Ricardo Boechat e a Favela Pinheirinho …( “Geraldo Alckmin é CÍNICO E IMORAL; só entra em Igreja para pedir voto” ) 52

Excelente crítica do jornalista Ricardo Boechat (TV Bandeirantes) sobre a desocupação da Favela Pinheirinho, em São José dos Campos, em 21/01/2012. A desocupação foi ordenada pela Justiça Paulista, com a colaboração do Governador Geraldo Alckmin.

Um Comentário

  1. É, ouvindo o comentário deste Jornalista, ainda vejo uma luz no fim do tunel para a imprensa brasilera, ele nos prova que nem todos estäo vendidos para o desgoverno psdb-pmdb-dem, infelizmente a PIG ainda reina, mas há esperanças.

    Curtir

  2. QUEM AINDA ACREDITA QUE O SISTEMA TRABALHA EM PROL DOS MAIS NECESSITADOS,GERAM AS INJUSTIÇAS SOCAIS,GERAM CONFLITOS E CAUSAM A IRÁ E DEPOIS CULPAM OS MESMOS DE SEREM VÂNDALOS,BANDIDOS E DESOCUPADOS,QUEM COMPACTUA DE TAIS COLOCAÇÕES É PORQUE VIVE DEBAIXO DO CONFORTO E DE UM TETO!

    COMO SE OS DONOS DE TAIS ÁREAS FOSSEM TOTALMENTE ILIBADAS E DECENTES,O PIOR É QUE DEPOIS COBRAM CONDUTAS QUE ELES MESMOS NÃO TEM!OLHO POR OLHO DENTE POR DENTE,OS SERES HUMANOS ESTÃO PAGANDO PELO QUE FIZERAM!! DEVERIAM TER PLANEJANDO DE FORMA HUMANA E NÃO DESUMANA,TRATAM PESSOAS COMO LIXOS E DEPOIS NÃO QUEREM REVOLTA BANDO DE LOBOS!!

    Curtir

  3. O que sugere então esse Jornalista?? Que o governo descumpra uma ordem judicial???
    Ontem o STF garantiu a continuação da reintegração. Agora o governo tem que desobedecer o STF???
    Por mais injusta que seja, descumprir uma ordem judicial é um perigo pra democracia.
    A constituição do Brasil ainda garante o direito a propriedade privada, mesmo que o dono seja um bandido.
    Se a constituição não é cumprida vamos começar a beneficiar o invasor, seja ele rico ou pobre.

    Curtir

    • Ora, o Judiciário brasileiro beneficia o invasor rico há 400 anos.
      Não faria diferença, agora, o Estado desapropriar a área em favor dos pobres.
      De se ver que, a Constituição da República de 1988 garante, em seu artigo 5º, inciso XXII,

      o direito de propriedade, mas logo em seguida, no inciso XXIII, prevê que a propriedade atenderá à sua função social. O princípio da função social da propriedade é reafirmado como princípio da ordem econômica e financeira (Art. 170, III, CRFB/1988) e permeia todo o texto dos dispositivos constitucionais referentes à política urbana (Arts. 182 e 183, CF/1988) e à política agrícola e fundiária (Arts184 a 191, CF/1988). Em face destes dispositivos constitucionais não se pode mais sustentar o direito de propriedade sobre bases exclusivamente privatísticas, consubstanciadas em regras consagradoras de uma perene prevalência da esfera individual sobre a coletiva.

      É imperioso aludir que a função social diz respeito à própria estrutura da propriedade não sendo apenas um limite ao direito do proprietário. O particular não deixa de ter o direito ao seu bem, haja vista a própria Constituição Federal o garantir. Entretanto, pelo princípio da predominância do interesse público sobre o interesse particular, deve utilizá-lo de maneira racional em prol do bem-estar da sociedade. Não procedendo desta forma pode perder o seu direito de continuar proprietário do referido bem, mas recebe uma justa indenização com o fim de evitar prejuízos.

      Créditos: Suzycleide de Almeida Santos – FUNÇÃO SOCIAL DA PROPRIEDADE URBANA: PRINCÍPIO E EFETIVIDADE A LUZ DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988.

      Curtir

  4. Geraldo Alckimin é um camaleão , qdo interéssa age como um social democrata qdo não vira um republicano e mostra suas garras ……

    Curtir

  5. Parabéns ao Ricardo Boechat, digo novamente a PM é o refugo da ditadura militar.

    definição de refugo – Coisa desprezada, considerada como inútil; rebotalho.
    A parte que sobrou em um conjunto. A parte mais vil, desprezível de um grupo, de um todo: refugo da sociedade.
    .

    Curtir

  6. O mais absurdo ainda foi ver a Juíza, pessoalmente no local, entregando a área ao proprietário da empresa….isto foi demais!

