“Não passava por minha cabeça existir bandido usando farda” 26

DEPOIMENTO

“Não passava por minha cabeça existir bandido usando farda”

DE SÃO PAULO

Filho de Elza Pinheiro dos Santos, o motoboy Eduardo Luís Pinheiro dos Santos, 30, foi torturado num quartel e morto por PMs em abril de 2010, segundo investigações. Leia depoimento dado ao repórter André Caramante:
“Minha dor hoje é maior. Me sinto com o coração mais despedaçado do que no primeiro dia. Porque só hoje vejo que ele não vai mais voltar.
Sou mãe de três filhos. Foi uma decepção saber que quem torturou meu caçula até a morte foi alguém que o povo paga do próprio bolso.
As coisas têm de mudar. Não podemos pagar por esse tipo de serviço. A população aprende a ter medo de bandido. Nunca passou pela minha cabeça existir bandido de farda. O Eduardo era pai de uma menina que está prestes a fazer três aninhos.
Após a morte do meu filho, recebi carta do comandante-geral da PM, o coronel Álvaro Batista Camilo. Vejo a carta como a posição de um chefe de família. Um chefe tem as suas responsabilidades. Mas não é isso o que ele espera dos seus subordinados. O comandante Camilo é um homem cristão. Essa carta trouxe para mim, de certa forma, um certo alívio. Como quem diz “nem tudo está perdido”.
Apesar de minha tristeza ter aumentado, minha esperança não morreu. Confio em Deus e continuo acreditando nas autoridades. Penso que o crime não vai ficar impune.
O fato de todos os PMs estarem soltos é uma falha da Justiça. Quem cometeu o crime não podia estar solto.
Não sei quem foi exatamente que fez isso. Sei que foram 12. Quem realmente torturou meu filho eu não sei.
Espero que a Justiça me dê a resposta. E digo mais: eles estão perdoados. Esse é um exercício diário do meu coração. Não vou deixar meu coração ser contaminado com o sentimento de falta de perdão, de desejo de vingança.

http://www1.folha.uol.com.br/fsp/cotidian/ff2503201103.htm

Um Comentário

  1. Se fosse meu filho senhora eu não procuraria a justiça não…
    Eu só perdou aqueles que realmente se arrependeram de verdade e isso leva muito tempo…Matarem bandido é uma coisa…Matarem um trabalhador é outra completamente diferente…O problema é que uma coisa mais cedo ou mais tarde acaba levando a outra infelizmente o cara acaba perdendo a noção…

    Tinham que ter apresentado o rapaz no 34 dp já começou tudo errado…Não acredito que tenham sido doze PM’s…

    Mais que o gás de uns três ou quatro já teriam subido isso não tenha a menor dúvida minha senhora!

    Me desculpe per ser rude não sei se é o caso da senhora acredito que não mas tem muita gente que perdoa por não ter coragem…

    Se nossa justiça funcionasse eu procuraria a justiça..Mas no país dos absurdos eu encararia como um ato de guerra e guerra é guerra e ai pra mim vale-tudo!

    Só quem não tem filho não sabe do que estou falando!

    Curtir

  2. Tem sim, fardado, de distintivo, de carteirinha, das igrejas, do ministerio publico, da magistratura, e só ver tv. Eu acredito na justiça, que deveria ser celere mesmo.
    Não acredito nos politicos que fazem as leis, mas são inatingiveis por ela.A raça mais vil no pais é a mesma que nomeia desenbargadores, presidentes de tribunais , etc etc etc.
    Precisamos passar o Brasila limpo .

    Curtir

  3. Ó patrício Joaquim! Nós estavamos enganados todo esse tempo que pensamos que os brasileiros eram desurganizados. Pois não vistes que no Brasile os bandidos usam farda? Assim fica mais fácil achare os ladrões. é só procurare os gajos que usam fardas de ladrões. Quem grande idéia. Como não pensamos nisso lá em Lisboa ?

    Curtir

  4. guem julga homiçidio da pm e a justiça militar dai já viu
    não sendo réu confesso é absolvido.
    porisso gue tem pm gue tem até 20 ou mais homiçidios.

    Curtir

  5. Sr. Tá legal. Boa tarde.

    Pelo o que sei, os crimes contra vida, principalmente, homicídio, são julgados pela justiça comum. Já faz algum tempo que a lei mudou.

