02/10/2011
Léo Arcoverde
do Agora
O custo da Operação Delegada, bico oficial por meio do qual 4.000 policiais militares de folga combatem camelôs nas áreas das 31 subprefeituras da capital, supera a folha salarial dos 6.434 GCMs (guardas-civis metropolitanos) do município.
Dados do orçamento obtidos pelo Agora
apontam que, desde janeiro, a gestão do prefeito Gilberto Kassab (PSD) destinou R$ 97 milhões à Operação Delegada. No mesmo período, a grana paga à GCM foi de R$ 90 milhões.
Com o aumento de 60% dado no mês passado por Kassab aos PMs, em vigor a partir deste mês, essa diferença de gastos vai aumentar ainda mais.
Resposta
A Secretaria Municipal de Coordenação das Subprefeituras não se manifestou sobre os gastos efetuados pela pasta neste ano com a Operação Delegada.
A secretaria informou, por meio de sua assessoria de imprensa, que o critério para a escolha dos locais de atuação da atividade delegada se baseiam na incidência de problemas com camelôs.
Apesar de ser quem indica os locais e a pasta responsável por pagar o convênio firmado com a Polícia Militar, a pasta não divulgou todos os locais de atuação da atividade delegada. A secretaria alegou que os dados são estratégicos para a PM combater o comércio ambulante ilegal e, por isso, não devem ser divulgados.
A secretaria apenas confirmou se os pontos visitados pela reportagem na semana passada faziam parte ou não da área de atuação da atividade delegada.
O titular da secretaria, Ronaldo Camargo, não quis se manifestar na semana passada sobre o assunto, segundo informou a assessoria de imprensa da pasta.
A Polícia Militar disse que atua nos locais indicados pelas subprefeituras.
A corporação disse ter até interesse em atuar na rua Coronel Xavier de Toledo, mas informou que a inclusão da via como ponto de combate ao comércio ambulante ilegal depende de um aditamento no convênio firmado com a prefeitura. O combate a camelôs ilegais em ruas não indicadas no convênio com a gestão do prefeito Gilberto Kassab (PSD) é atribuição da prefeitura.
Senhor Prefeito, isso lá é motivo de orgulho? Diz que prefere valorizar os outros em detrimento dos da própria “casa” e acha isso certo?
Enquanto os GCMs ganham salários aviltantes, ele faz média com a milícia bandeirante. Não é culpa dos PMs que participam da atividade delegada, mas esta forma de governar ferrando os funcionários públicos sob seu comando é extremamente revoltante, pior ainda, parece ser o “modus operandi” deste pessoal.
CurtirCurtir
Que humilhação para os guardas heim?????
Não vou me esquecer disso quando for escolher o governador deste estado.
CurtirCurtir
e ainda pior é que alimentando os Coxas com “bico” melhor remunerado que a própria Coxa paga, deixa esses semoventes totalmente submissos ao governo estadual, o qual os usa como massa de manobra e ainda consegue impedir quaisquer tentativa de greve, pois se rebelarem ou não acabarem com a greve da Polícia Civil, perdem o “bicão remunerado”, e ainda sofrem punição na própria corporação coxa. A PM(COXA) passou então a ser o “bico oficial coxa) e a atividade delegada a principal fonte de renda.
CurtirCurtir
É o novo modelo de ditadura militar se instalando nos diversos níveis governamentais, e orgãos públicos, é como um cancer que vai se alastrando silenciosamente e deixando todo o sístema adoentado,quando nos se dermos conta esse sistema ja estará enraízado,restado sómente um ultimo suspiro.
CurtirCurtir
Se faz necessário terminar com a ditadura dos estrelinhas da PM, digo, da FP do estado de São Paulo.
