Público não tem poder de requisição sobre relatórios de inteligência, diante de sua específica destinação…”
Mandando arquivar os relints, mantém o MP fora da jogada.
CurtirCurtir
VAMOS FAZER PRESSÃO,OS MEIOS DE COMUNICAÇÃO SÃO NOSSA MAIOR ARMA,ENTÃO IRMÃOS VAMOS AS DENUNCIAS,VAMOS FAZER UMA CORRENTE E DENUNCIAR MANDAR EMAIL,A UNIÃO FAZ A FORÇA,O LOBBY DA PM É GRANDE,PORÉM NINGUEM SEGURARÁ POR MUITO MAIS TEMPO,ATÉ O PINTO FARÁ DISCURSO DE MORALISTA DAQUI A ALGUNS DIAS,E VAI COMEÇAR A FRITAR OS MANIPULADORES DO SISTEMA,QUEM VIVER VERÁ…
CurtirCurtir
Tem que chegar no Secretário essas denúncias, tem que atingi-lo com força para que ele nunca mais se levante!
CurtirCurtir
No apagar das luzes do Congresso nesta semana, o deputado Inocêncio Oliveira acaba de ler no plenário da Câmara a criação da comissão especial que vai analisar a PEC 05/2011.
A proposta altera o inciso XV do art. 48 e revoga os incisos VII e VII do art. 49 da Constituição para estabelecer que os subsídios do presidente e vice-presidente da República, ministros de Estado, senadores e deputados federais sejam idênticos aos do ministro do Supremo Tribunal Federal.
Em outras palavras, vem aumento por aí.
http://colunistas.ig.com.br/poderonline/2012/03/29/camara-quer-elevar-salarios-de-parlamentares-ministros-presidente-e-vice-presidente-da-republica-para-o-teto-do-funcionalismo/
CurtirCurtir
O PINTO MP/PM CAGOU GRANDÃO PRO MP!
MAS O SERVIÇO DE INTELIGÊNCIA NÃO TEM SUBORDINAÇÃO!
É LIVRE A FLUÊNCIA DE DADOS ENTRE A COMUNIDADE DE INTELIGÊNCIA!
JÁ QUE O MP NÃO PODE NADA, NO GAECO SÓ TEM MOLEQUES (sic A.F.P.), ENTÃO QUE ENTRE EM AÇÃO A INTELIGÊNCIA DO MP E REQUISITE TODOS OS RELATÓRIOS DE INTELIGÊNCIA ELABORADOS PELOS TIRAS DA UIP DO DHPP NOS ÚLTIMOS TRÊS ANOS.
ENTRE COMUNIDADE DE INTELIGÊNCIA NÃO PODEM NEGAR DADOS E NEM CONHECIMENTO, ISSO SE JÁ NÃO APAGARAM TUDO, QUE É A CARA!
O PINTO TA PEITANDO TODO M UNDO POIS A CAIXA DE PANDORA DO PINOQUI É EXPLOSIVA!
CurtirCurtir
O problema da policia é a MERDA DA RECOLHA, NÃO ADIANTA SAIR SECRETÁRIO ARREGADO COM O PCC, E ENTRAR UM OUTRO E UM NOVO DG, QUE SE ARREGA COM MAQUINEIROS BIXEIROS DESMANCHE,PAJE, ETC TEMOS QUE MORALIZAR A POLICIA, SE ACABAR COM AS PORRAS DE FAZENDARI DETEAM ETC SEREM MANDADOS POR CAMPOS MACHADOS DA VIDA CELINOS, DRS IELOS, ETC, ISSO NUM VAI ADIANTAR, TEM QUE ACABAR, COM POLITICO NA POLICIA. SO ASSIM RESOLVE.
LISTA TRIPLICE, CONCURSO FUVEST, UNIFICACAO DE CARREIRAS, DELEGADO, ESCRIVAO, AGENTE OPERACIONAL, SALARI INICIA DE 4500,00 e possibilidade de quem formado em direito PODER TER CONCURSO INTERNO PARA PROMOCAO, PARA SER CHEFE E SECCIONAL DIR. ETC, TE CURSO DE ADM. POLICIAL, TERCERIZAR FROTAS E UGES QUE SAO VERDADEIROS INSTRUMENTOS DE CORRUPCAO E DESVIO DE VERBA.
MANUTENCAO DE PREDIOS PUBLICOS COM COLOCACAO DE TERMINAIS PARA PIBLICO FAZER SUPEJ PROPRIO BO, A NOITE SOMENE DELEGACIASMCHAVE ABERTAS, ACABAR COM DENARC DEIC ETC E FAZER NAS SECCIONAIS DETRAN IML IC, DENARC SIGS ETC TUDO NAS SECCIONAIS, E NIS DISTRITOS
E MAIS UMA VEZ FIM DA RECOLHA
CurtirCurtir
Pm = inimigo??
VIXIIIIII
AGORA O DGP TEM OBRIGAÇÃO DE ACALMAR TODOS OS POLICIAIS CIVIS DE SAO PAULO.
SENAO, VAI VIRAR UMA GUERRA.
DEPOIS DESSA…..VAI FICAR ESTRANHO ATENDER O PM EM DELEGACIA.
EU NAO DOU AS COSTAS
CADE OS LÍDERES DA POLICIAI CIVIL????
CADE OS CARREIRAS JURIDICAS???
VAO SE ACOVARDAR????
VAO LA COMEMORAR NA ASSEMBLEIA ENQUANTO POLICIAIS MILITARES ESTAO CAÇANDO POLICIAIS CIVIS?
CADE OS DELEGADOS DE POLICIA??
CurtirCurtir
COVARDES SÃO OS DIRETORES DA POLICIA CIVIL , QUE ACEITAM TUDO E NADA FAZEM , PARABÉNS SANDRO BARBOZA , mesmo que nada aconteça fica a minha gratidão………………….
CurtirCurtir
Quero ver a Band entrevistar o Governador e o Secretário, pq até agora parece que não chegou neles
CurtirCurtir
ANTONIO FERREIRA PINTO, SEU CANALHA! COVARDE, LADRÃO FILHO DE UMA PUTA!!! VC VAI MORRER SEU MALDITO!!! TOMARA QUE O SR E SUA CORJA APODREÇAM NO INFERNO!! FILHO DA PUTA, LÍDER DE QUADRILHA, TORTURADOR!!! SUA HORA VAI CHEGAR TOMARA QUE O SR, PERCA MUITAS NOITES DE SONO SENDO ATORMENTADO PELOS QUE FORAM MORTOS GRAÇAS AS SUAS INGERÊNCIAS!!! MALDITO, MALDITO, MALDITO VOU DAR MUITAS RISADAS QUANDO O SR ENCONTRAR SEU DESTINO!!! FILHO DA PUTA!!!!!!!!!!!!
CurtirCurtir
ANTONIO FERREIRA PINTO, SEU CANALHA! COVARDE, LADRÃO FILHO DE UMA PUTA!!! VC VAI MORRER SEU MALDITO!!! TOMARA QUE O SR E SUA CORJA APODREÇAM NO INFERNO!! FILHO DA PUTA, LÍDER DE QUADRILHA, TORTURADOR!!! SUA HORA VAI CHEGAR TOMARA QUE O SR, PERCA MUITAS NOITES DE SONO SENDO ATORMENTADO PELOS QUE FORAM MORTOS GRAÇAS AS SUAS INGERÊNCIAS!!! MALDITO, MALDITO, MALDITO VOU DAR MUITAS RISADAS QUANDO O SR ENCONTRAR SEU DESTINO!!! FILHO DA PUTA!!!!!!!!!!!!
CurtirCurtir
Eu quero ver como o Procurador Geral de Justiça vai se posicionar, lembrando que o Dr. Ferreira Pinto não é aposentado do MP. Está apenas licenciado para o exercício da Secretaria.
CurtirCurtir
CurtirCurtir
Atraves do serviço de inteligencia, o filho de Datena ésta fazendo CFO, (PM), tem uma estoria.
CurtirCurtir
Isso é matéria comprada pela polícia civil, insastifeita pelo excelente trabalho do secretário de segurança pública. Só PM é da banda podre, civil não tem nenhum.
Pior é quem acredita nisso. Um pife documento sem provas nenhuma e a emissora BAND, quer patrocionar, LAMENTÁVEL
CurtirCurtir
CurtirCurtir
VC DEVE FAZER PARTE DA MINORIA DA PM
CurtirCurtir
É claro que existe maus policiais em ambas as policias paulistas, porém o que não pode haver é tratamento diferenciado.
O SSP deixa claro sua preferência pela PM, onde exerceu função de tenente e capitão por 16 anos.
Se ele trata-se igualitariamente as duas policiais e suas respectivas bandas podres, poderia permanecer no cargo o resto da vida que teria meus aplausos.
CurtirCurtir
Digo, “tratasse”
CurtirCurtir
COMO É QUE É? TIRAR SERVIÇO COM MANDADO DE PRISÃO E NINGUEM FAZ NADA E DURANTE QUATRO MESES? ME BELISCA QUE EU QUERO ACORDAR!!!! ISSO NÃO É COVARDIA, É PREVARICAÇÃO PURA E SIMPLES, PARA NÃO DIZER CUMPLICIDADE.
MATA, EXTORQUI, ROUBA, TRAFICA, FORJA E FICA DE BÔA!!!!!!!!! AGORA SOFRE ATENTADO E É FORJADO, DEPOIS ABSOLVIDO PELA JUSTIÇA(?) E O PINTO MANDA O CARA EMBORA!!!!!!!!!! COMO DISSE NELSON RODRIGUES, ” OU NOS MARALIZAMOS OU NOS LOCUPLETAMOS TODOS”. MAIS UMA VEZ SINTO VERGONHA DE SER POLICIAL CIVIL. NÃO PELOS VERMES E PARASITAS QUE TEIMAM EM INFESTAR UMA INSTITUÍÇÃO QUE É CENTENÁRIA, QUE DEVE ANDAR DE PAR COM A LEI, A ORDEM E A JUSTIÇA E NÃO UMA INVENTADA PARA MATAR OS OPOSITORES DO REGIME DA ÉPOCA, E SIM PELA COVARDIA (AGORA VOU CONCORDAR COM O SECRETÁRIO), LETARGIA, INÉPCIA E OMISSÃO DE PARTE DE QUEM A COMANDA. NOSSOS PARES SÃO ASSINADOS, PERSEGUIDOS, AMEAÇADOSE NINGUEM DE DIREITO FAZ NADA. SINTO VONTADE CHORAR DE RAIVA E DE PESAER PELA NOSSA TRISTE SITUAÇÃO(DE ALGUNS É CLARO, JÁ QUE DE OUTROS É DE PURO ÓDIO MESMO). ESPERO QUE OS VERMES VOMITEM A CARNE DESSES MALDITOS. BALA NELES!!!!!!!!!!!!
