por : Kiko Nogueira
A história do suposto plano de fuga de chefes do PCC teve, provavelmente, a cobertura mais ampla jamais dada a um evento que não aconteceu e que tem mais furos do que um queijo emmental.
Há dias, uma matéria “exclusiva” estava na Carta Capital, no SBT Brasil e no Estadão, repercutindo em seguida em todo lugar. Um relatório do setor de inteligência do Gaeco, Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado, do Ministério Público, dava conta de um esquema para tirar Marcola e outros três líderes do PCC da penitenciária de Presidente Venceslau, interior do estado.
O plano, segundo a polícia, estava sendo arquitetado há oito meses. Os criminosos estariam serrando as grades das janelas de suas celas, colocando-as de volta em seguida, devidamente pintadas. Eles sairiam dali para uma área do presídio sem cobertura de cabos de aço, onde seriam içados por um helicóptero com adesivos da Polícia Militar. Uma segunda aeronave, blindada e com armamento pesado, daria cobertura.
Membros da facção teriam tido aulas de pilotagem no Campo de Marte com um dos sujeitos que foram detidos carregando cocaína no helicóptero dos Perrellas. O destino do bando seria Loanda, no Paraná, distante 240 quilômetros. Ali haveria uma chácara e um avião para levá-los ao Paraguai.
O tal vazamento criou situações surreais. O Estadão publicou que os policiais estavam de tocaia aguardando os criminosos em Venceslau. A Globo foi até lá. No Jornal Nacional, um repórter perguntava, sussurrando, a um franco atirador como funcionava a arma dele. Diante da falta de ação, era o jeito.
O governador Geraldo Alckmin confirmou a existência do ardil e elogiou a corporação na rádio Jovem Pan. “Primeiro, o empenho da polícia de São Paulo, 24 horas, permanentemente, contra qualquer tipo de organização criminosa, tenha a sigla que tiver. São Paulo não retroage, não se intimida. É a maior polícia do Brasil, mais preparada. Segundo, em relação a esse caso, a polícia investigou e, lamentavelmente, isso acabou vazando. Mas a polícia está toda preparada e nós temos um esforço grande nesse trabalho”.
Tudo bem que não temos um FBI ou uma Scotland Yard — talvez a Sûreté do Inspetor Clouseau –, mas, se a inteligência policial é tão preparada, como é que um relatório desses é divulgado dessa maneira? E, se a coisa era tão perigosa, com dois helicópteros cheios de homens com fuzis e metralhadoras, o que explica a presença de toda a imprensa no local?
Por fim, se o PCC é capaz de elaborar uma escapada nesse nível de complexidade, como alguém suporia que algum de seus capangas fosse fazer qualquer coisa depois que a notícia estava no jornal, na TV, na internet etc?
O plano é digno de um filme de Bruce Wilis. Pode ser real? Sim. O PCC é rico e organizado. Mas a socióloga Camila Dias Nunes, autora do livro “PCC – Hegemonia nas Prisões e Monopólio da Violência”, duvida. Em entrevista ao site Spresso SP, ela afirma que considera tudo mirabolante demais. “Ao que tudo indica, o Marcola, por exemplo, possui uma capacidade muito grande de fazer ações bem planejadas. Então, eu acho que ele não seria burro de pôr em prática um plano como esse”, declarou. “Todos esses presos estão cansados de saber que suas ligações telefônicas são monitoradas, tanto pelo Ministério Público como pela polícia. É um amadorismo que não está de acordo com o perfil do Marcola”.
Tudo teria partido da interceptação de uma ligação entre o bandido Claudio Barbará da Silva, o Bin Laden, que está em Venceslau, e sua mulher, realizada pela Secretaria da Administração Penitenciária, comandada por Lourival Gomes. Por causa do vazamento, estaria havendo uma briga nos bastidores com a Secretaria de Segurança Pública, cujo titular é Fernando Grella.
Uma explicação para essa incrível batalha campal que nunca aconteceu são as eleições. Sem dar um único tiro, Alckmin saiu vitorioso. Os quatro fugitivos que nunca foram vão para outro regime prisional mais rigoroso. Mas a sensação que resta é de que, no meio de um teatro do absurdo, estão tentando fazer muita gente de boba. Você, inclusive.
Sobre o Autor
Diretor-adjunto do Diário do Centro do Mundo. Jornalista e músico. Foi fundador e diretor de redação da Revista Alfa; editor da Veja São Paulo; diretor de redação da Viagem e Turismo e do Guia Quatro Rodas
Até quem não é do meio não abraçou esta história ridícula da dupla infalível GAECO/P2, antes tinnga uma visão desta dupla como sendo a STASI Bandeirante, hoje estão mais para Comédia Bandeirante.
CurtirCurtir
O problema é que o principal alvo, o eleitor ingênuo, vem sendo atingido com este marketing eleitoral de 2a. categoria.
