
Ah, o nosso ilustre governador Tarcísio de Freitas!
Que figura, caros flitadores.
( Algo ridícula, não? )
Enquanto São Paulo ferve, ele se derrete todo pelo laranja trumpista.
Vejam só: mal Trump volta à Casa Branca e lá está nosso governador, todo pimpão, exibindo um boné com o slogan “Make America Great Again”.
E eu me pergunto: e São Paulo, Tarcísio?
Quem vai fazer São Paulo grande de novo?
Mas não, o homem prefere brincar de soldadinho.
Corta verba das câmeras policiais, infla o ego da PM e deixa a Polícia Civil de escanteio ( “judiada” ).
Até para discutir a Lei Orgânica da instituição ele põe um militar no comando!
É mole? É de cair o queixo, mas não o quepe.
E o povo?
Ah, o povo…
Segundo as pesquisas, mais da metade aprova essa “linha-dura” do nosso governador-capitão.
Será que não percebem que estão aplaudindo o próprio cerco?
Enquanto isso, a Polícia Civil, aquela que deveria investigar os crimes de verdade, fica a ver navios.
Ou melhor, a ver viaturas da PM passando, levando e trazendo o orgulho inflado do governador.
Tarcísio, meu caro, deixe de fazer tipo de subalterno do Trump e cuide do que importa.
Que tal fazer a Polícia Civil grande novamente?
Ou isso não cabe no seu boné de fã-clube trumpista?
Ah, tu és Carioca de passagem, né?
É triste, meus amigos.
Enquanto o governador sonha com Brasília lambendo Washington, São Paulo vive um pesadelo.
Mas quem sou eu para julgar?
Sou apenas um expulso delegado, tentando entender como chegamos ao ponto em que bajular um presidente estrangeiro é mais importante do que cuidar da própria casa.
Que os ventos mudem, que o bom senso prevaleça.
Ou, pelo menos, que o governador troque o boné por um que diga “Faça São Paulo Grande Novamente”.
Seria um (bom) começo, não?
Pra ser sincero: quando se vê nas ruas carros da PM zero km, ou no máximo três ou quatro anos de uso e no outro lado, na PC carros com 12,15 anos ou até mais, sem ar condicionado, dá pra perceber a diferença de gestão da polícia no próprio estado.
Culpa dos gestores delegados? Certamente! Mas pra população, que vê essa diferença, vê que privilegia mais a PM que a Civil, simples assim…
Teve tantos grupos de estudos, vários projetos e nada saiu até agora! O governador consultando o Jurídico, toma conhecimento da inércia de anos e anos da PC e pensa: não dá pra deixar nas mãos desses improdutivos velhacos sugadores do erário, com suas equipes de escolta, que se reúnem e não produzem nada de eficaz!
Simples assim …
CurtirCurtido por 1 pessoa
Os Delegados eleitos parlamentares pra defender e lutar por melhorias na Polícia Civil SP são uma vergonha, não fazem nada pela instituição que os elegeu
Pelo contrário envergonham o Estado e o Brasil bajulando os EUA e um político inelegível que quando na presidência só não destruiu a Polícia Federal por falta de tempo.
Realmente os Delegados nada fizeram pra fazer a nova lei organica Paulista atendendo a LONPC, preferiram ajudar os amigos e atenderem interesses escusos de sindicatos, agora que foram chutamos querem inflamar as categorias que pretendiam deixar de escanteio
A bola da vez agora está com o Governador, que no mínimo sentiu a maldade dos Delegados que se intitulam donos da instituição, aja vista o que fizeram ao atropelarem o Dr Gilson e apresentaram aquele esboço no mínimo tendencioso
Vamos ver se Tarciso quer o bem da Polícia Civil de São Paulo, a lei já foi discutida exaustivamente em âmbito nacional
CurtirCurtir
Delegado
Oficial Invesrigador
Escrivão
Papiloscopista
Agente de Polícia
CurtirCurtir
Opa você não vai pular a catraca nesta nova carreira. Vai ter que tocar IP, buscar cadáver, mandar mensagem, fazer oitiva, tirar e confrontar impressões papilares, levar preso na custódia e IML, tirar foto, fazer Croqui e etc. Não vai fazer? Fique até a vacância de vossa carreira.