CurtirCurtir
Não respondam esse coxinha FDP, não vale a pena, ele habita a menor jaula do mundo, a farda, só cabe um animal irracional.
CurtirCurtir
sabe o pior? é tudo verdade. estive a pouco tempo conversando com um colega que chefia um distrito da norte, ja’com passagem anterior pelo denarc. foi-me confidenciado que ao tentar identificar as “bocas” da zona norte começou a ser ameaçado por PM s da norte que eram na realidade os donos das bocas de pó. se aqui na civil existem problemas na PM não é diferente pois a origem do problema é o mesmo: SALARIOS DE FOME.
CurtirCurtir
sou civil, estando certo num comando da pm , fui parar no plantão sob alegarem que ia ser
feita busca pessoal e no interior do veiculo pois na civil so tinha ladrão fiquei surpreso, pois
o escriba bunda mole tava do lado dos coxas.
CurtirCurtir
Gostaria que esse site fosse mais divulgado, porém vou tomar uma atitude pessoal eu mesma vou divulga-lo! Pois é com muita honra que admiro o criador! Qto a esta matéria, não é de me surpreender…meu marido é SD PM, e faz um ano que ele denunciou um traficante e tbm falsificador de produtos de cosméticos para alisamento de cabelo para a DIG de Santos, e sabe o que eles fizeram? ABSOLUTAMENTE NADA, passaram a BOLA para o 1º DP de São Vicente onde existe um BANDO de funcionário da POLICIA CIVIL E UM DELEGADO TITULAR QUE NÃO FEZ NADA, O BANDIDO (TRAFICANTE E FALSIFICADOR ESTELIONATÁRIO) CONFESSOU PARA O DELEGADO QUE É ESTELIONATÁRIO, QUE FALSIFICA MESMO PRODUTOS E OS VENDE, CAUSANDO DANOS E PERIGO A SAUDE DAS PESSOAS E O MESMO O QUE FEZ ATÉ AGORA? NADA…NADA!!! NADA FOI PASSADO PARA O MP DE SÃO VICENTE, NADA FOI FEITO EM RELAÇÃO A ESTE INDIVIDUO, O QUE ACONTECEU? ALGUÉM GANHOU NA LOTERIA! POIS HÁ MAIS DE 1 ANO E O INQUÉRITO POLICIAL DESAPARECEU! E O CARA CONTINUA VENDENDO OS PRODUTOS PARA TODOS OS SALÕES DAQUI DE SÃO VICENTE E AINDA FAZ ANUNCIOS EM OUTDOOR E TELÕES DIGITAIS, ONDE? DO LADO DA DELEGACIA!!! E AGORA LHES DIGO: NEM A POLICIA MILITAR QUER SABER, NEM A CIVIL E NEM O MP, TODOS ENVOLVIDOS COM POLICIAIS ASSASSINOS DA PM E MEU MARIDO BEM COMO EU E MEUS FILHOS ESTAMOS CORRENDO RISCO DE VIDA, A TODO MOMENTO SOU AMEÇADA, POR POLICIAIS MILITARES E TBM POR ESSE BANDIDO! NGM FAZ NADA, A NÃO SER QUE VC TENHA DROGAS OU DINHEIRO VIVO NA CARTEIRA PARA DAR PROPINA! ISSO ME DEIXA ABSOLUTAMENTE DESACREDITADA DO PODER JUDICIÁRIO, POIS NEM O PROMOTOR DA PM NOS DEU OUVIDO, NGM QUER MECHER COM O TRAFICANTE SABE PQ? PQ ELE É INTEGRANTE DO PCC, É UM CARA QUE TEM COSTA QUENTE COM POLITICOS QUE TBM SÃO DO PCC, E PAGA PROPINA PARA QUALQUER POLICIAL CORRUPTO! DAÍ VCS TIREM A CONCLUSÃO: EU E MEU MARIDO QUE É SD PM ESTAMOS A DEUS DARÁ, POIS TODOS DIZEM QUE ISSO TEM DEDO DE GENTE PODEROSA: COMANDANTE DO CPI 6! NÃO AGUENTO MAIS TANTA SAFADEZA! O QUE ME RESTA É REZAR POR TODOS NÓS…AMÉM!
CurtirCurtir
ESTOU COM MEDO, COM TANTA NOTÍCIA, E NADA ACONTECE. MEDO MESMO!!!!! E O IDIOTA QUE FALAR QUE NÃO TEM MEDO, POSSO DIZER QUE É LOUCO!!!! TEMO PELA VIDA DOS INVESTIGADORES DO DHPP, CAGARAM LITERALMENTE NAQUELE DEPARTAMENTO NOBRE QUE TUTELA O BEM MAIS PRECIOSO, A VIDA. PORÉM O QUE ME DEIXA MAIS CALMO É QUE A LEI ESPIRITUAL É MUITO MAIS FORTE QUE NOSSA JUSTIÇA E COM CERTEZA NÃO FALHARÁ.
CurtirCurtir
desculpa amigo, mais alguma coisa esta estranha nos ultimos tempos, me parece que ela esta sem controle e sem cabeça.
Na região de campinas numa semana, rodaram dois soldados e um tenente (sim tenente) envolvido em roubo e ou tro soldado em furto de veiculo.
Uma institituição que diz que e toda certinha, a realidade esta mostrando outra coisa
CurtirCurtir
MEU MARIDO É SD PM E ESTÁ SENDO PERSEGUIDO PELA PRÓPRIA CORPORAÇÃO HÁ 1 ANO, APÓS UMA DENUNCIA DE UM TRAFICANTE E ESTELIONATÁRIO DO PCC QUE TEM CARNÊS COM POLICIAIS E SEUS SUPERIORES, PERSEGUIDO PELA PM DE SANTOS, POIS APÓS ESTA DENUNCIA, COMO DISSE ACIMA NADA FOI FEITO, E QUANDO O CARA DESCOBRIU QUE FOI DENUNCIADO ELE JUNTO COM POLICIAIS MILITARES DO 39º DE SÃO VICENTE TENTARAM MATAR MEU MARIDO NA MINHA FRENTE E NA DOS MEUS FILHOS EM FRENTE DE CASA, TEMOS TESTEMUNHAS, RECONHEÇEMOS O POLICIAL MILITAR FOMOS AO SJD DO BATALHÃO, E NENHUMA ATITUDE FOI TOMADA, HOJE CONTINUAMOS SENDO AMEAÇADOS PELOS MESMOS POLICIAIS MILITARES SOLDADOS, SARGENTOS, E AINDA POR CIMA INSTAURARAM UM PAD CONTRA MEU MARIDO PEDINDO A SUA DEMISSÃO! SABE QUAL O MOTIVO? PORQUE MEU MARIDO DENUNCIOU O TRAFICANTE A ANVISA E AO MINISTÉRIO PUBLICO, E A POLICIA MILITAR NÃO ACEITA A CONDUTA DO MEU MARIDO, E AINDA POR CIMA OS POLICIAIS ENVOLVIDOS NOS AMEAÇAM A TODO MOMENTO, JOGAM FARDAS EM NOSSO QUINTAL, NOS PERSEGUEM NAS RUAS COM SUAS VIATURAS, E INFELIZMENTE QUANDO PRECISAMOS DE UM POLICIAL NÃO PODEMOS RECORRER A ELES POIS ELES QUEREM A CABEÇA DO MEU MARIDO! E NINGUÉM TOMA NENHUMA ATITUDE CONTRA ELES, POIS TEEM LIGAÇÃO COM O PCC, E ALÉM DE TUDO RECEBEM PROPRINA TODO MÊS! MEU MARIDO JÁ RECORREU AO MINISTÉRIO PÚBLICO DO TJM E O PRÓPRIO PROMOTOR DISSE NÃO PODER FAZER NADA FECHANDO OS OLHOS PARA A SITUAÇÃO, A CORREGEDORIA NÃO QUER NEM SABER DE NOS PROTEGER, ALEGAM QUE POR TRÁS DESSE CASO EXISTA ALGUÉM MUITO, MAS MUITO PODEROSO QUE SE ALGUÉM TOMAR ALGUMA ATITUDE SERÃO OS PRÓXIMOS A SEREM PERSEGUIDOS E EXPULSOS! VIVO COM MEU MARIDO E MEUS FILHOS EM PÂNICO, POIS NÃO TENHO A PROTEÇÃO DE ABSOLUMENTE NGM, REZO TODOS OS DIAS PARA QUE DEUS NOS PROTEJA E NOS AFASTE DO CAMINHO DE BANDO DE LIXO! MEU MARIDO NÃO SERVE PARA SER POLICIAL MILITAR POIS ELE É DA TURMA DOS QUE LUTAM CONTRA A CORRUPÇÃO, POR ISSO ELES QUEREM MEU MARIDO NA RUA, PEDEM A EXPULSÃO DELE. COM 11 ANOS DE POLICIA MEU MARIDO NUNCA TOMOU UMA PUNIÇÃO, E HOJE ELES FAZEM DE TUDO PARA MEU MARIDO PERDER A CABEÇA PARA TEREM UM MOTIVO PARA EXPULSA-LO! ESSA POLICIA MILITAR É UM LIXO, NÃO TEM UM QUE PRESTA, E OS FRACOS PAGAM PELOS PECADORES, QUANDO O PCC MANDA MATAR QUEM MORRE SÃO OS FRACOS, POIS OS BAMBAMBANS FICAM LÁ DE SUAS CASAS ASSISTINDO A DESGRAÇADA DOS FRACOS E ELES ESTÃO TUDO ESCOLTADOS, ESSES COMANDANTES SÃO PIORES QUE BANDIDOS, POIS SE ESCONDEM! INFELIZMENTE ISSO NUNCA VAI ACABAR, PQ PARA QUE ISSO ACABASSE TERIA QUE EXTERMINAR ESSA CORPORAÇÃO QUE É A PM E A CIVIL.
CurtirCurtir
ALGUMA COISA ESTÁ ACONTECENDO SIM,OS POLICIAIS NA PONTA DA LINHA ESTÃO ABANDONADOS E OS COMANDANTES QUE JÁ SÃO UMA BELA DE UM GRANDE BOSTA EM GESTÃO PÚBLICA FICAM PIORES AINDA EM TROCA DE APADRINHAMENTO POLÍTICOS,ESSA É A REALIDADE DA POLÍCIA PAULISTA.
CurtirCurtir
PAREM DE USAR SOMBRERO E NÃO VER O QUE ACONTECE A PM TEM UMA GRANDE BANDA PODRE , INCLUSIVE A ROTA TB, ISSO NÃO É DE HOJE , TÁ TUDO COMPRADO O BAGULHO É LOCO, O ADVOGADO É NÓIA E O JUIZ TÁ COMPRADO, DETALE O SECRETINO TB E COMO $$$$$$$$$$$$$$$$$$.
