Artigo Dr. Nelson Augusto Bernardes – “Polícia? Para quem?”
Campinas, 6 de Agosto de 2012
Assumi a função de juiz corregedor da Polícia Civil faz cerca de dois meses. Por determinação legal realizei visita correicional nos 21 distritos policiais de Campinas. Fiquei estarrecido com o que vi. Em uma palavra, em princípio radical porém verdadeira, é possível dizer sem medo de errar que a Polícia Civil do Estado de São Paulo está praticamente parada. É uma estrutura amorfa, em franco processo de sucateamento.
Já de plano faço a ressalva de que certamente a situação atingiu tal ponto não foi por culpa de seus integrantes, os homens e mulheres que trabalham em condições algumas vezes sub-humanas, muitos demonstrando verdadeiro amor à nobre função que exercem.
Os distritos policiais não contam com quadro adequado de funcionários, não possuem equipamentos mínimos adequados, não têm estrutura suficiente sequer para cumprir as tarefas burocráticas naturais do serviço policial. As instalações físicas de muitas das delegacias são semelhantes às construções de uma invasão.
As paredes são sujas, a pintura velha, o reboco caindo, goteiras no telhado. Há em todos os locais objetos de apreensão, por falta de espaço adequado, espalhados – jogados mesmo – de forma desordenada, misturados a inquéritos policiais, provas colhidas, maquinário velho e obsoleto.
Nos distritos policiais há vários instrumentos apreendidos (as chamadas máquinas caça-níquel, peças de veículos, pneus, até produtos alimentícios) ao relento, sob sol e chuva, com insetos e ratos ao redor. Um horror. O receio de contágio de doenças, como dengue, foi manifestado em diversas situações por policiais.
Muitos deles confidenciaram-me a vergonha e desprezo sentidos por estarem trabalhando naquele local esquecido pelas autoridades competentes.
Em um dos distritos que visitei um funcionário, ao ser por mim cumprimentado, começou a chorar. Perguntei a razão. Com muito medo de repreensão ele me disse, acanhado, que aquilo era “uma máquina de fazer loucos, senhor juiz”. Compreendi a razão da fala. Não bastasse tudo isto, a remuneração está totalmente defasada. Outras unidades da federação pagam até o dobro para policiais em início de carreira. Investigar crimes? Não há como, declararam incontáveis policiais.
Eu tinha ciência sobre a grave situação da Polícia Civil, mas ainda não tinha visto tão de perto, com meus próprios olhos, o caos atual. Neste passo, como forma de tentar minimizar a situação caótica, é absolutamente necessário empregar todos os esforços para instalação da 2ª Delegacia Seccional de Polícia na zona Oeste da cidade.
Ora, o Estado de São Paulo é o mais rico da federação. Sua Polícia Civil umas das mais abandonadas e esquecidas, embora haja inúmeros excelentes policiais em seus quadros. Paradoxalmente, a cobrança por segurança é frequente pela sociedade em dias de escalada de violência.
O problema não é de administração. É de governo. Enquanto não se quiser promover um real e concreto resgate da Polícia Civil do Estado de São Paulo faremos de conta que temos polícia. A população, como sempre, pagará um preço caro.
Nelson Augusto Bernardes é juiz de Direito Titular da 3ª Vara Criminal de Campinas e juiz corregedor da Polícia Civil
http://correio.rac.com.br/correio-popular/0/123922/2012/07/20/0.html
E a PM está criando uma gratificação para pm que matar menos, com aval do governador. Leiam no Estadão de hoje a matéria completa.
CurtirCurtir
essa de matar menos é uma piada mesmo
agora este relato é a mais pura realidade
se tiver ao menos papel higiênico já agradeço
CurtirCurtir
sai mais em conta, do que ter de indenizar as famílias dos mortos pela ação dos PMs.
CurtirCurtir
Como receber gratificação se você estiver morto. Será que tem como transferir o dinheiro pro além? Se tiver, nesse caso eu concordo.
CurtirCurtir
Meus amigos PMs, não entrem nessa do comando, é preferivel deixar de ganhar esse extra do que dar boi para vagabundo e depois sua familia tera de mandar rezar missa de setimo dia em intenção de sua alma. E tem outra, com essa atitude do comando, deixa claro a impressão que os srs.são matadores de aluguel, os malas são todos gente boa e quando morrem a culpa é da policia, mas quando eles matam um policia ai é fatalidade. Por essa e outras BALA NOS VAGABUNDO, como diz o velho ditado, É preferivel ser julgado por 7 do que ser carregado por 6.
