MOTO-PERPÉTUO DO CRIME 30

Enviado em 06/04/2011 às 11:15

Quarta-feira, 6 de abril de 2011 – 09h02
Balanço
Confrontos com a PM matam quase 500 pessoas em um ano em SP

G1

Créditos: Reprodução TV Globo

Em todo o ano de 2010, 495 pessoas morreram em São Paulo durante confrontos com a Polícia Militar. O número é menor que o registrado em 2009, quando houve 524 mortes, mas maior que o de 2008, quando 371 pessoas foram mortas por policiais militares. Segundo a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo, nos últimos cinco anos a Polícia Militar matou pelo menos 2,2 mil pessoas durante confrontos no estado.

O comando da PM diz que treina os policiais para que eles só atirem em último caso, mas as denúncias de execuções e de tortura praticada por quem deveria defender o cidadão têm se tornado cada vez mais comuns. Em nota, a corporação informou que o objetivo da PM é prender o infrator e que a morte é sempre indesejada. Ainda segundo a polícia, do total de infratores que entraram em confronto com a PM em 2010, 17% morreram.

Uma testemunha que viu policiais militares executando um suspeito de furto dentro de um cemitério de Ferraz de Vasconcelos ajudou a polícia a esclarecer a morte. A mulher ligou para o 190 e deu detalhes do que acontecia, o que permitiu que os policiais fossem presos.

Segundo a versão dos policiais, Dileone Lacerda de Aquino morreu após uma troca de tiros com policiais. Entretanto, testemunhas disseram que ele não estava armado e que foi levado pelos policiais do local onde foi pego ainda com vida.

A Polícia Militar informou que tem feito um grande investimento em equipamentos menos letais, como gás pimenta, munição de borracha, munição química e armas de descarga elétrica.

Para o Instituto Sou da Paz, a Secretaria de Segurança deveria explicar as mortes à sociedade. “É preciso que a secretaria faça um diagnostico completo e entenda exatamente o que está por trás do aumento das mortes pela policia, tanto do ponto de vista contextual – quais são os tipos de ocorrência –; quanto do ponto de vista profissional – em que situação psicológica, de assistência social e de estrutura aquele policial está.

A polícia precisa reforçar a mensagem para seus policiais que a boa polícia é aquela que não mata. A boa polícia é aquela que prende e que promove segurança sem tirar a vida das pessoas”, afirmou Carolina Ricardo, coordenadora do instituto.

Um Comentário

  1. Eu louvo a atitude positiva das pessoas que defendem as instituições policiais, sejam elas civis ou militares. Apenas não gosto dos que o fazem incondicionalmente, como se elas devessem permanecer como se acham, como se elas não tivessem deficiência, vícios e mazelas gigantescas a serem corrigidas!

    Tanto os dirigentes da Polícia Civil quanto os da Polícia Militar, assim como sua Exa. O Senhor Secretário de Segurança Pública, precisam descer do pedestal em que se colocam e agirem para que possamos ter instituições cada vez melhores, pois do contrário, elas continuarão nessa mesma escalada de ineficiência ou de insuficiência na prestação desse relevante serviço público.

    Principalmente entre nós, policiais, é muito comum visões e ações corporativas, de proteção de um ao outro e, portanto, das nossas mazelas. Mas o que poucos percebem é que é justamente esse comportamento, bastante arraigado no seio policial, que tornam as polícias menos respeitadas, menos protegidas legislativamente e mais expostas às interferências e ingerências externas, assim como cada vez mais mal remunerada.

    Quanto mais respeito uma instituição recebe da sociedade, melhor padrão de remuneração ela acaba conquistando. E o inverso também é verdadeiro!

    No caso da Polícia Militar, me chamou a atenção a fala corporativista de um Coronel, que para muitos e para os incautos estaria parecendo bastante rigoroso no combate ao hediondo crime praticado dentro do cemitério, quando na verdade se percebe que a sua censura mesmo foi pela suposta “burrice” dos dois PMs ao cometê-lo à luz do dia e dentro de um cemitério!

