| Mensagem do Governo: AL aprova PEC que integra delegados da Polícia Civil às carreiras jurídicas do Estado | ![]() |
![]() |
|
A PEC foi assinada pelo governador Camilo Santana no último dia 19 de abril. “Reconheço a importância e a imprescindibilidade da missão desempenhada pelo delegado de Polícia na atividade de investigação criminal, com reflexo nos números na redução da criminalidade. A integração às carreiras jurídicas do Estado é um antigo pleito da categoria. Se a pessoa não estiver estimulada, dificilmente conseguiremos os resultados que queremos. Não podemos admitir um estado ser dominado por bandidos”, disse o Chefe do Executivo.
O delegado geral da Polícia Civil, Everardo Lima da Silva, destaca que a medida é um estímulo para a categoria. “Em primeiro momento, interfere na autoestima do profissional. Há tempos vínhamos na luta por esse reconhecimento e, em segundo, ele dá mais autonomia, liberdade ao delegado para trabalhar sabendo que ele está inserido a uma série de requisitos atribuídos às carreiras jurídicas. No seu extremo, ele vai poder atuar como um operador do Direito no que está prefixado na Constituição Federal”, afirmou.
Na justificativa do texto, o governador afirma, que além de ser uma reivindicação da categoria, a medida já foi adotada em outros estados, como Santa Catarina, São Paulo, Amapá, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Maranhão, Goiás, Pará, Paraná, Amazonas e Tocantins.
Valorização
A valorização dos órgãos de segurança pública tem sido uma das prioridade do Governo do Ceará. Para a Polícia Civil em especial, o governador Camilo Santana anunciou equiparação salarial com a média do Nordeste para inspetores e escrivães da Polícia Civil e para servidores da Polícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce).
No último dia 10 de abril, o chefe do Executivo empossou o terceiro grupo de aprovados no concurso para a Polícia Civil, composto por 140 profissionais. Somados aos 510 profissionais convocados nos dois grupos anteriores do processo de seleção, em agosto e dezembro de 2016, o contingente total chegou a 650 novos policiais.
“É mais um reforço que nós estamos dando para a área da Segurança Pública, especificamente à Polícia Civil. São novos profissionais que não só vão garantir que tenha efetivo em todos os municípios, como também integrarão as delegacias 24 horas, que conseguimos mais do que dobrar durante nosso governo. Antes tínhamos 11 unidades, hoje temos 23 já funcionando. O nosso objetivo é reforçar as polícias na área da inteligência, com equipamentos, para que a gente possa garantir mais segurança aos nossos irmãos cearenses”, enfatizou na ocasião.
Saiba mais
O delegado não realiza apenas o ato de investigar, executar diligências e comandar operações policiais. Além de presidir o inquérito policial, ele lavra auto de prisão em flagrante e Termo Circunstanciado, arbitra fiança de ofício para os crimes com pena máxima até quatro anos, apreende e restitui objetos relacionados com o crime, requisita as perícias, representa por programas de proteção às vítimas e testemunhas, garante as primeiras medidas de proteção às vítimas de violência doméstica, além de determinar de oficio outros procedimentos previstos no Código de Processual e Leis esparsas.
06.06.2017
Thiago Sampaio |


A Assembleia Legislativa do Ceará aprovou, nesta terça-feira (6), a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que insere o cargo de delegado da Polícia Civil nas carreiras jurídicas do Estado, inclusive nos limites remuneratórios. A proposta foi aprovada por unanimidade, com 36 votos.
E agora vão se distanciar mais das demais carreiras.
Solução?…
Reestruturação já!
CurtirCurtir
E quando será feita a reestruturação para SP?
CurtirCurtir
Igual aqui em SP…, só que não!
Aqui delegados são equiparados à carreira administrativa do TJ isso sim, pois ganha quase igual a um escrevente!
Lamentável!
CurtirCurtir
Maravilha !! Agora leva a PEC no mercado e pede desconto..
