Mendonça, o “burro juiz”  por trás das próprias sombras…O “bom juiz” é o Alexandre de Moraes… 14

Mendonça, o “burro juiz”  por trás das próprias sombras

A função de magistrado – seja de piso ou do  supremo – exige espírito público e independência.

Não basta vestir  a toga, é preciso encarná-la com a dignidade que se espera de quem julga sempre  grandes questões de pessoas simples até as nacionais, transpessoais .

Mendonça, contudo, parece preferir o papel de operador obediente, despachante das vontades externas ao tribunal.

Não há ali defesa ardorosa da Constituição, mas sim obediência tímida ao que vem de fora.

Cada vez que Mendonça lê seus pronunciamentos  –  ele nunca fala , sempre se escora num rabisco ou na “palavra” –  o Brasil testemunha uma espécie de burocracia afetada, distante do verdadeiro sentido da jurisdição constitucional.

O contraste com Alexandre de Moraes torna a cena quase grotesca,  enquanto Moraes improvisa:  argumento retórico-jurídico pulsando na veia, paixão e protagonismo à flor da pele, Mendonça se acovarda atrás de folhas mal escritas, recitando preceitos frios ;  juridicamente duvidosos nos levando á suspeita de consultar o mestre Silas .

A impressão é de um ministro que não compreende, tampouco protege, o Judiciário.

Esse modo de atuar não é apenas academicamente pobre: é perigoso.

Ao enfraquecer o discurso e se submeter à vontade que o olhar de fora (seja ela política ou religiosa), Mendonça contribui para a erosão da autoridade do Supremo.

Decisão sem compromisso, voto sem pulso e intervenção sem espírito acabam por fragilizar justamente o pilar que deveria sustentar: o Estado Democrático.

No fim, o legado de Mendonça pode ser o oposto do que deveria.

Em vez de consolidar garantias e fortalecer o Judiciário, suas decisões titubeantes e discurso inexpressivo tendem a abrir as portas para que forças externas ganhem espaço com o afastando a Corte de seu papel constitucional.

O Brasil merece ministros que honrem como instituições.

Merecia mais do que o ofício burocrático do “burro juiz”.

Diga-se o que quiser, mas “bom juiz” é o Alexandre de Moraes…

Ainda que às vezes aparente ser  maligno!

Um Comentário

  1. Jair Bolsonaro, tentará fugir ou refugiar-se. É sul real acreduitar que temum mpmte de otários pensando que ele será o salvadior da nossa pátria

    Curtir

  2. “retórico jurídico pulsando na veia”, a lei não vale?? Que realidade é esta onde não vale o que está escrito, onde não se respeita prazos judiciais, não se respeita o parecer do Procurador Geral da União, ou da Procuradora Geral da União, este é o grande juíz???

    Curtir

  3. Os ministros mais juridicamente preparados do STF, na minha opinião, são Gilmar Mendes, Alexandre de Moraes e Flávio Dino, nessa ordem.

    .

    O menos preparado é o André Mendonça, lembro da requisição de instauração de inquérito policial que ele fez pra Polícia federal, quando era ministro da Justiça do ex-presidente Bolsonaro, por conta de uma materia e uma Charge do Jornal Folha de São Paulo, onde o colunista Hélio Schwartsman escreveu “Por que torço para que Bolsonaro morra”. A matéria dizia, em resumo, que como o ex-presidente Bolsonaro com sua conduta irresponsável, incentivando aglomerações durante a pandemia de covid 19, levava milhares de pessoas a morte, se ele morresse milhares seriam poupados.

    .

    O ministro da Justiça André Mendonça conseguiu ver nisso crime e requisitou a instauração de inquérito policial, que foi trancado por decisão, se não estou enganado, do ministro Gilmar Mendes.

    .

    O ministro André Mendonça não consegue ter uma decisão independente, quando envolve o bolsonarismo, é o governador Tarcísio na versão ministro do STF. Sem falar que foi para o STF por um único critério, ser “terrivelmente evangélico” e mais terrivelmente ainda bolsonarista.

    .

    Fiz a minha formação em direito constitucional, assim como muitos outros alunos, pela doutrina de Alexandre de Moraes, o ministro é um dos maiores juristas do Brasil. Nem se compara com o Mendonça.

    Curtir

    • Cal4 , não conhecia Alexandre de Moraes até 2007. Li algumas páginas de um manual pertencente ao meu filho e logo depois comprei o “tijolo” com a jurisprudência sobre a CF. Abri e fechei; nunca mais voltei a ler. Ele merece passar apuros por não saber o significado filosófico de “absoluto” …kkk Ele é preparado, mas tem um monte de “meros e simples delegados” melhores do que ele! Acredito que até o tal Marques tenha valores , menos o crente ! Esse vale tanto quanto a micheque.

      Curtir

    • Poderia explicar, se é que é possível; “Finalmente temos um comunista no STF”, além gosto do comunista ser do time dos PeTralhas!

      Isso sim são credenciais! Parabéns!

      Ai pode!

      Afinal se é amigo do Molusco, basta para se tornar, “gênio” ainda mais em matéria jurídica, esse é o critério da esquerda e dos encantados pela voz do nove dedos!

      Curtir

      • Caso esteja se referindo a Flavio Dino, lembro que ele, apesar de receber todo tipo de alcunha, antes de desvincular-se do Legislativo Federal, apresentou projeto de lei para acabar com a imoral aposentadoria compulsória de juízes, uma “punição exemplar”, que permite que o magistrado violador da lei seja condenado a deixar de trabalhar e passe a receber sua generosa aposentadoria.

        Curtir

        • Sim, ele mesmo, o escroto que subiu num morro do Rio de Janeiro, para “conversar” com traficantes, sem um exército por trás!

