ONTEM LINHA DO VARAL, HOJE LINHA DO TELEFONE 30

Segunda-Feira, 29 de Dezembro de 2008
O MP e os grampos telefônicos
Encarregado de apurar denúncias de irregularidades cometidas pela Polícia Civil de São Paulo em suas investigações, o Grupo de Atuação Especial de Controle Externo da Atividade Policial (Gecep), que foi criado há cinco anos pelo Ministério Público estadual, acaba de concluir um minucioso documento sobre o uso indiscriminado de escutas telefônicas ilegais por órgãos policiais.
Divulgado pelo site Consultor Jurídico, o relatório resume em 18 páginas o resultado de pesquisas feitas durante cerca de dois anos.
Assinado por três experientes e respeitados promotores de Justiça, ele mostra como direitos e garantias fundamentais assegurados aos cidadãos pela Constituição há muito tempo vêm sendo acintosamente desprezados por delegados e adverte para a “situação de extremo risco” a que estão expostos todos os usuários de telefone no Estado de São Paulo.
O documento começou a ser preparado quando o Gecep foi informado, em abril de 2007, de que os telefones de um escritório de um importante criminalista da capital, que advoga para políticos e empresários, teriam sido grampeados por dois policiais civis, sob a justificativa de que ele estaria envolvido com a cúpula do Primeiro Comando da Capital (PCC).
Ao apurar o caso, os promotores descobriram que a denúncia contra o advogado era falsa e que a interceptação telefônica era ilegal.
Cruzando as investigações com outros casos já apurados, o Gecep descobriu que, ao pedir autorização judicial para interceptar telefones, muitos delegados enganam os juízes, fundamentando as petições com informações incompletas e dados falsos.
Além disso, utilizam as chamadas “senhas genéricas”, que são concedidas pelo Departamento de Inquéritos Policiais e Corregedoria da Polícia Judiciária (Dipo), para ter acesso a telefones de cidadãos e empresas que não estão no rol de investigados apresentados à Justiça.
Por meio dessas senhas, dizem os promotores, “os delegados podem ter ao seu alcance, em minutos, os dados cadastrais de todos os titulares de linhas telefônicas de São Paulo”, o que lhes permite ter acesso – e “vazar”- a informações sigilosas.
Segundo o documento, a Polícia Civil há muito tempo deixou de “ir à rua” para fazer investigações e colher provas, limitando sua atuação a interceptações telefônicas – prática que os promotores chamam, pejorativamente, de “investigação sentada”.
Com isso, os inquéritos criminais acabam sendo mal elaborados.
Muitos deles somente reproduzem trechos descontextualizados de conversas entre os investigados, o que dificulta a propositura de ações criminais, por parte do Ministério Público, e impede o juiz de julgá-las, por falta de provas, o que acaba comprometendo a imagem do sistema judicial.
O uso de grampos “sem a observância de controles prévios rígidos alimenta a lei do menor esforço e tem sido aplicado antes de se esgotarem ou de se aplicarem em concomitância os recursos regulares, como a investigação propriamente dita”, diz o documento do Gecep.
“Sem controle eficaz sobre as demandas da Polícia Civil para a quebra de sigilo dos telefones e, depois, sobre o que realmente fazem os agentes policiais com as linhas abertas para as escutas, está se cristalizando uma prática que enfeixa em mãos de agentes públicos poderes excepcionais”, afirma o texto.
Para ilustrar o grau a que chegou a banalização do uso de grampos telefônicos, pela Polícia Civil, o relatório do Ministério Público lembra que o Instituto de Criminalística não dispõe de infra-estrutura e de recursos humanos para realizar a degravação de tanta intercepção telefônica.
Em visita correcional ao órgão, os promotores constataram que, atualmente, os 13 peritos encarregados dessa tarefa estão passando para o papel escutas que foram realizadas há três anos.
Algumas gravações são relativas a inquéritos criminais já arquivados e ações judiciais já julgadas.
Ou seja, são degravações que não têm mais utilidade, do ponto de vista legal, o que dá a medida da confusão reinante na Polícia Civil.
Para os promotores do Gecep, a escuta telefônica só deveria ser autorizada pela Justiça na investigação dos crimes mais graves.
Neste momento em que o Executivo, o Legislativo e o Judiciário discutem a necessidade de modernizar a Lei de Interceptações, o documento do Ministério Público paulista não poderia ser mais oportuno.
____________________________
Linha do varal, para os leitores não policiais, significa “pau-de-arara”.

