-
Vou repetir, devagar com o andor, essa historia de autuar o Agente de Telecomunicações por homicídio doloso é a maior heresia jurídica que já vi e ouvi em minha vida; para se caracterizar o dolo e necessário a vontade de matar.O Agentepol teve-a ?Por obvio que não , acreditou que a delegacia estava sob ataque e reagiu como qualquer policial reagiria.Muita cautela Dr. Nestor Sampaio, injustiça para dar satisfações ao Governador e a mídia não.
João Alkimin

Diante do pouco que foi relatado sobre o fato, eu penso qe se aplica o disposto no
Art. 20 art. 20 (…)
§1º É isento de pena quem, por erro plenamente justificado pelas circunstâncias, supõe situação de fato que, se existisse, tornaria a ação legítima. Não há isenção de pena quando o erro deriva de culpa e o fato é punível como crime culposo.”
CurtirCurtir
Cara colega suely, em se tratando de policiais, o animus, e sempre doloso, e comrequintes de crueldade nesta atual gestão.
E o resultado, e o que vemos nos indiçes de violência, nenhum policial em Sá CONCIENCIA esta trabalhando
CurtirCurtir
esse governo de merda tem mais e que sefoder e quem vota nesses lixos tambem
CurtirCurtir
Depois vem uns caras falar aqui :
“Porra conheço policia que nem anda armado”.
Eu nao ando nem fudendo.
Funcional então nem sei se eu tenho e onde tá.
Minha arma fica no armário com chave na delegacia escondido….terminou plantão escondo lá, coloco uma camisa de mendigo e vou lá pegar o metrozao.
Boa sorte pra vc que acredita em “ser policia nesse país”.
Quando trocar o Governo eu acho minha funcional.
Mas, cada um é cada um.
CurtirCurtir
Prá por um pano perante essa sociedade hipócrita, frita-se o policial. Só quem estava lá sabe as circunstancias em que tudo ocorreu, portanto, nada pode ser calculado nem julgado. Culpa de um governo omisso com seus eleitores e seus funcionários, principalmente os policiais,os quais caçados pelo partido do crime, estamos dando tiro até na sombra, com nosso psicológico destruído pelo serviço e pelo que nos sujeitamos prá ganhar o que ganhamos.Fui!!!
CurtirCurtir
É por isso que estou “afastado”, uma heresia mesmo o colega tentar salvar sua vida e acabar no pepc. Esse imbecil do Diretor da corregedoria vai a imprensa e fala um monte de bosta. Julgar os outros sentado numa cadeira de merda é facil… A troco de que esse bosta da uma entrevista daquela? Pra mim já deu…boa sorte para os que estão chegando…viu ficar na maçaneta ate passar num concurso que preste. E eu recomendo a todos!!!
CurtirCurtir
BOM DIA!
SENHORAS E SENHORES.
SMJ “DECIDIDOS ATOS PRATICADOS POR DEFINIDA AUTORIDADE MUITAS VEZES NEM EXTERNAM SEUS DESEJOS E ANSEIOS, POIS DEVIDO A SUA FALTA DE CAPACIDADE EM EXERCER SUAS ATIVIDADES ADMINISTRATIVAS ATRELADAS À FALTA DE DISCERNIMENTO DA AUTORIDADE TITULAR E CONSEQUENTEMENTE E NA MAIORIA DAS VEZES, DO SEU SECCIONAL OU DIRETOR, FAZ COM QUE MANTENHA DETERMINADAS LINHAS DE RACIOCÍNIO E DE TRABALHO ACOPLADO ÀS CONVENIÊNCIAS DE OUTROS”.
Caronte.
CurtirCurtir
BOA CARONTE!
E ACRESCENTO: NUMA SITUAÇÃO DE GRANDE REPERCUSSÃO NEGATIVA, COLOCAR NAS COSTAS DO INDIVÍDUO A RESPONSABILIDADE DE UM ESTADO É A GRANDE CONVENIÊNCIA! NESSE TRISTE EPISÓDIO SÓ VEJO VÍTIMAS!
CurtirCurtir
Vamo fala a verdade? O MALUCO deu 30 tiros, mas estava atirando em quem? Nem ele sabia, tanto que acertou o pessoal que foi “abrir” B.O, já vi muita merda, mas essa foi demais puta que pariu
CurtirCurtir
Eu não estava lá e não sei o que aconteceu, mas…
Meus sinceros pêsames à família do médico falecido. E a ele rezo para que os anjos o acompanhem na sua nova jornada. Era um homem de bem e merece todo nosso pesar.
E a Polícia, em especial a Corregedoria, deveria aproveitar essa tragédia para corrigir os procedimentos dentro das delegacias. Deveria haver uma divisão apenas com esse objetivo de corrigir os procedimentos, assim como a aviação em vários países.
Por exemplo, por que uma delegacia deveria ficar com os acessos livres? O fórum não é assim, os quartéis também não, só as delegacias insistem nesse erro.
E por que o médico foi confundido com bandido? Ele deveria estar numa área já separada da entrada, entrevistado e identificado, apenas aguardando o registro do BO. Assim, mesmo num tiroteio dentro da delegacia, ele seria protegido pela Polícia.
O DECAP é quem trata diretamente com a vítima, mas a Polícia ainda não entendeu a importância desse trabalho. “Servir e Proteger”
E tudo o que se faz é condenar publicamente, antes de concluir a apuração, o trabalho dos policiais.
Enfim, a sucessão de erros não parou na trágica morte do médico.
CurtirCurtir
A população ainda não se deu conta de que delegacia de polícia é um lugar perigoso, uma verdadeira bomba relógio, policiais e cidadão se deparam com momento de extremo nervosismo, é o ápice do controle emocional. De um lado a população que busca o abrigo da Justiça e da Lei e de outro o policial que tem que administrar seu stress, a convivência entre os colegas e o baixo salário, porque ganhar R$3000,00 (tres mil reais) e ter que viver de forma diferente do que quem também ganha R$3000,00, é complicado. Faça as contas, repare que o policial não é uma pessoa comum. À partir do momento em que uma pessoa entra para a segurança pública não é mais uma pessoa comum. Não dá para frequentar os mesmos lugares que todos, andar de ônibus como todos, não dá para o filhho estudar na mesma escola que todos, não dá para ter facebook como todos, passar no mesmo psquiátra como todos, etc…
CurtirCurtir
BOM DIA, SR. JOÃO. O FATO OCORRIDO SÓ DEMONSTRA A SITUAÇÃO EM QUE SE ENCONTRA A POLICIA CIVIL. PERGUNTO AO SR: QUANTOS POLICIAIS ESTAVAM NO PLANTÃO? HAVIA SEGURANÇA PARA OS PLANTONISTA E PARA OS USUÁRIOS? A VERDADE É QUE QUEM ESTÁ ESCALADO PARA TRABALHAR A NOITE NAS BOCADAS, VAI COM O CÚ NA MÃO. SEM SEGURANÇA NENHUMA E CONSCIENTE QUE A QUALQUER MOMENTO PODE TER SUA VIDA NAS MÃOS DE UM MERDA DE LADRÃO. NÃO CONCORDO COM A ATITUDE DO MOTOROLA, MAS E SE FOSSE VOCÊ? COMO SE DIZ POR AI: MELHOR SER JULGADO POR SETE, QUE CARREGADO POR SEIS.
CurtirCurtir
29/04/2014 E CADÊ O REAJUSTE ???????????????????????
CurtirCurtir
Meu Caríssimo JOÃO ALKIMIN, concordo plenamente quando Vc afirma, com todas as letras, a notória disposição do AGETEL em “matar” o médico. Então, de homicídio doloso realmente nem se pode nem se pode cogitar.
No entanto, convenhamos, a imperícia ou até mesmo a imprudência dele foram manifestas. O “cara” certamente estava ou na sua salinha passando e recebendo msgs, ou elaborando relatórios, alguns muito possivelmente até com dados falsos, ou estava ali pelo plantão “dando sopa”, quando entra um “maluco” correndo, com a arma na mão (no caso o investigador vítima dos ladrões). E, então, o “competente” AGETEL começa a atirar…
Segundo dizem ele teria disparado cerca de 30 tiros e um deles teria acertado o médico na cabeça.
Dolo direto, lógico que não houve. Mas não podemos descartar a “culpa”, e até devemos discutir sobre um possível dolo eventual, se de fato ele disparou aquela quantidade de tiros.
Agora, uma coisa é certa: vê-lo ser autuado em flagrante e em seguida ouvir as entrevistas dadas pelo governador e pelo corregedor me causaram ânsia de vômito.
CurtirCurtir
Desculpe-me, ALKIMIN, quando acima escrevi que Vc afirmou “a notória disposição do AGETEL em “matar” o médico”, quando, em verdade, Vc afirmou a “inexistência de disposição do AGETEL em “matar” o médico, ou, em outras palavras, a inexistência do “dolo direto” para a prática do homicídio.
CurtirCurtir
Não há dúvida de que o policial deverá ser punido, mas na medida da sua culpabilidade. Com a própria SSP divulgou, houve um “erro de interpretação”. Ora, se houve um erro evidentemente trata-se de crime culposo, mas para satisfazer a opinião pública ele foi autuado como se tivesse agido com a intenção, o dolo de matar. Lamentável. Infelizmente, essa ocorrência resultou em duas vítimas: uma morta e a outra presa por um crime que não cometeu. É importante frisar, também, que o distrito policial onde tudo ocorreu não tem as mínimas condições físicas de ser uma unidade policial, mas ninguém questiona isso.
CurtirCurtir
Se eu fosse o advogado desse agente metia uma legítima defesa putativa e pronto…
Homicídio doloso é o maior absurdo que existe!
CurtirCurtir
Sera que alguém consegue me arrumar uma PT igual a do Agetel, afinal, segundo o Ronaldo Tovani ele disparou mais de 30 tiros… quero uma desta também.
Tendo por base que poucos Policiais Civis em trânsito portam carregadores sobressalentes e que quase nenhum tem carregadores extras quando estão no DP, então quem sabe alguém esclareça a mágica.
Agora, eu também não sei em que ele estava atirando. Alguém aqui sabe? Eu não estava lá, não sei o que de fato estava acontecendo.
Tenho certeza, também, que não foi só ele quem atirou, muito embora estejam colocando a culpa toda no cara.
Uma coisa eu sei… a história da mídia não é a real… a da corregepol muito menos… são versões oferecidas para ocultar algo, sempre a mando do governo.
CurtirCurtir
hELIO A UNICA MERDA QUE VC DEVE TER VISTO FOI A A QUE SAI DO MEIO DOS SEUS GLUTEOS!!oU DO PAPEL HIGIENICO !!vC NÃO DEVE OU NUNCA TRABALHOU NA RUA PRA SABER O QUE ESTA OCORRENDO!!
CurtirCurtir
Para um entendido um . é letra.
As UTORIDADES fizeram o que o desGOVERNO quer.
Fritaram o pobre do agente que devia estar até as tampas com seu estresse.
Fácil né, mas o marcola a turma tem medo de fritar.
O Delegado tava lá?????
Quem mais estava????
Gostei do delegado “AUTUAMOS E ELE ESTA PRESO”.
É ASSIM MESMO QUE SE TRATA UM bandido.
O que não entendo é que na academia os caras são MUITO BEM TREINADOS e fazem 500 tiros antes do porte.
Tem até “pessecologo”
CurtirCurtir
Senhores, vamos ser sérios, Sr Alkimin, o Sr tem um conhecimento e uma vivência que poucos fora da polícia o tem, por isso respeito seus comentários e o certo é divulgar a falta de preparo, a formação deficiente dos policiais pela academia, em qualquer carreira, pois quem é, sabe do que estou falando. E, Srs, pelo relato o policial não efetuou 30 disparos e sim, foram efetuados 30 disparos ao todo, no que parece, tanto pelo agente como pelo investipol e como o Sr Tovani mencionou, não há que se falar em dolo, e podemos esperar aí uma culpa com excesso, mas a “mídia” quer uma satisfação, então nossos despreparados gerenciadores da polícia civil atendem, é o preço da cadeira, infelizmente. Mas, E O AUMENTO????????????