CurtirCurtir
Esse Juiz, por suas palavras, “pintou” relativamente bem o retrato da Polícia Civil Paulista, aquela que é tida como a “melhor polícia do país”, do Estado mais rico e, que mais arrecada impostos na Federação. Pintou bem, porém, usou “tintas suaves” até. As cores usadas por ele deveriam ser mais “carregadas”, mais “puxadas” para os tons escuros, afinal, é escabrosa, para não dizer pior que isso, a realidade vivida por essa instituição exemplar. Situação aliás que, não está assim de agora não, mas, já perdura desde longos anos, quiçá décadas, atrás! Só não vê, ou, “não quer enxergar” tal situação os governos e os responsáveis pela gestão da “res publica” deste Estado. Omissos, desde sempre, fizeram a Instituição Policial Civil sucumbir e, notóriamente, continuam assistindo “de camarote”, o ocaso da gloriosa Polícia Civil do estado de São Paulo. Lamentável para os cidadãos paulistas!
CurtirCurtir
SERÁ QUE A PM, VAÍ POR FIM A GREVE DA FEDERAL IGUAL A DA CIVIL EM 2008.
CurtirCurtir
Suspeitei desde o principio, esse GRILO FALANTE é PM. E assim como o grilo canta de galos em nossas Delegacias, ele também tá cantando muito alto aqui. Garanto que se houvesse um espaço reservado somente para pm falar, a gente não teríamos a mínima chance de postar qualquer m.
CurtirCurtir
SÓ AGORA? ……ESSA ATUAL CONSTATAÇÃO É DE COISA MUITO ANTIGA. MAS NADA ESTÁ TÃO RUIM QUE NÃO POSSA PIORAR….CARAPUÇA PARA QUEM QUISER VESTIR…
CurtirCurtir
O Dr. Bernardes esqueceu-se de dizer que no DP em que o policial chorou existem aproximadamente 1200 inquéritos e apenas 2 escrivães e o titular para tocá-los e que até 2 meses atrás a fachada do prédio, que é um lixo, estava enfeitada com uma pilha de mais ou menos 200 maquininhas juntando ratos e baratas. Isso por que esse DP atende a área mais populosa da cidade e mais pobre por consequencia. Já no DP que atende apenas 2 bairros de magnatas tem até mural de artista plástico famoso. O que precisa acabar é a politicagem na Polícia que fez com que o ultimo concurso para Investigador do Deinter-2 mandasse 13 recrutas para Indaiatuba pra ficarem batendo cabeça enquanto em Campinas ficaram apenas 4. Tudo isso por que o prefeito de Indaiatuba é do PSDBosta e o de Campinas não. Pessoal as eleições estão ai não votem em ninguem do PSDBosta ou aliados e recomendem a seu amigos e parentes a mesma coisa. Não votem em policiais candidatos do PSDBosta e aliados porque são todos vendidos querendo uma boquinha melhor.
CurtirCurtir
Grato, muito grato mesmo, ao senhor Juiz corregedor. O sr é uma das poucas pessoas sensatas, com poder de formar opinião, que disse veemente, a verdade sobre a polícia civil e o seu algoz, o governo do PSDB, praticante da política, ” tiro no pé”, só que no do eleitor.
Agora prepare-se para ser desacreditado pelo governador, que vai querer ridicularizar seus comentários dizendo que há interesse pessoal e q não é o que acontece na verdade. Ele é muito cara de pau. Falta uma ação publica concreta, a de improbidade contra ele, pois sucatear uma instituição que serve ao estado e ao povo , no mínimo seria crime, pois o dano a população é evidente. Cabe provar, que o que ele diz, que há um complo da polícia contra ele ´é a mais deslavada mentira. Argumentar que não a caixa para pagar decentemente os funcionários é valido, até o ponto que exista mais dano, do que não reconhecer o merecimento dos policiais.
Dificil entender o eleitor, cada ano q passa a violência e ousadia do crime aumenta e o PSDB ganha eleição após eleição. Agora aguente povão, adote seu ladrão e leve prá casa.
O GOVERNADOR E SEU SECRETÁRIO DE SEGURANÇA ANDAM COM ESCOLTA E BLINDADÃO, PRA NÃO LEVAREM TIRÃO DE LADRÃO.
CurtirCurtir
Realmente é de tirar o chapéu para a postura do magistrado! Não teve medo de constatar e dizer a verdade. Pena que o povão não acorda e continua a votar nesta corja!!!!!!
CurtirCurtir
A Polícia Civil está tão sucateada que quando converso com um policial corrupto ele tem reclamações parecidas com a as nossa, mas na esfera da corrupção, reclamam que os acertos já não são mais os mesmos, que não tem mais tanta autonomia para fazerem suas “tretas”… enfim a Polícia acabou para todos!
CurtirCurtir
…
Essa foi pra acabar !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Cadê a corregedoria da PC que não vê isso ??????
O povo tá f
CurtirCurtir
O problema e que estao administrando uma situação que falta tudo.
CurtirCurtir
Boa Noite!
Senhoras e Senhores.
Caríssimos e assíduos frequentadores que se fartam diariamente deste revolucionário e misterioso espaço de contemplações às consternações e diversas exteriorizações dos milhares de frustrações e esperança de concretização dos inúmeros anseios e desejos:
Somos uma ínfima fração dentro deste bojo de ódio e confusão e, que no fundo acertadamente havemos esperteza que deste mal não morreremos, pois este monstro que cresce desordenadamente na calada da noite ainda possui como carma, um apetite voraz e insaciável e, devido e a somente isto, estagna-se e corrói-se internamente e ainda por pura ambição atreve-se a deleitar-se do seu próprio veneno.
