Delegado denúncia ao Ministério Público, esquema em São José dos Campos.
NOSSA REGIÃO
NOSSA REGIÃO
Polícia sofre com a falta de delegados na região
Cláudio VieiraSSP promete contratação por meio de concurso mas, enquanto isso, investigações são prejudicadas
Filipe Rodrigues
São José dos Campos
Procuram-se delegados no Vale do Paraíba. Em pelo menos nove delegacias da região, não há delegado titular fixo e profissionais de outros distritos têm atuado de forma improvisada.
Para atuar em duas delegacias, o profissional recebe remuneração extra.
Em São José, o Ministério Público investiga os critérios usados pela delegacia seccional para nomear delegados em distritos ‘vagos’.
Segundo o Sindicato dos Delegados, fazer com que o profissional atue como titular em duas delegacias prejudica a investigação.
A Secretaria de Segurança Pública diz que distritos sem delegados são os que têm baixos índices criminais.
Ação. O delegado Windor Claro Gomes, plantonista no 3º DP, encaminhou ao MP no início do mês representação questionando os critérios para nomeação de delegados.
Na representação ao MP, ele diz que há delegados para ocuparem essas funções na cidade, mas estes não são nomeados. A representação afirma que a seleção atual gera prejuízos aos cofres públicos.
O caso está na 7ª Promotoria Cível. O promotor Fábio Antonio Xavier de Moraes, que recebeu a acusação, solicitou esclarecimentos para a delegacia seccional e a Secretaria de Segurança Pública.
“O que queremos saber é se está havendo desperdício de dinheiro público e que medidas podem evitar prejuízos.”
Cálculo. De acordo com uma lei de 2007, o delegado que atua em mais um distrito, recebe a GAT (Gratificação por Acúmulo de Titularidade).
Para acumular funções, o delegado ganha um adicional que equivale a um trigésimo do seu salário por dia trabalhado.
Procurado por O VALE, o delegado que fez a representação não quis se pronunciar.
Investigação. Para George Melão, presidente do Sindicato dos Delegados do Estado, o principal prejuízo da falta de delegados é no setor de investigação. “O delegado não consegue se dedicar aos crimes de uma região ou de um padrão. Quando há rodízio, o inquérito anda mais lento devido à troca de delegados em um caso.”
A falta de delegados não é uma exclusividade da região, segundo Melão. Ele afirma que há um déficit de 300 delegados no Estado. “Todo o dia saem delegados de São Paulo. É delegado que vai para lugar que paga melhor ou passa em concurso e não há reposição. O Estado prefere fazer o delegado se desdobrar.”
Exemplo. A Diju (Delegacia da Infância e Juventude) de São José está sem delegado titular desde abril. Desde então, têm sido feitos rodízios.
No dia 11 de julho, seis jovens infratores fugiram do local após render o único vigia. Até agora, apenas três menores foram detidos.
Delegacias
Déficit
Levantamento feito nas delegacias pelo O VALE aponta que pelo menos nove delegacias da região não possuem delegados titulares exclusivos e têm sistema de rodízio com titulares de outros distritos
Remuneração
Extra
Delegados que trabalham em duas delegacias recebem um adicional para isto, segundo lei de 2008, no entanto, trabalho de investigação ficaria prejudicado
Polêmica
Seleção
Em São José, um delegado questiona junto ao Ministério Público os critérios para selecionar aqueles que irão responder pela delegacia e receber a gratificação
Outro lado
Concurso
A SSP realizará concurso para contratar 140 delegados
SSP diz que aguarda concurso
São José dos Campos
A Secretaria de Segurança Pública informou por meio de nota que nas cidades com baixos índices criminais não há delegado titular fixo, mas é feito um revezamento em que cada delegado atua na cidade por no máximo três meses.
É o caso aqui na região de cidades como Monteiro Lobato, Santa Branca, Areias, Redenção da Serra e Santo Antônio do Pinhal.
Sobre representação feita ao MP, a SSP tem conhecimento e analisa os padrões para a seleção de delegados.
