Polícia entra em alerta na região de Campinas 15

RICARDO BRANDT – Agência Estado

As Polícia Civil e Militar da região de Campinas, no interior do Estado de São Paulo, entraram em estado de alerta na quarta-feira (12). As corporações preveem a possibilidade de ataques cometidos a mando da facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC), como resposta à operação da Rota em Várzea Paulista, na terça-feira (11).

 

 

A PM determinou que as equipes não circulem sem colete à prova de balas, isolou a frente dos batalhões e companhias com cones e reforçou o trabalho de rua à noite. Na Polícia Civil, o setor de inteligência determinou atenção redobrada com os monitoramentos telefônicos de integrantes da facção e de outros criminosos para possíveis conversas sobre atentados.

 

Na noite de terça-feira (11), depois da ação da Rota, dois ônibus e um mercado foram alvo de ataques em Bragança Paulista, na região de Várzea Paulista. Ninguém ficou ferido. Na mesma noite, em Piracicaba, um policial militar foi executado. A polícia ainda investiga se há relação com o PCC nesses crimes.

 

O cabo Gercil Benedito Canuto, de 43 anos, estava na farmácia em que trabalhava como segurança quando dois homens em uma moto chegaram atirando. Canuto foi atingido por 17 tiros. Desde a noite de terça-feira (11), as bases da polícia em Piracicaba estão com bloqueios e todo o efetivo está em alerta.

 

Prisões

 

No mesmo dia em que a Rota matou e prendeu membros do PCC em Várzea Paulista, equipes da Delegacia de Investigações sobre Entorpecentes (Dise) de Campinas detiveram em Santa Bárbara d?Oeste (SP) Josué Lopes da Silva, um dos líderes locais da facção que comandava o tráfico de drogas na região. Com ele foram presos outros dois membros do grupo.

 

As prisões fazem parte de uma investigação iniciada havia 45 dias pela Dise, que já levou para a cadeia dez membros do PCC, entre eles Simone Helena Caminada, apontada como comandante do braço feminino da facção na região de Campinas e contadora do bando, além de Júlio Medis Emílio, que admitiu ser um dos líderes da facção em Campinas.

 

A quadrilha presa pela Dise não aparenta ter ligações com os membros do PCC mortos em Várzea Paulista, mas as prisões aumentam o risco de retaliações contra policiais na região, admite a polícia. “Essas ações são um duro golpe contra o PCC no interior do Estado”, afirmou o delegado da Dise Oswaldo Diez Júnior. “Desarticulamos um braço forte do tráfico na região.” As informações são do jornal O Estado de S.Paulo.

Um Comentário

  1. Tiroteio entre policiais civis deixa um agente morto em SP – portal terra

    Um tiroteio entre policiais civis na noite dessa quarta-feira na zona norte de São Paulo terminou com um agente morto e outro ferido. O incidente ocorreu na Vila Medeiros. O investigador do 90º DP Parque Novo Mundo, Leonardo Andrés Rodrigues Aguiar, 29 anos, levou pelo menos seis tiros de um colega e morreu no Hospital da Vila Maria – ele estava há menos de dois anos na corporação, de acordo com informações da rádio CBN.O outro agente foi atingido de raspão e está fora de perigo. O tiroteio aconteceu no estacionamento do terminal de cargas da rodovia Fernão Dias. Aguiar e outro policial estavam de campana esperando pela chegada de supostos ladrões responsáveis pelo roubo de um caminhão, abandonado no local. Quando homens se aproximaram, os policiais realizaram a abordagem – segundo o delegado titular do 90º DP, Edvaldo Faria, no entanto, os homens também eram policiais civis investigando o mesmo crime. Apesar disso, houve um tiroteio entre as equipes, que acabou na morte de Leonardo Aguiar. Faria classificou o episódio como um “infortúnio”. A Corregedoria abrirá inquérito para investigar a troca de tiros entre as equipes da Polícia Civil.

