Drª Jaqueline Gouveia Rodrigues – Por que não vender meu precatório? 8

Por que não vender meu precatório?

Escrito por  Jaqueline Gouveia Rodrigues

Essa é uma questão muito recorrente por aqueles que aguardam há anos pela satisfação (efetiva) do seu direito. Primeiro o credor, em especial o servidor público, enfrenta uma longa batalha judicial que se prolonga por anos, e então, quando finalmente a Justiça reconhece aquele direito, inicia-se uma nova jornada para que receba o valor que lhe é devido.

É bem verdade que todos os procedimentos relativos ao processo são extremamente lentos (tendo em vista a pouca estrutura do Judiciário), e não bastando, a verba que é destinada pelo Governo ao pagamento dessa dívida é ínfima, e faz com que o recebimento do valor do precatório perdure por anos – uma eternidade para quem espera.

E então, o credor sem esperanças de receber seu precatório, e assediado insistentemente por terceiros interessados na compra desse crédito, se pergunta: Por que não vender meu precatório? Questão, aliás, perfeitamente compreensível diante deste cenário, ainda mais levando em conta que uma grande parte dessas pessoas é idosa e quer ter o merecido direito de desfrutar daquilo que lhe faz jus, sem contar aqueles que por motivo de saúde ou outras necessidades, aguardam com urgência o recebimento desses valores.

Entretanto, é preciso ter cautela antes de optar pela venda do seu precatório (prática que no Direito se dá o nome de Cessão de Crédito), pois nem sempre o que parece vantajoso de fato é. Ao contrário, o que se vê na prática é que o deságio é muito grande, cerca de 80%. Deste modo, o credor que tem um valor em torno de R$ 50.000,00, com a venda receberá apenas R$ 10.000,00, ou seja, extremamente desvantajoso.

Além disso, o que é relatado com frequência pelos próprios servidores (credores), é que recebem propostas com valores que não correspondem com a realidade, ou seja, os valores informados por quem propõe a compra são baseados em contas feitas há muito tempo, sem qualquer atualização, e que estes compradores muitas vezes sabem que já há valores disponíveis, ou que estarão muito em breve, e informam equivocadamente o credor, levando-o a crer que seu crédito só será pago em muitos anos.

Sem contar outras muitas práticas ilícitas que ocorrem, visando lesar o credor. Isto foi inclusive alertado pelo Tribunal de Justiça de São Paulo – “Antes de assinar qualquer contrato de cessão de crédito com terceiros ou de adiantarem ‘taxas’ de despesas processuais o credor deve procurar um advogado. Essa é a dica do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP) para os credores de precatórios de execuções judiciais, estaduais e municipais, que tramitam nas Varas de Fazenda Pública de São Paulo, capital. O alerta do TJSP aos credores se justifica pelo significativo aumento de reclamações apresentadas nas execuções judiciais contra a Fazenda Pública.”

Mas, acima de tudo, é importante dizer que após o Supremo Tribunal Federal ter declarado parcialmente inconstitucional a Emenda 62/09, que previa o pagamento parcelado de precatórios em até 15 anos, surgiram novas propostas para o pagamento da dívida, como é o caso do Estado do Rio de Janeiro que, por meio da Lei Complementar nº 147, de 27 de junho, autorizou a utilização de até 25% do saldo dos depósitos judiciais e extrajudiciais para o pagamento de precatórios e requisições de pequeno valor e, desta maneira, deverá quitar toda a dívida até o início de 2014.

A OAB, seguindo o exemplo, sugeriu ao Governo Federal editar uma medida provisória para autorizar os estados e municípios a pagar precatórios com parte dos recursos de depósitos judiciais referentes a litígios nos quais os entes não sejam parte.

Outro ponto positivo é que o pagamento destinado aos credores prioritários (idosos e pessoas com doença grave), previsto pela Emenda Constitucional 62/09, foi declarado constitucional pelo Supremo Tribunal Federal e, além disso, está em dia.

Em linhas gerais, a atual conjuntura dos precatórios vem acenando mudanças, graças ao apelo da sociedade e ao grande empenho por parte dos advogados, do Madeca (Movimento dos Advogados em Defesa dos Credores Alimentares do Poder Público) e da OAB. Acreditamos estar próximos de uma solução definitiva no sentido de, enfim, ver a satisfação do direto dos credores.

