JUCA PIRAMA disse…
Não somos mais os mesmos, só temos os mesmos vencimentos.
Devemos olhar a greve como algo que ultrapassou as barreiras de São Paulo. Se o Eros votou contra nossa greve, ficou muito evidente que o fez após acordo, não vamos esquecer desse Magistrado, temos motivo para não esquecê-los.
Fico feliz pelo que fizemos, fomos longe, mais longe de que acreditávamos, mas fizemos isso por que a situação é critica, estou feliz, não pelo meu contra cheque, que quase não vi diferença do mês anterior, mas estou feliz pela luta e pelo comprometimento nosso pelo nossos anseios, ainda falo a repercussão nacional do que aconteceu e ainda do encorajamento de outras policiais civis do Brasil de enfrentar essa corja de políticos neoliberais que quebraram o mundo e agora vão fazer de tudo para quebrar o Brasil, simplesmente pelo gosto de voltar ao poder. “Em terra de miseráveis pobre é rico e rico é milionário (QUE PRAZER NISSO HEIN)”.
EVIDENTEMENTE O EROS "ACERTOU" A SENTENÇA SOBRE A GREVE 23
6 de Dezembro de 2008 11:26
por Priscyla Costa
Promotor só pode instaurar procedimento investigatório para apurar infrações cometidas por organizações criminosas, desde que respeitados os princípios da oportunidade e conveniência e após autorização expressa da Procuradoria-Geral de Justiça. A regra está prevista em Instrução Normativa (IN 539) do Ministério Público de São Paulo. Mas o fato de um promotor ignorá-la fez com que a 15ª Câmara do Tribunal de Justiça paulista anulasse o processo conduzido por ele.
Foi responsável pela investigação e inquérito o promotor de Justiça Roberto Wider Filho, de São Caetano, Grande São Paulo. José Gaino foi o acusado. Ele é suspeito de fraudar licitações enquanto diretor de obras de São Caetano na gestão de Luiz Tortorello (2001/2004).
O procedimento investigatório contra Gaino foi instaurado em março de 2008. Foi Roberto Wider Filho quem determinou a instauração do procedimento investigatório no Gaerco ABC e decidiu ele mesmo assumir a presidência do caso, sem pedir autorização de seus superiores.
Outra ilegalidade: o procedimento foi instaurado sete meses depois de o promotor ter colhido quase todos os depoimentos e produzido as provas que entendeu pertinentes. Além disso, foi Wider, e só ele, quem esteve presente na colheita de depoimentos feita no próprio Ministério Público, “assumindo a posição de inquisidor”, segundo o desembargador Pedro Gagliardi, relator do pedido de Habeas Corpus julgado pela 15ª Câmara.
A denúncia foi feita pelo mesmo promotor que presidiu toda a coleta de provas. Quatro denunciados foram ouvidos sem a presença de qualquer outro promotor. Por fim, o único pedido apresentado pela defesa de Gaino, para prorrogação de um prazo, foi negado por Wider Filho. A defesa também disse que há outro inquérito policial em trâmite para apurar os mesmos feitos, inquérito este legal.
O desembargador Pedro Gagliardi afirmou em seu voto que o Ministério Público não tem poderes para fazer investigação criminal e ressaltou que Wider Filho errou porque ignorou a Instrução Normativa do MP paulista. Primeiro, não respeitou os princípios da oportunidade e conveniência, uma vez que já havia inquérito policial instaurado para apuração dos mesmos fatos. Segundo, não se tratava de infração cometida por organização criminosa. Terceiro, não obteve autorização expressa da Procuradoria-Geral de Justiça para atuar na investigação criminal.
“As irregularidades saltam aos olhos ao serem analisadas as peças que formaram a investigação levada a termo pela Promotoria”, ressaltou o desembargador. Pedro Gagliardi explicou que o sistema constitucional brasileiro prevê que a investigação de crimes é atribuída, como regra, à polícia judiciária, segundo o artigo 144, parágrafo 1º, inciso IV, e parágrafo 4º, da Constituição Federal.
A única exceção aberta pela Constituição é a que permite a instalação de Comissões Parlamentares de Inquérito no Congresso Nacional. Pela Constituição, CPI também tem poderes investigatórios conforme o artigo 58, parágrafo 3º. Só que a Constituição cuidou de não cumular as atividades investigatória e acusatória, concedendo poderes investigatórios às comissões parlamentares, mas determinando a remessa dos autos ao Ministério Público para a promoção da Ação Penal.
