Policial aposentado cria museu sobre crimes que investigou
| Joel Silva/Folhapress | ||
![]() |
||
| O policial civil aposentado Milton Bednarski, 85, montou um museu com historias de crimes em SP |
26/10/2014 02h00
Curitiba, 5 de agosto de 1967. Três policiais civis de São Paulo invadem uma pensão e prendem João Acácio Pereira da Costa, o famoso Bandido da Luz Vermelha.
Ele foi condenado por 88 crimes, entre assassinatos, tentativas de homicídios e roubos. Ficou preso por 30 anos e foi morto quatro meses após deixar a prisão.
Hoje, o policial civil aposentado Milton Bednarski, 85, delegado responsável por prender o criminoso mais temido da época, se lembra com detalhes do momento de sua carreira de que tem mais orgulho.
“Estávamos há uma semana na cola dele. Ele era magrinho, mas brigou como uma fera e bateu em nós, que revidamos. Até o [investigador] Saúva, que era boxeador, apanhou”, lembra.
A história foi contada à Folha num escritório abarrotado de livros, recortes e suvenires policiais no Bom Retiro, centro de São Paulo. Além de ser o curador do Museu do Crime, da Associação dos Investigadores da Polícia Civil, na Luz, centro, Bednarski usa a sala para manter seu próprio acervo.
No local, ele mostra a réplica da cabeça de Luz Vermelha, que descansa sombria na prateleira ao lado de estátuas de santos e uma caveira.
Aposentado há 32 anos, ele diz ter se afastado das delegacias. “Não ando bom de saúde por causa de três tiros que levei. Pelo menos consegui prender mais de 600 bandidos em 35 anos de carreira.”
O disparo que levou no baço quase tirou sua vida.
Eram 19h de um domingo em março de 1972, e Bednarski passava sozinho pela esquina das ruas Sólon e Graça, no centro da capital paulista. De repente, viu uma menina pedindo socorro ao ser jogada dentro de um carro por dois homens.
“Começou um tiroteio. Matei os dois bandidos, mas levei um tiro no baço que me deixou sequelas”, afirma.
Segundo ele, havia outro policial na cena do crime, que não ajudou a vítima. “Ele já morreu e que Deus o ponha em um bom lugar, mas era um puta de um cagão. Policial não tem folga. Se vê um crime, vai impedir.”
Bednarski fica um pouco chateado ao se lembrar que quase prendeu o esquartejador Chico Picadinho.
“Ele tinha matado Margareth Suida na rua Aurora. Cheguei com a minha equipe meia hora depois dele ter sido preso. Dez anos depois, ele matou outra mulher na [avenida] Rio Branco com a Duque de Caxias (centro) e também cheguei em segundo lugar.”
Por mais que gostasse, a carreira lhe trouxe problemas. Em 1963, ficou 30 dias longe de casa devido a buscas. Revoltada, a mulher de Bednarski pensou em divórcio.
“Ela até me ligava, mas na polícia a ordem é dizer: estamos em diligência. Onde? Não sei’. Voltei com meu terno em farrapos, barbudo e cabeludo. O importante é que trouxe dois bandidos presos.”
Mas ele diz que nunca pensou em sair da polícia.
Hoje, Bednarski é advogado da associação de policiais e se entristece ao falar da condição em que os colegas trabalham. “Estão desmotivados e mal pagos. A sociedade não os reconhece e os próprios organismos os perseguem constantemente.”

acabei de votar na Dilma, numero 45, é dilma na ponta ?????????????????????????????? ponta do bico da botina, ladrona, psicopata, charlatona, sapatona, morfética.
ela já ganhou o que a égua ganhou do jumento, só faltava uma psicopata dessa continuar presidente do Brasil, só faltava, Deus que nos livre dessa maldita.