CurtirCurtir
Qualquer policial que valha um mínimo não deixaria passar a oportunidade de prender este Marcola em algum caixão de zinco. Então, somente sendo muito otário para acreditar nesta história fantasiosa.
CurtirCurtir
Acredito sim que a organização criminosa dispõe de potencial para executar tal plano, todavia, nāo se equipara a ardilosa e eficiente estrutura montada pelo PSDB para enganar o povo. Em termos de organizaçāo criminosa, o PCC ainda está engatinhando…
CurtirCurtir
Vazou vídeo do treinamento, para o super resgate.
CurtirCurtir
me engana que eu gosto materia pra subir seu ibope eleitoral funcionarios publicos e população do estado de são paulo chegou a hora
de darmos um basta são 20 anos de enganação.
CurtirCurtir
tb estranhei tudo isto, com certeza é marketing
CurtirCurtir
Quem pensa que o plano era uma mentira, está enganado.
O plano para resgatar os “cabeças” do PCC era uma realidade e até poderia ter dado certo, mas não foi descoberto da forma que está sendo relatado.
Só não deixaram o resgate ser iniciado, contando para mídia para evitar que acontecesse, pois, estando a polícia de tocaia, provavelmente haveria confronto e os presos e os demais criminosos, possivelmente, seriam mortos.
Isto causaria certo prejuízo $$ a algumas pessoas ligadas ao crime organizado, pessoas estas do próprio governo e da polícia.
Sem contar que, haveria “luta” para assumir a posição dos mortos e desordem para vingá-los.
Então, não foi a toa que o fato “vazou” para a mídia. O vazamento ocorreu para usar de forma política o fato, pois, de qualquer forma o resgate não ocorreria, já que os criminosos seriam alertados.
Vale lembrar, que o flagra do helicóptero do deputado ocorreu pois ele já estava sendo investigado… semelhante as denúncias anônimas que a arrota recebe sobre quilos e quilos de drogas…
Está tudo dominado.
CurtirCurtir
eu acredito, em terra em que o gato não esta em casa , o rato faz a festa, ou seja, em Sp não tem mais leis e quem faça as cumprir, é terra sem lei mesmo, e sobreviva quem puder.
CurtirCurtir
AGORA MEUS QUERIDOS IRMÃOS DE ARMAS, PREPAREM-TE, POIS TODA ESSA PALHAÇADA QUE APENAS SERVIU PRA MANDAR OS TROUXAS PRO RDD, VAI GERAR OS DESTEMIDOS ATAQUES SOBRE NÓS E NOSSOS PARENTES. CUIDEM-SE QUEM PUDER.
CurtirCurtir
Como em casa de ferreiro, bigorna só leva porrada, não demora muito.
CurtirCurtir
Sempre que preciso, estarei ocupando esse espaço, mesmo contra minha vontade, para demolir as aleivosias assacadas contra meu governo exitoso.
Primeiramente, quero externar publicamente meus efusivos parabéns ao meu grupo predileto – GAECO – que conjuntamente com a corporação que mora dentro do meu coração – Polícia Militar do estado de SP – conseguiram desarticular esse plano tétrico articulado por Marcos Herbas Camacho, uma inteligência superior à de Albert Eistein, mas voltada para o mal, que se concretizado, colocaria não só o estado de SP, mas o Brasil inteiro e quiçá a população mundial, em vias de extinção.
Embora os invejosos de sempre ( malditos PCs ) coloquem em dúvida o planejamento descoberto pelos inteligentíssimos componentes da Liga da Justiça – GAECO + PM + Mídia Paulista – posso garantir ao meu eleitorado que tudo que foi divulgado na imprensa, trata-se da mais pura e cristalina verdade.
Embora não devesse fazê-lo, divulgarei adiante, visando comprovar definitivamente o poderio descomunal desse PCC, o seu novo plano arquitetado nas masmorras de Presidente Venceslau. Trata-se da mais nova e inédita descoberta oriunda das escutas autorizadas pelo Judiciário paulista, aquele que não autoriza as aposentadorias indevidas dos PCs miseráveis e também nega-lhes, justamente, o pagamento dos precatórios alimentares.
Marcola está articulando com Andinho ( dessa vêz Bin Laden ficou de fora, porque não é bem visto nos E.U.A. ), após a fuga para o Paraguai, a invasão da base da NASA, em Cabo Canaveral, onde o grupo criminoso que domina os presídios no estado de SP, pretende tomar de assalto o comando estratégico dos programas espaciais norte americanos, posto que existem indicações seguras sobre o treinamento de uma equipe de trombadinhas da FEBEM, que habilitou-se a comandar aeronaves espaciais, com auxílio de um grupo de viciados da Cracolândia, cujo “know how” adquirido por estarem sempre com as cabeças “no mundo da Lua”, possibilitaria o sequestro de duas Challengers para uma empreitada criminosa nunca d’antes vista neste universo.