Vou dar uma ideia nessa reestruturação…
Delegado
Perito Legista e Criminal
Oficial Investigador
Investigador
Ai os super tiras que não querem união ficarão até a vacância da carreira, não acompanharão melhorias salariais e apenas irão investigar. Nem uma viatura vão poder pegar, pois quem será o responsável por dirigir será o OIP (que aglutinou a carreira de agente). Ai os tiras terão um motorista “particular”, mas nunca mais voarão sozinhos. Vão ficar fazendo OS sozinhos e fazendo os relatórios sozinhos, cumprindo mandados sozinhos e fazendo escutas e campanas sozinhos. Ta bom bão p você calça branca? Kkkkkkk
Aaaaa se essa sugestão pega… Quem não irá pular catraca será o senhor fanfarrão. Ai eu vou te falar a mesma coisa… Não é sua função? Não faça! Faz pq é trouxa! Não faça bico, pq isso não é coisa de policial. Sempre que ver algo errado dentro da instituição, vá diretamente na corregedoria. Viu jogo do bicho e tráfico de drogas no caminho de casa? Intervenha na hora!!!
Precisa continuar o desenho da sua percepção? Rsrsrs
CurtirCurtir
Perfeito! Não tinha pensado dessa forma.
Investigador, vc ainda não nos falou o ano que ingressou como Tira das Galáxias. Diz aí…
No seu ingresso o que era exigido? o que vc tinha de formação? depois de anos na PC vc estudou ou encostou por ai andando de camisão aberto e corrente dourada? qual sua formação? classificação no super concurso de NU? quais outros concursos vc prestou? por ser NU vc deve ser, no mínimo, professor universitário! um intelectual operacional! kk
NO IML, onde eu trabalho, todos são NU desde 2013, e todos tem carreira fora, colegão. Ninguém quer saber se vai chamar de quengapol, prostitupol ou vagabopol! todos, da nova geração, queremos melhorias e valorização para todos que trabalham honestamente. Fechou?
NU para ser tira e morre sendo tira! Se der muita “sorte” chega na especial com 12k brutos.
Na PM o garoto entra com NM na APMBB e chega a coronel com 30k. E voce aqui esbravejando como se fosse a última tostines do mercado? Mas de vdd, vc é engraçado. Na VTR, se é que dirige uma, deve ser divertido vc contar a história de que na sua época é que era políca de verdade!
Ninguém aqui quer ser investigador não, amigão. Saiba ler a Lei e entender que OIP é uma carreira NOVA PARA TODOS, não para uns apenas. Oficial Investigador não é Investigador! Captou?
e troca esse distintivo pq ele está irregular! a polícia vai mudar! queiram alguns ou não.
CurtirCurtir
Deixem de blá, blá blá… Pc está acostumada com sucatas, até porque a grande maioria “trabalha” para comprar “nave”! Ninguém fala em acabar com esse maldito cargo de confiança com apadrinhamento político, especializadas que servem para arrecadar mais, a tal operação preventiva, para segurar titularidade etc…
CurtirCurtir
Você é um fanfarrão… signo de pena!
Mais um lunatico encostado que anseia pelo cargo e atribuições alheias.
O mundo é democrático, quer novo cargo, quer novas atribuições?
Estude, preste concurso… E PASSE!
CurtirCurtir
Estão reclamando de barriga cheia! E a Polícia Penal, que acabou de ser criada, receberá por subsídio uma migalha de pouco mais de R$ 4.000 líquido e será exigido curso superior. Curso superior para ganhar esse mereca, só sem noção para encarar. Tem, sempre, alguém mais na m3rd@ que nós!
