Delegados e policiais realizaram sétimo movimento nesta terça-feira (17) 28

Paralisação na Polícia Civil e Ciretran afeta serviços em Bauru

Motoristas não conseguiram liberar carros e nem regularizar CNH.

Do G1 Bauru e Marília

Comente agora
Policiais não aceitam reajuste de 7%  (Foto: Reprodução TV TEM)Policiais não aceitam reajuste de 7% (Foto: Reprodução TV TEM)

Delegados e policiais voltaram a protestar em várias cidades da região Centro-Oeste Paulista. Em Bauru (SP), eles cobraram melhorias no setor e reajuste salarial. O governo do estado oferece 7% de reposição. Em meio à paralisação, quem precisou de atendimento nos distritos policiais e na Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) de Bauru teve que esperar durante horas.

A recepção da Central de Polícia Judiciária ficou cheia de policiais civis e delegados. Todos parados em protesto. Os moradores que encararam a chuva para ir ao local voltaram para casa sem o serviço. “Está tudo parado. Vou ver se volto amanhã”, disse o motorista Fernando de Oliveira.

Em dois meses é a sétima paralisação chamada de “Operação Blecaute”. Embora o governador do estado tenha anunciado um reajuste de 7% nos salários de policiais civis e técnicos-científico, as manifestações devem continuar. É que eles reivindicam também aumento no número de funcionários e melhorias nas condições de trabalho. “Esse valor apresentado está muito aquém do que os policiais civis exigem e merecem. Então, essas tratativas permanecem e enquanto o governo não der a solução, as paralisações vão continuar ocorrendo”, informou o delegado Cledson Nascimento.

Na Ciretran, a liberação de carros apreendidos, a renovação de CNH e entrega de documentos foram suspensas. As vistorias de veículos foram mantidas parcialmente porque um funcionário do Departamento de Trânsito (Detran) assumiu o posto. Mesmo assim, quem precisou do serviço teve transtorno. Pelo menos dez pessoas ficaram aguardando por mais de três horas para conseguir a liberação do carro. “Já vim desde ontem e hoje está paralisado também. Está complicado. Sou de Pederneiras e tem que ficar vindo e tem transtorno. Minha esposa tem que usar o carro para trabalhar”, contou o técnico eletromecânico, Fabiano Ricci Dias.

Já o vendedor Christian Roberto de Moraes saiu de Duartina para buscar o carro recolhido pelos agentes de trânsito no último domingo. “Quase dois dias de trabalho perdidos, sem conseguir fazer nada. Quanto mais atrasa maior o gasto”.

Um levantamento da Associação dos Delegados do Estado de São Paulo mostra que a Polícia Civil trabalha com um déficit de 30% no número de funcionários. Esse seria o motivo da demora em esclarecer alguns crimes.

Ciretran também não prestou serviços nesta terça-feira (Foto: Reprodução TV TEM)Ciretran também não prestou serviços nesta terça-feira (Foto: Reprodução TV TEM)

Um Comentário

  1. Ainda assim, lá no Palácio, o digníssimo representante deste Estado olha pela janela e deduz com sua mente em atividade neural simplória: Bom, já que pela lógica formal alguém neste conjunto não é policial, o que demonstra a total desagregação e o império do elitismo dentro destes homens que confundem títulos com privilégios e não com responsabilidade de ajudar os demais, como em toda a nossa sociedade e, somado a isto, tenho três policias (civil com o poder de me mandar para a cadeia assim como meus lacaios, mas inerte; militarista draconiana pronta a me defender ainda que eu os “foda” todos os dias retirando a civilidade e a dignidade e a científica que somente “tira retrato”) não darei nada a estes desagregados.

    Curtir

  2. o governo anuncia que esta dando 7% e nem sequer pensa em
    retroagir a data base, quando o nosso inresponsavel representante
    ja recebe uma maior percentagem desde janeiro.
    uma vez lixo sempre lixo é uma verdadeira vega sopave ainda
    peço desculpa ao lixão que não merece essa comparação

    Curtir

  3. Pingback: Delegados e policiais realizaram sétimo ...

  4. Pingback: Delegados e policiais realizaram sétimo movimento nesta terça-feira (17) | C O O LTURA

  5. Reportagem marreta essa hein? Manipulada ao máximo, não citou carreira júridica, nível universitário nem reestruturação das carreiras que são as maiores aspirações nossas. Também nada diz sobre o clima de tensão entre as polícias. Lamentável, mas das duas uma: Ou nós não estamos conseguindo nos fazer entender ou estão fazendo ouvidos moucos, sabe-se lá porquê.

