Entrevista com Antônio Ferreira Pinto – “Verdadeiro lixo” ( a preferência pela Polícia Civil é nítida ) 46

“Verdadeiro lixo”

Por Morris Kachani

14/10/14 15:49

antonio f pinto“Para os bandidos do crime organizado o momento atual é de céu de brigadeiro, pois este governo está segurando a polícia, que perdeu sua autonomia. Hoje o PCC, que lucra o dobro do que lucrava, não é molestado”.

“Minha visão sobre o governador Alckmin é de um homem que só decide por decurso de prazo. Seu governo fez da secretaria de segurança pública um sistema de capitanias hereditárias”.

Ao deparar com seu sucessor, Fernando Grella, em evento de troca de comando na Rota, no final de setembro, Antônio Ferreira Pinto, ex-Secretário de Segurança Pública (2009-2012), baixou o olhar, pigarreou e pronunciou “lixo”, sem estender a mão (veja o vídeo em https://www.youtube.com/watch?v=u0LCNm2KlxM).

Recentemente, o nome do ex-secretário apareceu em investigação envolvendo suposta relação entre Frank Aguiar, vice-prefeito de São Bernardo, e traficantes. Uma rede de proteção, da qual faria parte Ferreira Pinto, teria tentado livrar Aguiar da investigação.

“Isso foi montado por um delegado do Deic, o Alberto Matheus. Ele foi afastado na minha gestão por suspeita de envolvimento com o PCC, voltou agora e está se vingando. E o Fernando Grella está a par de tudo isso”, diz Ferreira Pinto.

Ele concorreu a deputado federal pelo PMDB, mas não conseguiu se eleger. Em compensação, dois de seus principais interlocutores, o coronel Telhada e o Major Olimpio, elegeram-se deputado estadual e federal, respectivamente. Em comum com eles, diz Ferreira Pinto, está a defesa dos interesses da Polícia Militar.

Sua atuação à frente da pasta nunca foi um consenso. O afastamento de diversos oficiais da Polícia Civil dos cargos de chefia, por suspeita de corrupção, a truculência e letalidade da Polícia Militar e a questionada extensão de um sistema de escutas nas investigações do crime organizado fazem parte do repertório.

Ex-tenente e capitão da Polícia Militar,promotor de Justiça, Ferreira Pinto transformou-se em feroz crítico não só de seu sucessor, a quem acusa de descontinuar políticas acertadas de sua gestão, mas também do governador Alckmin.

De acordo com ele, o tráfico de drogas cresceu “em progressão geométrica”, nos últimos anos.

Ferreira Pinto também critica o tratamento dispensado pelo governo à Polícia Militar: “A Rota é uma tropa especializada que só atua em momentos agudos. Não atende briga de marido e mulher, não atira para cima – só aparece quando o confronto é iminente. E a Rota foi tirada das ruas”.

O número de roubos ao patrimônio na capital e no Estado, que registraram alta pelo décimo quinto mês consecutivo, também é alvo das críticas do ex-secretário, que concluiu a entrevista dizendo: “verdadeiro lixo”.

*

Por que “lixo”?

Fui na solenidade da Rota e pela primeira vez, tive contato físico com o atual secretário. Tenho uma indignação muito grande pela forma como a secretaria está sendo conduzida, pelo desmando, pela falta de uma política de Estado, pelos retrocessos após minha saída.

O nível de corrupção nas polícias piorou?

Existe uma falta de combate mais efetivo da corrupção. Eu trouxe para meu gabinete a corregedoria da Polícia Civil, mas hoje isso é letra morta. Hoje a corregedoria não tem vinculação com o gabinete.

Enfim, fica difícil evidenciar se a corrupção piorou, mas a sensação de insegurança entre a população, sem dúvida aumentou.

No entanto o índice de homicídios caiu e se manteve baixo.

Isso é balela. O índice de homicídios vem caindo graças a um serviço implantado pelo DHPP, que descentralizou esta gestão, trazendo policiais vocacionados de todas as áreas. Um serviço muito bem feito pela Polícia Civil que trouxe o decréscimo nos homicídios desde 2006. Quando Alckmin voltou a assumir em 2011, o índice já era o mesmo de hoje.

E os roubos?

Dizer que os crimes de roubo aumentaram por conta da delegacia eletrônica é outra balela, que vem sendo propagada pelo atual secretário. Aumentou porque não existe combate efetivo aos crimes patrimoniais. O governo lançou com toda pompa no ano passado o programa “São Paulo contra o crime” mas a verdade é que o crime venceu.

Na hora em que você baixa uma resolução dizendo que a PM não pode atender ocorrência em que houve tiroteio, você está prejulgando toda uma instituição centenária, acusando-a de tendência homicida.

Quando o governador tira a Rota da rua, fica demonstrado que ele não tem interesse nenhum em combater com energia o crime.

A Rota foi tirada da rua?

Por vários meses a Rota só faz serviços internos e esporadicamente sai à rua. Existe uma preocupação por parte do governo de não passar a imagem de uma polícia repressora. Só que não podemos abrir mão da autoridade do Estado, isso não pode ser esgarçado. Por isso que põe-se fogo no dentista… nisso tudo o pano de fundo é o tráfico de drogas, que cresceu em progressão geométrica. O governo se vangloria de ter apreendido 60 toneladas de cocaína ano passado, mas nunca apresentou um traficante de médio porte.

O crime organizado cresceu?

