19/03/2011 – 09h48
Plano do governo vai testar integração das polícias em SP
Publicidade
ROGÉRIO PAGNAN
DE SÃO PAULO
VENCESLAU BORLINA FILHO
DE RIBEIRÃO PRETO
A reestruturação na segurança pública iniciada pelo governo de São Paulo testará o trabalho integrado das Polícias Civil e Militar -primeiro passo para a unificação.
Esse teste da administração Geraldo Alckmin (PSDB) inclui desde o compartilhamento de informações criminais até a construção de prédios para abrigar policiais das duas instituições.
Parte desse trabalho integrado em São Paulo foi anunciada nesta semana.
Uma delas foi a decisão da Polícia Militar de compartilhar seu banco de dados, o Fotocrim, com mais de 400 mil registros de imagens e informações sobre criminosos.
“É uma prova cabal da integração das duas polícias. Ambas são compostas por integrantes da sociedade a serviço da sociedade”, disse o delegado-geral Marcos Carneiro Lima.
| Editoria de Arte/Folhapress | ||
![]() |
INTEGRAÇÃO FÍSICA
Outro ponto é a proposta de construir prédios onde trabalharão juntos policiais civis e militares. Isso era comum nos anos 1980, mas disputas institucionais deram fim à prática. O auge do litígio foi em 2008 quando policiais civis e militares entraram em confronto em frente ao Palácio dos Bandeirantes.
Não está certo, porém, nem o local nem quando deverá ocorrer essa construção.
Essas medidas se somam ainda, conforme a Folha revelou ontem, ao plano de fechar delegacias em cidades com menos de 10 mil habitantes, onde a PM vai registrar as ocorrências. As duas polícias vão ter sistema integrado desses registros.
“Para nós, da Polícia Militar, isso é uma integração com a Polícia Civil extremamente salutar. Vem ao encontro do interesse público”, disse o comandante-geral da PM, Álvaro Camilo.
Nas cidades maiores, onde também haverá fechamento de DPs, a PM também vai intensificar o policiamento.
“Estamos conversando para acertar esses pontos. Ter uma delegacia não implica maior segurança. O que implica maior segurança é a polícia na rua”, disse. “O entrosamento da PM com a Civil está muito bom.”
Na capital, também haverá fechamento de delegacias. Ainda não foi divulgado, porém, quais dos 93 distritos serão cortados. O governo vai esperar a PM conseguir registrar BOs em toda a cidade.
A integração das polícias é, para especialistas, primordial para uma eventual unificação. Para Theodomiro Dias Neto, advogado especialista em segurança, apesar de bem-vindas as medidas, ainda é prematuro falar em unificação, algo “absolutamente improvável” no país.
“Poucos temas são tão consensuais quanto o fato de que as polícias precisam ser mais integradas. E não só em São Paulo. Por outro lado, poucas questões avançam de forma tão lenta quanto essa”, afirma.

A pm deveria fazer o que foi criada para: patrulhamento ostensivo. Tirar pms das ruas para registrar BOs não é solução. A solução é pm na rua. Metade do efetivo encontra-se aquartelado. Como vão reprimir o crime???
CurtirCurtir
O governo está fazendo a integração para enfraquecer a nossa greve por saláriosw. Quando pararmos, os pms tomarão nossos lugares e registrarão tudo, inconstitucionalmente. Mas o psdb só usa a constituição quando lhe convêm. Ninguém vai sentir a nossa greve.
CurtirCurtir
DR. ESTAMOS SEM MORAL, A POLICIA PRENDE O O JUDICIARIO SOLTA SÓ PORQUE É FILHO DE GENTE INFLUENTE, SE FOSSE O NOIA DA VILA TAVA PHODIDO
Drogas TJ manda soltar estudante de Medicina Willian Almeida
Da reportagem localO desembargador Pedro Menin determinou a soltura do estudante do último ano do curso de Medicina da Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) Diogo Turiani Hourneaux, preso acusado de tráfico de drogas na sexta-feira, no Alto do Ipiranga. Ele foi detido com cocaína, maconha e lança-perfume dentro de um ônibus, que levava outros 43 alunos para um congresso, em Santa Rita do Passa Quatro, interior de São Paulo. A ordem para que o estudante fosse solto foi emitida por volta do meio-dia de domingo pelo desembargador que estava de plantão no Tribunal de Justiça (TJ).
O vice-reitor acadêmico da UMC, José Augusto Peres, disse por meio da Assessoria de Imprensa da universidade que a prisão do estudante foi um caso isolado e que não será aberta nenhuma sindicância nem mesmo será aplicada nenhuma penalidade ao aluno. Ele esclareceu que o evento para onde os alunos estavam indo não era organizado pela UMC, motivo pelo qual a instituição não tomará nenhuma medida alternativa.
