Antonio Ferreira Pinto criou tantas situações que “conseguiu separar as polícias”, disse Campos Machado 34

Enviado em 07/04/2011 às 8:27 – HOMEM QUE SABIA DEMAIS

Polícia Civil investigará mortes causadas por PMs
7 de abril de 2011 | 0h02 | Tweet este PostCategoria: Polícia/JORNAL DA TARDE

Bruno Paes Manso

Marcelo Godoy

Wladimir Andrade

Plínio Delphino

Todos os boletins de ocorrência que registrarem, a partir de hoje, resistência seguida de morte em ações da Polícia Militar na Grande São Paulo serão investigados pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), equipe da Polícia Civil especializada em assassinatos. Atualmente, essas apurações são de responsabilidade dos distritos policiais da área em que o homicídio ocorreu.

A medida – anunciada dois dias depois de o estadão.com.br divulgar áudio em que uma mulher narra ao Centro de Operações da Polícia Militar (Copom) uma execução feita por policiais militares no Cemitério das Palmeiras, em Ferraz de Vasconcelos – causou polêmica e pode acirrar ainda mais o relacionamento entre as polícias Civil e Militar. Associações de classe e parlamentares enxergaram o ato como um desmerecimento ao trabalho da Corregedoria da PM e das apurações de distritos.

“Será publicada uma resolução da Secretaria de Segurança Pública (SSP) determinando que, em todos os casos em que haja resistência seguida de morte, o DHPP será comunicado imediatamente, para que haja uma apuração rigorosa de todos os casos”, disse o governador Geraldo Alckmin (PSDB), durante evento em Campo Limpo, na zona sul da capital.

A resolução será publicada nesta quinta-feira no Diário Oficial do Estado. “A fragilidade nas investigações é o motivo principal da violência cometida por alguns policiais. A atuação de um departamento especializado vai mudar esse quadro”, afirmou o secretário de Segurança Pública, Antonio Ferreira Pinto.

Outra mudança importante é que o local do homicídio passa agora a ser preservado para o trabalho da perícia, “mesmo nos casos em que houver remoção das pessoas lesionadas”.

Atualmente, os locais em que acontece a morte por resistência não são preservados, o que dificulta a coleta de provas. Cápsulas deflagradas na ocorrência, por exemplo, determinantes para apontar a autoria do homicídio, acabam não fazendo parte das investigações.

Cruzamentos telefônicos e escutas, entre outras técnicas usadas pelo departamento, também passam a constar nas apurações. Nas delegacias, os casos de resistência não eram investigados porque os crimes registrados no BO eram quase sempre o das vítimas que supostamente haviam trocado tiro com o policial. Assim, o autor do homicídio acabava se tornando vítima. “As corregedorias também vão continuar suas apurações. Isso vai valorizar o trabalho dos policiais que são corretos”, diz o delegado-geral, Marcos Carneiro Lima.

A restrição dos trabalhos à Grande São Paulo não deve atrapalhar a eficácia da medida. Nos últimos 15 anos, 72,8% dos casos de resistência ocorreram nesta região. Os casos serão distribuídos para as equipes do DHPP de acordo com a área de atuação. A assessoria da PM informou que não vai se manifestar sobre a medida.

Entre as entidades de classe, a que se manifestou indiferente à mudança foi a Associação dos Cabos e Soldados da PM. Segundo seu presidente, cabo Wilson Morais, a maioria dos policiais atua de acordo com o rigor das leis e não tem o que temer. “E se tiverem que se defender legitimamente nas ruas, não é o DHPP que vai impedir isso.”

Crise na segurança

A medida de encaminhamento de todos os casos de resistência seguida de morte ao DHPP é mais um capítulo da crise que se instalou na segurança pública e pode acirrar a animosidade entre as polícias Civil e Militar.

O deputado Major Olímpio (PDT) afirmou que, na campanha salarial de 2008, durante o confronto entre as polícias a poucos metros do Palácio do Governo, policiais civis ameaçavam: “Não vamos mais registrar resistência seguida de morte. Vamos apurar como homicídio doloso”, lembra.

Com a medida anunciada ontem por Alckmin, Olímpio acredita que haverá aumento na animosidade entre as polícias. “Vão se acirrar os sentimentos das forças, aumentar a desconfiança entre policiais”, disse. “Alckmin já esteve dez anos no governo. Quer dizer que a apuração dos DPs foi ruim em todo esse tempo?”, indagou.

Para o tenente Dirceu Cardoso Gonçalves, conselheiro da Associação de Assistência Social dos PMs do Estado de São Paulo (Aspomil), a medida coloca em descrédito a Corregedoria. “Parece que o governador não confia na PM. A cidadã que fez a denúncia confiou e está sendo protegida pela própria corporação”, disse.