Sim senhores, o PCC pretende invadir o planeta Marte, onde após fincar a bandeira do SC Corínthians Paulista em solo marciano, vão inaugurar a primeira biqueira interplanetária em conjunto com o Comando Vermelho.
Tenho plena convicção que, como de costume, esses inúteis e letárgicos PCs a quem ainda tenho que sustentar, vão começar a debochar de mais esse serviço relevante e importantíssimo, revelado pela minha Liga da Justiça.
Mas o tempo é o senhor da razão e a minha PM + o impoluto MP, em conjunto com meus repórteres intrépidos, jamais, nunca em tempo algum, inventaram qualquer bravata, factóide ou história fantasiosa para beneficiar a mim ou a meus correligionários.
Finalmente, é com muito orgulho que conclamo a população paulista, para torcer com todo ardor no próximo domingo, pela minha consagração definitiva, quando estarei defendendo as cores das bandeiras paulista e brasileira, na entrega do premio OSCAR, pela academia holiwodiana, na categoria MELHOR ROTEIRISTA DE FICÇÃO.
SÃO PAULO NÃO COMPACTUA COM BANDIDOS !
AND THE OSCAR GOES TO…
CurtirCurtir
Esse Gilberto fuminho e’ o mesmo envolvido nas mortes dos tiras do ABC e do tira do denarc,alem do que o bisu era de que ele tinha relação com o helicoptero apreendido com droga pela Federal no Espirito Santo,que inclusive era pilotado pelo tal instrutor de voo,entao algum fundamento essa conversa tem,mas acredito que a Federal que esteja por traz dessa investigação.
CurtirCurtir
Quem primeiro descobriu esse plano cinematográfico de fuga, foram os Agentes Penitenciários da P II de Presidente Wenceslau
CurtirCurtir
Errata: Quem descobriu esse plano de fuga cinematográfico, foi o os Agentes Penitenciários do Setor de Inteligência da Penitenciária II de Presidente Wenceslau.
CurtirCurtir
A vida é uma merda mesmo, pago o AIPESP e o SIPESP para pressionarem o governo quanto a melhoria salarial e de trabalho, mais percebo que os mesmo se encontram inertes. Espero que depois do carnaval esses sindicatos voltem das férias, as festas de ano novo já findaram…Senhores sindicalistas estamos em 2014! Esse ano é de eleição e de Copa do Mundo, é o ano perfeito para cobrarem o governo, reajuste salarial e melhorias gerais na Polícia Civil. Se não conseguirem nada esse ano, com Copa do Mundo e eleições, imagina em 2015? Espero que os sindicatos e associações comecem a agir, o tempo está esvaindo e os sindicatos deitados em berço esplendido… A luta salarial e as mobilizações precisam recomeçar imediatamente, caso contrário não teremos nenhuma migalha nesse ano de Copa do Mundo e eleições.
CurtirCurtir
A vida é uma merda mesmo, pago o AIPESP e o SIPESP para pressionarem o governo quanto a melhoria salarial e de trabalho, mais percebo que os mesmo se encontram inertes. Espero que depois do carnaval esses sindicatos voltem das férias, as festas de ano novo já findaram…Senhores sindicalistas estamos em 2014! Esse ano é de eleição e de Copa do Mundo, é o ano perfeito para cobrarem o governo, reajuste salarial e melhorias gerais na Polícia Civil. Se não conseguirem nada esse ano, com Copa do Mundo e eleições, imagina em 2015? Espero que os sindicatos e associações comecem a agir, o tempo está esvaindo e os sindicatos deitados em berço esplendido… A luta salarial e as mobilizações precisam recomeçar imediatamente, caso contrário não teremos nenhuma migalha nesse ano de Copa do Mundo e eleições…
CurtirCurtir
O plano não foi descoberto por escuta TELEFÔNICA, foi descoberto por escuta AMBIENTAL. Como isso foi divulgado na mídia agora eles vão ficar mais espertos e esse recurso perde eficácia.
CurtirCurtir
Estão esquecendo de apresentar as condições miseráveis salariais e materiais que os Policiais Civis e Militares estão submetidos no dia a dia pelo Governador Geraldo Alckimim do PSDB do Estado de São Paulo. Não esqueçam de apresentar os altos índices de homicídios cometidos contra Policiais e o domínio do crime organizado pcc; Relatem a estrutura policial civil precária, o déficit de policiais, o contigente velho e em plenas condições de aposentadorias, mostrem também o desprezo do governo para com a polícia civil, o salário de fome demonstrado em um papel mais conhecido como miserit- não vem do latim não, vem de miséria mesmo, porque o salário é pouquinho mesmo, mas mostrem também que existe alguns policiais super motivados, ostentam correntes de ouro e outras jóias carissímas, com seus carões de luxo e roupas de grifes (água e óleo). Não esqueçam de mostrar ao público presente que a tecnologia é de ponta na Polícia Civil ” de ponta cabeça”, a tecnologia permitiu redução na folha de pagamento, diminuiram em 50% a alimentação dos policiais, acho que é regime forçado kkkk só pode kkk! Sorria minha gente, vocês vivem em um mundo de conto de fadas que nunca será real, mesmo com montagens ficticias da alta tecnologia que nunca chegou aqui no Brasil das bananas !