    Ou seja, incomodou-o na verdade, a meu ver por sua entrevista, foi muito mais o fato da dupla de milicanos ter exposto a corporação com a falta de percepção do risco de ser visto, do que propriamente com o absurdo que é um policial executando um cidadão, criminoso ou nao!

    É preciso se atentar, que os policiais, sobretudos os mais audaciosos e violentos, não nascem e não ingressam assim na corporação, com tamanho padrão nefasto de comportamento. Eles apreendem e incorporam, no dia a dia, a cultura da arbitrariedade e da violência em face da leniência, conivência e omissão contumaz de seus superiores nessa questão, que aliás, em sede abuso de autoridade, é a regra.

    Logo, a punição dos assassinos do cemitério é necessário, mas não se pode deixar passar, no esquecimento, uma investigação mais abrangente e rigorosa daqueles que os chefiaram até agora!

    É provável que ambos tiveram, por vários vezes, crimes e condutas ilícitas menores acobertados, a ponto de não ter o receio, agora, de praticar uma execução à luz do dia dentro de um cemitério!

    Esta que deve ser a questão para os pretenderem levar esse episódio um pouco a sério!

    Do contrário, manter-se-á os dois presos, os coronéis e o Sr. Secretário de Segurança posarão de rigoroso para a sociedade, enquanto que a Polícia Militar, através de vários de seus membros, continuará a abusar da cidadania indefesa até que outro testemunha venha a ter a coragem de denunciar o malfeito de alguém.

    Pois há no seio policial, querendo ou não, em maior ou em menor intensidade, uma cultura sim de excesso e de abuso na lida com o criminoso, como sendo a verdadeira raiz e gênese de episódios como o do cemitério!

    É como penso!

    Curtir

  2. Assim, O que mais precisa chamar a atenção da sociedade é essa questão, oculta, nunca debatida, no crime do cemitério, qual seja o da condescendência criminosa, quase sempre embutida em cada crime praticado por policial, seja ele civil ou militar. Condescendência de colegas e, principalmente, condescendência de superiores, por culpa das quais o policial que entra na institiuição, geralmente, puro, acaba paulativamente se transformando e se tornando, em boa parte, ou em arbitrários contumazes, ou em corruptos, ou em omissos, negligentes ou em improdutivos.

    Trabalhar essa questão em ambas corporações, civil e militar, é fundamental e urgente.

    Desmistificar e distinguir o salutar espírito de corpo do frequente espírito de porco é fundamental.

    Pois policiais que acobertam crimes, que endossam crimes e que se omitem diante do crime de colegas são tão nocivos quantos os autores propriamente desses crimes.

    O nosso coleguismo e a nossa solidariedade não pode incluir condescendência, omissão e prevaricação!

    Acho que essa questão não tem sido trabalhada, ao menos suficientemente, e acho que ela explica muitos dos crimes dentro das corporações policiais!

    E fico muito triste com a situação desses dois policiais militares autores do crime no cemitério, com a família deles doravante, pois, penso que na verdade, de certo modo, eles são vítimas da cultura que muito de seus pares e de seus superiores permitiram que eles tivessem ao logo da carreira!

    É como penso

    Curtir

  3. CADEIA NOS PRAÇAS CUMPRIDORES DE ORDENS ABSURDAS, E PROMOÇÃO POR ATO DE “BRAVEZA” AOS OFICIAIS DA PM.
    COM A PALAVRA O SENHOR SSP-SP

