Blogueiros na mira do tráfico 13

Enviado em 19/09/2011 as 9:28 – HOMEM QUE SABIA DEMAIS

AÍ GUERRA, FICA ESPERTO:

 JORNAL DA TARDE (Foto:Reuters) Corpos em passarela de Nuevo Laredo

O narcotráfico está ampliando sua lista de vítimas. Uma gangue mexicana fez uma ameaça aos sites que noticiam a guerra contra as drogas em uma mensagem colocada ao lado de dois corpos, mutilados e dependurados, em uma passarela perto da fronteira com os Estados Unidos.

Segundo o gabinete do Ministério Público Estadual, uma placa advertindo os blogueiros para que fiquem em silêncio foi encontrada perto dos corpos de um homem e de uma mulher que pendiam de uma passarela na cidade de Nuevo Laredo.

“Cuidado, estou de olho em vocês”, dizia o cartaz, de acordo com as fotos tiradas da cena, advertindo que o mesmo poderá acontecer a todos os “encrenqueiros” que “habitam a internet”.

A mensagem foi assinada com a letra “Z”, numa referência ao violento e poderoso cartel Los Zetas, que opera na região. As vítimas, que não foram identificadas, tinham idades entre 20 e 25 anos e foram bastante mutiladas, afirmou, sob condição de anonimato, um representante do governo.

Dois sites muito populares que dão notícias sobre a guerra às drogas no México, o Blog del Narco e o Frontera al Rojo Vivo, foram citados no cartaz dos traficantes.

O site Rojo Vivo, controlado pelo jornal El Norte, da região de fronteira, informou que todo o material de arquivo foi retirado do blog, removendo informações sobre os colaboradores.

“De agora em diante publicaremos apenas fatos específicos e informações sobre as comunidades da fronteira, e não mais ataques pessoais”, afirmou o jornal.

Violência

Os traficantes com frequência alvejam a mídia e tentam conter a cobertura. Ao menos 42 jornalistas locais foram mortos nos últimos cinco anos, segundo o Comitê para a Proteção dos Jornalistas.

Muitos jornais e outros meios de comunicação pararam de publicar fotos de vítimas de assassinato ou os bilhetes que as gangues usam para ameaçar os rivais, a polícia ou a população.

Cerca de 42 mil pessoas morreram desde que o presidente Felipe Calderón determinou que o Exército investisse contra as gangues, no final de 2006.

Um Comentário

  1. Os bandidos brasileiros são diferentes dos bandidos mexicanos. No México a guerra é declarada, o estado de tensão é rotineiro, se mata, se morre, se intimida, é o costume do local. Não que nós não estejamos a ver isso no RJ, mas no México as coisas já estão desse jeito há muito tempo. O RJ e suas favelas são um projeto piloto para o que acontece no México acontecer no Brasil. Os BOPES da vida, seus agentes sedentos por sangue o assassinato da juíza demonstram que há similaridades entre os dois países, e que o RJ caminha para esse fim. Ontem ví uma reportagem na televisão, o tal do Mister M “completamente” regenerado. Sinal de que há esperança para os cariocas, graças a uma justiça que por muitos é vista como fomentadora da impunidade, mas que na verdade, é uma escola para o mundo no que tange à preservação de direitos e garantias fundamentais, porque não há juiz que não se renda a bons argumentos quanto a essa matéria.

    Curtir

  2. E mais uma coisa, somos policiais civis, não temos que repetir como papagaios aquilo que ignorantes midiáticos e uma boa parte de PM´s falam, com 500mil Reais por mês é fácil falar que bandido bom é bandido morto. Né, Sr. Datena?? A sociedade por muitas vezes é hipócrita, e aquele cafézinho pra te livrarem de uma multa? E aquele jeitinho pra pagar menos no IR? Não são crimes? Enfim, pelo amor de nossos filhos, pelo amor de nosso país, vamos baixar a guarda e tentarmos entender o porquê da criminalidade, pois o México é o exemplo de que nossa política de segurança está nos levando para a desgraça completa.