Pessoal, ano eleitoral é mesmo mágico aqui no Estado de São Paulo, aparece cada coisa que nunca imaginamos que poderia acontecer, não é mesmo? Alguém de vocês que vivem no mundo real conhecem alguma coisa descrita no post acima? inicialmente eu achei tratar -se de uma matéria dos EUA, mas para minha tristesa a pataquada é aqui mesmo, pasmem, tecnologias da polícia paulista que anda descalsa sem pai e sem mãe kkkkkkk acho que hoje não é o meu dia, ou será que estou tendo um pesadelo? A POLÍCIA CIVIL PAULISTA ESTA FALIDA Á MUITOS ANOS E AINDA NÃO TEMOS O ANTIDOTO PARA SALVAR ELA,, EXCETO MEDIDAS ELEITOREIRAS RECHEADAS DE MENTIRAS !
CurtirCurtir
Início do conteúdo
Venceslau teme megarrebelião do PCC
Receio na cidade em que estão presos os principais líderes, incluindo Marcola, é de que facção ordene motim e use visitas como reféns
01 de março de 2014 | 2h 05
* Notícia
*
Email
Print
A+ A-
inCompartilhar0
Chico Siqueira, Especial para o Estado, Presidente Venceslau – O Estado de S.Paulo
A notícia da possível transferência de quatro líderes do Primeiro Comando da Capital (PCC) para o Regime Disciplinar Diferenciado (RDD) elevou ainda mais o clima de tensão ontem em Presidente Venceslau, onde estão detidos os líderes da facção criminosa, na P2. O receio é de que a facção ordene rebeliões em unidades controladas por ela, caso seus líderes sejam mesmo levados para o regime de prisão mais rígido.
Marcos Camacho. o Marcola, está preso em Presidente Venceslau – Paulo Liebert/Estadão
Paulo Liebert/Estadão
Marcos Camacho. o Marcola, está preso em Presidente Venceslau
O pedido de transferência de Marco Willians Herbas Camacho, o Marcola, Cláudio Barbará da Silva, Célio Marcelo da Silva, o Bin Laden, e Luiz Eduardo Marcondes Machado, o Du Bela Vista, seria feito nesta sexta-feira pelas Secretarias de Segurança Pública e de Administração Penitenciária. A decisão foi anunciada pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB) após a divulgação de um plano de fuga audacioso, com uso de dois helicópteros, que o PCC havia planejado para este sábado.
Sem folgas. Ouvidos pelo Estado, que adiantou o plano no estadão.com.br, oficiais da PM, representantes do Ministério Público, agentes penitenciários e sindicalistas afirmaram que a possibilidade de motins ou de uma megarrebelião em presídios controlados pelo PCC deve ser levada a sério, e pode ser facilitada pelos horários de visita, mantidos para este sábado e domingo, pela Secretaria de Administração Penitenciária (SAP).
“A segurança fica mais sensível porque as visitas dentro das unidades podem ser tomadas como reféns para a realização de motins”, disse um oficial da PM. Ele revelou que o efetivo foi reforçado com homens de outras cidades e com a ajuda do Comando de Operações Especiais (COE), que mantém grupos de atiradores próximos do presídio, com a Tropa de Choque da PM. “As folgas também foram suspensas e nossos homens convocados para reforçar o patrulhamento”, informou.
“O clima de tensão aumentou muito com essa notícia. Há essa possibilidade de rebeliões, mas não podemos negociar com bandidos. É preciso que se faça a transferência. É simples: se o detento não se comportou bem em uma penitenciária de segurança, ele precisa ser transferido para outra mais segura ainda”, comentou um promotor criminal ouvido pela reportagem.
Queixas. Segundo o mesmo promotor, se a Justiça tivesse cumprido os pedidos de transferência de 35 líderes da facção, feitos pelo Ministério Público em outubro, a situação seria outra. “Este plano nem existiria”, disse. O promotor também lembrou que o novo pedido feito pelas duas secretarias “nem precisaria ser feito porque está no Decrim o julgamento do mérito do pedido de prisão de 365 dias que o MP fez para Marcola e para Barbará”, afirmou.
Agentes estão temerosos com a possibilidade de rebelião. “Muitos colegas estão nos procurando para saber como se comportar. Estamos orientando para que aumentem a atenção tanto dentro quanto fora de presídio. Essa ameaça de megarrebelião é bem real”, disse o presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários do Estado de São Paulo (Sindasp), Daniel Grandolfo.
