Em um ano, 11 agentes da PF tiraram a própria vida. Atualmente, policiais morrem mais por suicídio do que durante combate ao crime. Conheça as possíveis causas desse cenário dramático
Josie Jeronimo e Izabelle Torres

DRAMA
Em 40 anos, 36 policiais federais perderam a vida no cumprimento da função.
Um terço desse total morreu por suicídio apenas entre 2012 e 2013
Vista do lado de fora, a Polícia Federal é uma referência no combate à corrupção e ainda representa a elite de uma categoria cada vez mais imprescindível para a sociedade. Vista por dentro, a imagem é antagônica. A PF passa por sua maior crise interna já registrada desde a década de 90, quando começou a ganhar notoriedade. Os efeitos disso não estão apenas na queda abrupta do número de inquéritos realizados nos últimos anos, que caiu 26% desde 2009. Estão especialmente na triste história de quem precisou enterrar familiares policiais que usaram a arma de trabalho para tirar a própria vida. Nos últimos dez anos, 22 agentes da Polícia Federal cometeram suicídio, sendo que 11 deles aconteceram entre março de 2012 e março deste ano: quase um morto por mês. O desespero que leva o ser humano a tirar a própria vida mata mais policiais do que as operações de combate ao crime. Em 40 anos, 36 policiais perderam a vida no cumprimento da função. Para traçar o cenário de pressões e desespero que levou policiais ao suicídio, ISTOÉ conversou com parentes e colegas de trabalho dos mortos. O teor dos depoimentos converge para um ponto comum de pressão excessiva e ambiente de trabalho sem boas perspectivas de melhoria.

FALTA DE ESTRUTURA
Agentes trabalham amordaçados em protesto contra condições desumanas de trabalho
Uma pesquisa realizada pela Universidade de Brasília (UnB) no ano passado mostrou que por trás do colete preto, do distintivo, dos óculos escuros e da mística que transformou a PF no ícone de polícia de elite existe um quatro grave. Depressão e síndrome do pânico são doenças que atingem um em cada cinco dos nove mil agentes da Polícia Federal. Em um dos itens da pesquisa, 73 policiais foram questionados sobre os motivos das licenças médicas. Nada menos do que 35% dos entrevistados responderam que os afastamentos foram decorrentes de transtornos mentais como depressão e ansiedade. “O grande problema é que os agentes federais se submetem a um regime de trabalho militarizado, sem que tenham treinamento militar para isso. Acreditamos que o problema está na estrutura da própria polícia”, diz uma das pesquisadoras da UnB, a psicóloga Fernanda Duarte.
O drama dos familiares dos policiais que se suicidaram está distribuído nos quatro cantos do País. A última morte registrada em 2013 ainda causa espanto nas superintendências de Roraima, onde Lúcio Mauro de Oliveira Silva, 38 anos, trabalhou entre dezembro do ano passado e março deste ano. Mauro deixou a noiva no Rio de Janeiro para iniciar sua vida de agente da PF em Pacaraima, cidade a 220 quilômetros de Boa Vista. Nos 60 dias em que trabalhou como agente da PF, usou o salário de R$ 5 mil líquidos para dar entrada em financiamento de uma casa e um carro. O sonho da nova vida acabou com um tiro na boca, na frente da noiva. Cinco meses se passaram desde a morte de Mauro e o coração de sua mãe, Olga Oliveira Silva, permanece confuso e destroçado. “A Federal sabia que ele não tinha condições de trabalhar na fronteira. Meia hora antes de morrer, ele me ligou e disse: Mainha, eu amo a senhora. Perdoa eu ter vindo pra cá sem ter me despedido”.

Relatos de colegas de Mauro dão conta que ele chegou a sofrer assédio moral pela pouca produtividade, situação mais frequente do que se poderia imaginar. Como ele, cerca de 50% dos agentes federais já chegaram a relatar casos de assédio praticados por superiores hierárquicos. Essas ocorrências, aliadas a fatores genéticos, à formação de cada um e à falta de perspectivas profissionais, são tratadas por especialistas como desencadeadoras dos distúrbios mentais. “A forma como a estrutura da polícia está montada tem causado sofrimento patológico em parte dos agentes. Há dificuldades para enfrentar a organização hierárquica do trabalho. As pessoas, na maioria das vezes, sofrem de sentimentos de desgaste, inutilidade e falta de reconhecimento. Não é difícil fazer uma ligação desse cenário com as doenças mentais”, afirma Dayane Moura, advogada de três famílias de agentes que desenvolveram doenças psíquicas.