O instrumento de investigação rotineira e sistematicamente empregado até 1988, em quase todas as Delegacias deste país.

A pessoa era amarrada em uma barra de aço ou cano resistente; depois mantida em suspensão empregando-se as mesas como apoio ou cavaletes especialmente confeccionados.

Os braços e pernas do torturado eram cuidadosamente enrolados com faixas de cobertores, com o fim de não causar lesões aparentes.

Para os habituados com o método de “investigação”, depois de alguns minutos de dolorosa suspensão ministravam choques elétricos. Para os choques improvisavam antigos telefones de campanha (por manivela).

O objetivo: confissão.

Ah, mas a confissão não serve pra muita coisa!

Como prova é imprestável, mas o objetivo não era a admissão de culpas.

O fim – salvo a tortura por motivação política – era a entrega dos instrumentos e objetos do crime.

Assim, torturando-se roubador, furtador e receptador até a apreensão dos “bens das vítimas”.

Depois se datilografava o interrogatório fazendo-se algumas trocas.

Dez crimes por um, apenas para exemplificar.

Assina uma bronca espontaneamente, uma vítima ficará “parcialmente” contente.

Os policiais contentes com os valores das outras nove; o infrator contente com a liberdade e a única bronca assinada.

A isso se denominava “produção”.

Policial que não torturava era tido como improdutivo e inconveniente ao serviço. Éramos todos torturadores.

Todos os Delegados e policiais que ingressaram antes de 1988 foram torturadores.

É certo que até a promulgação da Constituição não existia previsão acerca da tortura.

Também é certo que apenas em 1997 a tortura foi tipificada, ou seja, expressamente prevista como conduta criminosa.

Assim, acabou perdendo o “status” de melhor método de trabalho investigativo.

Ainda existe, mas de forma isolada.

Dependendo da qualidade do interessado – ou pressões superiores -é ministrada. Nos presídios é rotina disciplinar.

Na Polícia Militar é feita sob o testemunho das estrelas ou do Sol, por vezes sob o testemunho de filmadoras.

Quem praticava a tortura, também praticava o grampo ilegal nos ca$os mai$ valoro$os.

Pois escuta clandestina demanda tempo e dedicação.

A nova praga: “o grampo indiscriminado fomentado nos setores de elite da Polícia Civil”.

Disse um famoso diretor do Deinter-6 em julho de 2005: “papel qualquer um dita”, “inquérito e flagrante qualquer um faz”, “nóis tem que fazer escuta”…”vamos centralizar tudo no Palácio”…”Delegado que não pedir escuta na sua área vai ter que subir a Serra do Mar”.

Pois bem, fomos verificar os equipamentos “ditos sofisticados” instalados no Palácio da Polícia.

O resultado era mais do que esperado, ou seja, nenhuma informação de ordem prática.

Se vira!

Traga a ordem judicial, o resto a gente providencia.

Assim nem teoricamente conheço o procedimento para realização de escutas…

Só sei fazer papel…

Diga-se, representação fundamentada na necessidade para a investigação, conforme elementos previamente demonstrados em autos de inquérito.

Quem pede escuta e prisão por mero ofício, de quatro linhas, É MAL INTENCIONADO OU BURRO QUE DÁ CHEQUE EM BRANCO.

E o Juiz que aceita GRANDE IRRESPONSÁVEL.

Contudo posso afirmar, assim como eu a maioria dos Delegados deste Estado de grampo telefônico nada sabem, quase ninguém viu ou ouviu.

É coisa da elite “sentada”.

Aliás, “sentada” na grana.

Pois vender CD de escuta dá boa grana.

Escuta e rastreamento de chamadas é imprescindível para investigações sobre seqüestro.

Enfim, que a lei – imediatamente – obrigue as autoridades a prestarem informes aos titulares das contas grampeadas; especialmente aos acidentalmente pegos nessas teias.

Linha de varal, linha do telefone…
O fim idêntico: “o lucro “.
Queria apenas uma vara e linha de pesca.

Um Comentário

  1. PERGUNTO A VCS:

    1-O GRAMPO, MESMO QUE INDEVIDO, ESCLARECEU ALGUM CRIME?
    2-IDENTIFICOU CRIMINOSOS?
    3-MESMO INDEVIDAMENTE IDENTIFICADO ATRAVES DO GRAMPO, O CRIMINOSO FOI PRESO OU SEQUER INDICIADO POR TODOS OS CRIMES, OU POR PELO MENOS UM?
    4-ALGUM ADVOGADO ENVOLVIDO COM O CRIME ORGANIZADO FOI EFETIVAMENTE PRESO, APOS SER GRAMPEADO INDEVIDAMENTE ?
    5-OS TELEFONES CELULARES USADOS NAS CADEIAS E PARA APLICAR GOLPE NAS PESSOAS ESTÃO GRAMPEADOS?
    6-OS TELEFONES DAS DELEGACIAS ESTAO GRAMPEADOS?

