Doleiro diz que Lula ordenou pagamento a agência suspeita
Redação
25 outubro 2014 | 00:55
Sem dar detalhe ou apresentar prova, Youssef cita telefonema de 2010 do então presidente da República ao então presidente da Petrobrás
Por Ricardo Brandt e Fausto Macedo
O doleiro Alberto Youssef afirmou nos termos de sua delação premiada que o então presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva teria dado uma ordem em 2010 ao então presidente da Petrobrás, José Sergio Gabrielli, para que ele resolvesse uma pendência com uma agência de publicidade suspeita de integrar o esquema de corrupção na Petrobrás.
“O Lula ligou para o Gabrielli e falou que tinha que resolver essa merda”, revelou o doleiro em um dos seus vários depoimentos que vem prestando à Justiça a fim de tentar reduzir sua pena ao colaborar com as investigações da Operação Lava Jato.
Youssef, que está preso sob acusação de integrar um megaesquema de lavagem de dinheiro que envolvia contratos milionários da Petrobrás, não deu detalhes sobre como ficou sabendo desse suposto telefonema.
No depoimento, Youssef afirmou que, depois da suposta ordem, Gabrielli teria acionado o então diretor de Abastecimento da Petrobrás Paulo Roberto Costa, outro personagem central do caso, e pedido para que ele usasse “o dinheiro das empreiteiras e passasse para a agência”.
Empreiteiras são suspeitas de pagar pedágio ao esquema com o objetivo de obter contratos da Petrobrás. Esse pedágio seria usado para abastecer partidos da base do governo Lula e do governo da presidente Dilma Rousseff, segundo disseram o doleiro e o ex-diretor da Petrobrás em suas delações premiadas. A dupla implicou o PT, o PMDB e o PP. Costa ainda afirmou que o PSDB, da oposição, recebeu dinheiro para ajudar abafar uma CPI sobre a Petrobrás em 2009.
Repasses. A agência de publicidade que teria recebido o repasse de empreiteiras, ainda segundo disse Youssef, é a Muranno Marketing/Brasil. Trata-se de uma empresa suspeita de integrar o esquema de propinas.
Segundo o doleiro, a agência tinha valores a receber e, em razão disso, ameaçava tornar pública a corrupção na Petrobrás.
Youssef não cita datas nem como foi feito o pagamento à agência. A Polícia Federal, porém, identificou dois repasses, num total de R$ 1,7 milhão, à agência via MO Consultoria, empresa do doleiro. O repasse é datado de 22 de dezembro de 2010. Houve ainda outros três depósitos à agência, num total de R$ 509 mil, nos dias 12 e 13 de janeiro de 2011, feitos pela empresa Sanko Sider, também investigada pela Lava Jato.
Ouviu dizer. Além do suposto telefonema entre Lula e Gabrielli, o doleiro fez outras referências a Lula e à suposta ciência do Palácio do Planalto em relação ao esquema: “Todas as pessoas com quem eu trabalhava diziam o seguinte: ‘todo mundo sabia lá em cima, que tinha aval para operar. Não tinha como operar um tamanho esquema desse se não houvesse o aval do Executivo. Não era possível que funcionasse se alguém de cima não soubesse, as peças não se moviam”.
O doleiro também disse no depoimento da delação: “Era impossível o Lula governar se não tivesse esse esquema. O Lula era refém desse esquema”, afirmou. Como exemplo, citou o episódio da disputa pela Presidência da Câmara dos Deputados em 2005. Na ocasião o PT queria no cargo o então deputado Luiz Eduardo Greenhalgh (PT-SP), mas teve que se curvar à exigência de José Janene (PP-PR), que morreu em 2010 e é apontado como a ponte entre o esquema e o Congresso. Na época, Janene teria imposto o nome de Severino Cavalcanti (PP-PE) para o comando da Câmara. Cavalcanti acabou eleito.
Youssef é apontado como sócio de Janene e suposto criador do esquema de propina na Petrobrás comandado pelo PP. O doleiro, que ainda não teve a delação homologada pela Justiça, diz que ainda apresentará provas sobre suas declarações. O esquema teria atuado entre 2004 e 2012, período em que Costa esteve na diretoria de Abastecimento da Petrobrás.
COM A PALAVRA, A DEFESA:
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva informou, por meio de sua assessoria de imprensa, que “não comenta vazamentos parciais de delação premiada, nem depoimentos aos quais sequer teve acesso”.
O ex-presidente da Petrobrás (2005-2012), hoje secretário de Estado de Planejamento da Bahia, José Sergio Gabrielli, rechaçou com veemência as informações do doleiro Alberto Youssef em sua delação.
Por meio de sua assessoria, Gabrielli assegura que jamais tratou de eventuais problemas de pagamentos a agências de publicidade com o doleiro, alvo da Operação Lava Jato, “ou com qualquer outra pessoa”.
Gabrielli esclareceu, ainda, taxativamente, que “não conhece o senhor Alberto Youssef e nunca teve qualquer tipo de contato presencial ou telefônico com ele ou com pessoas ligadas às suas empresas”. Para o ex-presidente da Petrobrás, “as falsas informações atribuídas à delação premiada do doleiro são uma tentativa desesperada de interferir no 2.º turno das eleições”.