A partir de agora, cabe ao Ministério Público avaliar se há na prisão elementos suficientes para oferecer uma denúncia por tráfico contra o estudante. A liberação foi comemorada pelo advogado Dirceu do Vale, que afirmou ontem que seu cliente não é traficante. “Avalio a soltura como natural e a prisão como antinatural, porque um menino que está no último ano de Medicina, que possui ótimas notas e boa frequência, evidentemente não é um traficante”.
http://www.moginews.com.br/materias/?idmat=90779&idedito=5&ided=1174
CurtirCurtir
continuo com a mesma idéia…
em 2015 tudo muda, para melhor
pois o pior o psdb já fez e não é possivel que continue assim quando outro partido entrar
CurtirCurtir
EFETIVAMENTE, ESSAS AÇÕES DOS demotucanos DO INFERNO VISAM NÃO A UNIFICAÇÃO DAS POLÍCIAS CIVIL E MILITAR, POIS ISSO, COMO TODOS SABEMOS, IMPLICARIA NA MUDANÇA DA CONSTITUÍÇÃO FEDERAL E NÃO PODE SER FEITA SÓ NA ESFERA ESTADUAL. O QUE ESSES tucanalhas QUEREM É SIMPLISMENTE NOS COLOCAR SOB A EGIDE DA PM, SENDO QUE PARA TANTO NOS ENFRAQUECERÁ ATÉ NÃO REPRESENTARMOS PAPEL ALGUM NA MANUTENÇÃO DA SEGURANÇA PÚBLICA E MUITO MENOS CRIAR PROBLEMAS COM NOSSAS REINVINDICAÇÕES, COISA QUE OS PMs, NOTADAMENTE OS PRAÇAS, NÃO OUSAM FAZER. OS tucanalhas NÃO PERDOAM NOSSA “INSUBORDINAÇÃO” DE 2008, QUE EM PARTE CUSTOU A ELEIÇÃO DO SERRA(GRAÇAS À DEUS). CERTAMENTE QUE NÓS JÁ COM ALGUM TEMPO DE PC, NÃO SEREMOS ABSORVIDOS PELA AMEBA DE FARDA, MAIS OS FUTUROS JÁ SERÃO DOUTRINADOS A SABER QUE AQUELA POLÍCIA DE ANTIGAMENTE SERÁ PEÇA DE MUSEU E QUEM MANDA SERÁ NOSSO IRMÃO MAIOR(NÃO MAIS VELHO, POIS SOMOS CENTENÁRIOS E ELES TEM MENOS DE QUARENTA ANOS). SÓ O FIM DO demotucanato NOS SALVARÁ, POIS SE ESSES VERMES FICAREM MAIS OITO ANOS, ESTAREMOS NO LIMBO. ELES PODEM NOS JOGAR NA SENZALA, MAIS SEREMOS SEMPRE DO QUILOMBO. BALA NELES!!!!!!!!!!!!
CurtirCurtir
E vamos ficar até 2015 esperando?????
Será que não tem nada pra fazer, assim como começar a jogar tijolo no vaso, açucar no carter, café no teclado e por ai afora?? Dá tb pra dar uma mijada na sala do titular e um peido na rodinha quando ele vier falar merda.
CurtirCurtir
Engraçado em Hortolândia a Polícia Militar só apreende maquinas caça niquel enquanto isso os roubos e furtos de veiculos aumentaram significamente e ai? é só pesquisar que vai saber se é verdade ou que estou comentando ainda fiquei sabendo que por esse motivo o seguro veiculos aqui na cidade também vai aumentar
CurtirCurtir
Será que dessa vez acaba mesmo com o Garra ?
Tomara, pois a1qui no interior o Garra só serve pra passear, policiais samambaia, só fica de enfeite, não da flagrante nenhum, enquanto policiais estão nos Plantões DPs e Especializadas lotados de serviço.
Parabéns ao governo por essa idéia, passou da hora….
CurtirCurtir
ESSA QUESTÃO DE DROGA É ABSURDA NO BRASIL. O PRIMEIRO GRANDE PROBLEMA RELACIONADO À POLÍTICA DE DROGAS É A ADOÇÃO DO MODELO FEDERAL AMERICANO, QUE NÃO DISTINGUE AS DIFERENTES CATEGORIAS DE DROGAS, EM LEVES, MÉDIAS E PESADAS.