CurtirCurtir
A VERDADE É QUE SER POLICIAL HOJE EM DIA É UMA MERDA, SER POLICIAL NOS DIAS DE HOJE REPRESENTA BAIXO SALÁRIOS, MUITO RISCO E MUITA PUNIÇÃO POR NADA, A POLÍCIA ESTÁ DESORGANIZADA E FALIDA, E OS PROBLEMAS SÃO JOGADOS NAS COSTAS DOS POLICIAIS DO BAIXO CLERO, AFINAL, QUANDO A INSTITUIÇÃO ESTÁ UM MERDA, O MAIS SENSATO É JOGAR A MERDA NA CARA DOS POLICIAIS, POIS SÃO SERES INDEFESOS E FRACOS, SEM RESGUARDO POLÍTICO E NEM JURÍDICO, POLICIAL NO BRASIL É O ÚNICO SER HUMANOS SEM DIREITO NENHUM, MAIS CHEIOS DE REGRAS, DEVERES, RESPONSABILIDADES E QUE PODE SOFRER UM ATAQUE MORTAL PELO PCC A QUALQUER MOMENTO.
CurtirCurtir
29/04/2014
Pediatra morto em delegacia era dedicado, diz médica
Josmar Jozino
do Agora
O pediatra Ricardo Seiti Assanome, 27 anos, morto após ser baleado na cabeça no 2º DP de Santo André (ABC), no início da noite de sábado, era um profissional brilhante, educado e dedicado com as crianças.
A afirmação foi feita ontem ao Agora* pela médica Sueli Bispo de Souza, coordenadora da UTI (Unidade de Terapia Intensiva) neonatal do Hospital da Mulher Maria José dos Santos Stein, em Santo André, onde Assanome dava plantão aos domingos.
O pediatra foi atingido durante um tiroteio entre policiais da delegacia.
Outras duas pessoas foram baleadas, uma delas o policial civil que o feriu.
Ele está internado e será preso quando tiver alta.
Leia esta reportagem completa na edição impressa do Agora nesta terça, 29 de abril, nas bancas
http://www.agora.uol.com.br/saopaulo/2014/04/1446964-pediatra-morto-em-delegacia-era-dedicado-diz-medica.shtml
CurtirCurtir
se estou no plantão, e percebo uma invasão, grito para os colegas se protegerem, corro para os fundos da unidade e procuro uma saida pelos fundos, só reagiria se visse algum colega em apuros, porém, se todos tivessem a mesma ideia e também conseguissem sair da delegacia, que se foda o prédio, não daria um peido sequer para proteger papel e mais papeis, que incendeiem a delegacia. Tiro em invasão, só para cobrir a saida de colegas e para salvar minha vida, o resto, papeis, apreensões etc… que se foda. O agetel quis proteger a delegacia, e aí sifú !
CurtirCurtir
QUE ABSURDO, NA CIDADE DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS OS POLICIAIS CIVIS DA DIG INVESTIGANDO UM CASO DEPARARAM COM UM VEÍCULO SUSPEITO E O ADOLESCENTE AO TENTAR SE DESFAZER DOS ENTORPECENTES EM MEIO FUGA ABRIU A JANELA DO VEÍCULO E OS POLICIAIS ACHARAM QUE ELE ESTAVA ARMADO E IRIA ATIRAR, NÃO DEU OUTRA, O INVESTIGADOR MANDOU O AÇO NO ADOLESCENTE E NO MAIOR, ATINGINDO OS DOIS, LEVADO A SEDE DA DIG O DELEGADO ASSISTENTE RECONHECEU A LEGÍTIMA DEFESA E O DIRETOR DO DEPARTAMENTO AINDA ELOGIOU OS POLICIAIS E O DELEGADO. O P.A.D FOI ARQUIVADO E O MENOR E O MAIOR CONDENADOS. FALTA PULSO FORTE, GUARDO ATÉ HOJE CÓPIA DA DECISÃO DO DELEGADO QUE RECONHECEU LEGÍTIMA DEFESA E AJUDOU OS POLICIAIS QUE ESTAVAM CORRETOS E PODERIAM TER MORRIDO. OLHE A DECISÃO E REFLITAM:
..
..
RDO: 116/13 FLAGRANTE
Indiciado: JASON GOMES DA SILVA
Adolescente: DAVID DA SILVA SOUZA
Infração: Tráfico de Drogas
Lesão Corporal decorrente de Intervenção Policial (Resolução SSP 05/13)
DESPACHO FUNDAMENTADO DA AUTORIDADE POLICIAL
______________________________________________________________________
Trata-se de lavratura de autos de prisão e apreensão em flagrante delito por violação, ao menos em tese, aos dispostos no art. 33 “caput” da Lei Federal 11.343/06 c.c. art. 29 do Código Penal.
Consta no incluso RDO que na data de hoje, por volta 17h30 aproximadamente, na Estrada do Imperador s/nº, Chácaras Reunidas, nesta cidade e comarca de São José dos Campos, JASON GOMES DA SILVA, em conluio previamente ajustado e unidade de desígnios com o adolescente infrator DAVID DA SILVA SOUZA, foram pilhados em flagrante quando traziam consigo entorpecentes sem autorização e em desacordo com a determinação legal ou regulamentar.
Consta ainda que os policiais civis dessa Delegacia Especializada após receberem notitia criminis inqualificada acerca de indivíduos armados no interior de um veículo GM/Astra de Cor Verde se preparavam para cometer delitos na região do Bairro Chácaras Reunidas, foram até o aludido local para averiguarem a procedência das informações.
Chegando ao local epigrafado, a equipe composta por 04 policiais civis, fizeram uma exaustiva ronda, sem contudo localizar, os agentes.
Todavia, os diligentes policiais resolveram parar a viatura GM/Blazer caracterizada (preta) em um local estratégico, onde seria uma suposta rota de fuga.
O policial civil Eduardo Gorgulho desembarcou da viatura e situou-se próximo a uma esquina, quando então, minutos depois, avistou o veículo GM/Astra Verde e imediatamente via Rádio avisou os policiais que estavam dentro da viatura.
Os policiais tentaram abordar os agentes que ao perceberem a viatura policial, jogaram violentamente o veículo contra a viatura, abrindo a janela e jogando algo ao solo, momento em que, o policial civil Juarez, pensando que os agentes efetuariam disparos de arma de fogo usando dos meios moderados, efetuou disparos que atingiu o pneu do veículo bem como lesionou os agentes, causando-lhes as lesões corporais descritas no laudo de exame de corpo de delito a ser a posteriori juntado aos autos.
Nesse momento os policiais civis desceram da viatura e observaram que os agentes estavam lesionados em decorrência da intervenção policial e, mesmo ciente da Resolução SSP 05 de 07 de janeiro de 2013, os policiais ANDRÉ e LUIS EDUARDO socorreram os algozes, tendo em vista que um dos disparos acertou a coxa do adolescente bem próximo da veia femoral, o que, em tese, poderia levá-lo a óbito.
De outro canto, os policiais EDUARDO e JUAREZ, permaneceram preservando o local e imediatamente acionaram o Delegado Titular dessa Unidade Dr. Osmar, bem como acionaram a perícia técnica, resgate, polícia militar, tudo via CECOM, cumprindo o disposto no art. 1ª da citada Resolução, bem como encontraram jogado próximo ao veículo uma “pedra” de Crack, que outrora havia sido jogada pelos increpados.
A autoridade policial Dr. Osmar compareceu ao local dos fatos e determinou que, após realizado a perícia e realizado todas as comunicações de praxe, fosse a ocorrência apresentada na Sede da DIG sob a responsabilidade do Delegado Assistente que esta subscreve.
Ouvido o conduzido JASON GOMES DA SILVA, na presença de sua Advogada constituída alegou, em síntese, que se assustou ao ver a viatura policial e que não tinha motivos para se evadir. Quanto aos entorpecentes encontrados, alega que desconhecia que seu colega David estava trazendo a droga, negando ser o proprietário..
Não foi possível colher as declarações do adolescente infrator DAVID DA SILVA SOUZA, tendo em vista estar sob intervenção cirúrgica internado no Pronto Socorro da Vila Industrial, sem risco de morte.
Eis, em síntese, os fatos.
Passo, em seguida, a decidir.
A materialidade do crime evidencia-se pelo Boletim de Ocorrência, Auto de Exibição e Apreensão, pelo Laudo de Constatação Provisório, provas orais e por fotografias que ilustram o presente procedimento, que confirmam que a substância apreendida realmente trata-se de Crack.
Cumprimos também o disposto no art. 5º da Resolução SSP 336, de 11 de dezembro de 2008, solicitando a Autoridade Judiciária AUTORIZAÇÃO para INCINERAÇÃO das substâncias apreendidas.
Requisitamos exame de corpo de delito aos infratores.
Apreendemos valores monetários (R$ 150,00), um aparelho celular e o veículo utilizado pelos agentes
Esteve presente na cena do crime o perito criminal Natanael que procedeu ao exame perinecroscópico bem como ao exame no veículo.
A autoria também é incontroversa.
A começar por todo esse quadro flagrancial.
De efeito.
Os acusados foram detidos em plena flagrância delitiva, coisa que é inegável e inquestionável, nos autos.
Esse fato, só por si, caracteriza sem dúvidas e de pronto a autoria, uma vez que não há lógica capaz de fugir a essa interpretação.
Quem é apanhado em pleno “iter criminis”, ou imediata e conseqüentemente a ele, não tem como justificar a situação, até por que o delito em tela o é permanente, se consumando enquanto a droga estupefaciente estiver na posse dos autores.
Além disso e no mesmo sentido incriminador, as narrativas dos competentes e diligentes Policiais civis que narram os fatos em riqueza de detalhes.
Estoriam exatamente a ação, em correspondência de detalhes, unicidade de entendimento e ação.
A versão exculpatória do increpado JASON não nos convenceu tendo em vista que os policiais já detinham informações fidedignas a respeito do veículo utilizado pelos agentes, tanto é verdade que fizeram campana e localizaram o carro que tentou fuga, não conseguindo por causa da rápida intervenção dos policiais.
Narrativas consistentes, precisas e sólidas, além de harmoniosas, que dão conta indubitável da conduta criminosa praticada pelo conduzido em conluio com o adolescente infrator.
Enfim e fugir de realidade tamanha é querer não enxergar o que os autos mostram com cristalinidade pura.
Autoria, repise-se, portanto, inconteste.
No vazio, dessarte, as versões exculpatórias do acusado negando a propriedade do entorpecente, dizendo que ela (droga) pertence ao adolescente, bem como se assustou com a viatura policial.
Verdadeiramente fantasiosas e perdidas em si mesmas, quando confrontadas, não só face sua posição inverossímil, como e principalmente porque improvadas.
Já era esperado que viesse acusar o adolescente, pois sabedores que são da ínfima “sanção” que eles estão sujeitos.
Na verdade, do imputável não era de se esperar que viesse a confessar a prática do crime em Juízo, produzindo prova em seu desfavor, devendo sua negativa ser tomada como ato natural de defesa diante dos demais elementos do conjunto probatório.
Aceitar-se a versão do acusado, “data venia”, seria fechar os olhos a uma realidade manifesta e dar costas ao óbvio, em total e completo desapego às normas genéricas da verdade e de bom-senso, que emanam sem nenhuma dúvida dos autos.
Não há nos autos o menor indício de que tenham as testemunhas, no conjunto, atribuído ao conduzido JASON e ao adolescente DAVID crime tão grave de que o sabem inocente; nenhum motivo sério restou devidamente comprovado a permitir tal conclusão, devendo, por isso, ser afastada qualquer idéia de imputação malévola.
Destaco ainda a validade dos depoimentos dos policiais civis, cuja atuação revestiu-se de absoluta legalidade, afinal, nada foi comprovado em sentido contrário (art. 156, do Código de Processo Penal). V).