    Curtir

  7. matou a pau …. parabens boechat ,,, malditos políticos , maldito alckmin , maldito judiciário , demonios , queimarao eternamente …

    Curtir

  8. Perfeito o comentário, se toda mídia fosse capaz e corajosa para dizer metade do que o Boechat disse, teríamos um país melhor.
    Parabéns ao jornalista, que honrou o cargo que ocupa.

    Curtir

  9. Sobre a pergunta que ele fez a respeito da religiosidade do governador, onde está escrito nas escrituras que seu ato é compatível com o que prega sua religião, eu gostaria de ouvir a resposta.

    Curtir

  10. Neste país, sempre que é para defender interesses dos poderosos invoca-se a Constituição, o cumprimento das leis e por aí a fora. Será que todos os representantes dos poderes da nação cumprem fielmente a Constituição Cidadã? Hipocrisia é a vertente quando o interesse maior é o da maioria sem abastança.

    Curtir

  11. RESPOSTA AO RONALDO: não me venha com meia verdade. Decisão judicial deve se cumprida, caso contrário, como voce diz se constitue numa afronta ao estado democrático. O que voce talvez tenha esquecido de dizer( ou omitiu conscientemente) foi que deixar de pagar precatórios também é uma afronta ao estado democrático de direito, e outros “deixar mais”

    Curtir

  12. PODERIAM OS OCUPANTES DO PINHEIRINHO PARA PINDAMONHANGABA…O QUE VCS ACHAM

    Curtir

  13. A instituição policial civil e militar quem faz são os proprios integrantes, infelizmente tanto a cupúla da civil quanto a da militar são formados por incompetentes e putas velhas que se vendem por estatus!!!!!!!!!!!!!!!!
    O governo não respeita as corporações porque elas não se dão o respeito, é cardeal da civil abaixando a cabeça e aceitando tudo que não presta da parte do governo, só pra manter sua cadeirinha de puta velha, o mesmo acontece com os coroneis da militar!!!!!!!!!!
    Ai, o que acontece?
    Somos tratados da forma que somos, como um bando de ladões filhos de putas velhas!!!!!!!!!!

    Curtir

  14. marte29 :
    Parabéns ao Ricardo Boechat, digo novamente a PM é o refugo da ditadura militar.
    definição de refugo – Coisa desprezada, considerada como inútil; rebotalho.
    A parte que sobrou em um conjunto. A parte mais vil, desprezível de um grupo, de um todo: refugo da sociedade.
    .

    A PC o que será então, que na grave a sociedade paulista não sentiu falta nenhuma, deve ser o churume da SSP.

    Curtir

  15. APENAS QUE O FALECIDO CASTELO BRANCO
    TORNOU A FURIOSA A BRIOSA. NÃO SÃO POUCOS OS ADJETIVO A RESPEITO DESSA FORÇA AUXILIAR DO EXERCITO BRASILEIRO
    PODENDO SER CONVOCADA A QUALQUER MOMENTO PELO GOVERNANTE DE PLANTÃO.
    DEUS NOS AJUDE A NÃO SER GOVERNADO POR ESSE MALDITO PSDBosta
    IMAGINE NA PRESIDENCIAS DA REPUBLICA .
    O BRASIL IRIA A FALENCIA.IRIA VIRAR UMA SODOMA E GAMORRA
    ESCREVI GAMORRA .NAO CAMORRA

    Curtir

  16. Pelo menos a maior parte dos frequentadores do Flit é de gente esperta. Tem gente que curtiu a desocupação, sempre tem. É engraçado ver policial civil defendendo uma ação dessas da PM. Em outubro de 2008 o PSDB provou que não tem o menor pudor de jogar o choque pra cima de quem quer que seja, basta discordar de qualquer coisa. Não interessa se é professor, policial, favelado, estudante, maconheiro, bandido… pro PSDB é tudo igual: discordou, é choque.
    Então o que adianta o besta do policial civil reclamar do salário, do governo, do povo que vota no PSDB, e depois pagar pau pro Choque espancando os favelados. Isso mesmo otário, fica apoiando uma ação que já ficou conhecida no mundo todo como algo desproporcional. E se prepara que na próxima greve da polícia civil vai ser nossa vez de ser objeto de “mero cumprimento de ordem judicial”

    Curtir

  17. australia 200 anos de trabalho
    hiroshima japão 50 anos de reconstrução
    dresden alemanha 50 anos de reconstrução
    brasil 500 anos de politicagem e pilhagem

    ROMA CAIU PQ NÃO PERCEBEU QUE O MUNDO ÉRA GRANDE DEMAIS
    E SEUS FILHOS COMEÇARAM A NASCER FORA DE ROMA . . .