O delegado George Melão, presidente do sindicato dos delegados, disse que o melhor seria aparelhar delegacias para as apurações e orientar. “Esses casos têm de ser registrados como resistência e homicídio. No histórico do BO é que se ressalta se houve ou não legítima defesa. Do jeito que se registra, é uma maneira de se mascarar estatística”, opinou.

Um dos defensores dos delegados na Assembleia Legislativa, deputado Campos Machado (PTB) acha acertada a decisão do governador. “É uma medida justa.” Machado diz que o secretário da Segurança, Antonio Ferreira Pinto, criou tantas situações que “conseguiu separar as polícias”.

Machado é autor de Projeto de Decreto Legislativo (PDL), de 2009, para sustar o decreto que subordinou a Corregedoria da Polícia Civil ao gabinete do secretário “Tratam os policiais civis como corruptos, inconfiáveis”, disse Machado. “Tratam PMs como matadores e corporativos”, disse Olímpio.

Um Comentário

  1. Averdade mesmo é que nem o Sr. Olimpio ou o Sr. Campos como representantes do povo nada fazem para melhorar a situação
    Na verdade o SSP pouco esta se lixando tanto para a PM como pela Civil.
    O que ele quer é saber que ele é o dono da verdade
    Que mesmo depois de tantos escandalos ele está ai
    Porqu?
    Como?
    Onde vai parar?

    Curtir

  2. e desde quando o senhor CAMPOS MACHADO fez algo pela policia.
    so se foi filar boia das associações e contar historias nunca fez porra nenhuma por carreira nenhuma mas esta cheio de baba ovo atraz dele.
    É OUTRO FOREST GUMP

    Curtir

  3. Dr. Geraldo Alckimim e Dr. Antônio Ferreira Pinto
    Exmo. Governador e Secretário de Segurança Pública de São Paulo, respectivamente.

    Como cidadão paulistano agradeço mais uma vez pela excelente medida.

    Respeito a opinião dos parlamentares Machado e Olímpio, porém, observo que os mesmos não estão tendo o necessário discernimento para entenderem a admirável estratégia promovida pelo Exmo. Dr. Antônio Ferreira Pinto.

    O Sábio Secretário, em sua vasta experiência como ex-Oficial PM, Promotor e Procurador de Justiça, está simplesmente demonstrando e realizando o óbvio para quem é de bem e deseja mudar, pois, suas atitudes só estão beneficiando a sociedade.

    A sociedade paulistana/paulista inteira conhece as ocorrências de corrupção junto a polícia civil, o que o Secretário fez? Avocou a Corregedoria daquele órgão para analisar os trabalhos e verificar a eficácia das investigações.

    Todos sabem que pode ocorrer a possibilidade de Pms cometerem arbitrariedades e matarem sob justificativas de estarem acobertados por uma das excludentes de ilicitude, tendo em vista o árduo trabalho de Polícia ostensiva, não se descartando a possibilidade de terem apoio na Delegacia para “arredondar a ocorrência” , ou será que isso não pode acontecer? O que o sério Secretário fez? Determinou que um Departamento especializado promovesse tais investigações, circunstância esta que dificultará eventuais “arredondamentos” de ocorrências e ainda promove´ra uma investigação de melhor qualidade, quem ganhará uma vez mais será a sociedade.

    Senhores, qualquer pessoa que tenha um quociente de inteligência mediano perceberá que o Secretário não está separando coisa nenhuma as polícias, mas sim, colocando “os pingos nos is” e forma admirável.

    Se determinadas pessoas entenderem que tais ações não são convenientes politicamente, daí já é uma outra questão, mas que o Secretário Dr. Ferreira está colocando a casa em ordem, isso não podemos negar.

    Fábio Campos Monteiro de Lima
    Advogado em São Paulo.

    Curtir

  4. Esse tal de Campos Machado que se intitula o “” pai de todos””, e ao mesmo tempo deixa a todos orfãos, é bom que saiba que de tanta fumaça que acabou vendendo…. por fim perdeu muitos votos e AMIGOS

    Curtir

  5. Obs. – resta apenas uma ordem consisa e precisa do Comandante Geral da Polícia Militar, determinando a todos policiais Militares em função de polícia, que ao notarem que vai haver resistência no atendimento da ocorrência, antes de qualquer tomada de posição, que cientifique à autoridade policial, que dê prosseguimento aquela ocorrência e de imediato deve abondonar o local, pois não haverá Ömissão e ou Prevaricação¨ por parte dos militares, que estavam atendendo ocorrência policial, e esta, tudo faz crer que não é função de ¨militar¨ acompamhe o C.P.M. e o Estatuto dos Militares Lei 6.880/80, não dá ´para entender como é que o PM é demitido e ainda enquadrado no C.P.M., se ele atende como polícia, comissionado pelo S.S.P.,, pelo menos é o que parece. Só não vê isto, os tais entendidos em polícia. Pois Polícia é portanto atividade do Estado, que tem por fim a manutenção da ordem pública, ¨Militar é, conforme o Dec 667/69, 1.072/69 e 88.777/81. Pedro Baiano – Mongaguá – SP. (não haverá mais ocorrência de resistência, seguida de morte. Né??????