É bem sabido, afinal já se o disse muitas vezes, que não furta a lei validade ao depoimento do policial, tanto que não o elenca entre os impedidos ou suspeitos, não o dispensa do compromisso de dizer apenas a verdade, nem o poupa dos inconvenientes do crime de falso testemunho, caso venha a sonegar a realidade dos acontecimentos.
“depoimentos de policiais são admissíveis como meio de prova, devendo eles, como toda prova testemunhal, ser valorados à luz do conjunto probatório como um todo. Apresentando-se consentâneos com os demais elementos de prova constantes dos autos, poderão fundamentar eventual condenação. Hipótese em que os testemunhos dos policiais responsáveis pela prisão do réu encontram respaldo em outras provas.TRF1 – APELAÇÃO CRIMINAL: ACR 13356 MT 96.01.13356-9
Não discrepa Fernando da Costa Tourinho Filho, acrescentando que
“Ninguém sabe onde e a que horas o crime vai eclodir. Tanto pode ser nas vias públicas, nos palácios, como nas zonas licenciosas da cidade. Por isso, nenhuma restrição à capacidade para depor” (cf. Código de Processo Penal Comentado, 13ª ed., Saraiva, 2010, vol. I, pág. 628).
No mesmo diapasão é o ensinamento de Guilherme de Souza Nucci
(Código de Processo Penal Comentado, 10ª ed., RT,2011, art. 202, nº 9, pág. 479).Assim sendo, a simples condição de policial da testemunha não torna inócuo o seu depoimento (Cód. Proc. Pen., arts. 202 e 214; combinados).
Voga nas mesmas águas a jurisprudência consolidada (cf., p. ex., STF, 2ª T.,HC 74.522-9/AC, rel. Min. Maurício Corrêa, DJU, 13/12/96, pág. 50.167; STF, 1ª T., HC 74.608/SP, rel. Min. Celso de Mello, DJU, 11/04/97, pág. 12.189; RTJ,68/64, 159/608, 164/176, 168/199, 173/899 e 176/759; RSTJ, 110/384 e 143/543;RT, 411/266, 526/445, 530/372, 537/387, 554/420, 558/313, 568/315, 574/401,588/513, 591/313, 594/332-392, 595/423, 597/330, 604/407, 609/324, 610/369,614/275, 616/286, 619/329, 634/276, 654/278, 668/275, 681/376, 714/349, 715/439,721/414, 725/608, 726/666, 727/473, 730/569, 732/633, 733/567, 736/625, 737/602-606, 742/615, 752/589, 754/604, 771/566, 782/677, 802/560, 803/590, 805/612,816/549 e 820/617; RJTJESP, 81/391, 128/495 e 136/476-495; LexJTJ, 170/288,176/313, 180/282, 184/307, 189/317-325, 238/331, 242/329, 244/327, 245/328,246/314, 255/422, 268/525 e 269/543; RJDTACrimSP, 3/119, 6/65, 7/148, 10/133,18/80, 19/75, 20/142, 21/118-288-301, 23/325, 25/321, 27/127, 28/122, 30/217-456-532, 35/218-303, 39/97-255-281, 46/100-107-207-265-488, 47/274, 48/218-228,55/118-138-141, 57/127 e 58/114; JCat, 80/588 e 83/603; RJTJERGS, 182/132).
Diante desse quadro, considerando a natureza (Crack), a quantidade, somadas ao contexto fático, clara está a situação de traficância, não havendo dúvida. Frise-se, por oportuno, que para configuração do crime de tráfico de drogas, não se faz necessário que o infrator seja surpreendido no ato de mercancia, visto tratar-se de crime de perigo abstrato.
Convém também grafar-se que toda ação foi desencadeada por um cidadão que delatou aos policiais civis a dupla que pretendia praticar “roubos” na região, em um verdadeiro exercício regular de um direito, ou seja, direito de contribuir para o combate ao crime.
DO TRÁFICO ILÍCITO DE ENTORPECENTES:
Com os argumentos acima expostos carreados ao infracitados entendemos ter o maior imputável em conluio previamente ajustado com o adolescente infrator violado o disposto no art. 33 “caput” da Lei Federal 11.343/06, havendo, em nosso entendimento embasamento legal à exata adequação típica ao artigo de lei eleito, senão, vejamo-las:
1)DA NATUREZA DAS DROGAS: Segundo laudo de constatação provisória, trata-se de CRACK, substâncias altamente destrutiva do sistema nervoso central, responsável por vários óbitos em overdose, que causa dependências física e psíquica, e aliado ao sua comercialização e retorno lucrativo rápido. As drogas, como é típico de traficante, estavam todas embaladas individualmente em pequenas quantidades já prontas para serem comercializadas à granel, facilitando sua disseminação, bem como sua ocultação, alimentando o crime organizado, assim nas palavras do MM Juiz Dr. José Loureiro Sobrinho “… o tráfico é delito grave, inclusive, responsável pelo crescimento da criminalidade em geral, gerando pânico e desassossego na sociedade…”
2)DESENVOLVIMENTO DA AÇÃO: Como acima deixamos assentado policiais civis receberam “notitia criminis”, popularmente conhecida como “denúncia anônima” de um transeunte. Assim diante daquela informação fidedignas obtiveram êxito em localizá-los e prendê-los.
3)DA QUANTIDADE: Novamente repetimos que quantidade não é elementar do crime de tráfico, embora compreendemos seu fator relevante. No caso em tela, não há falar em uso próprio tendo em vista que se assim agíssemos, estaríamos estimulando os traficante a vender sua drogas em pequenas quantidades, tudo para, se surpreendidos fossem alegariam em sua defesa uso próprio. A tese que terçava pela inexistência do crime erigido no art. 16 do diploma nº 6.369/76, atual art. 28 da lei 11.343/06, quando ínfima e insignificante a quantidade do entorpecente, embora obtivesse tímido aceno jurisprudencial, não logrou alcançar prestígio e ressonância, já se encontrando vencida, superada e ultrapassada por farta messe de julgados (RT. 526/392, 601/305, 613/434, 614/402, 619/329, 650/273, 651/372, 676/286, 683/340, 714/350, 715/447, 716/423, 717/383, 718/381, 723/576, 726/635).
No escólio do grande mestre Fernando de Almeida Pedroso, com o peso de sua autoridade professa que “a qualidade entorpecente há de ser aquilatada e dessumida, como ressumbra irrefragável e inconfutável, não em razão da quantidade da substância, mas sim de sua qualidade e propriedade..(grifo nosso).”Além de ser crime de perigo abstrato e ter como sujeito passivo a coletividade, trata-se de crime equiparado ao hediondo, merecendo uma resposta dura das autoridades constituídas. Por fim, deixamos esclarecidos que os traficante cada vez mais estão se utilizando de a jovens ante a facilidade encontrada no E.C.A e a famosa frase “SOU DI MENOR” quando ele é apreendido e mais, a pequena quantidade hoje esta sendo denominado no mundo do crime como “tráfico formiguinha”, pois os adolescente trazem consigo pequenas quantidades para que o prejuízo não seja muito quando surpreendidos pela polícia.
DO CONCURSO EVENTUAL DE PESSOAS
Como sabemos, para caracterizarmos o crime de associação ao tráfico mister se faz a demonstração de um mínimo de estabilidade e vínculo associativo ainda que o intuito seja o de cometer um único delito de tráfico.
Assim manifestou nossa Suprema Corte,
“A parceria ocasional, transitória ou casual também configura concurso eventual de agentes, e não crime de associação criminosa. RT, 622/368. no mesmo sentido STJ, 6ªT., HC 16.709/RJ, Rel. Min. Vicente Leal’.
Desta forma, não encontramos elementos sólido para imputar aos agentes a crime tipificado no art. 35 da lei em comento.
Todavia, não há negar-se que estamos diante de um concurso eventual de agentes.
Não há mister, contudo, que a participação do extraneus se tenha feito decisiva, sob o ótica causal, para o desate delituoso, basta, como ficou devidamente comprovado, denotado uma parcela de influência, constituindo uma das forças concorrentes etiologicamente considerada, para a eclosão do ilícito, facilitando a sua perpetração.
Desta forma, forçoso seria não reconhecer que todos estavam animados da consciência de cooperar e colaborar para o fato criminoso, satisfazendo o que a lei denomina liame subjetivo ou simples scintia maleficci.
DA LESÃO DECORRENTE DE INTERVENÇÃO POLICIAL
Como narrado no corpo do presente Autos, policiais civis ao tentarem abordar um veículo donde supostamente seus ocupantes, munidos de arma de fogo, se preparavam para praticar ilícitos pela região, tentaram lhes abordar quando então o condutor do veículo JASON GOMES DA SILVA, jogou o veículo contra a viatura caracterizada abrindo a janela e jogando algo pela janela, momento em que o policial, temendo pela sua vida e dos companheiros, pensando tratar-se de uma arma de fogo, efetuou disparos, atingindo o pneu do veículo bem como seus integrantes.
No caso em apreço, restou amplamente demonstrado, ainda que sucintamente nos autos o contexto em que se deram os fatos, sendo nítido que os autores provocaram injustamente toda ação, no momento em que jogaram o carro contra a viatura policial, conduzindo, assim, a uma reação por parte dos policiais, cujos meios se revelaram plenamente proporcionais/e / moderados para repelir a agressão injusta.
É sabido, e todos nós temos conhecimento do poder bélico que os bandido trazem consigo no momento da empreitada criminosa.
Fuzis, granadas, explosivos, e outros tipos de armamentos de uso restrito capazes de furar até mesmo uma blindagem, o que torna vulnerável uma viatura policial.
No caso em testilha os policiais repeliram uma agressão injusta usando dos meios moderados e necessários que dispunham no momento, tanto é verdade que os disparos foram dados no intuito de parar o veículo, atingindo o pneu.
De início, observa-se que há elementos indiciários que indiquem ter sido a ação dos policiais acobertada pelo manto de uma excludente de ilicitude.
Na hipótese sub examine, segundo consta, a ação foi iniciada pelos increpados, motivado pela intenção de fugir da ação policial e não serem presos, tendo em vista trazerem consigo drogas.
Como sabemos, o instituto da legítima defesa, desde que se tem notícias de sua existência, sempre exigiu como condição ao seu reconhecimento o emprego de meio moderado contra a injusta agressão. Conforme lição de Nélson Hungria,
“já no direito romano se encontra, quase com as mesmas linhas que lhe traça o direito moderno, o instituto da legítima defesa. A injusta agressão (aggressio injusta) e a atualidade desta (periculum proesens), a necessidade da reação violenta (se outro recurso não podia ser empregado sine periculo) e a moderação do contra-ataque (moderatio tutelae) já eram, como hoje, condições à licitude da defesa privada.” (Comentários ao Código Penal, Ed. Forense, 4ª edição, RJ, 1958, vol. I, tomo II, página 281).
Os depoimentos prestados de maneira segura, uníssona e coerente, mostraram, com clareza, a sequência dos acontecimentos, que culminaram com as lesões sofridas pelos agentes, demonstrando que os policiais agiram sob a excludente da legítima defesa, usando moderadamente dos meios necessários para repelir injusta e atual agressão praticada pela vítima (os increpados).
“Legítima defesa Ocorrência Homicídio Policial que, ao ser agredido por vítima armada com facão, desfere tiro contra o oponente Agressão injusta e atual caracterizada” (RT 882/620).
“Legítima defesa Ocorrência Homicídio Policial militar que, no exercício de suas funções, dispara um único tiro mortal contra vítima embriagada e armada que resistia à prisão Comprovação da utilização de meios moderados para repelir injusta agressão Inteligência do art. 25 do CP” (RT 876/637).
Desta forma, amparado em doutrina de escol e diante dos fatos a mim apresentados, ouso reconhecer, ao menos por ora, a legitimidade da ação dos policiais civis.
DA NÃO LIBERAÇÃO DO ADOLESCENTE
O ato infracional praticado pelo inimputável figura-se como crime de tráfico ilícito de entorpecentes.
