POLÍTICA TUCANA PARA BAIXAR CRIMINALIDADE : Polícia Civil – desde 2005 – frauda ocorrências de homicídios para baixar estatísticas 32

Enviado em 06/01/2013 as 7:19 – DO VALE

Caso de ‘morte suspeita’ coloca polícia em xeque

Thiago Leon Denúncia indica que corporação oculta homicídios para minimizar o ano mais violento desde 2005

São José dos Campos

Dados preliminares da Polícia Civil em relação ao mês de dezembro indicam que o Vale do Paraíba deve fechar 2012 com mais de 440 mortes em homicídios e latrocínios. O resultado representa o maior número de vítimas dos últimos oito anos e mantém a região como a mais violenta do interior do Estado de São Paulo. Porém, os números que já assustam podem ser ainda mais alarmantes. Denúncia encaminhada para O VALE indica que casos de assassinatos teriam sido registrados como ‘morte suspeita’, para não serem incluídos nos índices de violência da Secretaria de Segurança Pública do Governo. A medida seria a explicação para o aumento de 17,2% no número de ocorrências de mortes suspeitas na Delegacia Seccional de São José dos Campos, que passou de 157 casos em 2011 para 184 no ano passado. O órgão, que também responde pelas cidades de Caçapava, Monteiro Lobato e Jambeiro, registrou 78 casos de homicídios em 2012, 6% a menos que no ano anterior.

Maquiagem.“Existe uma determinação informal de que, quando for possível, a morte seja registrada como morte suspeita”, disse uma fonte da polícia, que pediu para não ser identificada. “A regra vale principalmente se a situação envolver morador de rua e usuário de droga.” O VALE levantou pelo menos dois boletins de ocorrência que reforçam a acusação. Um dos casos que chama a atenção se refere ao corpo de um homem carbonizado encontrado no dia 19 de julho dentro do porta malas de um carro na estrada do Cajuru, zona leste. A ocorrência foi registrada como ‘morte suspeita’. “É óbvio que foi um homicídio, pois como a pessoa iria se trancar no porta malas e colocar fogo do lado de fora? Mas, estranhamente, foi registrada como morte suspeita.” O fato está sendo investigado pela Polícia Civil, que já identificou a vítima graças a um exame de DNA, comparado com familiares de um homem desaparecido um dia antes na cidade. Porém, o inquérito continua registrado como ‘morte suspeita’. Outro caso é do morador de rua morto a tiros por um Polícia Militar no centro de São José, durante uma tentativa de assalto, no dia 17 de novembro, no centro da cidade. Apesar de configurar uma morte seguida de resistência, o boletim foi registrado como ‘morte suspeita’.

Outro lado. O delegado Seccional de São José dos Campos, Roberto Martins, negou que haja irregularidade no registros de homicídios na região e alegou que todos os casos são investigados e passam pelo crivo do Judiciário e do Ministério Público. “Temos uma preocupação muito grande em garantir que todos os processos executados pela Polícia Civil sejam executados com a máxima transparência, tanto que tudo está disponível em um sistema que pode ser consultado a qualquer momento”, afirmou. Martins explicou ainda que os casos registrados como ‘mortes suspeitas’ também são investigados e se o inquérito concluir que se tratou de um homicídio, os registros serão alterados, inclusive as estatísticas publicadas pela Secretaria de Segurança. “E mesmo que o inquérito leve meses para ser concluído, o dado daquele mês será corrigido.” Sobre o corpo carbonizado encontrado na Estrada do Cajuru, o delgado informou que o caso está sendo investigado e já se trabalha com a hipótese de que se trata mesmo de um homicídio. “Já identificamos a vítima pela comparação do DNA de um irmão e ainda estamos averiguando outras pistas e se confirmado que se trata de homicídio, o registro será alterado.” Quanto ao morador de rua morto na tentativa de assalto, Martins admitiu que pode ter havido um erro na avaliação do delegado que efetuou o boletim e que o caso será revisto pela Polícia Civil.

