Suspeito de elo com PCC é apontado como doador do DEIC…Para zero surpresa : o PL tá na foto e na fita! 5



Conforme matéria do Jornal Metrópoles , de autoria do jornalista Renan Porto, o empresário Gabriel Cepeda, do setor de combustíveis e investigado por suposta ligação com o Primeiro Comando da Capital (PCC), foi apontado como responsável por custear secretamente a construção de um centro de treinamento (CT) de artes marciais na sede do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), órgão central da Polícia Civil de São Paulo.

Detalhes da Doação e da Investigação

A doação teria acontecido sem publicação de termo no Diário Oficial, como exigido por lei, distinto de outras doações à Polícia Civil e Militar que tiveram divulgação formal.


O nome de Gabriel Cepeda passou a circular na polícia como suposto financiador do CT após ele virar alvo da Operação Carbono Oculto do Ministério Público de São Paulo (MPSP), em agosto de 2025.

A operação investiga como a rede Boxter, da qual é sócio, seria usada para lavagem de dinheiro do PCC.

Um amigo de Cepeda, o influenciador e ex-lutador Matheus Serafim, publicou inicialmente nas redes que Cepeda teria sido o responsável pela obra, mas, após início da investigação, apagou a postagem e negou a veracidade da informação, alegando ter exagerado para prestigiar o empresário.


O diretor do Deic, Ronaldo Sayeg, afirmou inconvincentemente que a academia foi construída com doação de outro empresário, entretanto se negou a revelar seu nome sob justificativa de proteção de dados pessoais. A Secretaria da Segurança Pública (SSP) também negou envolvimento de Cepeda, informando que só revelaria o doador por meio de pedido via Lei de Acesso à Informação (LAI).

Relação da Rede Boxter com o PCC e com o PL bolsonarista

A ligação da rede Boxter com o PCC foi investigada em operações da Polícia Federal desde 2020, quando familiares de Gabriel Cepeda foram presos acusados de participação em lavagem de dinheiro para o grupo criminoso. Na Operação Carbono Oculto, há menção ao uso de empresas de fachada e transferência de postos de combustíveis para “laranjas”.

Já Matheus Serafim, ex-lutador de artes marciais e ex-assessor do deputado federal Paulo Bilynskyj (PL-SP), ingressou de forma ativa na política paulista e planeja disputar uma vaga na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) nas eleições de 2026 pelo PSD. Serafim vem ampliando sua rede política, posando para fotos e participando de eventos com lideranças de diversos espectros partidários e autoridades policiais relevantes do estado.

Serafim esteve, em pelo menos três graças, acompanhado de Gabriel Cepeda — empresário investigado por suposta ligação com o PCC — em encontros com políticos de peso.

Em 11 de agosto, Serafim e Cepeda visitaram Gilberto Kassab, presidente do PSD e secretário de Governo, no Palácio dos Bandeirantes, sede do Executivo paulista.

No mesmo dia, reuniram-se também com Valdemar Costa Neto, presidente nacional do PL. O encontro teria sido repetido em 18 de agosto, apenas dez dias antes da deflagração da Operação Carbono Oculto, que colocou Cepeda no foco das investigações sobre lavagem de dinheiro para o PCC.

No Instagram, Matheus Serafim exibe fotos ao lado de outras figuras políticas e policiais, como o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), o secretário de Segurança Pública Guilherme Derrite (PP) e o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL); nessas graças, Gabriel Cepeda não aparece.

Esses encontros ilustram a estratégia de Serafim de ampliar seu capital político, mantendo proximidade tanto com supostas lideranças da elite do PCC , chefias da Polícia Civil quanto com lideranças de partidos relevantes no cenário estadual e nacional.

Situação Atual

O centro de treinamento do Deic encontra-se pronto e em funcionamento experimental, mas ainda não foi inaugurado oficialmente. O objetivo do espaço seria proporcionar bem-estar e saúde física aos policiais, podendo ser utilizado por agentes, familiares e contratados terceirizados.

O caso está envolto em dúvidas quanto à legalidade dos valores e bens recebidos e a real identidade do doador da academia, e a questão permanece sem transparência oficial, aguardando eventual resposta formal da Delegacia Geral e da Corregedoria.

A resposta do Diretor do DEIC é descabida .

A identificação do doador é fundamental para se aferir a legalidade da transferência de recursos.

A lei de proteção de dados não pode ser invocada para acobertar procedimentos contrários à moralidade e a legalidade.


Citações:
Suspeito de elo com PCC é apontado como doador … https://contilnetnoticias.com.br/2025/09/suspeito-de-elo-com-pcc-e-apontado-como-doador-secreto-de-ct-do-deic/

Um Comentário

  1. Xiiiiii Marquinhos!

    Sério mesmo? (Eu tentando ser irônico).

    Quer dizer mais uma vez que a Polícia Servil em especial o DEIC estão no meio dessa estória mal cheirosa! Que novidade, hein!

    Isso nunca aconteceu, e nunca havia acontecido! Kkkk

    Como diria o padre Quevedo; “Num acredito, “charlatanisses, charlatanisses….”

    Putz de uma novidade, isso NUNCA aconteceu antes, afinal os “cabeças pensantes” jamais, em tempo algum, nunca……iriam se associar a alguém com uma vida tão atribulada, para dizer o mínimo.

    Até estou imaginando a cara de surpresa de alguns policiais servis – nossa esse cara é tão “boa gente boa, gente fina, sangue bom amigopol dos bon$”.

    Só me faz recordar, anos atrás, teve uma matéria jornalista denúncia, onde a esposa de um delegado de um destes Deinter, da vida, viva sendo fotografada na companhia de uma bicheiro/maquineiro/contraventor!

    Era uma festa atrás da outra, vários eventos sociais, tudo muito chique e cheio de glamour!

    Tanto bastou para alguém desconfiar e investigar o patrono de todos aqueles eventos, cuja a ralé ou seja os operacionais só serviam de mão de obra barata.

    O escândalo, naquela época, não foi o fato da mulher do Cardeal estar em companhia pouco recomendável, mas sim o fato do Delegado Adjunto, que estava sendo grampeado, ligar para o Diretor do Deinter, manda este por freio na esposa!

    Nossa as coisas mudam para ficar exatamente como sempre foram!

    Agora só falta vir alguém falar, ou melhor escrever, afirmando que o “empresário/amigopol” foi infiltrado na estrutura da Polícia Servil pela Polícia Militar! Só falta… Tic, tac, tic, tac…

    Cada um com a expertise a PM lida bem com homicídio e assassinatos, a PC com corrupção e acertos!

    Curtir

  2. Uma pergunta simples: E este tipo de sujeito que esta interessado em salario e condicoes de trabalho? Eu mesmo, devido a incontestavel e unica resposta, digo que nao. Estes merd….. sao ladr….. profiss….. que ate o PCC tem medo. A policia de Sao paulo sofre o diabo devido a presenca deste estrum….. em seus quadros. O chato e que estes sao os mesmos que sao useiros e vezeiros em perseguir gente de bem, qualquer um que abrir a boca vai tomar lambada. Vide o nosso honrado colega GUERRA o qual merece ter seu nome escrito em letra maiuscula sempre. E claro que o GUERRA nao e perfeito mas e honesto em todas as conjugacoes temporais que se possa fazer do verbo.

    Curtir

  3. Centro de Treinamento de Artes Marciais, a despeito da lama que permeia a “doação”, era tudo o que a polícia precisava, estímulo ao policial “instagramável”, com camisetinha de academia de Jiu Jitsu, mil fotos com arma cruzada no peito e zero atuação policial.

    Curtir

Os comentários estão desativados.