Jaqueline Gouveia Rodrigues
OAB/SP 330757

ADVOCACIA SANDOVAL FILHO

 

Um Comentário

  1. http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2013/10/policia-civil-apreende-produtos-ilegais-na-regiao-da-rua-25-de-marco.html

    10/10/2013 18h37 – Atualizado em 10/10/2013 18h38
    Polícia Civil apreende produtos ilegais na região da Rua 25 de Março

    SENHORES CORREGEDORES E MEMBROS DO MP, POR FAVOR ANDAR EM TODOS OS ANDARES DA GALERIA PAJÉ E VER O QUE CERTOS POLICIAS DESTAS DELEGACIAS DO CONSUMIDOR ESTÃO FAZENDO NAQUELA ÁREA, PORQUE NÃO FECHARAM A PAJE TODA? NO MINIMO DEVEM TER RABO PRESO, FAÇAM UMA INVESTIGAÇÃO NA GALERIA PAJE TODA, MAIS DE 5000 MILHOES DE PRODUTOS PIRATAS E ATE DOLAR VENDENDO LA DENTRO, E SO ACERTO ATRAS DE ACERTO.

    ESSA MATERIA FOI UMA PIADA PARA ENCOBRIR AS ROUBALHEIRAS, VÃO HOJE NO ORIENTAL NO 4 ANDAR E PERGUNTEM O QUE ACONTECEU LA SEMANA PASSADA

    Curtir

  2. OS AGENTES E OS CARCEPAS SE LASCARAM KKKKKKKKKKKKKKKKKK
    AGORA VAI SER MAIS DE MIL REAIS, MILÃÃÃÃÃÕ DE DIFERENÇA INICIAL KKKKKKKKKKKKK
    CONTINUEM ENTREGAR INTIMAÇÃO E AJUDAR TIRAS EM INVESTIGAÇÃO E FAZER BO E BALCÃO SEUS TROUXAS KKKKKKKKKKKKK
    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    Curtir

  3. THOREAU é só ficção direto de Lampedusa disse:
    11/10/2013 ÀS 15:55
    ACORDEM

    ACORDEM

    ACORDEMMMMMMMMMMMMMMM KRLH

    SIC . . . Durante as investigações, o MP descobriu também que 106 PMs mortos no ano passado no estado, foram vítimas das ações do grupo. A ordem para os assassinatos partiu também de dentro do presídio.

    http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2013/10/em-escuta-marcola-diz-ser-responsavel-por-queda-de-homicidios.html

    A QUADRILHA PCC$$$$$$$$$$$$$$$$$$$DB

    TINHA CONHECIMENTO DESTE GENOCÍDIO EM ANDAMENTO

    E NEGA, NEGAVA E NEGARA SEMPRE . . . .

    ACORDEMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMM POHHHHHHHHH

    NÃO TE REMUNERAM COM JUSTIÇA

    E DEIXAM QUE TE MATEMMMMM – PCC$$$$$$$$DB E 3 PHODERES JUNTOS KRLH

    ACORDEMMMMMMMMMMMMMMM PORRRRRRRR

    Curtir

  4. ANUNCIO DO GOVERNO (N.U)

    Já a bonificação para investigadores e escrivães atende a Lei do Nível Universitário, aprovada em 2008, com reajuste que varia neste ano de 8,5% a 18,6%, incluindo os 7% já anunciados a todas as polícias e agentes penitenciários. No ano que vem, o reajuste será de 15% a 25,7%. Serão beneficiados 27.280 investigadores e escrivães, incluindo aposentados e pensionistas.

    PALAVRAS DO GOVERNADOR: COM ISSO PRETENDO VALORIZAR TODA A POLICIA ?????????????

    OBS: ISTO ESTÁ GRAVADO EM VIDEO………………………..

    Curtir

  5. Pingback: Drª Jaqueline Gouveia Rodrigues – Po...

  6. Pingback: Drª Jaqueline Gouveia Rodrigues – Por que não vender meu precatório? | EVS NOTÍCIAS.

  7. ATENÇÃO:

    ACABO DE RECEBER UMA INFORMAÇÃO DE QUE A PARTIR DO MOMENTO QUE O EXCELENTÍSSIMO GOVERNADOR DO ESTADO DE SÃO PAULO, SR. MARCOLA, FOR TRANSFERIDO, TODAS AS CADEIAS SERÃO VIRADAS E TODA E QUALQUER AUTORIDADE VACILANDO NA RUA SERÁ ATACADA.
    ORDEM FOI DADA A POUCOS INSTANTES.
    CONFIEM, NÃO ESTOU AQUI PARA BRINCAR, SE O MARCOLA FOR TRANSFERIDO, TUDO DE NOVO.

    AVANTE AZEITONAS, MAIS VERDES DO QUE NUNCA.

    Curtir

  8. ATENÇÃO HOUVE ERRO NAS ENTRE LINHAS !!!!O GOVERNO FALOU UMA COISA E NO PAPEL FOI OUTRA !!!!

    ATENÇÃO TODOS OS SINDICATOS E ASSOCIAÇÕES DOS INVESTIGADORES E ESCRIVÃES….

    ALERTA NA Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo – ALESP……

    Curtir

Os comentários estão desativados.