“Hipócrita o homem que busca no reflexo da sua própria imagem a sua satisfação”.
Caronte.
CurtirCurtir
E a coisa vai piorar !
Na restruturação todos juntos em Delegacias sem espaço, separadas por divisorias , sem ventilação, amontoados de Ips, Bos, e cobranças por estatisticas, produção de Ips , plantões e mais plantões !
CurtirCurtir
Caros:
Hoje 09/08/12, saiu no site da fazenda uma folha suplementar pagando Adicional de insalubridade e contribuição previdenciária de 2010. Não sei do que se trata, mas acredito que seja algum ganho de uma ação judicial contra o Estado. Se alguém souber de algo do que realmente se trata estes atrasados, por favor se manifeste.
CurtirCurtir
a corró,precisa ir até esta delegacia para ouvir as verdades de cada policial de bem que está morrendo amingua,enviar estes recrames a quem deveria sana-los.
ou será que pra isso não pooooooooooooooooode!
descobrimos da forma mais triste que se pode descobrir,que somos todos uns coitados,com nossos trajes rasgados,achando se o máximo da festa de gala.
CurtirCurtir
parabens sabias palavras!sem palavras!
CurtirCurtir
Srs. esse post deveria ser assim :
” A polícia civil do estado de são paulo está praticamente ACABADA “
CurtirCurtir
tá mais parada que olho de boneca.
CurtirCurtir
É uma pena que os eventuais colegas não saibam a realidade de Campinas, fora a falta de policiais que também atinge todo estado especialmente o interior, aqui em em Campinas a Corregedoria serviçal do GAERCO em sociedade com magistrados como o Dr. Nelson acabaram com os poucos operacionais que se propunham a trabalhar, a população aqui está entregue a sorte, ao PCC e aos PM’s saltibancos de caixa eletrônico. Ninguém se arrisca a trabalhar nem que seja para casa, isto sem hipocresia, o qual infelizmente sobra por este Blog.
CurtirCurtir
Agradeço ao Sr Juiz corregedor pela preocupação , no entando discordo quando diz que a policia civil esta parada , ela esta ACABADA !!
CurtirCurtir
KKKKKKKKKKKKK. ATÉ PRA ROUBAR DA DIFÍCIL! É A CRISE MUNDIAL, TÁ FODA
CurtirCurtir
calma , calma melhor do que ta não fica……o ALE, para todos….
CurtirCurtir
PARA ESSE JUIZ SE MANIFESTAR DESSA MANEIRA A COISA DEVE ESTAR FEIA MESMO LA EM CAMPINAS.
E PELO QUE PARECE NÃO É EM TODA A CIDADE.
ORA SENHOR JUIZ: O SENHOR PODE MUDAR ISSO TAMBÉM. COLOQUE A SUA CONSTATAÇÃO NO PAPEL, MANDE PRA FRENTE.,….NÃO ESQUEÇA DE DIZER TAMBEM QUE TEM MUITO POLICIAL BOM EM CAMPINAS, MAS QUE TEM UMA PORRADA DE LIXO QUE NÃO QUER SAIR DAÍ NEM A PAU.
E SE ESSA SITUAÇÃO ESTÁ ASSIM O PODER JUDICIARIO ( COM ESSE GAERCO JUNTO) TEM CULPA….MUITO PROVAVELMENTE PORQUE NAO RESIDEM NA CIDADE….OU SEJA, O POVO QUE SE FODA…….CONTINUEM A PASSAR A MÃO NA CABEÇA DA POLICIA MILITAR…….AFINAL SÃO ELES QUE GUARDAM SEUS PREDIOS, NÃO É MESMO?????
MAS NA HORA QUE PRECISAM DO TRABALHO DE POLICIA JUDICIARIA SE SOCORREM DA POLICIA CIVIL QUE AFINAL DE CONTAS, NUM PREDIO BACANA OU NUMA POCILGA É QUEM VAI FAZER O TRABALHO…….AFINAL QUEM PENSA COM A CABEÇA SOMOS NÓS – POLICIAIS CIVIS…….JÁ A PM…….
OBS: IA ME ESQUECENDO……QUER DIZER QUE EXISTE UMA DELEGACIA LIMPINHA SÓ PARA OS ENDINHEIRADOS DE CAMPINAS???????
SE ME LEMBRO BEM DESSA CIDADE BONITA…O BAIRRO DEVE SER O CAMBUI…..
E OUTRA COISA: SEM FALAR QUE NAS DELEGACIAS DE OUTRAS CIDADES, OS FUNCIONÁRIOS QUE LÁ TRABALHAM SÃO DAS PREFEITURAS….TUDO SOB OS OLHOS DOS DIGNISSIMOS MAGISTRADOS…….OU SEJA, É A OFICIALIZAÇÃO DOS GANSOS…….
CurtirCurtir