Assim como não se podia ter por recepcionado o
artigo 1.º, II, na dicção original da Lei Complementar
n.º 51/85, em clara contrariedade com o artigo 40, §
1.º, II, Constituição Federal, que prevê a
aposentadoria compulsória do servidor detentor de
cargo efetivo apenas aos setenta anos de idade,
apresenta-se inconstitucional o atual inciso I do
referido artigo, na redação a ele conferida pela Lei
Complementar n.º 144/14.
SERVIÇO PÚBLICO
Aposentadoria compulsória antes dos 70 anos é inconstitucional, decide TJ-RS
18 de setembro de 2014, 16:06
O Estado do Rio Grande do Sul não pode determinar a aposentadoria compulsória de servidores com menos de 70 anos de idade, sob pena de violar a Constituição e toda legislação a respeito do assunto. Este é o teor da decisão proferida pelo Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, na sessão de 18 de agosto.
Ao julgar o mérito de um Mandado de Segurança contra ato do governador, que mandou aposentar um investigador de polícia aos 65 anos, a maioria do colegiado se alinhou à tese da inconstitucionalidade do artigo 1º, inciso I, da Lei Complementar 51/1985, na redação que lhe deu o artigo 2º da Lei Complementar 144/2014. Motivo: o dispositivo, que embasou o ato oficial de aposentadoria, violou o artigo 40, parágrafo 1º, inciso II, da Constituição Federal.
Mandado de Segurança
O investigador de polícia, lotado numa Delegacia em Canoas, entrou com Mandado de Segurança para derrubar o ato administrativo assinado pelo governador Tarso Genro (PT), que determinou sua aposentadoria compulsória a partir do último dia 11 de abril.
O ato se baseou no inciso II do artigo 1º da Lei Complementar Federal 51/85, que determina a aposentadoria do funcionário policial aos 65 anos de idade, qualquer que seja a natureza dos serviços prestados. O governador também se valeu do Parecer 15.733/12, da Procuradoria-Geral do Estado (PGE-RS). Após a concessão da liminar, o TJ-RS notificou o governo estadual, que defendeu a legalidade do procedimento.
Clique aqui para ler o acórdão.
Colaboração: Dr. Eduardo Figueredo de Oliveira
PRONTO TA RESOLVIDO, E SO OS 65 PRESTAREM CONCURSOS LÁ NO RIO GRANDE DO SUL, PORQUE EM SAO PAULO A TETA SECOU. E FINITO.
CurtirCurtir
Eu acho mais lógico o policial se aposentar QUANDO QUIZER ! E a aposentadoria INTEGRAL e PARITÁRIA tem que ser aos 30 anos de contribuição e mínimo de 20 de serviço policial, relativamente ao trabalho de RISCO de VIDA que executa todo o policial, inclusive até para os que entrarem agora na polícia !
CurtirCurtir
Nem frente fria mais o Sul estava trazendo e agora vêm com essa!
Que manda é a CF e o STF e não o TJ dos Estados.
Manda esse investigador ir cuidar do netinhos ou, se não tiver netos e nem gatos ou cachorros, pegue a canoa dele, em Canoas, e vai pescar curtindo a aposentadoria oras! Deve estar de bengalas e fralda geriátrica mas não se aposenta!
CurtirCurtir
Associados da AFPCESP conquistam URV
A URV deveria a partir de 1º de março de 1994 fazer a conversão dos respectivos vencimentos dos autores a partir de março de 94 dos servidores públicos e os pagamentos dos valores vencidos que não foram pagos, respeitando assim o prazo prescricional quinquenal a contar da data da propositura da ação, com a incidência de juros a partir da citação e a partir da correção monetária a partir do vencimento, nos termos do Artigo 1º -F da Lei nº9.494/97, com a redação dada pelo Artigo 5º da Lei nº11.960/09.
Anoto que o Artigo 5º da Lei nº11.960/09, modificou a redação do Artigo 1º -F da Lei nº9.494/97, tenha sido considerado inconstitucional “por arrastamento” em decisão do STF quando da análise ADIs nº4357,4372440 e 4425, a sua aplicação será mantida até que a excelsa Corte decida acerca da modulação dos efeitos daquela declaração, o que ainda não ocorreu.
Sentença proferida:
————————————————————————————————
VAI SER PAGO OU NÃO ??????
CurtirCurtir
Os gaúchos costumam ser racistas.
CurtirCurtir
17/09/2014
Júri condena ex-investigador por morte de delegada em Guarulhos 11
por Flit Paralisante • Sem-categoria
Um ex-investigador da Polícia Civil foi condenado ontem (16) a 24 anos de reclusão por homicídio qualificado (motivo torpe, utilização de meio cruel e mediante recurso que tornou impossível a defesa da vítima) contra a delegada Denise Quioca. O crime ocorreu em dezembro de 2010, quando o réu entrou no 1º Distrito Policial de Guarulhos e, após uma conversa com a vítima, que era sua ex-namorada, disparou mais de dez tiros.
