Pródromos da corrupção do Ministério Público: guerra fratricida pelo cargo de procurador-geral de Justiça patrocinada pelo PSDB 24

Eleição no Ministério Público paulista opõe alas ligadas ao PSDB

MARIO CESAR CARVALHO
FLÁVIO FERREIRA
DE SÃO PAULO

09/03/2014 02h15

A eleição para o cargo de procurador-geral de Justiça, o chefe do Ministério Público de São Paulo, marcada para o dia 5 de abril, virou uma disputa entre dois grupos ligados ao PSDB.

Uma das alas é alinhada com o governador Geraldo Alckmin e tem como candidato o procurador-geral licenciado Márcio Elias Rosa. A outra tem laços com o ex-governador José Serra e é galvanizada pela candidatura do ex-procurador-geral Luiz Antonio Guimarães Marrey.

Apesar das ligações com o mesmo partido, o clima entre os candidatos é de confronto. Marrey, que foi procurador-geral por três vezes, diz que a Procuradoria foi omissa no mandato de Rosa. “É uma gestão sem liderança, politicamente tímida e muda. Não se sabe qual é a posição do Ministério Público sobre quase nenhum tema importante”, afirma.

Já Elias Rosa defende que durante a sua administração “implantou um modelo de trabalho em que há menos discurso e mais resultados efetivos na atuação de promotores e procuradores”.

Para Marrey, o silêncio do adversário faz parte de uma estratégia: “Ele não quer incomodar. Alguém que cobre soluções em segurança pública pode desagradar quem está na chefia da [secretaria de] Segurança Pública”.

O ataque cifrado de Marrey tem dois alvos: 1) a segurança é o ponto mais criticado do governo Alckmin; 2) o secretário de Segurança, Fernando Grella, antecedeu Rosa no cargo de procurador-geral e foi o padrinho político do atual candidato da situação.

Rosa afirma que a crítica de Marrey é “injusta e improcedente”. Segundo ele, “não se combate a violência com discurso do procurador-geral. O protagonismo é do promotor de Justiça”. E ataca Marrey: “Talvez ele sinta falta do culto ao personalismo, que de fato não existe hoje na instituição”.

Adriano Vizoni/Zanone Fraissat/Folhapress
Candidatos: Márcio Elias Rosa (à esq.) e o da oposição Luiz Antonio Guimarães Marrey
Candidatos: Márcio Elias Rosa (à esq.) e o da oposição Luiz Antonio Guimarães Marrey

AÇÃO DE PROMOTORES

Segundo Rosa, sua gestão apoiou ações de promotores e grupos especiais de investigação e tomou iniciativas como a criação de uma agência de atuação integrada com o Executivo e as polícias. Há algo mais em comum entre Rosa e Marrey além das ligações com os tucanos. Ambos já foram conduzidos à chefia do Ministério Público apesar de não terem vencido a eleição.

Marrey não ganhou em 1996, mas foi o escolhido do então governador Mário Covas (PSDB). Em 2012, o procurador Felipe Locke obteve o primeiro lugar na votação, porém Alckmin indicou Rosa, o segundo colocado, para o cargo. Segundo a lei, o governador pode escolher qualquer um dos três primeiros colocados.

Uma das principais investigações em curso no Ministério Público é sobre a ação de um cartel em licitações do Metrô e da CPTM entre 1998 e 2008, nas gestões tucanas de Covas, Serra e Alckmin. Marrey diz que sua ligação com Serra, de quem foi secretário de Justiça, não o silenciaria numa eventual apuração sobre o ex-governador.

Dois dos contratos citados pela Siemens como alvos de ação do cartel foram assinados durante o governo Serra. “Todo mundo sabe que a minha atuação [como procurador] é de não poupar ninguém”, afirma Marrey. No período que ele foi procurador-geral, o Ministério Público moveu ações contra duas secretárias de Covas, Rose Neubauer e Marta Godinho.

Rosa também diz que terá atuação independente em relação ao governo, inclusive nas apurações sobre o cartel. “Se as investigações vierem para o meu gabinete, o meu dever é de levar a cabo e de responsabilizar quem quer que seja”, diz.

