Papiloscopistas poderão ser reconhecidos como peritos oficiais
Simone Franco
Os papiloscopistas – profissionais responsáveis pela identificação de pessoas por meio de impressões digitais – poderão ser incluídos entre os peritos oficiais. Nesta terça-feira (2), a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) aprovou projeto que modifica a Lei 12.030/2009, que classifica como peritos oficiais apenas os peritos criminais, médico-legistas e odontolegistas. A proposta (PLC 78/2014) segue para votação em regime de urgência no Plenário do Senado.
Em voto favorável ao PLC 78/2014, a relatora, senadora Lúcia Vânia (PSDB-GO), considerou que a Lei 12.030 falhou ao não incluir os papiloscopistas entre os peritos oficiais. Conforme ressaltou, o equívoco tem dado margem a questionamentos dos laudos destes profissionais, embora essa seja uma das atividades periciais mais antigas, de importância fundamental para o esclarecimento de crimes e identificação de suas vítimas.
Ainda no parecer, Lúcia Vânia destacou o papel dos papiloscopistas na investigação de casos de repercussão nacional, como o roubo milionário ao Banco Central no Ceará, em 2008, e o incêndio na Boate Kiss, em Santa Maria (RS), ocorrido em 2013.
No ano passado, o Congresso Nacional aprovou projeto de lei do Senado que classificava os papiloscopistas como peritos oficiais (PLS 244/2009), mas o texto foi vetado integralmente pela presidente Dilma Rousseff.
Os senadores Vital do Rêgo (PMDB-PB), Pedro Taques (PDT-MT) e Antonio Carlos Valadares (PSB-SE) elogiaram a iniciativa de reclassificação dos papiloscopistas.
– Esse projeto tem uma utilidade enorme, notadamente nas perícias em acidentes de natureza violenta, como na queda de um avião, onde os corpos ficam fragmentados – disse Valadares, lembrando do acidente que matou o candidato à Presidência Eduardo Campos, seu assessor de campanha Pedro Valadares (sobrinho do senador por Sergipe) e mais cinco pessoas
Cacetada não conheço nenhum mas devem ser importantes pois é a unica carreira que possui o se auxiliar de carreira.
CurtirCurtir
Precursora da atividade de polícia científica, a Papiloscopia acabou relegada a segundo plano. Espera-se que o congresso coloque a segurança jurídica acima das vaidades de alguns integrantes de outras carreiras, e vote pela aprovação.
CurtirCurtir
Gostei do fundamento nas mortes violentas queda de avião não utilizaram teste de dna???
CurtirCurtir
PÔ !!!!! EU VOU QUERER VIRAR DELEGADO……………
CurtirCurtir
Mais algumas carreiras também deveriam ser, sem querer ser chato, apoio qualquer benefício que outras conquistem, mas alguém já verificou que o IC não faz mais degravação de voz???? O tira que levou um CD para isso lá trouxe de volta, alegaram que é a delegacia que terá que fazer isso, mostrando inclusive a cópia do DO informando essa nova determinação. Para não sobrecarregar aquele orgão, outras carreiras também poderiam fazer descrição e fotografação de objetos, exceto armas e drogas que requerem um exame bem mais específico. De resto, uma ferramenta, um documento ou qualquer objeto que necessite apenas da descrição, alguns poderiam também fazer no DP!!!!!
CurtirCurtir
Os policiais da capital estao fazendo exame nas drogas como anunciado a tempos a tras?
CurtirCurtir
O EXAME DE DNA É CARO E DEMORADO JA A COLETA DE IMPRESSÃO DIGITAL É BARATA E INSTANTANEA
CurtirCurtir
Sorte aos Papiloscopistas, quem sabe se eles conseguindo essa antiga reivindicação eles parem de ENCHER O SACO dos Auxiliares de Papiloscopistas e nos deixem em paz, para também podermos continuar em paz com nossas reivindicações.
CurtirCurtir
Parabéns a todos os papiloscopistas do Brasil. Foi aprovado a pouco no plenário do Senado e agora vai à Sanção Presidencial. Após a Sanção é lutar para a equiparação salarial com os Peritos Criminais e Médicos Legistas. Papiloscopistas de todo o Brasil, uni-vos!
CurtirCurtir
Parabéns aos aos Papiloscopistas pelo reconhecimento. Tomara que a Dilma sancione e corrija essa falha na lei que discrimina os peritos oficiais.
CurtirCurtir
Senhores
Alguém com maiores conhecimentos pode afirmar ou não, mas, sendo esta lei de aprovação Camara/Senado com a devida sanção, não ajudará em nada os funcionários das Policias Estaduais.
C.A.
CurtirCurtir
Este projeto é a nível federal; portanto só contempla os funcionários federais.
CurtirCurtir
Auxiliar de necropsia vai virar necrocirurgião.
CurtirCurtir
Sensato. Esse projeto contempla todos os entes federativos. Agora isonomia em salário já é prerrogativa dos executivos de cada ente federativo. Foi uma luta dos papiloscopistas de todo o Brasil.
CurtirCurtir
LOGO OS AGENTES POLICIAIS VÃO VIRAR PILOTOS DE FORMULA 1
CurtirCurtir
Nada mais justo que o Papiloscopistas seja reconhecido como perito já que ele faz o trabalho e o Perito só assina, para validar o laudo.
“Infeliz é aquele que fica triste com a felicidade do outro”
CurtirCurtir
Pode ser reconhecida e sancionada para os Papiloscopistas, a quem eu tenho o maior respeito pela dedicação e humildade de muitos, mas em se tratando de São Paulo o Sr. Geraldo Pinóquio nunca irá reconhecer, por isso voto Skaf.