    NAPOLEÃO COMETEU O MESMO ERRO

    HITLER IDEM

    PODEMOS APRENDER ALGUMA COISA COM A COMUNIDADE BRITÂNICA
    E TALVEZ COM A CHINA . . .

    CONVICÇÕES E LONGO PRAZO . . .
    E O QUE ESTES EXEMPLOS TEM EM COMUM
    EDUCAÇÃO
    TALVEZ UMA DAS POUCAS COISAS DO MUNDO QUE EM EXCESSO NÃO ENVENENA AO CONTRÁRIO É EXCELÊNCIA

    SERÁ QUE ESTE ZÉ PORVINHO SABE DO QUE ESTAMOS FALANDO ???

    http://mantenedordafe.org/blog/?p=10391
    Postado em 12/08/2011 as 06:17 por André Ricardo

    O Primeiro-Ministro australiano brilhou novamente! Sem complexos, com coragem!

    O mundo inteiro precisa de um líder assim!

    Primeiro Ministro Kevin Rudd- Australia
    Foi dito na quarta-feira 10/08/11 aos muçulmanos que querem viver debaixo da lei islâmica Sharia para que saiam da Austrália, agora que o governo está com sua mira nos radicais, numa tentativa de desviar potenciais ataques terroristas na Austrália.

    Especificamente, Rudd enfureceu alguns muçulmanos australianos na última quarta-feira dizendo que ele apoiava agências de espionagem australianas que monitoram todas as mesquitas da nação.

    Citações do discurso de Rudd:

    “SÃO OS IMIGRANTES, E NÃO OS AUSTRALIANOS, QUE TÊM QUE SE ADAPTAR. SE NÃO ACEITAREM NOSSAS LEIS E FORMAS DE VIVER, VÃO EMBORA.”

    Estou cansado desta nação que se preocupa sobre se estamos ofendendo algum indivíduo ou a sua cultura. Desde os ataques terroristas em Bali, experimentamos uma onda de patriotismo sem igual na maioria dos australianos.

    ‘Esta nossa cultura foi desenvolvida através de “””””””””””””””dois séculos de lutas, experiências e vitórias. E ela foi desenvolvida por milhões de homens e mulheres que buscaram liberdade.””””””””””””””””

    ‘Falamos principalmente o INGLÊS, não árabe, espanhol, libanês, chinês, japonês, russo ou qualquer outro idioma. Então, se você desejar se tornar parte de nossa sociedade, aprenda o nosso idioma!’

    A maioria dos australianos crê em Deus Pai, em Jesus Cristo e no Espírito Santo. Isto não se trata de um movimento direitista político, mas um fato. Isto deve-se ao fato de que foram homens e mulheres cristãos que fundaram esta nação em princípios cristãos, e isto está claramente documentado.

    Certamente é apropriado exibir isto nas paredes de nossas escolas e repartições públicas. Isto faz parte de nossa história. Se o culto ao Deus dos Cristãos o ofender, então sugiro que você considere outra parte do mundo como seu novo lar, porque Deus faz parte de nossa cultura.’

    ‘Aceitaremos suas convicções e não questionaremos seu direito de não querer seguir as nossas, mas isto é individual e a sociedade continuará do mesmo modo que nossos fundadores criaram. Tudo que pedimos é que você aceite as nossas convicções, e que viva em harmonia e desfrute pacificamente conosco.’

    “Este é NOSSO PAÍS, NOSSA TERRA e NOSSO ESTILO DE VIDA e nós lhe permitiremos toda oportunidade para desfrutar tudo isso. Mas caso você prefira reclamar, lamentar e se queixar sobre Nossa Bandeira, Nosso Penhor, Nossas Convicções Cristãs ou Nosso Modo de Vida, eu recomendo fortemente que você tire proveito de outra grande liberdade do australiano: O DIREITO DE IR EMBORA.”

    ‘Se então você não está contente aqui PARTA. Não o forçamos a vir aqui. Você é que pediu para estar aqui. Assim aceite o país que TE aceitou.’

    Curtir

  18. RONALDO :
    O que sugere então esse Jornalista?? Que o governo descumpra uma ordem judicial???
    Ontem o STF garantiu a continuação da reintegração. Agora o governo tem que desobedecer o STF???
    Por mais injusta que seja, descumprir uma ordem judicial é um perigo pra democracia.
    A constituição do Brasil ainda garante o direito a propriedade privada, mesmo que o dono seja um bandido.
    Se a constituição não é cumprida vamos começar a beneficiar o invasor, seja ele rico ou pobre.

    MEU CARO O GOVERNO SÓ CUMPRE QUANDO INTERESSA, POIS QUANDO É CONTRA O GOVERNO, MEU CAMARADA… DÁ UMA SUADEIRA ATÉ NA ANTARTICA.