A legislação infraconstitucional também proíbe o MP de investigar, observou Pedro Gagliardi. O artigo 4º, do Código de Processo Penal, estabelece que compete à polícia judiciária a apuração das infrações penais e sua autoria. Em seu parágrafo único prevê a possibilidade de exceções taxativas, desde que previstas em lei.
“Parece-me que seja mais prudente cada profissional permanecer na sua especialidade. `Lé com lé, cré com crê´, diziam os medievais. Ou, modernamente, eufemizando o texto, proclamamos em francês: `chaque songe dans sa bran-che´, que um velho tabaréu me traduziu em português fluente, como `cada macaco no seu galho´”, concluiu Pedro Gagliardi. A decisão da 15ª Câmara Criminal do TJ de São Paulo foi por maioria de votos.
Orientação
No Supremo Tribunal Federal, a discussão sobre o poder de investigação penal do MP havia ganhado corpo no inquérito criminal contra o deputado Remi Trinta (PL-MA). O caso começou a ser votado no Supremo em 2003, mas perdeu o objeto quando Remi Trinta deixou de ser parlamentar e perdeu o direito ao foro privilegiado.
Quando o processo foi arquivado no STF e remetido à Justiça Estadual, a votação estava em três votos a dois a favor do MP. Os ministros Joaquim Barbosa, Eros Grau e Carlos Britto votaram pela legitimidade do poder investigatório do MP em oposição ao voto dos ministros Marco Aurélio e Nelson Jobim (aposentado). O ministro Celso de Mello também já mostrou que não admite que o MP presida o inquérito policial.
Revista Consultor Jurídico, 28 de novembro de 2008
************************************************************************
Se o MP não pode, imaginem a PM!
CurtirCurtir
Ontem dia 5/12/2008 recebi o pagamento já com o aumeto, que tive de usar um telescópio atomico para distinguir tal relevancia, não pude conter a decepção, não quis saber antes, sobre o contra cheque, ainda sinto o arder dos olhos garganta e pulmões, as cicatrises na pele ainda me fazem recordar de toda covardia, manipulação, mentiras, desrespeito, só não lancei mão de minha vida pois ainda tenho contas a acertar, e jamais serei covarde, em lançar borrachas e pimentas em quem anda armado, investido pelo Estado, mas não deitarei a tumba sem antes ver tombar os que nela me lançaram, o tamanho do aumento fere a alma, desomra, benesse que não se pode contar, qual donzela na mão de seu algoz, cuspiram na cara de 35000 policiais, deixaram BEM CLARO que não nos querem, basta cumprir nossos plantões e nada mais, povão com B.O. na mão é eleitor satisfeito, investigar? apurar? cumprir a lei? para que? basta um papel assinado nada mais.6,5% de meu trabalho é muitissimo esforço para alimentar traças e entupir forum, com cotas que me trarão problemas, qualquer delinquente vale mais que o PC, estupradores, homicidas, ladrões, cafetões, são inestimáveis para nosso Governo, se tiver uns trocados até nós nos alegramos, mas se tombamos, corrompemos, adoecemos, vamos presos, pouco importa, estatisticas para Glória dos mecenas, Nºs que estes Ditadores cultuam pois estes mudam ao bel prazer, um dia virá em que lamentarão, culpados, o cancer corroe as entranhas, não há cura, assim como não há para nós, cortem os pedaços, ainda assim padecerão, e só os vermes se fartarão.
CurtirCurtir
Erros Degraus, sempre errou, sempre se vendeu, de lei só conhece o léxico, galgou o supremo a muita babação e puxar de maçanetas. deve favor a toda corja nacional. nunca subiu, foi lançado por seus padrinhos. a voz de Mendes.
CurtirCurtir
OS RESPONSAVEIS POR ESSE AUMENTO COM CERTEZA QUEIMARAM NO FUNDO DO INFERNO, ISSO NÃO É UMA PRAGA É A CONSEQUENCIA DE SUAS AÇÕES CONFORME OS ENSINAMENTOS BIBLICOS.
