Metrô de SP apaga grafite de ‘PM-coxinha’ perseguindo pessoas com um cassetete em punhos 11

09/12/2011-11h51

Metrô de SP apaga grafites de ‘PM-coxinha’ e ‘vagão negreiro’

TALITA BEDINELLI DE SÃO PAULO

O grafite de um “homem-coxinha”, usando uniforme da Polícia Militar e perseguindo pessoas com um cassetete em punhos, foi apagado pelo Metrô de um muro do canteiro de obras da futura estação Adolfo Pinheiro, em Santo Amaro, zona sul paulistana.

Outra imagem também incomodou o órgão: ela fazia alusão à escravidão e trazia os dizeres “todo vagão tem um pouco de navio negreiro”. Os dois trabalhos acabaram cobertos por uma tinta verde.

Os grafites são parte de um projeto feito pelo Sesc Santo Amaro, com apoio do Metrô.

ANTES DEPOIS
Divulgação Divulgação
Imagem mostra grafite de policial “homem-coxinha” Grafite apagado após intervenção do Metrô

Ele foi coordenado pelos grafiteiros Rui Amaral e Mauro Sérgio Neri da Silva, que chamaram 40 artistas da zona sul para fazerem seus trabalhos no muro, nos dias 11 e 12 de novembro deste ano.

No final do mês, eles foram surpreendidos com a alteração nos trabalhos que, segundo Amaral, já tinham sido aprovados pelo Metrô. Os outros grafites ficaram intactos.

“Eles decidiram que apagariam e apagaram. Não houve a preocupação de estabelecer um diálogo com a gente”, disse Beto Silva, 30, autor do grafite do “PM-coxinha”.

CENSURA

Beto classifica a atitude como censura e diz que o trabalho é uma crítica social bem humorada sobre atitudes violentas da Polícia Militar.

Popularmente, os PMs são vistos como comedores de salgados em bares e lanchonetes. Por isso, ganharam o apelido de “coxinha”.

Os grafiteiros acreditam que houve um pedido da PM para que a imagem fosse retirada. A PM nega qualquer intervenção nos grafites.

“Quando o Metrô foi averiguar a reclamação, decidiu que também não gostou do trabalho do navio negreiro e apagou”, conta Amaral.

“Fiz uma crítica saudável. Seria saudável também que eles aceitassem a crítica e a levassem em consideração”, diz Bruno Perê, 27, que fez o trabalho que comparava os vagões de trem aos navios.

O artista diz que já expôs trabalho de temática parecida no Museu Afro Brasileiro.

“Deixo claro que a censura não tem o dedo do Sesc, que sempre foi favorável ao grafite e à liberdade de expressão”, diz Rafael Spaca, coordenador do projeto pelo Sesc Santo Amaro.

A assessoria do Metrô disse que o pedido de apagar parte dos trabalhos foi feito pela administração do órgão.

Afirmou ainda que reconhece que essa postura foi indevida e que está conversando com os grafiteiros desde o início do mês para definir como será feita a recuperação.

Uma reunião deve acontecer hoje para tentar resolver o impasse. Os artistas dizem que só aceitam preencher o muro com o mesmo trabalho.

Colaborou PEDRO PRACCHIA

Um Comentário

  1. Parabéns ao Metrô pois se fosse retratar as ”características” das POLÍCIAS que o povo traz como padrão, já imaginamos quais seriam os outros desenhos ….

    O povo não é bobo !!!!

    Curtir

  2. apesar das policias não estarem em padrão de excelência, diga também os salários, porém acho que esses filósofos de plantão, deveriam no minímo manter um respeitopela polícia, confundir democracia com baderna, bem ou mal a sociedade tem uma polícia que faz sua segurança, é inadmissível que pichadores, alunos maconheiros digamos de passagem, façam gozações desse tipo, o respeito tem ter, por isso que hoje não se preza a família, é filho matando pai, é desgraça em cima desgraça, esses filósofos de plantão, adoram zombar de tudo, fazem caricaturas, apelidos etc…quando estão em apuro ou quando são roubados e zuados pelos bandidos, fazem 190 ou aparecem na delegacia com cara de coitados, as autoridades e a midia apoiam esse tipo de pessoas que zombam , até o momento que não forem com eles, porque quando a igreja universal fez comentário sobre a globo ele se ofendeu e vice-versa, agora a policia esta ai, ele dá a cara para bater é fácil criticar.Sou contra qualquer ato de menosprezo a qualquer autoridade, policia corrupto tem que aparecer na midia ser punido, agora fazer humor negro assim é falta de respeito,gostaria de ver um cara que morasse em uma casa e fosse gordo e negro e alguém fizesse uma caricatura, seria preconceito, porque não desenharam um pinóquio no muro, um padre correndo atras de criancinha etc…sou contra isso , é sinonimo de baderna.