    Curtir

  19. RONALDO :
    O que sugere então esse Jornalista?? Que o governo descumpra uma ordem judicial???
    Ontem o STF garantiu a continuação da reintegração. Agora o governo tem que desobedecer o STF???
    Por mais injusta que seja, descumprir uma ordem judicial é um perigo pra democracia.
    A constituição do Brasil ainda garante o direito a propriedade privada, mesmo que o dono seja um bandido.
    Se a constituição não é cumprida vamos começar a beneficiar o invasor, seja ele rico ou pobre.

    DESOBEDECER JUÍZES É UM PERIGO PARA DEMOCRACIA. HUMMMM…SEI NÃO…
    ALIENAÇÃO????? FICARIA BONITO COM A VOZ DO BONNER.

    Curtir

  20. SÓ PARA REFLETIR,O CARNAVAL CHEGANDO,MUSIQUINHA TE CHAMANDO PRA IR A BAHIA,QUASE CHORO DE EMOÇAO.A SKOL GELADA AVISA O QUE VEM POR AI,DE ESTUPRO A ACIDENTES DE CARROS.
    O TRÁFICO SORRINDO ATOA,COM O FATURAMENTO QUE VIRÁ.TUDO É DINHEIRO,OS GRINGOS QUE VIRÃO PARA CÁ ,ACHANDO QUE AQUI NO BRASIL É O SEU CABARÉ PARTICULAR,O PIOR É QUE TERÃO CERTEZA,POIS PODEM TUDO E ALGUMAS MOÇAS JÁ PASSARAM O ANO INTEIRO NAS ACADEMIAS PREPARANDO SE PARA IMPRESSIONAR.
    AI NÓS POBRES MORTAIS,TEMOS A IMPRESSAO DE QUE ESTAMOS VIRANDO MEDINGOS,POIS NAO SOBRA DINHEIRO NEM PRA PAGAR AS CONTAS IMAGINA PRA PULAR,SÓ SE FOR PULAR DA LAJE!

    Curtir

  21. Parabéns Ricardo Boechat,foi muito boa sua colocação vc poderia se candidatar para o governo de São Paulo está apto!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Curtir

  22. Marcos Carneiro Lima completa um ano à frente da Polícia Civil

    Em 10 de janeiro, última terça-feira, Marcos Carneiro Lima completou um ano de gestão como delegado geral da Polícia Civil. Tendo operado mudanças estruturais na Instituição, como a do Departamento de Polícia Judiciária da Capital (Decap), que ganhou reforço de Centrais de Flagrante e Centrais de Polícia Judiciária, ele promete continuar priorizando o trabalho de investigação, investindo em novas ideias que consigam otimizar esse serviço.

    “Temos uma missão constitucional: a investigação, que é a alma da Polícia Civil. Todos os policiais, do delegado ao carcereiro, de todas as carreiras, na essência somos todos investigadores de polícia. Temos que ter esse gosto pela investigação de qualidade, célere. E o nosso foco, além da investigação, é a prisão de criminosos”, frisou o delegado geral, que em 2012 promete ampliar o rol de atribuições das carreiras. “Assim todos poderão fazer boletins de ocorrência e investigações. Será uma grande mudança cultural que mostrará nossa essência investigativa e que somos profissionais diferenciados. Com isso só temos a ganhar, nós e a sociedade”, disse.

    Considerando os atuais grandes desafios da Polícia Civil, Marcos Carneiro falou da importância da renovação do efetivo da Instituição: “Isso é muito positivo para a sociedade, porque não se pode hoje ter em mente que o comando da polícia ainda tem a mentalidade da década de 70, do século 20, porque aí quem sai no prejuízo e perde é a sociedade”, defendeu. “Ser policial é trabalhar com uma dedicação muito grande, o que provoca um desgaste também muito grande. A pessoa que quer ser policial tem que estar disposta a servir ao outro e estar ciente de que fará isso arriscando a própria vida. Não é só um emprego. Ultrapassa essa coisa do só emprego”, completou.

    Citando alguns pontos positivos para a Polícia Civil como um todo em 2011, o delegado geral destacou a transferência do Detran (Departamento Estadual de Trânsito) para a Secretaria de Gestão Pública e o maior compartilhando de informações e ações entre policiais civis e militares. “Para nós é um grande avanço essa melhora institucional, e cada um fazendo a sua missão: a Polícia Civil a investigação e a Polícia Militar o patrulhamento”, mencionou.