O julgamento durou dois dias e contou Conselho de Sentença jovem, composto por quatro homens e três mulheres, com idade máxima de 31 anos.
De acordo com a sentença prolatada pela juíza Maria Gabriela Riscali Tojeira, “as consequências do delito exsurgem-se como gravíssimas, visto que a vida de uma jovem foi ceifada, com brutalidade, insensibilidade e covardia na plenitude de seus 28 anos de idade, quando Denise estava em paz, feliz com a expectativa do casamento e com a carreira de delegada conquistada, acarretando uma perda inestimável ao noivo, cujos planos morreram com Denise, além de insuperável saudade a seus familiares”.
Processo nº 0081957-84.2010.8.26.02244
Comunicação Social TJSP – HS (texto) / AC (foto ilustrativa)
imprensatj@tjsp.jus.br
CurtirCurtir
aranha
CurtirCurtir
Gaúcho mato é mito!
CurtirCurtir
O POVO SULISTA EM SUA MAIORIA “EM TESE” SÃO DESCENDENTES DE ALEMÃES – HITLER – MANDOU MATAR TODOS OS NEGROS – LÁ ERAM SÓ BRANCOS E LOIROS DE OLHOS AZUIS OU VERDES – A SUPER RAÇA DO SUPER TROUXA !
E O CASO DO GOLEIRO ARANHA !
CurtirCurtir
Entao o sujeito pode trabalhar ate os 70 anos em função nao policial, até os 65 em trabalho policial. Imagino um carcereiro tomando conta de cadeia com 69 anos de idade.
Daqui a pouco o poder judiciario começa comparações com de seus escrivaes com os escrivaes de policia e vao indagar porque tem aposentadoria especial e outro nao, como ja tem estados da federação.
CurtirCurtir
SE O CARA QUER APOSENTAR – SE AOS 50 ANOS BELEZA;
SE O CARA QUER APOSENTAR – SE AOS 65 ANOS BELEZA;
AGORA SE O CARA QUE SE FODER ATÉ OS 70 ANOS PAU NO CÚ DELE, BLZ. TB.
18/09/2014
Os gaúchos costumam ser mais sérios: Aposentadoria compulsória antes dos 70 anos é inconstitucional, decide TJ-RS…A aposentadoria compulsória não pode ser transfigurada em aposentadoria expulsória 7
ISSO É MITO QUE GAÚCHO É MACHO !
EU CONHEÇO UM MONTE DE GAÚCHO VIADO AQUI EM SÃO PAULO !
CurtirCurtir
Quem terá a palavra final é o STF até lá quem se sentir prejudicado que procure o judiciário.
CurtirCurtir
O POVO DO SUL SEM DUVIDA SÃO MAIS POLITIZADOS E COM CERTEZA ESTE GUERREIRO PELO SEU LINGUAJAR PASSOU BEM LONGE DO SUL.
CurtirCurtir
daqui a pouco os dinossauros irão alegar que são novos e que podem trabalhar até aos 80 anos ..
vão dar alguns exemplos de velhos na atividade…
TIPO= O PAPA ~JOÃO PAULO TRABALHOU ATÉ MAIS DE 80 ANOS ….
CurtirCurtir
E TEM MAIS PESSOAS QUE TRABALHARAM APOS OS 70 ANOS…
DIZEM QUE NOÉ TINHA MAIS DE 90 ANOS QUANDO CONSTRUIU A = ARCA DE NOÉ –
CurtirCurtir
E O NOSTRADAMUS… LEONARDO DA VINCE .. GALILEU GALILEI , TÁ VENDO PESSOAL TEM MUITO VELHÃO POR AI ..
PORRETA NÉ ?????
CurtirCurtir
NA MINHA DELEGACIA ESTA PRECISANDO DE POLICIAIS…
O NOSSO SSP BEM QUE PODIA MANDAR UNS DINOS PARA PUXAR PLANTÃO LÁ NÉ ????
FICAREMOS AGRADECIDOS…..
CurtirCurtir
60 anos no MÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁXIMO
CurtirCurtir
O TRIBUNAL DO RS PODE DECLARAR UMA LEI FEDERAL INCONSTITUCIONAL?
CurtirCurtir
Em breves notas , como se dá o controle da constitucionalidade das leis pelo Poder Judiciário.
Controle difuso
CR – Art. 97. Somente pelo voto da maioria absoluta de seus membros ou dos membros do respectivo órgão especial poderão os tribunais declarar a inconstitucionalidade de lei ou ato normativo do Poder Público.