    Curtir

  4. AO QUE PAREÇE, O ESTADO QUER UM POLICIAL “ESPERTO” E NÃO UM INTELIGENTE, JÁ QUE O ESPERTO SEMPRE DÁ UM JEITO RESOLVER A SITUAÇÃO, SEJA ESCLARECENDO UM CRIME, PRENDENDO O MALA OU ATÉ ELIMINANDO-O, OBVIAMENTE SE VALENDO DE MEIOS ÀS VEZES TÃO ILEGAIS QUANTO O DOS MALAS, MAIS DESDE QUE NÃO SOBRE PRO “ESTRELINHA” OU PRO MAJURA E O RESULTADO APAREÇE, TUDO VALE, DESDE GANSO ATÉ PORRADA PURA E SIMPLES, PRINCIPALMENTE SE ENTRAR ALGUM. JÁ O INTELIGENTE, É MENOS ESPETACULOSO, PRODUTIVO, PORÉM GERALMENTE, MAIS EFICIENTE E SABE QUE SE PULAR NUM GALHO SECO, SE SUPERIOR NÃO VAI DAR-LHE A MÃO E SIM DIZER “QUE NÃO COMPACTUA COM DESVIO DE CONDUTA E COISA E LOUSA E MARIPOSA” SÓ PARA LIVRAR A PRÓPRIA CARA. O QUE O COLEGA CITOU NO COMENTÁRIA ACIMA É, AO MEU VÊR, A MAIS PURA VERDADE. SÓ DISCORDO QUANDO ELE DIZ QUE A POPULAÇÃO VAI NOS RESPEITAR MAIS E EXIGIR MELHORIAS PARA NOSSAS INSTITUÍÇÕES, POIS UMA BOA PARTE DO POVO QUER É SE VÊR LIVRE DE REGRAS E TÁ POUCO SE LIXANDO PARA NÓS. BALA NELES!!!!!!!!!!

    Curtir

  5. Hoje vagabundos já incediaram um ônibus no Sapopemba aqui em São Paulo, essa porra vai virar um Rio de Janeiro que nem Capitão Nascimento vai dar jeito. BALA NELES!

    Curtir

  6. O que que eu falei tá tendo rebelião na Fundação Casa de mala(Febem). Hora dos policiais andarem espertos e ajudarem-se mutuamente PC e PM , o crime organizado tá dando o recado. O PSDBosta acabou com a Polícia Civil, agora vai acabar com a PM, já tiraram a resistência seguida de morte dos DP’s e vão passar pro DHPP. É tudo politicagem safada.

    Curtir

  7. O cirme organizado já tomou conta só não vale mandar o DGP E O COMNADANTE DA PM E pedir ao marcola parar e dar um som novo para ele e tv de leds

    Curtir

  8. Estes comentários, deveria ser mais concreto. 1- Policia Militar, mata um padre e déz pessôas que estavam na igreja resando, Polícia Militar mata cidadão, após ter sido assaltado pelo um senhor ¨ladrão¨ Polícia Militar, mata um proprietário de uma residência, que após ser vítima dos senhores ässaltantes¨ tentou proibir os referidos levar seus bens, causando dificuldades aos srs. ¨ladrões¨ e tantas outras demonstrações. Ora, ninguém de mente sã, poderia fazer tais comentários, pois desconheço ¨valente¨ que após ser solicitado para atender a uma ocorrências de ¨ladrões¨em residências, armados e com refém, ser obrigado a descer pela abertura no telhado e neste momento, após conseguir prender, os elementos, dizer que não teve ¨mêdo¨ isto é uma grande ¨balela¨ diferente de ser convidado a comer uma feijoada, para dá cobertura a uma festa de aniversário de quem pode ¨comemorar¨ tal regalia. abraços Pedro Baiano73a. _ Mongaguá – SP

    Curtir

  9. Finalmente,a custa de muito sangue derramado de inocentes, a produção industrial da PM vai dar uma desacelerada. Nem tudo são flores,sem a forte concorrência do conhecido Presunto PM, a Sadia vai nadar de braçada no mercado e despontar como lider absoluto.

    Curtir

  10. Asdrúbal, você estava logado em um blog, perfil ou comunicade . As vezes acontece. Ato falho. O wordpress instala um cookie no seu PC e cria um avatar para cada nick associado a um e-mail. Se vc já está logado, ele reconhece o cookie do seu login e o utiliza. Pede pro Dr. Guerra deletar o comentário ” dedo duro”.

    Curtir

  11. e não é só isso não…tem o massacre do Carandiru…a operação castelinho…a favela naval… o motoboy…etc

    Curtir

  12. como é absurda e injustificável essa justiça militar para quem está nas ruas efetuando policiamento de natureza CIVILLLLLLLLLLLLL!!!!!!!

