Corregedoria investiga se houve negligência em DP
- 19 de outubro de 2011|
- 23h26
Por Gio Mendes
A Corregedoria da Polícia Civil de São Paulo vai apurar se os policiais civis do 98.º DP, no Jardim Miriam, zona sul, prevaricaram (deixaram de cumprir suas funções) no caso do metalúrgico Renan Fogaça Alípio, de 22 anos. A informação é do delegado-geral da Polícia Civil, Marco Carneiro Lima, e os alvos da investigação são os policiais que estavam de plantão na noite de sábado, dia em que o rapaz foi sequestrado. Baleado no mesmo dia pelos bandidos, Alípio morreu anteontem em um hospital de Diadema, no ABC. O enterro aconteceu ontem no Cemitério Horto da Paz, em Itapecerica da Serra, Grande São Paulo.
A irmã dele, a técnica em radiologia Karina Fogaça, de 30 anos, divulgou o sequestro de Alípio em sua página no Facebook com o objetivo de conseguir informações sobre o paradeiro do rapaz. Ela alegava ter sido tratada com descaso pelos policiais ao procurar a delegacia para registrar a ocorrência.
Alípio foi sequestrado na frente de casa, em Pedreira, zona sul, às 21h15. Vizinhos viram quatro homens em um Celta preto abordando o metalúrgico. As testemunhas contaram para a família que Alípio foi levado em seu próprio carro, um Fiesta vermelho. A família chegou ao 98º DP 45 minutos após o crime. “Os policiais falaram que era preciso esperar 24 horas para registrar a ocorrência”, disse a corretora de imóveis Márcia Fogaça, de 35 anos, prima de Alípio. Segundo ela, após muita insistência da família foi feito BO de desaparecimento.
Quando chegou em casa, após a 1h de domingo, Karina postou no Facebook a foto do irmão e a informação de que ele havia sido sequestrado. A imagem foi compartilhada por quase 100 mil pessoas na rede social da internet.
“Quando uma família chega na delegacia e fala que o parente estava na frente de casa e foi levado por outras pessoas, para mim isso é sequestro”, afirmou o delegado-geral. Ele disse que os plantonistas do 98º DP deveriam ter registrado a ocorrência imediatamente, mesmo se o caso fosse de desaparecimento. “Em caso de dúvida, os policiais deveriam ter entrado em contato com os superiores, e também acionado o apoio do Grupo de Operações Especiais (GOE) e da PM para tentar localizar os veículos da vítima e dos criminosos no mesmo dia.”
Segundo Carneiro, além de investigar se os policiais da delegacia cometeram infração, a corregedoria vai abrir um procedimento administrativo para avaliar a conduta deles. “Se esses policiais agiram desse jeito, devem ser punidos”, afirmou. Segundo ele, a punição, que ainda será definida, poderá atingir também o responsável pela delegacia. “Se a Corregedoria entender que o delegado foi responsável pela conduta de seus policiais, ele poderá perder a titularidade do distrito”, disse.
O delegado Irai Santos de Paula, titular do 98º DP, informou que orienta todos os policiais da delegacia a atenderem os cidadãos com atenção e agilidade. “Eu lamento, se é que não foi feito isso. Ou se houve um mal-entendido. Eu não sei, pois não estava aqui no dia. Mas a Corregedoria vai apurar o que aconteceu.” O Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) assumiu a investigação da morte de Alípio.
Alguém ai têm alguma dúvida de que o delegado não estava no plantão.
Delegado não estar no plantão é pleonasmo.
CurtirCurtir
Demoro pra dar merda…
CurtirCurtir
Nesses casos, acho que os policiais deveriam agir como se fosse “um parente seu”
CurtirCurtir
Digo, “um parente deles”
CurtirCurtir
Delegado que não está no plantão, isso não existe no estado de são paulo
CurtirCurtir
Sorte do delegado? poderá dizer que a cagada foi dos operacionais?
CurtirCurtir
Amigos,nisto tem um nome:.ROTINA !!!!
Infelizmente isto ocorre com profissionais de qualquer área, seja médico, atendentes, segurança privada, policiais, etc. Por mais evidente que seja o problema, agem da forma mais cômoda.