Comando da Polícia Civil nega manipulação São José dos Campos

O diretor do Deinter 1 (Departamento de Polícia Judiciária) do Vale do Paraíba, João Barbosa Filho, declarou que não existe nenhum tipo de manipulação nos registros de homicídios da Polícia Civil. “Existe um mecanismo na Secretaria de Segurança que chama Controle de Qualidade de Boletim de Ocorrência, que avalia todos os registros feitos no Estado. Qualquer situação estranha o Boletim volta para a delegacia para ser revisto e corrigido”, afirmou. Além disso, o diretor informou que o próprio departamento também faz o controle das ocorrências da região do Vale do Paraíba. “Nosso setor de inteligência avalia diariamente todos os boletins registrados em todas as unidades policiais. Por isso, descarto a possibilidade de que haja irregularidades”, afirmou Barbosa.

http://www.ovale.com.br/nossa-regi-o/caso-de-morte-suspeita-coloca-policia-em-xeque-1.366251

Um Comentário

  1. Nossa !!!! Descobriram a América ??? Só agora dominaram o fogo e criaram a roda ??? Pelo amor de Deus, sou Policial Civil há anos, Faz muito tempo que tem esta orientação de “maquiagem” da natureza da ocorrência (na medida do possível). Trabalhei com um Delegado “antingão” (hoje já aposentado) que me chamou a atenção após o registro de uma ocorrência de homicídio. Ele disse da seguinte maneira: “…filho, tiro nos braços e nas pernas não é homicídio…trata-se de uma lesão corporal seguida de morte….registra morte suspeita, no Inquérito agente arredonda…se o criminoso quisesse matar, teria atirado no peito ou na cabeça”.
    .
    Fala sério, quem está na Polícia e nunca ouviu uma orientação desta ou é surdo ou é maçaneta (nunca trabalhou em um plantão).
    .
    E chega de verdades obvias por enquanto, daqui a pouco a gente volta !

    Curtir

  2. Lembram-se do “ENCONTRO DE CADAVER” ? Maquiar e a marca do governo PSDB ! VAMOS REPUDIAR TOTALMENTE O GOVERNO DO PSDB QUE NOS COMANDA HÁ QUASE VINTE ANOS, SUCATEANDO, DESMOTIVANDO E DESMORALIZANDO A EDUCAÇÃO, SAUDE E SEGURANÇA PUBLICA !

    Curtir

  3. CABE AGORA, AO DEPARTAMENTO DE INQUÉRITO POLICIAIS E CORREGEDORIA DE POLÍCIA JUDICIAIS, APURAR E DIVULGAR AOS SOFREDORES QUE SÃO, OS CONTRIBUINTES, SOBRE ESTAS MAZELAS. PEDRO BAIANO775a – MONGAGUÁ – SP

    Curtir

  4. Tudo bem. Confesso que sou até meio burro, mas o que tem a ver a polícia com redução de homicídios? Por que a polícia é a culpada pelo aumento dos homicídios? Como pode a polícia estar lá no momento em que vai ocorrer um homicídio? Há um grande exagero em responsabilizar a polícia por essa bandalheira instalada nesse país de merda. E como fica o judiciário nessa história? Não tem culpa? E os políticos? É a polícia a responsável por leis brandas demais e que colocam nas ruas todo tipo de criminoso? Vamos devagar, né…

    Curtir

  5. TEM COISA QUE É UM PROBLEMA, COMO SABER, OLHAR E NÃO VÊ E VER E NÃ ENXERGAR, ESTÁ CAPITULADO COMO ¨OMISSÃO E PREVARÏCAÇÃO¨ ESTE P.S.D.B., PRECISA VER ESTA SITUAÇÃO. PEDRO BAIANO 75a – MONGAGUÁ – SP

    Curtir

  6. Para nós pobres servidores públicos do Estado de São Paulo ainda não houve reajuste salarial, mas para o Governador Geraldo Alckimim e Secretários já houve o reajuste salarial e eles irão receber já em fevereiro de 2013. Estamos maus das pernas com o PSDB aqui no Estado de São Paulo. Só os bacanas tem boca para comer, nós servidores públicos comemos as migalhas, isso se sobrar !