OUTRO GRANDE PROBLEMA É A INTERFERÊNCIA DA MÍDIA E DE OUTROS SETORES DA SOCIEDADE, QUE FAZEM UM LOBY ABSURDO VOLTADO AO PRECONCEITO E AO CONSERVADORISMO. O RESULTADO SÓ PODERIA SER NOTÍCIAS COMO ESSA ACIMA DO DELTA UNO, ONDE SE OBSERVA ELEMENTOS DA CLASSE MÉDIA COMO VERDADEIROS TRAFICANTES, CUJAS CONDUTAS NA SOCIEDADE SÃO EFETIVAMENTE DELETÉRIAS, OBTENDO FAVORES DO PODER JUDICIÁRIO EXCLUSIVAMENTE EM RAZÃO DO PODER ECONÔMICO.
ENQUANTO ISSO, UM CARA QUE PLANTA MACONHA NA PRÓPRIA CASA, JUSTAMENTE PARA NÃO SER OBRIGADO A ADQUIRIR A PRENSADA DO CRIME ORGANIZADO E ASSASSINO, É PRESO E RESPONDE COMO SE FOSSE DO MESMO NAIPE.
O BRASIL É O PAÍS DOS ABSURDOS, MISTURA AO MESMO CRIMES COMO “COLUMBINE” E DE GENOCÍDO TÍPICAS DO CONGO…
CurtirCurtir
É, CARO ANÔNIMO, CONSERVADORISMO, MEDO DE RETALIAÇÃO POLÍTICA E RELIGIOSA, EXISTE UM ESTUDO SÉRIO PARA DESCRIMINALIZAR USO DE CERTAS DROGAS, CONSIDERADAS LEVES, MACONHA, POR EXEMPLO, MAS IGREJA, POLÍTICOS COM MEDO DA OPINIÃO PÚBLICA NÃO AVANÇARAM COM A IDEIA, ENTÃO ENRIQUECE-SE O TRÁFICO. COM O JOGO É A MESMA COISA, HIPOCRISIA, QUE TIRA RENDA ATRAVÉS DE IMPOSTOS, MANTEM NA ILEGALIDADE ATVIDADES QUE POR MAIS QUE SE COMBATA NUNCA VAI ACABAR, E O CRIME VIOLENTO CONTINUA, COMO SE NÃO HOUVESSE NADA PIOR, ISTO, É BRASIL.
OBS. NÃO SE TRATA DE APOLOGIA ÀS DROGAS OU JOGO, E SIM ENCARAR A REALIDADE, SEM DEMAGOGIA, QUE NO PAÍS HÁ EM EXCESSO.
ABRAÇO A TODOS.
CurtirCurtir
Plano Maquiavelico
a “pmS’ já esta Unificada Aos Politicos PSDBosta, basta ver os cargos que ocupam no Governo, o que querem e Deixar-nos Subordinados aos Coxas Mores, já faz 20 Anos que quem manda na Insegurança Publica sao os CORONÉIS e mandam em todas as areas da Segurança, da Privada á GCMs e CIVIS.
em tempo, é muita coincidencia o FIM da DITADURA e o começo do Desmando Dos Oficiais Bostas Brancas.
CurtirCurtir
PARDAL
REALMENTE, SE PRECISAR DE APOIO DO GARRA DO INTERIOR ESTAMOS FERRADOS.
TEM QUE ACABAR O GARRA SIM, PELO MENOS NO INTERIOR, QUE TA FALTANDO FUNCIONARIOS.
OSTENSIVO E COISA DE PM, OU PC QUE GOSTA DE APARECER PARA AS MENINAS….
E TEM QUE ACABAR P2 TAMBEM.
CurtirCurtir
Vamos fazer um acordo? A civil acaba com o GOE e o GARRA/DEIC e a PM acaba com o P2. Cada um na sua função.
CurtirCurtir
No meu entender, estão perdidos,sem recolher a previdência,com os rombos dos caixas,desvios de verbas, escândalos, Cpis arquivadas,base aliada enfraquecendo,
inventam , inventam,e nós marionetes da falta de uma administração centrada voltada para o bem estar social.
Mais um partido à beira da extinção.
DELTA UNO-ORIGINAL -VOLTE!!!!!!!!!]
DR FAUSTO -VOLTE!!!!!!!!!
CurtirCurtir
Uma solução plausível para acabar com as brincadeiras de furar o olho com o Policia Civil é usarmos o poder de investigar, contra eles e assim conhecerão o fio da navalha. PIMENTA NOS OLHOS DOS OUTROS É COCA COLA.
CurtirCurtir
KKKKKKKK, só rindo,
no mundo dos politicamente corretos?????
