21/03/2012
Folha de S.Paulo
O Senado aprovou ontem a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) que concede benefício integral aos servidores públicos aposentados por invalidez no país.
Além de receber o equivalente ao salário integral, os funcionários que se aposentarem por invalidez passarão a ter a aposentadoria vinculada aos salários dos colegas da ativa. A medida vale para funcionários da União, dos Estados e dos municípios que entraram na área pública até 31 de dezembro de 2003.
Pelo texto, a administração pública terá 180 dias para revisar o valor das aposentadorias. Os efeitos da PEC não são retroativos e entram em vigor a partir da vigência da nova regra.
Por se tratar de uma PEC, o texto não vai para a presidente Dilma e será promulgado pelo presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP). Para isso, uma sessão deverá ser convocada.
Reforma
A reforma da Previdência, que entrou em vigor em 2004, determinou que o valor do benefício por invalidez dos servidores seja proporcional ao tempo de contribuição. Assim, um servidor que trabalhou por dez anos antes de se aposentar passou a receber um benefício menor que um colega com mesmo cargo e com o mesmo salário que trabalhou no funcionalismo por 20 anos.
Só quem se aposentou antes de 2003 conseguiu o benefício integral.
Que booom
CurtirCurtir
Sim, de justiça, pois nas PMs do Brasil em especial a PM do Estado de SP, era pois uma aberração, o Policial Militar passa para inatividade com vencimentos proporcional, de acordo com o Dec Lei 260/70, filhote do A.I. – 5, e ainda por não ter ter Estatuto, contrariando a C.E., para instituir o seu estatuto , quero ver agora, se o comando cumpre ou não, como faz, com determinação do S.T.F., e Leis ordinárias Federal, onde contrariam o art 24, e §§§ alegando que, o D.L. 260/70, está sendo contrariado. Pedro Baiano74a. – Cícero Dantas – Bahia.
CurtirCurtir
vai arrepiar os cabelos do alckimin, vai ter que corrigir salários de um montão de servidores aposentados por invalidez
CurtirCurtir
UHUHUHUHU !!! Eu sou um deles !!! Paga Alckimin !!! PAGA !!!!
CurtirCurtir
Isso, ja era direito dos aposentados por invalidez, mas a partir de 2004, que após passar para o Fator previdenciário, todos os direitos foram tirados injustamente, vi colegas que tinham mais de 30 anos de serviço, mas faltava a idade, e assim era aposentado por invalidez, e na hora que mais precisava de apoio para seus remédios etc., não tinham condições de comprar, temos que agradecer a todos que votaram na PEC 270/08, de autoria da Dep. Andreia Zito, que brilhantemente defendeu os aposentados por invalidez.
CurtirCurtir
A T E Q U E E M F I M , UMA NOTICIA BOA…. ha muitos policiais civis com varios problemas de saude , por diabetes , baleados que encontram se na ativa porque o salario baixa muito , … talvez agora eles teram uma chance de ter um final melhor….. herois que lutaram durante anos e encontram a margem como se fossem lixo… tomara que as leis de aposentadoria integral tambem tenham o mesmo futuro…. pois ha muitos que poderiam aposentar se mas nao pode…. abraços….
CurtirCurtir
inclusive o ALE que já é garantido para os aposentados por invalidez !
CurtirCurtir
O maior desespero do servidor que aposenta poe laudo médico é perder a paridade com o serviço público. A correção dessa injustiça está contemplada?
CurtirCurtir