O crime organizado aumentou.  A Rota é uma tropa especializada que só atua em momentos agudos. Não atende briga de marido e mulher, não atira para cima – só aparece quando o confronto é iminente. E a Rota saiu das ruas.

Quando você se desligou da pasta, muitos policiais estavam sendo executados.

Havia um combate efetivo ao tráfico de drogas e houve essa reação covarde por parte do crime organizado. E assim fui desligado. Uma decisão tomada com base no oportunismo.

No entanto a letalidade da polícia abaixou desde sua saída da secretaria.

O governador não entende o que é letalidade, o que é até compreensível, pois ele é médico anestesista. Letalidade é diferente de execução, isso sim algo execrável. Fizemos levantamento mostrando que em 55% dos confrontos ou o preso saía vivo ou fugia, em minha gestão.

Para os bandidos do crime organizado o momento atual é de céu de brigadeiro pois este governo está segurando a polícia, que perdeu sua autonomia. O crime organizado das prisões recebe a mensagem: ‘não me importune que não importuno’. Hoje o PCC não é molestado. Hoje o crime organizado aufere um lucro de R$ 8 milhões ao mês. Temos gravações mostrando isso. Antigamente, o lucro era de R$ 4 milhões.

Qual sua visão sobre o governador Alckmin?

Minha visão dele é de um homem que só decide por decurso de prazo. Alckmin não tem uma relação mais incisiva com a secretaria de segurança, que se ressente dessa autonomia. As manifestações de junho de 2013 são um exemplo claro. Ora a polícia era omissa, ora se excedia. O governador não sabe o que quer, está muito mais preocupado com as jogadas de marketing.

Como era sua relação pessoal com o governador?

Nunca fui da escolha pessoal dele. Só me nomeou secretário porque não teve outra alternativa. Nunca fui do agrado dele, nossa relação era absolutamente formal.

Qual o grau de violência de nossa polícia, em sua opinião?

Continua grande. Mas não existe polícia no mundo que não tenha um grau de violência. Não mataram um brasileiro em Londres? E o que dizer da polícia americana? O governo tem que ter a humildade de saber que desafio é grande e é preciso uma resposta adequada.

Violência tem que ser combatida com violência?

A violência está na sociedade, e para combatê-la, a autoridade do Estado é necessária. Mas o Alckmin quer passar uma imagem de bonzinho, se desfazer da imagem de uma polícia repressora. Ora, tem que se combater. Mas não faço uma apologia da violência. O confronto é uma opção do bandido.

Como está o ânimo dos policiais?

Os policiais estão indignados. Porque na hora que o governo baixa uma norma dizendo que o policial militar não pode socorrer, criando uma atmosfera de desconfiança, na hora que o governo coloca uma focinheira na PM, na hora em que o governo dá nitidamente preferência por uma organização policial em detrimento da outra, o ânimo cai.

Preferência?

Sim, a preferência pela Polícia Civil é nítida e sabemos que existe uma rivalidade entre as corporações. Existe uma deferência pela Polícia Civil. Ao menos o governo deveria pagá-los bem, e não na base dos adicionais e gratificações, o que afinal é um reconhecimento de que não está pagando direito.

Que tipo de retrocessos houve, desde sua saída?

Eles abriram mão do novo plano de gestão da polícia civil que havíamos elaborado. Voltou-se a um modelo de 40 anos atrás, antigo, arcaico, em que a polícia deixa de investigar os crimes e simplesmente os registra, sem dar prosseguimento. Voltou-se ao mero balcão de atendimento.

A polícia só elucida 2% dos crimes, segundo levantamento da FGV. Durante três meses fizemos um estudo sobre como melhorar o atendimento nos 93 distritos da capital. Levava-se de 10 a 12 horas para se fazer o registro de uma ocorrência, por exemplo. Em caso de entorpecente, para se fazer um flagrante, era preciso enviar a substância à Polícia Científica, no Butantã, para que se realizasse um auto de constatação. Imagine se você estivesse em Ermelino Matarazzo… nós instituímos um kit para fazer essa constatação.

Agilizamos os flagrantes, instituímos um atendimento diferenciado e mudamos os horários de trabalho, privilegiando os momentos de pico. Isso tudo foi abandonado quando saí, os kits foram abolidos.

A política de Estado virou uma política oportunista, casuística, feita para atender interesses partidários de parlamentares que mandam e têm ingerência muito grande na secretaria. Este governo fez da secretaria de segurança novamente um sistema de capitanias hereditárias. Há uma absoluta ausência de política de segurança pública em São Paulo. A secretaria de segurança se transformou em curral eleitoral.

Poderia nomear quem são esses parlamentares?

Posso dar exemplos. Piracicaba tem nove delegacias e todas elas fechavam à noite. Pretendíamos implantar o turno noturno em todo interior mas só conseguimos isso em Bauru, Presidente Prudente e Piracicaba. Esta política foi descontinuada. Retomou-se a política de se criar novas delegacias.

E qual o problema em se criar novas delegacias?

O governador criou por exemplo a delegacia de defesa do direito do deficiente. No décimo andar da secretaria de segurança, com acessibilidade apenas pela garagem, funcionando de segunda a sexta das 9 hs às 18 hs. Para que? Eu acho que o portador de deficiência tinha que ser bem atendido nos 93 distritos.

Essa foi uma medida eleitoreira que veio na esteira de uma decisão do governo Montoro, que com muito sucesso inaugurou a primeira delegacia da mulher no país inteiro. Entendo que no caso da mulher exista uma necessidade de delegacia própria, pois estamos lidando com peculiaridades que envolvem o maltrato no qual a vítima pode se sentir inibida em levar seu drama familiar para pessoas do sexo oposto. É a única delegacia especializada que se justifica.