    Curtir

  3. QUERO SABER DO MEU SALÁRIO, POIS CADA DIA QUE PASSA EU COMPRO MENAS COMIDA COM A MERRÉCA DE SALÁRIO QUE RECEBO . CADÊ A PORRA DO AUMENTO GENTE? ESTÃO SÓ DE PROMESSAS? QUEM VIVE DE PROMESSAS É SANTO E ISSO EU NÃO SOU; SEU GERALDO ALCKIMIM CADÊ OS 15% DE REAJUSTE SALARIAL QUE O SR. ANUNCIOU NO MÊS DE JULHO? JÁ ESTAMOS CHEGANDO A OUTUBRO E A GRANA NÃO VEIO ATÉ AGORA!! AJUDEM AI POVO, POIS SE FICARMOS ESPERANDO ALGUMA ATITUDE DE SINDICATOS E ASSOCIAÇÕES ESTAMOS É FERRADOS.

    Curtir

  4. A pergunta que fica é: como é que chega tanta arma na mão dos bandidos mexicanos????
    Essa mesma pergunta vale pro Rio de Janeiro. Parece que os fuzis têm asas e vão voando até os morros cariocas.
    Ou seja: falha na repressão e corrupção policial facilitam a vida de facções criminosas.
    Ah!!! Esqueci de citar o código penal arcaico que os legisladores não querem mudar.

    Curtir

  5. Narcotráfico mexicano e máfia italiana estão ligados na distribuição de drogas, diz autora de livro

    Compartilhe

    As relações entre o narcotráfico mexicano, em particular o cartel de Los Zetas, ex-braço armado da família do Golfo e agora cartel independente, e a máfia italiana, por meio da organização ‘Ndrangheta, da Calábria, são analisadas no livro Contacto en Italia, da jornalista Cynthia Rodríguez, recém publicado no México. Em entrevista ao Opera Mundi, a autora analisa como os dois grupos criminosos, juntos, se tornaram nos últimos anos os maiores traficantes e distribuidores de drogas do mundo, sem que quase ninguém notasse.

    Quais são as similaridades com o narcotráfico mexicano? E como é possível que, em poucos anos, eles tenham tomado o controle do mercado da droga, substituindo os cartéis colombianos e a Cosa Nostra, sem que se falasse deles?

    A principal similaridade com o narcotráfico mexicano pode ser notada no território. A característica comum a todos é a ausência total do Estado no território. As famílias mafiosas substituem em muitos aspectos o papel do Estado, impondo um controle direto sobre a população. Muitas vezes realizam até mesmo obras públicas. O perigo, como está acontecendo no México, é que as pessoas comecem a criar mitos do narcotráfico. Como se eles fossem heróis. Na Itália, essa atitude está sendo superada. Coletivamente, compreende-se que é um modelo nefasto, que perdeu a face romântica. No entanto, em contextos nos quais reinam entre as pessoas a desesperança, a incerteza, a impunidade, é difícil consolidar sentimentos de legalidade, e as máfias continuam florescendo.

    Como funciona a ‘Ndrangueta?

    A estrutura da ‘Ndrangueta é diferente da máfia siciliana, da Cosa Nostra. Os calabreses souberam ser adaptar melhor à globalização. Membros das famílias mafiosas estão presentes em todos os países e podem manter uma estrutura sólida, mesmo que deixem o território de origem, a Calábria. A estrutura arcaica familiar permite um controle militar da organização e praticamente não dá origem a colaboradores da Justiça, de modo que o grupo opera basicamente em segredo. Eles não se fazem notar. Os membros da ‘Ndrangheta souberam mesclar sua estrutura familiar/tribal às regras da globalização de maneira quase perfeita, mas, como se pode ler no livro, também têm problemas e fraquezas. Por isso, com as armas adequadas, é possível combatê-los com êxito. Eles não são onipotentes.