CurtirCurtir
Eu sei que está fora do contexto, mas eu achei um absurdo, nos outros Estados, mais de 50% das audiências de custódia resultam em prisão preventiva, no ESTADO DE SÃO PAULO, DAS 254.369 AUDIÊNCIAS DE CUSTÓDIA, 25.180 SE TRANSFORMARAM EM PRISÃO PREVENTIVA, OU SEJA, O JUDICIÁRIO SEGUROU APENAS 9,9% DOS PRESOS, O NÚMERO MAIS BAIXO DO PAÍS
Levando-se em conta que o número trata das audiências de custódia, e não do número de presos, pois temos flagrantes com mais indiciados, 229.184 audiências de custódia, devem ter soltado quase 300 mil presos
E a gente levando naba e fazendo flagrante feito retardado, enxugando gelo, prendendo o mesmo cara 3 vezes em um mês, já que vai soltar mesmo, deixa o Delegado fazer bo para inquérito, principio da insignificância etc etc etc, a gente faz papel de palhaço, e o Delegado não faz isso com medo de tomar uma prevaricação, do que adianta ser carreira jurídica no papel
http://www.cnj.jus.br/sistema-carcerario-e-execucao-penal/audiencia-de-custodia/mapa-da-implantacao-da-audiencia-de-custodia-no-brasil
CurtirCurtir
esta na ordem de 65% transformação em preventiva, a hora que mudar para 8 anos a fiança, dai nao prende mais ninguem
relativo a 254.369 presos, esta errado, porque no sistema da sap tem 220 mil recolhidos.
CurtirCurtir
Robson
para somente assinar papel, não está bom ganhar 10 mil bruto?
CurtirCurtir
Acredito o não interesse de não fazer a reestruturação, deve ser que o Governo terá que reajustar os salarios, das respectivas carreiras.Poderia fazer,? já que não temos aumento da salario, a mais de dois anos. Vários Estados já fizeram suas restruturações. INFELÍZMENTE NÃO HÁ VONTADE POLITICA OU EXISTE UMA FORÇA OCULTA , LA NO PALACIO DO GOVERNO.
CurtirCurtir
Manoel
Você leu errado, das 250 mil audiências de custódia, somente 25 mil se transformaram em prisão preventiva, pela própria estimativa do Cnj das 254 mil audiências de custódia, somente 9,9% das audiências se converteram em prisão, entendeu agora?
Pra ajudar o Estado que não tem condições de suportar esse tanto de preso, o Judiciário solta os presos, fode a sociedade e nos fode, só enxugamos gelo, prendemos os mesmos malas várias e várias vezes, e os presos fodem o povo
NOS OUTROS ESTADOS, O JUDICIÁRIO CONVERTE CERCA DE 50% DAS PRISÕES EM PREVENTIVA, POR AQUI O MALA TEM A CERTEZA DE QUE VAI PASSAR ALGUMAS HORAS PRESO
CurtirCurtir
Piada! Carreira jurídica só vai melhorar o bolso, entretanto, o estado do Ceará é o 5º mais violento do Brasil. Desde de janeiro deste ano, já foram 1353 homicídios. Os caras tão se orgulhando de terem 23 delegacias com plantão de 24 horas sendo que o estado possui 184 municípios. Querem enganar quem? Resta a errata da reportagem: leia-se Saiba mais o que não fazem. ND.
CurtirCurtir
É por isso que estou saindo fora, Prefiro virar papa Fox…. Salário 10k livre por mês
CurtirCurtir
Ciclo completo vc é fantástico. Nós PMs somos capazes e merecemos o tratamento igualitário e com melhores soldos pois trabalhamos mais que a civil.
CurtirCurtir
Mais um governo a dar tapinha nas costas dos majuras. Difícil será ver esta tal carreira jurídica convertida em salário digno. Quando será que os excelentíssimos delegados de polícia se darão conta de que pronome de tratamento não enche a barriga de ninguém?
CurtirCurtir
jamiro, esquece o estado nao tem orçamento para manter outro estado dentro do estado, por exemplo esta semana foi publicado no imesp a quantidade e efetivo da pm, tem 6 mil oficiais, o salario destes oficiais equivale a quantos soldados….