    No final do ano, o delegado geral pediu aos diretores de departamento que fizessem um comparativo entre 2010 e 2011. “Focamos em pontos específicos, como o número de flagrantes, ou seja, o número de pessoas presas pela Polícia Civil, e o número de inquéritos policiais relatados, importantíssimo para mostrar o número de prisões efetuadas, porque não são só os flagrantes, há as prisões de procurados. Quando a polícia captura alguém que já está condenado pela Justiça, a sensação para quem é da sociedade é muito boa, porque está vendo que o crime não compensa e que a justiça está sendo feita”, argumentou.

    Em 2012, segundo o delegado geral, uma mudança será muito importante para a Polícia Civil: “A Divisão de Capturas será o carro chefe do departamento que vai ser criado em razão da extinção do Dird (Departamento de Identificação e Registros Diversos): será o Departamento de Capturas e Delegacias Especializadas, para deixar claro que é um departamento de polícia judiciária. Eu defendo que a Polícia Civil faça o mínimo de ação administrativa”, disse Marcos Carneiro. Ele explicou que os serviços de identificação e registros diversos ficará diluído na nova unidade, já que o IIRGD (Instituto de Identificação Ricardo Gumbleton Daunt), detentor do maior banco de dados civis e criminais da Polícia Civil, não mais pertence ao Dird, e sim ao Dipol (Departamento de Inteligência).

    Sobre a reestruturação das carreiras policiais civis, Marcos Carneiro aposta na eficácia de modificações pontuais. “As polícias modernas do mundo inteiro estão muito mais simplificadas em hierarquia e estrutura, e o nosso alvo é muito objetivo, é combate à criminalidade e prisão do criminoso, mais do que isso, é querer criar mecanismo burocrático em excesso. Entendemos que se não é possível uma mudança de forma mais radical, que ela seja paulatina, então pedi um estudo para ampliar o rol de atribuições das carreiras. Todos têm que fazer boletim de ocorrência e investigação”, afirmou.

    Em um balanço dos primeiros 365 dias de sua gestão, Marcos Carneiro Lima reconheceu haver ainda muitos desafios a serem enfrentados pela Polícia Civil para que os serviços prestados à população sejam por ela positivamente qualificados e agradeceu aos policiais pelos resultados obtidos no último ano. “Aos policiais civis quero deixar o meu agradecimento, porque nós só chegamos ao final de 2011 com tanta evolução e sucesso da Polícia Civil, graças ao trabalho individual. É cada um fazendo a sua parte, que o todo é reconhecido pela sociedade”, declarou.

    Por Kerma Sousa Matos

    Curtir

  23. Palavras bonitas e uma Policia apatica e desmotivada….
    So quem esta embaixo,sabe o que acontece.

    Curtir

  24. Parrabéns
    Um grande jornalista, ´a maioria fosse assim com certeza teriamos um São Paulo melhor
    Agora se o nosso governador escutou isso deve estar npo minimo com vergonha
    Se é que ele ainda tem

    Curtir

  25. O PSDB É TOTALMENTE ARBRITÁRIO PRA NÃO DIZER OUTRA COISA, MAS O QUE VCS QUERIAM QUE ESSE BANDO DE INVASOR FAVELADO FICASSE LÁ, TA ERRADO POR ISSO SP E RJ TEM UM MONTE DE FAVELA INCONTROLÁVEL, SOU PAULISTANO E ME SINTO FORA DA MINHA PRÓPRIA CIDADE SÓ TEM COMEDOR DE CALANGO AQUI EM SAMPA ATÉ A GAROA TA INDO EMBORA TEM QUE MANDAR ESSE POVO PRO NORDESTE À PÉ, DUVIDO QUE TENHA UM NATIVO DE SJC, SÃO JOSÉ É BOM PORUQE NÃO ACEITA TODO MUNDO QUE NEM A DROGA DA MINHA CIDADE, OU MELHOR O QUE VIROU MINHA CIDADE LATRINA DE MIGRANTE.OBS: NAO TO FALANDO DE TODOS MIGRANTES , MAS A GRANDE IMENSA MAIORIA QUE SÓ SABE FAZER FILHO.

    Curtir

  26. AO RONALDO:
    Pelos seus comentários nota-se que evidentimente que trata-se de um PM – pois o comentário que fez dizendo que na greve a POLÍCIA CIVIL não fez falta mostra sua estulticia e inveja (mas não faz mal na próxima encarnação caso evolua faça concurso para a POLÍCIA CIVIL). Porém farei um breve comentário: será que a população tem necessidade de uma polícia nos moldes da pm (corrupta, violenta, pau mandado da elite, etc) ou de uma polícia verdadeiramente impactada com os anseios da população. É comum ver pms acharem que eles levam a SSP nas costas, que são eles que prendem os bandidos, gostaria de ver um estudo verdadeiro, separando a parte da POLÍCIA CIVIL que não tem que efetuar prisões (delegados, escrivães, peritos, etc) e verificar percapitamente quantas prisões são efetuadas e assim, quem sabe, mostraria para esses que a idiotia tem um nível muito elevado, que, com o contingente e os recursos que a pm tem haveria de ter uma produção absurdamente melhor e maior, sem abusos de autoridade, falsos flagrantes, mentirosas resistências seguidas de morte e etc. Tenho vergonha da cúpula da Polícia Civil, mas ainda tenho orgulho de ser POLICIAL CIVIL com todos os problemas e fatores desfavoráveis. Um abraço aos irmãos POLICIAIS CIVIS

    Curtir

  27. Com todo respeito, este jornalista merece um beijo!! Um beijo que representa toda indignação que sentimos por este governo de merda que o povo paulista tem.