A pasta também afirma que tem concurso público em andamento para a contratação de 140 delegados. Outros 361 delegados, que trabalham no Detran (Departamento Estadual de Trânsito) e Ciretrans, retornarão à Polícia Civil assim que se completar a transferência do Detran para a Secretaria de Gestão Pública.
http://www.ovale.com.br/nossa-regi-o/policia-sofre-com-a-falta-de-delegados-na-regi-o-1.149648
Conheço o Dr. Windor e sei que ele é um delegado competente e está sendo injustiçado, deveria estar a frente de uma Delegacia e não no Plantão. Aliás, quanto ao GAT, eu acho errado, pois todos delegados deveriam ter direito, pois só alguns que tem. Por exemplo na Delegacia de Monteiro Lobato, eu nunca vi nenhum delegado estão pagando o GAT. Eu também quero o meu. Dr. Sidney vê se dá um GAT para mim também.
CurtirCurtir
Merece rigorosa investigação. Pela simples leitura do artigo, vê-se que está causando dano ao erário público, o que é severamente condenado pela administração pública. O administrador tem que administrar a verba competentemente, não se admitindo falhas, portanto, a investigação tem que ser séria, fazendo-se um levantamento minucioso para punir os responsáveis.
CurtirCurtir
Dr. WINDOR ESTA CERTISSIMO, BASTA VER AS PUBLICAÇÕES DA SEGUINTE FORMA APAFRINHADO FICA 4 MESES GANHANDO GAT EM SEGUIDA OUTRO 4 MESES E O RESTO QUE SE DANE OBS SÃO SEMPRE OS MESMOS NOMES QUE CONICIDENCIA INCRIVEL I O PIOR DE CLASSE INFERIROR SEM DEMETITOS A CLASSES INFERIORES .
NÃO EXISTEN PRINCIPIOS DE IMPESSOALIDADE , MORALIDADE E IMPROBIDADE OU SEJA PARA OS AFILHADOS TUDO O RESTO É RESTO .
CurtirCurtir
E o dinheiro público! Vai pelo ralo! Será que o Governardor vai gostar?
CurtirCurtir
É, AGORA VAMOS VER SE O DELEGADO GERAL TERÁ PULSO FIRME E TIRA ESSA CORJA DA SECCIONAL, QUE ESTÁ ARROMBANDO OS COFRES PÚBLICOS EM PROL DO FAVORECIMENTO PESSOAL NÉ DR.SIDNEY,TAMBÉM O M.P. DEVERÁ INVETIGÁ-LO COM OS GASTOS DE COMPRAS DESNECESSÁRIAS, COMO EXEMPLO PICOTADEIRA DE PAPEL,ETC,ETC…TAMBÉM VER O PATRIMÔNIO DO DR.SIDNEY DEPOIS QUE VIROU ASSISTENDE DO SECCIONAL, SERÁ QUE AUMENTOU MUITO???
CurtirCurtir
O protecionismo é notório na SSP/SP, esses fatos ocorrem em todo o estado de São Paulo, funciona mais ou menos assim…….. para meus amigos tudo, inclusive ajudinhas de granas extra…..para meus inimigos, somente o rigor da lei e nada de ajudinhas em grana extra…. do tipo ferro no cabra.
CurtirCurtir
PROBLEMA DE FÁCIL SOLUÇÃO NOBRE DIRETOR DO DEINTER 1.
No plantão há quatro delegados de segunda classe.
Então um deles iria para a DISE, outro para a DIJU, outro para o 6º e outro para o 7º D.P.
Com isso, não haveria gastos desnecessários pagando o GAT para quem responde a DISE e DIJU (uma improbidade a menos).
Sanaria também de imediato o problema do comissionamento que é pago para o 6º e 7º D.P. indevidamente, pois há delegados com classe correspondente para assumi-los.
Para o plantão, iria o delegado atual do 6, 7 e assistente da DISE, que são TERCEIRA classes.
Quanto a Monteiro Lobato, designaria um delegado para lá e o GAT não seria mais pago, pois há muitos anos não há delegado lá.
Como o Dr. Windor, se manifestou, realmente não há problemas de delegado em São José dos Campos.