O procurador-geral licenciado diz que mostrou isenção ao pedir à Assembleia a cassação do vice-governador paulista Guilherme Afif Domingos (PSD), por acúmulo de função. Afif passou a integrar o quadro de ministros da presidente Dilma Rousseff (PT)

Um Comentário

  1. guerra olha eu aqui de novooooooooooooooooooooooo

    Curtir

  2. eu quis dizer cagueta no lugar de guerra

    Curtir

  3. PARABÉNS AO FANTÁSTICO PELA ÓTIMA REPORTAGEM EXIBIDA, MOSTRANDO O LIXO QUE SE ENCONTRA A SEGURANÇA PÚBLICA EM SP…E AI SINDICATOS? VAMOS AGIR BANDO DE NEGO A TÔA!!!

    Curtir

  4. acredito quem vai ganhar deve ser amigo do Marcola, afinal ele podera planejar outra fuga durante anos com anuencia de escutas e divulgação do plano de fuga na TV avisando se existiu mesmo tal plano para o Marcola continuar a trabalhar deixa o homem trabalhar . So aqui no Brasil e pior em SP o Estado mais rico da federação coma melhor policia segundo o picole de chuchu não comédia se não fosse tragico e não houvessem mortes de pessoas do povo .

    Curtir

  5. O Sindasp (Sindicato dos Agentes Penitenciários do Estado de São Paulo) convocou greve por tempo indeterminado a partir desta segunda-feira (10) nas penitenciárias de todo o Estado. A paralisação ocorre num momento em que as autoridades de segurança pública estão em alerta a possíveis ações do PCC (Primeiro Comando da Capital) após o vazamento de um relatório da inteligência do governo do Estado.

    O documento revelou suposto plano para retirar de helicóptero quatro lideranças da facção –entre elas Marcos Herbas Camacho, o Marcola– detidas na penitenciária 2 de Presidente Venceslau (611 km de São Paulo). Após a divulgação do relatório, a segurança no presídio foi reforçada com atiradores de elite e equipes da Polícia Militar e do GOE (Grupo de Operações Especiais da Polícia Civil). ATENÇAO PESSOAL OLHA E ASSIM QUE SE FAZ VAO PRA CIMA ANTES DA COPA A HORA E ESTA ======================================================================================================================================================================================================

    Curtir

  6. Eleição!¿
    A disPUTA entre os nobres procuradores estará focada melhor gestão da instituição, rsrsrsrsrsrs.

    A base das campanhas será focada no melhor do bem estar dos membros daquela instituição:
    Lagosta ou camarão pistola.
    Água mineral ou gaseifica com sabor.
    Internet 3G ou 4G.
    Ternos Armani ou Ricardo Amaral.
    Auxílio moradia ou bolsa aluguel de flat.
    Pós-graduação, paga com dinheiro público, em Roma ou Lisboa e por ai vai, mas vá tentar procurar um procurador dando expediente de madrugada e em finais de semana esta é missão para o 007.
    Em resumo esta eleição é para ver consegue mais privilégios e benesses para os membros daquela instituição porque no mais o trampo podre que não dá mídia e holofote eles são especialistas em empurrar para a polícia civil.

    Curtir

  7. Depois disso vêem a público e dizem serem totalmente ‘IMPARCIAIS’. E o pior tem gente que realmente acredita………

    Curtir

  8. A questão é:
    Quem manda, não precisa desempenhar a árdua atividade-fim.
    Quem manda, não tem de atuar em processos judiciais, não precisa exercer a função de promotor/procurador…

    Curtir

  9. Matéria de capa do site Estadão hoje revelando conta na Suíça de braço direito de Mário Covas.

    Sensacional.

    A casa ta caindo pros tucanalhas.

    Curtir

  10. O Marrey, da primeira vez que foi ungido ao cargo de Procurador Geral da Justiça, foi escolhido em lista tríplice, pelo Gov.Mário Covas, sendo que foi preterido o 1º colocado o Procurador José Emanuel Burle, que buscava a reeleição. Pela primeira vez quebrou-se a tradição de que, o nomeado, era sempre o 1• da lista. O próprio Dr. Rosa, atual Procurador Geral,também não era o primeiro da lista, quando escolhido pelo atual governador. O colégio eleitoral do MP é bastante democrático, pois, na escolha, votam desde o promotor em estágio probatório até o decano da Instituição.

    Curtir

  11. seja quem for que vença, os derrotados serão os policiais civis, poís, embora Marrey não tenha sido policial militar, nutre ódio inexplicavel pela policia civil, muito embora tenha tido experiencia junto a pc. ,quando do caso “rua cuba”, foi ele quem instituiu visitas regulares dos promotores as unidades policiais civis, e contra a pm. nada instituiu que fiscaliza-se e efetivasse o controle externo da atividade policial da pm. O outro candidato, não tenho certeza, foi oficial da pm. Logo, independente de rola ou caralho, uma ou outra, será introduzida na pc. sob o olhar satisfeito dos oficiais da pm.

