Decreto oficializa controle de bens de policiais e seus filhos – Governo do Rio não quer policiais e bombeiros fazendo concorrência aos corruptos profissionais: POLÍTICOS 8

CGU investigará casos suspeitos nos bens de policiais e bombeiros

Agência O GloboPor O Globo (granderio@oglobo.com.br) | Agência O Globo – 7 horas atrás

RIO – A Secretaria estadual de Segurança do Rio divulgou uma nota na tarde desta quarta-feira para esclarecer o decreto publicado no Diário Oficial pelo governador Sérgio Cabral que oficializa o controle de bens de policiais e bombeiros. A Corregedoria Geral Unificada (CGU) será responsável pela investigação dos casos suspeitos. Caso haja indícios, os sigilos bancário e fiscal do agente público e de pessoas próximas a eles podem ser quebrados.

Segundo a nota, a ordem é que os agente públicos em questão devem atualizar “anualmente no prazo de até 15 dias após a data limite fixada para a apresentação da declaração de ajuste anual do Imposto de Renda pessoa física, bem como no momento em que o agente deixar o cargo”. A nota diz ainda que as declarações devem ser entregues nos departamentos de pessoal de cada órgão e analisadas por “uma comissão constituída especificamente para esse fim”. A CGU será comunicada caso sejam verificados sinais de incompatibilidade patrimonial e será instaurada uma “sindicância patrimonial”, que correrá em regime sigiloso para fins de investigação, sem ter caráter de punição. Caso o agente público se recuse a declarar seus bens ou preste informações falsas, ficará sujeito a procedimento disciplinar.

Após a apuração dos fatos, dependendo do resultado, a CGU poderá recomendar a instauração de um Processo Administrativo Disciplinar (PAD), e pedir a quebra dos sigilos bancário e fiscal do servidor, de seu cônjuge, seus filhos, companheiros e “outras pessoas que vivam sob sua dependência econômica”. Depois da instauração do PAD, a corregedoria deve comunicar o fato ao Ministério Público Estadual, ao Tribunal de Contas do Estado e à Secretaria da Receita Federal. Entre as sanções previstas na conclusão do PAD, está a demissão do servidor.

Fiscalização até mesmo durante as férias

O artigo nono do decreto estabelece que os comandantes de bombeiros e de PMs e os dirigentes da Polícia Civil terão que fiscalizar e identificar subordinados que exibam sinais de riqueza incompatíveis com seus rendimentos inclusive “nos momentos de folga, férias ou licenças”. Os chefes terão de informar qualquer problema às corregedorias para que seja instalada uma sindicância.

A nova regra estabelece ainda que a declaração de bens seja apresentada anualmente ao estado, num prazo de 15 dias após a data limite de entrega do Imposto de Renda. Este ano, o limite estabelecido pela União é 30 de abril. Quem se recusar a fazer a entrega ou fornecer dados falsos ficará sujeito a processo administrativo, que pode resultar em demissão.

A intenção de fiscalizar os bens dos policiais foi anunciada por Beltrame pela primeira vez em 13 de janeiro de 2007. Na época, ele próprio apresentou seu patrimônio: uma casa financiada e um carro. O tempo passou e, no fim do ano passado, o secretário voltou a falar no tema, que era analisado pela Procuradoria Geral do Estado.

Sobre a demora na publicação, a assessoria de imprensa do governador Sérgio Cabral informou que “a medida é mais uma etapa de toda uma reestruturação da área de segurança pública, iniciada no primeiro mandato, em 2007, e que tem hoje uma gestão profissional e eficiente”. Ainda segundo a nota, “o decreto vem depois de estudos e embasamento jurídico para dar ainda mais transparência a essa área prioritária”.

A medida publicada no Diário Oficial é mais uma do estado para combater os maus policiais. Anteontem, Beltrame anunciou a criação de uma força-tarefa com outros órgãos para combater o jogo do bicho e policiais cúmplices da máfia. Um canal de denúncias será criado pelo Ministério Público Federal só para informações sobre desvios de conduta de policiais até meados deste ano. Por enquanto, as pessoas podem denunciar, de forma anônima, pelo site http://www.prrj.mpf.gov.br, ou indo até a sede do MPF no Rio, na Rua Nilo Peçanha 31, no Centro.

Adepol se manisfesta contra a medida

Em nota, a Associação dos Delegados de Polícia do Rio de Janeiro (Adepol) disse que está estudando a medida e, se for comprovada ilegalidade, ela tentará, na Justiça, impugnar o decreto.

O representante dos delegados, Wladimir Reale, diz que concorda com a com as investigações quando houver sinal de enriquecimento incompatível “mas tudo dentro da lei, com quebra de sigilo fiscal e bancário garantido pelo Poder Judiciário, sob pena de haver abuso de autoridade”.

Um Comentário

  1. Os policiais é uma pequena ¨rama¨ de uma grande árvore, composta por corruptos no meio político, precisa mesmo é de uma L.C. com maior poder de que um simples Decreto e averiguar através de uma super C.G.U., e capitar os ladrões credenciados (políticos) e a própria PM, tem estes meios – ou seja o Serviço Reservado, (P.2) que possui um dossiê a respeito destes. que seja publicado os nomes para a sociedade.