CurtirCurtir
Art. 34. A União não intervirá nos Estados nem no Distrito Federal, exceto para:
(…)
III – pôr termo a grave comprometimento da ordem pública;
IV – garantir o livre exercício de qualquer dos Poderes nas unidades da Federação;
II – assegurar a observância dos seguintes princípios constitucionais:
a) forma republicana, sistema representativo e regime democrático;
b) direitos da pessoa humana;
CurtirCurtir
Civil não poderá mais usar uniforme. Ok, e o P2, deverá então voltar a usar farda e patrulhar??
CurtirCurtir
Se fosse novela já estaria no “vale a pena ver de novo”. Quantas vezes desde que o estado de SP esta na mão desse partideco ouvimos a mesma história: AÇÕES INTEGRADAS, INTEGRAÇÃO ETC. E ai, nada mudou! A única coisa que funcionou foi a VERDADEIRA INDÚSTRIA DAS ESTATÍSTICAS FRAUDULENTAS DE SEGURANÇA. Parece agora que a população de SP vive na Suiça.
Não é o caso de unificar, integrar e outras balelas. Quem é ou foi operacional sabe que os bons policiais trabalham na sua praia e não ficam com picuinhas e estrelismos com relação aos serviços dos outros.
Quem de fato conhece e estuda polícia (de verdade) sabe que a multiplicidade e corporações existe em todo o mundo, e lembro que poucos se recordam de NY que tem duas polícias e LA que tem seis. Lá dá briga de pobre por causa de mistura? Não, não dá. Sabe por que?
PORQUE SÃO POLICIAS RESPEITADAS POR SEUS DIRIGENTES, PROFISSIONAIS CHEFIADAS POR POLICIAIS VERDADEIROS E NÃO SUJEITOS A DESMANDOS E DESATINOS DE POLITIQUEIROS E ACHISTAS. SÃO TAMBÉM MUITO BEM REMUNERADAS (É ISSO AI, SALÁRIO DECENTE) E MUITO BEM TREINADAS, ALÉM DE CONTAREM COM RESPEITO E RESPALDO EM SUAS AÇÕES.
Não adianta novamente essa lenga lenga de “unificar” se antes não MOTIVAR, REMUNERAR E RECONHECER. Vai unir o que, duas corporações maltrapilhas e mendigas. É igual casamento de pobre, junta o que não tem para tentar viver do que sonha ter!!!!!
Aqui em SP é sonho mesmo!!!! E só vai ficar no sonho.
CurtirCurtir
vi no jornal da record hoje de manhã, vai ser uma bela união de policia os manos da pm algemando um pc sem resistir com as mãos para tras e entrando na vtr, e ainda sendo filmado e do lado de uma vtr da civil gue nada fez.
tambem, foi noticiado no litoral um milico envolvido em crimes de morte só gue o mesmo teve imagens e nome preservado caso diferente da civil gue e escraxado.
CurtirCurtir
DEUS ME LIVRE DA NOJO SÓ DE PENSAR EM CONVIBER COM OS MILITARES
CurtirCurtir
a solução do problema é fácil, é só colocar em prática a reengenharia, fechando os quarteis e colocando todos desde o coronel até o soldado para realizar a tarefa fim do policial militar, POLICIAMENTO OSTENSIVO FARDADO
CurtirCurtir
onde compro as minhas divisas de sargento?
CurtirCurtir
alias o goe e o garra causam inveja em muita gente…hahahaha!
CurtirCurtir
ESTAMOS EM UM BECO SEM SAIDA . DIANTE DA DEMOCRACIA ALGUNS AUTORITARIOS VALORIZAM A DITADURA, OU SEJA , A CORDA APERTADA NO FUNCIONARIO PUBLICO . VOCE E PAGO PARA RECEBER ORDENS , NAO PARA PENSAR . SAO OS BOYS DO PASADO MAMANDO NAS TETAS DO GOVERNO E PREPARANDO TERRENO PARA O FUTURO DE SEUS FILHOS VICIADOS E MIMADOS QUE ACABARAO POR AFUNDAR NOSSO ESTADO . TRISTE !!!!
CurtirCurtir
LULA ajuda a gente ai POOOOO, GOVERNADOR 2014!!!!!!
CurtirCurtir
De um vereador de uma pequena cidade que possui delegacia de policia ha mais de 60 anos.
“Sem o dr. escrivão como a população vai ficar” Portanto e mais facil fechar o palacio dos bandeirantes que uma delegacia numa cidade pequena.
CurtirCurtir
Sem querer desqualificar o trabalho deles mais alguém aqui já teve a curiosidade de ler os Boletins de Ocorrências que a gloriosa estão elaborando, bom elaborando é uma palavra nada certa para o que eles estão fazendo, é um festival de incoerências, deem uma olhada no RDO.Seria cômico se não fosse trágico.É O FIM MESMO.
