Pará-
A Assembleia Legislativa (AL) aprovou, na sessão de ontem, a Proposta de Emenda à Constituição 02/2010, a chamada “PEC dos Delegados”, que reconhece a categoria dos delegados de polícia como carreira profissional eminentemente jurídica. O projeto foi aprovado em dois turnos e redação final. Dezenas de delegados acompanharam toda a votação da plenária. A PEC reintroduz a carreira nos quadros jurídicos, além de equiparar a categoria aos outros agentes públicos de idêntica formação, sejam membros do Ministério Público, defensores ou procuradores do Estado.
A proposta é do deputado Carlos Bordalo (PT). Segundo o deputado, a PEC tem o anseio de corrigir uma injustiça da Emenda 19/98, que retirou do quadro de carreira jurídica a categoria dos delegados. “Existe um problema para a Polícia Civil, que é a desistência dos delegados durante os concursos”, afirmou. “Essa PEC é para o resgate da autoestima e a valorização da profissão”. O deputado disse que este é apenas o primeiro passo para outros projetos que mudem o ingresso e tragam melhorias para os profissionais.
Segundo o presidente da Associação dos Delegados de Polícia do Estado do Pará (Adepol), delegado Silvio Maués, se aprovada, a mudança não importará em aumentos salariais em cascata, o que é vedado pela própria Constituição. O principal objetivo, diz ele, é recuperar a autoestima dos profissionais e corrigir um erro da lei. “Até 1998, os delegados faziam parte da carreira jurídica. Essa emenda nos tirou das carreiras jurídicas e nos deu um sentimento de desprestígio. Primeiro, porque as formas de acesso são as mesmas de todas as carreiras jurídicas”, afirmou Maués. O Pará possui cerca de 510 delegados na ativa, segundo o sindicato. (Diário do Pará)
Vamos fazer um abaixo assinado e pedir para o presidente da Associação dos Delegados de Polícia do Estado do Pará (Adepol), delegado Silvio Maués VIR para SP URGENTE nos socorrer !!!
Nao foi Alagoas, é o Pará!!!!
CurtirCurtir
Dr Guerra,
O AL é de Assembleia Legislativa.
A gente fica de olho em tudo que o senhor escreve…heheheheh
Mas, ó…tá perdoado pelo errinho, viu!!:D
CurtirCurtir
Dr Guerra,
O Sr foi rápido e ligeiro na correção…heheheh
CurtirCurtir
tá sobrando delegado por lá.
CurtirCurtir
Estão certos, mas foi erro derivado do pseudônimo empregado pelo leitor que postou a notícia. Mas AL é abreviatura de Alagoas. Assembleia Legislativa do Pará é assim: Alepa ou AL-PA…rssss
Enquanto isso em ALAGOAS !!! aprendam com os NORDESTINOS ….
18/11/2010 em 11:39 Editar
CurtirCurtir
Muito justo ,aliás o correto, afinal se não é jurídica éo QUE???????
Provavelmente,aqui ainda foi reconhecida por causa de outras que não se misturam, igualzinho ao tal de Prates,
Meu Deus como ignorância prolifera.
