Efetivo da PM conta 5483 oficiais em atividade…( Cerca de quinze mil de pijama, merecidamente deve ser dito!…A questão é que o Erário não suporta a carga da previdência diferenciada para os militares ) 73

Um Comentário

  1. Não apenas da PM, Guerra, tem viúva de oficial do EB tirando mais que o teto há mais de 30 anos.

    Curtir

  2. Pode até ser que a previdência dos militares esta demais, contudo o que esta acabando com a previdência são essas anistias das respectivas contribuições devidas por empresas e produtores ruais, isso tudo apenas para manter o poder.
    Querem melhorar a previdência é simples, executem as contribuições devidas pelas empresas, investiguem as contas em paraísos fiscais, muitas delas tem como titular ministros, e enxuguem a maquina como por exemplo acabando com os privilégios dos políticos ( apartamento funcional, motorista, vários assessores contratados sem concurso, plano de sude medico e odontológico top vitalicio e outros).
    Garanto que com essas medidas o erário será preservado e até majorado.

    Curtir

  3. a realidade e que o estado vai ter que municipalizar o preventivo, pq nao tera dinheiro igual ocorre com rj, a pm e um elefante branco que co meu o estado.

    Curtir

  4. Se não aguenta então abra mão da Polícia Militar.
    Não tem como querer ter uma tropa militarizada de 100 mil homens…que estes homens se submetam aos rigores do militarismo e não querer dar a contrapartida.
    Que se desmilitarize a PM então e se contentem com uma Polícia Civil para todo o Estado, com a carga horária dos civis…com todos os direitos dos civis e sem nenhuma obrigação oriunda do militarismo.
    Aí sim….estara certo.

    Curtir

  5. E antes de falar a bobagem de municipalização do preventivo…
    O Brasil fez esse laboratório…no Espírito Santo…ou já se esqueceram?
    A PM minúscula de lá parou…so as guardas municipais permaneceram….
    Esqueceram o que deu?
    Imaginem isso em SP…
    Não há como se manter policiais no trabalho preventivo, com todas as obrigações que o estado quer manter sobre o policiamento preventivo, sem o militarismo.
    Os homens simplesmente não aceitariam e a coisa ia degringolar.

    Curtir

  6. Oficial da PM com 25 anos de contribuição ganhando 18 mil por mês.
    Aposentado pelo teto do INSS com 38 anos de contribuição ganhando 3,600 por mês.
    O certo era ter um regime único, sem muitas distorções.
    Medica, de 50 anos de idade, convivendo em união estável ha mais de 20, recebe aposentadoria de seu pai falecido ha mais de 36 anos, sendo que já estava aposentado ha 20. Recebe de aposentadoria, deixada pelo seu pai 24 pila por mês.
    Não esta na hora de começar a revolução, exterminado 90%dos politicos, redução para o teto do presidente de todos os marajás, corte de aposentadorias acima de 20 mil, corte de comissionados, auxílios diversos aos.mwbros do congresso, assembleias e câmaras municipais.
    Corte de 50%,de políticos estaduais e municipais.
    Vamos ter economia bilionária e o pais vai começar a crescer.
    Automaticamente as contas entrarão em ordem.
    Roubos ao erário pena de morte.
    Esse pais sobe fácil para 2 economia do mundo.
    Automaticamente haverá redução da carga tributaria.

    Curtir

  7. Plantei a semente da resiliência no terreno das minhas convicções espirituais. Tudo começou em 17/08/96, quando desconfiei que a justiça passaria anos-luz de distância do deslinde de acidente de trânsito supostamente provocado por duas viaturas do 10º BPM/M, enquanto “tiravam racha”, retornando de São Caetano do Sul para Santo André. Tentaram, de todas e mais inusitadas maneiras, tornar árido o meu terreno. Quiseram-no infértil e indigno de meu habitat. Temi, teimei, ressenti, tropecei, caí, levantei, desacreditei, sonhei, duvidei, conjecturei e, por “fim”… vi-o, de fato, improdutivo para a nossa realidade. Constatei que a Polícia Militar, pior que a tão divulgada “fábrica de loucos”, era de covardes! Resumia-se – meu terreno – a reles canteiro de brotos de sonhos esquálidos, perdidos na imensidão corruptiva iniciada na célebre carta de Pero Vaz de Caminha! Notei, em vão, minha semeadura. Conheci, no perioedo pascal de 2009, o cemitério dos vivos: Presídio Militar Romão Gomes. Era o começo do fim. Depois de já fragorosamente combalido (agosto/2015), liguei a televisão , e, como que por obra providencial do mundo das “coincidências”, vi a Ministra Cármen Lúcia, da Suprema Corte, sacudir os “brasileiros de bem”, em discurso cujo trecho, a seguir, pareceu-me o ápice: “Nós, brasileiros, precisamos assumir a ousadia que os canalhas têm”, afirmou ela, acrescentando que “essa ousadia não pode ser de pessoas que não cumprem as leis, que usam o espaço público para interesses particulares. Essa ousadia não pode ser exclusiva”.