DA GRAVIDADE:
Sabemos que este crime não possui em suas elementares, violência ou a grave ameaça à pessoa o que em tese, legitima prontamente a restituição de suas liberdades.
Todavia, ainda que ausente as elementares supracitadas, amparados pelo disposto no art. 174, segunda parte do E.C.A, evidenciamos que no caso em tela, a privação cautelar da liberdade do adolescente se justifica para resguardar a ordem pública.
Assim, nasce no bebedouro da sociedade, um grupo de infratores alheios ao compromisso com o próximo, haja vista ausência de punho forte do legislativo em atualizar suas leis, o que denominados de “mutação constitucional”.
Nesta alheta e diapasão, verificamos que deve haver uma atuação forte, ao ponto de inibir, não só utilizando de campanhas educativas, mas também de aplicação efetiva do ius puniendi estatal para que a célere frase “ SOU DI MENOR” não campei em nossa sociedade, gerando comentários negativos a Justiça.
Comentário: O assunto menores infratores é tema de diversas matérias jornalísticas. Ouvimos falar na mídia sobre soldados do tráfico, assistimos a filmes como “Cidade de Deus” retratando menores trabalhando no crime e, infelizmente, São João do Piauí também vive essa realidade. Uma dura realidade que veio à tona com a descoberta, por parte da polícia, de que os arrombamentos praticados na cidade foram feitos por menores. O pior é que todos os menores apreendidos pelo envolvimento com esses arrombamentos já se encontram soltos.
Somos conhecedores da lei, que fala que criança e adolescente não cometem crime, mas sim um ato infracional. O menor infrator pode ser internado de forma provisória, antes da sentença judicial, pelo prazo máximo de 45 dias, exceto nos casos em que o ato infracional cometido seja com violência ou grave ameaça à vítima (com pena superior a quatro anos de reclusão para crimes) ou se o ato cometido for equivalente a crime hediondo.
Na realidade estamos à mercê de uma lei que protege o menor (menor só na idade, a cabeça para praticar maldades é a mesma dos maiores). E como ficam os comerciantes que ao entrarem pela manhã em seus estabelecimentos se depararam com a cena de ver seus comércios arrombados? Como fica a população sabendo que um menor pode fazer qualquer coisa e nada vai acontecer? Como ficam os nossos lares que a qualquer momento podem ser invadidos na noite, já que “crime a noite sem violência não é classificado como crime suficiente para acarretar a apreensão dos menores”? A internação numa Casa de Recuperação em Teresina pode torná-los pior?
O adolescente infrator praticou o ato infracional em concurso de agentes o que torna ainda mais lesiva a conduta, aflorando o clamor público em busca de justiça.
DA REPERCUSSÃO SOCIAL
Certamente se colocado em liberdade imediatamente, não sentirá o peso da responsabilidade, e voltará ao mundo espúrio do crime gerando sensação de impunidade e falta de pulso do poder público, incutindo em sua mente, ainda em formação e em tempo de ajudá-lo e educá-lo. Na atual conjuntura, se não barrarmos os adolescente com leis duras, nascerá, já já, grupos que aliciaram os homens de bens à fazer justiça com as próprias mãos, perdendo o Estado o poder repressor, assim como assistimos a poucos no Estado do Rio de Janeiro, fazendo nascer em nosso Estado as chamadas milicias paralelas com a falsa promessa de proteção ante a fragilidade do Estado.
Assim Excelência, entendemos que a apreensão do adolescente infrator é medida de rigor para manutenção da ordem pública.
Ainda que ausente as elementares supracitadas, amparado pelo disposto no art. 174, segunda parte do E.C.A, e dos ensinamento do mestre Paulo Afonso Garrido de Paula:
“caso haja, evidenciado o perigo a sociedade, desde que devidamente fundamentado, não se restitui ao adolescente sua pronta liberdade.
Há, ainda, quem defenda que gravidade do delito se mensura pelo fato do delito ser apenado com reclusão.
Os parâmetros para dimensionar a gravidade do ato infracional não foram expressos no ECA, razão pela qual há controvérsias sobre como defini-la. Para alguns doutrinadores, o critério residiria apenas no fato de o crime ser punido, em abstrato, com pena de reclusão (Cury, Garrido e Marçura apud DEL-CAMPO e OLIVEIRA, 2005, p. 162; CURY, 2005, p. 534 e ROCHA, 2002, p. 470). Outros, porém, defendem a análise da gravidade realizada casuisticamente (nesse sentido ROSSATO, LÉPORE, SANCHES, 2010, p. 336 e CURY, 2005, p. 416).
Assim, entendemos, conforme motivação abaixo, presentes os requisitos que impedem, por ora, da liberdade:
Assim repise-se, e, é cediço, a crescente onda de delitos praticados por adolescente, ante a ausência de sanção penal condizente com gravidade do delito.
DA EFETIVA APREENSÃO EM FLAGRANTE DELITO:
Ante ao exposto, resultando das respostas fundadas suspeitas contra os conduzidos, dou voz de prisão à JASON GOMES DA SILVA e apreensão à DAVID DA SILVA SOUZA por violações aos dispostos no art. 33 “caput” da Lei Federal 11.343/06 c.c. art. 29 todos do CP. e determino sua custódia imediata, sendo o adolescente infrator ficou em observação no hospital local sob a escolta da Equipe da DIJU.
ISSO É POLÍCIA CIVIL
S.J.Campos, 13 de Março de 2013 às 23h42
REGIS WANDERLEY GOTUZO GERMANO DELEGADO DE POLÍCIA
CurtirCurtir
MOVIMENTO FORA MULA – PETRALHAS MENSALEIROS NUNCA MAIS!
29/04/2014 14h02 – Atualizado em 29/04/2014 14h24
Movimento ‘Volta Lula’ incomoda o ex-presidente, diz Gilberto Carvalho
Ministro relatou ter conversado com Lula sobre a pressão de aliados.
Bancada do PR na Câmara anunciou nesta terça apoio à campanha.
Um dia após deputados do Partido da República (PR) anunciarem apoio ao chamado movimento ‘Volta Lula”, o ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Gilberto Carvalho, garantiu que não há possibilidade de o ex-presidente da República disputar a eleição de outubro no lugar de Dilma Roussefff. Ex-chefe de gabinete de Lula no Palácio do Planalto, Carvalho disse que Lula está “incomodado” com a mobilização dos aliados.
“Eu estive com o presidente Lula e ele está muito incomodado com esse processo. Para ele, nada é mais constrangedor do que esse tipo de proposta”, relatou o ministro durante a cerimônia de posse do secretário executivo do Ministério da Previdência Social, Carlos Eduardo Garbas, no conselho administrativo da Associação das Pioneiras Sociais – Hospital Sarah Kubitschek.
Nesta segunda, a bancada do PR na Câmara convocou a imprensa para declarar apoio ao movimento “Volta Lula”, que tem adeptos no PT e defende que o ex-presidente concorra à eleição presidencial
Em entrevista coletiva, o líder do partido na Casa, deputado Bernardo Santana (MG), leu um manifesto assinado por 20 dos 32 deputados federais em que a bancada “reivindica” o retorno de Lula. Segundo Santana, se o PT mantiver Dilma, os deputados pretendem discutir o apoio à candidatura do PT na convenção nacional do PR.
“Essa hipótese [candidatura de Lula] não existe. Essa hipótese é zero. Zero porque o próprio presidente Lula está determinado a dar todo seu empenho e sua vida para a reeleição da presidente Dilma. A vitória do presidente Lula é a reeleição da presidente Dilma”, declarou Carvalho.
Apesar das críticas de alguns governistas à presidente da República, Gilberto Carvalho disse esperar que o movimento “Volta Lula” não tente enfraquecer a reeleição de Dilma. Na visão do ministro, a adesão de petistas à campanha pelo retorno de Lula pode fortalecer os adversários da chefe do Executivo.
“Eu respeito a posição de quem pensa diferente, no caso de uma parte dos membros do Partido Republicano, mas, da nossa parte, ela [Dilma] é nossa candidata e espero que o movimento não tente enfraquecer uma proposta que será vitoriosa, com muita luta”, ponderou.
“E alerto aos meus companheiros de partido que esse tipo de expressão vem a favorecer aos adversário, só vem a nos fragilizar. Por isso que me insurjo fortemente contra esse tipo especulação ou de opinião, sobre tudo quando vem dentro do meu partido”, complementou.
http://g1.globo.com/politica/eleicoes/2014/noticia/2014/04/movimento-volta-lula-incomoda-o-ex-presidente-diz-gilberto-carvalho.html
CurtirCurtir
Em outros tempos o Agentel estaria na máquina de telex. Como não há mais telex, o profissional fica ocioso, uma vez que fazer pesquisa e operar o rádio qualquer um sabe fazer. Se tivesse havido a tão esperada reestruturação, o mesmo poderia estar ajudando o Escrivão, ou até mesmo trabalhando em outro Distrito. A probabilidade de um profissional ocioso cometer erros é muito maior. Uma administração competente deve conhecer as atividades de todos os funcionários, e saber reconhecer quando é hora de extinguir está ou aquela carreira, por conta de inovações tecnológicas ou qualquer outra razão, e reaproveitá-los em outras funções. A carreira de Carcereiro foi extinta, e os profissionais estão a ver navios. Nos vinte anos de governo do PSDB em São Paulo, já tivemos vítima sendo roubada dentro de delegacia, adolescentes encontrados dentro de delegacia fumando maconha (não havia policiais na delegacia em virtude de os mesmos terem sido liberados para assistirem ao jogo da copa), e agora esta tragédia. Se está bom para a população, o que as pesquisas de intenção de voto apontam, não há nada que possamos fazer, a não ser esperar o próximo capítulo desagradável desta novela interminável.
CurtirCurtir
A BALANÇA DO LOGOTIPO DA POLÍCIA CIVIL NÃO PODE PESAR SÓ PRA UM LADO. A BALANÇA SIGNIFICA JUSTIÇA!
A BALANÇA DA JUSTIÇA TEM QUE SER HONRADA E NÃO MANIPULADA, CASO NÃO FUNCIONE VAMOS PARA A BALANÇA DO TJ OU STJ CHEGA DE INJUSTIÇA, POLICIAIS APANHAM NA CARA E AINDA SÃO PUNIDOS QUE JUSTIÇA É ESTA, NÃO PAGAM FUNDO DE GARANTIA NEM SEGURO DESEMPREGO, NÃO PODEM SER INJUSTOS OU ARBITRÁRIOS SÓ PRA FAZER MÉDIA PARA ESTATÍSTICA DA INJUSTIÇA!
CurtirCurtir
e o reajuste ????????????
CurtirCurtir
O Projeto de Lei nº 275/2001 (que regulamenta a aposentadoria da servidora policial mulher, alterando a LC 51/1985) não seria inconstitucional por vício de iniciativa, uma vez que foi proposta pelo falecido senador Romeu Tuma?
CurtirCurtir
Se fosse o policial que tivesse morrido em invasão de DP tava tudo certo, e a mídia porca, não tava nem comentando o ocorrido, pois só lembram do policial quando mata, mais quando morre….. Concordo com o amigo acima, sem funcional, e a arma até esqueço onde escondi. Temos que parar de ser notícia, como vítima ou autor e deixar essa merda toda explodir com índices alarmantes de violência a respingar diretamente na cara do atual rei.
CurtirCurtir
Nesse caso não é MORTE EM DECORRENCIA DE INTERVENÇÃO POLICIAL.
CurtirCurtir
ELEIÇOES CHEGANDO E O ALCKIMIM,EM PRIMEIRO LUGAR,TEM GENTE QUE GOSTA DE SE FUDER,ENTAO DEIXA QUE SE FODA!
CurtirCurtir
A proposito e o que aconteceu com o PM que entrou correndo no DP e causou toda essa confusão? parece que ele entrou atirando também alguém sabe mais detalhes
CurtirCurtir
será que para ele não vai pegar nada?
