Província de Buenos Aires decreta estado de emergência para tentar conter criminalidade
Wikicommons
O governador da província de Buenos Aires, Daniel Scioli, decretou neste sábado (05/04) estado de emergência durante 12 meses por conta do aumento dos índices de criminalidade. A região engloba 133 municípios, apesar de não inlcuir a capital do país, Buenos Aires, que é considerada uma cidade autônoma.
Segundo Scioli, a emergência implica a imediata convocação de cinco mil policiais aposentados. “Vamos destinar mais pessoal policial para atividades de prevenção”, afirmou. “Essa convocação é por um ano, até que ingressem os novos policiais que estão se formando nas escolas”. O governador acrescentou que a apresentação é obrigatória e contará com um incentivo econômico.
[Daniel Scioli receberá 600 milhões de pesos para a compra de equipamento policial]
De acordo com dados da Procuradoria do Supremo Tribunal Federal, Buenos Aires tem quatro assassinatos diários. Scioli deve receber 600 milhões de pesos (cerca de R$ 150 milhões) do estatal Banco Provincia para a compra de equipamento policial.
“O estado de emergência é um instrumento legal para acelerar os investimentos que precisamos para enfrentar o tipo de crime com que estamos lidando e para tomar as decisões que precisamos” disse o governador. Os 12 meses, segundo ele, são o tempo necessário para que se formem os novos policiais.
“Essa declaração de emergência vai servir para aplicar todo o peso de um Estado presente a assassinos e delinquentes. Temos que ser dinâmicos para perseguir, apanhar e prender os criminosos”, acrescentou Scioli, dizendo ainda que as medidas significam “patrulhas mais intensas para acurralar o delito”.
Scioli informou também, durante pronunciamento na capital da província, La Plata, que elaborou “um projeto de lei para criar dez procuradorias especiais para o narcotráfico”. Além disso, ele fez críticas ao regime penal juvenil da Argentina. “Nossa nação deve a si mesma o debate a respeito de um novo regime penal juvenil. Ainda temos uma norma de ditadura militar que foi questionada pela Suprema Corte”, disse.
O governo também disse que deve enviar ao poder Legislativo diversos outros projetos de lei, como um que limita a soltura de presos e outro que intensifica as medidas contra portadores não-autorizados de armas.
O governador de Buenos Aires convocou “todas” as forças políticas e sociais. “Não podemos seguir discutindo entre nós enquanto lá fora morrem inocentes, se destroçam famílias. Devemos lutar juntos”, disse. Segundo ele, a luta contra a insegurança é “a mais importante” para ser “livre”. “É o mais sagrado: a luta pela vida. Está-se derramando sangue demais”, concluiu.
Capital
Na última quinta-feira (03), o chefe do governo da capital argentina, Mauricio Macri, se declarou “aliviado” por sua filha estar morando fora do país, porque assim teria “um motivo a menos” pare se preocupar. “Lamentavelmente, está tão má a situação que minha filha esteve fora durante todo o ano e senti muito a sua falta, mas, por outro lado, me dava tranquilidade porque era uma coisa a menos com que me preocupar”, afirmou.
A filha de Macri, entretanto, foi morar em São Francisco, nos Estados Unidos, cidade com taxa de criminalidade mais alta do que a de Buenos Aires: na capital argentina, são 5,46 homicídios dolosos a cada 100 mil habitantes enquanto que, na cidade norte-americana, o número chega a 8,4.
05 de abril de 2014 • 07h57
Dois policiais militares são assassinados em São Paulo
Dois policiais militares que estavam de folga foram assassinados na noite de sexta-feira na capital paulista durante tentativas de rouba a veículo, de acordo com a assessoria de imprensa da corporação. Os homicídios serão investigados pela Polícia Civil.
O primeiro caso ocorreu às 20h, na rua Fraternidade, em Santo Amaro, na zona sul. O policial foi atingido por tiros e morreu no local. O segundo crime se deu uma hora depois, na avenida Doutor Orêncio Vidigal, na Penha, zona leste da cidade. O PM, também atingido por tiros, chegou a ser socorrido para o hospital de Tatuapé, mas não resistiu.
CurtirCurtir
Senhores
O mesmo artigo, não fala da crise monetária que passa nossos vizinhos, mas reparem bem, a taxa de 5.46 homicídios por grupo de 100 mil habitantes, os deixa apavorados, ao ponto de se convocar Policiais aposentados…ATENTEM BEM 5 MIL, ENQUANTO NÃO SE FORMAM NOVOS POLICIAIS. Salienta que haverá contra-partida economica aos convocados e que não é opcional. Menciona sobre soltura de presos e porte de armas ilegais. TOMARA QUE ISSO SIRVA DE ESCOLA!!!
C.A.