CurtirCurtir
Carreira jurídica prá que???? Expedirão mandados de busca???? Terão o poder de não ter que ficarem pedindo tudo para os juízes????? Essa tal carreira jurídica ´´e igual medalha, não serve prá nada, só pra encher egos e alimentar vaidades, distanciando-os cada vez mais das outras carreiras, o que aliás, já estão há tempos!!!!
CurtirCurtir
AGORA A EXIGÊNCIA É MAIOR
AGORA QUE VÃO SE FUDEREM MAIS RAPIDIM !
SÓ FALTOS OS INQUÉRITOS PASSAREM A SEREM ELETRÔNICOS
COMO OS PROCESSO DOS FORUNS !
NEM SABEM FIZERAM A PIOR MERDA DA VIDA DELES !
EM SE TRATANDO DE CARREIRAS JURÍDICAS
ESTÃO A MERCê DA OAB / JUDICIÁRIO, MINISTÉRIO PÚBLICO, DEFENSORIA PÚBLICA,
PROCURADORIA DO ESTADO, CONSELHO ESTADUAL DE JSUTIÇA, CONSELHO FEDERAL DE JUSTIÇA,
CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA, CORREGEDORIAS EM GERAL
ESTES ÓRGÃOS CONTROLAM TODAS ÀS CARREIRAS JURÍDICAS
FIZERAM OU NÃO FIZERAM MERDA
EM ACEITAREM EM PASSAR PARA CARREIRAS JURÍDICAS
ERA TÃO BOM DO JEITO QUE ESTAVA !
FIZERAM ISSO PARA FUDEREM
COM OS SONHADORES ESCRIBAS, INVESTIPOL’S ETC,
QUE UM DIA SONHAVAM PASSAR NO CONCURSO PARA DELPOL
MAS O TIRO SAIU PELA CULATRA !
CurtirCurtir
AGORA O RESTOPOL NÃO CONSEGUEM PASSAREM NOS CONCURSOS PARA DELPOL !
QUE FDP ! HEIM !
CurtirCurtir
OS DELPOL’S NÃO SABEM A RESPONSA QUE ´SÃO AS CARREIRAS JURÍDICAS !
OS ESCRIBAS VÃO PASSAREM A SER ESCREVENTES COM SALÁRIO IGUAL ?
OS TIRAS VÃO PASSAREM A SEREM OFICIAIS DE JUSTIÇA COM SALÁRIO IGUAL ?
CurtirCurtir
DELGADOS VÃO QUERER SER IGUAL
PROMOTOR E JUIZ ?
CurtirCurtir
ESSA JOGADA É MUITA ESPERTEZA !
PASSAREM DE CARREIRA ADMINISTRATIVA PARA CARREIRA JURÍDICA !
QUEM FEZ É BURRO !
QUEM ACEITOU É BURRO !
QUEM APROVOU É BURRO !
SE EXISTE A LEI
TEM QUE EQUIPARAREM TODOS OS BACHARÉIS EM DIREITO DA POLÍCIA CIVIL A CARREIRA JURÍDICA
ESTES TEM DIPLOMAS DE FACULDADES DE DIREITO !
CurtirCurtir
OS BACHAREIS DE DIREITO
PODEM PLEITEAREM NA JUSTIÇA
AÇÃO COLETIVA
PARA EQUIPARAÇÃO
ESTES REALMENTE TEEM FORMAÇÃO PARA CARREIRAS JURÍDICAS !
CurtirCurtir
JÁ FAZEM PARTE DO ESTADO !
CurtirCurtir
FUMANCHU
Nos policiais civis, não podemos ser pessimista, o RJ já foi aprovado vinte por cento, reservado vgas de DEPOL para demais carreiras. Vamos unir todas as carreiras, e brigar para que o mesmo aconteça em SP. Estamos agonizando, mas ainda respiramos. Temos visto tantos absurdos contra nós, e quando reclamamos com as autoridades, a resposta sempre é a mesma? PROCURE A JUSTIÇA. “Alea jacta est ” ( A sorte esta lançada ).