Os efeitos não são vinculantes , nem contra todos. Os efeitos operam apenas entre as partes litigantes. Retirando apenas a validade da norma e no caso concreto, efeito inter partes).
Controle concentrado:
Cabe ao STF , quando provocado por meio de ADI.
Neste caso, retirando a vigência da lei, com efeitos erga omnes.
CurtirCurtir
Ao grupo de estudos criado pelo ssp : O prazo de 60 dias está acabando, faltam 10 dias
CurtirCurtir
Os dinos com tanta vontade de continuar prestando inestimáveis serviços a Polícia Civil agora tem uma opção, irem para o viril Estado do Rio Grande Do Sul, e serem plantonistas na grande Porto Alegre, que ficará Porto Triste, porque os dinos no plantão é só tristeza. Aliás eu concordo inteiramente com a permanência deles na PC, todos plantonistas, até completarem os 70 anos, ou se preferirem, até a morte, igual aos papas. Já pensou que honra ??
CurtirCurtir
Gaúcho sabe é da o CÚ o dia inteiro, eles que trabalhem ate os 100 anos de idade, aqui a teta secou, já erá!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
CurtirCurtir
ddd
Esse tal grupo de estudos esta resolvendo é o tamanho da PICA que vai enfiar no rabo do restopol, nada de bom vai sair deles, infelizmente essa é a realidade.
Sem reestruturação, sem valorização para os agora nível médio, sem NU pros trouxas dos Tiras e Escribas, talvez venha uma nova via rápida de três meses eles passem para um mês a demissão do policial.
CurtirCurtir
Enquanto este grupo de estudo está verificando nossa valorização, fique doente e estou tossindo muuuuuito!!!
SKAF, SKAF, SKAF, SKAF, SKAF, SKAF,
CurtirCurtir
E ainda tem gente aqui que acredita no tal grupo de estudos kkkkkkkkkkk Brincadeira
CurtirCurtir
E já dizia um pensador Frances “ o intere$$e é tenaz não sede as evidencias”, este dinossauro caso estive-se nas fileiras, amassando barro, nunca iria querer ficar. Agora um Tribunal Estadual não aceitar uma Lei Federal não intendi?
CurtirCurtir
esses gauchos sao machos ate em baixo de outro macho! tche
CurtirCurtir
O grupo de estudos resolveu que será criada uma “nova comissão” para análise da reestruturação da PC, com um prazo de mais 60 dias.
CurtirCurtir
O GRUPO DE ESTUDO VAI PEDIR MAIS PRAZO PARA O – DGP- –
IGUAL OS ESCRIVÃOS , QUE PEDEM PRAZO NOS IPs…
CurtirCurtir
UÉ !!! SE ABRAÃO TRABALHOU ATE AOS 160 ANOS QUANDO FÊZ OS DEZ MANDAMENTOS .
PORQUE OS POLICIAIS CIVIS NÃO PODEM CORRER ATRÁZ DE BANDIDOS ATÉ OS 70 ANOS ??????
TÁ CERTO O TJ GAÚCHO….
CurtirCurtir
ABRAÃO É UM EXEMPLO DE ERGA MODUS NO MEIO JURÍDICO….
CurtirCurtir
Mas este policial trabalhador e competente gaúcho , não vai conseguir doar mais o seu sangue para a PC gaucha.
pois com certeza o GOVERNO apelar ao STF… e o STF vai decidir assim…
DECIDO- INDEFIRO QUALQUER OPINIÃO CONTRA A LEI FEDERAL 144/2014.
– NO DIA 15/05/2014 O CONGRESO NACIONAL , REGULAMENTOU A LEI COMPLEMENTAR 51/85, NA QUAL .
REGULAMENTOU A APOSENTADORIA ESPECIAL DOS POLICIAIS CIVIS DO BRASIL INTEIRO.
E NESTE DIA CRIOU SE A LC 144/2014 . APOSENTADO OS POLICIAIS COMPULSÓRIAMENTE.
AOS 65 ANOS .. LEI FEDERAL NÃO SE DISCUTE … CUMPRA-SE …
CurtirCurtir
ESTE POLICIAL GAÚCHO TALVEZ ESTAVA TRABALHANDO NA FAZENDÁRIA GAUCHA..
CurtirCurtir
Na minha pastelaria teve uns dois ou três “abnegados” que foram convidados a se retirar por conta da lei 144/2014.
Pois bem, até onde é do conhecimento público estes “abnegados” não tiravam plantão, não faziam rondas, faziam o horário que bem lhe convinha e escoliam a dedo os expedientes que teriam a sua atenção, tudo isto por conta do seu passado “glorioso” e da sua “história” na polícia civil.
Passados estes dias em que estes “heróis” da pátria se aposentaram, e os procedimentos que estes cuidavam tiveram que ter continuidade, por óbvio.