          Afinal ele tem contatos!

          O mesmo que está interferindo na indicação de um ex-aliado seu para o TCE do Maranhão, querendo impor um “camarada” seu, naquela teta!

          O mesmo cujo estado que ele governou por dois mandatos continua com os piores indicadores do IDH!

          O mesmo que fez um malabarismo jurídico, impedindo aos municípios atingidos pelas barragens de Mariana e Brumadinho entrarem com ações no exterior, contra as empresas, assim blindando o Xandão, o cara confundiu alhos com bugalhos. O jornal o Estado de São Paulo fez um longa reportagem desse malabarismo jurídico!

          Em resumo ferrou diversas pessoas e municípios, só para blindar o seu amigo!

          Esse comunista caviar que é tão isento e honesto quanto uma prostitua!

          Até um relógio quebrado está certo duas vez ao dia, mas no resto do tempo estará errado e continua errado.

          Esse é o Flávio DINOSSAURO, comunista caviar.

          Enquanto ele come bem, por sinal está gorda para um baralho, vive bem, curte a vida como um bom capitalista, para os outros miséria e aperto, mas isso já é outra estória!

          Curtir

          • https://www.estadao.com.br/estadao-verifica/flavio-dino-escolta-policial-mare/?srsltid=AfmBOoo_3BkqCPW11Y5sd0wkw-3-HLse5ltbgtUrni7Zk0_jzVGJG7-C Parabéns, caiu em mais uma fake news, aliás, imagino quantas curtidas você já deve ter dado nos vídeos do Gabriel Monteiro, o vereador herói. Aproveitando, já passou da hora de milico das Forças Armadas pagarem aluguel como qualquer mortal, sair da Vila Militar, sustentada por todos nós, mas claro, quando toca nesse assunto, o papo de comunismo caviar acaba, aquele papinho de Estado Mínimo também, cheio de milico no congresso, e ninguém pensa em por fim nessa mamata, aliás, a galerinha que você defende, está com um projeto de lei para blindar parlamentares, haverá praticamente uma consulta prévia para saber se deputado ou senador aceita uma instauração de inquérito contra si, mas claro, como isso não veio do “comunismo”, é bem vindo, aliás, você entrou na Guerra Fria com 70 anos de atraso, e mais de 30 após o seu fim, estabelecendo um paralelo com o cinema, parou no tempo com 007 contra Moscow.

            Curtir

            • Se você não leu, eu escrevi exército, “reforço” policial do batalhão da área, ok! Ou seria acerto prévio com os traficantes da área para estes deixarem o “comunista” entrar?!

              O fantástico mundo de Bob, onde a esquerda caviar vive, seu caso, foi assim que aconteceu! Um carro estranho, sem identificação, com vidro escuros tem acesso livre a todas as comunidades do Rio de Janeiro! Deve ser fake news todas as reportagens dando conta que carros foram metralhados, “pelas vítimas da sociedade”, cujo GPS indicou aquele caminho! Tudo mentira, não acontece isso!

              No mais, procure saber da atuação do comunista sobre a indicação no TCE do Maranhão, também é mentira!

              Procure saber sobre os dados da violência daquele estado, em especial na gestão dele como governador, mais uma vez tudo mentira, ele é o cara!

              Você tem a sua visão de mundo, e eu tenho a minha! Mas nem por isso te desejo o mal, já os adeptos da sua visão de mundo quem não concorda com você deve deixar se existir!

              E finalizado, recentemente tive a oportunidade de ver e ouvir um militante do partidão pregando a morte de quem não concorda com ele, essa é basicamente a ideologia dessa raça!

              Curtir

              • Interessante, em nenhum momento desejei a morte de quem pensa diferente, aliás, o contraditório é um dos cernes da democracia. Condutas reprováveis não são exclusividade desta ou daquela parte, são universais, tanto que o que mais se vê é Deputado do PL, União Brasil e outros partidos da mesma estirpe usando o expediente legislativo para incentivar violência e ameaçar outrem, inclusive parlamentares. Uns idolatram Ustra e Pinochet, outros Che Guevara e Fidel, conforme a orientação política, cada um tem seus heróis distorcidos. Não se nega o que ocorre no Rio, mas lançar a pecha de parceiro de crime a alguém porque adentrou nesse ou naquele lugar, sobretudo quando teve a devida escolta, conforme relatado em reportagem que desmente fake news, é demais, mas pode seguir na sua marcha. E sustento mais uma vez, a Guerra Fria acabou, e faz tempo, e antes que você venha suscitar Venezuela, tivemos um militar que foi eleito presidente e tentou se perpetuar no poder à força, assim como fez Hugo Chaves.

                Curtir

  4. O “Bom-Bom” poderia fazer o mesmo daquilo que faz com seus réus com o Comando Vermelho carioca.

    Curtir

  5. MORAES BATMAN!!!!

    “Não é o herói que merecemos, mas é o herói que precisamos”.

    A frase advém do filme: Batman – O Cavaleiro das Trevas (2008), na fala (do personagem) de Gordon sobre (o outro personagem): Harvey Dent.  

    A fala completa é: “Não o herói que merecíamos, mas o herói de que precisávamos”. 

    Na minha visão, no cenário atual:

    ALEXANDRE DE MORAES não é o melhor de todos os juízes, também está bem longe de ser o pior!

    (para mim, o pior dos juízes chama-se: Sergio Moro).

    Mas, voltando…

    Numa alegoria ao filme “noir” do Batman (2008)

    Alexandre de Moraes é o nosso Batman!

    No Brasil de hoje, Alexandre de Moraes….

    “Não é o juiz que merecemos, mas é juiz que precisamos”!

    Curtir

Os comentários estão desativados.