Outra delegacia sem sentido que este governo criou, é a de crimes em eventos esportivos. Trata-se de pirotecnia de um governo que não enfrenta os problemas com seriedade.

E o Detecta?

Não adianta só comprar equipamento de última geração se não sabe operar. O governo gasta fortunas de TI sem retorno.

O Detecta é uma farsa. É um software para detectar explosivos, adquirido pela polícia de Nova York para ações antiterroristas. Custou R$ 9 mi aos cofres públicos, R$ 4 milhões só para implantar. Só que é um aplicativo incompatível com a realidade de São Paulo e ainda nem conseguiram traduzir o inglês. É mais um engodo

http://blogdomorris.blogfolha.uol.com.br/2014/10/14/verdadeiro-lixo/

Transcrito da Folha de São Paulo ; nos termos do artigo 46 da Lei nº 9.610, de 19 de Fevereiro de 1998.‏

Um Comentário

  1. Esse cara lembra o “canceroso” do seriado “Arquivo X”, perigoso e traiçoeiro, ainda bem que acabou seu reinado.

    Curtir

  2. FALANDO ASSIM ATÉ PARECE QUE FOI UM SECRETINO COMPETENTE. CARA SAFADO. PEDI LICENÇA NÃO REMUNERADA PARA RESOLVER ALGUNS PROBLEMA PESSOAIS, INCLUSIVE DE SAÚDE, E O CARA NEGOU. DISSE QUE NÃO PODERIA DISPOR POIS FALTAVA GENTE NO MEU CARGO E QUE NÃO ABRIRIA MÃO DE MAIS UM. CLARO QUE FALTA FUNCIONARIO, O GOVERNO NÃO ABRE CONCURSO.

    Curtir

  3. EM SUA GESTÃO, ERA PINTO NOS OUTROS, AGORA É PINTO NELE! E A FILA ANDA NA GLORIOSA E NA PC, PARA MIM, NADA MUDOU, SOMENTE OS ENFEITES DO VELHO BOLO EMBOLORADO.
    POLÍCIA CIVIL, SÓ ESTÁ BOA PARA OS CARDEAIS, O RESTO, BEM O RESTO QUE CORRA ATRÁS.
    AGORA QUERO IR PRO GARRA NA RONDA DE MOTOS, 30% A MAIS NO SALÁRIO.

    Curtir

  4. Presidência da República
    Casa Civil
    Subchefia para Assuntos Jurídicos

    MEDIDA PROVISÓRIA Nº 657, DE 13 DE OUTUBRO DE 2014.

    Exposição de motivos
    Altera a Lei no 9.266, de 15 de março de 1996, que reorganiza as classes da Carreira Policial Federal, fixa a remuneração dos cargos que as integram e dá outras providências.

    A PRESIDENTA DA REPÚBLICA, no uso da atribuição que lhe confere o art. 62 da Constituição, adota a seguinte Medida Provisória, com força de lei:

    Art. 1o A Lei no 9.266, de 15 de março de 1996, passa a vigorar com as seguintes alterações:

    “Art. 2º-A. A Polícia Federal, órgão permanente de Estado, organizado e mantido pela União, para o exercício de suas competências previstas no § 1o do art. 144 da Constituição, fundada na hierarquia e disciplina, é integrante da estrutura básica do Ministério da Justiça.

    Parágrafo único. Os ocupantes do cargo de delegado de Polícia Federal, autoridades policiais no âmbito da polícia judiciária da União, são responsáveis pela direção das atividades do órgão e exercem função de natureza jurídica e policial, essencial e exclusiva de Estado.

    Art. 2o-B. O ingresso no cargo de delegado de Polícia Federal, realizado mediante concurso público de provas e títulos, com a participação da Ordem dos Advogados do Brasil, é privativo de bacharel em Direito e exige três anos de atividade jurídica ou policial, comprovados no ato de posse.

    Art. 2o-C. O cargo de diretor-geral, nomeado pelo Presidente da República, é privativo de delegado de Polícia Federal integrante da classe especial.” (NR)

    Art. 2o Esta Medida Provisória entra em vigor na data de sua publicação.

    Brasília, 13 de outubro de 2014; 193º da Independência e 126º da República.