    Curtir

  2. MUITO LOUVÁVEL A ATITUDE DOS GOVERNADOR DO RJ, PORÉM, NO ENTANTO, CONTUDO COMO NADA NESSE DESGRAÇADO PÁIS É PERFEITO, SÓ FALTOU ELES E SEUS COMPARSAS DE MANDATO EXTENDEREM TAL PRÁTICA A TODOS OS INTEGRANTES DO GOVERNO CARIOCA, SEJAM ELES DO EXECUTIVO, LEGISLATIVO, JUDIACÁRIO E SEUS ASSECLAS. É COMO DIZ NO INTERIOR: O MACACO SENTA NO RABO DELE E FICA ZOMBANDO DO TAMANHO DO RABO DO OUTRO. SÓ A POLÍCIA ESTÁ CONTAMINADA COM A CORRUPÇÃO! O RESTO SÃO HOMENS PROBOS, RETOS E ÍLIBADOS! MEU DEUS QUANTO SANDICE E FALTA DO QUE FAZER(É QUE ESSES ANO TEM ELEIÇÃO E ELES TEM QUE MOSTRA SERVIÇO), SEM FALAR NO ABUSO DE LHE OBRIGAR A ABRIR O SIGILO FISCAL DE SEUS PARENTES, JÁ QUE O SEU, O MEU, O NOSSO NÃO EXISTE. VAI VOCÊ, EU OU QUEM QUER QUE SEJA DA POLÍCIA JUDUCIÁRIA PEDIR PARA QUEBRAR O SIGILO DE ALGUEM, AINDA MAIS SE FOR PODEROSO, PROTEGIDO, OU TENHA NA MÃO ALGUMA COISA CONTRA UM BANDIDO DE MANDATO, DE TOGA OU COISA SEMELHANTE PARA VER O QUE ACONTEÇE! CERTA VÊZ FIZ UMA CONSULTA SOBRE UM CONHECIDO MEMBRO DO PRTIDO DO CRIME (NÃO ERA tucano), QUE PÔS DOIS CARROS DE LUXO EM NOME DA FAXINEIRA, QUE MORAVA NUMA FAVELA ESCROTA, COITADA, E OS CARAS DA RECEITA SÓ NÃO MANDARAM EU ME FODER POR QUE NÃO INSISTI MUITO,JÁ QUE AFIRMARAM QUE NÃO ERA DA MINHA COMPETENCIA APURAR TAIS FATOS E QUE PODERIA ME GERAR PROBLEMAS NO FUTURO E ASSIM FICOU, POIS NÃO TEVE DELEGADO QUE QUISESSE INSTAURAR IP E PEDIR A QUEBRA DOS SIGILOS DO VAGABUNDO E DA LARANJA E OS CARROS FICARAM COM O VERME DURANTE MUITO TEMPO, ATÉ QUE ELE OS TRANFORMOU EM PÓ E FICOU ALGUNS MILHARES DE REAIS MAIS RICO E A RECEITA NADA FEZ. VIRAMOS BODE EXPIATÓRIO. AH. E NÃO ESQUEÇAM QUE EM BREVE, OS MALDITOS tucanos IRÃO QUERER CÓPIAR OS comando peemedebista CARIOCA E NOS OBRIGAR A VIOLAR O SIGILO DE NOSSOS PARENTES TAMBEM, JÁ QUE O NOSSO JÁ FAZ TEMPO QUE ELES VIOLAM IMPUNIMENTE. VERMES…………. BALA NELES!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Curtir

  3. SE ISSO NÃO FOR DITADURA,ENTÃO ESTOU NO PAÍS ERRADO, POLICIAIS CARIOCAS, O MÁXIMO QUE PODEM TER É UM VEÍCULO VÉIO E UM BARRACO, ENQUANTO O CABRAL ENCHENDO OS BOLSOS $$$$$$$$$$$$$$$,É CABRAL VAI TER QUE LARGAR O OSSO, POIS A CARNE VC JÁ COMEU

    Curtir

  4. Concordo, acho a iniciativa louvavel, mas vamos estender isso: do soldado ao presidente da republica, todo funcionário público estadual, federal, municipal, declarar rendimentos e bens.

    Curtir

  5. Isso é a melhor coisa que poderia acontecer para mudar a polícia. Porque que greve não vai pra frente? Exatamente porque grande parte não adere, pois não precisa. Se cortar o fluxo de grana da corrupção, principalmente dos comandantes, aí quero ver quem vai segurar a tropa. Quero ver se tropinha do penico vai dar conta. Esse cabral não sabe, mas ta dando um tiro no pé. Espero que a moda pegue.

    Curtir

  6. o vampiro quer voltar a prefeitura :
    SE ISSO NÃO FOR DITADURA,ENTÃO ESTOU NO PAÍS ERRADO, POLICIAIS CARIOCAS, O MÁXIMO QUE PODEM TER É UM VEÍCULO VÉIO E UM BARRACO, ENQUANTO O CABRAL ENCHENDO OS BOLSOS $$$$$$$$$$$$$$$,É CABRAL VAI TER QUE LARGAR O OSSO, POIS A CARNE VC JÁ COMEU

    Cabral divide a grana das milicias com os puliça e para de embassar

    Curtir

Os comentários estão desativados.