CurtirCurtir
É O FIM MEMSO . mAS DA pc.
cONHECI dELEGADO QUE NÃO SABIA O QUE É NOSOCOMIO.
aCHO QUÉ ASiMM QQUE SE ESCREVE NE FIGORINhfa
CurtirCurtir
A POLÍTICA DO PSDB COM A POLICIA CIVIL É:
Espezinhar para enfraquecer;
Desarmonizar para debilitar;
Desestabilizar para pôr em desacordo;
Humilhar para arruinar;
Oprimir para causar o desespero.
CurtirCurtir
Sem olhar o lado corporativista que cada instituição tem (PM e PC), trabalhar numa mesma instalação física é o mais indicado. A população saberia procurar aonde é a Polícia. Alías, a maioria da população não sabe o que é Polícia Civil e nem o que é Polícia Militar. Ela quer é ter seus problemas resolvidos. A unificação de prédios tem muitos aspectos positivos. Juntar a parte boa das duas policias é tranquilo, muitos crimes serão rapidamente esclarecidos e o policiamento será melhor. Porque a pessoa honesta e profissional, não é dada a certos chiliques. Todos os policiais civis honestos, tem como amigos ou pessoas que tem respeito alguns policiais militares, e, vice versa. O que preucupa e juntar num mesmo prédio as partes podres das duas instituições.Imaginem os mosntrinhos que nascerão por aí. Hoje, na maioria das vezes os monstrinhos atuam isoladamente. Imaginem eles sincronizados! Porém, não podemos ver tudo pelo lado brusco. Temos que acreditar. Alguma coisa tem que ser mudada.
CurtirCurtir
foi mal……….”preocupa”
CurtirCurtir
21 de abril– dia da POLÍCIA CIVIL – NADA A COMEMORAR
A CRISE INSTITUCIONAL PELA QUAL PASSA A POLÍCIA CIVIL DEVE-SE, PRINCIPALMENTE, A FORMA PELA QUAL O GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO TENTA ADMINISTRÁ-LA.
NOS CAUSA PERPLEXIDADE QUANDO OS MEIOS DE COMUNICAÇÕES, INDUZIDOS POR INFORMAÇÕES GOVERNAMENTAIS, TENTAM ABALAR OU DESTRUIR A MORAL E A COMPETÊNCIA DE UMA DAS MELHORES, SENÃO A MELHOR, POLÍCIA JUDICIÁRIA DO BRASIL, PROCURANDO DESQUALIFICAR TODA UMA INSTITUIÇÃO EM RAZÃO DOS ATOS DE ALGUNS.
NÃO PODEMOS DEIXAR DE RECONHECER QUE EXISTEM DESVIOS DE CONDUTAS POR PARTE DE ALGUNS POLICIAIS CIVIS E QUE DEVEM SER APURADAS E RIGOROSAMENTE PUNIDAS QUANDO COMPROVADA A CULPA, ENTRETANTO, NÃO É JUSTO O GOVERNO GENERALIZAR, E BOA PARTE DA IMPRENSA REPRODUZIR TAIS INFORMAÇÕES COMO SE FOSSEM A MAIS ABSOLUTA VERDADE, ACUSANDO TODA A POLÍCIA CIVIL DE CORRUPTA.
SOMOS SERES HUMANOS, TRABALHADORES E RESPONSÁVEIS, TEMOS FAMÍLIA E FAZEMOS PARTE DE UMA SOCIEDADE CIVILIZADA, NÃO SOMOS BANDIDOS E MUITO MENOS UMA MÁFIA, COMO QUIS DIZER UMA DETERMINADA REVISTA AO COMPARAR O SECRETÁRIO DA SEGURANÇA PÚBLICA DE SÃO PAULO A ELIOT NESS. SE EXISTE BANDA PODRE, QUE OS SEUS INTEGRANTES SEJAM IDENTIFICADOS, INVESTIGADOS, E, SE CULPADOS, SEJAM PUNIDOS NOS TERMOS DA LEI, POIS, NÃO É JUSTO PUNIR TODA UMA INSTITUIÇÃO, ROTULANDO-A DE CRIMINOSA, CORRUPTA E MAFIOSA, EM RAZÃO DO COMPORTAMENTO DE POUCOS.