CurtirCurtir
Bom Dia!
Senhoras e Senhores.
É o seguinte:
Você acha que um preso que “dizem”: Consegue manipular todos os seus tentáculos de dentro de uma cadeia, queira sair desta mordomia?
Você acha que um preso que “dizem”: Possui grande quantidade de dinheiro à sua disposição, este interessado em querer fugir pendurado numa corda?
Você acha que um preso, apesar de dizerem que: Se encontra recluso da sociedade numa cela de segurança máxima e, ainda assim, mesmo que haja uma pressuposição de fuga fantástica nisto tudo, se arriscaria em fugir e depois a servir de moeda de troca ou caixa “ad eternum” para eventuais corruptos?
Você acha que um preso que “dizem”: Não ter comunicabilidade com a sociedade de fora do presídio e, ainda assim, segundo diz a lenda, consegue certas visitas, especialmente de alguns criadores de sites e projetos de segurança e outros tantos especialistas em segurança e, por fim, tem o intuito de se aprimorar e se lançar num futuro próximo, como o Senhor dos informáticos, quer sair dos seus seguros aposentos bancados pelo dinheiro do povo?
Você acha que um preso que alegam que: Este recluso numa cela de segurança máxima tenha vontade de sair desta e, se arriscar 24 horas por dia, daqueles que o cerca e até sintam e queiram acabar com o seu império?
Você acha que um preso recluso numa cela de segurança máxima, que consegue incomodar certas Autoridades, queira sair deste privilégio e arriscar todos estes benefícios, inclusive o da dúvida e, se submeter às intempéries como a de um bandido comum?
Senhoras e Senhores! Sinceramente falando, somente sei de uma coisa:
Se eu eventualmente tivesse em toda a minha vida, por mais remota que fosse, o benefício da dúvida, seguramente eu a usufruiria por muito tempo e até quem sabe me arriscasse em ser um promissor politico brasileiro.
Caronte.
CurtirCurtir
Estorinha para boi dormir, só o picolé de chuchu e os criadores desta fábula acreditaram que alguém iria acreditar desta patacoada.
Se existisse a mínima, a ínfima, a menor possibilidade de esta fantasia existir quem estaria dando entrevista seria algum promotor/golden boy do GAECO, como bem observado o tal relatório da fuga não tem timbre de nenhum órgão e nem assinatura, no melhor estilo disque denúncia, não necessita de identificar, só sai denúncia de m…. envolta em ……
Os promotores montariam aquele teatro todo, que estamos a acostumados ver, e que eles são afeitos a fazer e dariam as explicações e iriam teorizar muito a respeito do trabalho feitos por outros.
Alguém notou alguma semelhança como as entrevistas da maioria delegados de polícia¿
O picolé de chuchu mais uma vez está usando as polícias para tentar a reeleição, já que estão estourando um montão de escândalos da sua administração o mais recente a falta de investimento na captação de água e na iminência de um racionamento de água ele está usando este factoide, o dá fuga que nunca aconteceu, para desviar a atenção simples assim.
CurtirCurtir
Na real, na real ISSO TUDO É UMA GRANDE PAPO FURADO PARA TENTAR OBNUBILAR A PUTA OPERAÇÃO DA POLÍCIA CIVIL. MP E PM (Meninos que se acham polícia e policinha de mentira) CRIARAM ESTA FARSA PARA TENTAREM SE VALORIZAR UM POUQUINHO, JÁ QUE SÒ FAZEM CAGADA. ESSA É A MINHA HUMILDE OPINIÃO!
CurtirCurtir
Concordo com o Humilde Humildão… Um só quer holofotes… A polícia que deveria ser preventiva, não trabalha nas ruas… Horas e horas pelas ruas da grande São Paulo e precisa ter muita sorte para se deparar com uma viatura da PM… Eu, cidadão, pagador de impostos, tenho vergonha do policiamento preventivo das ruas de São Paulo!
CurtirCurtir
NEM GAECO, NEM P. 2 DA POLICIA MILITAR, MUITO MENOS AINDA A POLICIA CIVIL, QUEM DERRUBOU O MAIOR TRAMPO DE REPERCUSSÃO DO ANO FOI OS COMPETENTES AGENTE PENITENCIÁRIOS. DO SETOR DE INTELIGENCIA DA SECRETARIA DA ADMINISTRAÇÃO PENITENCIÁRIA
CurtirCurtir
VEJAM ESSA MATÉRIA DO JORNAL FOLHA DE SÃO PAULO, SAIBAM QUE REALMENTE HOUVE, O PLANO CINEMATOGRÁFICO DE FUGA E QUEM FOI OS VERDADEIROS DE POLICIAIS QUE DESCOBRIRAM O PLANO, USANDO DE CONHECIMENTO DE QUEM MAIS CONHECE DE CRIME ORGANIZADO
Vazamento de plano de fuga gera crise entre secretarias do governo
Relação entre pastas é abalada após ser divulgado esquema de resgate de chefe de facção criminosa
Geraldo Alckmin ficou irritado porque queria frustrar a tentativa de fuga e usar a ação como trunfo eleitoral
MARIO CESAR CARVALHO
DE SÃO PAULO
O vazamento da operação de resgate de Marco Willians Herbas Camacho, o Marcola, chefe da facção criminosa PCC, abalou as relações entre as secretarias da Segurança e da Administração Penitenciária do governo Geraldo Alckmin (PSDB).