    ULTIMA: O QUE EU PRECISO TER PARA GRAMPEAR UM TELEFONE ILEGALMENTE?

    Curtir

  2. Respondendo ao anônimo:
    1 – Não sei quanto aos grampos indevidos, mas posso garantir que o grampo legal é, hoje, um instrumento imprescindível para a investigação policial.

    2 – O grampo em sí não esclarece crimes. Quem os esclarece são os policiais que dele fazem uso. E posso garantir que nós, da Divisão Anti-sequestro, não só esclarecemos inúmeros crimes como libertamos inúmeras vítimas de sequestro de seus cativeiros… indo um pouco mais além, posso afirmar que o grampo nos auxiliou grandemente a SALVAR VIDAS.

    3 – Sim, identificamos muitos criminosos fazendo uso de escutas telefônicas, e os prendemos e os indiciamos por todos os crimes que conseguimos comprovar. De alguns crimes sequer teríamos conhecimento se não tivéssemos lançado mão do grampo.

    4 – Não sei lhe responder, pois não sei qual o seu conceito de grampo indevido.

    5 – Não sei, pois a grande maioria dos ladrões que aplicam esses golpes estão presos em outros estados. Devemos repassar a pergunta para os policiais do Rio de Janeiro e de alguns estados do Nordeste.

    6 – Não sei, e não me preocupo com isso. Quem deve se preocupar com isso é a Corregedoria E os policiais desonestos.

    7 – Não sei, e se soubesse não lhe informaria.

    Curtir

  3. Só não contaram que o maior “grampeador” hoje é o próprio MP, em conluio com a PM. Órgão acima de tudo o que existe, o MP faz o que bem entende. Não tem quem o fiscalize. Hipocrisia à parte, o MP aproveita-se para, mais uma vez, tentar obter para si a investigação. É fácil jogar farinha no ventilador.

    Curtir

  4. Galileu, quando afirmou que o mundo girava, simplesmente afirmou o que nós bêbados já sabíamos!!

    Curtir

  5. 1-O GRAMPO, MESMO QUE INDEVIDO, ESCLARECEU ALGUM CRIME?

    R:Lógico. Um monte. Eu mesmo já rachei dezenas de partes de serviço graças a eles. Não vou dar detalhes, mas foi tudo “cana boa”, ou seja: os réus foram ou estão sendo condenados. Legalmente condenados.

    2-IDENTIFICOU CRIMINOSOS?

    R.Que pergunta idiota… Só identifiquei santos e candidatos a papa…aff !

    3-MESMO INDEVIDAMENTE IDENTIFICADO ATRAVES DO GRAMPO, O CRIMINOSO FOI PRESO OU SEQUER INDICIADO POR TODOS OS CRIMES, OU POR PELO MENOS UM?

    R: Minha primeira resposta já disse tudo.

    4-ALGUM ADVOGADO ENVOLVIDO COM O CRIME ORGANIZADO FOI EFETIVAMENTE PRESO, APOS SER GRAMPEADO INDEVIDAMENTE ?

    Sim. Com a escuta, chega-se a obter outros indícios de crime, com outras provas. No final, o tal grampo ilegal nem aparece no inquérito… Tem vários, ( mas não o necessário…), advogados presos por envolvimento com o PCC, aqui em SP.

    5-OS TELEFONES CELULARES USADOS NAS CADEIAS E PARA APLICAR GOLPE NAS PESSOAS ESTÃO GRAMPEADOS?

    R: Não. Hoje se troca de celular ( ou chip) tão fácil quanto se troca de cueca. Fica impossível se grampear tudo.

    6-OS TELEFONES DAS DELEGACIAS ESTAO GRAMPEADOS?

    R. Pergunta para o DIPOL e pra Corregepol…se eles te responderem, me avisa, ok?

    ULTIMA: O QUE EU PRECISO TER PARA GRAMPEAR UM TELEFONE ILEGALMENTE?

    R. Ser POLÍCIA, trabalhar em equipe( e não estagiário de jornalismo como você), e ter CULHÃO.

    PS. Agora que vi a brilhante resposta do colega Flávio. Assino em baixo!