    Depois de convicto do que Lula dissera sobre o Congre$$o Braisleiro ser frequentadio “por mais de 300 picaretas”, não tive dúvidas de quem, matematicamente, havia sido muito parciomonioso, além de amnésico: ele se “esquecera” de se incluir como o pior de todos aqueles picaretas. Cada memória com suas peculiares maracutaias!

    Nem o andar da investigação que se tornou mundialmente conhecida como Operação Lava-Jato me poderia recrudescer a esperança. Vendo-a iniciada em 2014, permaneci preso e inarredável do prognóstico de que seria “mais uma” pirotecnia investigativa, ou seja, “daria em nada”, apesar de algumas prisões de “figurões” da politica e do empresariado as quais NUNCA presumi tão duradouras. Eu as concebia como um “me engana que eu gosto”! No corrente ano, mais precisamente durante a comemoração do 3º aniversário da citada investigação, apesar de tenra, é inconteste que já se revela inspiradora para um novo despertar, capaz de convencer a mim – tanto quanto a maioria dos brasileiros de bem, segundo recorrentes e confiáveis pesquisas – de que já não restaria a menor dúvida quanto à desenvoltura alcançada, como a maior devassa de todos os tempos, provavelmente nem imaginada por Pero Vaz de Caminha.

    Por fim, recuperada (exumada, na verdade) a esperança que eu decidira sepultar junto daquela semente. O tempo me fez convendido de que as raízes do bambu ficam, praticamente, esquecidas pela plateia “sedenta de justiça” e pouca afeita ao necessário cultivo (povinho vagabundo, preguiçoso)! A referida e confiável investigação acaba de inspirar a denominada Lava-Jato da PM. Para se ter ideia da caixa-preta dessa hermética instituição, foi necessário o El País dar o pontapé inicial! Apesar das minhas exaustivas denúncias, a imprensa brasileira, em geral, “não teve” interesse na matéria! Medo, covardia ou silêncio barganhado? “Capitão Nascimento” (a jornalista da TV Record, tão aclamada no Cidade Alerta) terá, doravante, o mesmo orgulho do próprio pai, policial militar, o qual, por sua vez, provavelmente, “não sabia de nada” sobre a mais impiedosa e avassaladora roubalheira, anos a fio, no alto comando dessa “reserva moral”? Qual papel (o de provável “espanto”) será reservado à atriz “global” Paola de Oliveira, filha de Coronel dessa nojenta cúpula? O “global” Luiz Malavolta me diria, novamente, que “não pode” fazer nada, tendo em vista que o chefe de segurança da Globo é Coronel PM? Já se constata contraproducente o efeito da prisão do bode expiatório e ex-Tenente-coronel PM José Afonso “Ladriano” Filho que “escondeu” os próprios filhos nesse imenso “laranjal”! Por enquanto, 200 (DUZENTOS) sigilos quebrados, atingindo, em cheio, a cúpula da Polícia Militar que nunca se inspirou no bambu: caso tivesse nascido flexível, poderia ter se curvado para lamber as próprias feridas. Melhor que se obrigar – tão tardiamente – a “cortar na própria carne”. A depender de mim, a cura virá, imperiosamente, por processos de abstergências mais doloridos!

    Não há previdência social que aguente essa VAGABUNDAGEM de posto imediato, estupidamente conferida a praças! Se já não bastasse suficientemente estúpida e absurda a integração de “Oficial superior” no Conselho do TJM (SEM CURSO DE DIREITO), resta mais essa PATIFARIA à “gloriosa”: uma legião de oficiais de pijama (que viram cair do céu o próprio posto de segundo-tenente PM) parasitando brasileiros cuja lástima chega ao número de 60.000.000 (sessenta milhões) devendo contas de água e luz! A Polícia Militar se tornou um grande palanque no qual tudo se promete, e, muito se garante, a exemplo desse convite à VAGABUNDAGEM chamado de “posto imediato” (ou promoção imediata)! Isso não saiu de graça. A mais sórdida e nefasta moeda de troca se chama voto!