Agora, tem que tomar cuidado com esses gastos desnecessários com GAT e comissionamento, devendo se observar a delegacia seccional, pois acredito que Vossa Excelência não tinha conhecimento dessa má administração na distribuição de delegados, devendo portanto tomar imediata providência para se ver sanado o problema e não recair sobre a diretoria a condescendência do fato denunciado.
Na delegacia seccional também tem delegado que pode assumir ao plantão, no caso o Dr. Sidney também terceira classe.
CurtirCurtir
A PERGUNTA É: O DEPUTADO LUTOU ALGUMA VEZ PARA MELHORAR A SEGURANÇA PÚBLICA? QUANTOS PROJETOS DE LEI ELE ELABOROU PARA MELHORAR AS CONDIÇÕES DE TRABALHO E OS SALÁRIOS DOS POLICIAIS?
POISÉ DEPUTADO; SEJA BEM VINDO, JUNTAMENTE COM SEUS FAMILIARES, Á MERDA QUE VOSSA EXCELÊNCIA AJUDOU A CONSTRUIR !
O deputado estadual Antonio Salim Curiati (PP), assaltado na manhã desta terça-feira (23) em sua casa no Morumbi, Zona Sul de São Paulo, defendeu que uma das medidas para a contenção do crime seja o controle da natalidade e criticou programas sociais do governo federal. “A Dilma vem para cá falar de Bolsa Família… Aí você agracia a comunidade carente, e eles começam a ter filhos à vontade. É preciso controlar a paternidade”, afirmou.
Ferimento que, de acordo com o deputado, foi
provocado pelos criminosos por uma chave de
fenda durante o assalto (Foto: Raphael Prado/G1)
Por volta das 8h, quatro criminosos invadiram a residência do deputado, enquanto dois aguardaram do lado de fora, segundo o relato do parlamentar. Eles levaram R$ 13 mil em dinheiro e joias. De acordo com o deputado, os homens foram “muito violentos” e o feriram no braço com uma chave de fenda.
“Em alguns países, se alguém é pego roubando, cortam a mão dele. Se pegam de novo, cortam a outra mão. Mas eu sou menos radical”, afirmou, em seu gabinete na Assembleia Legislativa. Ele criticou a gestão da segurança pública. “É preciso dar aumentos tanto para (policiais) civis quanto para militares”, disse.
‘Discriminação’
Durante o assalto, o deputado disse que se identificou apenas como médico – sua atividade profissional – e que isso foi melhor para ele. “Se tivessem me identificado como deputado, seria pior. Porque o deputado é discriminado. A imprensa só fala mal do Poder Legislativo.”
Criminosos agrediram deputado estadual e mulher dele durante assalto
De acordo com Curiati, enquanto uma funcionária da casa colocava o lixo na rua, os criminosos aproveitaram a abertura do portão para invadir a residência. Além do político de 83 anos, estavam no local sua mulher, de 78, duas funcionárias, o motorista e um vigia. “São pessoas humildes, mas bem qualificadas, quase da família”, disse Curiati.
Os criminosos agiram em cerca de 20 minutos, segundo o deputado. Ele contou também que tem um revólver calibre 38 em casa, mas que preferiu não usar a arma.