Cabe a todos tentar perceber quando isto pode estar ocorrendo e motivar sua equipe !!!!
CurtirCurtir
Por que será que ninguém ainda investigou essa família, a mãe em uma entrevista a essa mídia sensacionalista, informou com todas as letras que sabe quem foi o mandante do assassinato de seu filho, no meu pouco tempo de polícia, já pude aprender que ninguém morre de graça com um tiro na testa. Mas como a polícia é sempre culpada da desgraça de todos. ai né….
CurtirCurtir
Maria:
Apenas uma observação, aprenda a verdadeira lição: A MAIORIA DAS VÍTIMAS DE HOMICÍDIO SÃO INOCENTES QUE MORRERAM DE GRAÇA E COM UM TIRO NA TESTA.
Amanhã você – algum ente querido – poderá ser uma delas.
CurtirCurtir
O que teria ocorrido de diferente no caso, se houvesse o registro dos fatos na noite de sábado? Tendo em vista que somente na segunda-feira a tarde o Delegado Titular tomaria ciência, e só depois faria seu despacho (BO IP, BO Invest, etc). Ou seja, o que de concreto teria ocorrido com o registro dos fatos?
Claro que deveria ter havido o registro, mas no que mudaria o resultado do crime, que independentemente da data e hora do registro, somente seria apurado tardiamente, como em todos os casos que não são de repercussão.
Não critico os plantonistas do 98 não, aquele lugar é um inferno…desculpem a todos, é só uma opinião.
CurtirCurtir
FUI PLANTONISTA NO 11º DP – SANTO AMARO COM O O DR. IRAÍ SANTOS DE PAULA, É UM DELEGADO HUMILDE, DIGNO DE RESPEITO, SEMPRE TRATOU AS PARTES COM A DEVIDA URBANIDADE, DR. IRAÍ SEMPRE FOI DO DECAP E HOJE É TITULAR DE DISTRITO, MERECE SER MANTIDO NO CARGO OU TRANSFERIDO PARA COISA MELHOR, NÃO PODE RESPONDER PELA MÁ VONTADE DOS OUTROS.
CurtirCurtir
Verdade! E se deixar de ser titular não perderá nada; especialmente a dignidade.
Já o DGP deveria explicar se perderá algo deixando de ser o Number One.
CurtirCurtir
Enquanto isso a Divisão Anti Sequestro que outrora era modelo de eficiência mesmo nos casos menores amarga no esquecimento em um imóvel pulgento e de instalações precarias na Zona Norte de SP,Secretario de Segurança põe a ROTA tambem para resolver os sequestros, quem sabe , pq na policia civil não existe mais investigação ,só engodo pra ingles ver.Lamentavel a morte desse jovem muitos mais vão morrer, obrigado PSDB!!!!!
CurtirCurtir
Em SP não se pode mais sair a noite ,não se pode ostentar mais nada , nem aqueles q de fato trabalharam duro para ter o q ostentar , o Secretario de Segurança publica anda com oito seguranças fortemente armados e carro blindado , pra vc q votou no PSDB e na figurinha sempre sorridente de Geraldo Alckimin, lembrem se , pode se matar tambem por omissão ,infelismente temos q amargar mais tres anos com esse pulha…….
CurtirCurtir
Senhores, não concordo na maioria das ideias desse Dinho,
Mas nesse tópico ele QUASE ACERTOU, portanto, DISCORDO TOTALMENTE NA ROTINA POR ELE PROFERIDA e RESSALTO QUE NA VERDADE, OS PLANTONISTAS, GERALMENTE SÓS E DESALENTADOS NA SITUAÇÃO QUE SÃO SUBMETIDOS NOS PLANTÕES DA VIDA, ALIADOS, AO BAIXO SALÁRIO, FALTA DE RECONHECIMENTO, DESPRESTIGIADOS, COM A FUNÇÃO DE PRIMEIRO ATENDIMENTO AO PÚBLICO QUE DEVER SER S0LICITO E COM SORRISO NO ROSTO, CHEIO DE AMOR PARA DAR, ACABAM DEVIDO AO DESANIMO GERAL DE NÃO VEREM SEUS ANSEIOS CONQUISTADOS, “FAZENDO AQUELA TRIAGEM ” DO QUE É DIGNO DE REGISTRO EM RDO, DAÍ, ESSES INFORTÚNIOS QUE LHES GERAM A PECHA DE MAUS FUNCIONÁRIOS, INCOMPETENTES, VIRANDO ALVOS DE SINDICÂNCIA POR PARTE DOS URUBUS QUE CARREGAM ESSA MALDITA INSTITUIÇÃO E VOCES SABEM BEM QUEM SÃO.