CurtirCurtir
A realidade, da-se o nme de desvio de função com ordem de superior ou seja, o funcionário quen é agente de telecomunicção se transmuda em investigador e assim vai até o dia que acontece uma trajedia ai a culpa é exclusiva do funcionário usado indevidamente e pago indevidamente bem como treinado indevidamente sé que existe cursoe treino na Policia Civil graças a nobre administração de anos a fio .Eis o resultado .
CurtirCurtir
Por essa e outras é que me limito a fazer o mínimo. Não me arrisco por ninguém. Antes que alguém me apedreje, ja troquei tiros, derrubei um mala, fui condutor de inúmeras canas, mas hj, só me arrisco por minha família e ninguém mais.
CurtirCurtir
E A REESTRUTURAÇÃO DE SÃO PAULO???
OLHEM:
NO RIO DE JANEIRO, CARCEREIRO DA POLICIA VIROU INVESTIGADOR:
http://gov-rj.jusbrasil.com.br/legislacao/190121/lei-3586-01
EM SANTA CATARINA:
http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Pol%C3%ADcia_Civil_do_Estado_de_Santa_Catarina&oldid=16552975
SANTA CATARINA:
http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Pol%C3%ADcia_Civil_do_Estado_do_Rio_Grande_do_Sul&oldid=10866842
NO PARANÁ:
http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Pol%C3%ADcia_Civil_do_Estado_do_Paran%C3%A1&oldid=16967998
EM MINAS GERAIS:
http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Pol%C3%ADcia_Civil_do_Estado_de_Minas_Gerais&oldid=20900137
E SÃO PAULO NINGUÉM É POLICIAL SOMENTE O INVESTIGADOR
CurtirCurtir
Ao meu ver, tem que extinguir a carreira de agentel, bando de inúteis, que não serve pra nada, a não ser pra fazer cagada, esse fato serviu para mostrar a urgente necessidade da reestruturação, enquanto o governo enrola gente vai morrendo e o crime vai crescendo, é hora de agir, e que ocorra logo a reestruturação, pra que nos carcereiros possamos passar a investigador e ai vamos mostrar como se trabalha direito e com eficiência, agentel precisa passar tudo pra escrivão.
CurtirCurtir
Só faço uma pergunta: QUEM ESCALOU O AGENTE DE TELECOMUNICAÇÕES PARA TRABALHAR NO PLANTÃO POLICIAL?
Todos sabem que o agente de telecomunicações não recebe nenhum tipo de treinamento para trabalhar na rua como operacional. Sua formação é para operar os sistemas de comunicação da Polícia Civil, é função de apoio, de meios. Não fosse o bastante, certamente não tem a experiência, a vivência que só aqueles que trabalham na rua adquirem com o passar do tempo, fato que certamente evitaria essa tragédia que mais uma vez macula a Instituição Policial Civil.
Assim sendo, entendo que a Autoridade Policial que o escalou em desvio de função é tão culpada quanto ele, devendo responder na medida de sua culpabilidade.
Até quando vão continuar tapando o sol com a peneira…CHEGA DE DESVIOS DE FUNÇÃO NA POLÍCIA CIVIL.
CurtirCurtir
MEUS CARO COLEGAS FLITADORES, O ASSUNTO QUE ESTOU POSTANDO ABAIXO, ALEM DE SER UM TEXTO LONGO, NADA TEM HAVER COM O ASSUNTO EM EPIGRAFE, MAS E DE BASTANTE INTERESSE POPULAR, E EU GOSTARIA QUE ESSE TEXTO PUDESSE SER LIDO POR TODOS, E SE POSSIVEL QUE TODOS QUE TOMAREM CONHECIMENTO QUE FAÇAM QUE AS REDES SOCIAIS POSSAM TAMBEM SEREM ALCANÇADAS, ABRAÇOS A TODOS.
endif]>Esse é o padre!
JÁ SABEMOS DE TUDO QUE ESTE PADRE CORAJOSO RELATOU.
SE ESTA CORJA CONTINUAR,
SERÁ REALMENTE O FUNDO DO POÇO.
O QUE PODEMOS FAZER É VOTAR CONTRA ESTES BANDIDOS.
Paróquia de Santa Luzia
Arquidiocese de Natal
Diante da desgraça de desgovernos petistas, que transformaram o poder público em um covil de bandidos e o país em um paraíso de patifes impunes, o bando de Collor derrubado pela vontade da sociedade, virou brincadeira de criança levada!
As contundentes vaias e xingamentos, com luzes piscando na Barra da Tijuca e em diversos locais do Brasil depois do discurso da “presidente”, são mais uma clara demonstração da rejeição social para com esse desgoverno espúrio,que luta com as formas mais desonestas possíveis para se manter no poder em 2014.
Como uma “presidente” tem a coragem de declarar, por exemplo, em rede nacional, que os investimentos da construção dos estádios foram somente de origem privada?
TODAS as obras foram financiadas em condições generosas pelo BNDES!
Estádios públicos, construídos em áreas públicas e com dinheiro público, vem sendo reformados com dinheiro público e posteriormente serão entregues a clubes e empresas privadas para que daí tirem o seu injustificável lucro.
Isso não é o papel de um líder de uma nação mas de alguém motivado por inconfessáveis motivações de um golpe
para transformar o país em uma Cuba Continental.
Esta “senhora”, em seu precário discernimento pensa que a sociedade somente tem idiotas a serviço dessa classe política nojenta e de seus cúmplices canalhas.
Vamos lembrar que essa tal “presidenta” foi protagonista de uma luta terrorista que nunca pretendeu a democracia, que ceifou a vida de mais de 120 civis e militares e continua sendo a leal fantoche do mais sórdido político da história do país.
Obedece e se aconselha com seu guru, o retirante analfabeto e espertalhão, o patife líder, denunciado como verdadeiro chefe da gangue dos 40 que subornou o Parlamento, uma quadrilha que deveria já estar presa mas que continua livre, leve e solta por incompetência de um Poder Judiciário em estado de podridão terminal, por obra e graça do PT e de seus cúmplices,
em todas as instâncias desse poder degenerado.
Por isso e muito mais essa malfadada guerrilheira travestida de “presidenta” não tem a menor condição moral de ameaçar a sociedade, em rede nacional, num discurso grotesco disfarçado de conciliação.
Mesmo que não concordemos com a promoção de destruições do patrimônio público nem de propriedades privadas como instrumentos de protesto, que condição moral tem essa “senhora” de criticar os vândalos, já que no seu tempo de luta por “transformações sociais” colocou fogo no país promovendo,juntamente com seus cúmplices, atos terroristas, sequestros, roubos a bancos e assassinatos de civis e militares – fez muito pior do que os manifestantes mais revoltados, infiltrados de bandidos, estão fazendo!
Nada pode ser aproveitado desse discurso leviano
– a não ser a preparação de um golpe –
uma verbalização da voz de uma sórdida alma terrorista que ficará na história da política,
depois de manifestações em massa contra a degeneração moral do país.
Esse discurso não passa de uma peça de profunda idiotice montada por marqueteiros de plantão
inspirados pelos conselhos do mais sórdido político que o Brasil já conheceu, o padrinho da “presidenta”.
Apenas evidencia que estamos a mercê de psicopatas degenerados
e que estes vêm conduzindo a destruição política e econômica desta nação.
Foram compromissos vazios, sem vislumbre de honestidade ou sinceridade,
visando uma estúpida desqualificação e esvaziamento de um movimento legítimo
– muito maior do que a farsa do “Movimento Passe Livre” organizado pelo PT para atingir o governador de SP –
e para a preparação final de mais um estelionato eleitoral
que está correndo um crescente risco de não se concretizar pela tomada de consciência do povo.
Esse mesmo povo que a assustou pois voltou a compreender que o poder público da era PT foi transformado em um covil de cândidos e que a manutenção dessa sórdida classe política no poder é autorizar em 2014 um regime fascista,
comandado pelo PT e seus asseclas, para sustentar a corruptocracia.
Um discurso vazio de verdades, que não pretendeu soluções, que não tocou em nada caro à quadrilha,
que pretendeu apenas preservar o status quo do seu projeto de poder perpétuo. Um discurso que justifica um imediato…
– chegamos no limite da nossa paciência ordeira –
impeachment da “presidenta” do PT, que não se comporta como “presidente” do país,
mas como uma golpista com atos e motivações já amplamente divulgadas na Internet:
– cumplicidade em todos os atos dos dois desgovernos de seu antecessor
e que já foram pública e sistematicamente rejeitados pela sociedade;
– transformação do poder público em um covil de malfeitores, favorecendo durante os últimos anos
a criação de uma verdadeira casta de mafiosos dapolítica e exploradores da sociedade;
– absoluta degeneração moral dos poderes da República liderados pelo fascismo do Poder Executivo;
– incompetência, desonestidade, corrupção, enganação, suborno e mentiras como instrumentos da implantação
de um projeto de poder com a marca de uma corruptocracia,
que pretende escravizar o país a um poder retrógrado, fascista e degenerado;
– obras inacabadas, superfaturadas, mal feitas, não fiscalizadas, cujo principal objetivo é a transformação
de verbas públicasem”caixinhas”,”parcerias” e subornos;
– deliberada falência da educação e criminoso abandono da saúde, da segurança e do saneamento básico;
– deterioração crescente da estrutura econômica do país com um processo de sucateamento da indústria em andamento,
e a perda de competitividade internacional. A receita de poder dos medíocres que a cercam:
Nicolás Maduro, Evo Morales, Cristina Kirchner, Ahmadinejad, Castro
e tantos outros canalhas são seus parceiros preferenciais!
– irresponsável e inconsequente perdão de dívidas, além de empréstimos secretos a outros países ideologicamente pervertidos;
– utilização das empresas estatais para praticar um incontrolável empreguismo de meliantes do PT;
– abandono das obras de transposição do rio São Francisco, um dos incontáveis instrumentos de estelionato eleitoral;
– um covarde estímulo à luta de classes, à invasão de propriedades particulares e à desagregação da sociedade;
– um vergonhoso assistencialismo, que custa todos os meses bilhões para oscontribuintes, com a clara intenção de escravizar
os menos favorecidos, via manutenção da pobreza e da ignorância, às manipulações eleitorais da canalha política;
– o descontrole irresponsável e sem volta da dívida pública e da inflação;
– o intencional crescimento da máquina governamentalque consome bilhões dos contribuintes de forma inconsequente.
O desperdício escandaloso do dinheiro que poderia ser aplicado
na saúde, na educação, na segurança e no saneamento;
– como reza a cartilha revolucionária, estimula a deterioração dos valores familiares com a disseminação
do homossexualismo entre jovens e adolescentes em fase de formação de caráter e personalidade;
– a transformação da classe dos professores públicos não-petistas em mão de obra de segunda classe e reféns de estudantes
que os agridem ou os ameaçam em sala de aula. A elaboração das cartilhas petistas de deformação moral e
o aparelhamento dos conselhos tutelares que os afastam os jovens da disciplina imposta por suas famílias;
– subordinação da política externa às ordens do nefasto Foro de São Paulo, com o país seguindo as decisões do populismo ditatorial
que toma conta da América Latina;
– covarde e sistemática perseguição e humilhação das Forças Armadas com a clara intenção de se defender da justa reação
dos nossos militares à tentativa de transformar o Brasil em uma Cuba Continental; O sucateamento das
instituições militares sempre foi um dos pilares dos movimentos revolucionários e descambaram em
“ditaduras do proletariado”. As suas consequências sempre foram banhadas em sangue
dos que ousaram levantar a voz em dissidência.
Repetindo:
Por tudo isso e muito mais a tal “presidenta” não tem a menor condição moral de ameaçar a sociedade
em rede nacional em um discurso disfarçado de conciliação!
O que a “presidenta”, seus lacaios, e todos os seus cúmplices canalhas não perceberam ainda,
é que o Brasil acordou de uma hibernação patriótica de mais de vinte anos,
imposta pela fraude de abertura democrática promovida por sucessivos desgovernos de corruptos e traidores do país.
Que as manifestações e a greve geral organizada para 1º de julho mostre definitivamente
a esse desgoverno espúrio que discursos levianos em rede nacional
não irão adormecer novamente o país no sono dos omissos e covardes.