    Curtir

  8. Jamiro:

    Vejamos os exemplos, educação municipalizou, saude municipalizou, bombeiros esta procurando funções porque o samu e as concessionarias abraçaram. Muralhas de penitenciarias não existe mais, escoltas de presos logo a pm não vai mais fazer.
    A coisa e simples não tem mais dinheiro para manter 100 mil inativos e 89 mil ativos, a conta não fecha, sao 600 pms por mes aposentados.
    So oficialato da pm ativos e inativos e igual a folha da sap.

    Curtir

  9. Quanto ao militarismo temos o exercito para fazer, entrou em greve chama o exercito, um soldado do exercito ganha um salario minimo sem a direito a aposentadoria.

    Curtir

  10. todos ingênuos kkkk o estado brasileiro quebrou faz tempo e essa conta nunca vai fechar preparem se para 2019 após jogarem os laranjas no poder isso aqui já era,e

    Curtir

  11. Perdão de dívidas, salários exorbitantes para defensores públicos, juizes, promotor, oficiais da PM (fora as herdeiras que levam mais anos sugando nas tetas do Estado). E, de brinde, a corrupção a todo vapor no munícipio, estado e união.

    Obvio que não vai sobrar dinheiro para os investimentos fundamentais.

    Curtir

  12. Pra que serve oficial da PM ?
    Acima do sub tenente não serve para nada, não tem retorno nehum para a população.
    Quem trabalha na rua sabe bem disso .

    Curtir

  13. Não entendi o porquê do “merecidamente?!” O que pelo amor de Deus, é útil para a sociedade um oficial PM?! Polícia Militar, aliás, só em países do 3o mundo!!!

    Curtir

  14. Manoel…
    Chamaram o exército lá no Espírito Santo…deu certo?
    Agora pense em SP.
    E outra…eu disse…sem problemas de não querer bancar…mas então desmilitarize.
    Acabou.
    Torne todos civis, sem as obrigações da vida de caserna e aí sim…podem colocar na vala do funcionalismo comum.
    É o certo.
    Que municípios jamais darão conta…isso é fato…mas dane-se.
    É só desmilitarizar.
    Agora se quer manter Militar…saiba que tem uma conta.
    Não sai de graça.
    Quanto às escolas e os bombeiros vc não deve ter muita noção do que fala né….
    A SAP existe a um tempão e as escolhas da PM nunca pararam…só aumentaram.
    Isso é asneira…mas vá lá…
    O importante é seguir sua ideia é municipalizar tudo é desmilitarizar.

    Curtir

  15. (1) Era só colocar 4 agentes e mais uma viatura no plantão de cada DP para atender o 190. O(s) investigador(es) do próprio plantão já seria(m) o(s) supervisor(es).

    É caso da DDM, já leva. Precisa de PS, também.

    O delegado tomaria ciência muito mais próximo aos eventos.

    E a PM voltaria a ser uma Força Pública estadual, com um contingente apropriado, pois somos estados federativos.

    (2) Realmente os oficiais fizeram por merecer. Desde jovens eles estudaram, esforçaram-se e tudo mais. O que não dá são os excessos como o menor tempo de contribuição e filhas maiores recebendo pensões.

    (3) Municipalizar é outra necessidade óbvia, inclusive para a PC. Por que uma PC e uma PM estaduais teriam que agir num homicídio culposo por acidente de trânsito? O Brasil deveria ter Polícias nas três esferas: Federal, estaduais e municipais. Aliás, as GCMs já estão no processo de adaptação ao policiamento preventivo há anos.

    E, diga-se de passagem que, com a municipalização, seria muito mais fácil falar sobre questões salariais e materiais. Um prefeito sempre é mais próximo da população.

    Curtir

  16. Jamiro, o ciclo completo e carreira única tem justamente esse objetivo: todos começam de baixo, vão subindo com o tempo, alimentação unificado, fim do militarismo, reajuste identico para todos.