    Curtir

  12. Avatar de Ator acusado de roubo diz que foi furtado em delegacia Dois celulares, um par de tênis, uma braçadeira e um fone de ouvido, que Vinícius Romão usava no dia em que foi preso, desapareceram na 25ª DP Ator acusado de roubo diz que foi furtado em delegacia Dois celulares, um par de tênis, uma braçadeira e um fone de ouvido, que Vinícius Romão usava no dia em que foi preso, desapareceram na 25ª DP disse:

    Ator acusado de roubo diz que foi furtado em delegacia

    Dois celulares, um par de tênis, uma braçadeira e um fone de ouvido, que Vinícius Romão usava no dia em que foi preso, desapareceram na 25ª DP

    Ator acusado de roubo diz que foi furtado em delegacia

    Dois celulares, um par de tênis, uma braçadeira e um fone de ouvido, que Vinícius Romão usava no dia em que foi preso, desapareceram na 25ª DP

    http://veja.abril.com.br/noticia/brasil/ator-acusado-de-roubo-diz-que-foi-furtado-em-delegacia

    Depois de ser preso injustamente, o ator Vinícius Romão tenta reaver os objetos que entregou na 25ª DP (Engenho Novo) na noite em que foi detido acusado de ter assaltado a copeira Dalva Moreira da Costa. Ele prestou nesta segunda-feira depoimento na Corregedoria Interna da Polícia Civil (Coinpol), órgão que apura “se houve irregularidades na prisão” e na conduta dos policiais, e investiga o desaparecimento dos pertences de Romão.

    Em entrevista ao site de VEJA, Romão contou que desapareceram um par de tênis, dois celulares, uma braçadeira e um fone de ouvido, que usava no dia que foi preso. Os objetos são avaliados em 900 reais. “Desde que saí da prisão, tento pegar o par de tênis e os celulares, mas não consigo. Meu pai já foi duas vezes à delegacia e os policiais não sabem dizer onde estão as minhas coisas. Ou seja: fui furtado dentro da delegacia”, afirmou.

    Ainda de acordo com ele, somente sua carteira e cerca de 10 reais foram entregues ao pai, o militar reformado Jair Romão. “O restante ficou lá”, enfatizou. Há duas semanas, Jair Romão e o advogado Rubens Nogueira de Abreu comunicaram o desaparecimento dos objetos de Vinícius ao delegado responsável pelo caso, Niandro Lima. Passada uma semana, e sem nada resolvido, Lima abriu um processo para investigar o caso. Procurada, a assessoria da Polícia Civil não comentou o caso.

    Curtir

  13. Flit Paralisante disse:
    09/03/2014 ÀS 23:25
    Jacaré, você continua aqui por ser meu convidado.

    Só por isso

    mas se sou seu convidado, precisa me servir cafezinho com queijo para me agradar, outra coisa, eu me recuso a ficar na mesma sala com o tar di juão kimim e du tar di valdir porta saco, ou seja protetor do seu saco viu guerra.

    Curtir

  14. Tem uma meia dúzia aqui que parece combinado, entram todos juntos, no mesmo horário, postam e respondem apenas entre si falando de uma reestruturação que em Delegacia nenhuma se ouve falar.

    Será o pessoal dos sindicatos querendo combinar uma greve? Por que utilizam-se desse espaço ao invés de organizarem algo no próprio site?

    Medo do governo? Ou tem medo de perder algo que o governo ofereceu como cala boca?

    Aqui tá todo mundo arisco com esse tipo de passa moleque depois do nível universitário minguado e da carreira jurídica de 450 reais ninguém acredita mais em ninguém e nem em nada.

    Pra fazer uma greve virar depois dessa patifaria toda, tá igual uma fiat elba a alcool pra fazer pegar em dia frio – BEM DIFÍCIL!

    Curtir

  15. AGENTES PENITENCIÁRIOS DE SÃO PAULO ( SINDASP) ESTÃO EM GREVE !!!!

    ESTÃO PEDINDO 20,64 % REFERENTE A INFLAÇÃO DE 2007 A 2012 !!!! E MAIS 5% DE AUMENTO REAL DO SALÁRIO, ENTRE OUTRAS REIVINDICAÇÕES !!!!