A hora da mudança é agora, pois o Brasil acordou do silêncio imposto pelos cafajestes da política.
Se você concordar que algo precisa ser feito.
Se acredita que é chegada a hora de dar um BASTA!
Ao lodo espalhado pelo PT e demais “cumpanheros”, divulgue.
Edite, complemente, aprimore… mas não deixe de repassar.
Faça ouvir o seu grito e permita que ele se multiplique.
Esta mensagem precisa alcançar todas as redes sociais.
Isto, e o voto responsável, são os melhores caminhos para que o seu futuro
e o dos seus descendentes seja de paz e tranquilidade.
Pe. Umberto
Paróquia de Santa Luzia
Arquidiocese de Natal
CurtirCurtir
O COLEGA ALI EM CIMA PERGUNTOU QUEM ESCALOU O AGETEL. PODE SER QUE ELE ATÉ ESTIVESSE PAGANDO PLANTÃO PRA OUTRO COLEGA PARA GANHAR UM QUALQUER PRA LIVRAR A FEIRA DE DOMINGO. ME COLOCO NO LUGAR DO AGETEL E DE SUA FAMÍLIA E PENSO O SEGUINTE: O CARA SAIU PARA TRABALHAR, TIRAR SUAS DOZE E VOLTAR PRA CASA, AI DA UMA MERDA DESSA. É FODA! SE COLOCA NO LUGAR DO CARA. GARANTO QUE ELE NÃO SAIU DE CASA PENSANDO EM DAR TIRO NO JAPONES E TOMAR TIRO TAMBÉM. FINAL DA HISTORIA: O CARA VAI EM CANA, PERDEU O TRAMPO, VAI GASTAR UMA BALA DE ADVOGADO, FODEU COM SUA FAMILIA E SAIU COM UMA MÃO NA FRENTE OUTRA ATRÁS. RESUMO: NÃO COMPENSA SER POLICIA, NÃO SÓ EM SP, EM QUALQUER LUGAR. ESTOU ESTUDANDO PRA SAIR FORA DESSA MERDA, TÔ FORA….
CurtirCurtir
Carcepol Decap,
Pelo visto algum agetel saiu com sua mulher né…. Afinal destila tanto ódio. É a famosa dor de corno.
CurtirCurtir
VAI DAR MERDA:
É exatamente por isso que sou contra os desvios de função. Quando saimos de casa para o trabalho tudo pode acontecer. Se nada ocorrer, tudo passa desapercebido, mas se algo der errado…fudeu. Tivesse ele trabalhando na sua salinha fresquinha, com ar condicionado e internet, nada disso teria acontecido (pelo menos com ele) e o salário do fim do mês (igual, por sinal) estaria garantido. Na policia não precisamos procurar problemas…eles nos procuram.
CurtirCurtir
Sou partidária do PSDB, e afirmo a todos que teremos reajuste de 10% na segunda quinzena de julho de 2014, depende apenas de nosso força de vontade, em mostrar trabalho e produção, e de nossa fidelidade ao governo, devido ao não cumprimento das metas, por nossa própria incompetência, não temos alcançado o índice para o bônus, mas 10% é certeza e mais:
Reestruturação:
– Teremos quatro na níveis na carreira:
– Nível I – 0 a 10 anos na carreira;
– Nível II – 10 a 20 anos na carreira;
– Nível III – 20 a 30 anos na carreira;
– Nível superior mais de 30 anos.
– Será extinta a promoção por merecimento (maçanetas, administrativos e puxa sacos).
Apenas 7 carreiras:
– Delegado;
– Perito;
– Investigador;
– Escrivão;
– Agente Policial;
– Agente de Perícia;
– Médico Legista;
– Abertura de:
– 1200 vagas para investigador;
– 1800 vagas para escrivão;
– 2000 vagas para agente policial;
– 500 vagas para agente de perícia.
Mas para tudo isso acontecer, temos quer trabalhar muito, mostrar para o governo produção, aumentar o índice de esclarecimento, aumentar toda produção, temos que ser assíduos e fieis ao governo de São Paulo, a quem devemos servir e dar o sangue a cada dia, só assim o governo nos recompensará.
CurtirCurtir
Escrivã Bauru,
No seu sonho de reestruturação, me diga qual seria a diferença de funções entre investigador e agente policial?
Fariam a mesma coisa só que com salario diferente?
É apenas para um se julgar melhor que o outro? Não entendo mesmo esse pensamento.
CurtirCurtir
ESCRIVÃ URUBU disse:
29/04/2014 ÀS 22:26
Sou partidária do PSDB, e afirmo a todos que teremos reajuste de 10% na segunda quinzena de julho de 2014, depende apenas de nosso força de vontade, em mostrar trabalho e produção, e de nossa fidelidade ao governo, devido ao não cumprimento das metas, por nossa própria incompetência, não temos alcançado o índice para o bônus, mas 10% é certeza e mais:
Reestruturação:
– Teremos quatro na níveis na carreira:
– Nível I – 0 a 10 anos na carreira;
– Nível II – 10 a 20 anos na carreira;
– Nível III – 20 a 30 anos na carreira;
– Nível superior mais de 30 anos.
– Será extinta a promoção por merecimento (maçanetas, administrativos e puxa sacos).
Apenas 7 carreiras:
– Delegado;
– Perito;
– Investigador;
– Escrivão;
– Agente Policial;
– Agente de Perícia;
– Médico Legista;
– Abertura de:
– 1200 vagas para investigador;
– 1800 vagas para escrivão;
– 2000 vagas para agente policial;
– 500 vagas para agente de perícia.
Mas para tudo isso acontecer, temos quer trabalhar muito, mostrar para o governo produção, aumentar o índice de esclarecimento, aumentar toda produção, temos que ser assíduos e fieis ao governo de São Paulo, a quem devemos servir e dar o sangue a cada dia, só assim o governo nos recompensará.
MINHA COLEGA, VC QUERER TRANSMITIR ALGO QUE POR ACASO ESCUTOU PELOS CORREDORES ( BIZU) TUDO BEM, MAS PROMOVER UMAS PALHAÇADAS DESSAS COMO FEZ ACIMA, INCITANDO A TODOS TRABALHAREM MAIS AINDA, ME EXPLICA, DE QUE FORMA MINHA CARA, DEIXA DE SER PUXA SACO, DESSA VEZ VOU TE RESPEITAR E NAO VOU MANDAR VC PARA VARIOS LUGARES E FAZEREM TAMBEM MUITA COISAS, MAS SOMENTE DESSA VEZ OK, E PACIENCIA TEM LIMITES.
DE UMA OLHADINHA NO SEU NOME ACIMA, ORNOU BEM AO SEU ESTILO.
CurtirCurtir
CARLÃO disse:
29/04/2014 ÀS 22:36
Escrivã Bauru,
No seu sonho de reestruturação, me diga qual seria a diferença de funções entre investigador e agente policial?
Fariam a mesma coisa só que com salario diferente?
É apenas para um se julgar melhor que o outro? Não entendo mesmo esse pensamento
CARLAO, PERDE TEMPO NAO, ESSA ESCRIVA DE URUBU E MAIS UMA ACHOLOGA DO FLIT,
CurtirCurtir
Galera, o que acontece quando um delega recebe a papelada da perícia de um funcionário com recomendação de readaptação e com o rol de atividades e não promove essa readaptação?
CurtirCurtir
Esse bônus foi apenas mais uma jogada política utilizando a polícia como marketing, ainda mais com o tal “Instituto sou da paz” no meio, que não passa de um bando de idealistas desocupados, não entendem nada de polícia, mais entendem muito de política e malandragem, jamais veremos um tostão desde bônus, o colega carcereiro frisou muito bem, ao invés de bônus produção é realmente um “BÔNUS ENGANAÇÃO”.
CurtirCurtir
Sistema Policial Falido
De vítima do descaso à vítima fatal
Tanto na delegacia como na abordagem policial
Erro de interpretação? Erro grave?
É muito mais do que isso. É puro despreparo, desequilíbrio emocional, quiça falta de vocação profissional. É um sistema policial adoecido, ultrapassado, apodrecido que não atinge aos anseios sociais, na medida em que seus integrantes não conseguem entender que suas atribuições existem para proteger e servir aos cidadãos de bem que são a quase totalidade do organismo social e ainda conseguem protagonizar eventos graves como os acontecidos nos últimos dias.
A repercussão dessa notícia vai robustecer a imagem de terra sem lei que o Brasil tem no exterior, mormente às vésperas dos grandes eventos desportivos internacionais que se avizinham. Vai o alerta aos turistas antes de saírem de seus países: Vocês vão, mas não garanto que voltarão.
Um cidadão de bem, aproveita seu descanso semanal para resolver um problema pessoal que sequer era noticiar uma infração penal em boletim de ocorrência policial, mas tão somente obter um documento público para poder se ressarcir de pequenos danos em seu veículo.
Não se utiliza da festejada delegacia de polícia eletrônica para registrar o fato porque sua empresa seguradora não aceita documento lavrado na citada delegacia virtual, vai numa delegacia do município onde reside, acompanhado da noiva e a partir daí começa seu calvário: “ Horas de espera e o incrível, inverossímil, inacreditável e inaceitável acontece. Dentro da repartição pública onde, em tese, seria o local mais seguro para abrigá-lo, do nada, surgem disparos só desfechados por policiais que acabaram por atingi-lo mortalmente.”
Agente de telecomunicação não tem, entre suas atribuições, a de fazer a proteção das pessoas e da repartição pública. Não tem atribuição de fazer investigação de campo. Não é uma questão de ter agido com culpa ou dolo, mesmo diante de uma falsa percepção da realidade não teria qualquer motivo para sacar de uma arma e efetuar disparos a esmo, sem alvo, sem motivo, só parando por ter sido baleado por outro policial da mesma equipe de plantão. O verdadeiro policial é o que se encontra preparado para enfrentar o perigo procurando demovê-lo preservando sua segurança e a de terceiros.
Como numa abordagem veicular, onde uma vítima de sequestro relâmpago, ao ver a viatura policial, momentaneamente acreditando que estava salva, ao sair do veículo, segurando um celular, pode ser , por erro de interpretação, confundida como se fosse o marginal e fuzilada por policiais?
Lamentável. Puro Despreparo. Falta de profissionalismo, motivação, estresse no trabalho com necessidade de fazer bico oficial ou não, baixa remuneração com problemas econômicos domésticos ou não dela decorrentes, enfim, sistema policial apodrecido, falido, arcaico, oceano para poucos e deserto para quase todos, a corte para os amigos do rei e o lixo para todos os demais.
Passou da hora desse sistema de segurança falido ser repensado, reorganizado, remodelado de modo a atender os reclamos sociais.
Que Ele ilumine os dois e seus familiares e também proteja os policiais para não protagonizarem fatos tão lamentáveis.
CurtirCurtir
QUERO FAZER ALGUNS COMENTÁRIOS, TENDO EM VISTA A ESTA PARTIDÁRIA DO PSDB.
MONSTRAR SERVICO POR NOSSA INCOMPETÊNCIA, SÓ OUVINDO ISTO DE UMA PESSOA FORA DOS QUADROS POLICIAIS, QUE E CLARO E LÍMPIDO, DESTA PESSOA PARTIDÁRIA DO PARTIDO QUE ADMINSTRA ESTE ESTADO A 20 ANOS.
ANTES DE COBRAR ESTAS ATITUDES, PRIMEIRO ESPERO QUE AJUSTEM AS CARREIRAS QUE ESTÃO GANHANDO O SALÁRIO ENTRE OS MAIS BAIXOS DO PAIS.
SEGUNDO, QUE AJUSTEM A GRANDE DEFASAGEM DE PESSOAL, E DIGO NAS PERIFERIAS, POIS SAO GRAÇAS AOS COLEGAS DE OUTRAS CARREIRAS QUE ISTO AQUI AINDA ESTA COM AS PORTAS ABERTAS.