    Curtir

  6. TAI UM ÓTIMO SISTEMA QUE VOU ADOTAR A PARTIR DE HOJE PRAS COBRANÇAS. ME COBROU, MANDO CARTINHA ME DESCULPANDO, TENHO CERTEZA QUE O SERASA VAI ME PERDOAR. ESSE PESSOAL DO PSDB É UM “JÊNIO” MESMO HEM!!

    Curtir

  7. GALERA. NÃO PODEMOS GENERALIZAR. A PM É FORMADA EM SUA QUASE TOTALIDADE POR BONS PROFISSIONAIS.

    PROBLEMAS TEM A PC E A PM, EM MENOR OU MAIOR PROPORÇÃO.

    O GRAVE É QUE NO ESTADO DE SÃO PAULO FOI POSTO EM CURSO PROJETO PARA EXTERMÍNIO DA POLÍCIA CIVIL SOB O ARGUMENTO PLANTADO NA IMPRENSA DE CORRUPÇÃO IRREMEDIÁVEL. OS SENHORES OFICIAIS FIZERAM LOBBY VITORIOSO E CONSEGUIRAM CONVENCER O PSDB DE SÃO PAULO QUE A POLÍCIA MILITAR É CAPAZ DE SUBSTITUIR A POLÍCIA CIVIL. POUCO IMPORTA A LEI, APRENDERAM COM O MINISTÉRIO PÚBLICO: CRIA-SE UM FATO E DEPOIS SE CUIDA DE BUSCAR A MUDANÇA NO TEXTO CONSTITUCIONAL.

    PROPOSITADAMENTE TEIMAM EM NÃO QUERER VER QUE O MAIOR PROBLEMA DA SEGURANÇA PÚBLICA RESIDE NOS VENCIMENTOS EXTREMAMENTE DEFASADOS QUE SERVEM COMO UM VERDADEIRO INDUTOR DE CORRUPÇÃO – NAS DUAS CORPORAÇÕES.

    Curtir

  8. Caros Colegas:

    A PM assim como a Policia Civil,está descrente nas instituições punitivas do Estado,dai por saberem começam a fazer as leis a seu bel prazer,isto é reflexo dos dias atuais.

    Curtir

  9. Tem sim dona Elza, eles assaltam, forjam próvas, batem ,matam , sequéstram, eles são dona Elza os piores bandidos e se proliféram dentro de uma instituição chamada Policia Militar, cancêr da Segurança Publica.

    Curtir

  10. MANUEL, essa idéia de os brasileiros obrigarem os bandidos a usarem fardas é realmente genial! Pena que não foire um patrício a pensaire nisso antes! Será que eles obrigam acá os bandidos também a usarem viaturas e ficarem em quartéis?? Aí seria o pulo do gato, MANUEL, e a polícia teria pouco trabalho a achaire os gajos mesmo, ó pá!!

    Curtir

  11. PIORES QUE OS BANDIDOS DE FARDA, DISTINTIVO, CARTEIRA OU PÉ DE CHINA MESMO, SÃO OS DE MANDATO, DE TERNO E GRAVATA, QUE PINTAM E BORDAM, CAGAM NA CARA DO POVO(QUE DE CERTA FORMA É CÚMPLICE) E NADA ACONTECE COM ELES. ESSES SIM SÃO A CAUSA DA MORTE DE INOCENTES, SEJA NAS MÃOS DE POLICIAS SEM LIMITES, OU NAS FILAS DE HOSPITAIS. ESSES FAZEM COM QUE TODOS, PELO MENOS OS QUE NÃO SÃO UNGIDOS POR ELES, NÃO TENHAM PERSPECTIVAS DE FUTURO E SE ENTRGUEM AO DESESPERO E AO BANDITISMO. ESSES MEREÇEM UMA CORDA NO PESCOÇO, LIXOS QUE SÓ EMBURRECEM O POVO E OS FAZ BESTAS DE CARGA OU BUCHA DE CANHÃO. BALA NELES!!!!!!!!!