ABRAÇOS.
CurtirCurtir
EU SOU TIRA E JÁ FUI MAL ATENDIDO EM PLANTÃO DE DISTRITO. A MENTALIDADE DE MUITO POLICIAL TEM QUE MUDAR. TEM CALÇA BRANCA QUE MAL ENTROU E JÁ TÁ FALANDO UM MONTÃO. INFELIZMENTE O MAU ATENDIMENTO EM DISTRITO NÃO É UMA EXCEÇÃO, MAS SIM , REGRA.
CurtirCurtir
Amigos:
O geraldo este ano receberá mais R$ 8 bilhões dos royalties do pré-sal e para o ano que vem R$16 bilhões. E mesmo assim o Estado não terá dinheiro para conceder um melhor salário para as polícias. Mas o nosso trunfo foi lançado com a notícia de hoje sobre a Copa do Mundo ter sua abertura em São Paulo; pois bem, a greve deve ser deflagrada a partir de agora.
CurtirCurtir
Caro Colega,
Só deixará de ser REGRA, o dia que a EQUIPE ESTIVER COMPLETA E CADA UM NO SEU QUADRADO….
Abraços
CurtirCurtir
Até pode ser, mas a família sabe quem é o culpado e esta jogando a culpa mais uma vez em cima da Polícia, sem um ponto X, não se dá para começar nenhuma investigação, um membro dessa mesma família já foi morto a sete anos atrás, segundo a própria genitora esta gritando ao sete cantos, a pessoa que matou seu 1º filho, falou que vai matar todos, desde o mais novo até o mais velho, e nisso a família se cala, não estou falando que a vítima teve culpa ou não, mas jogar a culpa em cima de uma polícia, que segundo as novas regras do Decap esta falida, já é um pouco demais.
CurtirCurtir
porque a corregedoria não investiga uma falsa imputação de crime sobre um inoçente ocorrida em sua própia repartição, talvez não de manchete.
CurtirCurtir
Engraçado.ninguém comentou a respeito da covardia do diretor do decap e do delegado geral,fácil jogar a culpa no plantão ,que funciona aos trancos e barrancos ja faz tempo, para fugir das suas responsabilidades.Não adianta, bastou sentar numa cadeira para virar político,a pior espécie de coisa que existe.Tomará que morram de câncer como alguns cadeirantes famosos.
CurtirCurtir
Todos já sabemos o final dessa história…
Delegado = transferido
Operacionais = … (usem a imaginação…)
CurtirCurtir
Família querendo registrar BO de desaparecimento em pleno sábado a noite?? Quantas e quantas vezes eu encontrei o suposto desaparecido na putaria com um simples telefonema… Os colegas fizeram o BO e passaram mensagem pro cepol, já esta ótimo! Queriam que fosse montada uma força-tarefa para encontrar o cara na mesma hora? Plantão do DECAP virou fabrica de papel, eles querem o papel a gente da pra eles e ponto final!!!! Deixa esse negocio de investigar e prender pra ROTA….
CurtirCurtir
Dr. Guerra tenho que discordar do Sr. em quase 15 anos trabalhando em um setor de homicídios de uma periferia “muito longe daqui”, posso falar que a colega Maria tem razão, de tantos e tantos b.os rachados, posso lhe garantir a que maioria das vítimas não eram inocentes, e quase todos “tinham algum motivo” para morrer, quando digo “algum motivo”, não é que mereciam morrer, mas é que sabiam porque iriam morres, já fiz um comentário aqui dizendo que, o cidadão de bem não tem que ter medo do índice de homicídio mas sim o de latrocínio.