    Curtir

  7. A POLÍCIA NÃO SABE O PODER QUE TEM, A MÍDIA TODA CIRCUNDA A POLÍCIA, A POLÍCIA CIVIL JUNTAMENTE DA MILITAR É CAPAZ DE DERRUBAR UM GOVERNO OU DOMINAR UM PAÍS.

    Curtir

  8. Pingback: FHC faz as críticas ao 2012 do Brasil e tece cenários « FATOS & FOTOS

  9. DÁ PRA MONTAR UMA SUPER LOJA DE CELULARES.

    Quase 35 mil celulares foram apreendidos em 2012 nas prisões brasileiras68
    Em Brasília 06/01/201313h41

    Comunicar erroImprimir
    As autoridades brasileiras apreenderam 34.945 celulares nas prisões brasileiras no ano de 2012, de acordo com um balanço publicado neste domingo pelo jornal “O Globo”, sobre base de dados oficiais.
    LEIA MAIS

    Polícia captura gato que transportava telefone para prisão

    Segundo a publicação, esse número representa uma apreensão a cada quinze presos, levando em conta que a população carcerária do país é de cerca 550 mil pessoas, de acordo com o Ministério da Justiça.

    “É necessário um maior investimento em equipamentos e em uma melhor capacitação dos agentes penitenciários”, declarou o coordenador de Inteligência Penitenciária do Ministério da Justiça, Washington Clark, que admitiu que o elevado número de telefones em mãos dos presos é um problema ainda não resolvido.
    Ver em tamanho maior
    As condições dos presídios brasileiros

    Foto 1 de 46 – 5.dez.2012 – Presos fazem exercícios respiratórios que reduzem estresse e curam traumas no Rio Ricardo Moraes/Reuters ? 12.nov.2012

    O Estado investiu nos últimos quatro anos um total de R$ 17 milhões em equipes para detectar a entrada de telefones nas prisões e bloquear os sinais nos presídios, mas foi insuficiente.

    Os celulares chegam clandestinamente às prisões das formas mais inusitadas, como o demonstrou esta semana a “captura” de um gato que entrava a um presídio com um telefone celular, um carregador, quatro baterias e até serras aderidas ao corpo.

    O chamado “gato-mula” foi detectado pelos agentes da prisão Desembargador Luiz de Oliveira Souza, na cidade de Arapiraca, no estado de Alagoas.

    Segundo disseram fontes oficiais, o gato foi criado por um grupo de presos, que depois o entregaram para familiares que, por sua vez, o adestraram para entrar e sair do presídio por conta própria.

    Curtir

  10. ENDOSSO E ASSINO ABAIXO, O QUE FOI DITO PELO ” EU SEI QUEM SOU – #3″ ACIMA, VISTO QUE FORAM TRINTA E QUATRO ANOS, LIDANDO COM ESTATÍSTICAS NOS PLANTÕES E CARTÓRIOS DE DPS. E SECCIONAIS.

    Curtir

  11. LCD – SEGUIDA DE MORTE
    MORTE SUSPEITA
    RESISTÊNCIA SEGUIDA DE MORTE

    São apenas algumas das nomenclaturas diferentes dados para o mesmo tipo penal em sua essência definido por HOMICÍDIO.

    Curtir

  12. MANTRA DO PCC EM ROMA

    PAZ, JUSTIÇA E LIBERDADE – PJL

    Palavras do Papa Bento XVI na celebração do Dia de Reis:

    “”O papa Bento XVI afirmou neste domingo que os Reis Magos representam o povo, as civilizações, as culturas e as religiões que estão “no caminho para Deus, em busca de seu reino da paz, da justiça e da liberdade.”

    Após a realização da Missa da Epifania, durante a qual nomeou quatro novos bispos, entre eles, a seu secretário particular, Georg Gänswein, o Papa se assomou na janela de seu escritório no Palácio Apostólico para dirigir-se aos milhares de fiéis e peregrinos que, em um dia ensolarado o aguardavam para a reza do Angelus.””