E o andamento deste procedimento, agora sob nova direção, provocou um fenômeno engraçado, ao menos na minha pastelaria, dia sim e outro também tem um montão de advogados e partes que vão até a delegacia procurando os dinos, recém aposentados.
E como estes não estão lá para “conversar” com as partes, estas pessoas saem da pastelaria, putos da vida, e falando em alto e bom som para quem quiser ouvir: EU JÁ PAGUEI, EU JÁ PAGUEI, EU JÁ PAGUEI…..,seja lá o que isto queira dizer. kkkkkkkkk
Eu que sou muito burro, e que me aposentar o mais rápido possível, se possível aos 50 (cinquenta) anos, estou sem entender nada, pagaram o que, para quem ¿¿¿¿¿¿ kkkkkkkkkk
CurtirCurtir
TODO MUNDO RECLAMA QUE ESTA RUIM, MAS NINGUEM QUER LARGAR O OSSO.
JA QUE GOSTA TANTO DE TRABALHAR, VAI FAZER OBRAS SOCIAIS.
BRINCADEIRA ESSES CARAS, JA DEU 65 ANOS JA ESTA BOM DEMAIS, POR MIM SERIA 50 ANOS A COMPULSÓRIA.
NÃO SOU ESCRIVÃO, MAS DEFENDO A CLASSE, DUVIDO QUE SE UM DESSES QUE BRIGAM PARA NÃO SE APOSENTAR FOSSE ESCRIBA COM 200 IP PARA TOCAR, GOSTARIA DE FICAR ALEM DOS 65.
MAMAR NA VACA TODO MUNDO QUER.
CurtirCurtir
Tenho cinco anos ainda para puxar, será que algum dino de 65 anos não quer comprar o meu tempo.
CurtirCurtir
ATENÇÃO DINOS =
TENHO 13 MESES PARA COMPLETAR A MINHA AP. VOLUNTÁRIA.
PASSO ESSE TEMPO PRA VOCÊS , SEM COBRAR UM TOSTÃO. MINHA DP É EM ÁREA NOBRE.
POIS JÁ ESTOU CANSADO E NÃO ESTOU AGUENTANDO MAIS IR TRABALHAR,
ESTOU A DISPOSIÇÃO DE QUALQUER DINO. É SÓ ME CONTACTAR QUE DEIXO O NO MEU LUGAR.
CurtirCurtir
Hoje os valores se perderam. Os gaúchos não são exemplo pra ninguém. Após o episódio de injúria ao goleiro Aranha, voltaram a vaiar o nesmo em novo jogo tendenciosamenre, como se ele fosse o criminoso. Povo brasileiro do caralho!!! têm mais respeito pela merda do time de futebol do que pelos direitos humanos…merda de povo.
CurtirCurtir
sísifo,
Desde quando torcida (des)organizada é parâmetro de sociabilidade?
Nossos paulistas (do meu Corinthians, por exemplo) entraram em solo estrangeiro e mataram um garoto.
E depois de libertados, voltaram ao Brasil para que um deles, novamente, se envolvesse em selvageria “futebolística”.
No mais, os gremistas somente externaram algo que é praticado todos os dias, em cada esquina do Brasil. Aliás, dias desses o Roberto Cabrinni reprisou um programa sobre o tema. Interessantíssimo!
E na vida fora da TV? Qual a probabilidade de um negro ser abordado ou ao menos ostensivamente visualizado? E a de um “branquinho”?
O “neguinho” que veste um terno (desde a “beca” que não seja uniforme de empresa de segurança) sente a diferença, que é desproporcional…
CurtirCurtir
sísifo,
Desde quando torcida (des)organizada é parâmetro de sociabilidade?
Os meus “irmãos” paulistas (do meu Corinthians, por exemplo) entraram em solo estrangeiro e mataram um garoto.
E depois de libertados, voltaram ao Brasil para que um deles, novamente, se envolvesse em selvageria “futebolística”.
No mais, os gremistas somente externaram algo que é praticado todos os dias, em cada esquina do Brasil. Aliás, dias desses o Roberto Cabrinni reprisou um programa sobre o tema. Interessantíssimo!
E na vida fora da TV? Qual a probabilidade de um negro ser abordado ou ao menos ostensivamente visualizado? E a de um “branquinho”?
O “neguinho” que veste um terno (desde a “beca” que não seja uniforme de empresa de segurança) sente a diferença, que é desproporcional…
CurtirCurtir
SKAF VAI PARCELAR IPVA EM ATÉ 10 X . JÁ TEM MEU VOTO !
CurtirCurtir
EM ÉPOCA DE ELEIÇÃO PROMETEM TUDO ! SCAFUDEU – SE !
CurtirCurtir