CurtirCurtir
Queríamos mudanças radicais na estrutura do Estado e dessa forma víamos, eu ao menos vi, Tarcísio de Freitas como alguém que pudesse virar a chave e nos entregar um Estado mais justo para toda população. Que decepção! Um Governador fraco, midiático e apegado aos amigos políticos ou não e cujas escolhas são sempre sombrias e duvidosas.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Seja qual for o cargo , não haverá mais integralidade, paridade, quinquênio, sexta-parte, licença prêmio ,abono permanência, etc. Será como disse um colega acima ,sobre a polícia penal , pagamento com subsídio. O TCE está com medo de aposentadorias onerosas para o Estado, porque a previdência vai quebrar e ainda tem os maikes aposentando com 48 anos de idade e ganhando patente superior, contribuindo com apenas 9% desconto previdenciário , a Civil 16%.
CurtirCurtir
quando SP foi grande na segurança pública?
em gestões passadas, do Pior Salario Do Brasil, vem-me na cabeça um delegado corregedor torturando uma escrivã, acordo do PCC e Governo do Estado, tiro porrada e bomba entre PC e PM, sem contar ser um dos últimos em termos salariais.
É so ver nossa posição salarial até 2021 e a nossa posição salarial apos 2022 , no ranking das PC do país.
e sobre a lei orgânica nova da PC…nunca vi tanto invejoso por metro quadrado num lugar
Será que se todo mundo virasse oficial escrivão de policia ou oficial carcereiro de policia… Essa turminha aí estaria com esse mesmo empenho?
na internet , tudo valentão. Pessoalmente, não vejo um restopol ( agente, escrivão, etc) vir com essa arrogância para cima de algum investigador.
a real é que alguns aqui tem vergonha da própria carreira ou nomenclatura. Devem sonhar todos os dias em se apresentar a alguem como “investigador de policia”.
e para finalizar …vou rir muito de alguns agentes que vão virar investigador na nomenclatura e na prática irão tocar inquérito kkkkk. (Basta ler as atribuições do oficial investigador)
Art. 27. O oficial investigador de polícia, além do que dispõem as normas constitucionais e legais, exerce atribuições apuratórias, CARTORÁRIAS, procedimentais, de obtenção de dados, de operações de inteligência e de execução de ações investigativas, sob determinação ou coordenação do delegado de polícia, assegurada atuação técnica e científica nos limites de suas atribuições.
CurtirCurtir
Em alguns anos toda a formalização de investigações serão por meio eletrônico e por simples captura de voz e conversão em texto , sendo as assinaturas lançadas em tela . Não haverá mais termos de juntada, certidões , conclusão e remessa. As planilhas serão por scanner e a identificação por fotografia e biometria. Todo policial sabe desenvolver as seguintes indagações: o que aconteceu , quando aconteceu , onde aconteceu , porque, com quem aconteceu , quem fez e quem viu ou sabe algo sobre o acontecido.
CurtirCurtir
O maior trabalho na Polícia Civil será na elaboração de autos de exibição e apreensão que demande contagem , invólucro e lacre. O delegado poderá relatar inquérito à beira mar tomando uma breja . E toda a estatística e até a frequência será fechada pelo próprio sistema as 23h59 do último dia de cada mês. Por favor, esqueçam a burocracia de papel e o já obsoleto inquérito eletrônico.
