Ao Meu Amigo
Meu amigo desde 1974, ele Delegado assistente do Dr. Caio, eu Sargento da Força Pública; a quem carinhosamente chamo de D’Artagnan da Baixada Santista, é um dos grandes pilares da Polícia Civil.
Hoje, ele viajou para o exterior, mas deixou ao grande líder do Grupo Guerreiros, o Timoneiro Dr. Miranda, a carta Moção ao Governador Tarcísio de Freitas.
Estou falando do Dr. Kfouri, que, ao longo desses anos, jamais deixou a peteca cair. Seja como plantonista, titular, diretor, Delegado Geral ou presidente da ADPESP, ele sempre manteve a Polícia Civil forte e articulada.
É, sem dúvida, uma das mentes mais brilhantes não apenas da Polícia Civil, mas do Brasil.
Ao longo do tempo, tivemos discordâncias pontuais que nunca afetaram o respeito e a amizade que construímos.
Juntos, enfrentamos reuniões, almoços e desafios, fortalecendo nosso vínculo.
Essa amizade também se estendeu ao meu filho, Cel Humberto, como também aos saudosos Drs. Caio e Milton Pereira.
No início deste governo, eu e Humberto tivemos a honra de indicá-lo ao Chefe de Gabinete da SSP para ocupar o cargo de Secretário Adjunto da Polícia Civil. Infelizmente, questões políticas prevaleceram, mas isso não apaga sua trajetória como um verdadeiro gentleman, que também sabe “rodar a baiana” quando necessário, sempre defendendo nossas atribuições e a instituição com veemência.
Dr. Kfouri, que bom seria se tivéssemos mais líderes classistas como você, com sua visão de futuro e comprometimento. Desejo-lhe uma excelente viagem e deixo registrado meu grande abraço e admiração.
Francisco Leão

Por favor, me indiquem também, e ao Dr. Guerra, respectivamente, ele para Secretário de Segurança e eu para motorista dele. De repente, saí (por que não?!)!
CurtirCurtir
Dr. Tovani , esse pessoal acredita que o atual governador os tem ( delegados) em alta conta…Afirmação do vice-presidente da ADPESP …O primeiro dos mosqueteiros empunhando um objeto …rs
CurtirCurtir
Dr. Guerra, igualmente a ex-“presidenta” desta mesma associação, só que não gestão do PSDBosta, já disse, viva ela tirando foto com o picolé de chuchu!
Achando que isso era demostração de apreço e consideração, tadinha, para não dizer ot…ria, acha que foto é sim de apreço!
No fundo este ex-governador, bem como todos os demais deste partido, nutriam e nutrem total desprezo pela carreira deles e pela instituição Polícia Civil, só ela não via isso!
CurtirCurtir
Apenas cumpriu suas atribuições como representante da ADPESP buscando a aprovação de emenda a constituição e também da reforma da polícial com um certo aumento de vencimentos. Ele jamais quis impor ou fez por conta própria moções de apoio ao governador. Aliás, a iniciativa é de um delegado há muito aposentado pai de um |Coronel que segundo seus colegas de grupo busca muito mais os interesses do filho…Enfim, bajulação com fins pessoais! Aliás, enquanto defende a aproximação com o governador nega a aproximação com um Ministro do STF e do vice-presidente da república , aliás esquendo-se que o grupo é composto por delegados de diversos estados, do DF e da PF. O que você acha ?
CurtirCurtir
Sei que nunca ouvi ela reivindicando, com energia necessária, para toda a Polícia Civil, só fez em relação aos delegados, no que ela estava correta! Mas a PC não é só composta por delegados, que inclusive atrapalham bem as outras carreiras!
Não fez qual movimento, mínimo que fosse, na direção de uma greve, operação padrão ou coisa parecida, quando ainda existia essa possibilidade. O que poderia desgastar o governador e quem sabe abrir canal de negociação! Já que usando da “diplomacia” ela nunca conseguiu isso.
Poderia ter feito muito mais, além de tirar fotos, essa é a minha opinião!
Sem misturar as estações, mas já misturando ele fez campanha, já aposentada, para o PT e em especial para o Vice presidente, também tem foto disso!