    Curtir

  6. TÁ VIRANDO UM “BALAIO DE GATOS”, JÁ QUE A PM AGORA FAZ B.O. E JÁ DE ALGUM TEMPO “INVESTIGA” O QUE INTERESSA E AGORA A POLÍCIA CIVIL APURA CRIMES PRATICADOS POR MILITARES. NA VERDADE O SECRETÁRIO SÓ OFICIALIZOU O DIVORÇIO DE UM CASAMENTO À MODA BEM ANTIGA, OU SEJA, POR CONVINIÊNCIA E À FORÇA. COMO JÁ DISSE UMA VÊZ: SE COBRIR COM UMA LONA É CIRCO; SE COLOCAR MUROS, VIRA HOSPÍCIO. BALA NELES!!!!!!!!!

    Curtir

  7. O advogado Fábio Campos Monteiro de Lima, todo elogioso com o SSP, esqueceu apenas de contar que foi assessor (cargo comissionado) do Pinto, quando ele era Secretário de Administração Penitenciária.

    Curtir

  8. Toda hora vejo comentários a respeito do Major Olímpio e Campos Machado. Porra!! Alguém me diga o que os dois nobres fizeram em benefício das polícias!!! Ah! Esperem um pouco, pois eu mesmo reponderei: Nada.

    Curtir

  9. PUXA SACO É FODA!!!! Avocar a corró só prá por colega na rua e na cadeia injustamente, assim mostra que está limpando a instituição para a ” população” hipócrita. A casa está em ordem prá tubarão, pois lambari é quem paga a conta.LIXÃO!!!!!!!

    Curtir

  10. Pagando um salário digno, podem mandar p/ CSI investigar, FBI, CIA , reviver o antigo DOPS etc..
    Esta convesra td é p/ desviar o foco : SALÁRIO DIGNO o resto é papo..

    Curtir

  11. Prezado Agente Secreto

    Muito boa noite !

    Não promovi qualquer elogio tendo em vista o cargo em comissão que ocupei na Secretaria de Estado da Administração Penitenciária de São Paulo, até porque caro agente, fui nomeado na gestão do Magistrado Dr. Nagashi Furukawa e não na gestão do Procurador de Justiça Antônio Ferreira Pinto.

    Ajo em minha vida com convicção no que acredito ser correto, justo, certo, segundo a visão do “homem médio” e com parâmetro em nossas leis, tanto é que verdade que nunca promovo qualquer atitude/ação de forma oculta, susbcrevo meu nome completo e meu posicionamento com a devida e identificação, informações que podem ser pesquisados no site da OAB tendo inclusive meus dados completos divulgados sob minha autorização.

    Sempre agi de tal forma porque acredito que o homem deve agir com transparência.

    Por derradeiro caro agente secreto, como o sr.
    trouxe a informação de que trabalhei com o Exmo. Secretário Dr. Antonio Ferreira Pinto, sugerindo que o elogio foi por tal circunstância, poupo de antemão o sr. de promover novas diligências e já adianto que também sou neto, filho e sobrinho de militares, porém, acredite se quiser, o elogio e as observações não são de natureza “corporativista”, até porque, se o sr. pesquisar mais observará que já publiquei comentários fazendo críticas a militares quando pretendiam desenvolver atividades inerentes a polícia judiciária.

    Leloco também concordo com você, o salário dos policiais civis precisam de reajuste significativo para ontem e não só para Delegados de Polícia, para os agentes, escrivães, investigadores e demais cargos.

    Observei entrevista do Ilustre Delegado Geral informando que a questão é orçamentária, também acredito nisto, pois, se assim não fosse os próprio Secretário aumentaria imediatamente os salários dos policias civis e teria aprovação quase unânime da classe.

    Não obstante a esta questão, acredito piamente que haverá aumento.

    Esclareço que sou a favor a extinção da mencionada equiparação salarial com policiais militares, pois assim, entendo que não haveria mais a questão do efeito cascata.

    Forte abraço a todos.

    Curtir

  12. FERREIRA PINTO QUER SABER QUE NEGÓCIO É ESSE:
    ATENÇÃO: CG – 1/2011 – EMPRÉSTIMO FINANCEIRO ENTRE SERVIDORES DA PASTA – APURAÇÃO PRELIMINAR.

    D.O.E 07/04/2011, PODER EXECUTIVO SEÇÃO I – PAG 10.