    Ou seja, aproveitar os “privilégios” das duas instituições e jogar tudo numa só

    Mas oficiais e delegados morrem de medo de isso acontecer

    Curtir

  17. É isso aí…ciclo completo…carreira única…municipalidade….tudo certo…que façam isso então…sem novidades.
    Agora o que não se pode fazer é querer manter o militarismo, com todos os contras e com todas as mazelas da vida de caserna, com todas as obrigações que só os militares tem e não querer pagar o preco. Querer igualar com os civis só nos deveres mas não dar os direitos.
    Desmilitarize e pronto.
    Agora se manter Militar…então é isso aí.
    Fora que se existem 15 mil oficiais na reserva…que não é o mesmo que aposentados…quantos outros funcionários de topo de carreira também não estão aposentados?
    Quantos delegados?
    Quantos diretores da saúde e educação?
    Fica meio estranho só se cobrar os militares.

    Curtir

  18. Tá aí pq não temos aumento. Enqto estivermos atrelados a essa polícia militar, esqueçam, nunca vamos ganhar bem. Entre ativos e inativos, mais de 200 mil. Isso aí é um monstro sem tamanho.

    Curtir

  19. jamiro a pm tem custos como a escola de oficial, cavalaria, tjm, fora de pessoal que cada 1 real de reajuste equivale a 200 mil de reais, portanto estamos todos f…..
    militarizacao so atende os interesses do governador e dos oficiais.

    Curtir

  20. quanto as carreiras, a diretor na maioria sao ex professores, da saude que atualmente são poucos a maioria tem cargos de chefia que o prolabore e de. 500 reais apos 35 anos de servico, delegados com tudo inativo e ativo nao chega a 3 mil, e a maioria aposenta com acima de 65 anos

    Curtir

  21. O posto máximo da PM deveria ser capitão. Acima disso, só nas forças armadas. Imaginem a economia pro erário. A polícia civil se vira muito bem com apenas quatro classes. Por que com a meganha deve ser diferente?

    Curtir

  22. Senhores desmilitarizar a pm? Doce ilusão. Como já disseram aqui neste espaço, é mais fácil acabar com a falecida PC, do que com a pm, esqueçam.
    Quanto a pensões, é fato. Existem varias viúvas de militares, que se amasiaram para não perder a teta. Sabe quando isso vai acabar? Nunca. Portanto, enquanto se perdoam dividas municipais, estaduais e federais, certamente levando uns 20% de gorjeta, nunca teremos dim dim para pagar o que o estado realmente tem como obrigação, saúde, educação e segurança pública.

    Curtir

  23. Beleza, aumenta pra 35 anos mas o salário inicial dos praças de 8 mil. Daí da pra viver com dignidade, sem fazer bico ou dejem e sem morar em periferia com o PCC morcegando sua casa!!

    Curtir

  24. DESSE TOTAL NO EFETIVO DOS oficiais, QUAL É O NÚMERO DE ENVOLVIDOS NO DESVIO DOS 300 MILHÕES DE REAIS DOS COFRES PÚBLICOS?

    Curtir

  25. falido extinguir a pc, dificil, porque na pc faz do minimo no maximo, onde no serviço publico encontra escravos.

    Curtir

  26. Muito blablabla e muito mimimi mas e ae,KD o reajuste? Pq coxinha recebe auxílio refeição e nos recebemos auxílio pão com manteiga? E ae? Responde ae? Só mimimi e blablabla e reajuste nada.

    Curtir

  27. RAPAZ !, QUER DIZER QUE SÃO 5483 OFICIAIS NA P.M., POIS S.M.J., É PRATICAMENTE O EFETIVO DE ESCRIVÃES EM TODO O ESTADO DE SÃO PAULO, É POR ISSO QUE O ESCRAVÃO VEINHO SÓ TOMA NA PEIDA. .E, ME AJUDEM AÍ Ó !…

    Curtir

  28. Tonto em…
    Vc tem toda razão.
    Então acaba com isso.
    Acaba com a PM e pronto. Resolvido.
    Desmilitarize o efetivo existente e faça uma Polícia só.
    Os que já estão na reserva…esses não tem jeito, direito adquirido.
    Quanto aos demais…que se tornem civis … com todos os direitos dos civis e sem nenhuma obrigação de militares…ai sim…aposenta até com 70 anos…sem novidades….
    Mas faz como vc falou….acaba com toda essa estrutura que vc diz inútil…
    Quando precisar…chama a PC….a GM…o Exército…sei lá, até o Papa.
    O quê não dá é querer continuar com a PM e não querer pagar a conta.