CurtirCurtir
Fatos graves, alguns reais, outros nem tanto, mas o fato é que a Band mais uma vez junta meias verdades e distorce as informações a fim de passar a impressão para a opinião pública de que o Ferreira Pinto criou tudo isso e é o chefe da quadrilha.
A banda podre e os “ninjas” existem pelo menos desde a época do Império, quando em 1831 o Brigadeiro Tobias de Aguiar fundou a polícia.
Os Cardeais sem cadeira estão investindo forte, mas acho que estão jogando dinheiro fora nessa matérias compradas, pois o picolé de chuchu tem o rabo preso. Não queria desanimar aqueles que estão esperançosos e aproveitando a ocasião, mas o Pinto fica pelo menos até 2014 e se houver a provável reeleição, fica até 2018.
CurtirCurtir
Veja por exemplo que a reportagem gera uma indignação ao mostrar que um policial civil, campeão de halterofilismo é morto por PMs numa emboscada por investigar homicídios. É triste ver uma mãe sofrendo a morte do filho, comove quem assiste e gera revolta.
Porém a reportagem não diz que o Sr. Andrezão era metido com a máfia do jogo ilegal, inclusive quem conhece Peruíbe sabe que ele tinha um verdadeiro Cassino no imóvel anexo à sua academia que já foi alvo de operações do MP e da Corró, que já entrou em guerra com essa máfia no ABC e também era jurado por traficantes e pelo amante de sua ex-mulher (que não é PM).
Pois é, a Band pega um fato e junta no outro omitindo diversas informações. E a culpa é do Pinto.
CurtirCurtir
Se a culpa é do Pinto ou não, isso não importa,o que importa é que a PM e o MP não passam de uma mafia completamente emanada de PESSOAS CORRUPTAS, JUIZES E PROMOTORES COMPRADOS, E A POLICIA MILITAR É O CRIME MAIS BEM ORGANIZADO DO ESTADO DE SÃO PAULO, TUDO BANDO DE LIXO, VERMES, É UMA VERGONHA NACIONAL!!! A VERDADE É SÓ UMA: POLICIA E LADRÃO, TUDO IGUAL A UNICA DIFERENÇA É O DESTINTIVO!!!
CurtirCurtir
SE ESSA MATÉRIA TIVESSE SAÍDO NA GLOBO, O PINTO JÁ TERIA CAÍDO PRÁ NUNCA MAIS LEVANTAR
DETESTO A REDE GLOBO. SUBSERVIENTE! CONIVENTE! MANIPULADORA!
MAS, O NOSSO ZÉ POVINHO, INCAUTO COMO SEMPRE, SÓ ASSISTE ÀQUELA MERDA!
É BIG BOSTA, DOMINGÃO DO CHATÃO, NOVELAS ONDE TUDO PODE (PADRÃO DE VIDA IGUAL AO DELES) EM DETRIMENTO DA FAMÍLIA, E UMA GAMA DE PORCARIAS QUE ACABAM POR TORNAR O NOSSO ZÉ POVINHO CADA VEZ MAIS BURRO E MANIPULADO!
MAS, INFELIZMENTE, É O QUE O POVO BRASILEIRO NA SUA MAIORIA GOSTA!
SÓ QUE AGORA A TODA PODEROSA REDE GLOBO ESTÁ TOMANDO UMA LAVADA DA REDE RECORD.
DR. GUERRA, SABEMOS QUE O SENHOR TEM COMO ENVIAR ESSAS MATÉRIAS PRÁ RECORD E SOLICITAR DELES UMA POSIÇÃO. POR FAVOR, FAÇA ISSO!
NÃO PODEMOS CONTAR COM A MÁQUINA DE MENTIRAS DO GOVERNO MAS, QUEM SABE SE A RECORD SE ALIAR À BAND, AS COISAS NÃO TOMAM UMA PROPORÇÃO MAIOR E MELHOR?
CurtirCurtir
matéria comprada sim,,,tendenciosa…toda vez que o reporter se refere a banda podre da PM, usam imagens da ROTA…pura inveja.
CurtirCurtir
INVEJA DE ASSASSINOS COVARDES
CurtirCurtir
É esse soldado ao qual a sua esposa relata deve ser muito ruim,dez anos sem punição derrepente,vira o pior homem do mundo,eu já ví esse filme diversas vezes,e te dou um conselho,essa é a cara da PMESP,o militarismo é covarde,quando pegam no pé de algum praça sai de baixo,porém vocês tem algumas armas:se o seu marido não estiver bom de saúde procure um médico particular e apresente os atestados no HM,eles são obrigados a aceitar,se ele estiver com problemas físicos ou psicológicos,porém se ele estiver saudavel,peça um afastamento não remunerado,vão para casa de parentes no interior ou até mesmo na capital,porém não informe o endereço para a PM,pois seu marido correrá risco de vida,tome uma atitude,sabemos muito bem como anda a baixada santista,saiam daí antes que vocês sejam mortos,quem gosta da gente é a gente mesmo,a corregedoria na maioria das vezes só serve pra fuder praça,e é extremamente corporativista com seus oficiais,aposentaram o coronel Brandão,ele deve ser muito melhor que seu marido! segundo os comandantes,saiam daí pois depois que o bicho pegar ninguem criará seus filhos,tão pouco sentirão algum tipo de compaixão por vocês,que Deus abonçoe sua família.
CurtirCurtir
Eu que não atuo no DHPP nem fudendo. Evil Dick.
CurtirCurtir
e agora geraldo?
CurtirCurtir
Comandante-geral: abra o jogo! Diga que foi vítima de estelionato ao assinar o PD nº CMTG-105/362/2010 ou se tornará conivente com a bandalheira que identifiquei e escrachei no referido Procedimento. Diga ao jornalista Sandro Barboza que o arbitrário que me predeu em “flagrante delito”, por “injúria”, não passa de um coitado, manipulado para premeditar aquela arbitrariedade medieval. Esse trouxa nunca sentou a bunda numa viatura. Não faz a mínima idéia da circunstâncias nas quais foram facilitadas fugas no CDP de Santo André, mais descaradamente a no narcotraficante Antonios Dib Junior. Manda esse xarope se fingir de “doido”, pois não faltará voluntário para fajutar laudo médico, como os reportados no Estadão, na edição de 05/05/01, pelo Jornalista Marcelo Godoy, aliás, muito atualizada a reportagem, apesar da década transcursa. Pede ‘pra’ sair, Comandante! Passa a bola para quem tem coragem de implementar catarse institucional, a começar pela expurgação dos safados e do arbitrário que identifiquei no epigrafado Procedimento Disciplinar no qual o senhor me acusou de ter propagado, “sem fundamentação”, omissões no quartel em que fui preso. Chega de patifaria! Pára de brincar com o dinheiro do contribuinte em cujos ombros pesam uma das mais impiedosas cargas tributárias do Planeta Terra!
CurtirCurtir
O secretino de insegurança pública, ao tempo em que dizia acabar com a banda podre da Polícia Civil, dava liberdade para a BANDA PODRE da Polícia Militar, polícia essa, que além de violenta e corrupta (licitações, retp turbinado etc.) é também criminosa (artigos 121, 155, 157, 158, 159, 33 etc.).
Enquanto isso a corregedoria da polícia militar continua letárgica e inépcia além de conivente.
“Esse secretino criou um Monstro”
Os verdadeiros e honrados policiais militares nesse momento estão com vergonha da corporação, e repudiam esse “secretino” que defende os policiais da PANDA PODRE.
CurtirCurtir
A PARTICIPAÇÃO DO MINISTÉRIO PÚBLICO E DO CIDADÃO NA POLÍTICA DE SEGURANÇA PÚBLICA*
VALTER FOLETO SANTIN
Promotor de Justiça Criminal de São Paulo
Resumo: O artigo trata da segurança pública, da atual situação de deficiência desse serviço público e da necessidade da participação do Ministério Público e do cidadão na política de segurança pública para a melhoria da situação e maior eficiência do combate à criminalidade urbana.
Palavras-chaves: Segurança pública; Insegurança; Criminalidade urbana; Política; Ministério Público; Cidadão.
1. INTRODUÇÃO
A segurança pública bem prestada dá ao povo a gostosa sensação de bem estar e de plena liberdade de ir e vir. Por outro lado, na hipótese de ineficiência dos mecanismos públicos de segurança pública o cidadão sente-se pressionado, atemorizado e desencorajado até mesmo a sair de casa.
Atualmente, a segurança pública é considerada pela população como um dos serviços estatais mais importantes e essenciais, provavelmente pela sensação de insegurança decorrente da crescente criminalidade nas cidades grandes, influindo diretamente no sentimento de liberdade dos cidadãos. Todos se sentem inseguros e surge a necessidade de verificação da possibilidade de participação popular e do Ministério Público na formulação ou alteração da política de segurança pública do Executivo, com objetivo de buscar a melhoria da situação caótica de insegurança pública.
2. JUSTIFICATIVA
A segurança pública é dever do Estado, direito e responsabilidade de todos, destinada à preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio (art. 144, caput, da Constituição Federal).
A prevenção dos crimes exige uma política de segurança pública, meio pelo qual o Estado estabelece as regras, sistemas, programas, ações e mecanismos para a proteção da saúde, vida e patrimônio das pessoas e controle da criminalidade, preventiva ou repressivamente, com a utilização das polícias. A política de segurança pública pode ser rígida ou flexível, dependendo da linha governamental.
Tradicionalmente, o Executivo estabelece a política de segurança pública e os órgãos policiais são encarregados da sua aplicação e da prestação dos serviços correspondentes. A fixação da política de segurança pública é delineada pela Secretaria da Segurança Pública, que normalmente não proporciona condições favoráveis para a participação popular, da sociedade civil e do Ministério Público. Os métodos de fixação não são divulgados amplamente e nem os termos em que estabelecida a política de segurança pública, comprometendo a transparência dos atos públicos. Na prática, os detalhes da política de segurança pública são desconhecidos e pouco acessíveis à população e até mesmo ao Ministério Público, encarregado do exercício da ação penal.
No país inteiro, o clima de insegurança nas cidades grandes coloca em destaque a segurança pública, proporcionando campo fértil para a discussão dos mecanismos públicos e principalmente sobre a eficiência e adequação das atividades públicas de prevenção de crimes.
A insegurança é elevada, situação que gerou espaço para a sua qualificação como “ampla, geral e irrestrita” 1, em função dos crescentes índices de criminalidade2, vitimização3 e sensação de insegurança nas cidades grandes4. A população fica cada dia mais insegura porque sofre os efeitos diretos dos crimes5, a criminalidade atinge a própria polícia, pelo aumento de mortes de policiais6 e invasões de delegacias e agressões contra policiais7, além dos aumentos de 400% das acusações de roubo, extorsão, tráfico de entorpecentes e homicídio contra policiais nos últimos 5 anos8.