    Curtir

  2. Troca de tiros entre PCs que investigavam o mesmo crime?!
    Notícia pior é ler na postagem original que “as prisões foram um duro golpe no PCC”.
    Só vou dar um “toque”: morto não comanda subordinados; nem de dentro da cadeia…

    Curtir

  3. PSDB cresce a desordem aparece! Graças a Deus aqui na capital o poder tucanato já estão tão desgastadaos que não vão nem pro segundo turno!

    Tomare que o Haddad ganhe e o Russomano perca e se candidate a governador em 2014.

    Curtir

  4. Kassak, Serra e Alckimim são apaixonados por militares, depois fica dizendo para o povão que são contra a ditadura e lutaram pela democracia. As provas estão ai para quem tinha dúvidas. Na verdade eles amam o regime ditatorial desde que eles sejam os chefes !

    Sabe de uma coisa, depois de analisar esse gráfico da Prefeitura de São Paulo com essa quantidade de militares da reserva, depois de analisar a quantidade de militares da reserva que estão empregados junto ao Governo de Estado de São Paulo, acredito que o desejo do Kassab , Serra e Alckimim seria tomar o poder e voltar na ditadura como era antes.

    É notável que todas decisões tanto do Prefeito como do Governador de São Paulo de 20 anos para cá, eles são o PSDB -DEM e agora o ex DEM e atual PSB, mas são os mesmos, eles tomam decisões autoritárias, nunca existe consenso , nunca é aceito opiniões do povo, nunca é avaliado a satisfação da sociedade no que é melhor ou pior, eles fazem do jeito que eles querem e fim de papo, são totalmente fechados ao dialogo. Até os Deputados de SP e a base aliada na ALESP só fazem o que o Governo mandar, qualquer projeto que tramite na ALESP tem que ser do jeito que o governador quer que aprove, e assim é, aprovam e dizem amém para o governo, mesmo que não seja aquilo que a sociedade espera, eles fazem assim, do jeito que o todo poderoso governador mandar.

    Governar o Estado de São Paulo e Prefeitura de São Paulo dessa maneira não é democracia, isso é ditadura !

    Ainda bem que os eleitores acordaram e vão eleger o Celso Russomano para Prefeito de São Paulo, mas demorou muito para acordar, espero que em 2014 os eleitores do estado de São Paulo também acordem e elejam outra pessoa que não seja do PSDB ou do PSB -ex-DEM , esses de sempre Kassab, Serra e Alckimim, não aguentamos mais esses 03 administrando nosso estado de SP.

    Curtir

  5. 13/09/2012 17:58
    Da Tribuna
    Da Redação

    Tarifas

    “Sempre converso com representantes de diversos setores que são unânimes nas reclamações em relação à carga tributária estadual”, disse Luiz Cláudio Marcolino (PT). O parlamentar elogiou a decisão do governo federal de reduzir a tarifa de energia elétrica a partir do ano que vem, mas criticou o anúncio de aumento nas tarifas da água feito pelo governo estadual. Para o parlamentar, São Paulo está indo na contramão do desenvolvimento do país. (DA)

    Drogas

    Carlos Giannazi (PSOL) afirmou que a Alesp tem feito debates e apresentado propostas em relação ao combate ao crack. O parlamentar criticou a operação para combater o tráfico de drogas e dispersar viciados da região conhecida como cracolândia, no centro da cidade de São Paulo, realizada pela prefeitura no ano passado. “É necessário trabalhar uma política de combate que envolva caráter social, saúde e segurança pública”, disse. (DA)

    Violência

    Jooji Hato (PMDB) comentou a importância de a imprensa denunciar casos como o consumo de drogas por crianças e adolescentes. “É preciso trabalhar em ações mais eficazes para controlar a violência, que traz um prejuízo enorme para nós”, disse. O parlamentar defendeu algumas medidas como o controle das drogas, das bebidas alcoólicas e das armas, que, segundo ele, são pilares que sustentam a violência. (DA)

    Atitude

    “Se queres a paz, prepara-te para a guerra”, disse Olimpio Gomes (PDT). O parlamentar parabenizou o governador Geraldo Alckmin pela manifestação publicada em jornais sobre a ação da Rota em Várzea Paulista. “É hora de atitude. Hoje tenho que dizer parabéns ao governador pela posição”, comentou. O deputado ainda questionou o pagamento do auxílio reclusão. Citando a morte de 67 policiais desde o início do ano, fez um apelo à população para que denunciem os criminosos pelo 181 ou 190. (IR)