TERCEIRO, QUE ESTE PARTIDO ORDINÁRIO, SEJA ONESTO COM A CLASSE POLICIAS E INVISTA NOS PROFISSIONAIS DE SEGURANCA, E NÃO LIGUE PARA O SR. SECRETARIO, PARA PEDIR PARA PUNIR, O POLICIAL QUE COMETE QUALQUER COISA NA CORREGEDORIA.
E POR ULTIMO, QUE PARE DE ROBAR, EM LICITAÇÕES NO TRANSPORTE COLETIVO, VISANDO APENAS GARANTIR UMA APOSENTADORIA MILIONÁRIA EM PARAÍSOS FISCAIS. E AO TOCAR NO ASSUNTO APOSENTADORIA PRA QUE RECONHEÇA A APOSENTADORIA ESPECIAL QUE ESTA NA CONSTITUIÇÃO FEDERAL E NÃO UMA LEI ESTADUAL COMO ANDAM ALEGANDO O DATAPREV.
RESUMINDO SRA. PARTIDÁRIA, VAI CATAR COQUINHO LÁ NO RESORT DO ALKIMIN, QUE ACOBOU DE COMPRAR COM O SEU O MEU E TODO O DINHEIRO DOS PAULISTAS.
CurtirCurtir
Essa história de bônus, desde o início percebi que era mais uma enganação do governo, 171 puro para calar os Policiais Civis e acalmar a Tropa PM, e parece que deu certo, mesmo sem render um centavo até hoje, surtiu um efeito calmante em toda polícia civil, é como um sonho, que mantém a esperança do endividados Policiais do Estado de São Paulo, segundo pesquisa do Sindicato dos Professores de São Paulo, 64% dos funcionários públicos de São Paulo tem 60% do salário comprometido com empréstimo consignado e financiamentos de imóvel ou veículo. Esse “bônus enganação” tem o mesmo efeito de certos placebos, foi uma bela jogada de estratégica de marketing contra os Policiais de São Paulo, pois todos ficam a espera do bônus. mesmo que ele não venha, a espera continua, e alguns até adquirem mais dividas contando com bônus, essa jogada de bônus é velha, mais tem um efeito psicológico muito forte, ainda mais em uma Polícia Civil formada por Policiais endividados, parabéns ao governo, pela inteligência e pela estratégia maquiavélica, contra os já surrados policiais.
CurtirCurtir
O COLLOR FOI MUITO MAIS HOMEM QUE O LULA AO ENFRENTAR MAIS DE 20 PROCESSOS ENQUANTO O BARBA DE ODE MANDOU OS PETRALHAS SEGURAREM O REFRÃO DO MENSALÃO SOZINHOS E PUXAREM CADEIA!
VOLTA LULA O CARALHO!
SE FOR PRA VOLTAR E FODER A BIELA, QUE FODA O PAÍS LOGO DE UMA VEZ E QUE VOLTE O COLLOR!
O senador Fernando Collor de Mello (PTB-AL) criticou nesta segunda-feira o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, e atacou o Ministério Público ao comemorar sua absolvição no último processo contra ele da época em que exerceu a Presidência da República. No plenário do Senado, Collor disse ter sido o homem mais investigado do País e questionou: “quem poderá me devolver tudo aquilo que perdi? A começar pelo meu mandato presidencial”.
“Em que pese ter sido o homem público mais investigado da história política deste País, estou absolvido de todas, absolutamente todas as acusações. Estou inocentado de todas as delações. Repito: estou inocentado de todas as delações. A ninguém é mais dado o direito, salvo por reiterada má-fé, de dizer o contrário ou sequer fazer meras ilações”, disse o senador.
SAIBA MAIS
STF absolve Collor em último processo relativo a impeachment
“Depois de mais de duas décadas, cabe agora perguntar: quem poderá me devolver tudo aquilo que perdi? A começar pelo meu mandato presidencial e o compromisso público que assumi. A tranquilidade perdida por anos a fio, assim como toda a retratação proporcional que todo o ser humano merece ao ser prejulgado sem julgamento, injustiçado sem culpa, vitimado sem dolo e responsabilizado por fatos inventados e versões forjadas”, acrescentou o ex-presidente.
Para o ex-presidente que sofreu um processo de impeachment em 1992, o julgamento da semana passada “reescreve” a história. “O resultado (…) veio não apenas me aliviar das angústias que tenho vivenciado nos últimos 23 anos, mas, igualmente, veio reescrever a história do Brasil na parte referente ao período em que exerci, com muito orgulho e honra, pelo voto direto de todos os brasileiros, a Presidência da República Federativa do Brasil”, disse.
publicidade
No discurso, Collor acusou o Ministério Público de alterar provas testemunhais na tentativa de condená-lo pelas acusações de falsidade ideológica, peculato e corrupção passiva, referentes à época em que ele era presidente da República, entre 1990 e 1992, pelas quais foi julgado na semana passada. Ele foi denunciado por envolvimento em um suposto esquema de fraude em licitações e pagamento de propina.
Segundo a denúncia, empresários do setor de publicidade pagavam propina a auxiliares diretos do então presidente. Em contrapartida, as empresas ganhariam contratos em concorrências direcionadas. Contas pessoais de Collor, como pagamento de mesada para um filho só depois reconhecido pelo presidente, eram quitadas com a arrecadação ilícita, segundo o Ministério Público Federal.
Para Collor, a acusação retirou expressões utilizadas por depoentes para favorecer a acusação. “Um elemento foi sumariamente excluído da peça principal dos autos. Isso é ou não é má-fé, senhoras e senhores? Isso chega a caracterizar um crime, crime de falsidade ideológica praticado pelo Ministério Público”, disse.
O senador também criticou comentários feitos por Joaquim Barbosa ao fim do julgamento, mesmo tendo votado pela sua absolvição. O ministro disse que havia mais que indícios contra o parlamentar e reclamou da demora no julgamento.
“Se no Brasil a Justiça como um todo padece de letargia, como ele próprio reconheceu, o presidente da mais alta corte judicial carece de liturgia. O senhor presidente da Suprema Corte tem uma carência de liturgia para o exercício do seu cargo”, disse. “De que provas fala ele? Que ordens ou determinações esperava encontrar o senhor Joaquim Barbosa?
Sinceramente, não é esta a conduta, a razoabilidade e o estoicismo que se espera do presidente do Supremo”, disse.
http://noticias.terra.com.br/brasil/politica/collor-critica-barbosa-e-ataca-mp-ao-comemorar-absolvicao,9db7d4c1da9a5410VgnVCM10000098cceb0aRCRD.html
CurtirCurtir
30/04/2014 E NADA DE REAJUSTE !!!!!!!!!!!!!!
CurtirCurtir
Esse bônus enganação veio pra ferrar de vez o policial, que já se encontra endividado e vai se endividar ainda mais, esperando um dinheiro que nunca vem, mas estará sempre anunciado. Serão três meses de esperança e uma dívida que não para de crescer, porque até agora nem vi a cor desse dinheiro…
CurtirCurtir
NÃO PRECISA SER ADVOGADO DE PRIMEIRA CATEGORIA, PODE SER UM DE MÉDIA , PARA PEDIR AO JUÍZ A DESQUALIFICAÇÃO DESTE HOMICÍDIO DOLOSO PARA CULPOSO, E O JUÍZ NÃO TERÁ DIFICULDADE DE ACEITAR O PEDIDO DO ADVOGADO, PELOS MOTIVOS DE ::::::
…. O AGETEL ESTAVA DE PLANTÃO.
…. SEGUNDO DIZEM :TINHA UM ALERTA DO DEMACRO,SOBRE POSSIVEIS ATAQUES DOS MALAS..(PCC )….
… O PM INVADIU O DP COM DUAS ARMAS NA MÃO( SEGUNDO DIZEM ) ASSUSTANDO A TODOS…
… O AGETEL SE ENGANOU E PENSOU QUE ÉRA UM ATAQUE…
….ÊLE PROCUROU DEFENDER OS COLEGAS E O PREDIO DA DELEGACIA…
… O ADV ALEGANDO ISSO, O JUIZ CHEGARÁ A CONCLUSÃO QUE , O POLICIAL ACERTOU UM TIRO NO MÉDICO, PENSANDO QUE ESTAVA ATIRANDO EM UM LADRÃO INVASOR,,,,,
…. EU ACHO QUE ISSO É HOMICÍDIO CULPOSO, É A MESMA COISA ,DE UM MOTORISTA ,QUE PERDE A DIREÇÃO E ATROPELA UMA PESSOA E MATA , ÊLE NÃO MATOU O CIDADÃO POR QUERER….NESTE CASO TODOS OS BÓS SÃO FEITOS COMO HOMICÍDIO CULPOSO NÃO É MESMO ?
….
CurtirCurtir
Sr. João Leite. O sr. escreve : ” acreditou que a delegacia estava sob ataque e reagiu como qualquer policial reagiria.”
Pergunto eu:
O agente de telecomunicações,é um POLICIAL? Ele tem PODER DE POLÍCIA?
Ou estão de volta os idos anos de Mil Novecentos e Guaraná de Rolha em que qualquer inspetor de quarteirão,optel,carcepol,ficavam em D.P. com grampo e cabrito na cintura,querendo ser “pulissa” tirando plantão como se fosse nada além de “otoridadi”
CurtirCurtir
Eu só quero entender disse:
30/04/2014 ÀS 15:50
Sr. João Leite. O sr. escreve : ” acreditou que a delegacia estava sob ataque e reagiu como qualquer policial reagiria.”
Pergunto eu:
O agente de telecomunicações,é um POLICIAL? Ele tem PODER DE POLÍCIA?
Ou estão de volta os idos anos de Mil Novecentos e Guaraná de Rolha em que qualquer inspetor de quarteirão,optel,carcepol,ficavam em D.P. com grampo e cabrito na cintura,querendo ser “pulissa” tirando plantão como se fosse nada além de “otoridadi”
——————————————-
A pessoa para expressar a sua opinião deveria, no mínimo, possuir um pouco de conhecimento a respeito do assunto para que todos não tenham certeza de que ele é um imbecil.
Infelizmente se você tivesse permanecido em silêncio muitos poderiam até achar que você é imbecil, mas não teriam certeza, porém, você resolver opinar sobre algo que é ignorante, demonstrando ser mais um palpiteiro imbecil no mundo.
Acredito que seu comentário, típico de quem tentou ingressar na PC e não conseguiu, ou mesmo que até conseguiu, mas faz parte da escória da PC, não mereça sequer permanecer postado, muito embora seja bom que permaneça para demonstrar uma das razões da atual situação caótica do Brasil, ou seja, excesso de imbecis.
tenho dito.
CurtirCurtir
CARCEREIRO, OPTEL E AGENTE NÃO DEVERIAM PORTAR ARMA PORQUE NÃO SÃO POLICIAIS !!!!!!!!! NEM CHEFE ELES TEM, APENAS SE REPORTAM A UM DOS NOSSOS CHEFES !!!!!!!!!!!!!!!!!!!
REESTRUTURAÇÃO
DELEGADO
INVESTIGADOR
ESCRIVAO
AGENTE
AUXILIAR DE PERITO
PERITO
CurtirCurtir
PC Falida, aqui tem vários que perdem a oportunidade de não dar essa certeza…
CurtirCurtir
PC falida disse:
30/04/2014 às 16:14
e falou tudo, pena que até os dias de hoje ainda existem tão somente três tipos de cérebros:
lº) Os que entendem as coisas por si próprios;
2º) Os que não entendem, mas conseguem discernir o que os outros entendem;
3º) Os que não entendem e nem conseguem discernir o que os outros entendem.
……………………………………………………………………………………………………………………………
O 1º é excelente, o 2º é aceitável, já o do 3º tipo é completamente inútel (Maquiavel readaptado para os dias de hoje)
CurtirCurtir
Caro Joao Alkimin, bom dia. Ao que parece o sr. é amigo do Percival de Souza, que é amigo de Marcelo Rezende, e caso não saibam existem 14 carreiras na PC. Todos são policiais, todos sabem atirar, todos tem porte e obrigação (?) de andarem armados, então peço a gentileza de explicar a esses psedo jornalistas que não falem besteiras na TV, coisas do tipo Agetel não é policia.