CurtirCurtir
O MÁRIO COVAS JÁ ESTÁ LÁ, AGUARDANDO POR ELES, AQUELE FDP QUE COMEÇOU TUDO ISSO.
CurtirCurtir
POR FAVOR, ALGUÉM PODE EXPLICAR A RESPEITO DO CONCURSO PARA INVESTIGADOR E ESCRIVÃO, NA PARTE DO EDITAL QUE DIZ:
TESTE FÍSICO E PSICOLÓGICO NÃO SÃO ELEMINATÓRIOS E NEM CLASSIFICATÓRIOS.
QUANTO A NÃO SEREM CLASSIFICATÓRIOS, TUDO BEM, POIS NA MAIORIA DOS CONCURSOS SÃO ASSIM, MAS NÃO SEREM ELIMINATÓRIOS?
NÃO ENTENDI.
QUER DIZER SE O PSICÓLOGO CONSTATAR QUE O CARA APESAR DE INTELIGENTE É MALUCO, ELE SERÁ POLICIAL???
SE O CARA NÃO CONSEGUE DAR UM PIQUE DE 100M, NÃO TEM FORÇA NEM PRA ENGATILHAR UMA PISTOLA, OLHA QUE JÁ VI POLICIAIS QUE NÃO TEM FORÇA PARA ENGATILHAR UMA PISTOLA, ACREDITEM É VERDADE, MAS NOS CONCURSOS ANTERIORES NÃO TINHA TESTE FÍSICO, AGORA QUE TEM VAI SER DE FAZ DE CONTA??ENTÃO PRA QUE TESTE SE NÃO VAI REPROVAR NINGUÉM. SÓ TEM UMA EXPLICAÇÃO, DEVE SER MAIS UM CAMBALACHO PRA COLOCAR OS APADRINHADOS OU ENTÃO, POR FAVOR ME EXPLIQUEM….se forem capazes…
CurtirCurtir
Faz concurso pro Judiciario, PF, Receita, INSS, Fazenda, qualquer outra coisa, menos PC……..
Será que após ler tudo isso, ainda quer ser PC?
Se insistir seu futuri será de perseguições, se reagir bonde, se ficar quieto alcoolismo, depressão e psiquiatra a suas expensas!
É isso que vc quer?
CurtirCurtir
TENDO EM VISTA QUÊ O SUPERLATIVO FLEXIONADO APONTA PARA AS FISSURAS RETAIS, POIS QUANTO DECLINAS MAIS LONGINQUO, DE ALÇARES PLENITUDES SAPIENTAIS, EIS QUE AUGE DAS REENTRANCIAS ABRUPTAMENTE ANOMALIAS QUE SE TURVAM AO INTERDETERMINAREM-SE POR SI ENCEFALOFOBICO, UM SER EXTRUBENTEMENTE GALGANANCIADOR DE PLENITUDE HOMOGENIA HIPERPSIQUICAMENTE DESATERRADOR, EIS QUE DICRITONIANAMENTE GEROVITALICO POLICIANAMENTE, PERPETUAM-SE CONFINSMENTE OS ASSENTADORES MONÁRQUICOS DA UNIDADE TRIPLICE REINANTE, IMPERIOU-SE DEMASIADAMENTE NOSFERRANDO PRECIPUADAMENTE, AVESSOS A QUAISQUER BULAS VACANAIS, MAS NÃO TARDIAMENTE
NÓSFERRATÚ POIS AOS ARCOS MILENAISDECUONALMETE ESTÁ POR VIR E PRANTEARAS AS TRINITOTOLUENO QUE TE PERPETRARAS NOS COLON, E QUEM TE VIRGINASTES NESTAS SOLOS EMPRANTEBERRARAS CALVAMENTE PLASTICA NOSRRABUTRESTÚ ESPALHAFATOSAMENTE, AGONIZANDO OS SERES PRIMATAS QUE DIUTURNAMENTE SE ALCOVITAM AO DERREDOR BABANDOLASTICAMENTE VOSSOS BAGOS, NÃO MILAGRORARÃO ESCAPOSAMENTE DO VINDOURO ADES CUJAS PRESAS JAMAIS DESVINCILHARAM-SE DE VÓS NÃO TARDIAMENTE RECORDARSEÃO DAS MARACAFALCABANDITISMO, DA PLACIDA VEREDAS QUE TRILHASTES, E BUSSIFERARRAM-SE SEM PIEDADE ALGUMA AO GUME DOS GLADIADORES QUE LHES TRUCIDARÃO NUM MANJAR ABUTRAL, DANDO POR INTENTO LUCIFERLOCUPLETAR-SE DE VOSSAS AÇÕES INVEJOSAMENTE, NO DERRADEIRO DESEMROLAR-SE DE DIAS PSIQUIATRAR-MEÃO POR INSANO, NOM OBLICO ABSTARDO EM PLUMBEO E CARVOENXOFRANADO CELULOSE, NUM GLUTEO QUARENTENCINCOANADO RECALIBRADO POR PERFURO CONTUSO, MARGEARÁS RUMO AO DESERTICO DERRADEIRO LAGO IGNEO.