    Policiamento adequado

    Luciano Batista (PSB) esteve presente na posse do novo comandante da Polícia Militar da Baixada Santista, Marcelo Afonso Prado. O parlamentar disse considerar Prado experiente para o cargo. “Quase 350 mil veículos foram à Baixada Santista no feriado. É necessário policiamento adequado para esse número de pessoas”, comentou. Luciano Batista questionou a Lei Delegada, motivo pelo qual, segundo ele, o atual efetivo corresponde a 50% do mínimo necessário. (IR)

    Investimento humano

    Ed Thomas (PSB) informou que Presidente Prudente completa 95 anos amanhã. O parlamentar parabenizou a região pelo aniversário e por ter queda do índice de mortalidade infantil. Segundo ele, o número foi zerado em 20 cidades da região. O parlamentar disse também que a cidade vem crescendo com ajuda de investimento econômico e humano: “Não tem nada maior que o investimento do ser humano”, finalizou. (IR)

    Curtir

  6. Mas só agora que eles entraram “em alerta”?

    Eu já tô “nas alerta” faiz é tempu!

    Curtir

  7. DEVO TER PERDIDO ALGUMA COISA, AFINAL, SEGUNDO O NOSSO SECRETINO A TAL FACÇÃO CRIMINOSA CITADA NA REPORTAGEM ACIMA, NÃO EXISTE MAIS. COMANDANTES DE UNIDADES MILITARES ESTÃO PREVENDO ATAQUES DE ALGO QUE NÃO EXISTE MAIS????? QUEM ESTARIA MENTINDO???? OU TEM ALGUÉM INVENTANDO COISAS OU ALGUÉM PERDEU A MÃO DO JOGO?????

    Curtir

  8. flavião :
    Mas só agora que eles entraram “em alerta”?
    Eu já tô “nas alerta” faiz é tempu!

    a delegacias também estão em alerta, com as portas abertas e apenas dois funcionários , kkkkkkk

    Curtir

  9. E tem policia ainda q tá no mundo de bob, fica com pena de vagabundo,vai ser advo deles poorra, eu quero q eles se fodão, pq se eu vacilar me matam sem eu perceber que morri, se tinha algum “eskema” da rota ou não na ocorrencia, foda-se, são 9 bandidos morfeticos a menos para incomodar na face da terra, se isso vai causar algum contra ataque do pcc, FODA-SE, ataques acontecem todos os dias, basta vcs pesquisarem em quase todas as regiões do ESTADO, já estou em alerta faz anos , faço a minha segurança e da minha familia e de meus colegas, e com fé em DEUS um dia (bem distante)isso vai mudar. Abraços aos colegas e cuidado, o inimigo pode estar do seu lado.

    Curtir

  10. Infelizmente hoje por volta das 09:00 da manha mais PM morto em São Carlos, Marcos Santi foi executado dentro do seu carro com 6 tiros…TA FODA…

    Curtir

  11. o que é mais importante pra voce, a policia ou sua familia? que se foda, deixa o pau quebrar.

    Curtir

  12. estamos em alerta desde que o PCCSDB tomou o poder no estado de são paulo, mário covas deu início a extinção da polícia o que provavelmente irá ocorrer nas mãos de seu discípulo pinóquio alckimin, segundo consta fundador e primeiro membro do comando.

    Curtir

  13. A PM ESTÁ VENDO ESTE FAROESTE DE FORMA PASSIVA ATÉ QUANDO? O ESTADO DE SP ESTÁ DOMINADO A PELOS MENOS 15 ANOS PELO PCC, NÃO ADIANTA MATAR NOVE, SE O PCC TEM UM EXERCÍTO DE PELO O MENOS 200 MIL MALAS, É PRECISO UMA NOVA POLÍTICA DE SEGURANÇA…

    Curtir

Os comentários estão desativados.