“Os advogados do ex-presidente já analisam medidas judiciais cabíveis para reparar as acusações infundadas divulgadas”, destacou a assessoria.
A Muranno Marketing foi procurada nos contatos disponíveis e ninguém foi localizado.
O criminalista Antonio Figueiredo Basto, que comanda o núcleo de defesa de Youssef, argumentou que não pode comentar o depoimento de seu cliente no âmbito da delação premiada porque ela é protegida pelo sigilo. Ele afirmou que Youssef nunca citou a ele os nomes da presidente Dilma e do ex-presidente Lula. “O Beto (Youssef) me disse apenas que tudo ‘vinha lá de cima’, Lamento que esse clima de eleição está gerando loucura no Brasil, muita especulação.”
Basto diz suspeitar que o vazamento da delação “é obra de algum grupo econômico que quer ‘melar’ a delação”. “Eu não posso desmentir nem confirmar (os dados da delação) porque a defesa não ficou de posse dos depoimentos.”


Depois, vem o boca de sovaco dizendo que eleitor do PT e desinformado…
http://m.youtube.com/watch?v=ixsnHwm0How#
CurtirCurtir
ACREDITO QUE ESSE LAMAÇAL DO PT DEVE TERMINAR EM CADEIA PARA LULA, DILMA E OUTROS LADRÕES DO ERARIO. UMA QUADRILHA ROUBANDO ESCANDALOSAMENTE POR MAIS DE 10 ANOS, E OS DONOS DA MESA E GAVETA NADA SABER, Ë ACHAR QUE TODOS SÃO IGNORANTES E CEGOS, SUBESTIMAM SEM ACANHAMENTO A INTELIGENCIA DAS PESSOAS.SÃO BILHÕES DE DOLARES DESVIADOS SEM NADA SABEREM, ROUBADOS POR DOIS SUSPEITOS SOZINHOS, SEM A PARTICIPAÇÃO DOS CHEFES. O ESQUEMA DO PT Ë DE CARTEL, MUITO BEM ESTRUTURADO POR CENTENAS DE PESSOAS ESPALHADOS EM TODOS SETORES DO ESTADO. POR MUITO MENOS OUTROS PERDERAM O CARGO DE MANDATARIOS. AGORA TEMOS A ESPERANÇA DE ELIMINAR TUDO ISSO, E MANDAR ESSA CORJA DE MALFEITORES, MENTIROSOS, DISSIMULADOS PRA C A D E I A .
CurtirCurtir
ATENÇÃO: Acabaram de divulgar uma pesquisa de intenção de voto da Polícia Civil:
.
100% dos recolhas irão votar no PT;
99% dos puliças merrequeiros irão votar no PT;
100% dos escribas vão pedir ajuda para digitar o voto na urna, já que os tiras têm obrigação de digitar também!
100% dos majuras irão votar no PSDB porque tiveram aumento salarial e carreira jurídica reconhecida.
.
Questionados, todos os recolhas foram unânimes: O Lula é o ídolo de todo corrupto! Sempre ganhou a vida no 171, sua família tem bilhões escondidos no exterior, e a Corró tá longe de persegui-lo. É um verdadeiro sonho de consumo. Um dos pesquisados ainda disse: “Quero ser igual ao Lula… o resto é recalque desses “sujos” que tem na Civil.”
CurtirCurtir
O criminalista Antonio Figueiredo Basto, que comanda o núcleo de defesa de Youssef, argumentou que não pode comentar o depoimento de seu cliente no âmbito da delação premiada porque ela é protegida pelo sigilo. Ele afirmou que Youssef nunca citou a ele os nomes da presidente Dilma e do ex-presidente Lula. “O Beto (Youssef) me disse apenas que tudo ‘vinha lá de cima’, Lamento que esse clima de eleição está gerando loucura no Brasil, muita especulação.” (transcrito do ultimo paragrafo acima.
Fica claro que com o segredo ele não pode revelar o que foi dito naquela audiência, assim realmente o nome de DILMA e LULA não foi mencionado, caso contrário estaria, o criminalista, cometendo crime.
O golpe está sendo orquestrado, só faltam os sequestradores.
XIII!! Nessas eleições não pode ter camisa de politico, mas cuidado tem os adesivos. PERIGO A VISTA!!!
Posta ai os áudios do diretor e da Presidente da SABESP, isso sim é parcialidade da imprensa. Para ver o que espera o Paulistano, daqui a poucos dias. “SAIAM DE SÃO PAULO, AQUI NÃO VAI TER ÁGUA”
CurtirCurtir
Olha o que diz Luiz Carlos Azenha que foi repórter da globo em 2006
Percebi pessoalmente, então, como funcionava o esquema: a Veja apresentava as denúncias, o Jornal Nacional repercutia e os jornalões entravam no caso no fim-de-semana. Era uma forma de colocar a bola para rolar. Depois, se ficasse demonstrado que as denúncias não tinham cabimento, o estrago estava feito. Quando muito, saia uma notinha aqui ou ali. Nunca, obviamente, no Jornal Nacional ou com o mesmo alcance.