CurtirCurtir
POLICIAIS CAÇADOS DIA E NOITE…DAKI A POUCO O POVO VAI TER QUE NOS DEFENDER…
CurtirCurtir
Podem apostar que é bem capaz do Geraldinho Chuchuzinho utilizar-se dessa notícia argentina para fazer propaganda de sua política de (in)segurança pública.
Vai alegar que aqui no estado de SP, “pensando no bem da população e na segurança geral do povo”, ele já vinha negando aposentadoria aos policiais que pleiteavam a mesma ao estado, para que todos unidos pudessem combater a criminalidade.
Pior: se souber fazer uma boa peça publicitária, bem elaborada por algum marketeiro milionário ( que vai levar uma bába preta dos cofres públicos ) a população idiotizada vai apoiar tal decisão ilegal e ainda aplaudir o tucanalha fraudador de licitações dos transportes públicos.
Será chamado pela Veja, Estadão e Rede Globo, como um “político de visão”, um governador que antecipa-se aos fatos e pensa na frente, sempre colocando o bem estar da população à frente dos interesses classistas.
MALDITO SEJA ESSE TURCO DISSIMULADO ! Um dia esse Picolé vai derreter.
CurtirCurtir
Aqui já existe. O que é esse abono permanência de 700 reais? Só falta respeito. Quanto foi gasto nestas peças publicitárias que estão rolando na TV? E março passou e nenhum índice foi divulgado de reposição de perdas salariais. E a lei?, ora lei. .humilhação total. E o cumprimento da aposentadoria pela 51/85?. Salário extra de 1600 reais para PMs trabalharem na folga. Vergonha.
CurtirCurtir
quer comprar unzinho . . é modernoso . . .
vai lá na de mayo com obelisco . . .
não liberaram . . .
agora aguenta . . .
cenário pro desarmamento também . . .
facilitam a vida do crime
desarmam a população
esta criado um reino
o reino do krimi . . . do horror . . .do genocídio . . . vamos bem . . .
CurtirCurtir
Isso porque o indice de homicídios é 5,46 para cada 100.000 habitantes. No Estado de SP é mais de 10 por 100.000 hab. No resto do Brasil é pior ainda. Vixe.
CurtirCurtir
PRIMEIRO QUE COMPARAR ARGENTINA COM O BRASIL NESSE INTERIM, NÃO TEM CONHECIMENTO JURIDICO POIS NOSSA LEGISLAÇÃO É DIFERENTE DELES!EU APOSENTADO, PODE VIR O PAPA NA MINHA CASA E PRAGUEJAR QUE NAO VOLTO, A NÃO SER QUE ME DOBREM O SALARIO E DEPOIS DESSE UM ANO, SEJA INCORPORADO 1/10 AOS PROVENTOS! GOVERNADOR ARGENTINO VAI SE FODER! QUER SEGURANÇA?PAGUE A SEUS POLICIAIS O QUE PAGA A SEUS POLITICOS! QUER SAÚDE?PAGUE AOS MÉDICOS O QUE PAGA AOS POLITICOS! QUER EDUCAÇÃO? PAGUE AOS PROFESSORES SALARIO DE POLITICO! DEIXAR DE GANHAR SEU ALTO SALARIO NAO QUER, MAS QUE POLICIAL, PROFESSOR E MÉDICO TRABALHEM DE GRAÇA SOB A FALSA ALEGAÇÃO ENECESSIDADE NACIONAL QUER? VAI TOMAR NO CENTRO DO SEU CÚ!
CurtirCurtir
É a mexicanização chegando aos portenhos. Tô falando que o Brasil vai virar o mexico por causa da frouxidão de nossas leis, dos politicos corruptos, dos defensores dos direitos humanos, por causa da maioridade penal entre outras…Na internet tem um site chamado “Narco” onde aparece cenas no minimo inusitadas onde ladrão de uma determinada facção (se não me engano chama Zeta)corta a cabeça de outro ladrão com uma moto serra e tambem de varias mulheres e crianças (as crianças devem ter no maximo 10,12 anos) a golpe de machado. Coisa feia de se ver. O brasil está caminhando pro mesmo fim. O governo (do mexico) não consegue lidar com os cartéis por pura inconpetencia, mas mesmo assim não assume a culpa pelas mortes. Eles (o governo) deve pensar: que se foda, não é comigo mesmo. Acontece que os carteis de lá já estão planejando matar alguns politicos. Vai pensando que a merda não vai chegar até os senhores nobres politicos , vai pensando…
CurtirCurtir
CADE OS SINDICATOS ????? CADE A GREVE ????????? ACORDEM ESTAMOS EM ABRIL E JÁ ERA !!!!!!!!!!! NEM A DATA BASE RESPEITARAM E ESTÃO VENDENDO FUMAÇA COM REUNIÕES E REUNIÕES !!!!!!!!!!!!!!