CurtirCurtir
tomaram um classico peh na bunda…
eu tb sou tira, ja puxei muito plantão nesses 20 e tantos anos nessa casa bagunçada, sem nunca descontar no lombo do povo as minhas próprias mazelas… e mesmo assim ja tomei passamuleque em distrito…
ha pouco tempo, estava fazendo meu biquinho de vendedor pra complementar honestamente esse salario de merda, arrombaram meu carro, enquanto eu almocava… o escriba do dp com a maior cara de uc me disse q tava esfolado e nao podia registrar a porra do bo… dei um jeito de ganhar o q tava rolando dentro da sala e peguei o pelintra assistindo um pornozinho no dvdzinho dele… provavelmente alguma res recuperada…
É isso ai, colega… cada um no seu quadrado… falou bonito…
CurtirCurtir
Família querendo registrar BO de desaparecimento em pleno sábado a noite? Quantas e quantas vezes eu encontrei o suposto desaparecido na putaria com um simples telefonema… Os colegas fizeram o BO e passaram mensagem pro cepol, já esta ótimo! Queriam que fosse montada uma força-tarefa para encontrar o cara na mesma hora? Plantão do DECAP virou fabrica de papel, eles querem o papel a gente da pra eles e ponto final!! Deixa esse negocio de investigar e prender pra ROTA!
CurtirCurtir
SENHOR GOVERNADOR;
POR FAVOR SANCIONA LOGO O SALARIO DO MEU PAI, ESSE NEGOCIO DE AUMENTO, POIS FAZ TEMPO QUE EU NAO SEI O QUE É UM IOGURTE OU UM BISCOITO RECHEADO QUE EU GOSTO TANTO..BRINQUEDO ENTAO NEM PENSAR..MEU PAI FALOU QUE SÓ QUANDO CHEGAR O 13 SALARIO DELE. POR FAVOR EU NAO TENHO CULPA DE MEU PAI SER POLICIAL CIVIL, E MUITO MENOS DE TER UM GOVERNADOR COMO O SENHOR.
OBRIGADO
JORGINHO (QUATRO ANOS DE IDADE) FILHO DE POLICIAL
CurtirCurtir
“” TODA PESSOA TEM DIREITO À VERDADE. O SERVIDOR NÃO PODE OMITI-LA OU FALSEÁ-LA, AINDA QUE CONTRÁRIA AOS INTERESSES DA PRÓPRIA INTERESSADA OU A DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA. NENHUM ESTADO PODE CRESCER OU ESTABILIZAR-SE SOBRE O PODER CORRUPTIVO DO HÁBITO DO ERRO , DA OPRESSÃO , OU DA MENTIRA, QUE SEMPRE ANIQUILAM ATÉ MESMO A DIGNIDADE HUMANA QUANTO MAIS A DE UMA NAÇÃO.
(Decreto n. 1171/1994) “”
Enquanto Escrivão de polícia posso dizer que nunca menti tanto na vida, do que depois de ter entrado na polícia. Quantas vezes tive que falar que as pessoas podiam testemunhar, que o “criminoso” não misturava crimes, que nada iria acontecer com elas, embora tivessem de tomar cuidado redobrado. Agora ainda há a figura da testemunha reservada, que na verdade ajuda os criminosos a delatarem seus próprios parceiros, visando eliminar a concorrência. Se você explica ao popular que lhe procura na Delegacia, quais serão os procedimentos adotados após um registro de ocorrência, nós é que seremos punidos. O cidadão até acha que é lorota nossa, e mais, se em cada delegacia, quer no plantão policial, quer na “chefia” o delegado estivesse presente, não sofreríamos tanto. Vale lembrar que não cabe ao investigador, escrivão, agente, operador de tele, carcereiro, etc., atender os populares e explicar os procedimentos de polícia judiciária, mas sim ao Delegado de Polícia. Mas ninguém quer saber de eficiência. o “papel bala” se institucionalizou, virou a vontade do freguês, agora conhecido como “não criminal”. Papel neles. Agora temos que registrar até mesmo casos em que a pessoa que diz ter sido “estuprada” telepaticamente. Isso não é brincadeira, é trágico. Gostaria que me dissessem, como cumprir o Decreto n. 1171/1994, acima?
CurtirCurtir
Bode Expiatório. A expressão usada quando alguém acaba pagando pelo que não fez.