CurtirCurtir
ESSE É OUTRO LAZINHO CAMPINEIRO DA VIDA TEM POLICIA NO SANGUE
SAUDE PRA VOCE MANO E BOA SORTE
CurtirCurtir
OUTROS TEMPOS, EPÓCA DO SMITH&WESSON CANELA SECA. DO POLICIA DE OCULOS CAÇADOR, FALTANDO DENTE, BIGODE E COM O DEDO AMARELO DA NICOTINA DO “OLIUDI” MAÇO. CALÇA DE TERGAL COMPRADA NO MAPPIN, COM BOCA DE SINO RASPANDO NO CHÃO. TEMPO DA VERANEIO QUE RANGIA A SUSPENSÃO E QUANDO ESTAVA CHEGANDO NA BOCADA TODO MUNDO OUVIA. TEMPO QUE VAGABUNDO QUE FREQUENTAVA A BOCA DO LIXO RESPEITAVA A POLICIA. PARAVA A BARCA NA PORTA DO BOTECO E O CARA JÁ LARGAVA O TACO E APRESENTAVA A CARTEIRA DE TRABALHO.HOJE NÃO, A COISA MUDOU. O PC DE HOJE É BOMBADINHO E TODO TATUADO E FAZ CARA DE MAU, MAS NO FUNDO SE CAGA TODO QUANDO VE UM LADRÃO. ACHA QUE SER POLICIA É ANDAR TRASVESTIDO DE GRUPO DA SWAT. OS OCULOS SÃO JULLIETTE COMPRADO NA 25. AS VIATURAS SÃO AUTOMATICAS E CUSTÃO MAIS QUE UM APTO NA PERIFERIA. O POLICIA CIVIL DE HOJE SE PREOCUPA EM PARECER E NÃO SER POLICIAL. O IMPORTANTE É QUE SEUS VIZINHOS, PARENTES O PESSOAL DA FACULDADE SAIBA QUE ELE É POLICIA. TEM QUE TER FAMA DE MAL, OU NINGUEM VAI RESPEITAR A “FARDA”. SE POSSIVEL DESFILAR COM 2 OU 3 PISTOLAS, QUANTO MAIS ARMAS, MAIS PODER NO IMAGINARIO DO PAISANO. “NOSSA VOCE VIU AQUELE TIRA DO GARRA? TAVA COM 3 QUADRADAS, MEU! E ASSIM CONTINUA A PC SEGUINDO PARA O FUNDO DA VALA. EFETIVAMENTE A FUNÇÃO AO QUAL TERIA QUE CUMPRIR É DEIXADA DE LADO. MUITO SIMPLESMENTE PORQUE NÃO SABE COMO INVESTIGAR, AGIR, LEVANTAR UM “TRAMPO” COMO OS ANTIGOES FAZIAM. AS VEZES FICAVA JOGADO NA RUA, SUJO, COM FOME E FRIO ATÉ APARECER O BICO, ENTÃO A CANA ERA DADA. HOJE NÃO. A COISA ESTÁ TÃO FEIA QUE NEM O TRAMPO DADO DE “MÃO BEIJADA” OS CARAS QUEREM TE APOIAR PRA FAZER. E O FODA É TER QUE FAZER O TRAMPO SOZINHO. O DELEGADO NÃO TE AJUDA EM NADA, MAS QUANDO A IMPRESSA APARECE É ELE QUE VAI FALAR E APARECER NA TV COMO SE TIVESSE SIDO O CARA QUE FEZ TUDO. E POR FALAR EM DELEGADOS, AHHHHH OS DELEGADOS! ESSE SÃO OS SERES DIVINOS DA PC PAULISTA. ALGUNS FICAM OLHANDO O REFLEXO NO ESPELHO PARA VER SE OS TERNO ESTA BEM ALINHADO E SE O BATON NÃO ESTA BORRADO. COITADA DA POPULAÇÃO QUEM DEPENDE DA PC PAULISTA, SE SOUBESSEM….
CurtirCurtir
Último paragrafo da reportagem no melhor estilo tucano de governar:
“Estão desmotivados e mal pagos. A sociedade não os reconhece e os próprios organismos os perseguem constantemente.”
Por esta e outras iguais a esta, hoje peguei a minha calibre “13” e matei um tucano.
Foi lindo, um belo tiro no peito e quá, quá, quá….. abati o tucano em pleno voo, zé fini, game over, fim de jogo, para o tucano mineiro.
Daqui a quatro anos saco a minha calibre “13” e mais um tiros nos tucanos e finalmente acabo com a raça deles.
CurtirCurtir
Iria Votar no aecio mas Mandaram trabalhar no domingo aí mudei.
CurtirCurtir
Será que os colegas que estão fazendo segurança patrimonial no pátios, segurança particular, que eram administrados pelos amigos dos tucanos foram dispensados para poder votar.
Com a palavra o diretor do DECAP, afinal de contas o pátio Santo Amaro é longe para cacete.
Se não fizerem a rendição no horário os colegas da noite que já puxaram 14 (quatorze) horas vão passam fácil, fácil de 16 (dezesseis) horas ou mais, mas até ai os amiguinhos do PSDBosta não estão nem ai para os policiais civis.