A ineficiência do sistema de prevenção pública da criminalidade é visível, pelo crescimento dos índices de crimes e da sensação de insegurança. A diminuição da eficiência tem inúmeras causas sociais e pelo grau de atuação estatal, mas seguramente tem relação com o insuficiente número de homens no policiamento preventivo9, da incapacidade de combate adequado do crime10, do sentimento de impunidade e omissão do Estado no controle da violência11. O aumento da violência também decorreria do conflito social12.
O Executivo não apresenta estratégia e tática de combate adequado. O Estado encontra-se distante da realidade e alheio aos anseios populares, pouco fazendo de efetivo para mudar a situação e cumprir a sua função de prevenir o crime13. O Estado age burocraticamente, utilizando-se de métodos arcaicos e insuficientes para a adequada prevenção de crimes e controle da criminalidade.
A cobrança popular é grande para a diminuição dos elevados índices de criminalidade, que estão afetando diretamente o modus vivendi das pessoas, pelo aumento dos riscos de vitimização, que afeta desde a tranqüilidade do reduto do lar até a livre circulação na rua, obrigando o cidadão a preocupar-se com o horário de chegada e saída de casa, trajeto e local de freqüência, para evitar ser vítima de roubo, furto, homicídio ou outro crime grave.
A criminalidade não é estática, fato que pressupõe uma necessidade de dinamismo na fixação e alteração da política de segurança pública para a efetiva prevenção e combate das práticas delituosas.
É visível que o Executivo sinaliza a pretensão de exclusividade na elaboração da política de segurança pública e medidas de prevenção, sem abrir espaço adequado para o povo e outros entes estatais. Os candidatos a governantes costumam expor a linha de segurança pública, indicando alguns pontos da formação da política de segurança pública. Alguns apregoam o “combate à criminalidade, com a preservação dos direitos humanos”. Há alguns governos menos democráticos que pensam que a participação popular na política de segurança pública seria apenas na escolha do candidato, pelo voto nas eleições…
Estranhamente, o Estado não procura estimular14 e facilitar a participação de outros órgãos estatais e da população15. O Estado, por meio das polícias, tem a obrigação de prestar o serviço, mas o cidadão tem o direito de colaborar e participar da segurança pública, mesmo porque o resgate da cidadania, com a sociedade decidindo prioridades e envolvendo-se crescentemente na operação dos programas públicos, poderia “reduzir a exclusão e a violência que a todos ameaça”16. O Ministério Público também tem direito de fiscalizar e exigir a regularidade e melhoria dos serviços de prevenção e controle da criminalidade.
É seguro que a opção eleitoral por um ou outro candidato não esgota a possibilidade de participação popular. O povo tem direito a participar da formulação ou alteração da política de segurança pública, porque a própria Constituição Federal insculpiu que a segurança pública é dever do Estado, mas também “direito e responsabilidade de todos” (art. 144, caput), sinal de que o direito à segurança e a responsabilidade dos cidadãos importa em participação ampla na segurança pública. Não é aceitável a fixação da responsabilidade de todos sem o conseqüente direito de participação do povo. O envolvimento popular no assunto é exercício de cidadania e democracia.
A atuação popular pode ser por meio de propostas individuais, de entidades da sociedade civil, presença em audiências públicas e debates sobre o assunto.
Essencial a participação do Ministério Público na fixação da política de segurança pública, com a apresentação de propostas e sugestões, tomando parte das discussões dos planos, metas e estratégias, tendo em vista que a sociedade exige que o seu órgão de acusação participe dessas ações, atualmente restritas ao Executivo, que não tem se desincumbido adequadamente do trabalho de planejamento e execução das medidas necessárias, para a prevenção e repressão ao crime17.
O Ministério Público exerce privativamente a ação penal pública (art. 129, I, Carta Magna). As abordagens da ação penal pública e da participação do Ministério Público devem ser vistas de modo amplo e abarcar todos os assuntos ligados ao crime, começando pela prevenção, política de segurança pública, conhecimento imediato da ocorrência, participação e interferência no trabalho de investigação criminal, movimentação privativa da máquina judiciária penal, atuação na instrução judicial e na efetiva realização da prestação jurisdicional, terminando pela execução da pena, preservação dos direitos humanos nas diversas fases da influência do crime na sociedade e dos seus reflexos nos envolvidos, inclusive a reparação dos danos provocados pelos crimes, com o objetivo de melhor proteger a vítima18.
São claras as possibilidades de interferência do Ministério Público no assunto, seja administrativamente, por contatos entre órgãos ou pelo inquérito civil, ou judicialmente, por meio de ação civil pública, em virtude da quantidade e qualidade dos serviços de segurança pública relacionarem-se a assuntos de evidente interesse coletivo ou difuso (art. 129, III, Carta Magna). A segurança é direito social (art. 6o.), incluído no rol dos “interesses sociais” defendidos pelo Ministério Público (art. 127, caput). Inegavelmente, a segurança pública é qualificada como direito coletivo ou difuso, dizendo respeito a interesses transindividuais, de natureza indivisível, relacionado a número determinável ou indeterminável de pessoas, a justificar a intervenção do Ministério Público19. A preservação da incolumidade das pessoas também é direito indisponível.
O Executivo deve aceitar a intervenção do Ministério Público nessa importante área, sob pena de movimentação da jurisdição para apreciação de ameaça ou lesão a direito (art. 5o., XXXV, CF).
O Ministério Público, defensor da sociedade e dos direitos coletivos e difusos, não pode permanecer distante da problemática, devendo intervir no problema, seja em cooperação com o Executivo ou por meio da ação civil pública, se a sua interferência não for admitida ou facilitada pelo Executivo.
A participação na fixação da política de segurança pública deve fazer parte da política institucional do Ministério Público, devendo o órgão de acusação ser ouvido pelo Executivo e cobrar providências e medidas efetivas para diminuir a criminalidade e proporcionar maior segurança à população, mesmo porque há previsão legal permitindo à instituição no mínimo sugerir ao Poder competente a adoção de medidas destinadas à prevenção e controle da criminalidade (art. 6o., XVIII, letra “b”, da Lei Complementar Federal 75/93, art. 26, VII, da Lei 8.625/93, e art. 104, VI, Lei Compl. Estadual de São Paulo nº734), sendo evidente que os órgãos públicos devem unir as forças, para o efetivo combate à criminalidade.20
São conhecidos nas cidades os “pontos negros” do trânsito, que por falta de sinalização ou melhoria do sistema provocam constantes acidentes de trânsito, sem que seja tomada pelo Executivo providência adequada para a reparação da falha e prevenção de eventos semelhantes. O povo sente os efeitos dos “pontos negros” da criminalidade contra o patrimônio e a vida. Em locais determinados, todos os dias ocorrem roubos, furtos, homicídios e crimes graves, em situações semelhantes, e a polícia não efetua eficientemente o trabalho de prevenção21, permitindo a prática de novos crimes.
Deve ser indagado: Em tais locais há policiamento ostensivo e adequado para prevenir o crime? Há medidas eficientes para a prevenção? Desarmamento? Prisões em flagrantes suficientes?
Inegável, que o Executivo, através da polícia, tem o poder discricionário de promover as medidas de prevenção do crime. Mas qual o limite suportável de omissão e ineficiência22 dos serviços? A eficiência, a regularidade, a adequação dos serviços de prevenção podem ser questionados e julgados administrativa e judicialmente, a despeito das conhecidas restrições de apreciação do ato administrativo discricionário.
Inconstitucional a fixação de política de segurança pública pelo Executivo sem uma discussão ampla com os cidadãos, o Ministério Público, legítimo representante da sociedade, e outras entidades da sociedade civil, tendo em vista o direito e a responsabilidade de todos para o cumprimento dos serviços de segurança fornecidos pelos entes públicos, conforme registrado pelo constituinte de 1.988 (art. 144, caput).
A referida norma constitucional é programática (“A segurança pública, dever do Estado, direito e responsabilidade de todos, é exercida para a preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio…”), classificada como de “eficácia limitada declaratória de princípios institutivos ou organizativos e declaratória de princípios programáticos” (José Afonso da Silva), que dependem de lei orgânica ou complementar para a sua aplicação, porém com eficácia ab-rogante da legislação precedente incompatível ou como diz Geraldo Ataliba “paralisante da eficácia dessas leis, sem ab-rogá-las”.23
Assim, mesmo sem a normatização da participação popular na segurança pública, é inconstitucional toda e qualquer norma ou ato administrativo que fixe ou altere a política de segurança pública sem ouvir o povo e os representantes da sociedade civil.
Pela experiência de promotor de justiça verifica-se que a polícia não é arredia à participação do Ministério Público na prevenção de crimes. Ao contrário, percebe-se um imediato estímulo e interesse em resolver os problemas mais gritantes quando impulsionada e cobrada pelo Ministério Público e a sociedade. Essa situação foi percebida no caso de crimes da Favela da Vila Prudente, em São Paulo.24
A participação do Ministério Público no processo de prevenção do crime é acentuada em outros países. Em Portugal, o Ministério Público tem a incumbência de “promover e realizar acções de prevenção criminal” (art. 3o., nº1, “i”, da Lei 60/98, Nova Lei Orgânica do Ministério Público), sem prejuízo do trabalho policial. No México, a Procuradoria Geral da República como órgão essencial do Sistema Federal de Justiça e representante dos indivíduos, da sociedade e do Estado, participa das ações de prevenção de delito, para garantir a segurança pública (art. 2o., VII, e art. 10, da Lei Orgânica do Ministério Público). No Peru, o Ministério Público tem a função de velar pela prevenção do delito (art. 1o., da Lei Orgânica do Ministério Público, Decreto Legislativo nº052).
A participação popular na fixação e alteração da política criminal deve ser adequada, intervindo em todos os pontos que não sejam sigilosos nem que venham prejudicar a execução da prevenção de crimes.
O Ministério Público pode participar ampla e irrestritivamente da política de segurança pública, desde a sua fixação e alterações até a fiscalização, acompanhamento da execução e exigência da sua aplicação pelos organismos estatais, administrativa ou judicialmente.
O Executivo deve estimular e facilitar a participação da sociedade, promovendo campanhas e audiências públicas, em períodos regulares, no mínimo anualmente, com a presença de cidadãos, especialistas em segurança pública, representantes de entidades da sociedade civil e do Ministério Público, para a apresentação das propostas governamentais, captação de sugestões populares e dos entes interessados, discussão e definição da política de segurança pública e suas alterações, prestando contas do período anterior.
3. CONCLUSÕES
Tendo em vista tais fatos, concluo:
1) Todas as pessoas têm direito constitucional à participação no processo de fixação e alteração da política de segurança pública do Estado.
