22/11 – 07:15 – Agência Estado
Um resgate de presos, por volta das 19h30 de ontem, em Cubatão, litoral paulista, terminou com um saldo de três pessoas, entre elas dois policiais, mortas. Três detentos, incluindo o que motivou a ação dos resgatadores, continuam foragidos.O primeiro tiroteio ocorreu na altura do km 274 da Rodovia Padre Manoel da Nóbrega.
Quatro presos do Centro de Detenção Provisória (CDP) de São Vicente, cidade vizinha, retornavam do fórum de Vicente de Carvalho, bairro de Guarujá, onde ocorrera uma audiência, quando o veículo da Polícia Civil que era usado no transporte dos detentos foi interceptado por pelo menos 12 bandidos em vários carros.
Segundo o delegado Seccional, Valdomiro Coelho Filho, fortemente armados, inclusive com fuzis, os criminosos tinham como objetivo resgatar Henrique Santos Rocha, conhecido como “Perninha”, que foi libertado pela quadrilha durante a ação. Os demais criminosos, aproveitando a situação, também fugiram e escaparam por um manguezal.
O investigador Marcelo dos Santos Valença, de 50 anos, atingido com 4 tiros, e o carcereiro Nilson Silva de Oliveira, de 35 anos, do Grupo de Operações Especiais (GOE), também baleado, foram encaminhados ao Hospital Modelo, em Cubatão, onde Nilson morreu e Marcelo segue internado em estado grave.
Já no final da noite, durante buscas aos fugitivos pela região, policiais militares localizaram um dos detentos na Favela de Vila Esperança, em Cubatão. Portando um revólver calibre 38, o bandido, cujo nome ainda não foi divulgado, trocou tiros com os policiais. Baleado, acabou morrendo. Três veículos foram abandonados pelos criminosos no local do resgate.
O carcereiro Cícero Roberto de Oliveira, de 39 anos, também do GOE e muito amigo de Nilson – que não se envolveu na ação -, ao saber da morte do colega, sofreu um enfarte e foi encaminhado ao mesmo hospital, mas não resistiu e também morreu.
Mesmo com todo o respeito, neste trágico momento, pelas dores dos familiares, dos amigos e dos companheiros de trabalho dos policiais civis do GOE de Santos…
Pensamos ser correto que se faça a indagação acima: quem da Administração será responsabilizado por submeter policiais ao cumprimento de tarefas de elevadíssimo risco policial; sem o devido preparo e sem o necessário suporte material e humano.
Com efeito, um GRUPO DE OPERAÇÕES ESPECIAIS não se cria de improviso como fez o Sr. Dr. Everardo Tanganelli Junior.
caro colega , admiro seu blog , mas faço parte do goe e estava ontem na citada ocorrencia , e sou obrigado a fazer algumas correcoes. o policial morto e o ferido pertenciam na verdade a escolta da delegacia sede do guarujá que foi absurdamente usada para transportar 4 presos com uma unica viatura e dois policiais apenas.o goe nao foi requisitado para essa escolta ,infelizmente até pois poderiamos e queriamos estar presentes.o policial cicero infelizmente morreu de ataque cardiaco em diligencias realizadas sob forte estress no local dos fatos.nas demais consideraçoes concordo com o sr.e esclareço que alguns policiais (poucos) foram removidos da dig para o goe quando da criaçao do grupo. e acredito que a maioria dos policiais apesar do pesares, faz o possivel e impossivel até pelo grupo e pela policia.
CurtirCurtir
Meus votos são os de sinceros sentimentos aos familiares das vítimas e um pouco de vergonha para a cara de nossos dirigentes que permitem e ainda dizem ser normal essa absurda falta de estrutura!!!!
CurtirCurtir
caro colegas…meus sentimentos aos colegas e familiares…sou carcereiro policial, trabalho no SIG a mtos anos..tenho formação treinamento abordagem..conhecimento gerenciamento e varios cursos pela acadepol..mas somente sentimos e damos valor a uma perda como essa…somente nessa hora…é hora d envolver o assunto da escolta..tanto faz quem o faz o qual operacional treinada. temos que dar um basta..e revermos td isso..pois infelismente ñ vai parar por ai ñ…se falta estrutura, depois vem o pior ..falta o policial mtas vezes pai de familia..luto!!!!
CurtirCurtir
quero dizer que sinto muito pois cada vez que vejo falar que coisas assim acontecer fico muito triste pois o que mais amo é a policia daria a minha vida so p salva a vida de um delis
CurtirCurtir
Este mes fara 5 anos da morte desse policiais e ate hoje não me conformo com o que aconteceu sou ex namorada de um deles e so Deus sabe como sofri e como ainda sofro choro ate hoje quando lembro dele realmente foi uma falha muito grande. Que levou a vida do meu grande amor.
Fiquei arrasada quando vi ele sendo enterrado como a colega disse eu daria minha vida so para ter ele vivo hoje entre nós. Alguem tem a foto deles por favor gostaria de uma.
CurtirCurtir
Streess !!!!!!!!
CurtirCurtir
Jornal Atribuna Litoral 21/11/07 Resgate De Presos Tem um saldo de 2 Poliçiais e 1 Bandido morto.Isso Aconteceu Na Rodovia Principal de Cubatão Foi uma cena guerra Aonde foi Deslocado 40 Viaturas 20 motos da Rocan e 2 Elicopteros do Aguia. .Segundo o único preso envouvido na acão A Intencão do Bando éra Resgatar 2 irmão do (PCC) Facção que Age Dentro e Fora dos Presidios Paulista Alexandre conhecido como (Alemão) e outro que não soube diser o nome mas o Chamava de (Pernínha) Segundo o Delegado titular da Baixada Santista DR Waldomiro Rodrigues Dos Santos Alexandre o (Alemão) se trata de Aléxsandro de Oliveira Batista e (Pernínha) é Jonas vicentino da Silva Esses 2 Presos éram o Alvo Principal da
quadrilha 4 Carros com 3 ocupantes em cada Fortemente Armados Com Fuzís e Metralhadoras e uma Granada. Aléx fugil levando uma Sub Metralhadora Beib e Joonas com 1 Fuzil A.R 15 modelo Israelence.Dis o Delegado do Goe que tanto
CurtirCurtir