CurtirCurtir
RECADO Á PRESIDENTE DA ADPESP,APRENDA COM OS NORDESTINOS,PARODIANDO O CABEÇALHO.A ADPESP PERDEU O SEU RUMO E EM SUCESSIVOS EMAILS ENVIADOS A DRA.MARILDA,SOLICITANDO UMA MARCAÇÃO URGENTE DE UMA ASSEMBLEIA DE CLASSE,ATÉ AGORA NÃO RECEBI UMA RESPOSTA CONDIZENTE AO PEDIDO.O QUE DEMO NSTRA O AMBIENTE QUE GRASSA NA ADPESP QUE OUTRORA,ERA RETUMBANTE E VIVA NAS MANIFESTAÇÕES QUE ATINGIAM O GOVERNO E O PREOCUPAVA TB.E SABER QUE EU E TODOS OS COLEGAS DO DEPARTAMENTO EM QUE ESTOU LOTADO,VOTARAM NESTA SENHORA,ACREDITANDO EM SUA PLATAFORMA ELEITORAL QUE ATÉ AGORA,NADA DE POSITIVO SE VIU NO ATENDIMENTO DAS NOSSAS LEGÍTIMAS REINVINDICAÇÕES,VEJAM SÓ À GUISA DE ESCLARECIMENTO,A SITUAÇÃO DO R E T P QUE ATÉ O PRESENTE,ESTÁ SE TRANSFORMANDO EM SITUAÇÃO JOCOSA,TORNANDO RIDÍCULA A POSTURA ADOTADA PELA DIRETORIA E SUA PRESIDENTE SAIR ÀS RUAS COM UM DIMINUTO GRUPO DE COLEGAS,COMO BÔBOS,COM NARIZ DE PALHAÇO,LEVANTANDO BANDEIRAS E EM FRENTE DA SECRETARIA,GRITANDO E NADA CONSEGUINDO,ALIÁS,CONSEGUE ARRANCAR RISOS DA ÁREA GOVERNAMENTAL.SERIA O CASO DE CONVIDARMOS O ILUSTRE COLEGA SILVIO MAUÉS VIR ATÉ SP E ENSINAR A ATUAÇÃO CORRETA EM RELAÇÃO A NOSSA CLASSE E DE TODA A POLÍCIA CIVIL DE SP.OBRIGADO.
CurtirCurtir
dr.fausto o sr. é uma pessoa que merece todo nosso respeito, concordo plenamente com seu comentario e digo mais , como estão as coisas lá na Adpesp logo logo vão pedir impeachment da presidente(a) é uma pena, pois foi eleita principalmente pelos delegados em inicio de carreira que já estão se decepcionando.
CurtirCurtir
Em primeiro lugar os policiais da região nordeste tem poder politico maior que a policia paulista, e tem mais força junto ao congresso nacional.
Agora a policia civil tera duas carreiras, a dos delegados que e juridica e demais policiais que sera a carreira policial.
Então esta na hora da criação carreira unica para policia civil, somente ficando os delegado de fora….
CurtirCurtir
Se chegarmos ao ponto de revolução deveremos pensar.
Existe lei que obriga a chamar autoridades de doutor ou senhores….
Portanto podemos chamar a partir de agora o oficial que fez a ideia iluminada de “seu guarda”….
CurtirCurtir
http://www.delegados.com.br/juridico/stf-oficial-da-pm-nao-e-carreira-juridica-mas-delegado-e.html
CurtirCurtir
Discordo de você Fausto. Estou a 21 anos nessa Polícia e somente na epoca do Quércia é que eu vi uma ameaça por parte de um Presidente de Associação surtir efeito. Foi quando Delegados do interior e da Capital se reuniram no Hilton Hotel e ameaçaram colocar as mazelas da Polícia Civil, nos meios de imprensa. Na semana seguinte, o Quércia concedeu o aumento. No tocante aos demais Presidente, foram piores que a Marilda. Você acredita que eu fiquei mais de 7 anos, pedindo a minha senha para acessar o local reservado da Adpesp e nunca me mandaram. Somente agora na gestão da Marilda, ela tem mantido contato comigo e com outros colegas. Os demais, nem por telefone eu me comunicar. Tem ex-presidente que hoje é Diretor de Departamento. O único ex-Presidente que realmente luta pela Policia Civil, e que não havia votado nele é o “Dudu”. Não adianta, depende de vontade Governamental, e pode crer a PM e o MP, será sempre uma pedra no sapato nosso. Só para te citar um exemplo: Na greve de 2008, teve um Delegado que disse que era “Delegado representante dos Delegados para a Democracia” e que foi candidato na mesma eleição da Marilda, e ao se apresentar com esse título para o Vaz de Lima que estava presidindo a mesa, o mesmo soltou um sorriso irônico, como que debochando do colega. Os políticos não respeitam mais a figura do Delegado, tão pouco ´se importando para nós.