CurtirCurtir
http://www.youtube.com/watch?v=R5hdE9YSfEQ
CurtirCurtir
QUANTA INVEJA E DOR DE COTOVELO!!! A ADMINISTRAÇÃO PRESENTE EM SÃO JOSÉ DOS CAMPOS JÁ É A MELHOR DOS ÚLTIMOS DEZ ANOS. EM TODAS AS ANTERIORES NINGUÉM FEZ NADA PRA MELHORAR AS CONDIÇÕES DE TRABALHO. O ESCRIVÃO VARLEY DIZIA QUE NÃO TINHA DINHEIRO NEM MESMO PARA TROCAR O ÓLEO DAS VIATURAS E ENQUANTO ISTO ELE AUMENTOU DISCARADAMENTE SEU PATRIMÔNIO, LEVOU BONDE PRA JACAREÍ E CONTINUA SUA VIDINHA DE SAFADO E CORRUPTO. MP, INVESTIGUEM TAMBÉM O VARLEY, ESTE SIM MERECE SER INVESTIGADO. ESTOU NESTA POLÍCI A MAIS DE 20 ANOS E JÁ PRESENCIEI DE TUDO NESTA SECCINAL, MAS O DR. SIDNEY E O DR. FÁBIO SÃO DELEGADOS SÉRIOS QUE MELHORARAM E MUITO AS CONDIÇÕES DE TRABALHOS DE TODAS AS DELEGACIAS PERTENCENTE A SECCINOAL DE SÃO JOSÉ. GRAÇAS A ELES TEMOS DESDE PAPEL SULFITE BOM ATÉ VIATURAS E INSTALAÇOES DIGNAS DE TRABALHO. O QUE OCORREU COM O DR. WINDOR É UM PROBLEMAS MUITO MAIS SÉRIO. A POLÍCIA CIVIL PRECISA DE HOMENS HONRADOS E LEAIS A ELA, ALGO QUE O WINDOR NÃO CONHECE. UM HOMEM DESLEAL COM A INSTITUIÇÃO E QUE APENAS QUER SUGAR SEU SANGUE. HAJA VISTO QUE NINGUÉM CONSEGUE TRABALHAR COM ELE MAIS DE DOIS MESES NO PLANTÃO, UM HOMEM DIFÍCIL, ESTÚPIDO, DONO DA VERDADE, SE JULGA ACIMA DE QUALQUER SUSPEITA E AINDA FALA MAL DOS COLEGAS E DA PRÓPRIA POLÍCIA CIVIL. DESONESTO NO SENTIDO DE LEALDADE E AINDA QUER CONQUISTAR SEU ESPAÇO NO GRITO??? TODOS NÓS SABEMOS COMO FUNCIONA A MÁQUINA DO ESTADO E O DR. WINDOR CLARO GOMES É UMA PEÇA ENFERRUJADA QUE ESTÁ ATRAPALHANDO O BOM FUNCIONAMENTO DA MÁQUINA. ARROGANCIA E FALTA DE LEALDADE DEVEM SER MANTIDAS LONGE DA PC.
CurtirCurtir
O WINDOR CLARO ESTÁ NO LUGAR QUE MERECE, PLANTÃO SUL, ONDE NUNCA DEVERIA SER TIRADO. TRABALHEI COM ELE E PASSEI HUMILHAÇÃO, POIS É UM HOMEM QUE NÃO TEM RESPEITO NEM POR ELE MESMO. DEIXEM A PC CUIDAR DE SEU CANCER, POIS O DR. WINDOR É UM CANCER NA INSTITUIÇÃO…
CurtirCurtir
Prá muita gente Jesus não passava de bandido. Não quero comparar Windor a Jesus, mas qualquer pessoa que se levantar contra dada sistemática vigente será posto na condição de bandido. Sempre foi assim; assim continuará. Quando a mais simples e pura verdade contraria grandes interesses, de pronto, é condenada a morte; empregando-se meios de divulgação criadores de estereótipos tipo: câncer, desleal, estúpido, dono da verdade; que se julga acima de qualquer suspeita, etc.
Ora, passou humilhação: descreva e assine que o Flit publica . O Windor assina!
CurtirCurtir
Quem conhece o Dr. Windor sabe muito bem que a polícia civil não merece o Dr. Windor, ele simplesmente é um homem que não abre mão das coisas corretas, só isso, por isso tem muitos desafetos. A verdade é que quem incomoda é ruim mesmo, não deixa os corruptos em paz, não permite safadezas dentro da instituição e conduta ilibada do servidor público. Gostaria que todos delegados de polícia tivessem a mesma conduta do Dr. Windor, mas isso será impossivel. Quem é correto e trabalhou com o Dr. Windor sabe muito bem que ele não aceita que outro Delegado faça sacanagens com os Policiais que trabalham corretamente, mais é implacável com os transgressores, inclusive com os próprios Delegados . Nunca vi um Delegado mais honrrado e honesto do que o Dr. Windor, portanto, aqueles que quiserem falar mal dele tem que primeiro lavar a boca.