    Curtir

  28. ROMEO :
    O PSDB É TOTALMENTE ARBRITÁRIO PRA NÃO DIZER OUTRA COISA, MAS O QUE VCS QUERIAM QUE ESSE BANDO DE INVASOR FAVELADO FICASSE LÁ, TA ERRADO POR ISSO SP E RJ TEM UM MONTE DE FAVELA INCONTROLÁVEL, SOU PAULISTANO E ME SINTO FORA DA MINHA PRÓPRIA CIDADE SÓ TEM COMEDOR DE CALANGO AQUI EM SAMPA ATÉ A GAROA TA INDO EMBORA TEM QUE MANDAR ESSE POVO PRO NORDESTE À PÉ, DUVIDO QUE TENHA UM NATIVO DE SJC, SÃO JOSÉ É BOM PORUQE NÃO ACEITA TODO MUNDO QUE NEM A DROGA DA MINHA CIDADE, OU MELHOR O QUE VIROU MINHA CIDADE LATRINA DE MIGRANTE.OBS: NAO TO FALANDO DE TODOS MIGRANTES , MAS A GRANDE IMENSA MAIORIA QUE SÓ SABE FAZER FILHO.

    Antes de escrever (e mal) besteiras, informe-se, cara, e deixe de preconceitos:

    Fonte: “Urbanização e segregação sócio-espacial na cidade de São José dos Campos-SP: o caso Pinheirinho doi: 10.5007/2177-5230.2010v25n49p123
    Autores: Luiz Gustavo Forlin, Sandra Maria Fonseca da Costa

    Da amostra de 150 famílias entrevistadas no Pinheirinho, na pesquisa científica acima,
    apenas 12, ou 8% disseram ter vindo de outras regiões do país (cidades dos Estados do Paraná, de Minas Gerais e do Nordeste foram citados), 18 famílias ou 12% delas vieram de outras cidades do Estado de São Paulo (Jacareí, Taubaté, Caçapava e cidades do
    litoral norte foram citadas) e, 120 famílias, ou 80% das respostas, afirmaram ter vindo de outros bairros da cidade de São José dos Campos. Um dado interessante é que, destes 80%, 90 famílias, ou 60% delas, declararam ter vindo da Zona Sul da cidade
    (reconhecidamente, uma das áreas mais empobrecidas do município, onde se localiza a ocupação), de bairros adjacentes ao Pinheirinho, principalmente do bairro Campo dos Alemães. Estes dados nos mostram o quanto é carente a cidade de melhores
    políticas habitacionais, descaracterizando também o discurso da Prefeitura de São José dos Campos, segundo a qual as ocupações da cidade têm origem em outras cidades e que os moradores do Pinheirinho são, em sua maioria, migrantes de outras regiões
    (como noticiado em veículos de comunicação).”

    Outra coisa: não sei seu sobrenome, mas tenho certeza que vc, como eu, tb descende de
    “raças inferiores” como portugueses, italianos, espanhóis, alemães, japoneses, que para
    migraram, fugindo da miséria, da fome ou perseguições em seus países , com uma mão e outra atrás. Mas que daqui não foram escorraçados, e sim acolhidos, e trabalharam, prosperaram e se integraram, formando esse país.

    Curtir

  29. RONALDO :O que sugere então esse Jornalista?? Que o governo descumpra uma ordem judicial???Ontem o STF garantiu a continuação da reintegração. Agora o governo tem que desobedecer o STF???Por mais injusta que seja, descumprir uma ordem judicial é um perigo pra democracia.A constituição do Brasil ainda garante o direito a propriedade privada, mesmo que o dono seja um bandido.Se a constituição não é cumprida vamos começar a beneficiar o invasor, seja ele rico ou pobre.

    Existe uma decisão judicial que obriga os Estados a reduzir a carga horária dos professores, em virtude das horas em que estes proficionais trabalham em suas casas na preparação de aulas e outras atividades curriculares, e o Estado de São Paulo, governado pelo mesmo governador que se diz cumpridor de ordens judiciais, é o único onde a decisão não está sendo cumprida. Isso também não é um perigo à democracia? E os nossos precatórios? Baba ovo!