CurtirCurtir
coitado dos restopols …..nada de restruturação……………….
CurtirCurtir
ALGUEM DAI SABE A S RESPOSTAS ?????
o que significa aos delpols a carreira juridica ???? qual é a diferença da função deles hoje ????
O QUE DIFERENCIARÁ NA FUNÇÃO exercida por eles hoje.. ????????
CurtirCurtir
SE LIGUEM AÍ OH !
A ESPERTEZA É A SEGUINTE AO PASSAREM PARA CARREIRAS JURÍDICAS
AGORA VÃO PEDIREM EQUIPARAÇÃO SALARIAL DE PROMOTORES, PROCURADORES !
A MALANDRAGEM TODA É ESSA !
OS CARAS NÃO TRABALHAREM , NÃO FAZEREM NADA !
E QUERER GANHAR SALÁRIO DE PROMOTOR !
CurtirCurtir
OS CONCURSOS PÚBLICOS SÃO DIFERENCIADOS !
QUE NÃO TEM NENHUMA LÓGICA
POLÍCIA SER DE CARREIRAS JURÍDICAS
NÃO TEM !
OS OFICIAIS DA PM
VÃO QUERER AGORA
FAZER PARTE
DAS CARREIRAS JURÍDICAS
TAMBÉM !
ESTE É O MAIOR ABSURDO QUE EU JÁ VI
NA MINHA VIDA
POLÍCIA FAZER PARTE DE CARREIRAS JURÍDICAS
SENDO QUE OS CURSOS DA ACADEPOL SÃO CURSOS TÉCNICOS
NÃO EQUIPARADOS A SUPERIORES !
E A EXIGÊNCIA DE CURSO SUPERIOR
É SÓ PARA O CONCURSO !
EM VERDADE O QUE OS DELEGADOS
FAZEM É DESQUALIFICADO PELOS PROMOTORES E JUÍZES !
QUAL A LÓGICA DE CARREIRA JURÍDICA EXERCENDO FUNÇÕES
DE POLÍCIA TOTALMENTE ADMINISTRATIVA !
NA LOP Nº 207/79 ALTERADA PELA LC Nº 922/02
NÃO CONSTA ESSE NEGÓCIO DE CARREIRA JURÍDICA !
TUDO ISSO É INVENÇÃO
MALANDRAGEM JURÍDICA !
CurtirCurtir
OBS:
PARA SER CARREIRA JURÍDICA – TERIAM QUE EXERCEREM FUNÇÕES JURÍDICAS !
E NÃO FUNÇÕES ESSENCIALMENTE ADMINISTRATIVAS !
QUAL É A FUNÇÃO JURÍDICA QUE TEM A POLÍCIA ?
CurtirCurtir
delegado preside flagrante e ip e faz representacoes ao judiciario, inclusive o cnj considera que os investigadores e escrivaes exercem atividade juridica
agora quero que delpol e oficial sejam tudo, e se for possivel vao para o olimpo e deixe os mortais administrarem os assuntos terrenos da policia
CurtirCurtir
tem uma pec na alesp que unifica o teto salarial do tj para os 3 poderes do estado, aih ninguem vai brigar mais
CurtirCurtir
Quem acabou com a Polícia Civil,não foram os Delegados e sim os próprios operacionais.Cada um na sua correria, não importa qual seja, ( situação, por fora, bico, cana com fins de$….etc ) o problema é que nada é pra sempre, e no fim, teremos que contar mesmo é com o salário. Aí está o problema. E além do quê, não pensem que nossos governantes não sabem o que ocorrem nos bastidores das delegacias. A maioria dos tiras antigões que trabalharam a vida inteira em depto, quando se aposentam não passam três anos usufruindo o fruto do Trabalho.
CurtirCurtir
Agora vai! Bandidagem do Ceará não se cria mais! Podem dormir de porta aberta no Ceará!
CurtirCurtir