CurtirCurtir
O Dr. Windor é corajoso e não tem “rabo” preso com ninguém. Age corretamente seja com quem for. É delegado que deveria estar a frente a Seccional. Defende os policiais que tem conduta correta e representa os que não tem. Além de tudo tem profundo conhecimento do que faz. Espero que sua representação Dr. Windor, surta muitos efeitos, inclusive punindo eventuais responsáveis pela má administração que eventualmente venha a ser identificados.
CurtirCurtir
Prezada Presidenta da ADPESP
Como na eleição passada contou com o meu voto, tem a obrigação moral de contar agora com meu juízo de valor sobre as propostas pessoais, rotuladas como sendo da instituição policial civil, ofertadas ao governo para reestruturação das carreiras policiais e recuperação dos salários.
Preliminarmente, é inaceitável que qualquer melhoria seja dada a PM e sonegada a Polícia Civil e vice-versa, já que, muito a contra gosto e de forma inconstitucional, estamos atrelados pela Lei Estadual 731.
A Douta Presidenta, s.m.j, esta cometendo os mesmos equívocos de certo DG que logo após sentar na cadeira, promoveu seu pupilo a 1ª classe, criando para ele um grupo destinado a fazer nada e que não chegou a lugar algum a fim de que o mesmo ficasse às voltas com o poder. Aproximou–se do então secretário adjunto e todos articularam sua eleição como presidente da ADPESP, mas a casa caiu para todos eles. O DG a cadeira perdeu, o Adjunto desapareceu e o pupilo não se elegeu.
A atual administração avoca para si notável saber administrativo. Acredito que não desconheça o que é quadro, carreira, classe e cargo. Em breve, haverá concurso para delegado de polícia com ingresso direto na primeira classe. Os recém empossados iniciarão o exercício do cargo, concorrendo ao plantão com colegas de 1ª classe com mais de trinta anos de serviço. O que nos alenta é saber que todos estaremos na 1ª classe, disputando, pelo critério do merecimento (primeiro os amigos ou amigas do chefe, depois os amigos ou amigas do cofre, em seguida os irmão de loja e por fim os filiados ao partido) uma das vinte vagas que serão criadas na classe especial .
Estamos vivenciando na carreira a imoral e esdrúxula situação de ter delegado de 1ª classe assistente de delegado de 2ª ou 1ª classe assistente de outro 1ª classe.
Porque não postular para a Polícia Civil o que está sendo estabelecido para a PM no tocante a possibilitar a aposentadoria na classe imediata para quem assim o desejar mediante um pedágio de alguns anos na 1ª classe?
A Presidenta e seu Secretário são delegados de terceira classe, será que estão postulando em causa própria, no sentido de deixarem a administração da ADPESP na 1ª classe?.
CurtirCurtir
As maquinas caça niqueis, ferrolhos, puteiros, piratarias etc e tal….tudo funciona a todo todo vapor né? Quanto entra no bolso por semana heim? Hummmm…. os bonzinhossss ….rsrsrsrsrs. QSJ no bolso é o que fala mais alto né? to ligado!!!
CurtirCurtir
Não concordo com esse bordão “LEALDADE É TUDO”
Você não pode ser leal a tudo, principalmente nessa nossa PC….
E vou mais fundo. Acredito que a PC está nesta merda, justamente por causa dessa “pseuda Lealdade”….
Não conheço o Dr. Windor, nem tão pouco seu trabalho, mas espero que logre êxito em sua representação.