Uma culpa a outra como responsável pela divulgação do plano pelo SBT e pelo jornal “O Estado de S. Paulo”.
Com a publicidade do plano, fugiram os seis investigados que usariam dois helicópteros e um avião para tirar Marcola do presídio em Presidente Venceslau. Acabou ficando comprometida uma investigação conjunta de 13 meses, pelo menos.
A Secretaria da Administração Penitenciária ficou enfurecida com o vazamento porque foi ela que descobriu o plano de resgate ao interceptar uma conversa de Claudio Barbará da Silva com sua mulher dentro do presídio de Presidente Venceslau, em 6 de janeiro de 2013.
Barbará contou à mulher que o PCC treinava três integrantes da facção para pilotar helicópteros.
A descoberta foi feita por meio de escuta ambiental, um método novo nesse tipo de investigação, não por meio de gravação de conversa telefônica, segundo a Folha apurou. A escuta ambiental usava gravadores minúsculos para captar conversas.
O governador Geraldo Alckmin ficou irritado com o vazamento porque tinha planos de prender os envolvidos no resgate e utilizar o caso como trunfo eleitoral.
“Lamentavelmente o caso acabou vazando”, disse. Depois, elogiou a polícia: “São Paulo não retroage, não se intimida. É a maior polícia do Brasil, a mais preparada”.
Alckmin recebeu o primeiro relatório sobre o plano de resgate há 20 dias e tratava o caso com extremo sigilo.
O estremecimento entre as secretarias só acentua uma desconfiança que já havia entre o titular da Segurança Pública, Fernando Grella, e seu par na Administração Penitenciária, Lourival Gomes.
Gomes é ligado ao ex-secretário de Segurança Antônio Ferreira Pinto, que, após a saída do cargo, em novembro de 2012, se tornou um dos maiores críticos da política contra a violência adotada por Geraldo Alckmin.
Ferreira Pinto disse em entrevista ao “Valor Econômico”, em outubro de 2013, que Alckmin “está aproveitando para colher dividendos políticos” ao divulgar que o PCC tinha um plano para matá-lo.
Ele disse que esse tipo de ameaça era “fanfarronice”.
Pré-candidato a deputado federal pelo PMDB, Ferreira Pinto tornou-se assessor para assuntos de segurança da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo). O presidente da Fiesp, Paulo Skaff, é pré-candidato a governador pelo mesmo PMDB.
Grella negou à Folha que houvesse alguma crise com a Administração Penitenciária.
A prova das boas relações, segundo ele, é que os dois secretários assinariam o pedido à Justiça para que os chefes do PCC sejam transferidos para o isolamento.
Questionada pela reportagem, a Secretaria da Administração Penitenciária não quis se pronunciar.
Ferreira Pinto disse ter tomado conhecimento do plano pela imprensa.
Colaboraram DANIELA LIMA, REYNALDO TUROLLO JR. e ARTUR RODRIGUES
CurtirCurtir
ASP que sabe o que fala, derrubou o que! e inconstitucional qualquerl levantamento feito pela SAP, nao serve para nada! foi o maior MICO, de todos os tempos! TROFEU BOZO! KKKKK!
CurtirCurtir
DIREITOS DOS DEMITIDOS POLICIAIS E FUNCIONARIOS PUBLICOS
DECISÃO
Policial M.C.S deve receber indenização por férias adquiridas antes de ser demitido
O servidor, mesmo demitido, tem direito à indenização por período de férias adquirido mas não gozado. A decisão é da Sexta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ), que manteve a condenação da União em indenizar policial rodoviário federal demitido em 2001. Ele não teria usufruído o direito às férias conquistado em 2000. Para a ministra Maria Thereza de Assis Moura, “o direito de férias é garantido constitucionalmente e compreende tanto a concessão de descanso como também o pagamento de remuneração adicional. Assim, consumado o período aquisitivo, caracterizado está o direito adquirido às férias, motivo pela qual deve a administração indenizar o servidor que não usufruiu desse direito ainda que em razão de sua demissão”. A União alegava que apenas o servidor exonerado, e não o demitido, teria direito a essa indenização. O mesmo raciocínio seria aplicado na Justiça do Trabalho, em relação ao empregado demitido por justa causa. “O que não se permite na Justiça Laboral é o recebimento de férias proporcionais quando o empregado for dispensado por justa causa, benefício que também não foi concedido ao autor”, esclareceu a relatora.Segundo ela, a norma citada pela União “garante o pagamento das férias não gozadas ao servidor exonerado, vale dizer, àquele que teve seu vínculo rompido com o Poder Público sem a imposição de penalidade, não mencionando o servidor demitido”. Ricardo Escorizza dos Santos.