Os distúrbios mentais e a ocorrência de depressão em policiais são geralmente invisíveis para a estrutura da Polícia Federal. De acordo com o Sindicato dos Policiais do Distrito Federal, há apenas cinco psicólogos para uma corporação de mais de dez mil pessoas. Não há vagas para consultas e tampouco acompanhamento dos casos. Foi nessa obscuridade que a doença do agente Fernando Spuri Lima, 34 anos, se desenvolveu. Quando foi encontrado morto com um tiro na cabeça, em julho do ano passado, a Polícia Federal chegou a cogitar um caso de vingança de bicheiros, uma vez que ele tinha participado da Operação Monte Carlo. Dias depois, entretanto, descobriu-se que Spuri enfrentava uma depressão severa há meses. O pai do agente, Fernando Antunes Lima, reclama da falta de estrutura para um atendimento psicológico no departamento de polícia. “Os chefes estão esperando quantas mortes para tomar uma ação? Isso é desumano e criminoso”, diz ele.
O drama de quem perdeu um familiar por suicídio não se limita aos jovens na faixa dos 30 anos. Faltavam dois anos para Ênio Seabra Sobrinho, baseado em Belo Horizonte, se aposentar do cargo de agente da Polícia Federal. Com histórico de transtorno psicológico, o policial já havia comunicado à chefia que não se sentia bem. Solicitou, formalmente, ajuda. Em resposta, a PF mandou dois agentes à sua casa para confiscar sua arma. Seabra foi então transferido para o plantão de 24 horas, quando o policial realiza funções semelhantes às de um vigia predial. A missão é considerada um castigo, pois não exige qualquer treinamento. No dia 14 de outubro de 2012, Seabra se matou, aos 49 anos. Apesar de estar perto da aposentadoria, a família recebe pensão proporcional com valor R$ 2 mil menor do que os vencimentos do agente, na ativa.