2) A participação popular pode ser por meio de propostas individuais ou por entidades da sociedade civil.
3) O Ministério Público pode participar da fixação e alterações da política de segurança pública do Estado, na qualidade de defensor da sociedade e dos direitos individuais indisponíveis, sociais, coletivos e difusos.
4) A participação do Ministério Público pode ser por meio de audiências públicas, contatos e gestões administrativas junto ao Executivo ou pela utilização do inquérito civil e da ação civil pública.
5) A participação popular na fixação e alteração da política criminal deve ser adequada, podendo intervir o povo em todos os pontos que não sejam sigilosos nem que venham prejudicar a execução da prevenção de crimes.
6) O Ministério Público pode participar ampla e irrestritivamente da política de segurança pública, desde a sua formulação, fixação e alterações até a fiscalização, acompanhamento da execução e exigência da sua aplicação pelos organismos estatais, administrativa ou judicialmente.
7) O Executivo deve estimular e facilitar a participação da sociedade, promovendo campanhas e audiências públicas, periodicamente, no mínimo anualmente, com a presença de cidadãos, especialistas em segurança pública, representantes de entidades da sociedade civil e do Ministério Público, para a apresentação das propostas governamentais, captação de sugestões populares e dos entes interessados, discussão e definição da política de segurança pública e suas alterações, prestando contas do período anterior.
CurtirCurtir
PESADELO VC TÁ ENGANADO!,A CORREGE NÃO CONTINUA LETARGICA,ELA PRENDE SOLDADO POR NÃO ESTAR PORTANDO O HINÁRIO COM A CANÇÃO DA PMESP NO BOLSO,PRENDE SOLDADO POR NÃO ESTÁ PORTANDO A FUNCIONAL,PRENDE SOLDADO POR ESTÁ COM A BOTA SUJA,PRENDE SOLDADO POR NÃO ESTÁ COM TODAS AS FIVELAS DO CINTURÃO PRETO,PRENDE SOLDADO POR ESTÁ COM O CABELO E BIGODE FORA DO PADRÃO,PRENDE SOLDADO POR CONTINÊNCIA MAL FEITA,PRENDE SOLDADO POR ESTAR COM A FARDA MAL PASSADA,E ETC,SÃO OS FODIDÕES DO SISTEMA, A SERVIÇO DA HIERARQUIA E DISCIPLINA DOS PRAÇAS,ELA SÓ NÃO PRENDE OFICIAL POR NENHUMA IRREGULARIDADE ADMINISTRATIVA,HÁ TAVA ME ESQUECENDO QUE O OFICIALATO É CORPORATIVISTA,PORÉM MUITOOOOOOOO,ENERGICO QUANDO O NEGÓCIO É FAZER MÉDIA COM O SOLDADO QUE TÁ TRABALHANDO,AÍ SÃO OS DISCIPLINADORES DO SISTEMA MILITAR,FALSOS MORALISTAS DE MERDAS,É ESSE LEGADO QUE VOCÊS SEUS VERMES VÃO QUERER DEIXAR PARA SEUS FILHOS E FILHAS QUE ESTÃO COMEÇANDO A CARREIRA DO BARRO BRANCO!AÍ MEUS AMIGOS SE SEUS FILHOS FOREM VITÍMAS DO SISTEMA NÃO VENHAM COM HIPOCRISIA,SERÃO VÍTIMAS DOS SEUS LEGADOS CRIMINOSOS,E PODERÃO PAGAR COM A PRÓPRIA VIDA, A ESTRUTURA DE MERDA AO QUAL RECEBERAM DOS SEUS ANTECESSORES.
CurtirCurtir
É lamentável que notícias como estas venham a público trazendo mais prejuízos para a Polícia Militar que na sua essência é séria e honesta, tudo por falta de capacidades de políticos que acreditam ser deuses quando eleitos ou nomeados a cargos importantes como Governo e secretário de Segurança de um estado como o de São Paulo. Não é nada agradável aos olhos da sociedade esses tipos de notícias que é exaustivamente veiculado pela mídia onde dá conta que existe uma banda podre da Polícia Militar agindo a serviço do crime organizado com conivência do Governador e Secretário de Segurança. São fatos que não melhoram em nada a imagem da P.M que, por si só já é naturalmente desgastada pela antipatia aos olhos do público em razão da função que exerce, função essa que tem que agir com firmeza e muitas vezes com energia, troca de tiros, coisas que não agradam a população e nem mesmo os Policiais Militares que tem por dever de ofício fazer cumprir para coibir a criminalidade.
A muitos anos a Secretaria de Segurança do estado de São Paulo enquanto governada por membros do PSDB, tem habitualmente desempenhado atenção de deboche quanto a Polícia Civil, pois sucatearam tanto a instituição durante 20 anos que hoje a Polícia Civil mantém as portas das Delegacias abertas graças a ajuda das Prefeituras que tem cedido funcionários para fazer papel de Polícia Civil , Os governadores que exerceram seus mandatos durante esses 20 anos, repito, todos do PSDB ( FALECIDO MARIO COVAS, GERALDO ALCKIMIM E JOSÉ SERRA), todos debocharam da Polícia Civil, todos sucatearam a instituição, todos diminuíram o poder aquisitivo dos policiais civis achatando o salário e maquiando com auxílios que não incorporam quando na aposentadoria obrigando os policiais trabalharem até os 70 anos de idade; Fizeram com que a Polícia Civil ficasse velha, pois não abriram mais concursos para repor as vagas de policiais que se aposentam ou morrem ou pedem demissão, fazendo assim forçar os policiais executar trabalhos de 3 ou 4 atualmente e ganhando uma miséria de salários.
Acredito que um Governador não pode fazer o que os governos do PSDB fizeram no estado de São Paulo , o exemplo é a Segurança Pública, até greve teve em 2008 onde os policiais civis pleiteavam melhores condições de trabalho e melhores salários, mas nada disso resolveu, pois tudo continua de mal a pior, eles não entendem que a Polícia é do povo e não é propriedade do governador e secretário, mas eles pensam diferente, não respeitam seus eleitores, eles brincam com a Polícia como se fosse uma empresa de propriedade deles sem si quer respeitar o contribuinte que finalmente seria o beneficiário e que paga as contas.
O Governo de São Paulo realmente deixa muito a desejar no quesito segurança pública, isso é fato, a sociedade é a principal testemunha dessa mazela!!!
Voltando nas denuncias comprometendo a Polícia Militar, volto a dizer que a PM é séria e claro que existe maus elementos, mas isso existe em todos ambientes de trabalho, tem aqueles que são excelentes profissionais e tem aqueles que denigrem a imagem dos bons, isso é natural, mas o que não é natural é conivência, a prevalicação , a associação, concorrer para que os atos criminosos se mantém impunes, isso é inaceitável e jamais podemos aceitar passivamente a existência de fatos como a mídia vem veiculando sem uma apuração rigorosa e punição aos verdadeiros culpados.
CurtirCurtir
CurtirCurtir
DIRETORES ACEITA TUDO POR UMA CADEIRA E SO ISTO COLEGAS NADA MAIS desencoraja todos na policia portanto quero sair logo desse antro podre
CurtirCurtir
É O OFICIALATO DA PMESP,DEVE ESTAR ALIADO COM O PCC!VEJAM AS ESTATÍSTICAS,CONTRA FATOS NÃO HÁ ARGUMENTOS,JAMAIS O PCC MATOU ALGUM OFICIAL,SÓ MATOU TIRAS E PRAÇAS,HOMENS QUE REALMENTE COMBATEM O CRIME,SÓ PARA REFLETIR NA ITÁLIA OS MAFIOSOS MATAM JUIZES E COMANDANTES DAS POLÍCIAS, POIS SÃO ESTES HOMENS QUE PLANEJAM AS AÇÕES QUE DESTROEM AS ORGANIZAÇÕES CRIMINOSAS,AQUI EM SP QUEM SÃO OS OFICIAIS!SUBPREFEITOS!CHEFES DE SEGURANÇA INTERNA DA USP!PELEGOS DO GOVERNO PARA SEGURAR A TROPA!O QUE ESSES HOMENS COMTRIBUEM PARA QUE A POLÍCIA SEJA OBJETIVA E INTELIGÊNTE! PARA QUE NÃO APENAS VIVA ENXUGANDO GELO NA RUA,COM AÇÕES MARAVILHOSAS DE POLICIAIS NA PONTA DA LINHA QUE TRABALHAM NESSE ESTADO DE EXCEÇÕES.