    ACESSE: http://www.imprensaoficial.com.br

    Portaria CG – 1, de 6-4-2011
    Instaura Procedimento de Averiguação Preliminar
    A Chefe de Gabinete da Secretaria da Segurança Pública
    do Estado de São Paulo, em conformidade com o Parecer nº
    930/11 da Consultoria Jurídica e com fundamento nos termos
    dos artigos 264 a 267 da Lei nº 10.261, de 28 de outubro de
    1968, alterada pela Lei Complementar nº 942, de 06 de junho
    de 2003, resolve:
    Artigo 1º – Instaurar Apuração Preliminar para averiguar
    eventuais irregularidades na conduta de (ex)servidores da Pasta
    que realizaram empréstimo financeiro entre si.
    Artigo 2º – Para proceder à referida apuração, fica constituída
    a Comissão de Apuração Preliminar, formada pelas senhoras
    Joyce Luziara Correa, RG 34888529 SSP/SP, Elizabete Ribeiro
    Albernaz, RG 11383960 SSP/RJ e Maria Julia Pivato de Oliveira,
    RG 16407992 SSP/SP, sob presidência da primeira nomeada.
    § Único – Os membros ora designados atuarão sem prejuízo
    das atribuições normais de seus cargos, devendo iniciar de imediato
    o trabalho de apuração e concluí-lo no prazo de 30 dias.
    Artigo 3º – A Comissão de Apuração Preliminar deverá
    oferecer relatório fundamentado a respeito dos fatos apurados
    e encaminhá-lo para a Chefia de Gabinete.
    Artigo 4º – Esta portaria entrará em vigor na data de sua
    publicação.

    Curtir

  13. Desejo que a PM faça tudo,faça BO ,faça investigação ,faça tudo tudo tudo
    Que é penitente a policia Civil eles adoram deixa os meninos felizes ,Afinal é muito mais dificil passar nas provas da Civil que para PM
    Tendo um bom salário nada mais me importa nesta Policia

    Curtir

  14. Casa de porco, mesmo em ordem, é chiqueiro. O que é ordem para essa organização política chupim?

    Enquanto existir puxa saco todas as autoridades terão assegurados os diretos de atendimento vip, elogio e defesa.

    Enquanto houver quem lambe haverá quem se lambuza.

    A corrupção vem de cima, hipocrisia dizer que tem alguém lá no palácio querendo acabar com ela, querem acabar com os alguns excessos que prejudicam a imagem, apenas. Político que presta não se ccandidata

    Curtir

  15. candidata pela segunda vez, quem volta para o esgoto é ratazana, barata e merda. Política não é carreira muito menos profissão. Puxa saco tem que ser assaltado uma vez por semana. AdeVo du carai…

    Curtir

  16. Como é que é ?
    O cara foi nomeado “Aspone”, e vem dar pitaco aqui ?
    Minha prezada e finada Avó chamria isto de mentira, hipocrisia, falta de caráter…
    Pena que ela já se foi.
    Prezado Sr., se quer exercitar sua convicção de homem sério e mediano, dê uma olhada no que está acontecendo na Sabesp, Cetesb, e outros orgãos da Secretaria de Saneamento.
    Estão demitindo funcionários com 60 anos de idade, prestes a se aposentar. Onde eles vão encontrar emprego com esta idade ?
    Lá sim, precisam de Advogados de convicção mediana.
    E o fato de ser filho ou sei lá oque de militar, somado ao fato de ser ex-Aspone, não o capacita a participar de nossos debates.
    Tenha dó, e vai cuidar de sua vida, vai, que da nossa, nós cuidamos…
    Passar bem…

    Curtir

  17. CARO ADEVO SEI LÁ DO QUÊ, SE QUER ELOGIAR SEU PADRINHO QUE VÁ NOS BLOG DA PM(SE É QUE EXISTEM). ESTE HOMEM, ADMINIISTRATIVAMENTE FALANDO, NA GESTÃO DA SSP, PAREÇE UM SER MITOLOGICO, O CICLOPE, QUE SÓ TEM UM OLHO PARA VIGIAR A PC E PASSA A MÃO NOS ABUSOS DA PM E SE OMITE NOS CRIMES PRATICADOS POR ALGUNS PMs. SE A CASA ESTIVESSE EM ORDEM, NÃO HAVERIA TANTA RECLAMAÇÃO DOS MORADORES DELA, OU O SR. ACHA QUE SÓ OS PCS RECLAMAM DESSE CORTIÇO? QUANTO AO SR. SER NETO, SOBRINHO, FILHO OU COISA MAIS INTIMA DE MILITARES, CERTAMENTE ACHO QUE SEU TIO DEVE TER SIDO DAQUELES MILITARES DISCIPULOS DE CAXIAS E OSÓRIO, MILITARES DE VERDADE E NÃO DE MILICIANOS AMADORES. E QUANTO Á QUESTÃO ORCAMENTÁRIA, QUEM ADMINISTRA ESTA ÁREA SÃO OS MESMOS HÁ 16 ANOS E SE ELES NÃO DÃO CONTA, QUE DÊ-EM LUGAR A OUTROS MAIS COMPETENTES, OU CHAMEM O “PAULO PRETO”, QUE SABE FAZER DINHEIRO PARA ELES E PARA ELE MESMO. BALA NELES!!!!!!!!!!

