Em agosto de 2011, a Justiça brasileira autorizou o monitoramento de 750 contas de telefone do tipo VoIP (voz sobre IP, ou telefone via internet). A tecnologia é usada por programas como o Skype ou UOL Voip (https://voip.uol.com.br/) e foi recentemente incorporada no chat do Google, o “gtalk”.
Os dados foram divulgados hoje (19.set.2011) pelo Conselho Nacional de Justiça. A assessoria do órgão afirmou que das 750 contas VoIP monitoradas, 120 eram de São Paulo.
Até recentemente, quem desejava fugir de grampos telefônicos, legais ou ilegais, usava os sistemas de voz sobre IP na internet. Agora essa facilidade não existe mais.
Há uma forma ainda de conseguir manter um certo anonimato. Se o internauta cria uma conta VoIP com nome falso e não divulga o seu endereço eletrônico, as chances de seus telefonemas via web serem grampeados legalmente é mínima. É que a polícia precisa sempre pedir autorização ao juiz. A permissão para o monitoramento só é concedida quando está identificado o endereço da conta VoIP, com o nome do assinante.
O Sistema Nacional de Controle das Interceptações Telefônicas, segundo a equipe do CNJ, também registra endereços eletrônicos (e-mails) monitorados por decisão da Justiça. “Em agosto, 320 endereços eletrônicos estavam sob monitoramento, sendo que os maiores números estavam em São Paulo,87, em Pernambuco, 24, e em Mato Grosso, 23”, informou o órgão.
O balanço divulgado hoje ainda mostra que 17.122 linhas telefônicas convencionais foram grampeadas legalmente em 2011 até agosto. O nº é pouco inferior ao total fechado em 2010 também em agosto: 17.417.
O CNJ tem os dados mensais de grampos telefônicos e via VoIP, mas não os divulga com regularidade. Ass im, é impossível saber se há de fato uma estabilidade na faixa de 17 mil monitoramentos mensais ou se há variações ao longo do ano.
Um amigo policial me contou uma boa hoje, um”cidadão” bateu em seu veículo e saiu do carro todo nervoso,neste instante meu amigo identificou-se como policial,aí que o cara ficou mais cheio de razão dizendo que iria na corregedoria e etc…ou seja o policial teve que engolir um sapo e ainda pagou o concerto do outro carro.
Em outra oportunidade,este amigo policial,que é bem azarado, se envolveu em outro acidente de transito,novamente o outro motorista saiu do carro todo exaltado,o policial ,já traumatizado com a experiência anterior,não pesou duas vezes ,além de não se identificar como policial,começou agir com trejeitos de um gay e acionou uma vtr da PM que passava pelo local,e disse que além do outro motorista bater em seu carro ,ainda estava sendo vitima de homofobia,o outro motorista arregalou os olhos quando os pm’s informaram que iria conduzi-lo para delegacia,e rapidamente sugeriu pagar o conserto do carro do policial.
Moral de uma história verdadeira,viado tá com mais moral do que policia
CurtirCurtir
Sugestão ao seu amigo- entregue o Distintivo e a Arma ( já que não acredito que deva ter algemas ) e de a vaga para alguém com vocação e orgulho de ser Policial e abra vaga para promoção.
Quando vc estiver em perigo, na roubada com sua vida em risco, faça como ele, com os tais trejeitos….quem sabe dá certo.
Faço sinceros votos para que vc se enfie na pior roubada de sua vida, que voce se cague de panico e implore pela sua vida, que torça e rogue a Deus para uma Viatura passar e lhe socorrer, faço votos que vc engula com areia esse comentário inoportuno e desrespeitoso por quem dá a vida por imbecis como vc e por seus parentes.
CurtirCurtir
OLHA A DICA PRA QUEM QUER SE APOSENTAR:
19/09/2011Servidor pode usar tempo insalubre para ter benefício
Luciano Bottini Filho
do Agora
Os servidores públicos que trabalharam em condições prejudiciais à saúde antes de ocupar um cargo municipal, estadual ou federal têm direito à conversão do tempo especial em comum para obter a aposentadoria.
Esse entendimento foi confirmado pela TNU (Turma Nacional de Uniformização), última instância dos juizados especiais federais, no dia 6 de setembro.
O INSS havia se recusado a emitir a certidão de conversão de tempo especial em comum, usada pelos funcionários públicos para aumentar o período de contribuição e, assim, conseguir a aposentadoria mais cedo.
CurtirCurtir
parabens ao secretario ferreiro pinto o melhor secretario dos ultimos 20 anos, so nao gosta dele os ladroes da policia, metidos a autoridade!
CurtirCurtir
to me perguntando: pra quê? pra que se identificar como policial quando alguém bateu no seu carro? manda o sujeito calar a boca se folgar. São dois motoristas, são dois homens (eu acho). você antes de ser policial, é homem. resolva seus problemas como homem. se a situação sair do controle, é outra história. agora to cansado de ver “colegas” usarem funcional pra tudo. quanto mais você mostra, menos valor ela tem.
CurtirCurtir
Caro colega
Posso fazer minhas as suas palavras? Ah..a propósito, devemos sugerir ao DAP a compra de algum tipo de “kit-traveco” pra pessoas como esta se sentirem mais à vontade para trabalhar.
abraços
CurtirCurtir
CurtirCurtir
Sarcasmo eu aceito se você fizer quanto ao nosso salário, quanto ao governo, quanto à administração da Polícia Civil. Agora quanto à carreira policial eu não aceito. Não sou maçaneta, e pode ter certeza, não vejo problema algum em quem o é.
Não sou mal educado como você, mas assim que o DAP fizer a compra do “kit-traveco” dá uma passadinha lá pra fazer carga.
CurtirCurtir