21/10/2011 – 10h40
Delegado é afastado por não ter investigado sumiço de jovem em SP
A negligência no atendimento à família do metalúrgico Renan Fogaça Alípio, 22, durante seu desaparecimento, causou o afastamento do delegado Iraí Santos de Paula, do 98º DP (Jardim Miriam), zona sul de São Paulo. O rapaz foi encontrado por parentes baleado, em um hospital, após um apelo na rede social Facebook.
CurtirCurtir
ESSE DELEGADO, SMJ, CASO JÁ TENHA TEMPO, DEVERIA, NO MINIMO, PEGAR O CHAPEU E IR EMBORA, POIS INEXISTE DUCVIDAS QUE “A COISA NÃO É SERIA”, INCLUSIVE, DEIXANDO TRANSPARENTE, AOS SEUS, QUE , ATUALMENTE, AO QUE PARECE, ” A POLÍCIA NÃO É SERIA”.
CurtirCurtir
IMPLOSÃO NA POLICIA, PRINCIPALMENTE NA CAPITAL?
Portarias do Delegado de Polícia Diretor,de 20.10.2011
Exonerando, com fundamento no artigo 58, inciso I,parágrafo 1º, da Lei Complementar 180, de 12 de maio de 1978:
A pedido:
A partir de 28.07.2011, Marcelo Eduardo Fernandes – RG 21.583.513 do cargo de Escrivão de Polícia de 3ª classe, Padrão II, lotado na DGP, Classificado neste Departamento. (Portaria
048/2011-Decap)
A partir de 19.10.2011, Robson Domingos de Andrade – RG 14.900.961-6, do cargo de Escrivão de Polícia de 1ª classe,Padrão IV, lotado na DGP, Classificado neste Departamento.
(Portaria 044/2011-Decap) em razão de ter sido nomeado em concurso publico em outro estado.
em razão de ter sido nomeado em concurso publico em outro estado…
CurtirCurtir
Não é que o delegado não estava no plantão, ali não possui delegado de plantão, aquele distrito policial é Polo (central de policia judiciaria), só abre a central as 23:00 horas, quando as partes chegaram no “atendimento ao público” ali somente podiam fazer os mesmos boletins de ocorrências que são feitos pela internet ou seja quase nada. Se fosse no período anterior até as 19:00 horas teria pelo menos um escrivão de polícia que poderia ter registrado o sequestro, mas depois desse horário, tal ocorrência somente poderia ser registrada na Central de Flagrantes lá no 101ºDP, ou seja a vítima vai e volta, mas como consequência desse plano mirabolante de merda que inventaram, com falta de funcionários e sem estrutura nenhuma, o culpado foi o titular que perdeu o cargo na manha de hoje. talvez chegue a hora que não mais exista titulares e nem seccionais para derrubar em nome desse plano ridículo das centrais de flagrantes (fabrica de loucos).
CurtirCurtir
desculpe, ás 22:00 horas que abre a Central de Flagrante e não 23:00 constrou acima.
CurtirCurtir
Anônimo lendo seu comentário acima, lembrei-me do “ESCRIVÃO DOIDÃO” postado nos TÓPICOS RECENTES com tútulo “CURTA O BLOG DO CHARLIE – ESCRIVÃO DO DECAP”
CurtirCurtir
Gostaria de deixar minha insatisfação pois como estamos passando por um baita inversão de valores, pois sem nenhum critério somos penalizados.
Gostaria de saber qual é a culta do Delegado titular que não estava no Plantão no dia B.O, teve neste caso?
Vamos parar de hipocrisia, o cara vai ficar jogando em um canto por causa de algo que ele nem teve culpa, Meu Deus!!
Descaso?
Que descaso estamos falando?
Deste rodízio RIDICULO de plantões que uma mente genial inventou achando que daria certo?
Da falta de estrutura em que estamos trabalhando, com nossos EXCELENTES SALARIOS E AUMENTOS.
Porque será que nossas viaturas NOVINHAS, não estão compatíveis as outras esferas?
E nosso sistema de informatização e uma vergonha, etc etc etc….
Vamos torcer para que Deus tenha piedade de todos nos.
CurtirCurtir