
Ruy Ferraz Pontes era Secretário de maior poder e influência dentro da estrutura da administração municipal , ficando imediatamente abaixo do prefeito no organograma da Prefeitura de Praia Grande.
Tamanho poder decorre da centralização de funções sensíveis: controle de pessoal, contratos, compras, orçamento, patrimônio e inovação administrativa ; áreas que impactam diretamente todas as demais secretarias e órgãos municipais.
Centralidade e hierarquia
- O titular da Administração coordena setores fundamentais, garantindo o funcionamento integrado da máquina pública e a execução das decisões estratégicas do prefeito.
- Dada a maleabilidade do cargo pode assumir funções delegadas pelo prefeito e, em situações de ausência, responder pela implementação de políticas e projetos municipais.
- A Secretaria de Administração atua frequentemente como ponte para decisões sobre questões legais, fiscalizatórias, financeiras e administrativas, consolidando-se como centro do poder operacional do município.
- Essa posição torna o secretário de administração o braço direto do prefeito para todas as demandas internas, além do relacionamento institucional entre a prefeitura, o Legislativo , empresas , prestadores de serviço e órgãos de fiscalização, o que amplia consideravelmente seu peso político e administrativo.
- Para o bem ou para o mal , nada acontece na gestão municipal sem a necessária autorização do Secretário de Administração . Que no popular: manda mais do que o prefeito, é o dono de todos os cargos e tem chave do cofre!
- E dependendo das circunstâncias – para o mal – se torna vitalício e não pode ser exonerado.
Sem a pretensão de levantar teorias conspiratórias , mas a investigação deve sempre partir do momento histórico e local do crime.
Não que se possa excluir uma vingança jurada no passado , mas o crime organizado é organizado justamente por ser pragmático .
De regra não perde dinheiro , ainda mais criando clamor público , por fatos pretéritos.
A motivação pode estar na política e relacionada com os seus atos como Secretário ; talvez ele fosse um obstáculo para que determinados setores como o de transportes e de saúde ( o predileto do crime ) fossem ocupados por alguma das máfias que infestam a Administração Pública em todas as esferas.
Enfim , se fosse o delegado responsável pela investigação iniciaria pelo seu gabinete.