CurtirCurtir
ESSA COISA PEGA, EM MOGI DAS CRUZES, QUE É CAMINHO PARA SÃO JOSÉ, A COISA TAMBḾ FUNCIONA ASSIM FAZ UM TEMPÃO, O SECCIONAL “BOCA DE ORCA” PARA NÃO PERDER NADA COLOCOU O MESMO DELEGADO PARA RESPONDER COMO DIRETOR EM DUAS CIRETRANS A DE MOGI DAS CRUZES E A DAQUI DE SUZANO, MAS FOI SÓ PARA OTIMIZAR OS RECURSOS E VERBAS. É UMA DOBRADINHA, O ENCARREGADO TRABALHA EM SUZANO DE MANHÃ E EM MOGI A TARDE, TROCANDO COM O DELEGADO. PERGUNTO: NÃO EXISTE MAIS NENHUM DELEGADO CAPAZ DE CHEFIAR A CIRETRAN DE SUZANO????? AH!!! AUMENTARIAM OS DESCONTOS… ENTENDI, MAS SÓ OS DO SECCIONAL…
CurtirCurtir
Dr. Windor não tem rabo preso não recebe propinas isso incomoda muita gente rica , na PC com medo do Windor se o Windor disser a verdade metade vai para a cadeia e não sai fora o patrimonio sequestrado tudo proveito de crime
CurtirCurtir
PELO VISTO PERDI O MEU TEMPO, FIZ CURSO PARA PROMOÇÃO NA CARREIRA PRA CLASSE ESPECIAL, ESTOU NA PRIMEIRA DEZENA DA LISTA, NÃO SOU INDICADO PORQUE NÃO SOU AMIGO DO CHEFE, QUE É SEGUNDA CLASSE E DIGASSE DE PASSAGEM É UM BOSTA, SÓ INDICOU QUEM DEU UM PRESENTINHO ($$$$$$$). COMO EU SOU UM DURO, ESTOU NO PLANTÃO SE FOR PROMOVIDO É ÓBVIO QUE NÃO VOU FICAR NO PLANTÃO, DAI PASSO A INCOMODAR. MELHOR DEIXAR O TROUXA DO VELHO MORRER NO PLANTÃO. OS DELEGADOS RECLAMAM QUE PRIMEIRAS CLASSES SÃO SUBORDINADOS A SEGUNDAS COMISSIONADOS E NÓS ESCRIVÃES E INVESTIGADORES QUE SOMOS CHEFIADOS PELOS “CORRERIAS” DE SEGUNDA E ATÉ TERCEIRA CLASSES, OS SINDICATOS NÃO VEEM ISSO, NÃO SE MANIFESTAM. AMEI E ME DEDIQUEI POR MAIS DE 3 DÉCADAS A POLÍCIA CIVIL, HJ SE QUISER APOSENTAR, SOU ROUBADO NO SALÁRIO, AGORA FUI ROUBADO NA PROMOÇÃO. DEUS NOS LIVRE DESSES DINOSSAUROS DE FRALDAS GERIÁTRICAS QUE DIRIGEM A NOSSA (FALIDA) POLÍCIAS CIVIL.
CurtirCurtir
Esta uma bagunça em todas cidades. O Polícia mais novo é chefe dos mais antigos…só na cabeça dos correrias que isso esta certo. É preciso medidas urgente da SSP para corrigir essa transgressão disciplinar . Fico abismado quando vejo o Polícia antigão sendo chefiado pelo novato. Só pode ser grana que rola!!!
CurtirCurtir
É por essas e outras razões que a corregedoria não pode ser subordinada diretamente á Secretaria de Segurança Pública. A Polícia não pode ficar presa aos interesses e caprichos políticos do partido do governo. Temos que ser imparcial e tratar todos assuntos dentro da mais absoluta legalidade sem qualquer tipo de corporativismo. A Corregedoria de hoje esta de mãos atadas, pois só fazem o que o Secretário de segurança manda fazer. Onde se viu uma corregedoria séria sendo comandada por um político? Qual será o nível de transparência? Em quem devemos confiar? Eis uma questão muito séria.
CurtirCurtir
LUIZ ANTONIO desculpe mas não consigo entender a hierarquia na PC, aqui na PM um 3º Sgt pode ser apatrinhado de quem for, de maneira alguma pode ocupar a vaga de um 2º Sgt e nem em sonho a do 1º Sgt; ocupa se não existe o mais graduado habilitado para o serviço e quando chega o mais graduado a vaga de pronto e do superior, um oficial conhece muito bem o nosso regulamento e por isso sabe que se der uma de amiguinho e tentar colocar o afilhado vai responder um pepino que ninguém segura, não sei quanto ao regulamento de vocês mas no nosso apesar da amizade a hierarquia ainda prevalece e se lhe disseram o contrario com toda a certeza foi porque o graduado superior foi frouxo e não elaborou documento, sinceramente aqui em 30 anos de PM ainda não vi subalterno ocupando vaga de superior a não ser que autorizado pelo imediatamente superior.