CurtirCurtir
Quem descobriu a fuga foi o nico.
CurtirCurtir
COELHÃO,
VC AINDA ACREDITA EM PAPAI NOEL? FAZ UNS TRÊS ANOS QUE ME DESFILIEI DESSES SINDICATOS LETÁRGICOS E NEM POR ISSO ELES DEIXARAM DE DORMIR EM BERÇO ESPLÊNDIDO.
CurtirCurtir
PAGO OS SINDICATOS PARA ME REPRESENTAR E PRESSIONAR O GOVERNO, E NEM EM PLENO ANO DE COPA DO MUNDO E ELEIÇÕES, ESSES INCOMPETENTES FAZEM ISSO, É HORA DE AGIR, É HORA DE ENTRARMOS EM GREVE, É HORA DE POR ESSES SINDICATOS PARA TRABALHAR.
CurtirCurtir
02/03/2014 12h42 – Atualizado em 02/03/2014 16h26
Homens do Bope invadem delegacia para resgatar sargento preso no AC
Sargento da PM foi preso por delegado da Polícia Civil.
Mais de 50 homens armados, alguns com fuzis, resgataram o colega.
Do G1 AC
848 comentários
PMs do Acre invadem Delegacia de Flagrantes (Defla) (Foto: Reprodução)
PMs do Acre invadem Delegacia de Flagrantes (Defla)
(Foto: Reprodução)
Um sargento da Polícia Militar do Acre foi preso por um delegado da Polícia Civil, na noite deste sábado (1), por falso testemunho e desobediência, em Rio Branco. Para realizar o resgate do policial preso, ao menos 50 homens da PM e do Batalhão de Operações Especiais (Bope) fortemente armados invadiram a Delegacia de Flagrantes (Defla) causando confusão no local.
De acordo com o delegado da Polícia Civil, Leonardo Santa Bárbara, tudo começou quando um condutor sofreu um acidente de carro por volta das 15h30. Após receber atendimento médico, ele foi conduzido à delegacia por dirigir embriagado. O boletim de ocorrência foi registrado somente às 19h50. O sargento, que registrou a ocorrência, contou ao delegado que o conduzido foi oportunizado a fazer o bafômetro, mas se recusou a fazer o teste.
“Eu perguntei ao sargento se ele teria o equipamento para realizar o teste e ele disse que sim. Então determinei que ele fizesse o bafômetro no conduzido naquele momento. O sargento disse que não iria fazer. Eu pedi para constarem no livro a recusa do policial em atender ao meu pedido e passei a fazer o procedimento do flagrante. Como autoridade policial, estava questionando sobre o ocorrido, ele se recusou e disse que não iria assinar. Então dei voz de prisão”, conta o delegado, que não especificou qual ação do PM preso caracterizou o crime de falso testemunho.
saiba mais
Onze policiais são presos por morte de auxiliar de pedreiro no Acre
Ao tomarem conhecimento do caso, policiais militares invadiram a delegacia. O tenente-coronel Márcio Alves, comandante da Companhia Estadual de Trânsito, foi apontado como o responsável pela invasão e resgate do PM preso. Imagens gravadas pelos próprios policiais mostram agressões e chutes no momento do resgate.
O que pensam as autoridades
O delegado de Polícia Civil, Alcino Júnior, qualificou o ato como ‘coorporativismo maléfico dentro da segurança pública’. “Infelizmente gera uma crise. A gente não pode esconder. Quebraram a delegacia. O coronel Márcio chegou em uma situação que estava sendo resolvida e determinou que o preso fosse retirado daqui. Os policiais militares estavam em maior número, inclusive com fuzis, e nós iremos tomar as medidas. Nós temos um foragido”, disse.
Segundo Rafael Pimentel, presidente da Associação dos Delegados de Polícia Civil do Acre, medidas judiciais serão tomadas. “O grupo, que deveria gerar segurança, traz a insegurança para dentro da delegacia. Dessa forma, a associação tomará tanto as medidas judiciais, como também atuará incisivamente para cobrar a punição e atuação do Estado nesse caso”.
Os policiais militares e do Bope que participaram da confusão procuraram o comando geral da PM. Minutos depois, chegaram o comandante coronel José Anastácio e o secretário de Segurança Pública, Renir Graebner, que fizeram uma reunião a portas fechadas, para discutir o caso e decidir que providências serão tomadas.
