Em sessão tumultuada, Câmara de Vereadores de SP aprova homenagem à Rota
Janaina Garcia
Do UOL, em São Paulo
03/09/201317h05 > Atualizada 03/09/201319h00
Sob vaias, aplausos e xingamentos vindos de uma plateia dividida, a Câmara de Vereadores de São Paulo aprovou na tarde desta terça-feira (3) a “Salva de Prata” ao batalhão da Rota (Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar), tropa de elite da Polícia Militar.
A homenagem foi proposta pelo vereador Paulo Telhada (PSDB), coronel da PM, ex-comandante da Rota e integrante da chamada bancada da bala na Casa –composta ainda pelos vereadores Álvaro Camilo (PSD), ex-comandante-geral da PM, e Conte Lopes (PTB), capitão aposentado que também atuou na Rota e foi deputado estadual.
A homenagem foi aprovada por 37 votos favoráveis, uma abstenção e 15 votos contrários. As bancadas de PT, PSOL e PC do B, além do vereador Ricardo Young (PPS), votaram contra a proposta.
Após a proclamação do resultado, parte da plateia recebeu a “Salva de Prata” com gritos de “polícia, fascista, não passarão” e “assassinos”–sobretudo ativistas de direitos humanos. Outra parte dos presentes, composta principalmente por policiais militares da ativa e aposentados, além de amigos e familiares de PMs, aplaudiram a cessão da homenagem e exibiram faixas com a mensagem “Contra o crime e a corrupção. O povo de bem está com a Rota”.
VEJA COMO CADA VEREADOR VOTOU
A homenagem ao batalhão acontece após quatro sessões extraordinárias e depois de duas semanas de polêmica no Legislativo municipal.
Rota sempre defendeu “liberdade da população”, diz Telhada
Pouco antes de iniciar a votação nominal, Telhada destacou que há pelo menos dez dias o impasse em relação à matéria travava os trabalhos na Câmara. Em seguida, defendeu que a aprovação seria uma demonstração de respeito “aos mais de 800 homens que têm levado segurança à população” ao longo dos 122 anos de existência da Rota.
“O monumento aos mortos no batalhão possui quase 150 nomes de PMs que sacrificaram suas vidas; gostaria que isso fosse levado em consideração”, pediu o tucano. Para ele, a despeito dos relatos recorrentes de excessos investigados contra homens do batalhão, na imprensa, “a Rota sempre lutou pela ordem, pela liberdade da população e pelo cumprimento da lei.”
“Resposta à sociedade paulistana”
Líder da bancada do PC do B, o vereador Orlando Silva fez um apelo antes de votar contrariamente à “Salva de Prata”: “Fui cobrado sobre a posição da Câmara acerca dessa homenagem. Peço aos vereadores que reflitam, porque essa é uma decisão que maculará a história de casa um de vocês.” Silva concluiu: rechaçar a proposta seria uma espécie de “resposta à sociedade paulistana.”
Vereadora diz que Rota é violenta
Para a líder da bancada do PT, vereadora Juliana Cardoso, votar contra a homenagem não seria uma postura partidária, “mas uma postura ideológica”.
“Este projeto está demorando sim porque é polêmico. Chega de violência. E esse tipo de violência que a Rota coloca na cidade a gente não quer”, declarou a petista, que criticou a incursão do batalhão, principalmente, “dentro das periferias e com a nossa população negra”.
Há um mês, policiais da Rota eram condenados
A homenagem à Rota acontece exatamente um mês após o julgamento da maior e mais violenta etapa do episódio que ficou conhecido como o massacre do Carandiru. Os jurados decidiram condenar 25 policiais militares da Rota acusados da morte de 52 presos que estavam no terceiro pavimento do pavilhão 9 do presídio no dia 2 de outubro de 1992. Eles receberam uma pena de 624 anos de reclusão cada um, mas recorrerão em liberdade.