    DILMA ROUSSEFF
    José Eduardo Cardozo
    Miriam Belchior

    Curtir

  5. TIRA AUXILIAR DE ESCRITÓRIO disse:
    14/10/2014 ÀS 9:16
    TIRA AUXILIAR DE ESCRITÓRIO disse:
    13/10/2014 ÀS 15:11
    O! OOOOÔÔÔÔ! PXIUUU
    COMO É QUE É?NÃO TEM TIRA EM DESVIO DE FUNÇÃO?
    PORRA EM TODO O DECAP OS TIRAS VIRARAM ESCRIBA,PRA NÃO DIZER AUXILIAR DE ESCRITÓRIO.
    TIRAS FAZENDO INVESTIGAÇÃO?
    O FIOTE ,AONDE?
    EXCETO OS QUE DÃO UMA NO CRAVO E OUTRA NA FERRADURA,SE É QUE ME ENTENDE AÍÍÍÍÍ SIM .
    CHEFIA É PRA MALANDRO QUE TEM INFORMAÇÃO,E NA HORA DE PEGAR O FRANGO PRA ARRUMAR UM JOTA,NÃO TEM ESSA AÍ DE :PARA AÍ QUE SOU TIRA,!!!
    OU PARA AÍI QUE SOU CARCEPA!!
    O MALANDRÃO ,QUEM JA DEU CANA SABE COMO É QUE É FIOTE.É INFORMAÇÃO E APETITE.
    NÃO TEM ,COMO É ,NÃO TEM ,PERA AÍ NÃO ENTENDI TÚ NÃO TEM INFORMAÇÃO NEM APETITE,
    FIOTE VAI FAZER UM BO-ZINHO N O PLANTÃO QUE LUGAR DE TIRA LOKE É FAZENDO TRAMPO DE AUXILIAR DE ESCRITÓRIO,E IR NO ESTACIONAMENTO VER OS CARROS DOS CARCEPAS E VOLTAR SE REMOENDO DE INVEJA E VIR NO FLIT VOMITAR SUA REVOLTA,OOOOO,PXIUUUM VC MESMO ,ÕÔÔ~FIOTE KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    EM TEMPO: É PXIUUU MESMO E NÃO PSIU

    Curtir

  6. DESGRAÇADO!

    QUANDO FOI SECRETÁRIO DA INSEGURANÇA DESTRUIU A POLÍCIA CIVIL.
    INSTITUIU A INVESTIGAÇÃO PARALELA POR PM’S EM ESCUTAS TELEFÔNICAS NUM DESVIO DE FUNÇÃO EM FAVOR DA PM E EM DETRIMENTO DA CIVIL À QUEM CHAMOU DE INÉPTA E LETÁRGICA!
    E É TÃO SAFADO QUE ENQUANTO ESTAVA COMENDO QUIETINHO NO PRATO DO PICOLÉ DE CHUCHU, NÃO FALAVA NADA!
    AGORA QUE TOMOU UM BICO NA BUNDA, ESTÁ METENDO A BOCA!
    LIXO DESGRAÇADO!

    Curtir

  7. “Para os bandidos do crime organizado o momento atual é de céu de brigadeiro pois este governo está segurando a polícia, que perdeu sua autonomia. O crime organizado das prisões recebe a mensagem: ‘não me importune que não importuno’. Hoje o PCC não é molestado. Hoje o crime organizado aufere um lucro de R$ 8 milhões ao mês. Temos gravações mostrando isso. Antigamente, o lucro era de R$ 4 milhões.”(SIC)

    MAS AFINAL O PCC EXISTIA NA ÉPOCA DELE OU ERAM APENAS 30 OU 40 INDIVÍDUOS?

    RELEMBRANDO:
    Quinta-feira, 04/10/12 – 14:55
    Folha de SP – Facção é bem menor do que dizem, afirma secretário

    O secretário da Segurança Pública, Antonio Ferreira Pinto, afirma que a facção criminosa PCC é bem menor do que é divulgado e que a polícia a está asfixiando, com operações bem sucedidas contra o tráfico de drogas.

    Em entrevista após a posse de 289 agentes de telecomunicações da polícia, Ferreira Pinto, procurador de Justiça licenciado, criticou o Ministério Público e disse que o número de bandidos ligados ao PCC é menor do que apontam as planilhas do bando apreendidas pela polícia e reveladas pela Folha.

    Pelos arquivos, que estão no Ministério Público, a facção possui 1.343 bandidos espalhados por 123 das 645 cidades paulistas.

    O Ministério Público não quis comentar as críticas.

    Folha – Como o senhor está vendo a batalha com o PCC?
    Antonio Ferreira Pinto – Não há batalha. O governo continua na sua linha de combate à criminalidade, seja ela de que origem for. Temos uma média de dois presos por dia.

    A Folha tem mostrado, com base em arquivos do PCC, que a facção continua forte. Mas o governo discorda. Por quê?
    Porque alguns setores da imprensa exaltam o PCC. Nós trabalhamos dentro da tranquilidade. Temos informações seguras, privilegiadas. Acompanho essa situação há seis anos e meio, desde quando fui secretário de administração penitenciária.

    Estou tranquilo sabendo o tamanho da facção. Determinados jornais glamorizam a facção, o que só traz desassossego à população. Combatemos essa facção com eficiência e os resultados estão aí.

    Quais são?
    Há mais de cinco anos que a PM não precisa intervir em presídios. Isso evidencia o nosso controle. A Rota tem prendido bastante.

    Agora, qualquer grupo bem organizado aqui fora se arvora em facção criminosa. Isso é grife e a imprensa, felizmente só parte dela, exalta exageradamente. Estão fazendo às gerações futuras, para seus filhos e netos.

    Qual é a extensão da facção?
    A facção é bem menor do que dizem. Não chega a 30 ou 40 indivíduos que estão presos há muito tempo e se dedicam ao tráfico. Nós temos asfixiado esse tráfico com grandes prisões. Mas essas prisões só merecem uma nota nos jornais. Não tem a mesma repercussão que atos covardes contra a polícia.

    A documentação que a sua polícia apreendeu e está na mão do Ministério Público mostra que o número é maior.
    É, a polícia apreendeu, levou para o Ministério Público e eles não levaram à Corregedoria da polícia dados que demonstram o comprometimento de policiais civis [a Folha revelou que documentos do PCC apontam propina a policiais]. Receberam os dados e vazaram para a imprensa de forma anônima.

    Eu sou dessa instituição. No meu tempo a gente falava e assinava embaixo, não se escondia. Quando eles passarem para nós, vamos apurar.