CurtirCurtir
DEIXANDO CLARO QUE MEU MARIDO ESTÁ SENDO PERSEGUIDO PELA CORPORAÇÃO E SEUS SUPERIORES POR UMA ÚNICA RAZÃO: “O SIMPLES FATO DELE TER DENUNCIADO UM TRAFICANTE QUE AINDA NÃO BASTASSE É FALSIFICADOR DE PRODUTOS PARA ALISAMENTOS NOS CABELOS, E ESTES PRODUTOS PRECISAM SER AUTORIZADOS PELA ANVISA, TER QUIMICO E ETC. PORÉM ESTE TRAFICANTE PAGOU PROPINA, LIBEROU ALVARÁ DE FUNCIONAMENTO PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA DAS CIA DA PM DE SÃO VICENTE COM A AJUDA DE VEREADORES QUE FAZEM PARTE DO TRAFICO AQUI EM SÃO VICENTE, E A PM ACHOU QUE MEU MARIDO AGIU ERRADO, QUE O FATO DE TER DENUNCIADO A DIG DE SANTOS FOI ATITUDE ERRADA, E EM RAZÃO DISSO PEDE A SUA DEMISSÃO! MAS NÃO É SÓ ISSO, MEU MARIDO E EU FOMOS VITIMAS DE TENTATIVA DE HOMICIDIO DE UM POLICIAL MNILITAR DO 39 BPM DE SÃO VICENTE POIS TANTO ELE COMO A MULHER DELE É CLIENTE DESSE TRAFICANTE, ELES COMPRAM PRODUTOS FALSIFICADOS DO MESMO, E TEEM LIGAÇÃO DIRETA COM O CRIME, DESCOBRIMOS TUDO EM UMA OCORRENCIA ENVOLVENDO O TRAFICANTE E LOGO CHEGOU O PM QUE TENTOU NOS MATAR, E O RECONHECEMOS, PORÉM FOMOS AO 39 BPM SETOR SJD E ATÉ HOJE NADA FOI FEITO, PQ CONSIDERAM O SD PM UM DOS MAIS CALMOS DE SÃO VICENTE, EU NÃO ACREDITO, PQ SE ELE É CALMO O QUE ELE VEIO FAZER NA PORTA DA MINHA CASA E APONTAR A ARMA PARA MEU MARIDO NA MINHA FRENTE E NA DOS MEUS FILHOS? NÃO TENHO MEDO DESSE BANDO DE LIXO, MEU MEDO É FICAR SEM O MEU MARIDO, É TODO DIA ELE TER QUE IR TRABALHAR MESMO COM AFASTAMENTO PELO PSIQUIATRA E A PM NÃO ACEITOU, ALIÁS O MÉDICO DO HPM NÃO ACEITOU E TIROU TUDO DELE: ARMA, FARDA, E ETC MAS O MANDOU TRABALHAR, ISSO NÃO É PERSEGUIÇÃO? EU SEI QUEM ESTÁ POR TRÁS DISSO, SOU ESPOSA, SOU MULHER, SOU MÃE, E SEI DE TUDO DA VIDA DO MEU MARIDO, O COMANDANTE DO 39ºBPM, E TBM O MAJOR BRITO, ESTÃO TUDO EM COMPLÔ CONTRA MEU MARIDO, PEDINDO A SUA DEMISSÃO PARA QUE O ADVOGADO DO MEU MARIDO NÃO FODA ESSES PMS, POIS TODO MUNDO SABE QUE ESSE PAD É UMA PALAHAÇADA, E OS CARAS VÃO SE FUDER, NÃO SÓ MEU MARIDO! INFELIZMENTE NÃO TENHO COMO ME MUDAR, ALIÁS SE EU ME MUDAR AÍ SIM É QUE VAMOS MORRER…PARENTE SÓ LEMBRA DA GENTE QUANDO ESTAMOS COM $$$$$$$, FORA ISSO NGM QUER SABER DE AJUDAR, TODO MUNDO TEM MEDO DOS PMS CRIMINOSOS! TENHO FÉ EM DEUS QUE TUDO PODE MELHORAR, E EU CONTINUAREI AO LADO DO MEU MARIDO, SE ELE MORRER TEM QUE ME MATAR JUNTO, SE NÃO VOU FERRAR A VIDA DE UM MONTE!!!! PODE ACREDITAR…
CurtirCurtir
Adriana se o seu marido denunciou o traficante que deu dinheiro para a reforma da cia,vão todos contra ele,porém descubra como foi feito os pagamentos dos materiais de construção nas lojas,e outra pratica comum é os consertos das viaturas,os praças pegam dinheiros dos comerciantes para arrumar as vtrs,a manda do comandante,sendo que após as vtrs serem realmente arrumadas, os comandantes preenchem as planilhas e usam o dinheiro do estado como se ele estivesse paga as referidas manutenções,tudo com anuencia dos oficiais do P4 e da UGE dos batalhões, com as desculpas que o comandante está fazendo um remanejamento de verbas pois cada seção tem uma verba pré determinada,porém os oficiais falam que apenas estão remanejando verbas pois sobra em uma seção e falta na outra,porém o que fazem é roubar o dinheiro público,já ví até comandante de batalhão furtar o dinheiro das escoltas de presos ao qual os praças tem direito nas diárias,não adiante denunciar na corregedoria,em um certo batalhão após os praças fazerem a denuncia, o comandante do batalhão mandou dar escalas extras para a cia inteira já que ele não tinha como saber qual policial tinha feito a denuncia,a corregedoria o avisou de deu um pana pra ele,descubra quem são os colaboradores e entregue para a imprensa,boa sorte.
CurtirCurtir
Eu já estou em processo de negociação com a imprensa. Uma vez que esse traficante já foi candidato a vereador aqui em São Vicente e não conseguiu se eleger pq foi preso pela DIG por trafico de drogas, após 2 anos de prisão foi solto, respondendo aqui fora! Ele tem uma influencia muito grande com vereadores e tbm deputados estaduais que fazem parte do PCC, tanto que eles só conseguem se eleger pq a grande maioria de seus votos são das pessoas que moram em favelas e são comprados, como por ex. ajuda de compra, cesta básica, e conseguem se eleger, a maioria deles são tudo traficantes que moravam em favelas e hj como vereadores e deputados moram no Ilha Porchat, em apartamentos que custam em média 500mil reais cada, tenho o conhecimento de um vereador que possuiu 6 apartamentos no mesmo prédio, e morava em favela! hj suas filhas fazem medicina em faculdades carissimas, com a ajuda não só do furto, da lavagem de dinheiro na prefeitura, bem como com o trafico de drogas. O pior disso é que esse traficante cujo qual meu marido o denunciou a DIG (que tomou um dinheiro dele, com certeza), é costa quente. Imaginem só um traficante ser testemunha de acusação contra um SD PM que era o melhor policial do CPI 6? Meu marido recebia elogio praticamente todo mês na Camara de Santos, após a denuncia do traficante a PM e a Policia Civil, meu marido se tornou o pior Policial na lingua deles! Infelizmente hj estamos gastando dinheiro com advogado, para lutar e provar por sua inocencia, mas meu marido foi quase preso por um Oficial do 6º Batalhão de Santos, quando relatou que foi ao Ministério Público denunciar O BANDO PODRE DA PMESP QUE ESTAVA QUERENDO O PREJUDICAR, e tbm quando LEVOU AO CONHECIMENTO DO MINISTÉRIO PÚBLICO DO TJM o pedido DE DEMISSÃO DO MEU MARIDO FEITO PELO MAJOR BRITTO, O PROMOTOR SIMPLISMENTE NEGOU-SE A AJUDA-LO E ALÉM DE TUDO FECHOU A “CORTINHA” ISSO ESTÁ RELATADO EM DOCUMENTO OFICIAL DO TJM QUE ESTÁ EM MEU PODER. O traficante tem sua capivara imensa, mais de metros, e a Correge da PMESP finge não ver, o P2 e P4 diz não poder fazer nada, pois teem medo de seus superiores. Os documentos sobre este caso, sobre os produtos falsificados e BOs, entregamos a imprensa que prometeu investigar profundamente e por esse traficante estelionatário na cadeia. Estamos no aguardo de uma solução! Meu marido é soldado da PM, estava afastado por seu psquiatra há 11 meses, e após volta ao HPM um médico que diz ser OFICIAL, mandou que ele voltasse a trabalhar, disse que ele não tem problema algum, mas em compensação deu restrição de tudo, meu marido trabalha sem arma, sem farda, e ainda o colocaram para ser faxineiro na Cia, imagina só como está nossas vidas! Ele tem 3 atestados de seu médico particular o afastando das atividades militares, porém uma médica da UIS do CPI 6 negou-se a aceitar a pedido de seu capitão de Cia, e além de não ter aceitado os atestados esse capitão deu 4 dias de cadeia para ele, mesmo ele estando afastado, medicado com remédios controlados, essa médica gritou conosco, enxotando a gente de sua sala aos gritos, como uma louca, já fiz reclamação na Ouvidoria do HPM que nos fez de PALHAÇOS, BANDO DE NOJENTO, AQUELES MAJORS, CAPITÃES, nos enviou um email dizendo que tinha sido tudo apurado e nada daquilo que relatamos era verdade, um BANDO DE PESSOAS NOJENTAS QUE POR DENTRO DEVEM FEDER A BOSTA, e ainda me ameaçou, já recorremos a graus superiores e não adianta pq ngm quer saber, só querem a demissão do meu marido para que outros superiores env0lvidos com esse traficante não sejam prejudicados. meu marido não vai pedir baixa, que é o que querem, vamos brigar até o fim, e cada um terá o que merecem. A policia civil é outra corporação criminosa só que descarada, a PM tem mais matador doque ladrão e a civil tem mais ladrão doque matadorm entende? A CVIL tomou dinheiro do traficante para engavetar O INQUERITO POLICIAL E A PM NÃO QUER SABER DO TRAFICANTE E MUITO MENOS DE DAR PROTEÇÃO A NOSSA FAMILIA, a CUPULA DA PM só quer a cabeça do meu marido! Obrigada por todas as mensagens de apoio, sei que todos sabem muito bem o que estou dizendo e passando na vida.
CurtirCurtir
Esse traficante não só deu dinheiro, como tbm conseguiu um alvará de licença em um sobrado GIGANTESTO que tem aqui em São Vicente para a nova Cia da PM do 39, como se isso não bastasse o titular do 1º de São Vicente fechou os olhos e até agora não tomou nenhuma atitude contra esse TRAFICANTE, que até esse delegado conhece quem é! Gente, essa PM e essa Policial Civil é tudo um bando de LIXO, e o pior que não dá nem para reciclar! a escrivã disse que ele iria ser indiciado por FALSA COMUNICAÇÃO DE CRIME, FALSIFICAÇÃO DE DOCUMENTOS, e ESTELIONATÁRIO e cadê? Ele faz propaganda dos produtos BEAUTY FAIR ao lado da delegacia, produtos esses apreendidos pela DIG e cade o laudo pericial? Não existe!!! Foi negociado! FORA DELEGADO TITULAR, FORA DAÍ DO 1º!!!
CurtirCurtir
PARA NOSSA MAIOR SURPRESA O TRAFICANTE TEM CARGO DE “DELEGADO DE IMPRENSA” JÁ OUVIRAM FALAR NESSE CARGO??? O PIOR DE TUDO É QUE ELE DISSE TER GANHADO DO MARCIO FRANÇA, OLHA QUE CARGO DE CONFIANÇA….ELE ANDA COM UMA IX 35 COM UM EMBLEMA COLADO NO CARRO COMO SENDO “DELEGADO DE IMPRENSA TITULAR DA SECCIONAL DA BAIXADA SANTISTA” ELE VAI VIAJAR, ALIÁS TRANSPORTAR A DROGA COM O CARRO CHEIO, E PASSA POR AQUELES TROUXAS DA RODOVIÁRIA E PASSA DIRETO, TRATAM ELE COMO AUTORIDADE!!!! OLHA SE EU FOSSE CONTAR TUDO QUE ESTAMOS ENFRENTANDO, NÃO CABERIA AQUI.