    Curtir

  6. o q acontece, na VERDADE é que o maldito MP está monitorando as escutas dos tiras dos Depts especializados ( deic, denarc) e como esses idiotas não sabem PORRA nenhuma de investigação, acham que os polícias estão fazendo acerto com os bandidos, qd na verdade é o chamado flagrante esperado, condição para obter provas e encanar essas meliantes!

    Os polícias estão com medo de falar no fone, pois esses agentes do MP, iMBECIS, acham, que são todos corruptos!

    Quem não sabe o que faz, não deveria se meter com quem faz!

    Curtir

  7. “Um amigo de verdade não é aquele que separa uma briga, e sim aquele que chega dando voadora!!!”
    Juka
    Usu?rio Expert!

    Piracicaba – SP

    Curtir

  8. “Todos os Delegados e policiais que ingressaram antes de 1988 foram torturadores.”

    Que generalização estapafúrdia!

    É uma generalização digna de ser assinada pelo Dep. Pedro Tobias.

    Só faltava essa… Agora, teremos os majurinhas “sangue-azul”, os “pós-88”.

    Bem, ao menos, o blog ao menos vale pela diversão…

    Curtir

  9. Ao “estagiario de jornalismo”, que fez as perguntas.

    1) Não, grampo indevido somente serve para a pratica de crime e não para esclarecer
    2) Sim, varios policiais civis, militares e federais, politicos, comerciantes e outros varios
    3) Não, o criminoso identificado atraves de grampo ilegal foi vitima de crime extorcao
    4) Claro que não
    5) Idem a resposta do Flavio Lapa Claro
    6) Só se for pelo MP, pois a corregedoria da policia civil não tem coragem, pois vai ter que esvaziar (ou limpar) a policia e vão faltar funcionarios

    ultima é facil e todo mundo sabe, é so procurar qualquer araponga que ele te indica o caminnho.

    Curtir

  10. Políticos são como fraudas, tem que ser trocados de tempos em tempos e PELO MESMO MOTIVO!

    Cuidado com os b*tões que vai apertar, o seu b*tão pode ser torturado por 4 anos…

    Curtir

  11. “Todos os Delegados e policiais que ingressaram antes de 1988 foram torturadores.”

    Se não foram por ação, o foram por omissão. Ou alguém vai querer dizer que era polícia e não sabia o que acontecia no DP????

    Curtir

  12. SABE O MINISTÉRIO PÚBLICO COMO O JUDICIÁRIO SÃO UMA COMÉDIA. O QUE VEJO É SÓMENTE AÇÃO DELES FAVORECENDO O CRIME. DÁ ATÉ O QUE PENSAR. VOCES DO MINISTÉRIO PÚBLICO NÃO MORAM NO MESMO PAIS E PLANETA QUE EU, OU ESTÃO SE FAZENDO DE BESTA. ENQUANTO O CRIME ANDA EM VELOCIDADE SUPERSONICA, OS ORGÃOS QUE DEVERIAM CUIDAR DA JUSTIÇA E DO POVO ANDAM DE BICICLETA. SABE ESTA FALTANDO RESPEITO DESTES ENGOMADINHOS PELO POVO E MUITO MAIS AINDA COMPETENCIA. TEM GENTE MORRENDO POR CAUSA DO CRIME E VOCES DO JURIDICO E DO MINISTÉRIO PÚBLICO QUEREM FACILITAR MAIS A VIDA DOS CRIMINOSOS. EU NÃO TENHO MEDO DE GRAMPO, POIS NÃO FAÇO NADA DE ERRADO, VOCÊS TEM ? SABE VOCES DEVERIAM CUIDAR MAIS DOS BANDIDOS E MENOS QUERER MOSTRAR TODA ESTA FALSIDADE E MENTIRAS. POR MIM VOCES ESTÃO A MUITO TEMPO EM DESCREDITO. O BRASIL PRECISA É DE HONESTIDADE E EFICIÊNCIA. UM DIA VOCES PODERÃO SER ATINGIDOS PELO CAOS QUE ESTÃO CAUSANDO, AI NÃO ADIANTA CHORAR. O CRIME ESTÁ DESCONTROLADO, VIDAS INOCENTES SE VÃO E VOCES SÃO UNS COMÉDIAS.

    Curtir

  13. Enquete Em 2009, o maior problema será…

    desemprego
    36.72 % – 30840 votos

    inflação
    15.40 % – 12935 votos

    violência
    47.88 % – 40207 votos

    Total: 83982 votos

    Enquete página da Terra (30.12.08).