    Se tiver policial envolvido, serão demitidos. Fica muito tranquilo para eles [promotores] jogarem isso para a imprensa de uma forma leviana.

    No seu tempo na Secretaria de Administração Penitenciária, havia notícias de apreensões de pen drives do PCC?
    No meu tempo não havia. Não tínhamos, até porque eles não têm computador.

    Mas eles usam smartphones.
    Eles não têm smartphones. No meu tempo não tínhamos e hoje acredito que não tenha. O sistema prisional está tranquilo há muito tempo.

    Afonso Benites, da Folha de SP

    http://www.ssp.sp.gov.br/noticia/lenoticia.aspx?id=29468

    Curtir

  8. O PINTO É MUITO MENTIROSO, EM PIRACICABA , SÓ FUNCIONA O PLANTÃO NOTURNO , FINAIS DE SEMANA E FERIADOS, TODAS AS DELEGACIAS SÓ FUNCIONAM DAS 08;00 HS AS 18;00HS DE SEGUNDA A SEXTA.

    SE PARA O PLANTÃO QUE É MUITO DERRUBADO , VERGONHOSO , NÃO TEM FUNCIONÁRIOS SUFUCIENTE, IMAGINE
    SE ABRIREM OUTRAS UNIDADES.

    Curtir

  9. Alguém aí jogue uma pá de cal nesse putredo defunto!?
    Vê se para de dar palpite sobre o que não entende e vá jogar Gamão na praça!!!
    Abraço do Dunha!
    1* Força e Honra, Sempre!!!

    Curtir

  10. A coisa não está como está devido ao atual SSP; a atual situação apenas se encontra da forma que está pela falência proposital e intencional provocada pelo antecessor; destruir é muito fácil e simples, reconstruir tudo é deveras complexo e é necessário muito tempo, dedicação e principalmente atenção nos pontos que mais necessitam.

    Curtir

  11. Preferência para a PC…essa é piada.Não precisa nem ser policial para perceber que isso é totalmente contraditório.Sou estudante e anciava por entrar para essa instituição que meu pai honrou por 42 anos como investigador.Dando muita cana na madruga,tomando tiro.15 anos sem aumento!!!Esta se aposentando,digo,foi aposentado pela digníssima presidente e nem muito obrigado recebeu e nem vai receber.Ainda aguarda licenças premios que o estado deve.Mais 4 anos de psdb sei lá quando vai receber,se nao for necessário impetrar MS.Agora vem esse milita falar isso.Da nojo da segurança publica em SP e no Brasil.

    Curtir

  12. Admitam:

    O Dr.Guerra mitou qdo avisou para apoiarmos o atual Secretario, e nao deixar esse lixo voltar.

    Peçam desculpas ao Guerra.

    Depois dessa q o Pinto falou com raiva : “existe uma preferencia pela Policia Civil”….

    Passa a régua

    Curtir

  13. Receita para o fracasso:

    1, Faça escutas telefônicas num batalhão de choque
    2. Enfrente o PCC com a PM
    3. Aumente a desvalorização da PC

    Agora, é só servir

    Curtir

  14. O FP/CF além de inepto, letárgico e velho gaga está falando muita m….
    E mais uma vez nos canais da folha, sempre a folha, que pública as baboseias que este LIXO fala.
    Será que agora que este verdadeiro inútil, que tem tempo de sobra, já que não é mais phorra nenhuma na ordem do dia, está passando muito tempo no shopping Higienópolis.

    Curtir

  15. Comentarista do jornal da cultura acaba de afirmar que as polícias civis infelizmente foram sucateadas, ao comentar o desbaratamento da quadrilha que atuava no Rio de Janeiro cometendo abortos. Uma coisa é certa: A PC de São Paulo poderia começar 2015 já devidamente reestruturada, com seus profissionais melhores remunerados e mais motivados. O desbaratamento da quadrilha carioca é, com certeza, reflexo do tratamento dispensado por parte do governo do Rio à sua polícia civil, incluindo-se neste contexto a recente reestruturação. Enquanto isso, aqui pelas terras de Piratininga, somos obrigados a sobreviver com uma estrutura ultrapassada e a famigerada e desmotivadora política de bônus fadada ao fracasso.

    Curtir

  16. Ele acabou com o DENARC sob o argumento de corrupção….e todos sabemos a verdade né…….se o PCC tá faturando alto, é pq o DENARC foi desmontado por ele……

    Curtir

  17. ESSE BOSTA QUASE LEVOU A POLÍCIA CIVIL A EXTINÇÃO, MAS AINDA ESTAMOS EM RISCO DE EXTINÇÃO, ISSO É FATO.

    Curtir

  18. Estamos em risco de……???
    Deixa efetivar a paridade e a integralidade para ver quantos vão ficar…..!
    Isso aqui já acabou há tempos……
    Falta de hierarquia, corrupção, salário de merda…..
    Falta o quê mais ????