    Curtir

  29. Quero ver algum politico ter peito para se indispor com o pessoal das forças armadas. Os caras são donos das armas!!

    Esse pessoal vai eternamente usufruir dessas discrepâncias que causam um rombo na Previdência do Brasil

    Curtir

  30. Respondendo ao colega acima, o policiamento investigativo foi devidamente sucateado, porque não dá voto. A PM recebe um tratamento escandalosamente privilegiado em detrimento da PC (aposentadoria especial, vale refeição turbinado, promoção na aposentadoria, etc…) porque o policiamento ostensivo é visível à população. Nada contra, pois é assim que tem que ser. Porém, o policiamento investigativo deve receber o mesmo tratamento dispensado ao policiamento ostensivo-preventivo.

    Curtir

  31. RAPAZ !, QUER DIZER QUE NESSA ” insegurança pública”, EXISTEM 5483 OFICIAIS DA PM, PARA ALGUNS GATOS PINGADOS DA CLASSE DE ESCRIVÃES DE POLÍCIA. E, ME AJUDEM AÍ Ó !…O,

    Curtir

  32. Jamiro as coisas evoluiram, se nao tiver a pm se vira de outro jeito, porque na pratica dos recursos da pm menos de 50% vai para a atividade fim, o resto e gasto para manter a estrutura.

    Curtir

  33. Aproximadamente mil e oitocentos coronéis aposentados é um absurdo. A idade mínima para a aposentadoria dos policiais deveria ser de 60 anos. Metade destes coronéis estaria trabalhando, e o money economizado poderia ser transformado em reajuste para os da ativa. O problema dos nossos administradores é que eles não se dão bem com a rainha das ciências!

    Curtir

  34. Tem gente que acha que a PM é insubstituível.
    O cabecinha pequena, coitado de quem pensa assim.

    Curtir

  35. Aviso aos navegantes que se utilizam da rede credenciada IAMSP: A página mudou de cara e está uma merda. Não se consegue localizar os consultórios. Parece até que foi feito de propósito.

    Curtir

  36. “Temer aprova mudanças na Maria da Penha, vetando medida protetiva policial”

    DR. GUERRA, Essa vale um tópico.

    Curtir

  37. Governo recua, e já pensa em mini reforma da previdência. Imaginem pra quem vai sobrar: servidor público.

    Curtir

  38. Bizu …12% retroativo a março 11% março do ano que vem … reajuste na diária alimentação

    Curtir

  39. Manoel
    Concordo contigo em gênero, número e grau.
    Só não vejo como um estado do tamanho de SP, com mais de 22 milhões de habitantes vai ter uma policia preventiva pequena, de efetivo ínfimo… não sei se esse é o caminho mas como eu disse…dane-se!
    Acaba de vez com a PM e que se foda o preventivo…que seja feito por civis…meia duzia de viaturas e o 190 que estoure…que se foda!
    Agora a única coisa que não dá é querer que o Soldado, o Cabo ou o Sargento, ou seja, os policiais que estão na linha de frente diuturnamente, faça sol ou chuva, onde e como for, numa escala desgraçada de 12×24 12×48 ou 12×36… veja bem… se fosse 12×72 ou 12×96 até vá lá, mas não é, isso fora as escalas extras que acontecem, não raro, semanalmente…não se pode achar que esses caras vão aguentar esse serviço com 55, 60 anos de idade.
    Segurar um escudo de amianto de 5 kg por 3 horas seguidas…cheirar bombas de gás e virar mais de 20h na DP por um flagrante. É impossível. O policiamento de rua exige vigor físico e ele tem limite de tempo…depois dos 50 já fica quase inviável.
    Não dá também pra vir com o papinho que depois de certa idade coloca o fulano na ADM…vai chegar uma hora que mais de 50mil vão estar na ADM…não dá.
    Quanto aos Coronéis, vale a mesma coisa que para todos os outros que trabalham em escritório…ai dá pra ir até 70 anos.
    Ma seles são militares e como militares possuem direitos. O negócio é acabar com o militarismo…dar escalas de 12×72, sem fardamento pesado, sem obrigações militares… com o monte de direitos que os civis possuem.
    Acaba com a PM, diminui drasticamente o efetivo e pronto.
    Agora se não tiverem peito e decidirem que não podem abrir mão da PM, então não tem jeito, precisa pagar a conta.