TKS.
CurtirCurtir
Efeito do aumento no contra!!!!!!
CurtirCurtir
Único fato marcante nessa polícia civil de são paulo, nesses 100 anos de existência, foi a nossa greve. Sem ela não teríamos conseguido o aumento de salário (misérrimo) e outras conquistas mais. Agora, a coisa volta ao normal. Como dantes no quartel de abrantes. As pazes voltam a reinar no convívio entre os colegas. As OS , as initmações, as oitivas, enfim, tudo volta ao normal. Volta aquela farsidade de sempre. Tudo voltou ao normal.
A greve foi bom até nisso. As diferenças existentes entre os colegas eram postas à prova e motivo de discussão. Peitava-se todo mundo. Agora, não. voltou tudo ao normal. A farsidade reina nessa pc.
CurtirCurtir
06/12/2008 – 08h47
De Sanctis põe probidade do STF sob suspeita, diz Mendes
Publicidade
FELIPE SELIGMAN
da Folha de S.Paulo
O presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), ministro Gilmar Mendes, voltou a atacar o juiz federal Fausto Martin De Sanctis, responsável pelo inquérito da Operação Satiagraha, em representação enviada ao Ministério Público Federal.
Mendes afirma, ao pedir investigação de suposta tentativa do grupo do banqueiro Daniel Dantas de infiltrar um espião no Supremo, que, por mais de uma vez, o magistrado paulista divulgou “informações oblíquas” com o objetivo de “sugerir comprometimento da probidade” do STF.
“Registro não ser a primeira vez em que, no curso desse processo, divulgam-se informações oblíquas, a sugerir comprometimento da probidade desta Corte”, diz o texto da representação. Como exemplo, o ministro cita uma entrevista concedida por De Sanctis à revista “Época”, na qual ele se recusou a responder se, nas investigações da Satiagraha, havia “alguma citação ao ministro Gilmar Mendes”, deixando tal questão em aberto.
O presidente do STF diz, no despacho, que, naquela entrevista, De Sanctis “limitou-se a responder: “Minha convicção pessoal é no sentido de que essas informações, por sua natureza, não podem ser reveladas, pois configurariam uma quebra do sigilo do processo'”. Procurado pela Folha, o juiz preferiu não se manifestar sobre o fato.
A representação será analisada pelo procurador-geral da República, Antonio Fernando Souza, que deverá enviá-la à Procuradoria da República do Distrito Federal. Caberá aos procuradores tomar as medidas que julgarem necessárias.
Além de pedir a investigação do suposto espião, Mendes solicita ainda esclarecimento de “eventuais tentativas dos réus [ou outros interessados] de envolver infundadamente o nome da Corte em atos ilícitos, como sugerido subliminarmente nos textos referidos”.
Por fim, Mendes diz que “é imprescindível para que sejam elucidados de forma peremptória fatos de extrema gravidade, a demandarem a pertinente responsabilização legal”.
Na última terça-feira, De Sanctis condenou Dantas a dez anos de prisão e a pagar “multa e reparação” de R$ 13,42 milhões pela tentativa de subornar policiais. Também foram condenados o ex-presidente da Brasil Telecom Humberto Braz e o professor Hugo Chicaroni, apontados como os interlocutores na tentativa do suborno.