    A preocupação da população com a violência e o crescimento do crime organizado é fato.

    Cada instituição deveria cuidar de suas próprias obrigações, que, diga-se, são gigantescas, e, juntas, buscarem uma solução para a questão da criminalidade.

    Ao invés disso, assistimos uma briga subterrânea e podre entre as instituições (uma querendo engolir a atribuição de outra).

    Pensem um pouco, por favor, no futuro que estamos plantando para os nossos filhos e netos.

    Deixem de lado as vaidades e os interesses secundários.

    Curtir

  14. EU ACHO QUE QUANDO O GRAMPO SERVIA PARA INVESTIGAR LADRÃO DE GALINHA, ESTAVA TUDO BEM PARA O MP E O JUDICIÁRIO, A PARTIR DO MOMENTO EM QUE A POLÍCIA FEDERAL COMEÇOU A DAR O “BOTE” EM PEIXES GRANDES ATRAVÉS DOS GRAMPOS, AÍ COMEÇOU A PREOCUPAR. ACREDITO QUE UM MINISTRO DO SUPREMO OU UM POLÍTICO DE NOME NÃO TENHAM ENTRADO NO GRAMPO `A TOA, ONDE TEM FUMAÇA, TEM FOGO. EM MEU TELEFONE PODEM COLOCAR QUANTOS GRAMPOS QUISEREM, POIS SOU POLICIAL HONESTO E NÃO TEMO NENHUMA BISBILHOTAGEM, AGORA SE O GILMAR MENDES TEM MEDO… QUEM TEM C… TEM MEDO, NÃO É?

    Curtir

  15. SABE A VERDADE NUA E CRUA É QUE SOMOS GOVERNADOS POR BANDIDOS, CORRUPTOS, GENTE DA PIOR ESPÉCIE, E O MINISTÉRIO PÚBLICO E O PODER JUDICIÁRIO NÃO FOGE A ISTO. NÃO PRESTAM. NÃO EXISTE JUSTIÇA E SIM UM BANDO DE MARGINAIS INTELECTUAIS. SENHORES JUIZES E PROMOTORES, VOCES NÃO VALEM NADA E SÃO CULPADOS POR TANTAS DESGRAÇAS QUE ATINGE TANTOS INOCENTES. SUAS MÃOS ESTÃO MANCHADAS DE SANGUE. A VIDA ACABA E AI? AI É SÓ VOCES SEUS ANIMAIS E SUAS CONSCIÊNCIAS SUJAS. ESTÃO PREOCUPADOS COM GRAMPOS TELEFONICOS, POR QUE TEM MEDO?? BANDIDO PROTEGE BANDIDO. PESSOAS DE BEM QUE EXISTEM NO PODER JUDICIÁRIO E NO MINISTÉRIO PÚBLICO, ACORDEM E NÃO VENDAM SUAS ALMAS AO DIABO. LUTEM CONTRA ESTES MARGINAIS QUE VESTEM TOGA E SUJAM NOSSA JUSTIÇA. EXEMPLO EROS GRAU, GILMAR, PARABÉNS POLICIA FEDERAL. A PARTIR DAI O GRAMPO ENTROU EM QUESTÃO E PREOCUPOU O MP E O JUCICIÁRIO. QUANTA PREOCUPAÇÃO. AGORA SABEMOS ONDE ESTÃO OS MAIORES BANDIDOS DO BRASIL.

    Curtir

  16. PARABÉNS FLAVIO. ESTA BOSTA DO MP E JUDICIÁRIO DEVERIAM ESTAR PREOCUPADOS COM A ASCENÇÃO DO CRIME E SUA VELOCIDADE EXORBITANTE, E BUSCAR APOIAR A POLICIA PARA PASSAR À FRENTE AO CRIME ORGANIZADO. SE PREOCUPAR COM TELEFONES DENTRO DE CADEIAS E PENITENCIÁRIAS, DE ONDE É COMANDADA AÇÕES CRIMINOSAS, COMO TRÁFICO DE ENTORPECENTES, ASSASSINATOS, ATOS TERRORISTAS, ETC… SE PREOCUPAR COM A CORRUPÇÃO DENTRO DAS INSTITUIÇÕES COMO O PRÓPRIO MP E JUDICIÁRIO, SE PREOCUPAR COM NOSSAS LEIS RIDICULAS. CHEGA DE FAVORECER BANDIDOS.

    Curtir

  17. A pirofagia do MP está com os dias contados, eles assinam, ou melhor, endoçam os pedidos de interceptação telefônica, são responsáveis, qual juiz não pede o parecer de um promotor.