    Olhem só: A Globo vem entrevistar os policiais e NINGUÉM diz nada a respeito pelo que estamos lutando? Essa entrevista foi manipulada ou esqueceram de dizer que estamos brigando por Carreira Jurídica, Nível Universitário e reestruturação? Me ajuda aí!

    Curtir

  6. QUANDO O POVO FOI ÀS RUAS E PROTESTOU, O PREÇO DA PASSAGEM DE ÒNIBUS RETROAGIU. A IMPRENSA DEU DESTAQUE. SÓ SE FALAVA NAS MANIFESTAÇÕES. POR QUE ESSE MEDO DA POLICIA? “BOTA A BOCA NO TROMOBE!!”. EXIGAM QUE AS TVS E OUTRAS MÍDIAS DIVULGUEM.

    Curtir

  7. A PC DE GOIAS ENTROU EM GREVE HOJE 18/09 QUEREM R$ 7.000,00 DE BASE. E NOS ATE QUANDO ESPERAR PARA TOMARMOS UMA ATITUDE EM SINDICATOS, ASSOCIAÇÕES. ACORDEM

    Curtir

  8. Estas greves vão parar rapinho, o Governador ira dar um aumento pra Delegados, na surdina…e o resto……? ira chorar…..porque nem se lembrarão mais de NU.. pode escrever isto.

    Curtir

  9. Carcepol,

    Eu também tô achando que a gente vai levar um chapéu estilo “Neymar” dos delegas. Tô desconfiado dessa “reunião de apoio” ao Delegado Geral hoje em Sampa que eu vou te contar…

    Curtir

  10. todos ainda têm dúvidas de que sairá só a reestruturação para quem já está reestruturado: “delegados”.

    Curtir

  11. Só um movimento único e coeso levará o Governador a nos respeitar, É CJ para Delegados , NU para tiras e escrivaes e Reestrturação para o resto ( A Reestruturação que eles estão guardando para nós é juntar todos os Restopols atribuir-lhes mais obrigações e submeter-lhes ao ensino médio, ou policiais de segunda, além de terem um salário menor). Se isso for mentira prove-me o contrario.

    REESTRUTURAÇÃO DA POLICIA CIVIL SP

    DELEGADO DE POLICIA
    ESCRIVÃO DE POLICIA
    AGENTE DE POLICIA JUDICIARIA
    PERITO CRIMINAL

    NÍVEL SUPERIOR PARA TODAS AS CARREIRAS !!!!!!
    SINDICATO ÚNICO JÁ !!!!!!!!!!!!

    Curtir

  12. A policia Civil tem que gritar.
    Sexta feira as 12:00hs todas viaturas 5 minutos com as sirenes ligadas.
    A sociedade precisa ouvir

    Curtir

  13. O que precisa ser destacado sempre, e que os maldosos se incumbem de esconder, sem nenhuma vergonha é que o Nível Universitário e a Carreira Jurídica, respectivamente para os Escrivães, Investigadores e Delegados de Polícia trata-se de

    READEQUAÇÃO DAS REFERIDAS CARREIRAS AO PADRÃO RESPECTIVO, ou seja, não se trata de aumento, atualização monetária ou qualquer verba que destoe dos vencimentos em frente aos vencimentos dos demais. É direito líquido e certo que deve ser implementado pelo Governador, como forma de extinguir as injustiças sobre essas carreiras que grassam há anos.

    Assim, qualquer manifestação de qualquer categoria policial que seja contrária a tal adequação, é falsa, no mínimo, e, sendo falsa, não pode prosperar.

    A ilicitude e a imoralidade paira, por exemplo, nas “conquistas” por baixo dos panos da Polícia Militar, e que estão bem expostas no site da Adpesp, a saber: 1 – RETP turbinado; 2 – ALE sem a respectiva contrapartida; 3 – investigações espúrias sem o revestimento constitucional do Inquérito Policial; 4 – Corregedoria interna sem a necessária e democrática abertura para o SSP; 5 – Justiça militar espúria porque antidemocrática, lipídica e anacrônica, dentre outros fenômenos que somente um estado dentro do Estado poderiam amparar.