CurtirCurtir
ADRIANA,EXISTE OUTROS HORIZONTES ALÉM DA PMESP,A BAIXADA SANTISTA ESTÁ MUITO PERIGOSA,O PCC EXECUTA NÃO MANDA RECADO,PROTEJA SUA FAMÍLIA,SAIA DA BAIXADA SE PRECISO FOR,A INTEGRIDADE FÍSICA SUA E DA SUA FAMÍLIA VALA MAIS QUE UM EMPREGUINHO DE 2.500.00 REAIS AO MÊS,A MUDANÇA É MUITO DIFÍCIL,PORÉM REFLITA,FAÇA O MELHOR PRA SUA FAMÍLIA QUE TEM UM VALOR MUITO GRANDE,PROCURE O FORUM,ATRAVEZ DE UM ADVOGADO E PEÇA PRA SER INCLUIDA NO PROGRAMA DE PROTEÇÃO DO GOVERNO FEDERAL,QUANTO AOS ATESTADOS,SE O SEU MARIDO ESTIVER REALMENTO COM PROBLEMAS PSIQUIATRICOS É SIMPLES NÃO VÁ TRABALHAR COMO FAXINEIRO DA CIA,O ATESTADO TEM FÉ PÚBLICA,E É VALIDO EM TODO TERRITÓRIO NACIONAL,A PM NÃO É LEGALISTA,PORÉM LEVE PARA JUSTIÇA COMUM QUE ELES VÃO SE BORRAR,ENTRE COM UMA AÇÃO DE DANOS MORAIS NA JUSTIÇA COMUM CONTRA O COMANDANTE QUE ASSINOU A ESCALA COLOCANDO SEU MARIDO COMO FAXINEIRO DA CIA,NÃO SE ESQUEÇA DE TIRAR CÓPIA DAS ESCALAS,ESQUEÇA DELEGACIA ,CORREGEDORIA,MINISTÉRIO PÚBLICO,ENTRE DIRETO COM AÇÃO NA JUSTIÇA COMUM,VOCÊS AINDA SERÃO INDENIZADOS,PORÉM O DIREITO NÃO SOCORRE QUEM DORME,PROTOCOLE UMA AÇÃO NO FORUM DE SANTOS ATRAVEZ DE UM ADVOGADO,HÁ PRINCIPIO JÁ VISUALIZO DANOS MORAIS…
CurtirCurtir
Ao Dr. Roberto Guerra e ao Jornalista Sandro Barboza (TV Band):
O Processo nº 53.872/2009 (Cartório da 4ª Auditoria de Justiça Militar/SP) é uma farsa. Não entendo, e, muito menos aceito, como o TJM desprezou a mídia (CD encartado na fl. 442), porém jamais demonstrará argumentos convincentes para essa omissão cujo objetivo é tentar esconder a ponta do iceberg que se aproxima da cúpula da PM paulista. Há tentativas desesperadas para mudança da direção do iceberg, já que a referida instituição acha-se irremediavelmente arraigada e presa a padrões arbitrários, sem moral para combater o PCC.
O referido Processo não é fruto do acaso, portanto antecedido dos forjados CJ – Conselhos de Justificação – nº GS-847/2008 e GS-497/2009. a sigla GS quer dizer: Gabinete do Secretário, o mesmo que já não pode se eximir das falcatruas que denunciei na Região do Grande ABC na qual no dia 07/03/06 foi sepultada a minha principal testemunha, assassinada, o Tenente-coronel Antônio Flávio de Faria, no mesmo dia em que um ex-motorista do Tenente-coronel Wilson Roberto Silveira (ex-Comandante do 10º BPM/M) cometeu suicídio. Esse Tenente-coronel era implicado na venda de policiamento mediante o uso das Bases Comunitárias Móveis da Polícia Militar e de omissões no Policiamento Escolar, por isso obrigado a mentir na Sindicância de Portaria nº CPM-003/13/03 da qual se originou o Procedimento Disciplinar nº DS-003/06/04, e, deste, pela minha insistência nas investigações, nasceram os referidos Conselhos de Justificação, como pretextos para me calar, mas resisti, insistindo nas denúncias. Duvido que alguém, em sã consciência, conseguiria justificar minha inédita função no CDP de Santo André, uma manobra suja, hipócrita e malfadada para que esse irresponsável Comandante de Batalhão me impingisse temor reverencial. Tão descarada essa tentativa fortuita e banal de me tentar desmoralizar que ele devia ter tido vergonha na cara antes de se apegar na necessidade de um Oficial naquela guarda presidiária. Mentiroso, imoral, incapaz de responder as seguintes perguntas: Qual Oficial me antecedeu naquela função? Qual meu sucessor? Se era tão imperiosa aquela função de Oficial, por que permaneci sem função naqueles 20 (VINTE) dias imediatamente anteriores? Ele saberia o que significa improbidade administrativa? Por que no período mais crítico (noturno) não houve a necessidade de Oficial naquele CDP? Como explicar a presença de um ladrão fardado numa daquelas equipes diurnas? Quem assinava a escala do ladrão fardado? Quem o removeu para uma daquelas equipes noturnas, coincidentemente no mês daquela facilitada fuga, na noite de 30/04/02? Procederiam as especulações pelas quais a fuga dos 11 presos, incluindo um integrante do PCC, teria custado R$ 400.000,00 (QUATROCENTOS MIL REAIS)? Por que cessou a necessidade de minha função naquele CDP no dia 12/08/02? Teria sido para coincidir com a fuga do narcotraficante Antonios Dib Junior, vulgo Magôo? Por que o desmoralizado Comandante não apurou o descumprimento da Ordem de Serviço nº 10BPMM-103/11/02, de 12/08/02? Por que as demais funções que me foram atribuídas no 10º BPM/M, na continuidade daquela, se revestiram da mesma tacanha vingança? Esse autoritário não teria limites legais para respeitar o principio da impessoalidade? Imbuía-se do condão de tamanha ancestralidade para me tronar peteca? Qual punição foi aplicada, naquela mesmíssima circunstância, aos patifes que montaram a viatura M-10290 sobre um veículo roubado na cidade de Santo André? Por que tão sórdida mudança de foco, perseguindo-me e punindo-me para preservação da camarilha? Por que jamais me permitiram fixo em nenhuma Unidade da Polícia Militar, depois que denunciei as ilegalidades da Região do Grande ABC? Quantas dúzias de perguntas seriam minimamente necessárias para demonstração, resumida, das patifarias reinantes no âmbito do CPA/M-6, à época?
Para que tenhas idéia da perseguição que sofri, depois que tentei investigar o estranho acidente das viaturas M-10220, M-10290 e o veículo particular, conforme retratei no e-mail anterior, eis a coincidência de tantos Procedimentos Disciplinares:
01 – PATDS Nº 30BPMM-003/02/00.
02 – PATDS Nº 30BPMM-007/02/00.
03 – PD Nº 30BPMM-005/02/01.
04 – PD Nº 30BPMM-006/02/01.
05 – PD Nº 30BPMM-007/02/01.
06 – PD Nº 30BPMM-008/02/01.
07 – PD Nº 30BPMM-001/02/02.
08 – PD Nº 30BPMM-002/02/02.
09 – PD Nº 30BPMM-007/02/02.
10 – PD Nº 10BPMM-005/02/02.
11 – PD Nº 22BPMM-251/06/03.
12 – PD Nº 22BPMM-273/06/03.
13 – PD Nº 22BPMM-285/06/03.
14 – PD Nº 22BPMM-286/06/03.
15 – PD Nº 22BPMM-287/06/03.
16 – PD Nº 22BPMM-288/06/03.
17 – PD Nº CPAM10-039/13/03.
18 – PD Nº DS-001/06/04.
19 – PD Nº DS-002/06/04.
20 – PD Nº DS-003/06/04.
21 – PD Nº DS-005/05/04.
22 – PD Nº DS-006/05/04.
23 – PD Nº APMBB-055/35/04.
24 – PD Nº APMBB-002/35/05.
25 – PD Nº APMBB-003/35/05.
26 – PD Nº APMBB-032/35/05.
27 – PD Nº APMBB-019/412/05.
28 – PD Nº APMBB-029/412/05.
29 – PD Nº 3GB-058/902/07.
30 – PD Nº CPAM6-053/13/07.
31 – PD Nº CPAM6-054/13/07.
32 – PD Nº CPAM6-055/13/07.
33 – PD Nº CPAM6-056/13/07.
34 – PD Nº CPAM6-006/13/08.
35 – PD Nº CRPM-002/06/09.
36 – PD Nº CRPM-003/06/09.
37 – PD Nº CPM-003/13/09.
38 – PD Nº CPM-004/13/09.
39 – PD Nº CMTG-105/362/10.
Noções preliminares da bandidagem, mitigada pela Operação Abafa:
O primeiro Procedimento Disciplinar, à época, denominado PATDS – Procedimento Apuratório de Transgressão Disciplinar Simples – foi uma farsa da qual me desvencilhei, inocentando-me ao evidenciar que a então Comandante do 30º BPM/M, Tenente-coronel Fátima Dutra Ramos, escondeu na sala dela ou teria recomendado que alguém o fizesse, acessórios usados numa solenidade dos quais me acusou, naquele Procedimento, de não localizá-los. A sala permaneceu trancada durante um mês, na coincidência das férias dela. Fui inocentado de todos, instaurados no 30º BPM/M, exceto um no qual o desvio de foco me puniu para livrar a cara do mentiroso Comandante de Companhia que suscitou dois deles. Se fui absolvido num, obviamente que, pelo nexo causal, seria no outro. Mas foi jogada na lata do lixo a impessoalidade.
O último Procedimento, com a sigla CMTG, tornaria o Comandante Geral conivente com toda a bandalheira que denunciei. Mas tomou a nobre decisão de cair fora, conforme sugeri no comentário do último dia 30, neste espaço. Pena que o fez tão tardiamente!
Fases da perseguição, evoluída para o mais impiedoso assédio moral:
1ª) tímida, dissimulada pela minha transferência do 10º BPM/M para a sede do CPA/M-6, logo depois de excluído das investigações sobre o estranho acidente de trânsito das viaturas M-10220 e M-10290;
2ª) na referida sede de CPA ficariam muito arriscadas, além de contraproducentes, investigações sobre desvios de finalidades consignados nos meus relatórios, enquanto Chefe daquela Motomecamização – oficina para manutenção de veículos oficiais. Muito esquisita e inopinada a centralização daquela mão-de-obra, avocada das Unidades Operacionais subordinadas pelo então Comandante, Coronel Roberto José Minozzi Nogueira, do qual seria praticamente inevitável a confissão (ou comprovação) criminosa daqueles desvios. Qual a solução preliminar? Retirou-me daquela Chefia, relegando-me à função de Auxiliar de Manutenção, jamais incumbida a outro Oficial. Qual a solução que imaginou definitiva: minha transferência para o 30º BPM/M, precedida de 15 dias sem função;
3ª) no mencionado Batalhão, o cala a boca foi dissimulado em 8 Procedimentos Disciplinares, encabeçados pela própria Comandante. As vingativas omissões quanto à tomada de providências relativas à prevenção criminal primária, clamadas nos meus documentos, destacadamente no que anunciei a tragédia no Hospital Nardini e noutro, no qual pedi a retirada de um Sargento da atividade operacional, por envolvimento criminoso na localização de arma de fogo supostamente roubada, são evidências de que as transferências ocorrem como castigo, disfarçadas de convenientes ao serviço. A Parte nº 30BPMM-005/01/02, de 25/01/02, na qual externei meu inconformismo por tamanhas omissões investigativas foi a gota d’água para a minha transferência do 30º para o 10º BPM/M, efetivada no dia 04/04/02;
4ª) de retorno ao 10º BBPM/M (Santo André) de onde eu havia saído em 1998, por ocasião do acidente das referidas viaturas, senti-me de alma lavada: surgiam especulações de que a M-10290 havia sido montada sobre o chassi de um veículo roubado, na cidade de Santo André. Isso logo se confirmou. Mesmo assim, a bandidagem se fez mais explícita, o que me instou a novas denúncias, “investigadas” na Sindicância de Portaria nº CPM-003/13/03, resultando no PD Nº DS-003/06/04, no qual fui acusado de ter feito acusações infundadas contra o referido Comandante, o Tenente-coronel Wilson Roberto Silveira. Como os Procedimentos Disciplinares eram meros disfarces para que não abrissem Procedimentos exoneratórios, contra mim, porque havia testemunhas muito importantes, bem como, a administração militar ainda não poderia forjar laudos médicos psiquiátricos que me afastassem do serviço porque ainda era muito recente a reportagem do Jornalista Marcelo Godoy, do Jornal O Estado de São Paulo (11/05/01) sobre laudos médicos forjados no Hospital Militar, então prevaleceu a estratégia das transferências e de me deixarem sem função, por curtos períodos, em cada nova Unidade militar, como forma de dissimulação;
5ª) em 2004, ainda muito cedo para a abertura de Processo que me exonerasse, para que a razão fosse atribuída aos que denunciei, mas já um pouco distante da reportagem sobre os laudos médicos forjados, a administração militar arriscou os primeiros. Ameacei de levar ao conhecimento da imprensa. Cessaram as tais consultas médicas, mas continuaram as transferências.