    Quando algumas proposituras foram feitas a eles de assumirem as delegacias, gostaram, mas ao dizer das obrigações 24h por dia, saltaram na primeira oportunidade, querem o poder, querem colocar todos a seu mando. Todos nós sabemos disso.

    O que eles querem com isso, amordaçar a policia, pois este poder investigativo é intrínseco a policia. Podem usurpar essa função, é melhor dividir, mostrar a eles que não é fácil. Gostaria de vê-los monitorando 24hs um telefone e ainda saindo a campo para dar a ordem de prisão, não estou ironizando, é que a pirofagia está indo longe de mais.

    Sabemos que em todos os lugares tem a banda podre, e não devemos, ainda mais agora, deixar que eles varram a sua para debaixo do tapete, e nos atinjam com tal crueldade.

    O ficou evidente e que querem e que a constituição permaneça como foi feita em 1988, e que a policia continue com mãos e pés “PIADOS”, como está, como um “João bobo” de todos.

    Desculpem-me alguns promotores que vi trabalhando, foi muito bonito os trabalhos, mas quando se rotula a parte pelo todo, acho que se perde a razão tentando denegrir o todo, isso é inadmissivel.

    O nosso estado é a sede do PCC, e o grampo já nos serviu em muito para diminuir a ação dessa facção.

    Curtir

  18. O que está em jogo não é a policia em si, mas sim a interceptação telefônica, hoje todos temos telefone celular, é isso que torna a interceptação um grande instrumento a serviço das leis que vigoram em nosso país.

    Assim é fácil chegamos a conclusão de que isso é poder, e quem de direito tem poder constitucional para executá-lo, assim o medo toma conta, a exemplo do que ocorreu na satyagraha, onde um delegado e sua equipe e um juiz deflagraram o medo entre os poderosos (CORRUPTOS É CLARO) e esqueceu-se de alguém. Quem????

    Mas devemos nos ater somente ao poder e não nos esquecidos, a interceptação telefônica é o meio mais fácil, eficaz e produtivo, na solução de crimes, desde os mais comuns até os mais graves.

    A tática utilizada pelo MP, quando profere tais dizeres, é taxativa a todas policia (CIVIL) e vem contra as necessidades da sociedade, pois deviam dizer que vão punir quem fizer o uso ilegal (QUE FERE A LEI) em “grampos” ou “araponga” ou no uso de informações das interceptações telefônica, isso nos causa desconfiança do verdadeiro objetivo de tal afirmação por parte do MP.

    Acredito que a forma que vem sendo utilizada é a melhor, não ha outro modo, sem ferir a constituição, de fazer interceptação do que a existente, com autorização judicial, e se alguém desconfia é só desviar mais um canal da interceptação para seu gabinete, e não ficar afirmando tais coisas, que ferem a todos e deixa a sociedade em pânico. Ou seja, vamos trabalhar e fiscalizar, o que é inerente as profissões aqui exposta.

    “grampo” e “araponga” = Interceptação ilegal

    Curtir

  19. Nassif: A Cooperação Internacional contra Dantas

    A entrevista do procurador Rodrigo De Grandis à Folha de S.Paulo trouxe uma informação relevante. A de que os Ministérios Públicos dos Estados Unidos, Inglaterra e Suiça estão avaliando abrir ações penais contra Daniel Dantas. Há informações de que estavam no Brasil delegações desses países.

    Por Luis Nassif, em seu blog

    É sinal de que já existiam processos nesses países, provavelmente por lavagem de dinheiro. O bloqueio de US$ 45 milhões de dinheiro de Dantas na Inglaterra está nesse contexto.

    Se for aberto processo penal contra Dantas, em qualquer desses países, toda a estratégia de Dantas de desqualificação das provas – com a ajuda do próprio presidente do Supremo Tribunal Federal e de parte da mídia – irá por água abaixo.

    Não haverá como Dantas ser condenado em país de primeiro mundo e ter as provas contra ele desqualificadas no Brasil.

    Não há contemplação com a lavagem de dinheiro, hoje em dia. A prova é o que está ocorrendo com a UBS e outros bancos suiços, cujas contas estão sendo devassadas por autoridades nacionais em vários países de primeiro mundo. As autoridades policiais, nesses países, vão atrás até dos procuradores desses fundos.

    Aparentemente, essa ação torna a Satiagraha ainda mais irreversível.