    Ademais, a atividade desenvolvida pela Polícia Civil não tem, embora esteja prevista equivocadamente no capítulo da segurança pública, o caráter “stricto sensu” de atividade deste naipe, e sim, caráter judiciário, cuja acomodação mais coerente seria encontrada no capítulo das funções essenciais à justiça, e diretamente vinculada à Secretaria da Justiça e Cidadania, no corpo do poder executivo, COMO O É, ALIÁS, A POLÍCIA FEDERAL NO ÂMBITO DA UNIÃO. A Polícia Civil não pratica atos, em sua atividade fim, que visam primariamente a promoção da segurança do cidadão, e sim, que visam a aplicação da lei penal através da lei adjetiva.

    Não consta, em nenhum artigo do Código de Processo Penal, qualquer menção à polícia fardada, sim, à Polícia Judiciária, como órgão adjunto ao Judicíário na promoção da justiça penal, e com atribuição análoga, qual seja, a imposição de uma medida restritiva da liberdade excepcionalíssima.

    Além desta atribuição judicial + judiciária, a Polícia Civil participa do processo penal através da proposição, junto ao Poder Judiciário, de medidas constritivas de liberdade e de coisas, com o escopo de garantir o resultado útil do processo ainda na fase de persecução preliminar.

    Diante disso é que se trata de um renomado absurdo qualquer tendência – mesmo que ainda na prática seja efetiva – de vinculação com a polícia preventiva, cujo mister é garantir a segurança do cidadão cotidianamente, aliás, elogiável mister, mas ainda assim destoante do conjunto orgânico do Poder Executivo.

    A polícia fardada, não-militarizada, integrante da segurança pública como forma de implementação dos direitos de igualdade – de 2a geração – é muito bem vinda no íntimo de uma sociedade democrática.

    A Polícia Civil, integrante da segurança jurídica como forma de implementação dos direitos de liberdade – de 1a geração – será muito bem vinda quando for assim reconhecida pelo Governador com a READEQUAÇÃO DAS CARREIRAS DE QUE SÃO INTEGRANTES, para prestar um serviço menos oneroso do que o da polícia de segurança, cuja característica primeira é a INTELIGÊNCIA INVESTIGATIVA, FORMAÇÃO DA MATERIALIDADE DELITIVA E ATRIBUIÇÃO DA RESPECTIVA AUTORIA.

    Curtir

  14. REESTRUTURAÇÃO DA POLICIA CIVIL SP

    DELEGADO DE POLICIA
    AGENTE DE POLICIA JUDICIARIA

    NÍVEL SUPERIOR PARA TODAS AS CARREIRAS !!!!!!
    SINDICATO ÚNICO JÁ !!!!!!!!!!!!

    Curtir

  15. PARA REFLEXÃO DE TODOS:

    FÁBULA DO CÃO E DO ESCORPIÃO.

    UM ESCORPIÃO TENTAVA CHEGAR AO OUTRO LADO DE UM RIO,
    MAS POR SER UM ESCORPIÃO, NÃO CONSEGUIA.

    CHEGOU UM CÃO E O ESCORPIÃO DISSE:

    – ME CARREGA EM SEU FOCINHO PARA O OUTRO LADO?

    O CÃO, COM MEDO, RESPONDEU:

    – AH NÃO, VOCÊ VAI ACABAR ME PICANDO!

    O ESCORPIÃO RESPONDEU:

    – PODE CONFIAR EM MIM, VOCÊ ME AJUDA A CHEGAR DO OUTRO
    LADO E EU NÃO VOU TE PICAR, EU PROMETO!

    O CÃO, CONFIANDO NA PALAVRA DO ESCORPIÃO, DEIXOU ELE
    SUBIR EM SEU FOCINHO E ENTROU NO RIO, NADOU ATÉ O OUTRO
    LADO E, QUANDO CHEGARAM O ESCORPIÃO NÃO TEVE DÚVIDA: CRAVOU
    SEU FERRÃO NO FOCINHO DO CÃO.

    QUANDO AGONIZAVA, PERTO DA MORTE, O CÃO PERGUNTOU AO
    ESCORPIÃO:

    – MAS EU TE AJUDEI, PORQUÊ VOCÊ FEZ ISSO COMIGO?

    O ESCORPIÃO RESPONDEU:

    – ESTÁ NO SANGUE MEU CARO!

    QUALQUER SEMELHANÇA COM FATOS REAIS, NÃO SERÁ MERA COINCIDÊNCIA!

    Curtir

  16. È isso aí Paulo, já falei antes, quem defende somente sua carreira é VAGABUNDO…..

    A única restruturação válida e com vista à melhorar TODAS as carreiras é CARREIRA ÙNICA E N.U para todos….!!!!!!!!!!!!!!