    Curtir

  13. È necessário que o Secretário de segurança de SP determine que esvazie os batalhões e coloquem a tropa nas ruas; Esse negócio de PM dentro do batalhão para servir cafézinhos e baba ovo para oficiais esta redondamente errado, Polícia tem que estar é nas ruas e não dentro dos batalhões cumprindo horários de expedientes. Se os oficiais quiserem cafézinhos, faxineiros e leva e trás, então que contrate uma empresa pra fazer isso. Lugar de Polícia Militar é nas ruas e não dentro de compnhias ou batalhões. O Estado de São Paulo tem soldados a dar com pau, é só administrar direito que vai sobrar PM nas ruas. Não fazem o policiamento preventivo e é isso que dá. Quando tem jogo de futebol aparece bastante PM, porque será heim? dá ibope? aparece na TV? Tem que parar com a hipocrisia de segurar soldados dentro de quartel..só isso!!!!!

    Curtir

  14. VALE A PENA: RUSSOMANO DETONANDO XUXU E PIPI.
    QUEM TEM VONTADE DE FALAR O QUE O RUÇA FALOU, LEVANTA A MÃO! KUAKUAKAU!! E ELE NÃO VAI LEVAR UM P.A.D!!
    divulguem

    Curtir

  15. A coisa está a ficaire boa nesse país, MANUEL.

    Está aí, para todos verem, ó pá.

    Os brasileiros já criaram a moto-perpétuo.

    Agora falta a criaire o carro-perpétuo, o ônibus-perpétuo e o caminhão-perpétuo.

    E nós portugas estamos a ficaire para trás…

    Curtir

  16. Não estão divulgando, mas não foi so um executado no cemiterio, a pericia ja encontrou mais de 500 corpos enterrados la.

    Curtir

  17. Ó raios!!
    Essa informação que nos tráz o papa_defunto é por demais impurtante!

    Então a pirícia incuntrou mais outrus quinhentus corpus no cimitério onde aqueles dois puliciais militares atiraram num cidadão?

    Será que si prucurarem em outros cimitérios também irão encontraire corpus enterradus?
    A coisa está ficando feia para a pulícia militaire!
    A curregeduria deles vai ter que arrancaire as calças de muitas puliciais para descobrire o que está a aconteceire!

    Curtir

  18. DR. GUERRA.
    ATENDENDO ORIENTAÇÃO DO ESCRIBA PEÇO QUE DELETE O COMENTÁRIO NESTE ESPAÇO. ALGUMA COISA ESTRANHA ESTÁ ACONTECENDO.

    Curtir

  19. Asdrúbal, fique tranquilo. Você não está grampeado; tudo está normal. Você alterou o e-mail; assim o avatar é automaticamente criado pelo wordpress.

    Curtir

  20. Será que é verdade???

    Acabei de receber por e-mail, uma mensagem que dizia que tempos atrás, um delegado do 64 DP inconformado com a ineficiência da Polícia Civil registrou no BO antes de fazer propriamente a “ocorrência”:

    “antes de iniciar o histórico do auto de prisao em flagrante, que se me antolha registrar, a quem possa interessar, declaro a falência do nosso sistema de policia judiciaria. a presente ocorrência foi apresentada nesta unidade policial, por volta das 11.30 da manha, com várias vitimas, vários indiciados e os trabalhos só foram iniciados com a chegada desta a autoridade do período da noite !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! – um desrespeito ultrajante para policiais militares e vitimas e até com os indiciados, pois em que pese serem criminosos são seres humanos.!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!, só então passou a registrar a ocorrência. ”

    Será que é verdade???

    Curtir

  21. Caros Colegas:

    A Audiência da escrivã que ficou pelada no distrito policial,foi adiada para o dia 29/06/2011,ás 15:00 horas,pois a defesa de vanessa pediu a juntada da fita da rede bandeirantes de televisão e o juiz acatou.
    não podemos esquecer disso.

    Curtir

Os comentários estão desativados.