CurtirCurtir
Já disse e repito parafraseando o agora Cel. PM Nascimento, personagem de Wagner Moura.
Só para os Drs. de quinta categoria, mais aqueles sem categoria nenhuma do Estado de São Paulo, que jogaram a PC na m… em que nos encontramos hoje, carreira jurídica “NUNCA SERÃO”.
CurtirCurtir
Corretíssima a Assembleia Legislativa do Pará! É um reconhecimento justo.
Não quero, aqui, parecer afetado, nem pretendo ter estilo rebuscado, menos ainda quero fazer proselitismo classista digno do pior corporativismo.
Contudo, no exercício de seu mister, o Delegado de Polícia, sem exagero de retórica, exerce, sim, uma magistratura.
Um grande Delegado de Polícia, dos áureos tempos, inesquecível mestre da ACADEPOL, Dr. João Milanez da Cunha Lima, chegou a afirmar, em um de seus livros, que o CPP adotou, na prática, uma espécie de “Juizado de Instrução” à cabocla, no qual o delegado de Polícia age como verdadeiro “magistrado de Polícia”. E, é fato!
O delegado de Polícia, obrigatoriamente bacharel em Direito, conhecedor dos Princípios da Razoabilidade e da Equidade, interpreta a lei e, à luz desta interpretação, dispõe, com certa discricionariedade, sobre o segundo bem jurídico penalmente tutelado mais precioso de um cidadão: sua liberdade.
Se isto não é exercer carreira jurídica, não sei o que o é.
O reconhecimento, como dito, é mais que justo. Que sirva de exemplo à ALESP.
CurtirCurtir
UM DIA CHEGA, TRÊS ESTADOS DA FEDERAÇÃO JÁ APROVARAM: PARÁ, MINAS E RIO GRANDE DO SUL, COMO SOMOS O 26º PIOR SALÁRIO FALTA POUCO. SERÁ QUE OFICIALATO PM DAQUI DEIXA? ENQUANTO NÃO CORTAREM NA PRÓPRIA CARNE, ACABANDO COM A CORRUPÇÃO, INSTRUINDO INQUÉRITOS COMO PEÇAS FUNDAMENTAIS DE UM PROCESSO E NÃO APENAS MERA PEÇA INFORMATIVA SEM CONJUNTO PROBATÓRIO,E SE ABDICANDO DE VAIDADE POR CAUSA DE CADEIRA SERÁ DIFÍCIL A LUTA, E O RESTOPOL COMO FICA?
CurtirCurtir
ACELERADOR,vc é Delegado,eu te pergurno por curiosidade,o que vc tem a dizer do DOUTOR AMIR NEVES,KFOURI,JOSÉ NILES NUCCI,a situação estava bem e melhor do que estamos.Eu te pergunto uma coisa,porque a Dra.Marilda até agora não realizou uma efetiva e necessário ASSEMBLEIA DE CLASSE,o que a está impedindo.Os colegas estão aguardando com ansiedade tal marcaçao,a SITUAÇÃO COMO ESTÁ NÃO TEM MAIS CONDIÇÕES DE PERMANECER,o tb colega FREDDY está com razão quando diz que a Diretoria atual está frustrando mais uma vez a nobre classe dos Delegados de SP.Eu tenho saudades das gestões anteriores e mais antigas.ACELERADOR E O NOSSO R E T P ESTÁ BEM ENCAMINHADO,VC A CREDITA NISSO.VC SABIA E OS COLEGAS ESTÃO CIENTES DE QUE UMA A S S E M B L E I A D E C L A S S E JÁ ESTÁ MARCADA PARA O DIS 02/12/10,o horário eu ainda não estou a par,recebi um email da Presidente informando esta decisão,PERGUNTO VC E OS COLEGAS ESTÃO SABENDO DESSA INFORMAÇÃO OU TD É BALÃO DE ENSAIO.Obrigado.
CurtirCurtir