CurtirCurtido por 1 pessoa
João José, nesta data , por volta das 8h00, na rua Frei Gaspar número 40 , foi surpreendido pelo policial militar Cássio Mariano , trazendo consigo , 17 papelotes com cocaína, conforme laudo pericial preliminar , por tal motivo foi apresentado ao delegado de polícia juntamente com os polícias Santos Silva e Vilarmindo Corrêa, para as devidas providências. Elaborar auto de prisão em flagrante por tráfico de entorpecentes com a oitava do condutor , da testemunha e interrogatorio do flagranciado. Servindo cópia do auto como recibo do preso. Delegado Roberto Conde Guerra
Segue o Auto de Prisão em Flagrante (APF) elaborado, conforme solicitado:
AUTO DE PRISÃO EM FLAGRANTE
Delegacia de Polícia: [Inserir nome da delegacia]
Data: 29 de janeiro de 2025
Horário: 09h00
Autoridade Policial: Delegado Roberto Conde Guerra
Flagranteado: João José
Condutor: Policial Militar Cássio Mariano
Testemunhas: Policiais Militares Santos Silva e Vilarmindo Corrêa
Dos Fatos
No dia 29 de janeiro de 2025, por volta das 8h00, na Rua Frei Gaspar, nº 40, o flagranteado João José foi surpreendido pelo policial militar Cássio Mariano portando 17 papelotes contendo substância em pó branca, que, conforme laudo pericial preliminar, foi identificada como cocaína. Diante disso, o flagranteado foi conduzido à delegacia para as providências legais.
Oitiva do Condutor
Nome: Cássio Mariano
Qualificação: Policial Militar
Depoimento: O condutor relatou que, durante patrulhamento ostensivo na Rua Frei Gaspar, avistou João José em atitude suspeita. Ao abordá-lo e realizar busca pessoal, encontrou os 17 papelotes de substância aparentando ser cocaína. Diante da situação flagrancial, deu voz de prisão ao indivíduo e o conduziu à delegacia para os procedimentos cabíveis.
Oitiva das Testemunhas
Nome: Santos Silva
Qualificação: Policial Militar
Depoimento: Confirmou os fatos narrados pelo condutor, relatando que acompanhou a abordagem e a apreensão dos entorpecentes.
Nome: Vilarmindo Corrêa
Qualificação: Policial Militar
Depoimento: Reiterou as informações prestadas por seus colegas, corroborando a abordagem e a condução do flagranteado à delegacia.
Interrogatório do Flagranteado
Nome: João José
Qualificação: [Inserir dados pessoais]
Direitos Informados: Foi informado do direito de permanecer calado e de não produzir provas contra si mesmo (art. 5º, LXIII da Constituição Federal). Também foi garantida a assistência jurídica.
Declaração: [Registrar as declarações do flagranteado ou sua opção pelo silêncio.]
Conclusão
Diante dos fatos apresentados e das oitivas realizadas, ratifico a prisão em flagrante delito do conduzido João José pela prática do crime previsto no artigo 33 da Lei nº 11.343/2006 (Tráfico de Drogas). Determino a expedição da nota de culpa ao preso e a comunicação imediata ao Juiz competente, ao Ministério Público e à Defensoria Pública, caso o autuado não possua advogado constituído.
Providências Adotadas:
– Apreensão dos entorpecentes e encaminhamento para laudo definitivo.
– Comunicação formal às autoridades competentes.
– Encaminhamento do flagranteado para exame de corpo de delito.
Delegado Responsável: Roberto Conde Guerra
Este documento deve ser assinado pelo condutor, testemunhas e flagranteado (caso este se recuse a assinar, deve-se registrar tal fato). Uma cópia do APF será entregue ao preso como recibo.