    Curtir

  19. Sou completamente a favor que a carreira de carcereiro policial seja reenquadrada numa outra atividade com outra nomenclatura, pois o Estado de São Paulo é o ÚNICO que ainda possui esta combatida carreira, mesmo extinta.
    Uma reestruturação de carreiras resolveria tal questão, como já ocorreu em todos os demais estados do país.
    A criação da carreira de AGENTE DE POLÍCIA, com a unificação de todas as demais carreiras que não têm mais razão de existência, garantindo o direito aos membros dessas carreiras extintas optarem em aderir ou não a nova carreira criada.
    Isso garantiria que os novos AGENTES DE POLÍCIA viessem a exercer as funções daquelas carreiras ora extintas na unificação, como por exemplo dirigir viaturas, carceragem, coleta de impressões datiloscópicas, etc.
    Os investigadores ainda não entenderam que sem uma reestruturação das carreiras de nível médio, a tendência de exercerem a atividade de carceragem é iminente, pois é fato consumado: os cargos vagos da carreira de carcereiro policial foram extintos.
    Os maiores beneficiados com uma provável reestruturação da carreira de carcereiro e demais carreiras de nível médio serão os INVESTIGADORES.
    Sejam sábios, ao invés de torcer contra a reestruturação das carreiras de nível médio, incluindo a de carcepol, lutem para que essa reestruturação ocorra o quanto antes, pois se a mesma não acontecer, logo vocês assumirão as carceragens ainda existentes.
    O ESTADO DE SÃO PAULO É O ÚNICO QUE AINDA NÃO REESTRUTUROU AS CARREIRAS POLICIAIS CIVIS, É O ÚNICO QUE AINDA POSSUI NA SUA POLÍCIA CIVIL UMA CARREIRA COM O NOME CARCEREIRO, TODOS OS OUTROS ESTADOS DO PAÍS JÁ EXTINGUIRAM E REENQUADRARAM A CARREIRA DE CARCEPOL NUMA NOVA CARREIRA POLICIAL CIVIL. É FATO!

    Curtir

  20. O kit para o exame de constatação de droga não esta sendo utilizado porque o Judiciario não quer. Este F.Pinto, como sempre, esta por fora e falando merda. A única coisa que ele falou de bom foi sobre a criação desnecessária de Delegacias Especializadas. Essa Del. do Deficiente eu nem conhecia…

    Curtir

  21. A agenda politica deste verme é destruir mesmo a policia civil. Ninguém se engane, caso os delegados de policia classistas, que são pouquissimos não se articularem com o governo estadual e federal, em menos de cinco anos, a PCSP acaba. Acaba na pratica, com o seu encolhimento de pessoal, com o fechamento das delegacias, acaba com a perda de precedencia diante desta excrescência chamada policia cientifica, que so existe aqui, acaba diante dessa escatologica autonomia PM-MP. Ninguém se engane que em cinco anos a PC será artigo de museu. PRIMEIRO NA PRATICA, DEPOIS COM UMA EMENDINHA CONSTITUCIONAL. Os canalhas envelhecidos que ainda sentam nas cadeiras não estão nem aí, já mamaram tudo que tinham direito e ainda querem o osso da PC. Olho aberto Marilda, olho aberto Blazec, nao vamos deixar que essa corja do pinto e de outros malditos terminem destruindo nossa PC!

    Curtir

  22. NÃO PODEMOS CONTINUAR DANDO OUVIDOS A ESSE TIPO DE LIXO POIS NADA SE APROVEITARIA, LEMBRO-ME ATÉ HOJE, UMA VEZ NO ELEVADOR DA SSP ESTÁVAMOS NÓS DA ESCOLTA, O FERREIRA PINTO E O DR. ANGERAMI, PRESTES A SE APOSENTAR, ESTE QUANDO ABRIU A PORTA O DEGEPAD, POR EDUCAÇÃO RELUTOU-SE A ENTRAR, PORÉM O LIXO INSISTIU FAZENDO O SEGUINTE COMENTÁRIO:

    -VAI SE APOSENTAR HEIN!
    -SIM DAQUI A ALGUNS DIAS.
    -É, REALMENTE É MUITO DURO, VOCÊ VAI VER.
    -POIS É DOUTOR A GENTE ACABA SE ACOSTUMANDO COM A IDEIA.

    POIS É, PODE SER QUE MUITOS ACHEM QUE ESSE DIÁLOGO NÃO CONTENHA NADA DE MAIS.
    SÓ QUE DA FORMA QUE FOI DITO, NOTAVA-SE CLARAMENTE O SENTIMENTO DE SATISFAÇÃO DO LIXO. CONSIDERANDO O DR ANGERAMI COMO SEMPRE O CONSIDEREI, ACHEI NO MÍNIMO, UMA TAMANHA INDELICADEZA JÁ QUE O MESMO DETÉM UM CONHECIMENTO JURÍDICO EXEMPLAR, RESPEITO PRA DAR E VENDER, UMA CONDUTA DIGNÍSSIMA E ILIBADA QUE COLOCARIA O LIXO NO BOLSO NA HORA QUE QUISESSE.
    POR ISSO QUE VEMOS ATITUDES COMO A FILMADA NO QUARTEL DA ROTA, ESSE VELHOTE É SEM NOÇÃO, XÔ SATANÁS, DESAPAREÇA, ISSO NÃO TE PERTENCE MAIS.
    COM RELAÇÃO A PM NUNCA MORRI DE AMORES POR ELA, AGORA SÓ FALTA ENXERGAREM QUE VOCÊS SÃO MUITO MAIORES QUE ISSO, AFASTEM-SE DO QUE NÃO PRESTA, POIS ISSO SÓ PREJUDICA-OS.

    Curtir

  23. SERÁ QUE A REGRA VALERÁ PRA POLÍCIA TAMBÉM ?????

    O Diário Oficial da União traz hoje (14) portaria que regulamenta atividades perigosas em motocicleta e gera o direito a 30% de adicional.