    No livro, além de explicar a estrutura da ‘Ndrangheta, desconhecida na Itália e no mundo, você descreve partes importantes de investigações policiais que mostram como funcionam as relações entre máfias. Qual é a sua impressão da luta contra o narcotráfico internacional?

    Como o narcotráfico é uma questão globalizada e complexa, compreendi que a resposta das instituições deve ser conjunta. As forças policiais italianas colaboram há anos com as dos Estados Unidos, em uma luta conjunta que está rendendo frutos. É necessário um expediente compartilhado por muitos países para enfrentar com seriedade as famílias mafiosas. No México, falta uma legislação específica para combater o narcotráfico. Além disso, há uma grave falta de transparência.

    Escrevendo o livro, pude conversar com funcionários italianos que me mostraram os resultados concretos das operações, explicando-me todas as passagens. No México há uma grande confusão e o que as instituições nos dizem não corresponde ao que acontece na realidade.

    Na Itália existe uma lei, a 646/82, conhecida como Rognoni-La Torre [que custou a vida do deputado comunista Pio La Torre], que introduz o delito de associação mafiosa e sobretudo permite o confisco dos bens da máfia. O ponto é que, sem confiscar os bens da máfia, de nada serve enviar o exército, como fez o presidente do México, [Felipe] Calderón, porque os cartéis e as máfias têm patrimônios enormes. Calcula-se que a ‘Ndrangheta, com seus diferentes negócios, tenha ganhos de 44 bilhões de euros por ano, 2,9% do PIB [Produto Interno Bruto] italiano. É preciso criar leis específicas e promover uma forte colaboração entre Estados.

    Quais foram as conclusões de sua pesquisa?

    Na Itália, surpreendeu-me o fato de terem questionado até mesmo o primeiro-ministro, Silvio Berlusconi, para averiguar as afirmações de um mafioso colaborador da Justiça, Gaetano Spatuzza, apesar de seu poder econômico, político e midiático. A principal conclusão é que a luta contra a máfia se realiza entre as pessoas, é uma luta cultural. É preciso combater a cultura mafiosa acima de tudo e reforçar as instituições por meio de leis. E na Itália, embora o problema não esteja resolvido, foi possível sensibilizar as pessoas. O nível de violência e impunidade que existe hoje no México nunca havia sido alcançado antes. É impressionante. Gostaria que a sociedade mexicana pudesse chegar pelo menos a este ponto. Sim, há esperança.

    Curtir

  6. OS DEPUTADOS DA BASE GOVERNISTA NÃO POSSUEM DECISÃO PRÓPRIA E COM CERTEZA VOTARÃO DE ACORDO COM OS DESEJOS MACABRO DO GOVERNADOR GERALDO ALCKIMIM DO PSDB. COLOCAR OS NOMES DOS DEPUTADOS TRAIDORES SERÁ PERDA DE TEMPO, POIS JÁ SABEMOS Á MUITO TEMPO QUE SÃO POUCOS DEPUTADOS QUE POSSUEM LIBERDADE PARA EXPRESSAR E DECIDIR PELO SEU VOTO NA ALESP. ALÉM DO QUE É VERGONHOSO A FALTA DE RESPEITO DOS DEPUTADOS E GOVERNO COM A NOSSA INSTITUIÇÃO POLICIAL QUE TEM OBJETIVO PRIORITÁRIO NO COMBATE AO CRIME E NÃO NOS SOBRA TEMPO E NEM DEVERIA SOBRAR TEMPO PARA FAZERMOS POLÍTICAS, POIS NOSSA PRAIA É DAR SEGURANÇA PARA A SOCIEDADE E NÃO FICARMOS GRITANDO POR SOCORROS SALARIAIS . OS POLÍTICOS TEM POR OBRIGAÇÃO E CABE A ELES RESOLVEREM OS PROBLEMAS FINANCEIROS DE NATUREZA ABERRADORA NA SEGURANÇA PÚBLICA DE SÃO PAULO.

    AS EMENDAS NA ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA

    Levamos ao conhecimento de nossos queridos colegas, algumas emendas, em um total de 157 e substitutivos, que mais interessam as carreiras operacionais.