A imprensa usando sempre a velha forma golpista para atacar a democracia, poderiam ser mais criativos, acho que essa mágica não funciona mais. XÔ PSDB.
CurtirCurtir
Pois é hc a velha mídia golpista atuando novamente e tem gente que acredita, com dizia Raulzito “Quem não tem visão
Bate a cara contra o muro…”
CurtirCurtir
CUIDADO!!
Vamos moderar nesse discurso comunista.
É melhor vermos que a logística do PETRÓLEO do Brasil para EUA e EUROPA, do que ir buscar no ORIENTE MÉDIO, onde o povo não aceita a dominação. Ainda se levando em conta que desenvolvemos a tecnologia e fomos buscar as maiores jazidas do combustível do mundo. Devemos ver que há algo em jogo, que é muito maior que a corrupção, esta antiga e sistemática, desde quando pisaram aqui nestas terras do Brasil.
Já falei que há grande interesses do combustível e ainda de interesses que agiotas Ingleses tem e sempre tiveram sobre os lucros e riquezas nacionais, desde Portugal (cada tratado de dar arrepios na espinhas), parecia que Portugal era colônia e nós a colonia das colônia.
Novamente se vê o slogan de anti comunista. Inverdade. Que novamente, depois de JANGO, estamos vivendo.
Não dou viva a PM e sim a democracia. Pois quando se faz isso, lá no Largo do Batata, região mais nobre do que pobre,se dá um “start” há um plano de fundo. o de dar anseios a uma nova ditadura, que como no Oriente Médio se traveste como guerra contra o terrorismo.
Assim nossas riquezas, que já estão em parte nas mãos de outros, cairão de vez, novamente na mãos deles e não na nossa Brasileiros legítimos.
CurtirCurtir
CurtirCurtir
O Aécio não vai dar jeito no Brasil, não vai acabar a fome, nem a miséria, não vai valorizar policiais ou médicos como nos países desenvolvidos. Não adianta sonhar com coisas que não vão acontecer.
Mas a alternativa é a Dilma. Em qualquer país sério, ela já teria sido deposta do cargo.
Porém, estamos no Brasil, onde político roubar e mentir é o “politicamente correto”, afinal “… Faça o que tu queres,pois é tudo da lei…”, como diria o Raul Seixas (provavelmente princípio Thelema, coisa que muita gente nunca foi pesquisar, mas cita como se fosse um mantra).
E depois ainda corroboram com o governo que “… nunca na história deste país… ” estampou tantas manchetes de jornais com casos de corrupção de bilhões e bilhões.
Mas, como disse o Investigaria endossado pelo hc: toda a imprensa mente, é contra a democracia e está tentando tomar o poder num golpe. O jornalista “chapa branca” é quem fala a verdade e o governo é formado por pessoas íntegras acima de qualquer suspeita.
O mais estranho é ler isso de pessoas que deveriam perceber a verdade que a mentira esconde. O TIROCÍNIO. Mas tirocínio não é coisa de funcionário público, muito menos em PAÍS EM PROCESSO DE CUBANIZAÇÃO.
CurtirCurtir
Cafajeste! A pior espécie de ser humano, é o delator. Para se livrar não hesita em pôr no rabo dos outros. O cachorro não gosta de osso, mas a idiotice humana faz pensar ao contrário. Cachorro que come osso sabe o ânus que tem.
CurtirCurtir
Só a classe mérdia que tem acesso às redes sociais, vão votar no fresquinho do Aécio, que governou Minas Gerais, do Rio de Janeiro, onde fez seu paradeiro. Os que vão definir a eleição, estão calados, quietos. Muitos não sabem nem manejar um pc ou tablete, outros nem sabem direito que é isso. É a maioria silenciosa que vai decidir.
CurtirCurtir
Neste domingo vamos de aécio13
CurtirCurtir
É absolutamente compreensível, além de respeitável, que seja preservada a internação de qualquer paciente na UTI, até porque a preservação da vida é o maior bem jurídico tutelado pelo direito. O que resta muito estranho (no caso do doleiro Alberto Youssef) é o fato de policiais federais “falarem” pela equipe médica: essa intocabilidade da UTI, a meu ver, DEVERIA ser prontamente compensada pela emissão de boletins médicos!
Alguma semelhança com o episódio envolvendo Tancredo Neves?
CurtirCurtir
ALCAGUETAS PARA MIM NÃO TEM MORAL !
OS CARAS LEVARAM O DELES !
AGORA PARA ALIVIAREM O LADO DELES CITAM COISAS QUE DIFICILMENTE PODERÃO PROVAREM DEPOIS !
CurtirCurtir
CHUPA !!!!!!!!!!!!!!!!!!! LUIZ SPINOLA !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
CurtirCurtir
CHUPA !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! H C !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
CurtirCurtir
CHUPEM ESSA MANGA ALCAGUETAS DU CARALHO !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
NÃO VAI DAR NADA PARA LULA – DILMA E NINGUÉM DO PT
QUE VCS SE FODAM FDPS !
CurtirCurtir