6ª) em 2006 retomaram as tais “consultas”, porém rechacei-as novamente. A essa altura dos acontecimentos, muitas “coincidências” aconteceram, como o assassinato da minha principal testemunha e o suicídio da outra, o ex-motorista do Tenente-coronel Wilson Roberto Silveira. Em 2008 a administração militar arriscou o primeiro Processo exoneratório (CJ Nº GS-847/2008) oriundo das mesmas denúncias improcedentes, segundo a referida Sindicância, esta tendo suscitado o PD nº DS-003/06/04. Pudera: a improcedência saiu do relatório da Presidenta, a então Comandante do 30º BPM/M, sobre a qual pairavam gravíssimas suspeitas para aquela presidência, por forjar o primeiro dos 8 Procedimentos Disciplinares, contra mim, no 30º BPM/M, e por ser esposa da minha principal testemunha, depois assassinada, o então Major Antônio Flávio de Faria, de quem a própria esposa não poderia colher declarações. Estranhas coincidências: a referida testemunha constou dos Procedimentos Disciplinares nº 22BPMM-285/06/03, 22BPMM-286/06/03, nº 22BPMM-287/06/03 e 22BPMM-288/06/03, mas lhe foram muito estranhamente indeferidas as declarações. Antes de ser assassinada, prometeu-me “detonar as safadezas do então Comandante do 10º BPM/M”, tanto que me havia orientado a arrolá-la, como testemunha. Seguindo tal orientação, basta a comprovação de que está nos referidos PD;
7ª) nesta fase, a mais aguda, surgiram as primeiras ameaças e chantagens para que eu passasse à inatividade. Entretanto, como resisti, premeditaram a referida e desastrada prisão em flagrante. Do que os bandidos fardados esqueceram? Resposta: de apreenderem o meu telefone celular, por ocasião da lavratura do flagrante, durante o qual minha vitima de injúria, o então 1º Tenente Jose Roberto Rodrigues de Alcântara, nas declarações, escritas, mencionou que, dias antes, eu havia comentado que estava gravando muitas conversações, naquele quartel, ou seja: fui sincero, não escondi, mas muito provavelmente, nas incertezas e confabulações durante a tal lavratura de flagrante, acho que esqueceram o principal.
Qual a manobra para que tal gravação não desmascare a farsa: mantê-la emudecida, sem valor jurídico, na fl. 442 do referido Processo!
Inevitável que eu faça a seguinte pergunta: o TJM paulista teria esquecido tal prova?
O documento que serviu de pretexto para a referida prisão em flagrante (Parte s/nº, de 24/03/09) suscita duas bombásticas indagações, pela seguinte razão: consegui neutralizar o efeito de praticamente tudo o que a Operação Abafa supunha escondido, ou seja, conforme eu era transferido, por conveniência do serviço, sempre na nova Unidade (quartel) o Comandante me persuadia a esquecer o passado. Quando, porém, se dava conta do estrago, eu já havia referenciado vários documentos da Unidade anterior, os quais reportavam aos que lhe antecederam, e, assim, regressivamente. Não restavam muitas opções ao Comandante bola da vez: via-se obrigado a se livrar de mim, por movimentação (transferência), empurrando-me para a próxima vitima. Isso aguçava a vingança, feria orgulho e tornava a perseguição cada vez mais renhida, todavia, em compensação, crescia a bola de neve das arbitrariedades e das mentirosas conveniências do serviço, sobre as quais, diferentemente da Delegada Alexandra Agostini, não temo declarar, em eventual entrevista à imprensa.
8ª) como continuaram minhas recorrentes transferências, por conveniência do serviço, seguidas de períodos nos quais eu ficava sem função, passei a revidar, com mais veemência, não permitindo que fosse avaliado o meu desempenho, o que aguçou a ira de um dos Comandantes, o que me prendeu em “flagrante delito”, por injúria, no dia 02/04/09. Para não vir à tona essa arbitrariedade da tão santíssima Polícia Militar paulista, a estratégia é emudecer a mídia em comento (gravação em CD) acostada nos autos do Processo nº 53.872/2009. Como ainda acredito nas palavras da Corregedora Eliana Calmon, acerca da nossa Justiça, solicito à TV BAND que dê voz à referida mídia.
Entreguei o resumo, em 23 laudas, de toda a patifaria da qual sou vítima ao Primeiro Promotor de Justiça Militar/SP, Dr. Clever Rodolfo Carvalho Vasconcelos o qual me prometeu ouvir aquela gravação. Os ouvidos da imprensa são imprescindíveis. O que eles ouviriam do Secretário de Segurança Pública paulista acerca dessa prisão fajuta? Se a Polícia Militar paulista arma tamanha patifaria contra integrante que denuncia e solicita investigações, não estaria blindando patifes, como os identificados no último Procedimento Disciplinar, instaurado pelo Comandante-geral?
Não me esqueci das duas perguntas bombásticas, inicialmente citadas:
Quem teme a identificada mídia, que dorme na folha 442 do referido Processo?
Quem resistiria às verdades dos documentos direta e indiretamente referenciados no que foi usado para minha prisão em flagrante?
Obs.: a mídia em questão não é pirata, como as comercializadas na Assembléia Legislativa paulista, recentemente divulgadas pela televisão, e, muito menos, fajuta, como o meu Processo de passagem à inatividade, forjado pelo Coronel da Operação Pinheirinho (Coronel Manoel messias).
Meu tempo de serviço foi completado no dia 24/05/2008. Meu requerimento de passagem à inatividade se deu na sede do CPI/1, assinado no dia 29/01/10 (como um cheque em branco), sendo a data literalmente jogada para o dia 17/02/10. Todo o trâmite foi ilegal, iniciado naquele dia 04/02/10, portanto, anulável. No Diário Oficial do dia 13/02/10, possivelmente em homenagem a quem me prendeu em flagrante, foi publicada minha passagem à inatividade. No caso do Comandante-geral, pareceu-me antecipada a entrega do cargo. Por questão de honra, não fugi da raia. Ao contrário, saí para preservar o meu tratamento ortopédico, o qual seria absolutamente inviabilizado no âmbito do CPI/1, especialista em Pinheirinho. Se a Band me entrevistar, dirá que posso derrubar Jequitibás institucionalmente daninhos!
CurtirCurtir
Jair: como dizia Santo Agostinho, é preferível os críticos porque nos corrigem aos bajuladores, porque nos corrompem. Não fosse a imprensa, o Brasil estaria em condições imoralmente degradantes, impossível de nel se viver. Creio que você saiba da situação desesperadora pela qual passou a Itália, com as máfias; a Colômbia, com o narcotráfico, principalmente o Cartel de Medelin; os EUA, especialmente na década de 80, em NY, pela exacerbada violência, saneada pela estratégia do então Prefeito Rudolph Juliani. Não basta tratar a doença, temos que alertar (prevenir) o doente. Por exemplo: por que persiste tão próspero o narcotráfico no Brasil? Porque teimamos em tratar a doença e não o doente? Quem é cliente do narcotráfico? O próprio doente! Você não pode sentir a dor do doente, sem nele internalizar opções de auto-ajuda. Seria como você tomar água para ele não morrer de sede. Entendo e respeito o seu ponto de vista. Parabéns pela consciência crítica, mas não podemos deixar o organismo estatal na iminência da metástase, o que exigiria terapias mais caras. Você teria lugar reservado no Sírio Libanês?
CurtirCurtir
E VCS da civil são uns anjos neh?/ vivem criticando a PM.
porem vcs são chamados de “FUNCIONARIOS” pelos integrantes do Pcc…
muitos PC envergonham a sua propia instituição, lamentavel,
vocês deviam é se envergonhar com tanta podridão que vcs da Civil tem debaixo dos panos.
porem sei que tem muitos bons PC ai tentando trabalhar, porem acredito que infelizmente metade da PC é tudo corrupto.
e detalhe não Sou Pm.
porem conheço varios corruptos da Civil e seus cambalaxos.
É SUJO FALANDO DO MAL LAVADO
tirem os braços da mesa e vão trabalhar, Pelo menos a PM Raxa em cima de bandidos.
e Vocês da PC oque fazem??? participam de estorção de orgãos, vendem emplacamento
para futuros carros “doubles”,.
Vcs precisam calar a boca, até porque investigar é feito na minuciosa…
CurtirCurtir
ola amigos sou de bauru sp e tenho uma critica com esse mundo tao complicado estressado corrido a depressão atinge cada vez mais pessoas garanto que vc conhece algun caso de depressão bipolaridade panico entree outros mais é cada vez mais comum isso aqui em bauru vc deve ter visto no noticiario que um homem ateou fogo na agencia do inss em bauru porque foi negado um auxilio doença eu tenho esse mesmo peroblema com minha esposa ela é bipolar e na pericia varias vezez foi negado o beneficio o perito simplismente faz um exame clinico basico nela mesmo ela chorando desesperada e o resultado é que nao foi diagnosticado nada e manda voutar trabalhar enquanto isso outro cidadão que chega com um problema no dedo indicador da 4 meses de afastamento conclusão deveria ter um criterio melhor na avaliação, a pessoa que ateou fogo na agencia estava até ouvindo vozes segundo a esposa dele o medico perito chamou de vagabundo é um apelo ao inss para que reveja seus conseitos e que veja que uma doença psiquiatrica nao se ve em exames nem em uma tomografia muito obrigado
CurtirCurtir