    Vai expor ao ridículo – de forma mais ampla, se é possível – os factóides criados pela mídia ligada a Dantas, pela CPI dos Grampos e a truculência de Gilmar Mendes.

    Curtir

  20. É fácil para o MP fazer críticas. Sempre encontrará alguém da imprensa para dar divulgação. Mas por que não são veiculados outros fatos? Diariamente os promotores de justiça pedem arquivamento em prisões em flagrante. Não visitam Cadeias Públicas.Não conseguem abarcar suas atribuições e requisitam feitos ou diligências meramente protelatórias.Concordam em conceder liberdades provisórias em crimes violentos ou que tragam risco á ordem pública. E, no caso das interceptações e provas produzidas através de ligações telefônicas, eles sempre opinam anteriormente e não raro exigem relatório acerca das diligências.
    Criticam, porém nâo assumem suas falhas. E elas acontecem também na esferas federal, do trabalho e militar.

    Curtir

  21. Procurem e leiam um artigo do Prof. Luiz Flavio Gomes sobre escuta ilegal que foi requerida por um major coxinha. A bronca foi tanta que chegou à Corte Interamericana de Direitos Humanos.
    Outro lembrete: costumeiramente há divulgações indevidas das gravações por meio da imprensa e, não raro, os próprios integrantes do MP são os responsáveis pelo vazamento, principalmente se existir político envolvido e der ibope.

    Curtir

  22. Campanha de 2010 a pleno vapor. E a arrecadação também. Todas as Delegacias de Polícia emitem documentos de trânsito.Tenho certeza que muitas pessoas já procuraram orientação sobre o pagamento de IPVA atrasado. Elas já não são mais donas dos veículos porém receberam da Secretaria da Fazenda boletos para pagamento do citado imposto. Há casos até mesmo de veículos com placas de duas letras. É certo que os proprietários não devem ter tomado as cautelas necessárias, guardando cópias de documentos e pedindo o bloqueio no cadastro do veículo.Mas, para o Bom Patrâo ( ou O Meu Governador) isso não importa. Quanto mais $$$$$$$ entrar no caixa, melhor. E aqui vai um lembrete: a receita não será usada para aumentos dos vencimentos. Mas para a campanha eleitoral, PUODE.

    Curtir

  23. BOM, É INTERESSANTE QUE SE ANALISE DA SEGUINTE FORMA: SE TEM DELEGADO REQUISITANDO INDEVIDAMENTE INTERCEPTAÇOES E TEM CONSEGUIDO SUCESSO, BURRO É O JUIZ QUEM AUTORIZA A INTERCEPTAÇAO. ORAS, SE OS CARA ESTUDA TANTO E NÃO CONSEGUE SER MALANDRO NA PRÁTICA, TÁ NA HORA DE MANDÁ OS CAPA PRETA ESTUDÁ UM POUCO DE MALANDRAGEM. TÁ FALTANDO TIROCÍNIO, NÉ… LOGO, O PROBLEMA NÃO TÁ NAQUELE QUE PEDE, MAS SIM NAQUELE QUE CONCEDE. QUEM FISCALZIA A MERDA DO I.P, QUEM AUTORIZA OU NÃO ALGUMA COISA NESTA MERDA DE I.P? ENTÃO, ACABA LOGO COM TUDO ISSO. AGORA QUE TUDO ISSO É UM SINAL QUE NINGUÉM TÁ NEM AÍ PRA NADA, PRINCIPALMENTE A JUIZADA, AH, ISSO É UM BELO SINAL DISSO……

    Curtir

  24. AH COMO EU GOSTARIA QUE A CLASSE DE DELEGADOS FOSSE MAIS DIGNA. DE NÃO SE DEIXAREM ENCURVAR PRA OUTROS COMO MP E PM QUE VEM PRO TRÁS DOD DELPOLS E FUCFUCFUCFUC!!!! TÁ TOMANDO E TÁ GOSTANDO, É!!! ENTÃO CONTINUA DELPOLS, CONTINUA ASSIM QUE LOGO MAIS, NÃO HAVERÁ CAMISINHA PRA AGUENTAR….JÁ TÁ DIFÍCIL NÉ,,,É, A GENTE DA VENDO…QUEM SABE EM 2009, VOCES PAREM DE SERVIR AOS OFICIAIS DA PM NO GABINETE, NAS DELEGACIAS, NOS PLANTÕES, E SE DEEM O RESPEITO DEVIDO. SÓ VEJO DELEGADO PREGUIÇOSO, DESORIENTADO, DESAMINADO E CRISTO-REDENTOR (FAZ BO ATÉ QUE NÃO EXISTE)—-TOMA ESSA SEUS MEDROSOS…VÁ LAMBER BOTAS DA PM QUE VOCES É ISSO QUE MERECEM….SE EM 2009 VCS NÃO MUDAREM, QUE MUDARÁ MAIS É A PM…TÁ DUVIDANDO, ENTÃO AGUARDA, QUE LOGO MAIS, TE CONTAREI MAIS NOVIDADES DA GLORIOSA PM…AFINAL, PROS MAIS DESAVISADOS, TER LUGAR AÍ QUE A PM TÁ ACIONANDO O I.C E IML SEM QUE OS DELPOLS FIQUEM SABENDO…..TÁ PERDENDO FEIO HEIN…TEM MAIS POR AÍ…SÓ NÃO PASSO AGORA SENÃO ELES VÃO SABER QUEM É….FALO JURÁSSICA CLASSE DE DELPOL´S….

