Recomendações do MP sobre a custódia de presos: o policial deverá algemar o preso em qualquer grade ou ponto fixo do estabelecimento prisional e informar aos agentes penitenciários que o indivíduo está sob a custódia do sistema penitenciário 8

Cidades
Edição de sexta-feira, 30 de setembro de 2011

MP faz recomendações polêmicas sobre a custódia de presos
                            Entre as medidas sugeridas está a prisão do diretor de cadeia que se recuse a receber presos, por descumprimento
                       Paulo de Sousa // jpaulosousa.rn@dabr.com.br
Quando alguém for preso em flagrante e não caiba fiança, o delegado deve provocar o juiz competente para que determine em que unidade prisional esse indivíduo deva ser custodiado. Essa é uma das recomendações feitas pelo promotor criminal Wendell Beetoven à Polícia Civil do Rio Grande do Norte. A recomendação seguinte é de que de posse da determinação judicial, o policial civil deve levar o preso até o local indicado e, caso o diretor da cadeia se recuse a receber o detento, esse deverá ser detido e levado à delegacia local. O próximo passo recomendado é de que independente da presença do diretor ou prisão deste, o policial deverá algemar o preso em qualquer grade ou ponto fixo do estabelecimento prisional e informar aos agentes penitenciários que o indivíduo está sob a custódia do sistema penitenciário.


Juiz é que deve determinar onde preso deverá ser custodiado, diz Wendel Beetoven   Foto: Paulo de Sousa/DN/D.A Press

As recomendações causam polêmica, mas segundo o promotor, servem para tentar sanar o problema de custódia de presos em carceragens superlotadas das DPs da Grande Natal.

Wendell Beetoven justifica afirmando que o objetivo “é colocar as coisas nos devidos lugares”. Segundo ele, a intenção é a de ver cumprida a legislação que diz ser papel de um juiz determinar onde o detento deva ser custodiado e não dos gestores do sistema penitenciário potiguar, como acontece no estado. “Fiquei estarrecido com a declaração à imprensa do diretor de Polícia da Grande Natal esta semana de que já houve casos que diretores de cadeias se recusaram a receber presos em suas unidades. Não é assim que deve ser tratada uma decisão judicial. Se não estiver de acordo, que vá recorrer à Justiça”.

No entendimento do promotor, “não dá mais para continuar nessa briga, que já dura há mais de 20 anos, em que a Polícia Civil fica pedindo vaga para presos no sistema penitenciário e a Coordenação da Administração Penitenciária (Coape) é quem decide quais detentos vai receber. Todos os presos, sem exceção, são de responsabilidade da Sejuc [Secretaria Estadual de Justiça e Cidadania, a qual pertence a Coape]”.Wendell Beetoven ressalta ainda o fato de a Polícia nem mesmo tem como justificar o pedido de dotação orçamentária ao governo para gastos com alimentação de presos ou reforma de carceragens das delegacias, uma vez que isso não é de sua responsabilidade.

Repercussão

O coordenador da Administração Penitenciária, José Olímpio, afirma que “o Ministério Público pode recomendar mil vezes, estamos aqui para cumprir decisões da Justiça. O que os juízes determinarem, a gente vai cumprir, como temos feito sempre. Eles também têm de entender que não podemos criar vagas de uma hora para outra”.

O delegado geral de Polícia Civil, Fábio Rogério, diz que vai conversar com o secretário estadual de Segurança Pública e Defesa Social, Aldair da Rocha, para avaliar as recomendações e procurar uma forma de como resolver o problema. “Queremos tratar disso da melhor forma possível, com o diálogo. Não queremos agir de maneira truculenta e arbitrária, gerando assim um atrito dentro do próprio governo sobre um assunto que interessatanto à Segurança quanto à Sejuc. Temos que buscar em parceria uma solução”.                   


Um Comentário

  1. Certíssimo a recomendação do promotor, qual policial civil que nunca foi destratado em CDP por algum asp. parece que pedimos favor para eles recolherem os presos. E outra coisa, por que nós PC temos que nos desarmar para entrar com os presos dentro do CDP e vemos a PM entrando armados, qual é? por que a discriminação? Se liga paga pau!

    Curtir

  2. E quem paga depois a algema que o policial deixar la na cadeia ????
    Ou sera que eles vão dar algema própria da cadeia para que o policial grampeie o preso e o próprio diretor ??????????????
    Sabe o que vai acontecer, o primeiro policial que deixar um preso ali ou mesmo prender o diretor da cadeia vai se foder de verde e amarelo e aí ninguém segura o rojão .
    A corda sempre estoura do lado mais fraco.

    Curtir

  3. E A CANSEIRA NA FUNDAÇÃO CASA? LÁ É PIOR, ALÉM DA FALTA DE EDUCAÇÃO DOS FUNCIONÁRIOS, O CHÁ DE BANCO É CERTO E INEVITÁVEL.

    Curtir

  4. AQUI NA REGIAÕ DE SOROCABA, NÃO É DIFERENTE SÓ ADENTRA A CADEIA ARMADO
    SOMENTE A PM .

    Curtir

Os comentários estão desativados.