    Curtir

  17. APENAS O ÓBVIO disse:

    18/09/2013 às 17:16

    O que precisa ser destacado sempre, e que os maldosos se incumbem de esconder, sem nenhuma vergonha é que o Nível Universitário e a Carreira Jurídica, respectivamente para os Escrivães, Investigadores e Delegados de Polícia trata-se de

    READEQUAÇÃO DAS REFERIDAS CARREIRAS AO PADRÃO RESPECTIVO, ou seja, não se trata de aumento, atualização monetária ou qualquer verba que destoe dos vencimentos em frente aos vencimentos dos demais. É direito líquido e certo que deve ser implementado pelo Governador, como forma de extinguir as injustiças sobre essas carreiras que grassam há anos.

    Assim, qualquer manifestação de qualquer categoria policial que seja contrária a tal adequação, é falsa, no mínimo, e, sendo falsa, não pode prosperar.

    A ilicitude e a imoralidade paira, por exemplo, nas “conquistas” por baixo dos panos da Polícia Militar, e que estão bem expostas no site da Adpesp, a saber: 1 – RETP turbinado; 2 – ALE sem a respectiva contrapartida; 3 – investigações espúrias sem o revestimento constitucional do Inquérito Policial; 4 – Corregedoria interna sem a necessária e democrática abertura para o SSP; 5 – Justiça militar espúria porque antidemocrática, lipídica e anacrônica, dentre outros fenômenos que somente um estado dentro do Estado poderiam amparar.

    Ademais, a atividade desenvolvida pela Polícia Civil não tem, embora esteja prevista equivocadamente no capítulo da segurança pública, o caráter “stricto sensu” de atividade deste naipe, e sim, caráter judiciário, cuja acomodação mais coerente seria encontrada no capítulo das funções essenciais à justiça, e diretamente vinculada à Secretaria da Justiça e Cidadania, no corpo do poder executivo, COMO O É, ALIÁS, A POLÍCIA FEDERAL NO ÂMBITO DA UNIÃO. A Polícia Civil não pratica atos, em sua atividade fim, que visam primariamente a promoção da segurança do cidadão, e sim, que visam a aplicação da lei penal através da lei adjetiva.

    Não consta, em nenhum artigo do Código de Processo Penal, qualquer menção à polícia fardada, sim, à Polícia Judiciária, como órgão adjunto ao Judicíário na promoção da justiça penal, e com atribuição análoga, qual seja, a imposição de uma medida restritiva da liberdade excepcionalíssima.

    Além desta atribuição judicial + judiciária, a Polícia Civil participa do processo penal através da proposição, junto ao Poder Judiciário, de medidas constritivas de liberdade e de coisas, com o escopo de garantir o resultado útil do processo ainda na fase de persecução preliminar.

    Diante disso é que se trata de um renomado absurdo qualquer tendência – mesmo que ainda na prática seja efetiva – de vinculação com a polícia preventiva, cujo mister é garantir a segurança do cidadão cotidianamente, aliás, elogiável mister, mas ainda assim destoante do conjunto orgânico do Poder Executivo.

    A polícia fardada, não-militarizada, integrante da segurança pública como forma de implementação dos direitos de igualdade – de 2a geração – é muito bem vinda no íntimo de uma sociedade democrática.

    A Polícia Civil, integrante da segurança jurídica como forma de implementação dos direitos de liberdade – de 1a geração – será muito bem vinda quando for assim reconhecida pelo Governador com a READEQUAÇÃO DAS CARREIRAS DE QUE SÃO INTEGRANTES, para prestar um serviço menos oneroso do que o da polícia de segurança, cuja característica primeira é a INTELIGÊNCIA INVESTIGATIVA, FORMAÇÃO DA MATERIALIDADE DELITIVA E ATRIBUIÇÃO DA RESPECTIVA AUTORIA.

    “PARABÉNS!! – COM ESSE TEXTO NÃO HÁ O QUE DISCUTIR”