    FONTE:
    http://noticias.terra.com.br/mundo/europa/papa-diz-que-reis-magos-representam-o-povo-em-busca-de-deus,fd4152672260c310VgnCLD2000000ec6eb0aRCRD.html

    Curtir

  13. ESCRAVÃO FIEL :
    A POLÍCIA NÃO SABE O PODER QUE TEM, A MÍDIA TODA CIRCUNDA A POLÍCIA, A POLÍCIA CIVIL JUNTAMENTE DA MILITAR É CAPAZ DE DERRUBAR UM GOVERNO OU
    DOMINAR UM PAÍS.

    ui qui meda da puliça kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Curtir

  14. JÁ fiz uma promessa e
    DEUS VAI ME AJUDAR
    SE não TIVER BOAS NOTÍCIAS
    EU VOU PARAR , EU VOU PARAR

    Curtir

  15. A questão remonta a um fato simples, a POLICIA E COMANDADA por pessoas que sentam na cadeira pelo critério da confiança, um antigo policial, ja a mais de 30 anos me dizia: MENINO NÃO CONFIE EM QUEM TEM CARGO DE CONFIANÇA, A PESSOA TEM COMPROMISSO COM QUEM ELA TEM O DITO VINCULO NÃO COM VOCÊ. Neste muitos anos não houve nada , absolutamente nada , que pudesse desmentir o “velho investigador”, vem e vão pessoas a música e a mesma. Quanto aparecem e bom correr pois só dão a cara para os policiais quando é para prejudicar, para beneficiar NUNCA VI. Absolutamente não se trata de que as pessoas sejam boas ou ruins a verdade e que ninguém gosta de perder posição, assim uma vez que o sujeito aceita o cargo ou corre atrás dele, fica refém dele e vai fazer tudo que mandarem para permanecer, não e estranho também que os de fora tentem a todo custo puxar o tapete almejando a cadeira, aí vale tudo, mentir , politica e etc. Desta nefasta situação todos os funcionários acabam pagando o preço, e fato corrente na policia de quem tem cargo de confiança não deve levar problemas ao chefes, assim tudo vai para debaixo do tapete ou se resolve na base do assédio moral com o velho jargão “VOCE SABE QUANTOS ANOS EU TENHO DE POLICIA”. Depois de 30 anos sei quantos anos todos tem, sei que as estatisticas são mentirosas, as entrevistas e até a maquiagem do teatro de caras e bocas e falsa. Qualquer um que se atrever a pedir formalmente aquilo que tem DIREITO e tido como criador de caso, sujeito problema, ouvi outro dia numa reunião cobranças para o cumprimento da lei, quando cobrei que fosse cumprida a lei a nosso favor , veio assim ; ” Não da para cumprir todas as leis”, conclui – DA PARA CUMPRIR SÓ AS QUE PREJUDICAM, aquelas que falam em horários de plantões, diárias, equipamento , números de servidores na repartição NÃO PRECISAM SER CUMPRIDAS, VAI DAR TRABALHO PARA A ADMINISTRAÇÃO. Se a policia QUISER ser séria e eficaz o primeiro passo , no minimo , e estabelecer que qualquer sujeito que ocupe CARGO DE CONFIANÇA o faça no máximo por 2 anos após o que não podera mais ocupar tal tipo de cargo, com prazo de validade marcado ninguém mais vai querer fazer tanta graça para ficar no cargo, se quiser continuar fica dentre os demais, acaba o movimento para se eternizar na cadeira e os atos derivados de tal vontade.

    Curtir

  16. 2005? Põe 2005 nisso, quem não se recorda da época do Petreluzzi, que não sei que fim levou, nem quero saber, que eramos obrigados a registrar homicidio como LCD seguida de morte, ou lavrar dois BOS, tentativa de homicídio e depois SVO, e os encontro de cadáver, faça me o favor, e apenas para vivemos de estatística que não serve para nada, a não ser para o povão burro que não sabe votar, ler a noticia estampada na primeira página dos jornais ou em destaque na rede BOBO, e falar: “olha que legal o governo tá agindo, bããã!”. E assim caminha a população da maior cidade do Brasil.