    Curtir

  30. Pingback: pinheirinho, a especulação imobiliária e os malditos comunistas « AS COISAS

  31. são paulo está nas mãos de nazistas,a ditadura está voltando, a pm é a nova gestapo, acabou pra policia civil, se prepare pra depois da copa, guerra civil total…

    Curtir

  32. FALAR MAL DO GOVERNO DO PICOLÉ DE CHUCHU É PEDIR PARA SER EXECUTADO POR SUA KGB+GESTAPO+STASI = ROTA
    SÓ OS IDIOTAS RO(OTARIANOS), NÃO PERCEBERAM QUE TRANSFORMARAM-SE EM POLÍCIA POLÍTICA DO PSDB.
    QUANDO O TIRANO CHUCHU E O PINTO CAIREM EM ELEIÇÕES FUTURAS, PODEM ESPERAR O ACERTO DE CONTAS.
    SÓ QUE NÃO HAVERÁ, ANISTIA AMPLA, GERAL E IRRESTRITA.
    A DILMA ESTÁ EM BRASÍLIA SÓ DE OLHO NAS REPRESSÕES REGIONAIS, ESPERANDO O MOMENTO CERTO DE DAR A RESPOSTA.
    QUEM SOBREVIVER VERÁ!

    Curtir

  33. 29.01.2012 – 06h00
    Estado age à base da força e perdeu o controle da polícia, dizem analistas34

    Guilherme Balza e Janaina Garcia
    Do UOL, em São Paulo

    A atuação da Polícia Militar de São Paulo na reintegração de posse do Pinheirinho, na cracolândia e na USP (Universidade de São Paulo) revelam que o Estado está agindo à base da força e perdeu o controle da polícia. Esta é a avaliação do jurista Walter Maierovitch e do cientista político Guaracy Mingardi, ambos especialistas em segurança pública.

    Ver em tamanho maior
    Reintegração de posse em São José dos Campos (SP)

    Foto 176 de 178 – 29.jan.2012 – Vista do local onde existia a comunidade do Pinheirinho, na zona sul de São José dos Campos (SP), na manhã deste sábado (29), que foi completamente demolida, após reintegração de posse. Alguns ex-moradores ainda retornam ao local para recolher o pouco que restou de seus pertences, em meio ao entulho que restou da demolição Anderson Barbosa/FotoArena/AE
    Maierovitch avalia que a PM “não é uma polícia preparada para a legalidade democrática”. “Hoje os problemas são resolvidos à base da força. É um quadro traumático. Precisamos começar a desmilitarizar a polícia. Temos que ter uma polícia cidadã. E deixar a polícia de fora em casos que não são de polícia”, diz o jurista.

    Já Mingardi vê nos episódios falta de controle do Estado. “Toda polícia no mundo quer extrapolar porque é mais fácil agir usando de violência; é mais fácil quando há, portanto, a reação do outro lado. O papel do governante é dizer o ‘não pode’ ou o ‘quem passar desse ponto, será demitido’”, avalia.

    LEIA MAIS

    Criticada, PM envia spam para explicar ação no Pinheirinho
    Gilberto Carvalho confirma que Dilma avaliou desocupação do Pinheirinho como “barbárie”
    Juristas colhem assinaturas para denunciar ação no Pinheirinho à OEA
    Ação no Pinheirinho viola direitos, diz relatora da ONU
    O cientista político cita o exemplo da Inglaterra: “lá a polícia é super controlada, com pouquíssimas mortes causadas ao ano. A situação só começou a sair de controle quando a ordem era tirar os terroristas de circulação a qualquer custo. Resultado: um inocente [o brasileiro Jean Charles de Meneses] foi morto”, diz.

    USP e cracolândia
    Para o jurista, no caso da USP, a polícia desviou o foco de sua atuação, quando “em vez de prevenir os crimes, resolveu se preocupar em reprimir os alunos”. “Criaram um caso de proporções exageradas”, diz. No caso da cracolândia, avalia Maeirovich, o “governo não percebeu que o problema é de saúde pública, e não de polícia.”
    Ver em tamanho maior
    Polícia faz operação para acabar com a ‘cracolândia’
    Foto 73 de 102 – 12.jan.2012 – Polícia dispara bombas de efeito moral e balas de borracha na rua Gusmões, na região central de São Paulo, durante a madrugada de sábado (7) Felix Lima/Folhapress
    “Em vez de uma operação que priorizasse ações sociossanitárias, optou-se por uma repressão policial equivocada. E burra, porque nenhuma rede de tráfico foi afetada. Fizeram uma ação de limpeza. Prenderam os usuários e sequer havia para onde levá-los”, aponta o jurista.
    Pinheirinho
    Maierovitch questiona a necessidade da operação de reintegração de posse no Pinheirinho, em São José dos Campos (SP). “Em que país civilizado isso ocorreria? A expulsão de 1.500 famílias sem ter para onde ir? Nesse caso, a culpa deve ser atribuída à Justiça, que determinou a reintegração. Colocaram uma tropa de choque para atuar de surpresa contra uma população que não está rebelada. É uma arbitrariedade muito grande”, critica.