CurtirCurtir
Extra, extra, extra o picolé de chuchu disse que a policia civil ira apurar com rigor as manifestações em frente do grupo abril.
“VEJAm” bem ele que falou que a apuração feita pela polícia civil será com RIGOR, kkkkkkkkkk.
Igualzinho a apuração rigorosa do morte do volume morto, igualzinha a apuração rigorosa da formação de cartel no Metro e CPTM.
Baralho não informam ainda a este imbecil que a policia civil de São Paulo está morta e enterrada, que não se investiga phorra nenhuma de phorra de nada.
CurtirCurtir
esse ,sempre vai ter cara de policia,bem diferente de ilkias e outros que mais parecem ser padres.
CurtirCurtir
descontem o Iamspe, Imposto de Renda e 11% da previdência, o que sobrar, dividam por 3 e assim chegarão à verdade. dos feitos dele.
CurtirCurtir
Falta pouco pra nos livrarmos do PT!
Se o PSDB não corresponder às expectativas, em quatro anos terá o mesmo destino!
CurtirCurtir
Só de Imposto de Renda e SPPREV perco,volta R$ 1.520,00 pro governo e o que eu recebo??Equivale há 1/4 do meu bruto!!Imagina que com essa nota poderiamos por exemplo: pagar uma escola melhor pros filhos,uma viagem de ferias,uma prestação de casa em um lugar decente e não no CDHU onde nos misturam a malas e onde as pessoas de bem são maioria mas infelizmente os malas dominam!!Nos vestirmos melhor!!Etc etc!!Parabens ao Bednarski,uma lenda viva onde era com orgulho sermos POLICIAIS!!
CurtirCurtir
CARALHO ! PERIQUITO COME MILHO, PAPAGAIO LEVA FAMA !
QUEM INVESTIGAM OS CRIMES ?
SÃO OS INVESTIGADORES DE POLÍCIA !
NÃO CONFUNDA ÀS COISAS O DELEGA DE MIERDA !
SEU BOSTA !
CurtirCurtir
EU QUERO QUE SE FODA !
VOTEI 13 – PORQUE SOU 13 !
VALEU !
CurtirCurtir
PROVECTO FDP QUEM SE FUDERAM INVESTIGANDO FORAM OS COITADOS DOS INVESTIGADORES D E
POLÍCIA ONDE À GRANDE MAIORIA ATÉ JÁ MORRERAM E NUNCA FORAM VALORIZADOS
FILHO DA PUTA DEVERIA TER VERGONHA NA CARA !
CurtirCurtir
TENHA VERGONHA NESSA CARA LARGA, CALOR NO ROSTO VELHO FDP !
CurtirCurtir
A GRANDE DOS MAJURAS FEMININAS E MASCULINAS QUE CONHEÇO SÃO BUNDÕES, CUZÕES, MANDA UM FDP
DESSES IREM PARA ÀS BOCADAS , FAVELAS, SUBIREM M!ORROS, QUEBRADAS, SE CAGAM TODOS ,
SE NÃO SÃO OS MACHOS DOS INVESTIGADORES DE POLÍCIA NÃO VIRA NADA
CurtirCurtir
EU CONHEÇO DEZENAS DE MAJURAS CUZÕES , QUANDO UM OFICIALZINHO DA P M – PULICINHA DE MIERDA,
GRITA O NEGO ENFIA O RABO NO MEIO DAS PERNAS E DIZ SIM SENHOR !
VÃO TOMAREM NO MEIO DOS SEUS CÚS
DELEGADINHOS – DELEGADICTOS DE PELÚCIA !
CurtirCurtir
É POR ISSO QUE OS PROMOTORES DE JUSTIÇA E PROCURADORES DO ESTADO DEVEM ASSUMIREM ESSA
MERDA URGENTEMENTE !
CurtirCurtir
EU QUERIA VER UM POLICIALZINHA DA PM – PEITAR UM PROMOTOR OU PROCURADOR – PARA QUE O MESMO
TIVESSE SUA PRISÃO DECRETADA NA MESMA HORA !
CurtirCurtir
CHUPA !!!!!!!!!!!!!JACARÉ SEM DENTE FDP – ARROMBADO !!!!!!!!!!!!!!!1
DEU DILMA NA CABEÇA !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
CurtirCurtir
No final disse tudo! Parabéns Milton!
CurtirCurtir