Na decisão, De Sanctis diz que o grupo de Dantas não media esforços para “destruir” a Satiagraha e relata uma suposta tentativa de colocar um aliado no STF. O nome apontado foi o do coronel da reserva Sérgio de Souza Cirillo, nomeado em 30 de julho deste ano para a Secretaria de Segurança do STF. A relação entre Cirillo e Dantas se daria por meio de Chicaroni, já que ambos integravam o Instituto Sagres, sediado em Brasília e composto por civis e militares da reserva. Cirillo, no entanto, afirma não ter vínculo com Dantas.
A assessoria do STF diz que, ao tomar posse em abril, Mendes criou a Secretaria de Segurança e procurou o general Alberto Cardoso, responsável pela segurança do ex-presidente Fernando Henrique (1995-2002), pedindo uma indicação.
Foi sugerido o nome do coronel Joaquim Gabriel Alonso Gonçalves, que tomou posse em abril de 2008. Em julho, Cirillo foi indicado seu substituto. Ambos foram demitidos no início de outubro, o que, segundo o STF, não teve relação com a suposta espionagem.
CurtirCurtir
não dei conta de entrar nko chat. o senhor vai ter que colocar as instruções que nem receita de bolo
CurtirCurtir
ao anonimo ai em cima:
é só inventar um apelido ( é bom que seja sempre o mesmo para voce ficar conhecido) Na linha de baixo, coloque uma breve descrição, indicando se é homem ou mulher, o que faz ou como se sente. coisa assim do tipi: escrivã de polícia descontente com meu salário. Depois é só digitar uma mensagem na ultima linha ( voce vai podr ver o cursor) e dar o enter. Ah… e o mais importante: tem que haver mais alguém na sala senão voce vai agir como eu e começar a falar sózinho. ksksksksksksksksks
CurtirCurtir
QUANDO SE FALA EM ACORDO NO TEOR DESSE MAGNIFICO BLOG, AÍ É QUE TÁ O ESPÍRITO DAS CONSEQUENCIAS. AFINAL, COINCIDENCIA OU NÃO, AS COISAS OCORRERAM DE FORMA SIMULTÂNEA, OU VAI ME DIZER QUE NÃO!!!!. PRIMEIRO, FALA-SE DO FIM DA GREVE QUE SEGUNDO NOSSOS PRESIDENTES SINDICAIS, NÃO PARARIA TÃO CEDO. DEPOIS, A RÁDIO PEÃO COMEÇOU A LANÇAR QUE A GREVE JÁ HAVIA ACABADO, ANTES MESMO DE SE CONSUMAR O FEITO. LOGO A SEGUIR, EROS GRAU PÕE FIM A LIMINAR E DETERMINA-SE QUE A PC VOLTE COM URGENCIA PARA AS ATIVIDADES NORMAIS. É MUITO ESTRANHO NÃO É. CONTUDO, TUDO INDICA QUE PODE VIR ALGO MUITO BOM PELO FUTURO, POIS ALGUMAS COISAS FORAM APROVADAS DE FORMA MUITO RÁPIDA, ALVO DE DISCUSSÕES DE LONGA DATA. E SEM CONTAR QUE PARA ESCRIVÃES E INVESTIGADORES, AGORA, COM NIVEL SUPERIOR, DEVE-SE DISCUTIR ACERCA DO SALÁRIOS DESTAS CARREIRAS, HAJA VISTA QUE CARREIRAS DE NIVEL SUPERIOR COM SALÁRIO DE SEGUNDO GRAU NÃO DÁ NÉ….ACREDITO QUE DEVE TER COELHO ESCONDIDO NAS MANGAS DESTES MAGICOS, E QUE SÓ NÃO FOI EXPOSTO A PÚBLICO, EM VIRTUDE DA GLORIOSA PM E MP. NO MÍNIMO, NO MEU HUMILDE PONTO DE VISTA, DEVE-SE EQUIPARAR O SALÁRIO DESTAS CARREIRAS A PERITO, UMA VEZ QUE TENENTES DA PM QUE NÃO POSSUEM NIVEL SUPERIOR GANHAM COMO TAL.
CurtirCurtir
salario liquido R$ 1680,00
minhas despezas
497 carro
350 aluguel
189 condominio
228 convenio médico
90 luz
97 tv a cabo(acho que mereço)
———————-
xxxxxxx total
295 prestação emprestimo(desconto em folha)
250 outra prestação(desconto em folha)
liquido no mês R$1680,00(já descontando o desconto em folha)
deixei a conta do dinheiro que sobrou para o mercado. kkkkkk
e o mês esta só começando.