    Curtir

  17. SOCORRO PULIÇA :

    ESCRAVÃO FIEL :
    A POLÍCIA NÃO SABE O PODER QUE TEM, A MÍDIA TODA CIRCUNDA A POLÍCIA, A POLÍCIA CIVIL JUNTAMENTE DA MILITAR É CAPAZ DE DERRUBAR UM GOVERNO OU
    DOMINAR UM PAÍS.

    ui qui meda da puliça kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    É só querer que derruba mesmo, prova disso foi e continua sendo as cagadas da PM, que serviu para derrubar o ferreirinha, e já começaram de novo a fazer merda em Poá. ´É só ter força de vontade que derruba qualquer um.

    Curtir

  18. Como é que a polícia só se ferra na mão do governo e ainda maqueia estatísticas pra beneficiar o governo?

    Curtir

  19. 1. O dia em que as pessoas entenderem que o histórico de um boletim de ocorrência é só uma simples notícia, a qual deverá ser objeto de apuração. Quando compreenderem que querer fundar todo um sistema de estatística sobre uma base que não pode ser considerada exemplo de certezas, então toda essa bobagem vai perder sentido.
    Toda essa moçada que escreve aqui já sabe que muitas vezes preenche um histórico, tendo na cabeça um monte de dúvidas, pois a primeira versão que chega até a equipe de plantão, não é necessariamente a que corresponde à realidade.
    Alterações nas classificações jurídicas é a coisa mais comum e rotineira no sistema processual: pois é muito comum o juiz alterar na sentença a classificação feita na denúncia e em grau de recurso o tribunal alterar essa mesma classificação jurídica. E, gozado, ninguém levanta suspeita de fraude nessas circunstâncias.

    2. Mudando um pouco de assunto, vejam um julgado da 2a Turma do STF, publicado no último informativo, sobre intercepção telefônica. Talvez tenha pertinência com algum outro assunto que tem sido discutido por aqui:

    SEGUNDA TURMA

    Interceptação telefônica e investigação preliminar

    A 2ª Turma concedeu habeas corpus impetrado em favor de denunciado por crime contra a ordem tributária (Lei 8.137/90, art.3º, II), assim como por violação do dever funcional e prevaricação (CP, art.325, §1º, II, c/c art. 319) — com o fim de se declarar a ilicitude de provas produzidas em interceptações telefônicas, ante a ilegalidade das autorizações e a nulidade das decisões judiciais que as decretaram amparadas apenas em denúncia anônima, sem investigação prelminar. Além disso, determinou a juízo federal de piso examinar as implicações da nulidade dessas interceptações nas demais provas dos autos. Na espécie, a autorização das interceptações deflagrara-se a partir de documento apócrifo recebido por membro do Ministério Público. Este confirmara com delegado da Receita Federal os dados de identificação de determinada empresa e do ora paciente, auditor fiscal daquele órgão. Em seguida, solicitara a interceptação, sem, no entanto, proceder a investigação prévia. Ressaltou-se, no ponto, ausência de investigação preliminar. Apontou-se que a interceptação deveria ter sido acionada após verificação da ocorrência de indícios e da impossibilidade de se produzir provas por outros meios.
    HC 108147/PR, rel. Min. Cármen Lúcia, 11.12.2012. (HC-108147)

    Curtir

  20. Caro Dr Guerra,

    Mais do que nunca está na hora do senhor iniciar moderação dos comentários dos posts, está ficando “xulo demais”, o cara se identifica como “remela do c…..” e fica por isso mesmo, parece site pornÔ!!!

    Abraços.

    Curtir

  21. A verdade é que o Delegado Geral,e o Comandante Geral da PM de SP são cargos de confiança,e os dois comem na mão do governador,a Pm e a Civil são instituições que usam cabresto,uma vergonha nacional,vejo inúmeros policiais postando aqui e demonstrando muita revolta com o PSDB,na verdade se os senhores tivessem comando o PSDB não faria nada,pois uma boiada descontrolada sem direção não se consegue direcionar após seu estouro,esses dois cargos citados são o grande problema da insegurança pública,pois pra sentar nessas cadeiras precisam em primeiro lugar ser subservientes,e o que é pior,eles tem a boiada na mão,e deixam bem claro para o Governo,que em contra partida apadrinha esses malfeitores com cargos políticos e licitações superfaturadas,uma boiada sem discernimento é facil manipular,e jogar a culpa no governo,porém o maior criminoso é aquele que vende os seus próprios pares,homens desprovidos de amor próprio, de conceitos e valores individuais,tudo em nome da corrupção,em falar em corrupção a cúpula da polícia nunca demitiu tanto,vamos prender Pms e tiras e mostrar a todos que somos moralistas,pena que o público interno e externo do nosso Estado é formado por uma boiada sem discernimento.