O julgamento do caso já é considerado pelo Tribunal de Justiça de São Paulo o maior realizado pela Justiça do Estado e representa uma segunda etapa: em abril, no primeiro júri do massacre, 23 PMs haviam sido condenados a 156 anos acusados da morte de 13 internos que estavam no segundo pavimento do presídio. Ao todo, o massacre –assim classificado pela OEA (Organização de Estados Americanos) no ano 2000 —teve 111 mortos e 84 policiais denunciados. Destes, 78 estão vivos. Mais dois julgamentos do caso ocorrerão este ano e início do ano que vem.


Os manifestantes contrários já foram assaltados? Já tiveram algum familiar vítima de latrocínio? Me poupem….
CurtirCurtir
Amanhã vamos tomar mais um tapa na cara do Chuchu de Pinóquio!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Principalmente as 11 carreiras restantes dessa Policia de merda!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Pelo que esta acontecendo, só Delegados, investigadores e escrivães vão levar alguma esmola!!!!!!!!!!!!!!!
CurtirCurtir
Se os direitos humanos, fosse exemplo de institui$ão e essa molecada “lindberg”, não fosse manipulada até estaria de acordo com o protesto, mais tem muita sigla e muita sif$a, envolvida. Pra atirar pedra hoje no nosso país, “neguin”, tem que passar mais de ano em confessionário.
CurtirCurtir
medalhas e honrarias pra pm, rota, tático,choque, para nós policiais civis, basta um bom salário e estaremos eternamente gratos á população do k !
CurtirCurtir
É…..tem que homenagear a PC por serviços exemplares e respeito à população…….kkkkkkkkkk
CurtirCurtir
Pior que tem uns Delega, que vão em solenidades da PM, e adoram se misturar e levar uma espetadinha no peito. Ou tô errado? Tem aqueles que sonham até em comandar uma equipe de FT. Ou tô errado. E tem Delega, que…..é muito extenso
CurtirCurtir
E pra não passar batido, parabéns ao atirador do PELICANO, que mostrou como se faz, não interessa se estava com as mãos no volante ou não e o Drº nico, que não perdeu a oportunidade de fazer a propaganda.
CurtirCurtir
Homenagem muito merecida a este verdadeiros policiais, e heróis, a unica e verdadeira malha protetora da sociedade honesta, o ovo sabe muito bem disso, somente marginais que os odeiam
CurtirCurtir
digo o povo
CurtirCurtir
Sou tira e, quer queiram quer não, é uma tropa que impõe respeito, é temida e profundamente necessária para combater a criminalidade que assola o estado. Pena que são criticados quando executam seu trabalho, de forma severa, mas o fazem com valentia. Eu que o diga, no começo dos anos 90, eu e o parceiro numa barca sem rádio, não existia celular, periferia de Guarulhos, troca de tiros , a coisa ficando pequena pro nosso lado…aparece uma barca deles…. e assunto encerrado!!!!
CurtirCurtir
NÃO SOU CONTRA HOMENAGENS, MAS ESQUECEM DE OUTRO SEGUIMENTOS QUE TALVEZ ATE SÃO MUITO MAS VALOROZOS E IMPORTATES, MAS SÃO ESQUECIDOS.
CurtirCurtir
Sou contra, o tucanalha devia brigar era por melhor salario para nossos heróis, policia quer salario e não medalha, uma pena que os policiais e familiares desses, votaram no homem que esta do lado do governo que esta matando a policia de fome, esse senhor telhada, não vai fazer nada a nãos ser arrumar medalhas e homenagens, ele devia era lutar por melhores salários, o povo esta sendo enganado o senhor o zé das medalhas tem que correr com o seu partido o PSDB para aumentar e dar uma vida digna aos policiais, não caiam nessa.
CurtirCurtir
EU JÁ PRESTEI MINHA HOMENAGEM À ROTA COM UMA SALVA DE TIROS.
CurtirCurtir
Pingback: Pela primeira vez na história ladr&otild...