    Curtir

  25. um dois
    fejao com arroiz

    treis quatro
    vou ficar de quatro

    cinco seis
    vou enfiar de veiz

    sete oito
    vou comer biscoito

    nove dez
    vou te dar pasteis

    marcha soldado, cabeça de papel,
    se não marchar direito, vai dar o cu pro coronel.

    lá lá lá lá……

    Curtir

  26. peso morto acionar NPC e NPML? Que novidade.Trabalhamos em região onde os coxinhas elaboram TC’s.Você não faz idéia como isso é bom.O difícil é que ás vezes eles voltam com cota do mp. Pense bem: você fica livre, pelo menos em tese, já que muita vezes eles não atendem, das grandes podriqueiras: lesão dolosa leve, ameaça, violação de domicílio,e, em especial, resistência, desacato e outras infrações “gravíssimas” por eles provocadas. Deixem que requisitem à vontade. Mesmo porque, com raríssimas exceções, os laudos deixam a desejar.Mas tudo bem; o mp continuará denunciando e o judiciário, julgando, com aquela velocidade de sempre.

    Curtir

  27. Sem generalizar, mas todos sabem que no MP tem muito ex-burges maconheiro, que na epoca da faculdade tinha medo de policia pois viviam fumando baseado. Engraçado que no Brasil a cara de pau do povo é impresionante. Essas bostas de politicos tornaram-se intocaveis, pois controlam tudo, principalmente as policias.
    Não adiante os bonitoes diserem aqui que são POLICIA e prendem. Quero ver prender politico. Aquela merda do Ministro, todo mundo que conhece sabe que ele é um bandido, nojento e asqueroso, porem, muito poderoso. Contra essa raça de pessoas só resta a bala, somente o terrorismo pode nos livrar dos malditos politicos, pois nossos superiores (DGP, cardeais e outros) estao vendidos.

    Curtir

  28. Trabalho há 3 anos com grampo e nesse período efetuamos diversas prisões, rachamos sequestros e evitamos uma infinidade de crimes. Nunca tivemos um pedido negado pelo judiciário, eu acho que esses promotores escreveram um documento que no mínimo é absurdo, é coisa de gente que não entende do assunto, não sabe o que é polícia, só pensa que é. O escritório de advocacia que caiu no grampo, tem que ser investigado sim, e ver se tem ou não ligação com o pcc, pelo jeito existe uma amizade entre esses advogados e promotores. Quem leu o documento? Se não leu, leia é uma baboseira atrás da outra, só para defender os interesses do escritório. A irresponsabilidade de tentar banalizar os meios pelo qual a Polícia usa para esclarecer os crimes é simplesmente um absurdo, no futuro os crimes eletrônicos serão muito maiores e o uso de tecnologias pelos criminosos será cada vez maior, então nós policias que temos a capacidade de lidar com esse tipo de crime, usaremos cada vez mais escutas, grampos e por ai afora. Sinto orgulho do meu trabalho, mesmo ganhando mal, e vou continuar a me aprimorar e ensinar meus colegas tudo o que descubro e desenvolvo, grampo é pouco do que a gente faz na verdade. Cheguei a conclusão que o que mais tem é promotor querendo virar polícia, será que dos 140 mil tinha algum promotor?

    Curtir

  29. Ref. amigo 31 de Dezembro de 2008 12:42: EM PIRACICABA, OS COXINHAS JÁ TÊM OS TELEFONES DOS PERITOS, E LIGAM DIRETAMENTE PRA ELES, DEPENDENDO DA OCORRÊNCIA.

    Curtir

Os comentários estão desativados.