O GOVERNO E PARTE DA IMPRENSA CHEGAM AO ABSURDO DE ATRIBUÍREM AO SECRETÁRIO DE SEGURANÇA PÚBLICA A QUEDA DOS ÍNDICES DE CRIMINALIDADE, E, SEM NENHUM DEMÉRITO A PARTE BOA DO TRABALHO DO SECRETÁRIO (POUQUÍSSIMA NA VERDADE) A REDUÇÃO DA VIOLÊNCIA, PRINCIPALMENTE EM SÃO PAULO, DEVE-SE A UMA SÉRIE DE FATORES, DENTRE ELES CITAMOS: A ENTRADA EM VIGOR DO ESTATUTO DO DESARMAMENTO; O CRESCIMENTO DE OPORTUNIDADES DE EMPREGOS; A INVESTIGAÇÃO E PRISÃO DE TODA A CÚPULA DO PRIMEIRO COMANDO DA CAPITAL – PCC – TRABALHO EXCLUSIVAMENTE ELABORADO PELA POLÍCIA CIVIL; O BOM TRABALHO QUE VEM SENDO DESENVOLVIDO PELAS GUARDAS CIVIS MUNICIPAIS (MESMO SEM ATRIBUIÇÃO POLICIAL INIBEM O CRIME COM A SUA OSTENSIVIDADE); O GRANDE NÚMERO DE SEGURANÇAS PARTICULARES, QUE CADA VEZ MAIS FAZEM O TRABALHO DA POLÍCIA MILITAR; O MONITORAMENTO ELETRÔNICO DE VIAS PÚBLICAS (CÂMERAS); A POPULAÇÃO EM GERAL BUSCANDO A AUTODEFESA (CARROS BLINDADOS, CÂMERAS, ALARMES, VIGIAS, ETC).
APENAS A TÍTULO DE ILUSTRAÇÃO, PARA PROVAR QUE A QUEDA DA CRIMINALIDADE NÃO TEM NADA HAVER COM O SECRETÁRIO DA SEGURANÇA PÚBLICA, VAMOS EXPOR A VERTIGINOSA QUEDA DO CRIME DE HOMICÍDIO NO ESTADO DE SÃO PAULO NO PERÍODO DE 1.998 A 2.008, CONFORME PESQUISA DO INSTITUTO SANGARI REALIZADA PARA O MINISTÉRIO DA JUSTIÇA:
TOTAL DE HOMICÍDIOS – EM NÚMEROS BRUTOS
1.998 – 14.001
1.999 – 15.810
2.000 – 15.631
2.001 – 15.745
2.002 – 14.494
2.003 – 13.903
2.004 – 11.216
2.005 – 8.727
2.006 – 8.166
2.007 – 6.234
2.008 – 6.188
CONFORME SE VERIFICA NO QUADRO ACIMA, O CRIME DE HOMICÍDIO VINHA EM UMA LINHA CRESCENTE ATÉ O ANO DE 2.001, SENDO QUE EM 2.002 INICIO-SE UMA QUEDA, COINCIDÊNCIA OU NÃO, ANO EM QUE SE DESENCADEOU A DISCUSSÃO SOBRE EVENTUAL PLEBISCITO PARA A SOCIEDADE DECIDIR SOBRE O DESARMAMENTO, E, COM A ENTRADA EM VIGOR, EM 2.003, DO ESTATUTO DO DESARMAMENTO, A QUEDA DE HOMICÍDIOS PROSSEGUIU, E A CADA ANO CAINDO MAIS E MAIS, CHEGANDO EM 2.008 (ANO EM QUE O SECRETARIO DE SEGURANÇA AINDA ERA OUTRO) AO ÍNDICE DE REDUÇÃO DE 56,3% (-56,3%).
TAXA DE HOMICÍDIOS POR 100.000 (CEM MIL) HABITANTES
1.998 – 39,7%
1.999 – 44,1%
2.000 – 42,2%
2.001 – 41,8%
2.002 – 38,0%
2.003 – 35,9%
2.004 – 28,6%
2.005 – 21,6%
2.006 – 19,9%
2.007 – 15,0%
2.008 – 14,9%
QUANDO A PESQUISA É FEITA ATRAVÉS DA METODOLOGIA POR 100.000 (CEM MIL) HABITANTES, O PERCENTUAL DE REDUÇÃO DE HOMICÍDIOS NO ESTADO DE SÃO PAULO É AINDA MAIOR, CAI PARA UMA TAXA DE 62,4% (-62,4%).