    Curtir

  3. Quanta hipocrisia! E não se pode nem por brincadeira desenhar uma cruz suástica!!!

    Tá bom. E se eu quizer fazer um desenho de um judeu sendo torturado por um guarda alemão da SS nazista??Pode???
    Bando de hipócritas. Que tal fazer também um desenho de um político recebendo uma mala cheia de dinheiro????

    Hipócritas filhos da puta…
    Grafiteiros o caralho!!!! vão desenhar a puta de suas mães com a piriquitona bem aberta no muro da igreja. Coxinha o caralho.

    Curtir

  4. barack :
    Quanta hipocrisia! E não se pode nem por brincadeira desenhar uma cruz suástica!!!
    Tá bom. E se eu quizer fazer um desenho de um judeu sendo torturado por um guarda alemão da SS nazista??Pode???
    Bando de hipócritas. Que tal fazer também um desenho de um político recebendo uma mala cheia de dinheiro????
    Hipócritas filhos da puta…
    Grafiteiros o caralho!!!! vão desenhar a puta de suas mães com a piriquitona bem aberta no muro da igreja. Coxinha o caralho.

    Isso tá acabando…com o aumento já dá para um x-salada.

    Curtir

  5. Absurdo! arte pura amigos, vale salientar que coxinha é coisa do passado hje os lanches evoluiram!!!!

    Curtir

  6. Em nome da liberdade de expressão e dos valores democráticos da classe média tradicional paulistana, o PM-coxinha será substituído pelo Lula, e o navio negreiro por um transatlântico, destes que aparecem na propaganda da CVC.

    Curtir

  7. Como a verdade pode desfazer mentiras e oferecer condições para que se desmontem realidades, aceitar a liberdade de expressão popular e permitir o entendimento das conexões entre o passado e o presente, para os donos de São Paulo e para aqueles que imaginam que podem desfrutar de tal condição, é quase como cometer suicídio.

    Curtir

  8. BELA ARTE MAS, FALTOU CRIATIVIDADE NA HORA DE DESENHAR OS QUE ESTAO CORRENDO DA POLICIA , POIS ESTES SAO OS LIXOS DA SOCIEDADE E DEVERIAM ESTAR EM FORMA DE LATA DE LIXO. E VALE LEMBRAR QUE GANHAR R$ 5.000,00 OU + PODER FAZER O QUE FAZ E AINDA COMER DE GRACA, KKKKKKKKK , QUEM NAO QUERIA ESTAR NO LUGAR DELES, SO OS BUNDOES KKKKKKKKKKKKK KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    Curtir

  9. Eu acho engraçado esse pessoal que critica a polícia; cada sociedade tem a força policial que merece. Nossa polícia é fruto de nosso descaso com a segurança publica. Tanto do poder publico como do eleitor que não aprendeu a votar e dos cidadãos que sofem de valores deturpados. Os poderes publicos são o espelho dos valores de nossa sociedade. Mesmo com todas as criticas tem MUITO policial que honra a farda que veste. Quem nao gosta da policia advoga em favor da desordem. No mundo inteiro é assim, só que o Brasil é diferente por que aqui é um lugar onde o rabo abana o cachorro.

    A policia é o que é por que nossas instituições estão falidas, mas a gente não pode tratar a policia assim; vamos criticar o que ta errado mas bem ou mal a gente precisa dela!

    O dia que voce for assaltado voce vai pedir socorro pra quem? Pro bandido?

    Curtir

  10. Izumi Konata :
    Eu acho engraçado esse pessoal que critica a polícia; cada sociedade tem a força policial que merece. Nossa polícia é fruto de nosso descaso com a segurança publica. Tanto do poder publico como do eleitor que não aprendeu a votar e dos cidadãos que sofem de valores deturpados. Os poderes publicos são o espelho dos valores de nossa sociedade. Mesmo com todas as criticas tem MUITO policial que honra a farda que veste. Quem nao gosta da policia advoga em favor da desordem. No mundo inteiro é assim, só que o Brasil é diferente por que aqui é um lugar onde o rabo abana o cachorro.

    A policia é o que é por que nossas instituições estão falidas, mas a gente não pode tratar a policia assim; vamos criticar o que ta errado mas bem ou mal a gente precisa dela!
    O dia que voce for assaltado voce vai pedir socorro pra quem? Pro bandido?

    PODE TER CERTEZA MEU CARO, JAMAIS PEDIRIA AJUDA A POLICIA FALIDA BRASILEIRA, MAS CONCORDO COM VC QUANDO DIS QUE NADA MAIS É DO QUE O RETRATO DE UMA SOCIEDADE CORRONPIDA E PODRE , E A POLICIA É ESTE RETRATO MESMO, SE A SOCIEDADE NÃO PRESTA A POLICIA LOGICAMENTE NÃO PRESTA …

    Curtir

Os comentários estão desativados.