Euclydes Zamperetti Fiori
CurtirCurtir
CAROS COLEGAS DAS POLICIAS DESTE ESTADO DE SP, DIGNOS POLICIAIS CIVIS E MILITARES, VAMOS FAZEREM UMA REFLEXÃO OU COMPARAÇÃO JUSTA E REAL, AS GUARDAS MUNICIPAIS POR MELHORES QUE ELES DESEMPENHAM E FAÇÃM SUAS OBRIGAÇÕES E DETERMINAÇÕES, ELES NÃO CONSEGUEM CEM POR CENTO DOS SEUS OBJETIVOS , ÓBVIO, NÃO TEM PODER DE POLICIA,ISTO POSTO , NENHUM BANDIDO VAI RESPEITAR OU TEMER SUA PRESENÇA, COMO SEMPRE OCORRERAM NA 25 DE MARÇO, NO BRÁS, 12 OUTUBRO E OUTRAS TANTAS, NAS GREVES DE ÔNIBUS , METRO E NAS OPERAÇÕES CONTRA CAMELÔS, OBS: QUANDO AS OPERAÇÕES SÃO FEITAS POR POLICIAIS , O RESULTADO É OUTRO, TEMOS O PODER DE POLICIA EMANADA DO ESTADO DE DIREITO,COM PESSOAL MELHORES TREINADOS E MELHORES EQUIPADOS, AGORA QUANTO AO SR. PREFEITO(KASSAB) VALORIZAR MAIS O FUNCIONÁRIO DO ESTADO, AO INVEZ DO MUNICÍPIO, FOI UMA FORMA DE SUPERAR UMA CRISE SEM FIM NA GUARDA CIVIL, OS SALÁRIOS DA GUARDA NÃO FOI DIMINUIDO, MAS O SEU EFETIVO, AO INVEVEZ DELE AUMENTAR O EFETIVO , FOI SUBSTITUIDO POR PMS DO ESTADO (MELHOR PREPARADO E EQUIPADO) MELHOR RESULTADO E COM MENOR SALÁRIO,ALEM DE NENHUM ENCARGOS SOCIAIS POIS ESTES CORRERÃO POR CONTA DO ESTADO , O QUE ELE(PREFEITO) PAGA PARA CADA PM NO (BICO), É A METADE DO QUE PAGARIA POR UM GUARDA MUNICIPAL E SEUS ENCARGOS , VCS ESTÃO VENDO A DIFERENÇA, E ATÉ A ECONOMIA QUE ELE O (PREFEITO) ESTA TENDO COM ESTE PROJETO, AGORA SE ALGUM POLICIAL ESTÁ DESCONTENTE, PURO E SIMPLESMENTE PORQUE O PREFEITO ESTA DANDO BICO LEGAL PARA POLICIAIS, QUE ENTRAM NA JUSTIÇA CONTRA ESTA ATITUDE, ATÉ MESMO POR IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA SE FOR O CASO, MAS PARA DE CHORAMINGUÁR E RECLAMAR QUE PMS ESTAM FAZENDO BICO LEGAL PORRA, TODOS DEVEM LUTAR POR SEUS OBJETIVOS, TEMOS QUE PARAR DE TER CIÚME DO SEU PRÓXIMO , VAI A LUTA QUE VC TAMBEM PODE CONSEGUIR OK, ISSO É PURA INVEJA. SÓ PARA TERMINAR , MORO E TRABALHO NO INTERIOR DO ESTADO , E NÃO FAÇO BICO PARA NENHUM PREFEITO, MUITO MENOS O DA CIDADE DE SÃO PAULO, PROCURO VIVER COM MINHA FAMÍLIA, DO QUE RECEBO NA POLICIA , ADMINISTRANDO MINHAS ECONOMIAS, SE TA MUITO DIFÍCIO , AQUI VAI OUTRO LEMBRETE, MUDA PARA O INTERIOR, ONDE O CUSTO E O PADRÃO DE VIDA É MENOR E A SOCIEDADE MAIS HUMANAS. MAS, PARA DE RECLAMAR E DE CHORAMINGUÁR FEITO UM FORDIM VELHO OU UMA ABELHA CHORONA.