CurtirCurtir
Simples assim, papilocopista que que ser perito, candidatem-se a tal carreira, assim como escripol/investipols que quer se delegado, façam mesmoAsim como agepol e &cia…………………………….. Em suma qto mais ficarem executandos tarefas para qua não conseguiu aprovação, no concurso que prestou, vai ficar esse altíssimo grau de descontamento, “o que faço, o que recebopelo que faço”. Enquanto isso, o governo vai agraecendo, pagandos salários bem menores, para aqueles quefazem. mas não conseguem serem aprovados nos concursos ofertados. E os que conseguem aprovação, principalmente s4e jovens forem, caem fora rapidinho, pois logo conseguem algo melhor, em termos de salários e reconhecimento profissional.
CurtirCurtir
No aguardo do pachoale…………………………………hihihihi
CurtirCurtir
E haja loby contra, os peritos já estao pedindo audiência com a presidente para pleitar o veto. Gente Papi nao quer ser perito criminal, fazer laudo de balística etc, apenas quer continuar fazendo seu laudo de ident. humana, como sempre fizeram e com segurança jurídica….Torço pela sancao presidencial !!!
CurtirCurtir
Concordo com o Carcereiro13 e TiraOsonho…. Ninguém está pedindo transformação de nada, apenas o reconhecimento dos laudos…
CurtirCurtir
papioque, seu ganso ….. Vc é ganso e nunca vai ter uma carteira funcional e um distintivo …… Os Aux de Papi e aux de necro tem, vc não!!
CurtirCurtir
Para reconhecer o laudo basta que o profissional tenha mais de 21 anos com nível superior completo e preste o compromisso para atuar como perito “ad hoc”. Gerando economia para a nação.
E com a segurança jurídica.
Convenhamos quantos casos em que foram recolhidas impressões digito papilares no local esses profissionais identificaram o autor sem o rol de suspeito?
CurtirCurtir
Pode reconhecer como desembargador pericial, chega em SP e vira:
Papiloscopista executivo : salário inicial 2100 reais.
Essa é a verdade. Mas o nome é bonito.
O brasil nao é serio. Aprendam isso
CurtirCurtir
Pq será q os Peritos querem melar essa parada? Pq será q os Delegados não querem PEC 51? E tem gente q ainda acha q isso não é fogueira de vaidade ou simplesmente o fato de ter o EGO grande? Aí sempre vem um iluminado e começa a falar da qualidade e por aí vai… É verdade em partes, pq se não pq teria Peritos com formação em uma área trabalhando em outra diferente? Pq antes ou até mesmo hj um Bacharel em Direito pode ser Perito? Perito em Leis não é Delegado, advogado e magistratura?O q faz um Perito Bacharel em Direito? Área administrativa? Perito já não é carreira de coordenação? Se vc é Perito de uma área e trabalha em outra diferente da sua formação q problema teria outras carreiras fazerem o mesmo? Lembrem-se q os Papis não querem entrar na área dos Peritos mas apenas continuar com identificação papiloscópica e nada mais e outra coisa os colegas emitem laudos iguais aos senhores Peritos pq os mesmos não podem ser reconhecidos como Peritos também?
Antes dos Peritos quererem literalmente jogar areia nos zóios dessa digníssima carreira q tanta auxilia em todo o trabalho policial, estes deveriam se questionar sobre os pontos acima demonstrados.
Na Policia tudo é assim ninguém pode conseguir o mesmo q o outro sem sofrer uma represália. ”Querem pegar o trem da alegria?” Tipica frase de quem não quer ver alguém conseguir o mesmo q ele por não ter passado o mesmo q ele… Qual o nome disso? Justiça, mérito reconhecido e etc ou simplesmente vaidade?
Aí vão começar as piadinhas esdruxulas do tipo: Sou Carcereiro e vou querer virar Delegado também ou sou auxi Papi e vou querer virar Perito tb…
CurtirCurtir
FAÇO VOTOS QUE TODOS RECEBEM MAIS PELA FUNÇÃO….O QUE QUERO PRA MIM QUERO PARA OS OUTROS!!
ASSIM DIZIA UM TAL DE JESUS!
VERDADE SEJA DITA…AUXILIAR DE NECRO DEVERIA RECEBER NO MÍNIMO O MESMO QUE O MÉDICO LEGISTA, MAS ENFIM….
CurtirCurtir
Então compete a cada carreira lutar pelo seu reconhecimento e não ficar com “mi mi mi” em relação aos outros colegas…
CurtirCurtir
Quem colocou em seu último edital atribuições diversas das suas não foram os Papis e sim os Peritos Criminais, quando informaram a respeito da coleta e analise de impressões digitais.
CurtirCurtir
Deveriam acompanhar todas as equipes do ic para a coleta de impressoes.
CurtirCurtir
Sou totalmente a favor que os papiloscopistas sejam reconhecidos como peritos papiloscopista e tenha a sua perícia reconhecida judicialmente e tal. Mas nunca serão PCFs, esses peritos criminais federais fizeram concurso para tal, tinham que terem formação específica para a área a qual estavam concorrendo, diferente dos peritos papiloscopistas que pode serem formados em qualquer faculdade(psicologia, educação física, etc…). Logo terão um cargo com a denominação diferente, não serão Peritos Criminais Federais. O salário também é totalmente diferente e não vai mudar. se algum papiloscopista pensa que vai usar isso para ganhar um salário de PCF, vai morrer frustrado.
CurtirCurtir
somente uma pergunta….
alguém de vocês gosta de ter seus trabalhos desmerecidos?
papi é perito em identificação humana…
ninguém quer ser perito criminal.
cada um na sua e nada em comum…
o que se quer é somente o RECONHECIMENTO LEGAL como perito, pois o trabalho já é feito há muitos de anos.
CurtirCurtir