    Curtir

  16. CARACA!!!! O PSDB COMPRA A TUDO E A TODOS, QUANTO VAI DAR ESSA “CONTINHA”??!!
    FORA O QUE ROUBA DOS COFRES PÚBLICOS….E AINDA PAGA DE FORMA PÉSSIMA OS SERVIDORES PÚBLICOS!!
    DEPOIS, FALAM QUE O PT É TUDO DE RUIM….KKKKKKKKK

    Curtir

  17. Dia!

    Senhoras e Senhores.

    Certa vez em viagem pela Europa em companhia de minha esposa e filhos, visitei muitos lugares bonitos e confesso aos Senhores, tive vontade de me mudar, pois o sossego e a organização eram invejáveis e povo das regiões interioranas, muito reservadas e educadas.

    Deslocamo-nos pela Europa através do ilustre trem bala, com veículos alugados e até mesmo com outros trens regionais mais simples. Muitos lugares visitados possuíam belíssimas vinícolas com seus arrojados parreirais; lugares pitorescos e outros históricos como o Coliseu, Basílica do Vaticano, Museu do Vaticano e algumas Capelas Cistinas, algumas Fontes e até a Torre de Piza.

    Nesta empreitada constatei através dos nativos e de suas histórias, das esculturas e outros afrescos que o povo de certo modo, por questões políticas e até por sobrevivência, tornaram-se nômades e desta forma, sempre tiveram como objetivo principal, a busca de uma melhor qualidade de vida. Hoje após séculos, percebe-se que ainda se vive como antigamente com algumas pequenas diferenças, pois nota-se acintosamente a presença de variados povos oriundos das regiões pobres da Índia, da África e principalmente dos Orientais, mais precisamente os chineses que tal qual como aqui, tem como principal hábito e objetivo o de tornar os “clandestinos” seus escravos assalariados como principal fonte de renda e, o mais importante que se diga verdadeiros sonegadores de impostos.

    Devo salientar aos Senhores que já naquela época alguma minoria sentia um enorme desejo pelo poder e, uma extrema vontade de dominar e até de escravizar o restante da civilização.

    Atentei-me também que não somente os “poderosos” eram detentores de cadeiras cativas em vida ou após morte, mas também, grandes Filósofos, Cientistas, Chefes de Cozinha e outros tantos Eclesiásticos que indiretamente falando, influenciam e circundavam o poder. Foi aonde pude entender o porquê da frase “comprar a preço de ouro um cantinho no céu”.

    Pois Bem! Senhoras e Senhores.

    Nestas breves pinceladas relato e, mesmo não sendo Escrivão de Polícia, dá fé de que o povo de hoje em nada se diferencia daqueles, pois pelo que se percebem certas atitudes e comportamentos são inerentes a determinados estereótipos que vagam estrategicamente através do DNA de cada elemento. Desta forma os que hoje vivem, certamente são oriundos daqueles.

    Em quem confiar: No Padre; no Pastor; no Político; no Vizinho ou na Sogra?

    Caronte.

    Curtir

  18. A Polícia Civil precisa de renovação! Um monte de desanimados trabalhando, se são tão bons, prestem concurso para a PF para ABIN!!!!

    Curtir

  19. jacaré sem dente, to com você, esse tal de JOÃO ALCKIMIN é um farsante, tive um embate com ele no face book, pois, o mesmo estava defendendo (tá Dr. GUERRA!) a tal de campanha do armamento (da população, pode?).

    Curtir

  20. JACARÉ SEM DENTE, desistente de ser TUBARÃO (tá mais “pra” quenga anônima indefinida):

    :
    O BANDIDO que bateu as botas, na Região do Grande ABC teve a frustração como primeiro sintoma do “AVC”. Lembra-se de que, bem no início das minhas postagens você tentou, de todas as formas, que eu desistisse? Agora, frustrado, não é mesmo?

    Lembra-se de ter prometido me desmoralizar?

    “Desmoralização” com aquelas três “acusações”? Enfie-as no seu rabo, seu analfabeto. Os outros BANDIDOS, embora, como você. desmerecedores do mais sutil apreço, pelo menos sabiam elaborar Termos Acusatórios, apesar de convertidos em farsas.

    Depois, chama o João Alkimin de “comédia”!

    Curtir

  21. mmmmmmmmmmmmmmmmmmmmm…
    M.P, omisso, terceiromundista, comprometido0 com os crimes do PSDB, graças a esse M.P. sujo o PSDB está no poder há 22 anos…DITADO POPULAR= SE o político for do PSDB M.P. significa Meu Parceiro

    Curtir

Os comentários estão desativados.