CurtirCurtir
ALGUEM SABE ME RESPONDER PORQUE CHAMAM OS HONRADOS POLICIAIS MILITARES DE COXA OU COXINHAS,HÁ NÃO SABEM, É PORQUE ELES FAZEM BICOS PARA O CASSAB, E TEM (QSJ) SOBRANDO, E COM ISSO PODEM COMPRAR ALEM DE OUTRAS COISAS COXINHAS SABOROSAS PARA ALIMENTAREM, COITADOS DOS DEMAIS QUE NÃO FAZEM ESTES BICOS, FICAM SEM COMEREM OU COMEM QUALQUER PORCARIA NÉ, COITADINHO DELES, TAM MAGRINHOS E TÃO FRACÓTI. MUITOS DELES PASSAM FOME OU TOMA UNS ( MÉ) OU MARIA MOLE PARA ESQUECER DA FOME.
CurtirCurtir
Concordo com os colegas, Policia é policia e a sociedade respeita é a policia, VIGILANTE MUNICIAPAL NÃO É POLICIA potando tem que cuidar das praças , escolas municipais e praedios publicos, nunca resolçveram nada , a não ser dar tiors em pombos e bater em mendigos e camelos, hoje com a policia nas ruas e praças a coisa mudou de figura, e=é so olhar e comparar.
CurtirCurtir
Caro rogério do post acima, pela imbecibilidade de suas palavras só me resta pensar que você é um coxa mor. Saiba que há GCMs muito mais qualificados do que coxas. O poder de polícia constitucional não está na pauta deste post, o assunto é: prefeito gasta mais com a PM (do governo estadual) do que com a GCM (da prefeitura).
CurtirCurtir
CurtirCurtir
CARLÃO
Quanto a suposta inveja dos bicos oficiais,fique sabendo que apesar de ser uma ótima alternativa aos bicos feitos em portas de padarias,açougues e etc…continua sendo uma exploração de uma mão-de-obra qualificada e barata,que são os pm.
CurtirCurtir
caro sr. que postou como (O TIRA QUE SABE), se o assunto é kassab, ele esta economisando e tendo o melhor por menos e resolvendo os problemas detectado po sua administração, agora se está explorando ou não é problema de quem aceita tal coisa, mas acho eu que (cento e cinquenta e sete reais) por oito horas trabalhadas, não está ruim não, e esta dentro da legalidade, inclusive coberto pela seguradora, e qualquer problema, que vier a dar errado sua família esta assegurado , isto posto, trabalhando no regime 12 por 36 , da para trabalhar 10 serviços de 08 horas por mes, isto significa ( um mil e quinhentos e setenta reais ) por mes, é bem melhor do que trabalhar em padoca , farmacia, ou até mesmo em tantos outros por aí afora, agora , quanto aos guardas civis municipais, que eles lutam e usam seus representantes de classe e os demais meios que julgarem certo, quanto aos demais policiais , tanto civis quanto militares , que não estão fazendo este bico , que eles lutam para tal, e parem de jogar terra no prato dos outros, isto é inveja e das grandes, OBS:colhemos aquilo que plantamos, se plantamos uva, colhemos uvas, se plantamos abacaxí não vamos com certeza colher alfaçe , então se querem um conselho, planta aquilo que vc quer de fato colher , e verás que se seguir as regras, vai colher cem por um, como esta escrito no livro sagrado ou biblia, agora se este bico é destinado apenas aos integrantes da policia militar, está na ra de alguem daa policia civil fazerem uma visita ao sr. kassab e convencer o mesmo quanto aos bons serviços que seus integrantes da policia civil podem lhe oferecerem, um abraço a tds flitantes.
CurtirCurtir
Bom Dia!
Senhoras e Senhores.
É uma verdadeira farra do boi com o dinheiro público e sem dúvida, uma desvalorização e uma vergonha para com o Servidor Público Municipal e principalmente para com a GCM.
Caronte.
CurtirCurtir
Sem dizer do custo astronômico, a pergunta que permanece é: A tal corporação preparada e com poder de políca resolveu alguma coisa?
CurtirCurtir
Quem não gosta de Polícia é ladrão!!!! Portanto, se vc não gosta, logo vc é…………….
CurtirCurtir