Pingback: Pela primeira vez na história ladrões homenageiam a ROTA…( Povo de bem o KÁ…! ) | C O O LTURA
VEREADORES VAGABUNDO NÃO TEM OQ FAZER FICA DANDO MEDALHA PRA HOMICIDA DO GOVERNO AO INVES DE RESOLVER OS PROBLEMAS DA POPULAÇÃO QUE INCLUSIVE ESTA SOFRENDO COM OS TRANSPORTES PUBLICOS ESTE TELHADA É UMA VERSÃO MELHORA DO CONTE LOPES MUITA GARGANTA NUNCA VI NADA DE BOM QUE ELE FEZ EU QUERO É SALARIO MEDALHA NÃO ENCHE BARRIGA E NÃO COMBATE O CRIME O SERVIÇO PREVENTIVO EM SÃO PAULO TA EM BAIXA TODO DIAS DUZIAS DE VITIMAS DE CRIMES PORQUE NÃO É REALIZADO UMA BOA PREVENÇÃO E AI VEM FALAR EM MEDALHAS PARA OS CARNICEIROS VAI TRABALHAR ? PQ SRS VEREADORES NÃO APROVA UMA LEI QUE CONCEDE UM BONUS PARA OS POLICIAIS QUE TRABALHAM NO MUNICIPIO DE SP AI NÃO DA MEDALHA PARA ENGANAR TROUXA É MAIS BARATA ?????????????????? MAIS DE UMA COISA EU SEI ? NUNCA SERA DE VERDADE.!!!!!!
CurtirCurtir
É, o pcc não perde uma. Mandam seus integrantes se passarem por manifestantes e irem até à Câmara de vereadores denegrir a Rota, mas se esquecem que 90% da população está satisfeita com seus trabalhos.
CurtirCurtir
Parabéns, ao Telhada pela lei, mais que merecida a este valentes, destemudos e supertreinados Políciais, sem s Rota, e a Policia Militar São estaria muito pior que o Rio de Janeiro, deveriam ter uma salário mais justo.
CurtirCurtir
Nos idos de 2000 e bolinha, um coronel muito fraco resolveu espatifar os mikes sangue no zóio da ROTA.
Meu batalhão recebeu vários deles e acabamos nos tornando colegas de trabalho e amigos, até que o inevitável ocorreu: criminalidade explodiu! Coronel fraco transferido e os sangue no zóio sendo chamados de volta com urgência.
Esse foi o único contato pessoal que tive com a ROTA e posso dizer que é sim uma grande unidade policial, onde não tem “mimimi”; lá, o papo é reto. Todos que conheci, tinham em comum: serem trabalhadores (vários bicos) e detestarem bandido.
Muito Flitador “leão de teclado” não faz ideia…
CurtirCurtir
Esses Coxinhas são mesmo muito sem vergonhas, precisam fazer auto elogios e criar homenagens pra eles mesmos.
Os caras sabem que estão queimados com a população, sempre foram desprezados por quem estudou e tem capacidade intelectual para discernir sobre seus procedimentos rudimentares e até a imprensa, depois de ver coleguinha sendo preso por PORTE DE VINAGRE e menina agredida com bala de borracha, já percebeu que esses trogloditas só servem para servir aos governadores corruptos, feito cãezinhos amestrados.
Mesmo assim, ainda possuem a cara de pau de ver um coroné bitolado e criminoso, criando homenagem para seus pares.
Depois do caso Pesseghini, restou provado que nem mesmo seus próprios filhos gostam deles.
CurtirCurtir
Homenagem mais que merecida, que deve ser extendida a todos os policiais que defendem com bravura e honestidade a sociedadade Paulista seja civil ou militar, Viva São Paulo !!! Viva os bons Paulista !!!
CurtirCurtir
COMO SE PERCEBE NENHUM PTRALHA VOTOU A FAVOR…
CurtirCurtir
Os policiais sao grandes herois, enfrentam o crime com viaturas quebradas, revolveres enferrujados, e coletes fedidos, como o daquele policial que se negou coloca lo devido ao mau cheiro.
CurtirCurtir