OBS: O CARTÃO DE CRÉDITO ESTA ESTOURADO 500,00
CurtirCurtir
SENHORES…
O TRABALHO DEVE SER PROPORCIONAL AO PAGAMENTO.
MELHOR POLÍCIA DO BRASIL, COM SALÁRIO DA ZÂMBIA???
ACHO QUE NÃO…
CHEGA!!!
EX VOCACIONADO DE POLÍCIA.
CurtirCurtir
Entregaram-nos ao SACERDÓCIO, vivamos dos DIZIMOS e das OFERTAS.
CurtirCurtir
Salário Liquido= +1785,22
desconto folha NC= +289,00
Casa Própria CEF= -1121,98
carro= -419,24
Congás= -48,52
Eletropaulo= -95,18
Cartão de Credito= -859,61
Multas por falta de cinto= -129,48
Fiado no Self Service= -144,50
Nextel para Trabalhar= -138,40
TIM pré pago= -15,00
Transporte= -342,28
Plano Saúde= -218,59
Casas Bahia= -628,00
Juros Cheque Especial= -32,48
Supermercado= -380,74
tendo em vista que tudo subiu em média 40%, este gasto logo duplicará.
Cirurgia Hospital com desconto e parcelado em 6x= -200,00
Cirurgião= -480,00
Anestezista= -140,00
Estacionamentos= -60,00
total= -3403,54Sálario Bico= +3000,00
saldo total -403,54
meu filho nasceu no Servidor Estadual, precisando fazer uma cirurgia simples, aguardei por 4anos na fila, me descontam 78,62 de IAMSP, a dois pago convenio mas como era pré existente o convenio não cobre, mesmo assim com muita lábia e pedir de esmolas consegui baixar de R$8.000,00 para aproximadamente R$2.000,00. sem bico no qual trabalho 10 plantao de 24hs, seria impossivel sobreviver, considerando o básico pois não posso viajar, ir ao cinema, pizzaria, comprar roupas, sapatos, manutenção do carro, da casa, escola, alimentação, academia ou exercicios nem tempo nem dinheiro. tendo em vista que para mater-se os custos correm sempre a frente, isso só o minimo sem superfluos ou luxo algum. O aumento que nos fora ESCARRADO não significa absolutamente nada para nenhum Policial, para um aumento desse não precisaria ter feito Greve, apanhado da Policia de Merda, tolerar arrogantes, mesquinhos, soberbos, arruaceiros, mentirosos. bastava se inscrever num Bolsa Familia, e receberiamos até mais que o concedido,
vou levando,
para os demais continuem arrecadando,
É ISSO QUE O GOVERNO GOSTA,
É ISSO QUE O DIABO QUER.
CurtirCurtir
“O porquê dos baixos salários” ou “o buraco da SSP” ou ainda “a arte de enrolar e ocultar o rabo”.
ESTADAO: Gabinete gasta mais do que a polícia
Despesa em dinheiro vivo com operações policiais reservadas, entre 2002 e 2008, supera recursos de Denarc e DHPP
Marcelo Godoy
O gabinete do secretário da Segurança Pública de São Paulo gastou em dinheiro vivo com operações policiais reservadas mais do que os Departamentos de Investigação sobre Narcóticos (Denarc), o de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) e a Corregedoria da Polícia Civil. A situação se estendeu de 2002 até março deste ano. Em 2004, nenhum departamento nem mesmo o serviço secreto da Polícia Militar gastou mais do que o gabinete. E isso sem efetuar prisão, infiltração no crime organizado ou instaurar inquérito.
Professores de Direito Administrativo e de Direito Público ouvidos pelo Estado questionaram a forma, a quantidade e quem fez os gastos. “Ele (a chefia do gabinete da secretaria) é um órgão político e não de execução. Duvido muito que isso seja despesa dentro de suas atribuições”, afirmou Maria Sylvia Zanella Di Pietro, professora de Direito Administrativo da Universidade de São Paulo (USP). A secretaria negou qualquer irregularidade e afirmou que os gastos são legais.