Finalizo com o dito popular: “Quem se junta aos porcos farelo come!” Simples assim!
CurtirCurtir
tivemos ao menos a honra de cumprirmos nossa missão e nos aposentar com toda a dignidade. Já você, Guerra, demitido e saindo pela porta dos fundos. Professor Marcos Ferreira Guedes da Costa
CurtirCurtir
MARCOS FERREIRA
Olha, trabalhei em Cubatão com o Dr. Marcos Ferreira Guedes da Costa ; por quem tive e tenho grande simpatia e estima.
Não ofendi o Dr. Marcos em momento algum , o texto é referente a Francisco Leão .
A imagem , desde que contextualizada , tem a ver com o D’Artagnan ( Kfouri ) e os três mosqueteiros.
Sou honrado , digno , ingressei pela porta da frente e sempre estive na linha de frente…
Nunca fiz da PC um bico para garantir minha aposentadoria.
Fui posto pra fora pela porta dos fundos porque jamais fiquei em cima do muro!
ROBERTO CONDE GUERRA – OAB/SP nº 81.006
CurtirCurtir
https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/noticia/2024/12/17/operacao-contra-policiais-pcc.ghtml
será que não vai ter nenhuma mente abençoada que vai tirar essa cúpula maldita do poder? Está virando um verdadeiro banco de negócios essa Polícia Civil e ninguém está fazendo nada, estou acabando com a instituição, essas indicações políticas que aconteceram em especial no centro, colocou pessoas que não conhecem a capital estão deixando a Cracolândia virar um inferno, comerciantes não aguentam mais reclamando de visitas policiais, esquemas são desvendados lá no Brás, simplesmente eles trocam a delegacia aliás os policiais, em vez de moralizar colocam gente com mais fome de propina, será que eu não tenho um ser abençoado que faço uma matéria que denuncie corretamente, porque as nossas denúncias não chegam a lugar nenhum parece que se apagam no meio do caminho, como pode um secretário com tudo isso que está acontecendo continuando no poder não troca um delegado titular não troca um secretário não troca um nada e acha que vai dar tudo certo?, O governo que eu achei que ia ser a salvação para São Paulo se tornou pior do que os anteriores
CurtirCurtir
Manifestação de Indignação e ResiliênciaPor volta das 02 horas da madrugada, enquanto acompanhava um familiar no PA da Prevent Sênior da Mooca, fui surpreendido ao abrir as mensagens no celular. Deparei-me com uma mensagem do meu filho, Cel. Humberto, que, consternado, enviava fotos e relatava que Delegado(s) haviam postado ofensas dirigidas a mim, a ele, e a dois grandes Delegados, sendo um deles já falecido e o outro, um dos nossos mestres.Infelizmente, episódios como este não são novidade, já que em 2003 atitudes semelhantes ocorreram. Senti profunda indignação, pois sempre defendi nossa classe, com especial atenção aos aposentados e seus familiares.É lamentável que um indivíduo tenha se utilizado do anonimato para expor mensagens minhas ao jornal Flit Paralisante. Contudo, a quem assim age, é importante dizer que jamais apoiei, nem apoiarei, atitudes que afrontam a ética e a dignidade, sejam elas de figuras como Alexandre de Moraes ou de Alckmin, que, como sabemos, nos concedeu um aumento de apenas 4% durante quatro anos.Da mesma forma, não compactuo com ações criminosas de Policiais Militares ou Policiais Civis. Continuarei firme no propósito de escrever e compartilhar coisas belas e inspiradoras para meus pares e amigos, reforçando o valor da união e do respeito que tanto prezamos.Que Deus perdoe esse indivíduo, e que eu siga com minha missão, guiado pela força da verdade e do amor à profissão que escolhi.Francisco Leão
CurtirCurtir
Pingback: FOGO NO CIRCO – Ao “Rei Leão” dos grupos GUERREIROS DA ADPESP e APOSENTADOS SEM BAR… « Jornal Flit Paralisante