    Curtir

  18. Ao nobre colega Fabio, também sou advogado, sempre que posso opino nesse espaço, com escopo de melhora no sistema de segurança pública, pois antes de tudo sou cidadão.
    Fui PM por 15 anos, meu pai também é oficial da reserva, meu irmão praça, respeito sua opinião, mas discordo veementemente dela. Na realidade o PSDB nada fez em prol da melhoria da segurança pública, se mostraram incapazes e ineficientes ao longo desses árduos anos, sucateram a segurança pública, não valorizaram os homens e mulheres que se dedicam ao sacrificante mister de policiais, quer sejam civis ou militares. Em especial o atual SSP é o pior dos últimos tempos, deliberadamente articulou o enfraquecimento da PC em favor da PM, fortaleceu o oficialato e desmoralizou delgados e operacionais da PC, com a conivência do governo tucano, pois dominar uma tropa militar, impor-lhes goela abaixo suas políticas aviltantes (ou seria falta de política), sobre segurança pública e valorização do profissional de polícia é muito mias cômodo e vantajoso, logo, não merecem nenhum aprezo nosso, cidadãos que ficamos reféns dessa falta de competência governamental.
    Valorização do policial é salário justo e digno, respeito por seus direitos individuais inalienáveis, póis antes de tudo são seres humanos e cidadãos, e, por último a desmilitarização e profissionalização da polícia que é função eminentemente civil.
    Abraços a todos por esse espaço democrático de debate de idéias, em especial seu idealizador que conheço somente de nome.

    Deniz Goulo Vecchio
    advogado OABSP 282069

    Curtir

  19. Não sou possuidor dessa cátedra toda, que permite avaliar a conduta do senhor secretário e do senhor governador como “saneadoras”. Talvez por isso eu seja uma mula teimosa que insiste em achar que nunca viveu nada parecido nos últimos vinte anos… E garanto que está cada vez pior. Ontem mesmo. Colega investigador na boca da aposentadoria numa “saidinha de banco”, foi baleado por dois vagabundos, juntamente com a esposa e a cunhada…zerou. Sem nenhuma honra, sem nenhum reconhecimento do estado ou de quem quer que seja… Depois de trinta e cinco anos de serviço. Mas certamente deve ser minha rudeza que impede de ver o aspecto positivo dessa situação. Talvez quando lagar toda essa porcaria e virar pasteleiro eu consiga perceber a boa intenção de nosso governantes.

    Curtir

  20. Sou Policial, sou só um policial da “homicídios”… . Trabalho de dia , de noite, de madrugada, na chuva, no sol, ás vezes, entrando em lugares onde ninguém, em pleno gozo das faculdades mentais deveria entrar. Vejo coisas que me remetem a um questionamento sobre o quanto o “bicho” homem é nojento e desprezível. Ninguém deveria, ou precisaria ver aquilo que vejo… Detalhe : Meu colete está vencido, mas como “não tem outro…” vou usando ele mesmo. E muitas vezes, sou obrigado a investigar crimes que acabam me levando até…a outra “puliça”…
    Estou igual aquele personagem do Danny Glover, em “Máquina mortífera”, “… Juro que só queria me aposentar…” , Não tenho mais tesão pelo que faço, vejo a instituição que faço parte sendo demolida, ao bel prazer de desequilibrados sentados em cadeiras de Aspones e Secretários. Cumpro minhas obrigações burocráticamente. Houve um tempo em que pendurava meu distintivo com orgulho, e saia para trabalhar, depois de minhas orações e em paz. Hoje, saio sem o distintivo, e rezo, pedindo para este inferno acabar logo em minha vida. Tenho vergonha de dizer que sou policial. Digo que sou funcionário público aos vizinhos. Meus filhos, idem. Toda vêz que falam de policiais civis, insinuam ou falam explicitamente que somos corruptos. Sou Corrupto ? Moro em um apartamento do CDHU, e tenho um carro velho, ano 98. Não quero pistola .40, quero salário, quero respeito pela história da instituição da qual faço parte, quero respeito pelos mais de 30 anos de minha vida que dediquei a esta instituição, quero poder sair de casa sem a sensação de que estou carregando as mazelas da sociedade nos ombros, e pior, sem ao menos um “tapinha nas costas”, como consolo. Dignidade. Respeito. Paz de espirito. Todos tem direito a isto. Está na Constituição Federal. Inclusive Policiais. Mas não na cartilha deste partidinho de crápulas que comanda o Estado. Desculpe, Dr. Guerra, pelo desabafo e obrigado pelo espaço em seu BLOG. E aos nobres Advogados, “especialistas” ou comentaristas de Bo*** nenhuma, deixo meu convite : Venham “tirar” um plantão aqui na nossa Delegacia. Venha conhecer a morte, de perto. Venha olhar nos olhos de Pais e Mães que perderam seus filhos. Fale com eles sobre suas convicções de “homem mediano”. Pise na lama. Conheça a miséria financeira, social,e a mais grave de todas, a moral… Aprendi, nestes meus mais de 30 anos de trabalho, que a morte pode ser rápida. Ou chegar devagarinho, pela fome, pela pobreza, pela falta de oportunidades, que pelo jeito, não faltaram ao Douto causídico, ex “Aspone”, do alto de sua hipocrisia…