    Curtir

  12. já passou da hora de acabar com esse modelo , que se fortalceu com braço da ditadura militar.

    precisamos copiar os paises de primeiro mundo, ou seja, a policia tem que ser civil e , por razões obvias, ter um seguimento uniformizado.

    aproveito o ensejo para deixar claro que, em momento algum, tive ou tenho desrespeito com os irmãos da gçloriosa, inclusive, tenho parentes na mesma.

    no futuro, possivelmente, tomando por base os paises de primeiro mundo e o acontecido no complexo do alemão, acho que teremos somente um policia federal com tanques e aviões, além de barcos e navios da, também, extinte marinha

    Curtir

  13. Alguem aí ta sabendo que o funcionalismo publico estadual, no geral, vai parar dia 01/04.
    1º abril reunirá todo o funcionalismo público???

    Curtir

  14. Vc acha que vai parar?
    Tem Fé?
    Cada qual olha o próprio rabo!
    E cuida do próprio bolso, enquanto não postarmos os pontos de recolhe e as fitas cabulosas, não vai parar jamais!
    CAMPANHA PELA LIVRE E LÍCITA CAGUETAGEM JÁH!

    Curtir

  15. Marco Polo Militar, c ta de brincadera invéja da PM????kkkkkkkkkkkkkkkk,ve se tem algum policial civil fazendo concurso pra PM…..aaaaa vai engraxar sua bota e ficar em posição de sentido pro seu superior sordado!!!!

    Curtir

  16. O papo é o seguinte, estado de greve e foda-se, já faz um bom tempo que estou encostado sem fazer nada, o governo finje que paga e eu finjo que trabalho, assim eu vou levando com a barriga.
    A Policia Civil pra mim virou BICO, nada mais que isso, o policial esperto estuda e tem outra profissão e leva a policia no banho maria, sem esquentar com nada.
    Se todo policial fizer como eu disse as coisas ficam mais faceis pra nós, é só levar a policia como se fosse um bico e tá tudo certo.

    Curtir

  17. UM CORVARDE E INCOMPETENTE DE PLANTÃO

    CERTO DIA UM INVESTIGADOR (VELHO E PRONTO PARA A POSENTAR) INQUIRIU A UM DELEGADO O SEGUINTE :

    —-> DOUTOR CHEGUEI A CONCLUSÃO QUE DENTRO DESSA INSTITUIÇÃO QUE PAGA SALÁRIOS TÃO RUINS SÓ HÁ DOIS TIPOS DE PESSOAS, OS MAL INTENCIONADOS E OS CORVARDES E INCOMPETENTES, PORÉM, EU GOSTARIA DE SABER ONDE O SENHOR SE ENCAIXA.

    —–> DEIXOU A MESMA PERGUNTA PARA OS NOBRES COLEGAS QUE AINDA COLABORAM COM AS ASSOCIAÇÕES.

    Curtir

ADVERTÊNCIAS SOBRE A LIMITAÇÃO DO CONTEÚDO O conteúdo deste blog , salvo quando expressamente indicada a fonte , não possui valor acadêmico , científico , acusatório/probatório. Trata-se de obra diletante, de caráter exclusivamente informativo e opinativo, desprovido dos conhecimentos técnicos específicos. Apesar do esforço constante na busca da exatidão e do compromisso com a verdade dos fatos, este material está sujeito a equívocos inerentes à limitação de meios, dados públicos e interpretação de fontes s disponíveis. Não há, em nenhuma hipótese, intenção de alimentar ódio específico ou institucional. Busca-se apenas contribuir para o debate público e a necessidade de defesa da sociedade. Incentiva-se a análise crítica, o respeito a todas às pessoas e instituições do Estado de Direito e o acolhimento de eventual retificação/retratação caso se faça necessário. Solicita-se a compreensão de possíveis limitações linguísticas nos textos publicados neste espaço decorrentes de opinião subjetiva e da diversidade de assuntos tratados. Ressalta-se que, em hipótese alguma, se pretende promover generalizações negativas ou atribuir condutas impróprias indiscriminadamente a categorias profissionais ou instituições. Por princípio , em todos os campos da atividade humana – especialmente no funcionalismo público – a maioria das pessoas e titulares de cargos é integra, desempenhando suas funções de forma digna, legal e comprometida com a construção de uma sociedade mais justa. Eventuais críticas ou análises aqui apresentadas são pontuais e opinativas, jamais configurando juízos generalizantes. Recomenda-se, especialmente, a consulta a fontes e oficiais para informação definitiva sobre os fatos. Contato: dipolflitparalisante@gmail.com