    Curtir

  22. Um caso de homicídio, com várias mortes, ainda é Um caso de Homicídio !
    .
    Combate-se o crime a golpes de estatística !
    .
    E a Banda continua a tocar !!

    Curtir

  23. A única estatística séria pode ser obtida através dos laudos NECRO do IML.
    .
    Fora essa, todas as demais sao furadas…
    .
    ET. Sempre para menor !

    Curtir

  24. SP: Fazenda abre concurso para fiscal com salário de R$ 8 mil

    07 de janeiro de 2013 • 10h04 • atualizado 10h18

    A Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo abriu nesta segunda-feira as inscrições para o concurso público para o cargo de agente fiscal de rendas, segundo informações da assessoria de imprensa da secretaria. São oferecidas 885 vagas, sendo 782 vagas para área de gestão tributária e 103 para área de tecnologia da informação, com salário inicial de R$ 8.582,75.
    Os candidatos devem ter CURSO SUPERIOR EM QUALQUER ÁREA. As provas ocorrem nos dias 23 e 24 de março. Os interessados devem fazer a inscrição de 10h desta segunda-feira até as 14h do dia 18 de janeiro de 2013 no site da Fundação Carlos Chagas, organizadora do concurso. A taxa é de R$ 90.
    Terra Notícias

    Curtir

  25. GRATIFICAÇÃO POR TRABALHO NOTURNO

    Posted: 07 Jan 2013 02:42 AM PST
    ALTERA A LEI DO REGIME ESPECIAL TRABALHO POLICIAL-RETP A Lei 10.291, de 26 de novembro de 1968, institui o Regime Especial de Trabalho Policial para todos os ocupantes dos cargos da Secretária de Segurança Publica. Naquela época, a lei praticamente dobrou o salário dos policias para que…

    SABER MAIS ACESSE: http://www.uniblogbr.com

    Curtir

  26. 15 bandidos armados ,interceptaram motoristas,no rodoanel em santo andre,fazendo-os deitarem sobre a pista afim de impedir que os veiculos passassem,se isto não for um ato terrorista,o que mais será?
    isso é só o fim!

    Curtir

  27. Xulo são os vários comentários postados aqui utilizando-se de palavras de baixo calão, palavrões, ofensas e xingamentos. Não existe nenhum comentário meu até agora em que eu faço uso desse palavreado. Remela, significa secreção que se aglomera nos pontos lacrimais ou nas bordas da pápebras. Car é carro em inglês. E alho é uma planta da família das Liliáceas, com cheiro característico. Bulbo dessa planta usado como condimento. Portanto, nada de xulo. Xulo é o seu cérebro, ou melhor, a falta dele. Dr. Guerra me conhece e sabe que jamais transformaria o seu site em algo vulgar, de mau gosto, muito menos pornô.

    Curtir

  28. Tenho mais de 22 anos de policia, e a 16 anos estamos na mão desta corja do PSDB. O que mais poderíamos esperar deste partido de bostas que foram exilados politicos na época da ditadura. De uma coisa vocês podem ter certeza, se foram exilados é porque não valiam nada mesmo. Com a anistia voltaram a este belo país e puseram, e ainda põem, suas manguinhas de fora. Este partido é como um câncer, vai se alastrando sorrateiramente, e na fase de metástase (hoje já estão), dão apenas o golpe de misericórdia. O que podemos esperar destes, prezados colegas? Não é que não sabem fazer justiça, como por exemplo, valorizando os trabalhos policiais. O fato é que não querem punir seus pares, aqueles os quais, nos fazem sair de casa todas as manhãs, sem termos a certeza de que voltaremos para nossas casas. O que esperar……..

    Curtir

Os comentários estão desativados.