    Curtir

  21. TA CRIANDO UM PUTA RACHA QUE JA NAO ERA BOA ENTRA A CIVIL E OS COXINHAS. VAI FICAR PIOR AINDA, SALARIO QUE É BOM NADA. AO INVES DE FAZER FUNCIONAR O QUE JA TEM, O GOVERNO TA VENDENDO FUMAÇA PARA POPULAÇAO

    Curtir

  22. É BEM POR AÍ MESMO CARO COLEGA MARCIO. ESSES “MAURICINHOS” NÃO SABEM O QUE É A VIDA FORA DE SEUS APARTAMENTOS DUPLEX, DE SUAS SALAS DE FACULDADE COM AR CONDICIONADO E LOUSA DIGITAL E DOS MIMOS DOS PODEROSOS E DEPOIS VEM DAR PITACOS, PUXAR SACO E DAR LIÇÃO DE MORAL (MAIS SERÁ QUE ELE NÃO SABE QUE QUANDO HÁ ALGUM ACERTO, SEMPRE TEM UM ANEL JUNTO?). JÁ CONVIDEI ADEVO, PADRE, PROMOTOR PARA IR COMIGO EM DILIGÊNCIAS, MAIS ACHO QUE NÃO FUI MUITO PERSUASIVO, POIS NINGUEM TOPOU IR. SE ARREPENDIMENTO MATASSE, EU JÁ ESTARIA MORTO HÁ TEMPOS!!! BALA NELES!!!!!!!

    Curtir

  23. Boa tarde Srs !

    Prezado Dr. Deniz Goulo Vecchio, também respeito sua opinião e acredito que as discordâncias de opiniões são essenciais na busca de um bem maior, fato conhecido em diversas sociedades, religiões e blogs, pois, o que seria do homem e sociedade se encarássemos determinados posicionamentos como únicos e verdadeiros? Seria o fim.

    Deixo consignado, que o único padrinho que possuo nesta vida é um sapateiro que nunca sequer trabalhou na Administração Pública Direta ou Indireta.

    Não fiz aqui qualquer juízo de valor de caráter pessoal, pelo contrário, me ative a discussão sobre questões sociais, porém, observei com tristeza afirmativas sem qualquer fundamento de termos como Mauricinho, prisioneiro em apto.duplex, desconhecedor de miséria financeira, social, da moral e palavras no mínimo grosseiras como hipócrita.

    Srs., esqueci de mencionar a lama que afirmaram eu não conhecer, assim como “falar a mães e pais” que perderam seus filhos sobre o homem mediano.

    Sobre isso, digo apenas que é temerário, sob pena de se praticar injustiça julgarmos alguém ou qualquer situação sem conhecimento de causa.

    Posso dizer com tranquilidade e quem me conhece sabe disso, inclusive policias civis que acredito conhecermos em comum, que não só conheço procedimentos em Delegacias, como já me deparei frente a frente não só com mães e pais de vítimas de homicídio, mas também com filhos, esposas, sobrinhos e demais entes queridos, e para estes, assim como para qualquer outro, sempre defendi a idéia do homem mediano, que significa nada mais nada menos que termos um senso razoável sobre o que é correto ou não, e sobretudo, prego a crença num ser superior existente neste universo.

    Não sei se lhes falaram, mas comecei a trabalhar com 11 anos, fazia carreto em feiras, no mercado, vendia velas, lavava túmulos e olhava carros no dia de finados, vendia brinquedinhos e capachos na feira de domingo no jardim joamar/ zn de sp, fui office -boy, vendedor, op. telemarketing, fiz “bicos” de ajudante de limpeza, limpei muitas paredes e chão.

    Posteriormente ingressei na faculdade de Direito e e lembro-me que tinha que chegar mais cedo para poder tirar o barro do sapato, porque onde morava não tinha asfalto, saia do trabalho e ia direto para a faculdade com fome, sempre andava mais de 40 minutos para economizar duas conduções, porque senão o vt iria acabar no meio do mês e daí não poderia ir pra faculdade.