    O Ministério do Trabalho e Emprego lembra que o adicional de periculosidade corresponde a 30% do salário do empregado, sem os acréscimos resultantes de gratificações, prêmios ou participações nos lucros da empresa. O direito passa a ser garantido a partir de hoje.

    De acordo com a portaria, são consideradas perigosas as atividades laborais com o uso de motocicleta ou motoneta no deslocamento de trabalhador em vias públicas.

    A norma esclarece ainda as situações em que não são consideradas perigosas: a utilização de motocicleta ou motoneta exclusivamente no percurso da residência para o local de trabalho, as atividades em veículos que não necessitem de emplacamento ou que não exijam carteira nacional de habilitação para conduzi-los, as atividades em motocicleta ou motoneta em locais privados.

    Curtir

  24. Olha a foto do Jacaré sem Dente na Camisetinha do FP.KKKKKK. Eu já disse em outra ocasião e tenho que ser repetitivo:

    ESSE FERREIRA PINTO É TARADO PELO PODER. ESSE SUJEITO PODE ESTAR COM 88 ANOS, COM 4 PATOLOGIAS GRAVES, DESENGANADO PELOS MÉDICOS, MAS ELE SEMPRE VAI QUERER UM CARGO PUBLICO DE GRANDE NOTORIEDADE.

    ELE ESTÁ SE CORRENDO POR DENTRO POR ESTAR ” DE MOLHO ” ATUALMENTE NA ADMINISTRAÇÃO PUBLICA.

    SE CONTINUAR ” JOGADO PARA ESCANTEIO “, A AMARGURA VAI SER TAMANHA QUE NÃO DOU MAIS 1 ANO PRA ELE INFARTAR E IR MORAR COM O CHIFRUDO.

    ESTE SUJEITO FEZ O ” pacta sunt servanda ” COM SATANÁS…

    Curtir

  25. Avatar de É o império da bolinha, da desordem, dos gangsters, da prostituição em massa, do tráfico de menores, do crime industrializado e do comércio automobilístico. É o império da bolinha, da desordem, dos gangsters, da prostituição em massa, do tráfico de menores, do crime industrializado e do comércio automobilístico. disse:

    nome dele é C.G.B. Spender.

    Curtir

  26. CARCEREIRO QUE TRABALHA COMO CARCEREIRO disse:
    14/10/2014 ÀS 18:43
    O CARCEREIRO QUE ESTA TRABALHANDO EM CADEIA ESTA SE FERRANDO , POIS NÃO CONSEGUE NEM TIRAR FÉRIAS OU SUAS LICENÇAS PRÊMIO.. E ISSO NÃO ESTA CERTO.
    PORQUE ESTA FALTANDO CARCEREIRO NAS CADEIAS//// ESTÃO TODOS EM DESVIOS DE FUNÇÕES….

    NO DECAP EXISTE MAIS DE 10 CENTRAIS DE FLAGRANTES :::::

    SENDO QUE EM QUASE TODAS ELAS SÃO OS INVESTIGADORES QUE TEM QUE MEXER COM OS PRESOS QUE ENTRAM EM FLAGRANTES DESDE A LEGITIMAÇÃO ATÉ A REMOÇÃO DOS PRESOS PARA AS CADEIAS DE TRÃNSITO… PELO SIMPLES MOTIVO DE PRATICAMENTE NÃO TER CARCEREIROS NESTAS CENTRAIS…

    A VERDADE É QUE A GRANDE MAIORIA DOS CARCEREIROS ESTÃO TRABALHANDO EM CHEFIAS DE DISTRITOS.
    E NOS VÁRIOS DEPARTAMENTOS DA PC..

    OBS= ATÉ NO POUPATEMPO TEM VÁRIOS CARCEREIROS…

    ONDE IMAGINAREM TEM CARCEPOLS AOS MONTES … MENOS NAS CADEIAS…

    E OS QUE ESTÃO LÁ ESTÃO SENDO PREJUDICADOS PELA FALTA DE CARCEREIROS…..
    .
    .
    .
    AMIGO! QUERO TE DIZER QUE A MAIORIA DOS INVESTIGADORES ESTÃO SOLIDÁRIOS COM OS CARCEREIROS QUE NÃO SE ACOVARDAM EM TRABALHAR NA SUA FUNÇÃO.
    ACHO GRANDE COVARDIA O QUE OS CARCEREIROS EM DESVIO DE FUNÇÃO ESTÃO FAZENDO, ABANDONANDO VOCÊS QUE SE FERRAM SOZINHOS NAS CADEIAS.
    SE TODO INVESTIGADOR PUDER AJUDAR NESSA CAUSA, DEVERIA COMEÇAR A NÃO ACEITAR MAIS CARCEREIROS EM DESVIO DE FUNÇÃO EM EQUIPES DE INVESTIGAÇÃO. NÃO É PRECONCEITO, É SOLIDARIEDADE COM OS COLEGAS CARCEREIROS SOZINHOS NAS CENTRAIS E CADEIAS DE TRANSITO.
    ATENÇÃO IRMÃOS INVESTIGADORES, VAMOS COMEÇAR A NÃO ACEITAR MAIS ESSES CARCEREIROS QUE PUXAM SACO DE DELEGADO PARA NÃO AJUDAREM SEUS COLEGAS NA TRANCA.
    VAMOS FAZER A NOSSA PARTE, LUGAR DE CARCEREIRO É NA CADEIA AJUDANDO OS OUTROS CARCEREIROS.