CONTRA FATOS NÃO HÁ ARGUMENTOS, POR ISSO, GOSTARÍAMOS DE SABER SE DEVEMOS ESTA QUEDA DE HOMICÍDIOS A POLÍTICA DE SEGURANÇA PÚBLICA DO GOVERNO ESTADUAL OU AOS DIVERSOS FATORES ACIMA EXPOSTOS? A RESPOSTA É FÁCIL, E UMA COISA É CERTA, NÃO DEVEMOS A QUEDA DA CRIMINALIDADE AO SUPOSTO TRABALHO DO SECRETÁRIO DE SEGURANÇA PÚBLICA ANTONIO FERREIRA PINTO, MAS SIM, AO CONJUNTO DE FATORES E POLÍTICAS SOCIAIS QUE FAZEM PARTE DE UM TODO, OU SEJA, NÃO DÁ PARA ATRIBUIR ESTE MÉRITO A UMA ÚNICA PESSOA, COMO VEM FAZENDO O GOVERNO E PARTE DA IMPRENSA.
EM QUE PESE QUE A POLÍCIA CIVIL, DURANTE TODO ESTE GOVERNO DO PSDB, VENHA SOFRENDO DURAS PERDAS SALARIAS EM MAIS DE 110% PARA OS DELEGADOS DE POLÍCIA (ISTO ADOTANDO COMO PARÂMETRO A UFESP – UNIDADE FISCAL DO ESTADO DE SÃO PAULO), NÃO DEIXOU DE TRABALHAR E FAZER A SUA PARTE PARA AJUDAR A DIMINUIR O ÍNDICE DE CRIMINALIDADE EM SÃO PAULO.
DESTA FEITA, NOS ENTRISTECE QUANDO INÚMERAS MENTIRAS SÃO ESTAMPADAS NOS JORNAIS COM UM ÚNICO OBJETIVO, DESQUALIFICAR A POLÍCIA CIVIL DE SÃO PAULO, PRINCIPALMENTE QUANDO DETERMINADOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO, ALIADOS AO PENSAMENTO GOVERNISTA, TENTAM JOGAR A OPINIÃO PÚBLICA CONTRA A POLÍCIA CIVIL. A IMPRENSA TEM O SEU PAPEL NA SOCIEDADE E DEVE EXERCÊ-LO COM SERIEDADE E RESPONSABILIDADE. POR ISSO, NÃO CONCORDAMOS QUANDO JORNALISTAS, PRINCIPALMENTE DAQUELES TIDOS COMO DE BOM NÍVEL, COMO É O CASO DE FERNANDO DE BARROS E SILVA, DA FOLHA DE SÃO PAULO, QUE PUBLICA UMA MATÉRIA DANDO A ENTENDER QUE AS LUTAS SINDICAIS POR MELHORES CONDIÇÕES DE SALÁRIO E DE TRABALHO DA POLÍCIA CIVIL, ESTARIAM A SERVIÇO DE DETERMINADOS SEGMENTOS POLICIAIS, QUE O JORNALISTA CHAMA DE QUADRILHAS.
ASSIM COMO TAMBÉM NÃO PODEMOS CONCORDAR QUANDO O GOVERNADOR ANUNCIA E A IMPRENSA REPLICA, SEM DAR QUALQUER CHANCE PARA QUE AS ENTIDADES DE CLASSE TENHAM DIREITO A RESPOSTA, QUE O SALÁRIO MÉDIO DO DELEGADO DE POLÍCIA É DE R$ 9.500,00 (NOVE MIL E QUINHENTOS REAIS), QUANDO A REALIDADE É BEM OUTRA, POIS, É DO CONHECIMENTO PÚBLICO E PRINCIPALMENTE DA IMPRENSA, QUE O SALÁRIO INICIAL DO DELEGADO DE POLÍCIA EM SÃO É DE R$ 4.485,00 (QUATRO MIL E QUATROCENTOS E OITENTA E CINCO REAIS), CONTUDO, O GOVERNO CONCEDE UMA GRATIFICAÇÃO PARA OS QUE ESTÃO EM EFETIVO EXERCÍCIO, QUE É O AUXILIO DE LOCAL DE EXERCÍCIO – ALE, QUE PARA OS DELEGADOS QUE TRABALHAM EM MUNICÍPIOS DE ATÉ 500.000 HABITANTES É DE R$ 1.260,00 E PARA QUEM TRABALHA EM MUNICÍPIOS COM MAIS DE 500.000 HABITANTES É DE R$ 1.575,00, OU SEJA, QUEM FICAR ACOMETIDO DE ALGUMA DOENÇA E PRECISAR TIRAR LICENÇA MÉDICA E OS DELEGADOS APOSENTADOS NÃO RECEBEM A GRATIFICAÇÃO. MAS A MÉDIA SALARIAL DO GOVERNO É MATEMÁTICA MAQUIAVÉLICA, ELE SOMA O SALARIO DE UM DELEGADO DE CLASSE ESPECIAL QUE É APROXIMADAMENTE R$ 12.500,00 BRUTO (SÃO APENAS 115 NESTA CLASSE HOJE,) COM O SALÁRIO DO DELEGADO DE TERCEIRA CLASSE, QUE É APROXIMADAMENTE R$ 6.500,00 (JÁ COM AS GRATIFICAÇÕES NO MÁXIMO), RESULTA EM R$ 19.000,00, QUE DIVIDIDO POR DOIS É IGUAL A R$ 9.500,00. OCORRE QUE 54% DOS DELEGADOS DE POLÍCIA DO ESTADO DE SÃO PAULO, HOJE, ENCONTRAM-SE NA TERCEIRA CLASSE, OU SEJA, MAIS DE 1.600 DELEGADOS, E QUE RECEBEM UMA MÉDIA DE R$ 6.500,00 BRUTO, RESTANDO-LHE MENOS DE R$ 5.000,00 LÍQUIDOS.