De fato, o uso de dinheiro vivo não é ilegal. Ele ocorre quando a verba é usada por meio de adiantamento de despesa. O gasto dessa forma é feito antes de sua comprovação. Como a verba é secreta, dispensa documentos, como nota fiscal, que o comprovem. O adiantamento não permite verificar o destino do dinheiro no Sistema de Gerenciamento da Execução Orçamentária (Sigeo). A gestão de Saulo Abreu gastou R$ 2,2 milhões e a de Ronaldo Marzagão, R$ 479 mil, com operações.
Em 2004, por exemplo, o gabinete do secretário (gestão Saulo) gastou em dinheiro R$ 610 mil com “operações sigilosas” ou 45% a mais do que o usado no ano até pelo serviço secreto da PM (R$ 420 mil) e pelo Deic (R$ 420 mil) e 309% mais do que o Denarc (R$ 149 mil). O Estado teve acesso a 119 cheques sacados em dinheiro que confirmam os gastos de 2004.
“O gabinete deve explicar por que gastou mais do que quem faz investigação. O gasto confidencial, embora necessário, deve ser a mais absoluta exceção. Não se pode usá-lo como guarda-chuva para outros gastos”, disse o professor de Direito Público da Universidade de São Paulo (USP) Adilson Dallari. Professor de Direito Administrativo da PUC-SP, Floriano de Azevedo Marques afirmou que tudo parece “muito estranho”.
Durante seis anos, a verba foi gasta sem deixar registro no Sigeo da devolução de sobras, após a emissão da ordem de pagamento. É como se toda compra tivesse valor redondo, como R$ 35 mil. Só a partir de abril deste ano começa a haver devolução de sobras – em 2006 e 2007, há o cancelamento de quatro notas de empenho, dinheiro que não foi sacado. “Não é razoável”, disse Dallari.
O chefe de gabinete deve prestar contas das verba mensalmente aos seus chefes e, no fim do semestre, ao Tribunal de Contas do Estado (TCE). No primeiro semestre de 2007, o gabinete gastou R$ 195 mil com operações. Em todo o ano, o Denarc gastou R$ 180 mil. A prestação de contas do segundo semestre de 2007, feita em 8 de janeiro deste ano, mostra gastos de R$ 240 mil por meio das ordens bancárias 2007OB8045, 2007OB93578, 2007OBA8492, 2007OBC2849, 2007OBD6992 e 2007OBF0794 – todas de R$ 35 mil e de R$ 50 mil. Não há referência a sobras. Só mais tarde, durante investigação da Corregedoria-Geral da Administração, a secretaria informou ao TCE a devolução de R$ 98 mil – foi a única vez em sete anos. “Isso não é controle, é descontrole”, disse Dallari.
CurtirCurtir
Creio que no final de outubro passado, alguém postou a enquete sobre eventual candidatua de Dr. Guerra a algum cargo público. Na ocasião, opinei que era inoportuno, face a luta que estávamos enfrentando (Greve). Inclusive o próprio Dr.guerra reconheceu e retiruou a enquete. Hoje não, acho que 2010 tá aí e uma candidatura tem que ser sólida e discutida. Acho que seria já o momento daquela enquete, lembram?
CurtirCurtir
Dr. Guerra, participei ativamente da nossa luta. Foi marcante! Mas veja o quê ocorre na ALESP. São 94 deputados. A oposição, mais o Major Olímpio, são 23 deputados. A situação mantém a base com 71 deputados. Logo, oposição pouco ou nada poderá fazer. Tudo que for do interesse do governo será aprovado. Exceto com participação popular. Ainda assim as coisas ficam menos ruim para eles. Por isso, que devemos nos organizar para que vários representantes possam ser eleitos nas próximas eleições e substituir aqueles que estão se perpetuando no poder, já não sei há quantos anos. Temos que ter nomes. Dr. Guerra na região da baixada santista. E aí. Em outras regiões há nomes? Há pessoas com ombridade, lealdade, etc. tudo aquilo que faz dele um ser confiável no qual poderemos depositar o voto? Cada região deve ter seu representante! E vimos quanto é importante votar num governante e seus respectivos deputados para formar uma base de sustentação!
CurtirCurtir
Guerra Deputado Estadual em 2010.
CurtirCurtir
Tbm concordo.Dr. Guerra Deputado Estadual 2010. Este não é corrompível.
CurtirCurtir