    Foram inúmeras vezes que tive que sair mais cedo da faculdade porque estava com fome, pois, a última refeição havia sido no almoço.

    Ficava meses comprando um saco de miojo e comia no almoço porque era 5 vezes mais barato do que eu iria gastar indo para o restaurante com o restante dos funcionários da empresa que trabalhava, e para disfarçar, constrangido, eu sempre dizia que não estava com fome.

    Minhas roupas eram as piores, sapato surrado, as vezes era difícil até comprar produtos de higiene pessoal porque o salário era baixo, tinha despesas como aluguel (pois fui morar sozinho aos 23 anos), agua, luz, vt, alimentação, faculdade, dentre outras que prefiro não comentar.

    Se sou “especialista” ou comentarista de b****, digo que não exarei aqui parecer técnico, foi apenas uma opinião, mas estou a disposição de Vossas Senhorias se desejarem um parecer como especialista, que a propósito, sou, e em Direito Público.

    Não quero dizer que sou o bom, pois, acredito existirem vários na mesma situação, só quero deixar claro que se equivocaram em dizer que sou um “Mauricinho”.

    Sobre apartamento duplex, informo que nunca morei em um, porém, se Deus achar que mereço não vejo mal algum em ter, pois, se sai de um quarto e cozinha para morar hoje num de 3 quartos, vejo que trabalhei muito pra isso, e se conseguir um duplex será da mesma forma, com muito trabalho.

    Li em algum lugar que devo cuidar de minha vida e não da vida dos outros, saibam que nunca falei sobre a vida de ninguém, e só para lebrar srs, vejam a função institucional do Advogado:

    Lutar sem receio pelo primado da Justiça; pugnar pelo cumprimento da Constituição e pelo respeito à Lei, fazendo com que esta seja interpretada com retidão, em perfeita sintonia com os fins sociais a que se dirige e as exigências do bem comum; ser fiel a verdade para poder servir a Justiça como um de seus elementos essenciais; proceder com lealdade e boa-fé em suas relações profissionais e em todos os atos de seus legítimos interesses; comportar-se, nesse mister, com independência e altivez, defendendo com o mesmo denodo humildes e poderosos; exercer a advocacia com o indispensável senso profissional, mas também com desprendimento, jamais permitindo que o anseio de ganho material sobreleve à finalidade social do seu trabalho; aprimorar-se no culto dos princípios éticos e no domínio da ciência jurídica, de modo a tornar-se merecedor da confiança do cliente e da sociedade como um todo, pelos atributos intelectuais e pela probidade pessoal; agir, em suma, com a dignidade das pessoas de bem e a correção dos profissionais que honram e engrandecem a sua classe.

    O Srs. acham realmente que eu, como Advogado exarando opinião acerca da questão de segurança pública, estou mesmo cuidando da vida dos outros? Se forem honestos com suaS consciências verão que não.

    Em relação ao convite para acompanhamento de diligências, informo desde já que aceito o convite, teríamos apenas que verificar com a autoridade policial sobre como isto seria viabilizado.

    Por fim, em relação a se sei ou não que em eventuais “acertos” sempre há anel envolvido, tenha a dizer que em todas as profissões há maus e bons profissionais, se algum Advogado proceder de tal forma deixo de vê-lo como um colega e o encaro como um criminoso.

    Chegando mais uma vez a questão principal descrita no cabeçalho, tenho fé e acredito que a situação financeira do policial civil melhorará, e para estranheza de Vossas Senhorias, esta conquista terá como maior guerreiro junto ao Governo o próprio Secretário de Estado de Segurança Pública Dr. Antônio Ferreira Pinto, acreditem.

    Só gostaria de registrar apenas mais uma questão, caro Marcio, não tenha vergonha de sua profissão, vejo todos os dias pessoas que dariam tudo para poderem ostentar um distintivo da Polícia Civil, você tinha um sonho de ser policial e alcalçou este sonho, não deixe com que o sistema destrua isto em você, reflita e sonhe novamente com melhorias, seja perseverante, tomo a liberdade de escrever a seguinte frase: ” Tudo o que um sonho precisa para ser realizado é alguém que acredite que ele possa ser realizado” .

    Acredite e faça sua parte, não esmureça, não permite que aqueles que só reclamam e não apresentam soluções o contagie, só o fato de estar onde está já pode se considerar um grande vitorioso.

    Forte abraço a todos !

    Fábio Campos Monteiro de Lima
    Advogado.

    e discissões
    e Não conheço miséria financeira?social? moral ? falta de oportunidade? sou hipócrita? recusa em acompanhar diligências? todo acerto tem anel junto? nunca pisei na lama? Mauricinho? especialista ou comentaria de bo*** nenhuma? sobre o convite para tirar plantão?