    Curtir

  27. ATENÇÃO INVESTIGADORES!!

    VAMOS COMBATER OS DESVIOS DE FUNÇÃO DE CARCEREIROS! ELES PRECISAM AJUDAR OS OUTROS CARCEREIROS QUE ESTÃO SOZINHOS NAS CADEIAS!

    A SITUAÇÃO DOS CARCEREIROS NAS CADEIAS É PERIGOSA. MUITOS ESTÃO TRABALHANDO SOZINHOS, CORRENDO O RISCO DE SEREM PEGOS DE REFÉM E MORTOS POR PRESOS.
    ENQUANTO ISSO DIVERSOS CARCEREIROS NA GOZOLANDIA DOS DESVIOS GOZAM E CAÇOAM DESSES COITADOS QUE ESTÃO NA GRADE.

    VAMOS FAZER A NOSSA PARTE TIRAGEM! LUGAR DE CARCEREIRO É AJUDAR SEUS COLEGAS NAS CADEIAS. ISSO NÃO É HIPOCRISIA, É SOLIDARIEDADE COM QUEM HONRA SUA PROFISSÃO TRABALHANDO NAQUILO QUE LHE COMPETE, E ESTÁ SOZINHO SEM APOIO NENHUM DOS SEUS PRÓPRIOS PARES CARCEREIROS.

    Curtir

  28. Não estou fazendo crítica alguma, a ninguém e a nada, apenas entendam o contexto da palavra.
    O que está acontecendo é que muitos investigadores (principalmente novatos que estão nos plantões dos dps) ficam putos ao saberem que têm agentes, carcereiros, aux de papiloscopistas e agetel’s trabalhando nas chefias, ao passo que estes estão querendo vibrar e ainda não o podem. Colegas, muita calma nessa hora, a vez de vcs irem para as ruas, dirigirem viaturas e darem canas, vai chegar, não tenham pressa, principalmente os novatos. Entendam que os plantões policiais são os melhores lugares para um calça branca trabalhar, pois qualquer vacilada no estágio probatório pode ser o fim da sua nova carreira.

    Curtir

  29. Eu conheço vários ditados populares:
    “bandido bom é bandido morto”
    “Gente ruim é como dor de dente: quanto mais se presta atenção nela, mais incomoda.”
    “não é por muito madrugar que se amanhece mais cedo”
    “pau que dá em chico dá em francisco”
    “o mundo da voltas”

    E mais um montão de ditados populares de sabedoria.
    Mas existe um que é o melhor e mais verdadeiro ditado popular, que tem a maior inteligência universal.
    Sabem qual que é? Hem tiragem inteligente?
    Veja que ditado mais lindo do mundo:

    ..”CARCEREIRO BOM É CARCEREIRO NA TRANCA”

    KKKKKKKKKKKKKKKKK

    Vocês leram?
    Vou repetir pra vocês memorizarem:

    …”CARCEREIRO BOM É CARCEREIRO NA TRANCA”……

    E vão chorar pitangas na cama que é lugar quente.
    Vocês acham justo um monte de carcereiros desviados de função, e os poucos otários coitados lá morrendo de tanto trabalharem nas cadeias??

    Vão tomar vergonha na cara, cambada de desviados. Se vocês não tem dó da sua própria classe que tão se ferrando em brasa nas cadeias, o que dirá de quem não é da carreira vossa.

    Vale lembrar aos leitores que tem 70 cadeias públicas e carceragens espalhadas no nosso estado. E apenas 15% da carreira de carcereiro está trabalhando nessas cadeias. Prejudicando muito quem está lá no bate grade.

    A Administração superior precisa ver isso urgente. Tenho visto carcereiros no fundo do poço sozinho tirando plantão nas cadeias.
    Vamos ser justos com esses carcereiros ferrados nas cadeias.

    Curtir

  30. DO MESMO JEITO QUE O PINTO DEMITIU A BEM DO SERVIÇO PÚBLICO VÁRIOS POLÍCIAIS CIVIS GENTE BOA

    FOI DEMITIDO PELO ALCKIMIM

    FOI PINTO NO CÚ DO PINTO !

    TEM UM BANDO DE DELEGADOS CANALHAS QUE GOSTAM DO PINTO !

    SEM CONTAR PM’s !

    Curtir

  31. 14/10/2014
    Entrevista com Antônio Ferreira Pinto – “Verdadeiro lixo” ( a preferência pela Polícia Civil é nítida ) 42
    por Flit Paralisante • Sem-categoria
    “Verdadeiro lixo”

    Por Morris Kachani
    14/10/14 15:49

    AMIGÃO PERDEU SEU TEMPO EM MOSTRAR ESTE SEU PINTO !

    O SEU PINTO NÃO GOSTA DE GRELLO !

    DEMONSTRANDO QUE É UM PINTO MORTO !

    PINTO VIVO GOSTA DE GRELLO !

    Curtir

  32. O pinto, defende os ” Rotarianos” com unhas e dentes, ao ponto de que quando o “Grrande Nelson Silveira Guimaraes” foi diretor do DEIC, os Policiais civis, não ṕodiam estacionar as viaturas na Porta, ja os milicianos, tomovam conta da porta e dos corredores do DEIC. Para apresentarem flagrantes, apresentados por eles, conforme a Bola de Cristal ” da PM(SAP)

    Curtir

  33. Para mim, esse ferreira pinto, não passa de um bosta. Como fico a história da mulher que ele atropelou, acho que em Sorocaba, usando um veículo placas frias, quando não era mais secretário? Na minha opinião LIXO é ele.

    Curtir

Os comentários estão desativados.