    Curtir

  40. SR. Jamiro . ME DESCULPE !. MAIS AVISA AO PESSOAL AI. QUE S.M.J., A POPULAÇÃO ATUAL DE SÃO PAULO, SÃO MAIS DE 40 MILHÕES DE HABITANTES……

    Curtir

  41. Tira pobre
    Se voce não tivesse colocado esse retroativo a março ate que algum bobo podia acreditar mas agora foi muito forte kkkkk

    Curtir

  42. pois é Escravão…

    Coloquei a população da Região Metropolitana e esqueci o “Interiorzão”…kkk
    Pois é…
    Como ter um efetivo ínfimo diante de mais de 40 milhões???
    Sei lá….
    Mas mantenho…foda-se….o negócio é acabar com o militarismo…acaba com a PM e pronto. Dinheiro vai voltar a jorrar nos cofres do Estado.

    A solução é acabar com a PM de uma vez.

    Curtir

  43. Jamiro, ouvocê não pensou bem ou está sendo tendencioso…

    Ninguém fala que ao acabar com a PM ou desmilitarizar, mais corretamente dizendo, vai mandar embora o efetivo inteiro da PM. Colocar exemplos como Espírito Santo é de uma má fé enorme. Esses quase 100mil vão estar distribuídos em municípios (no caso de polícia municipalizada) ou pelo estado (em caso de uma polícia de caráter civil), não vão evaporar e deixar a população sem atendimento.

    Quanto a questão da idade, a PM em média abre concurso pra 4 a 5mil por ano, e o limite de idade é de 30 anos (por aí).O cara pode durar tranquilamente 15 anos na rua no mínimo, e poderia passar a fazer serviços mais tranquilos conforme a idade sim. Falar que não existe trabalho pra eles é mentira, isso é só pela ideologia militar de que os policiais têm que ser o arquétipo de soldado. Faça as contas: em 20 anos a PM já contratou praticamente o efetivo inteiro, e boa parte vai durar muitos anos ainda com suas aposentadorias. É inflado de uma forma absurda, não tem como.

    Agora me diga, qual o benefício que o militarismo traz? Aguentar escala? Na própria PC ou em hospitais mesmo pode-se ver isso. Obediência? Qualquer trabalho existe chefe, obedecer faz parte. Resistência a corrupção?? HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA

    Curtir

  44. Jamiro a tua pm não presta, assim como a pc igualmente, so´ um idiota como você não percebe que o sistema esta falido, e precisa ser reformulado. Vc. elogia a porcaria da pm, porque deve ser oficial , senão estaria amaldiçoando . Acabem com as duas , e forme-se uma nova. Reformulem-se o judiciário e o ministério público , chega de antagonismo de quem pode mais, enquanto os policiais , de ambas , e a população é massacrada !

    Curtir

  45. Fim da militarização
    Vc tem razão.
    Então, como seu próprio “nome” diz…desmilitariza.
    O militarismo não traz mesmo nenhum benefício. Só a “aposentadoria”.
    De resto…se fica preso por bota suja…por levar muito tempo no atendimento de ocorrência.
    A carga horária é infinitamente maior que a de qualquer outro funcionário público devido ao militarismo…e quanto a chefia…meu irmão…enquanto um tira manda um delegado à MERDA e não da nada…na PM dá cadeia velho.
    Então…desmilitariza…da um jeito de comandar 100 mil homens sem as rédeas da hierarquia e disciplina Militar e toca o foda-se.
    Agora DESMILITARIZA.
    Se quiser que continue Militar tem que arcar com a conta por.

    Curtir

  46. MAIS DE 50 % ESTÁ COM

    DIABETIS, HIPERTENSÃO,

    PROBLEMAS DE VISÃO, PULMÃO, FIGADO, CORAÇÃO, ETC…

    TEM MUITA GENTE FUDIDA E DOENTE PELA PRESSÃO QUE OFICIAIS E DELTAS FAZEM

    ALGUMA COISA TEM QUE ACONTECER

    ALGUMA REAÇÃO

    TEM QUE TER

    NINGUEM PODE FICAR INERTE ASSISTINDO TUDO !

    Curtir

  47. Repetiu 17 (dezessete) bostagens para nada! Bastaria boa postagem substitutiva de tantas bostagens!

    Curtir

Os comentários estão desativados.