    Entendemos, infelizmente que é mais uma maneira de “ enrolação”, deste governo, pois acreditamos que o “ Picolé de Xuxu”, irá impor sua vontade, e o projeto passará como um rolo compressor, sendo que tal governo tem a maioria dos deputados sobre suas asas! Mas vamos as propostas pelas quais iremos lutar, debater e tentar impor suas aprovações.

    a) Do Deputado Rui Falcão (PT), modifica o art: 24-A e 24-B, que enquadra as carreiras de investigador e escrivão de polícia no Nível Superior.

    b) Do mesmo Deputado a emenda 15, modifica o art. 25-A , adicionando o total de 20% sobre a atual remuneração do aposentado da classe especial.

    c) Emenda 24 do Deputado Major Olimpio (PDT) modifica os vencimentos das carreiras de nível médio e as carreiras de escrivão de polícia e investigador de polícia.

    d) Emenda 25 do Deputado Enio Tatto (PT) e outros propõem a inclusão das carreiras de nível médio e as carreiras de escrivão e investigadores de polícia.

    e) Emenda 31, Deputado Enio Tatto (PT), e outros, modificam o art. 3º, estabelecendo valores específicos para diferentes carreiras, mas com ALE, igual pelo maior a todos.

    Vamos verificar no dia da votação, quais serão os deputados que honram seus mandatos e votem favoráveis a nós. Não basta dizer que são nossos amigos, veremos se serão “homens” com “H” maiúsculo e votem as emendas apresentadas, caso contrário colocaremos no site os nomes dos traidores da Polícia.

    A Diretoria

    Curtir

  7. 19/09/2011 às 20:37 | #29 Citação
    PEGA FOGO CABARÉ……..ACREDITARAM NAS PROMESSAS, PUTZ, COMO É FÁCIL ENGANAR OS DELEGADOS, CLARO QUE PAPAI NOEL NÃO EXISTE……ACORDA GENTE…VAMOS PARAR TUDO…É GREVE….ESSE PSDB NÃO ENTENDE DE DEMOCRACIA, PARA ELES AS NEGOCIAÇÕES TEM QUE ACONTECER NA FOIÇADA, MELHOR NAS BALAS DE BORRACHA ETC.

    A Adpesp promoveu, na última sexta-feira, 16 de setembro, Assembleia-Geral Extraordinária (AGE) em sua sede para discutir as alterações do PLC 48, que reestrutura a carreira de Delegado, e para informar a classe sobre os últimos passos das negociações com o Governo. Os Delegados de Polícia demonstraram grande descontentamento com o projeto e com a falta de posicionamento concreto por parte do Governo em relação à carreira. Por esse motivo, estão em Assembleia Permanente. A medida possibilita a tomada de decisões sem que uma nova AGE seja marcada e sem a necessidade de quórum especial.
    Durante a Assembleia, a diretoria discorreu sobre equívocos cometidos especialmente os relativos às promoções, fim do exame oral e outras questões importantes para a classe. Mostrou, ainda, as emendas propostas pela Associação com o objetivo de corrigir a redação do PLC 48/2011. A presidente da Adpesp, Marilda Pansonato Pinheiro, lembrou que mais de 100 emendas foram apresentadas, sendo 60 só em relação à carreira de Delegado de Polícia.
    Já os Delegados exigiram o mesmo respeito e transparência — que o Governo diz que emprega no trato das questões públicas — nas negociações com a classe. Os delegados aguardam propostas da Gestão já na próxima semana para iniciar ações estratégicas definidas na Assembleia. De acordo com eles, a classe está indignada por ter honrado o prazo estipulado pelo Governo e, passados 60 dias, ele não sinalizou com nada de concreto para classe. Tal atitude, segundo os Delegados, confere legitimidade para todas as ações que forem desencadeadas daqui por diante.