    Curtir

  18. QUERO PARABENIZAR QUEM POSTOU LOGO ACIMA, SE INTITULANDO “APENAS O ÓBVIO”, POSTOU TUDO QUE ERA PARA DIZER E COM MUITA PROPRIEDADE. QUANTO A ALGUMAS POSTAGENS DE ALGUNS DESINFORMADOS E FRUSTRADOS, SERIA MUITO BOM ESSE PESSOAL ESTUDAR, AO INVÉS DE FICAR “SECANDO” O PROGRESSO ALHEIO. QUERO DEIXAR BEM CLARO QUE TUDO NA VIDA TEM SUA ÉPOCA, NÃO ADIANTA QUERER PASSAR POR CIMA DE PROCESSOS QUE DEMOROU ANOS PARA SE CONCRETIZAR; COM RELAÇÃO AS CONQUISTAS DOS ESCRIVÃES E INVESTIGADORES, SÓ RESTA AO GOVERNO READEQUAR OS SALÁRIOS.
    EU PARTICULARMENTE FUI CARCEREIRO POR TRES ANOS E HOJE SOU INVESTIGADOR DE POLICIA HA VINTE ANOS E ESTA MUDANÇA DE CARGO FOI CONQUISTADA ATRAVÉS DE MUITA LUTA (ESTUDEI NO POLI CONCURSO; CURSO ESTE QUE; QUEM QUERIA ENTRAR NA USP, NA ÉPOCA, FREQUENTAVA, 1986).
    AGORA EXISTEM PESSOAS QUE QUEREM SE VALER DO OPORTUNISMO E NÃO SE ESFORÇAM PARA SUBIR DENTRO DA INSTITUIÇÃO, QUEREM GALGAR CARGOS E SALÁRIOS E NÃO QUEREM PEGAR A “FILA MAIOR”…

    Curtir

  19. Cade a restruturação que os cara tava falando que ia sair???????????????????

    Sou investigador e quero que venha a restruturação.

    Curtir

  20. PARAM PM FAZ TODOS O BOS DE DEPOIS APRESENTA QUAL E PRECISO APRESENTAR , ESTÃO REMANDO CONTRA O CORRENTEZA , VÃO AFUNDAR OU MELHOR JÁ ESTÃO AFUNDADO EXEMPLOS: A PM JÁ PEGOU A ESCOLTA DE PRESOS , BOS DE PERCA DE DOCUMENTOS E CELULARES PARA A PM E MAIS CINCO SEM CONTAR A DELEGACIA ELETRÔNICA QUASE PERDERAM A TC PARA A PM TAMBÉM NÃO ESTÃO VENDO NADA.

    Curtir

  21. Boa noite amigos.

    Estive analisando a questão da valorização do NÍVEL UNIVERSITÁRIO para Escrivães e Investigadores e não está difícil para o Governo se não faltar vontade é óbvio.

    O Salário-base de um PERITO CRIMINAL está na casa de 3.500,00 aproximadamente o de TIra/Escriba na casa dos 1.500,00 aproximadamente.

    Não está difícil para o Governo conceder essa revalorização, ainda que sejam em 03 parcelas, essa diferença que dá míseros dois contos resolveria todas as questões dos N.U, resumindo:

    R$650,00 em 2013
    R$650,00 em 2014
    R$700,00 em 2015

    Lembrando que esses valores devem ser no salário-base e não na forma de ABONO.

    Sobre a idéia de alguns colegas e equiparação com AGENTE DE DETRAN não vejo nexo uma vez que a Carreira Policial oferece maior risco de vida ao funcionário do que um carimbador de balcão como no caso do Detran.

    Nada mais justo do que a equiparação com PERITO CRIMINAL pois ESCRIVÃO e INVESTIGADOR (AGENTE e CARCEIREIRO tb) correm muito mais risco do que os PERITOS que só vão ao local quando os tiras e a mike estão por lá e em seus laudos atualmente só atestam o que todos os policiais inclusive a meganha vêem e quando o negócio fica mais cabeludo lançam mão do subterfúgio do LAUDO INCONCLUSIVO.

    Façamos justiça também as demais carreiras que necessitam da REESTRUTURAÇÃO com pagamento imediato de NÍVEL MÉDIO à todas elas e posterior Projeto de Lei Complementar para N.U à elas também.

    AS 11 demais carreiras unidas e fortes sob a batuta de um sindicato único representando todas elas conseguirá rápido seus pleitos e se realizar um trabalho sério e firme receberá adesão das outras 03 carreiras também.

    NO MÍNIMO RECEBER IGUAL PERITO CRIMINAL não menos que isso!

    Curtir

  22. Eu quero ver o que vão falar os NUs se os Benefícios vierem só para os DelPols, aí sim vão sentir na pele o que é ser massa de manobra.

    REESTRUTURAÇAO DA POLICIA CIVIL SP

    DELEGADO DE POLICIA
    ESCRIVÃO DE POLICIA
    AGENTE DE POLICIA JUDICIARIA
    PERITO CRIMINAL

    NÍVEL SUPERIOR PARA TODAS AS CARREIRAS !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    SINDICATO UNICO JÁ !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Curtir

Os comentários estão desativados.