ASSIM, NÃO CONSIDERAMOS JUSTO QUE O GOVERNO E PARTE DA IMPRENSA USE DE CERTOS MECANISMOS E SUBTERFÚGIOS PARA DESVIAR O FOCO DO PRINCIPAL ASSUNTO, QUE O DELEGADO DE POLÍCIA DO ESTADO DE SÃO PAULO RECEBE 0 Pior Salário Do Brasil
POR TUDO ISSO, NA DATA DE HOJE (E HÁ ALGUNS ANOS) A POLÍCIA CIVIL PAULISTA NÃO TEM O QUE COMEMORAR.
CurtirCurtir
Bem, ocorre que a policia civil e militar ainda são consideradas as melhores do brasil com os piores salários, mas está mudando em um quesito, continua com pior salário e está caindo no ranking de melhores. Não é a toa, com este salário, a balança está se nivelando…pior salário , pior trabalho.
São Paulo tem terceira chacina esta semana.
http://ultimosegundo.ig.com.br/brasil/sp/sao+paulo+tem+terceira+chacina+esta+semana/n1300094744330.html
CurtirCurtir
DELEGADOS ESPECIAIS, VIVEM EM OUTRO MUNDO,COMO NÃO TEM O QUE FAZER NA VIDA FICAM INVENTANDO SÓ MERDA…MAL SABEM QUE A REALIDADE É OUTRA..DEVIAM FICAR PELO MENOS UM DIA NO PLANTÃO LÁ NO FUNDÃO ATENDENDO ATRAS DE UM BALCÃO COMO SE FOSSE UM ”BUTECO” O POVO ABANDONADO PELO GOVERNO QUE ACHA AINDFA QUE A POLICIA VAI RESOLVER SEUS PROBLEMAS, VAI SAIR ATRAS DO BEBADO QUE BAteu NA MULHER, DO NÓIA LA NA BIQUEIRA, DO LADRÃO QUE ROUBOU SEU CARRO, ESSE ”B.O” É PURO 171 É UMA MENTIRA, NÃO SERVE PRA NADA, ENGANAÇÃO NA CARA DO POVO…
CurtirCurtir
Teremos folga por todo flagrante apresentado?
CurtirCurtir
OPERAÇÃO PADRÃO
1. Só fazer qualquer procedimento mediante ordem de serviço – investigar, intimar, cumprir mandado de prisão, etc.;
2. A OS tem que especificar todo o procedimento – não realizar ações não previstas na OS;
3. Ida ao local do crime, cumprimento de medidas protetivas, mandados de busca e apreensão e outras ações que exijam, por força de lei, a presença da Autoridade Policial, só com a presença do Delegado de Polícia;
4. O Delegado deve estar presente, ditar e assinar tudo o que o Escrivão digitar, principalmente, depoimentos e flagrantes;
5. Portaria e Relatório são atos do Delegado de Polícia – ele deve elaborar, digitar e assinar;
6. Só ir para qualquer missão com armamento e viatura em perfeito estado, e o colete à prova de bala dentro da validade;
7. Nunca usar, em serviço, material de sua propriedade: arma, notebook, celular, veículo, etc.;
8. Na confecção do BO o Delegado deverá estar presente para tipificar o crime e assinar;
9. Somente preencher a Guia do IML se o Delegado estiver presente para assinar;
10. Nas situações excepcionais em que o preso estiver sob responsabilidade da Polícia Civil, as visitas deverão ser coordenadas pelo Delegado de Polícia.
11. Todas as intimações têm que ser assinadas pelo Delegado;
12. A escala de serviço das delegacias não deverá ser confeccionada constando policiais em regime de 24hs ou sem intervalo de , no mínimo, 36 horas entre um plantão de 12 horas e outro. Se isso ocorrer, deve-se fazer a comunicação ao Ministério Público e à Corregedoria de Polícia.
CurtirCurtir