    Curtir

  24. POIS É OS POLICIAIS CIVIS DE MG É QUEM TEM CULHÕES..FORAM PARA AS RUAS PROTESTAR POR MELHORES SALARIOS..AQUI EM SP…SÓ POLICIAIS DE MENTIRINHA…Ô COITADOS..LATE MUITO MAS NÃO MORDE….

    Curtir

  25. Fabio, sou solidário a vc.quanto as palavras ofensivas postadas aqui. Não concordo com elas, mas entendo a desilusão e decepção dos outros membros quanto a (a)política de segurança do PSDB, todos, sem exceção estão tensos e revoltados, por isso entendo.
    Ao colega do DHPP, acho que não entendeu minha missiva, estou ao seu lado cara, vocês devem e merecem melhores salários e condições de trabalho, respeito e dignidade. Para isso devem contar com apoio dos que estão dispostos a lutar juntos, ou pleo menos apoiar a luta.
    Agora, não preciso tirar plantão com vc. irmão pra ver a realidade nua e crua, fui PM de rua por quinze anos, maior parte ronda noturna, trabalhei dentro outros lugares em Guarulhos, Pimentas, Bonsussesso, Bambi, SP/Centro,já troquei tiros com mala, já levei tiro, perdi muitos amigos, meu irmão, me desculpe por ter postado, só quero compartilhar minha solidariedade com os policias daqui, não sou intelectual mauricinho, não moro em duplex, não ocupo cargo público na advocacia, e como vc., tb estava cansado e ficando 13, daí resolvi sair, mas venho aqui desabafar e solidarizar com a luta de valorização da polícia paulista, que como disse deveria ser eminentemente civil,profissionalizada, muito bem paga e respeitada em seus direitos fundamentais.

    Abraço a todos.

    Deniz Goulo Vecchio

    Curtir

  26. Prezado Dr. Deniz, agradeço por sua solidariedade e fico feliz por entender minha opinião sobre a questão, na vida nos deparamos com constantes divergências, porém, devemos no mínimo respeitar o próximo.

    Achei interessante o ponto que você mencionou sobre “lutar juntos”, algumas pessoas precisam compreender que o impacto de uma luta apoiada por outros segmentos e outras classes da sociedade poderia ter um resultado muito mais satisfatório do que negociações isoladas.

    Agora irão dizer, mas que classe profissional apoiaria policiais civis na luta para melhores salários? tenho certeza absoluta que diversas como a de jornalistas, empresários, etc.., e não tenho dúvida alguma que a primeira seria a Ordem dos Advogados do Brasil que tanto já fez por este País, sobretudo, devemos considerar que dezenas de Advogados atuam junto a Polícia Judiciária e desejam que esta melhore, salientando ainda, o reflexo positivo para toda sociedade.

    Ocorre que, nada surge do além, os mesmos profissionais que cobram e criticam devem traçar o caminho a percorrer e começar a bater nas portas de quem devem e de quem pode contribuir.

    Por fim, entendo que isso ainda não é necessário, até porque, já observamos a disposição do atual Secretário em viabilizar melhorias, como disse alhures, tenho certeza absoluta e reitero que o Dr. Antônio Ferreira Pinto é homem honrado, honesto, experiente, se aceitou mais esta incumbência foi por idealismo, tendo em vista inclusive a carreira de sucesso que possui, acredito que tanto os policiais civis, como militares e cidadãos que não estão atrelados a partidos políticos, irão perceber que o Dr. Ferreira fará grandes melhorias a Polícia de São Paulo e a sociedade paulista/na em geral.

    Abraço a todos !

    Fábio Campos Monteiro de Lima
    Advogado em São Paulo .

    Curtir

  27. Fabio, obrigado, os debates são primordiais à democracia e à resolução de qualquer impasse!
    Espero que a valorização dos policiais aconteça realmente, o Dr. Secretário está com a bola nas mãso, vamos aguardar> Entenda não se trata de afirmções partidárias, todavia, fiquei o período todo na PM, quase 15 anos com PSDB no governo e, sinceramente, não espero muito deles, foram vâs promessas, falsas expectativas que me desanimaram, mas tudo tem seu tempo e, de repente, as coisas podem mudar pra melhor, tomara.
    No mais, grande abraço meu irmão.

    Deniz

    Curtir

  28. Deniz, entendo, aliás, sempre vimos nos bastidores os interesses de cunho político ou pessoal prevalecerem, desta forma, fica difícil realmente acreditarmos que determinadas pessoas se empenharão em prol da sociedade ou de determinadas classes, mas como você disse, quem sabe agora será momento, acredito que será.

    Forte abraço e saiba que é uma honra ter pessoa assim como colega de profissão, se precisar de algo que esteja dentro do meu alcance pode contar comigo.

    Fábio Campos Monteiro de Lima
    advocaciacamposmonteiro@hotmail.com
    Contato. 28410762 .

    Curtir

Deixar mensagem para Eduardo Cancelar resposta