    O jurista critica ainda a inserção de PMs disfarçados dentro da comunidade. “A Polícia Militar usou técnicas da época da ditadura. Se infiltrou para ver quem eram as lideranças.”

    Mingardi aponta problemas no comando da PM paulista. “A própria Rota (Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar) teve, entre seus últimos comandantes, alguma relação com a violência [o atual comandante, o tenente-coronel Salvador Modesto Madia, é um dos 116 PMs acusados do massacre no Carandiru, em 1992]. Por melhor que seja o sujeito para a função, esse é um sinal que o gestor dá, um sinal errado para a corporação.”

    “Polícia neutralizou só os desordeiros”
    Coronel da reserva da PM de São Paulo, ex-secretário nacional de Segurança Pública e consultor do Banco Mundial, José Vicente da Silva Filho defendeu que a ação da polícia no Pinheirinho ajudou a resguardar a ordem pública em uma área onde, afirma, a degradação vinha de anos e era alimentada “por interesses políticos”.

    “Sempre houve uma letargia das autoridades, de todas as esferas de poder, sobre a remoção daquele quadro. Pelo contrário: benefícios e infraestrutura acabaram sendo levados até lá, como água e luz. Claro que isso aumentou o grau de resistência das pessoas”, disse.

    “E é fato que havia uma parte de crime organizado lá dentro, e muitos ladrões e interesseiros de políticos; afinal, quantos votos não rende o Pinheirinho?”, questionou o coronel da reserva.

    Silva Filho foi comandante da PM em São José dos Campos durante cinco anos, entre 1988 e 1993. Sobre os relatos de abusos e de violência contra mulheres e crianças, o policial diz que é resultado da ação de desordeiros que resistem à ação da PM.

    “Confronto é praticamente inevitável, e sempre há um núcleo dos que resistem e um grupo de desordeiros: foram esses que tomaram a linha de frente contra a polícia e atingiram casas, comércio e veículos com coquetéis molotov. A ação da polícia foi planejada e inteligente no sentido de neutralizar essas pessoas e não postergar mais a ordem pública em uma reintegração que sempre se soube que seria complexa, dada a imersão política dessa comunidade”, afirmou.

    Entramos em contato com a SSP-SP (Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo) para responder às críticas dos analistas, mas eles não se posicionaram até o fechamento desta reportagem.

    Curtir

  34. Maierovitch avalia que a PM “não é uma polícia preparada para a legalidade democrática”. “Hoje os problemas são resolvidos à base da força. É um quadro traumático. Precisamos começar a desmilitarizar a polícia. Temos que ter uma polícia cidadã. E deixar a polícia de fora em casos que não são de polícia”, diz o jurista.

    “O secretino de insegurança pública está criando um monstro!”

    Curtir

  35. O Picolé de Chuchú é falso, mentiroso e demonstra uma facilidade em tentar enganar o povo com aquela cara cínica e voz pastosa de crápula. Porque que é que em relação aos precatórios ele não cumpre a decisão da Justiça e vai empurrando com a barriga? O ciclo do maldito PSDB , se Deus quiser, está para acabar.Que venham políticos honestos, sinceros e que paguem bem os sus funcionários, mormente os policiais que estão à míngua.

    Curtir

  36. E ponha barbárie nisso! E triste perceber que em SP problema social continua sendo caso de polícia. Observem que depois do cassetete democrático, vêm os pacotes de bondades. Não poderia o poder público ter desapropriado a área e repassado a cada morador o seu lote, adotando-se os mesmos critérios das moradias populares dos projetos sociais? Até mesmo ficaria mais em conta, pois as moradias já estavam prontas. Virou bordão dizer que ordem judicial não se discute, cumpre-se! Porém, quando a justiça além de cega também é surda, todo empenho é indispensável para antecipar solução negociada, posto que a mesma inclina-se para o lado que tem … ra$ao! Em lugar nenhum do mundo pode-se entender que o direito à propriedade, ainda mais propriedade pertencente a espólio de corrupto, posso prevalecer sobre o direito à moradia de milhares de famílias, só por serem pobres. O fruto que se colhe dessa sábia gestão é o aumento da criminalidade. Exorcizem-se esse demônio! Vá de retro satanás!!

    Curtir

Os comentários estão desativados.