“Fizemos uma reunião imediata exatamente para resolver a situação. As instituições estão acima de qualquer desentendimento. A situação está superada e os fatos serão apurados e depois divulgados” afirmou o secretário de Segurança Pública Ildor Reni Graebner.
Para o comandante geral da Policia Militar, cel José dos Reis Anastácio, apesar da confusão entre as instituições, não há crise. “Esses são fatos que não podem interferir nas instituições. Elas voltam a funcionar dentro da normalidade. As apurações continuam, o incidente já aconteceu. Não há crise. Nunca houve e nunca haverá. Esses casos são casos isolados que estão sendo apurados”, disse.
CurtirCurtir
ASP que sabe o que fala disse:
02/03/2014 às 12:32
NEM GAECO, NEM P. 2 DA POLICIA MILITAR, MUITO MENOS AINDA A POLICIA CIVIL, QUEM DERRUBOU O MAIOR TRAMPO DE REPERCUSSÃO DO ANO FOI OS COMPETENTES AGENTE PENITENCIÁRIOS. DO SETOR DE INTELIGENCIA DA SECRETARIA DA ADMINISTRAÇÃO PENITENCIÁRIA.
Caro “ASP sabe o que fala”: Também sou ASP, então sei quem é o senhor. A inteligência da SAP sofre de esquizofrenia e alzhaimer. A inteligência da SAP, salvo rara exceção, é composta de milico e um bando de encostado da SAP ou de bajuladores. Ao invés de vcs ficarem bancando os arapongas, querendo fazer o trabalho da polícia, pq vcs não levantam as correrias que são feitas por alguns diretores da COREMETRO? Sabe pq vcs não fazem isso? Pq tem gente do alto escalão envolvido até o talo em corrupção, entao vcs nao vão querer mexer com vespeiro…. O cara que vende celular pro bandido é o menor corrupto que existe na SAP. A SAP tem gente que não sabe mais onde enfia dinheiro de corrupção.
CurtirCurtir
Precisamos de reajuste salarial nesse ano de Copa do Mundo e eleições, meu salário está defasado, estou passando por dificuldades, estou no serasa/SPC, o Banco do Brasil bloqueou todo meu crédito, e no ano passado só tive míseros 7%, este ano se não vier no mínimo 15% vou passar fome juntamente com a mulher e os três filhos, os sindicatos parecem estar paralisados, justamente no ano mais atrativo para reivindicações salariais, estranho.
CurtirCurtir
Queria um reajuste de ao menos 10% para ajudar na alimentação de minha família, mais parece que os sindicatos aos quais pago, não estão interessados em pressionar o governo.
CurtirCurtir
Gente o negocio é simples, todos os restopols tem que sair de todos os sindicados,,..e temos que combinar e nos filiar em um só….um dos motivos da reestruturação nunca sair do papel é que muitos sindicatos também perderão com a reestruturação das carreiras…
Colonia de ferias pra mim não é motivo pra se filiar em sindicado algum…
Acho que seria um bom começo…!!!
E ai alguém aqui tem outra ideia….????
CurtirCurtir
Sem respeito à data base, NESSE ANO VAI DAR MANGUEIRA……no rabo dos operacionais! – kkkkkkkkk
CurtirCurtir
Trouxa de quem embarcou nessa lenda de resgate de helicóptero do Marcola! Notícia requentada em pleno ano eleitoral com mais de ano de grampo só paulista que gosta do chuchu pra acreditar nessa merda.
Quem não percebeu que o MP/PM ficaram com ciúmes da derrubada do XERIFE DO DEIC?
A malandragem do Rio de Janeiro está há alguns anos na frente do PCC, a única defasagem foi na guerra pelas bocas-de-fumo que fizeram eles se matarem entre si, mas consertada recentemente e agora coloca o CV-ADA-TC na vanguarda novamente tendo em vista que a topografia carioca prejudica e muito o trabalho das polícias.
José Carlos dos Reis Encina foi um cérebro único na criminalidade nacional, Leonardo Pareja e Marcos Willians Herbas Camacho estão no segundo escalão isso é fato.
CurtirCurtir
Puta que pariu tem que dizer que deram a fita pra evitar novos ataques? VTNC.
CurtirCurtir
O restopol ficou apenas com os 7%, e por conta do N.U não teremos reajuste em 2014, estamos fodidos e sem rumo, enquanto os sindicatos continuam dormindo em berço esplendido…
CurtirCurtir
Parabéns aos Garis do Rio de Janeiro em pleno Carnaval Carioca, estão em Greve, A Prefeitura ofereceu um percentual o qual não foi aceito. Enquanto isso a mobilização aqui na Civil. Sindicatos vamos agir. Acordem.
CurtirCurtir