Obs:. novamente desculpe-me mas não quero ofender só gostaria de entender vosso regulamento.
CurtirCurtir
Hei, quanto você anda ganhando por fora heim moção? se vc tem mais de 20 anos de poliça então é enferrujadinho também. Oxalá se um terço dos Delegados tivessem o mesmo perfil do Dr. Windor…….ai sim, teríamos bons salários, boas condições de trabalho com uso devido das verbas públicas, seriamos respeitados pela sociedade e pela classe política, claro que, uma parte da classe política respeitaria por medo de ir parar atrás das grades.
O POLICIAL DEVE ASSUMIR DE QUE LADO ESTÁ, SE É BANDIDO FIQUE DO LADO DO CRIME E PEÇA EXONERAÇÃO O QUANTO ANTES , MAS SE FOR POLICIAL DE VERDADE FIQUE DO LADO DA LEI, POIS CASO CONTRÁRIO O PEPC LHE ESPERA.
CurtirCurtir
Perícia sai em 30 dias e irá apontar se foi acidente ou atentado contra a Dise; pátios improvisados continuam sem solução
Filipe Rodrigues
São José dos Campos
Um incêndio destruiu na tarde de domingo 25 carros que estavam em pátio improvisado da Dise (Delegacia de Investigações sobre Entorpecentes) de São José dos Campos. Ninguém se feriu.
A Polícia Civil investiga se o fogo começou de forma incidental, devido ao tempo seco, ou se houve atentado, já que os veículos integram inquéritos e foram apreendidos em operações policiais.
O fogo começou por volta das 12h30 e, em menos de 20 minutos, havia consumido todos os veículos armazenados no pátio da delegacia, que fica na avenida Borba Gato, no jardim Esplanada, em área próxima ao Banhado.
Segundo o delegado Darci Ribeiro, responsável pelo caso, só com o resultado da perícia, que deverá sair em um mês, será possível saber a causa do incêndio.
“Pelas testemunhas que ouvimos, o fogo começou na favela do Banhado e o vento fez com que chegasse aos carros. A hipótese mais provável é acidente, mas o incêndio criminoso não é descartado”, disse.
A área vem sendo utilizada como pátio improvisado desde 2007 devido à falta de espaço nos pátios particulares de São José. [TXT]O assunto foi pauta de reuniões envolvendo a SSP (Secretaria de Segurança Pública) do Estado e representantes de segurança de São José.
Fogo. O Corpo de Bombeiros levou uma hora para controlar o incêndio. Todos os carros que estavam no local foram destruídos. Entre os carros, estavam carcaças de veículos que foram apreendidos havia mais de quatro anos.
Foram necessários 10 bombeiros para controlar o fogo, que também atingiu uma área da favela do Banhado.
Segundo Ribeiro, será feito um levantamento dos veículos destruídos e repassado às delegacias que conduziam as investigações em que os carros estavam envolvidos.
Um carro da Polícia Civil, que estava no local, teve parte do para-choque danificado.
Improviso. O terreno da Dise não é a única área improvisada como pátio de veículos.
Um terreno que fica ao lado do 3º Distrito Policial, no Conjunto 31 de Março, região sul, também virou um depósito para carros apreendidos.
Em ambos os locais, os carros abandonados foram depenados. O que sobrou está tomado por mato e ferrugem.
“Aquela área é considerada de preservação ambiental. Os veículos não podiam ficar ali, pois oferecem vários riscos. O incêndio é uma prova disso”, disse Alexandre de Oliveira Campos, presidente da Comissão de Segurança da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) de São José.
Em janeiro deste ano, a OAB e a Prefeitura de São José se reuniram com o secretário de Segurança Pública do Estado, Antonio Ferreira Pinto, pedindo soluções para os pátios.
“Na época, ele afirmou que ia tomar providências. Não houve mudança e espero que este acidente grave faça com que a situação seja revista”, disse Campos.
A Delegacia Seccional de São José também já solicitou à SSP que abrisse licitação para a criação de novo pátio.
CurtirCurtir