Citações:
[1] A PRISÃO EM FLAGRANTE POR TRÁFICO DE DROGAS NO … https://revistaft.com.br/a-prisao-em-flagrante-por-trafico-de-drogas-no-domicilio-do-suspeito-sem-mandado-de-busca/
[2] Orientações | MPPR https://site.mppr.mp.br/gaeco/Pagina/Orientacoes
[3] Em qualquer modalidade de interrogatório o juiz garantirá ao réu o … https://meusitejuridico.editorajuspodivm.com.br/2020/06/21/em-qualquer-modalidade-de-interrogatorio-o-juiz-garantira-ao-reu-o-direito-de-entrevista-previa-e-reservada-com-o-seu-defensor-e-o-descumprimento-da-regra-caracteriza-crime-de-abuso-de-autoridade/
[4] O CPP é expresso no sentido de que o direito ao silêncio vigora em … https://meusitejuridico.editorajuspodivm.com.br/2020/11/28/o-cpp-e-expresso-no-sentido-de-que-o-direito-ao-silencio-vigora-em-ambas-partes-interrogatorio/
[5] [PDF] A FUNÇÃO DO DELEGADO DE POLÍCIA JUDICIÁRIA NA … http://intertemas.toledoprudente.edu.br/index.php/ETIC/article/viewFile/2361/1893
[6] Escrivão de polícia não pode lavrar auto de prisão em flagrante https://www.conjur.com.br/2021-abr-07/escrivao-policia-nao-lavrar-auto-prisao-flagrante/
[7] Decisão de flagrante pelo delegado de polícia tem natureza cautelar https://www.conjur.com.br/2019-abr-30/academia-policia-decisao-flagrante-delegado-policia-natureza-cautelar/
[8] [PDF] O AUTO DE PRISÃO EM FLAGRANTE E A PRISÃO DOMICILIAR … https://revistaavante.policiacivil.mg.gov.br/index.php/avante/article/download/13/12/55
[9] O nível de cognição do delegado de polícia relativo à profundidade … https://meusitejuridico.editorajuspodivm.com.br/2021/05/21/o-nivel-de-cognicao-delegado-de-policia-relativo-profundidade-de-analise-nas-deliberacoes-em-situacoes-flagranciais/
[10] Inovação em Concursos para Delegado de Polícia Civil https://cj.estrategia.com/portal/concursos-para-delegado/
[11] [PDF] da aplicabilidade das excludentes de ilicitude pelo delegado de … https://www.escola.pc.pr.gov.br/sites/espc/arquivos_restritos/files/documento/2020-05/artigo_15_alex_sandro_marcos.pdf
[12] Prisão em flagrante: Saiba o que é e todo seu procedimento. https://ebarretoadvogados.com.br/prisao-em-flagrante-todo-o-procedimento/
[13] Na detenção em flagrante, delegado exerce função de magistratura https://www.conjur.com.br/2016-dez-06/academia-policia-detencao-flagrante-delegado-exerce-funcao-magistratura/
[14] Guarda de drogas permite prisão dentro de domicílio mesmo sem … https://www.stj.jus.br/sites/portalp/Paginas/Comunicacao/Noticias-antigas/2018/2018-07-09_07-26_Guarda-de-drogas-permite-prisao-dentro-de-domicilio-mesmo-sem-mandado-judicial.aspx
[15] [PDF] MANUAL DE ATUAÇÃO DO MINISTÉRIO PÚBLICO https://www.mppi.mp.br/internet/wp-content/uploads/2018/03/anexo3.of.circ.03.2018-caocrim.pdf
[16] TRÁFICO DE DROGAS – COMO FAZER UMA DEFESA CRIMINAL … https://rodrigoreisadvogados.com.br/trafico-de-drogas-como-fazer-uma-defesa-criminal-tecnica-e-eficaz/
[17] 3.6. A comunicação e a conversão da prisão em flagrante delito em … https://wiki.mpmg.mp.br/manual/doku.php?id=cap8%3A8-3-6
[18] L5726impressao – Planalto https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/1970-1979/L5726.htmimpressao.htm
[19] Exame da OAB: Relaxamento da Prisão em Flagrante https://meusitejuridico.com.br/2017/08/09/exame-da-oab-relaxamento-da-prisao-em-flagrante/
[20] Direito ao silêncio: garantia à não autoincriminação – TJDFT https://www.tjdft.jus.br/consultas/jurisprudencia/jurisprudencia-em-temas/direito-constitucional/o-direito-ao-silencio-e-o-principio-da-presuncao-de-inocencia-garantias-a-nao-autoincriminacao