Guerra. Lamento minha imagem ter ido parar neste posto. NUNCA,repito, NUNCA apareci em qualquer imagem, pois sempre poupei minha exposição não somente por motivos de segurança (não sou nada na ordem do dia, mas minha profissão me obrigava a isso). Agora, aposentado e convidado para fazer parte da Acadpesp pela minha trajetória acadêmica (longe de qualquer brilhantismo, mas fruto de muitos esforços) vejo minha imagem exposta como fizesse parte de algum favorecimento político, sabe-se lá em que época. Minha resposta grosseira a você foi movida por um Ímpeto momentâneo, cuja falta de temperança, traiu-me. Nunca me arrependi quando me calei. Muito me arrependi quando estúpida e de maneira inadequada .e manifestei. Desejo ser movido pelo Espírito Santo, benfazejo e paciente. Mas, por vezes, o inimigo encontra uma brecha para que o homem corrompido pelo pecado ponha pra fora sua mísera humanidade. Espero, com esta resposta, esclarecer a quem a leia, que não sou nenhum d’Artagnan nem tão pouco alguém que tenha feito qualquer gestão política a quem quer que seja. Minha missão é anunciar o Evangelho. Não dar contratestemunho dele. Fique em paz Conde Guerra. Despreze a fala deste ser desprezível. Que isto me sirva de lição para não expor minha imagem em qualquer situação. Professor Marcos Ferreira Guedes da Costa
CurtirCurtir
Obrigado, por responder ! Verdadeiramente, nem sequer acreditei que fosse você . Desculpe-me pela imagem que é da ADPESP , mas nada tem a ver com você ou com a Academia. Aliás, gostaria muito de estar com vocês. Por amor à verdade, penso que o Dr. Francisco extrapolou . A soberba e uma certa insanidade é toda dele. Doutrinada e policialmente sou antagonista , mas não tenho rancor , ódios e invejas de ninguém. E você me conheceu. Obrigado por responder , pois angustiado fiquei lhe procurando! Abraços !
CurtirCurtir
Guerra. Acabei de ouvir uma homilia do padre Renato Leite sobre soberba e humildade . Foi um tapa em meu rosto. Sei que o Espírito Santo nos conduz a ouvirmos palavras que, se ouvíssemos antes de nossos ímpetos, agiríamos com as virtudes cardeais da prudência e da temperança. Entretanto, o inimigo é astuto! Antecipou-se ao sacerdote e, estupidamente caí em sua armadilha. Nunca pensei que ao participar de grupos de diálogos ( assim deveriam ser!) cairia nas insídias do inimigo, indispondo-me com muitos por anunciar a Boa Nova. São lições que Jesus Cristo está me ensinando, para que eu responda adequadamente às ironias e ofensas que sofro. Estou pedindo discernimento ao Espírito para ver se permaneço nestes canais, pois vejo ser um veículo de anúncio da Palavra. Mas, como sou falho, minhas respostas manifestam-se como contratestemunhos da mensagem de Jesus Cristo, a exemplo da grosseira resposta que lhe dei. Tenho horror a política e a qualquer forma de ativismo. Nunca pensei que, aposentado, me aborreceria tanto. Estou cansado, pronto para bater as sandálias. Aguardo um pouco mais para ver o que o Senhor tem a dizer: se continuo na batalha de anunciá-lo, mesmo que para alguns sejam pérolas a serem pisoteadas, ou se caminho por meios presenciais. A comunicação virtual deixou de sê-lo, transformando-se numa rinha de ofensas. Perdoe-me pela minha conduta. Bastam as injúrias que fazemos a Cristo. Lembremos: o que fizer a um dos meus pequeninos, a mim também o fizeste. Somos todos pequeninos, vermezinhos desprezíveis, servos inúteis. Não quero chibatá-lo mais ainda, ofendendo a seus filhos. Senhor, que meu perdão seja aceito pelo irmão que ofendi, mesmo que me seja impossível engolir as injúrias lançadas. Que o Senhor adestre minha língua para falar ou a trave quando não for o teu Santo Espírito a me inspirar. Jesus manso e humilde de coração, fazei o meu coração semelhante ao Vosso.
CurtirCurtir
Marcos, aqui também é um templo do Criador! Não se penitencie por nada!
CurtirCurtir