    Curtir

  8. ALGUÉM AINDA ACREDITA EM POLÍTICOS ???
    EU ACREDITO NA UNIÃO DE FATO DE TODOS OS POLICIAIS SEM PADRINHOS É SÓ ISTO E EU APOSTO O SACO….. DO PAPAI NOEL QUE VARREMOS QUALQUER COISA !!!

    Curtir

  9. É AMIGOS.. MUITA LIBERDADE, PARA MARGINAL, CRISE NAS FAMILIAS, PERDA DOS VALORES MORAIS ÉTICOS E RELIGIOSOS, CORRUPÇÃO DESENFREADA, SONEGAÇÃO FISCAL, FUNCIONALISMO PÚBLICO ARCÁICO E MAL PAGO ETC… O MUNDO DA MARGEM PARA APARECEREM STALINS, HILTLERS, MUSSOLINIS DA VIDA!!! DITADURAS DAQUI ALGUNS ANOS VAI SER A SOLUÇÃO INFELIZMENTE..
    A COISA ESTÁ PARA MUDAR O REINADO DO TRÁFICO ESTÁ CHEGANDO AO FIM, ÁLIAS ESSES DONOZINHOS DE BOCAS, E PATRÔES NÃO SÃO NADA, POIS TODO NÓS SABEMOS QUEM ESTÁ POR TRÁS DESSES PULHAS!!!
    MUSSOLINI QUASE ACABOU COM A MÁFIA ITALIANA, PRENDEU TODOS, O PROBLEMA TODO É QUE A MÁFIA ITALO- AMERICANA COSA NOSTRA JUNTAMENTE COM, OUTRAS MÁFIAS, DE ORIGEM NÃO ITALIANA..

    Roni :
    A pergunta que fica é: como é que chega tanta arma na mão dos bandidos mexicanos????
    Essa mesma pergunta vale pro Rio de Janeiro. Parece que os fuzis têm asas e vão voando até os morros cariocas.
    Ou seja: falha na repressão e corrupção policial facilitam a vida de facções criminosas.
    Ah!!! Esqueci de citar o código penal arcaico que os legisladores não querem mudar.

    OS COMUNISTAS ITALIANOS, SE ALIARAM COM OS USA, PARA COMBATER AS FORÇAS DO EIXO. ENTÃO A SEGUINTE CONCLUSÃO: O TRÁFICO DE DROGAS ESTÁ EM TODOS OS PAISES DO MUNDO, COM VÁRIAS CONEXÕES, NÃO SÓ NA ITALIA, MAS EM TODOS OS LUGARES DO PLANETA COM A CONIVÊNCIA DE GRANDES AUTORIDADES!! E O MAIOR TRAFICANTE DE DROGAS E ARMAS DO MUNDO ESTÁ NOS USA, UM CERTO SULISTA DE UMA SECRET SOCIETYS, QUE TAMBEM É DA HIGH SOCIETY AMERICANA, QUE USOU O EXÉRCITO AMERICANO LÁ NO AFEGANISTÃO.. NÃO FOI POR CAUSA DO BIN LADEN , MAS SIM POR CAUSA DE UMA PLANTA CHAMADA PAPOLA!!!
    COMO CHEGA ARMAMENTO NO MÉXICO???O MÉXICO FAZ DIVISA COM QUE PAIS, COM A MAIOR INDUSTRIA BÉLICA DO PLANETA?? E NO BRASIL???POR ONDE VEM?? DOU TRÊS OPÇÕES: TRIPLICE FRONTEIRA; ESCOLHE O PAIS. AS FRONTEIRAS ENTRE ESSES PAÍSES E O BRASIL SÃO FISCALIZADAS SERIAMENTE???
    12.000 PF???CADÊ O EXÉRCITO???A FAB???PARA UM PAIS DE GRANDE EXTENSÃO IGUAL AOS USA???

    Curtir

  10. logo-logo, BRASIL, fará parte desse seleto grupo…Paises dominados pelo tráfico, com essas leis onde o colarinho branco sempre é inocente, cometem crimes e nada acontece, que vai acreditar na JUSTA…

    Curtir

Os comentários estão desativados.