[21] [PDF] Nova lei de Abuso de Autoridade (Lei 13.869/19) e os limites ao … https://www.policiacivil.sp.gov.br/portal/ShowProperty?nodeId=%2FdipolContent%2FUCM_049672%2F%2FidcPrimaryFile
[22] A abordagem policial e o direito ao silêncio – Migalhas https://www.migalhas.com.br/depeso/403217/a-abordagem-policial-e-o-direito-ao-silencio
[23] [PDF] Interrogatório Policial: Natureza Jurídica à – Revistas/UEL https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/direitopub/article/download/35636/29589
[24] O silêncio seletivo do processo penal é válido no inquérito policial? https://www.conjur.com.br/2024-jan-02/o-silencio-seletivo-do-processo-penal-e-valido-no-inquerito-policial/
[25] Quais os direitos do interrogado (preso e solto) na delegacia? https://www.jusbrasil.com.br/artigos/quais-os-direitos-do-interrogado-preso-e-solto-na-delegacia/723810814
CurtirCurtir
Fiz um pequeno ditado , veja o resultado em 40 segundos
CurtirCurtir
Falou tudo, doutor!
Tem muito dinossauro na polícia que esqueceu de ser extinto!
Querem deixar a PC sempre para trás com egoísmo e vaidosismos.
Temos uma oportunidade única de modernizar, parar com essa palhaçada de ah eu não faço isso, eu não faço aqui, eu só trago a caixa, eu não confiro o material, eu não ponho a mão em vacutainer, eu não planilho e etc. No final das contas, um vocacionado sempre vai lá e faz o serviço (HONESTO), se desdobra em três ou quatro e no final nem se quer é lembrado, sabe pq? Pq a carreira dele é Agente Policial! E nas atribuições ele só dirige viatura. Faz sentido isso!?
CurtirCurtir
concordo que temos q desburocratizar , mas certas coisas nao tem como mudar e tem que ter algum peão para executar:
campana
coleta de digital e fotografia
cumprimento de mandado
Contagem de apreensões
atendimento ao público
remoção de preso
exceto para delegado, que raramente faz algumas das atribuições acima e, realmente, pode responder/orientar de uma barraca na praia.
o que venho observando é q a intenção é um peão fazer todas as funções do restopol pelo mesmo salário. E tem juvenil aplaudindo isso. Aquela desculpa de “isso não é minha função” acabou.
Em tese, um agente de tele não poderá se negar a fazer um flagrante, assim como um escrivão nao poderá se negar a fazer uma remoção de preso.
por isso que tem muito coach de diversas áreas ricos em pouco tempo: é fácil iludir a massa.
O justo seria, no mínimo, dobrar o salário do restopol para atender todas as demandas.
CurtirCurtir
Circo Completo, com a nova carreira de Oficial Investigador absorvendo todas as demais operacionais serão muito fortes e imprescindíveis. A oportunidade de ouro para a virada de mesa e grandes conquistas ! Seriam uma das maiores carreiras do estado em quantidade, especializade e importância. Não sei como tantos podem ser cegos diante de um cavalo vencedor passando selado!
CurtirCurtido por 1 pessoa
“serão muito fortes” em termos salariais? Ou apenas status?
na PF, um agente e escrivão ganham o dobro de um investigador e um escrivão da PC.
mas lá existem apenas cinco carreiras.
agente de tele, agente policial, carcereiro entre outros estão agrupados em uma função. Talvez esse seja um dos motivos para um salário decente.
quero frisar o seguinte: se o salário acompanhar o aumento de atribuições, eu serei favorável a essa nova lei. Simples assim.
sei que é praticamente impossível de isso acontecer, mas imagine se promotor e delegado virarem uma carreira só. Será que o delegado aceitaria de cabeça baixa o aumento de responsabilidades pelo mesmo salário?
CurtirCurtir