PODEM APOSTAR DAQUI A POUCO VÃO FALAR QUE DEVIDO A ELEIÇAO NÃO PODEM DAR MAIS AUMENTO E VIRÃO COM UM REAJUSTE DO ANO DE 7% !!!!!!!!!!!!!
CurtirCurtir
ANO DE ELEIÇAO E COPA, SE NÃO VIER NADA ESTE ANO PODEM ESQUECER E ESPERAR ATÉ A PROXIMA COPA PARA TENTAR UMA VALORIZAÇÃO ! KKKK
CurtirCurtir
NÃO QUERO CRIAR POLEMICA, MAS UM AMIGO LIGADO A UM SINDICATO ME DISSE QUE AQUELA RESTRUTURAÇÃO DA POLÍCIA NÃO SAIU PQ FORAM ENCHER O SACO ATÉ DO DELEGADO GERAL PRA ELA NÃO SAIR. LEVARAM ATÉ DEPUTADO PRA FALAR COM O HOMEM.
QUE LIXOS ESSAS PESSOAS QUE FIZERAM ISSO. A TROCO DE QUE ATRAPALHAR AS OUTRAS CARREIRAS.
DO JEITO QUE ELE ME FALOU NÃO ADIANTA MAIS TER ESPERANÇA DE NADA PARA AS OUTRAS CARREIRAS.
CurtirCurtir
ISSO AÍ ESTA CHEIRANDO ATITUDES DE NOSSA “COMPETENTE” ADMINISTRAÇÃO. INFELIZMENTE, TEM MUITA GENTE DENTRO DA PROPRIA POLICIA QUE NÃO QUER VER OS POLICIAIS GANHANDO UM SALARIO CONDIZENTE E TENDO A SUA CARREIRA REESTRUTURADA. E ASSIM VAMOS CAMINHANDO COM ESTA POLICIA DESMOTIVADA E SEM MOTIVO ALGUM PARA CUMPRIR SUAS OBRIGAÇÕES. ESTÃO QUERENDO QUE A POLICIA PARE AINDA MAIS, ONDE ESTÃO OS NOSSOS ADMINISTRADORES QUE SÓ OLHAM PARA SI PROPRIOS, ACORDA ENQUANTO HA TEMPO…
CurtirCurtir
Na Seccional Franco da Rocha, o Seccional Dr Cosmo esta acabando com as delegacias, colocou todas para fazer ronda ostensiva da tarde para a noite, parou toda produção das delegacias, políciais são obrigados a sair igual a PM pelas ruas, fazendo abordagens, pesquisando placas, dessa forma não conseguimos esclarecer e investigar mais nada, todo mundo ta cheio de papéis, D.A, O.S, B.Os, etc.. tudo parado, fora o que faz com o GARRA, os caras viraram PM todos os dias fazendo ronda ostensiva fardados, ninguém mais ta conseguindo aguentar esse Seccional
CurtirCurtir
Bom Dia!
Senhoras e Senhores.
Esta é uma grande besteira, pois se algum aposentado voltar à ativa, qualquer deslize cortar-se-á cabeças e suas devidas regalias e, seu merecido descanso já era.
Policial Aposentado é APOSENTADO e, qualquer opinião contrária, é pura especulação ou eventuais diminuições de gastos com inativos.
Não se pode confiar em políticos que não consegue resolver problemas pertinentes, sem que de fato se faça justiça e se coloque profissionais à altura nas devidas cadeiras.
Não se combate violência com rosas.
Caronte.
CurtirCurtir
PARA UMA BOA REESTRUTURAÇÃO , A ADMINISTRAÇÃO NÃO TEM NADA QUE FICAR PEGANDO OPINIÃO DE UMA OU DE OUTRA CLASSE, DEVE FAZER O QUE É MELHOR PARA A INSTITUIÇÃO E PRONTO.
CurtirCurtir
BLÁ BLÁ BLÁ !!!!!!!!!!!!!!!! QUERO SALÁRIOOOOOOOOOOOOO PARIDADEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEE
CurtirCurtir
Nossa ! o Lazinho do Deic, agora aposentado desde 2011, deve estar torcendo para que isso aconteça no Brasil, particularmente em são paulo, o veinho era bom e respeitado na rua. As vezes acho que o problema da segurança seria resolvido se reintegrassem o Astorige Correia ( o Correinha), e promovê-lo a delegado geral .
CurtirCurtir
O COMENTARIO DO “VAI DAR MERDA!” FOI PERFEITO. QUEM CONHECE SEGURANÇA PÚBLICA TEM ESTA VISÃO E NÃO FICA SONHADO ACREDITANDO EM FANTASIAS. PARABÉNS!!
CurtirCurtir
manda esse filho da puta especialista em seguranca que acha que 50 anos o policial esta no auge da carreira e e cedo para aposentar, mandar a mae dele trabalhar 30 anos numa delegacia de policia! seu lixo !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
CurtirCurtir