A função do Percival é servir de palhaço para piadas de Rezende, mas minha vida, minha carreira (aux de papi) não são piadas. Existe preconceito entre as carreiras dentro da própria PC, o que já cria um clima ruim. Não precisamos de pessoas de fora denigrindo ainda mais.
De um toque a eles, mostre nossa lei orgânica. Att. Pedro.
CurtirCurtir
30/04/2014 21h33 – Atualizado em 30/04/2014 21h33
Delegados aderem à paralisação da Polícia Civil em Passos, MG
Eles pedem melhorias nas condições de trabalho e nos salários.
Apenas casos de urgência foram atendidos nesta quarta-feira.
Do G1 Sul de Minas
2 comentários
Delegados da Polícia Civil de Passos (MG) aderiram à paralisação estadual da categoria. Eles pedem melhorias nas condições de trabalho e salário. Apenas casos de urgência foram atendidos na delegacia nesta quarta-feira (30). Todos os 14 delegados da regional de Passos aderiram ao movimento.
Segundo os delegados, os salários deles são os mais baixos do país. Os delegados também reclamam das estruturas das delegacias e das más condições das viaturas. O objetivo do protesto é chamar a atenção da população.
Uma nova paralisação foi marcada para a próxima quarta-feira (7). Segundo a assessoria da Polícia Civil de Minas Gerais, 300 delegados aderiram à paralisação em todo o estado.
AQUI NO ESTADO DE SÃO PAULO OS DELEGADOS DERAM UM JEITINHO DE MELHORAR SEUS PRÓPRIOS SALÁRIOS , ELES ACUMULAM TITULARIDADE EM VÁRIAS DELEGACIAS, ENQUANTO ISSO OS OPERACIONAIS TOMARAM NO C….PORQUE OS TRABALHOS FICAM TUMULTUADOS PELA AUSÊNCIA DOS DELEGADOS, COMPLICAM A VIDA DOS OPERACIONAIS E FACILITAM A VIDA DOS DELEGADOS COM $$$ ..
CurtirCurtir
OS BONS DE ESPÍRITOS VÃO PUNIR DE FORMA VEEMENTE O GOVERNADOR ALCKMIM PELO CAOS DA SEGURANÇA PÚBLICA, E SEU PERISPÍRITO SERÁ MARCADO POR CADA MORTE VIOLÊNTA DE POLICIAL DECORRENTE DO ABANDONO DA SEGURANÇA PÚBLICA, DA NÃO VALORIZAÇÃO DOS POLICIAIS, E DE SUA PÉSSIMA ADMINISTRAÇÃO, QUE RESULTA EM ASSASSINATOS E CRIMES EM TODO ESTADO, AMÉM.
CurtirCurtir
vamos lá: se a história tivesse sido de modo diferente: ” uma pessoa entra em uma Delegacia de Policia fugindo de ladrões, e os mesmos, destemidos, entram na Delegacia atrás da vitima e dentro da própria Delegacia roubam a vitima, na frente do Agente de Telecomunicações que estava desarmado”, o que aconteceria? Seria humilhado pelo Marcelo Rezende do mesmo jeito que foi por ter atirado, porém o discurso seria assim: ” Como pode, um policial civil, que foi formado pela Acadepol, trabalhando sem arma, sendo que o mesmo tem por obrigação usar arma e distintivo. Provavelmente estariam falando de Prevaricação, e o Percival até iria citar a tal portaria DGP que obrigam os policiais a desempeharem ” qualquer serviço “.
Pessoal, olha só: eu sou Agetel, trabalho em um Plantão muito tumultuado, e acreditem, tem plantões que só eu e o Majura estamos armados, e assim fazemos a segurança do plantão, uma vez que minha delegacia é a tal ” cadeia de trânsito “. Não se trata de critica aos demais policiais que compoẽm o plantão e também não se trata de desvio de função, uma vez que continuo passando minhas mensagens. Em relação ao que disse o Marcelo Rezende, eu já fiz bico na Rede Record, e cancei de ver o dito cujo, sempre de cabeça baixa, sempre envergonhado, digno de dó, sendo que nada lembra aquela pessoa a qual vemos esbravejando na tv. Se algum familiar do médico pensa que o fulano está preocupado com seu familiar, nnão se enganem, pois ele não está nem ai, o mesmo até gosta que este tipo de tragédia aconteça, pois o que seria dele e de seus patrocinadores se não fossem as tragédias. Porém meus amigos, as tragédias deixam vitimas, as quais serão marcadas pelo resto da vitima, e o sr. Marcelo Rezende só tem o trabalho de ir para casa e comemorar mais um dia de audiência. Mas que nós não percamos a fé, e para os envolvidos e familiares, força
CurtirCurtir
ROUBALHEIRA GERAL – METERAM A MÃO ATÉ NO IBGE, CADÊ A POLÍCIA????!!!!
QUARTA, 30/04/2014, 18:01
Cinco servidores do IBGE são presos suspeitos de desviar R$ 1,3 milhão entre 2010 e 2013.
Um outro funcionário do instituto está foragido. A Polícia Federal apreendeu R$ 156 mil em dinheiro e cerca de US$ 2 mil, em Rondonópolis, a 218 quilômetros de Cuiabá, no Mato Grosso.
Cinco servidores do IBGE foram presos suspeitos de desviar R$ 1,3 milhão entre os anos de 2010 e 2013. Um outro funcionário do instituto está foragido. A Polícia Federal apreendeu R$ 156 mil em dinheiro e cerca de US$ 2 mil, em Rondonópolis, a 218 quilômetros de Cuiabá, no Mato Grosso. Foram cumpridos 15 mandados de busca e apreensão e dois mandados de condução coercitiva.
Leia mais: http://cbn.globoradio.globo.com/editorias/policia/2014/04/30/CINCO-SERVIDORES-DO-IBGE-SAO-PRESOS-SUSPEITOS-DE-DESVIAR-R-13-MILHAO-ENTRE-2010-E-2013.htm#ixzz30UcMAHzO
CurtirCurtir
POLÍCIA CIVIL ENCANA 05 LADRÕES DE BANCO NA ZONA SUL DE SÃO PAULO NESTA QUARTA-FEIRA.
QUARTA, 30/04/2014, 19:41
Presa quadrilha especializada em roubo a bancos na Zona Sul de SP
Cinco pessoas foram detidas e três já foram identificadas por vítimas. Um suspeito ainda está foragido.
Leia mais: http://cbn.globoradio.globo.com/editorias/policia/2014/04/30/PRESA-QUADRILHA-ESPECIALIZADA-EM-ROUBO-A-BANCOS-NA-ZONA-SUL-DE-SP.htm#ixzz30Ud7FEem
CurtirCurtir
01/05/2014 DIA DO TRABALHADOR E O NOSSO REAJUSTE !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
CurtirCurtir
Caro Amigo Ronaldo Tovani, quem invadiu a Delegacia não foi um Investigador foi um Policial Militar, que depois do fato abandonou o local.
CurtirCurtir
Reestruturação em 2004: Detetive + Agente Vistoriador (motorista) + Operador de Comunicações + Datiloscopista + Carcereiro = Agente de Polícia;
Nova Reestruturação em 2010= Agente de Polícia + Aux. Necropsia = Investigador
Hoje, vejam quais são as atribuições da carreira de INVESTIGADOR em MINAS GERAIS
VEJAM AS ATRIBUIÇÕES DA CARREIRA DE INVESTIGADOR DE POLÍCIA EM MINAS GERAIS
http://www.pciconcursos.com.br/concurso/policia-civil-mg-1000-vagas
1.5. Das Especificações da carreira de Investigador de Polícia:
1.5.1. Descrição sumária das atividades: Ao Investigador de Polícia, cargo integrante das carreiras estritamente policiais civis, incumbe, conforme estabelecido no Anexo II, da Lei Complementar 129/2013 e nas demais legislações vigentes, compete o exercício das atividades integrantes da ação investigativa, para o estabelecimento das causas, circunstâncias, motivos, autoria e materialidade das infrações penais, administrativas e disciplinares.
1.5.1.1. Ao Investigador de Polícia, compete, ainda, as seguintes atribuições específicas:
a) cumprir e formalizar diligências policiais, mandados e outras determinações do Delegado de Polícia competente, analisar, pesquisar, classificar e processar dados e informações para a obtenção de vestígios e indícios probatórios relacionados a infrações penais e administrativas;
b) obter elementos para a identificação antropológica de pessoas, no que se refere às características sociais e culturais que compõem a vida pregressa e o perfil do submetido à investigação criminal;
c) colher as impressões digitais para fins de identificação civil e criminal, inclusive de cadáveres, para a realização do exame datiloscópico;
d) desenvolver as ações necessárias para a segurança das investigações, inclusive a custódia provisória de pessoas no curso dos procedimentos policiais, até o seu recolhimento na unidade responsável pela guarda penitenciária;
e) captar e interceptar dados, comunicações e informações pertinentes aos indícios e vestígios encontrados em bens, objetos e locais de infrações penais, inclusive em veículos, conforme determinação do Delegado de Polícia, com a finalidade de estabelecer a sua identificação, elaborando autos de vistoria e de constatação, descrevendo as suas características, circunstâncias e condições;
f) realizar inspeções e operações policiais, além de adotar, sob a coordenação e presidência do Delegado de Polícia, medidas necessárias para a realização de exames periciais e médico-legais;
g) controlar, em prontuários apropriados, o registro geral, os antecedentes criminais e a qualificação de pessoas identificadas oficialmente no Estado;
h) coletar impressões papilo-digitais para que os Peritos Criminais procedam ao confronto individual datiloscópico para a identificação de pessoas e de cadáveres;
i) preparar, examinar e arquivar as fichas datiloscópicas civis e criminais, bem como manter o arquivo de fragmentos e impressões papilares;
j) operacionalizar a captura e a pesquisa em sistema automatizado de leitura, comparação e identificação de fragmentos e impressões papilares, à exceção de locais de crime, em que o Perito Criminal se fará presente;
k) identificar indiciados em infrações penais e autores de atos infracionais, conforme estabelecido em lei;
l) formalizar relatórios circunstanciados sobre os resultados das ações policiais, diligências e providências cumpridas no curso das investigações;
m) promover a mediação de conflitos no âmbito da Delegacia de Polícia Civil e a pacificação entre os envolvidos em infrações penais;
n) realizar o registro formal e a conferência de ocorrências policiais, de pedidos de providências e de representações de partes referentes a fatos tidos como delituosos, bem como de documentos, substâncias, objetos, bens e valores neles arrecadados, realizando o manuseio, a identificação, a proteção, a guarda provisória e o encaminhamento ao setor ou órgão competente;
o) determinar as fundamentais, os subtipos e os pontos característicos das impressões digitais, para fins de identificação humana, e proceder à pesquisa monodactilar, decadactilar e onomástica, ressalvada a atuação do Perito Criminal em caso de necessidade da emissão de laudo pericial para auxiliar na apuração de infração penal.
CurtirCurtir
FLIT DENUNCIE: A academia dos novos policiais está sendo em 45 dias. Após isso já vão para a rua. Isso é o fim da instituição. Como vão aumentar salários assim, policial mal treinado, na correria. isso só da descredito a instituição. Imagine esses novos policiais em atuação.
CurtirCurtir
O policial se juntou à corporação há oito anos e é descrito por colegas como um funcionário dedicado. Casado e pai de dois filhos pequenos, encontra-se abalado psicologicamente, segundo familiares. Apesar de possuir um cargo técnico, de agente de telecomunicações, realizava eventualmente trabalhos na rua – o que é revelador da falta de efetivo da corporação. Para especialistas, o treinamento falho ajudou a consolidar o desastre. “Algumas pessoas saem da academia sem dar um tiro”, diz João Batista da Silva Neto, presidente do Sindicato dos Investigadores de Polícia de São Paulo.
CurtirCurtir