Fruto de uma especial combinação de fatores negativos, internos e externos, o suicídio nunca foi uma tragédia de fácil explicação para a área médica nem para estudiosos da vida social. Lembrando que toda sociedade, em qualquer época, tem como finalidade essencial defender a vida de seus integrantes, o sociólogo Émile Durkheim (1858-1917) demonstrou que o suicídio é a expressão mais grave de fracasso de uma comunidade e que raramente pode ser explicado por uma razão única. Ainda que seja errado apontar para responsabilidades individuais, a tragédia chegou a um nível muito grande, o que cobra uma resposta de cada parcela do Estado brasileiro que convive com esse drama.
fotos: Cesar Greco / Foto arena; Adriano Machad
Mas quem se importa com isso? niguém liga para a educação pública, tanto é verdade que elegrem os mesmos governadores do PSDB ao longo de 20 anos aqui no Estado de São Paulo ! Sempre disse, afirmo e provo, os governastes do PSDB trabalham voltados para a elite, jamais fazem alguma coisa para beneficiar a classe média ou baixa, mas fazer o que se nosso povo não consegue acompanhar o movimento político e só assistem novelas, carnaval e futebol?
Nos países mais desenvolvidos o Professor é uma figura reconhecida e muito mais importante do que um deputado ou senador, mas aqui no país das bananas é o contrário, ainda tem os demagogos que dizem estarem investindo em educação pública.
O depoimento do agora Investigador Elton Costa não é nenhuma novidade, muitos profissionais vocacionados na área de educação deixam de exercerem a profissão exatamente pela baixa remuneração epéssimas condições de trabalho, mas curiosamente nossos políticos não sabem disso, quer dizer, sabem mas fingem que não sabem, também pudera, quem precisa de educação pública são os pobres, os ricos mandam seus filhos para os melhores colégios particulares quando não estudam na Europa.
Sempre disse que o Brasil ainda vai amargar uma guerra civil, já estamos próximo desse derramamento de sangue, o monstro esta dispertando (VEM PRA RUA VEM) e em breve teremos desfexos que levará o Brasil a ditadura novamente, tudo por incompetência dos nossos políticos que teimam em saquear os cofres públicos levando o dinheiro para paraísos fiscais. Quem ficará realmente encurralados somos nós pobres e a classe média que continuarão a morar no Brasil, porque os ricos já moram em outros países e estão aqui no Brasil só para levar ventagens, para eles nada vai mudar, continuarão vivendo e desfrutando do dinheiro roubado em belas ilhas até que a poeira abaixe por aqui, depois voltam arrotando palavras como ” lutamos pela democracia, lutamos contra o regime de excessão e por ai vai como já aconteceu no passado”.
Todos nós temos a obrigação de esclarecer a população para não votarem mais nos políticos de carreiras, porque somente assim podemos implantar novas ideias e mudar o Brasil, porque enquanto as ratazanas profissionais estiverem no poder, nós pobres e classe média só vamos pagar altos impostos e nunca teremos os benefícios que é obrigação do poder público em propiciar á população.
TODOS ANOS PAGAMOS IPVA, DPVAT, IPTU, ICMS, TAXAS DISSO E TAXAS DAQUILO, PEDÁGIOS ETC. PAGAMOS E NÃO RECEBEMOS OS BENEFÍCIOS DESSAS IMPOSTOS E TAXAS, ENTÃO PRECISAMOS TOMAR ATITUDES CONTRA OS POLÍTICOS QUE NOS ROUBAM.
CurtirCurtir
Vão todos tomar bem é no olho do cú, bando de mocinhas mimadas.
Querem ver o que é combater vagabundo de bico na rua tendo em mãos uma pistola ou ma carabina não confiável com um salário de merda ?
Querem ver a corró sendo arbitrária e viver com o rabo na reta com um salário de merda e sem moral nenhuma ?
Tão chorando de barriga cheia…….depressão, síndrome do pânico, tem é que tomar tapa na cara até sair sangue pra virar homem, falta de recurso, salário baixo…..vão se foder bem !!!! Não tem vergonha na cara, não sabem o que é ver a morte de perto em uma troca com vagabundo.
Tão armados de Glock, G-36, MP-5 e tão reclamando ???????????? Com um puta salário e moral nos meios sociais ???????? Tão deprimidos troquem de lugar com os POLICIAIS CIVIS E MILITARES DE SÃO PAULO !!!!!!!!!!
Deveriam ter vergonha de postar aqui esta matéria, por favor Dr. Guerra, em repeito à situação das POLÍCIAS DE SÃO PAULO, tire esse post do Flit !!!!!!!!!!
CurtirCurtir
Vocês já viram alguma notícia de Delegado de Polícia que praticou suícídio? Só os operacionais se matam sejam pelos baixos salários, sejam pelas perseguições e assédio moral que sofrem das ‘excelências” da casa do caralho. Tá na hora de virar o jogo e instituir a carreira única nas polícias civis brasileiras.
CurtirCurtir
Sim, o então seccional de Santos: João Jorge Guerra Cortez!
CurtirCurtir
ah tá! Entre os Polícias Civis que exercem suas funções no carro de cadáver, do IML-SP, o índice de suicídio também é grande e nunca ninguém se importou. Quer saber, pro Estado somos um numero e mais nada, morre um, coloca outro no lugar e fada-se!!
CurtirCurtir
Se eles fossem policiais civís de SP, a instituição já estaria falida.
CurtirCurtir
Se eles estão se suicidando com um salário inicial de 7.500, imagina se fosse um policial civil ?
CurtirCurtir
Delegados também sofrem com perseguições de superiores. Muitos estão sofrendo assédio moral por nào fazer parte do sistema implantado pelo PSDB. Ademais, todo prego que se sobressai leva uma martelada, conclusão: não podemos trabalhar porque gera ciúme. Vejam as promoções por merecimento, não há meritocracia e sim mediocridade. Conheço muitos Delegados de Polícia competentes e que estão veladamente impedidos de trabalharem na atividade fim, enchendo-os de plantões e colocados em unidades ……..como gastigo. Uma pena, a polícia civil encontra-se neste estado por culpa desses Delegados, a grande maioria, que estão no comando e vivem pedindo arrego para manterem-se no cargo, até que a morte os separem – da Polícia Civil que está agonizando.
CurtirCurtir
O assédio moral é tão cruel, que nos deixa sem saber o que fazer, o que pensar, de mãos atadas, tamanho é desespero que nos domina, só quem já passou por essa situação sabe como é desespeperador
CurtirCurtir
O SUICIDIO É APENAS O MEDO DE VIVER.
se fosse pela situação financeira muitos , e muitos
policiaes de sampa ja teriam se matado
QUEM SE MATA É COVARDE TEM É MEDO
DE ENCARAR A SITUAÇÃO.
QUEM TEM MEDO DE CAGAR NÃO COME
CurtirCurtir
antes de suicidar-se poderia matar una políticos ladrões, pelo menos faz algo de útil antes de morrer
CurtirCurtir
Aeeeeee João, booooooa !
CurtirCurtir
tem deleratos que choram na expulsória aos 70 anos.
CurtirCurtir
tem investigaristas usando fraldas geriátricas e não largam da teta
CurtirCurtir
“João disse:
01/09/2013 às 15:24
antes de suicidar-se poderia matar una políticos ladrões, pelo menos faz algo de útil antes de morrer”
Achei que só eu pensasse dessa forma.
CurtirCurtir
Podia passar uns recolhas malditos também…..
CurtirCurtir
Realmente o assedio moral desestrutura a pessoa. Por isso recorremos ao Judiciário na forma de MANDADO DE SEGURAÇA. Usem a cabeça para pensar, não para por uma bala nela. Usem do mesmo do mesmo terrorismo moral, implementado a mesma aflição aos seus algozes. Denunciem os crimes, irregularidades administrativas, desvios e outras que souber daqueles que usam do artifício “assedio moral”. Com certeza o resultado será igual ou maior, talvez maior, pois, eles tem mais a perder.
CurtirCurtir
Falei que o Orestes não era PM. Tá ai!
CurtirCurtir
Muitos Delegados de SP já cometeram o suicido. Quem não tem essa consciência deve se informar mais, pois, não são poucos.
CurtirCurtir
E muito triste tratar bumanos como maquinas as pms tam em ocorre muitos suicidios
CurtirCurtir
SE O PSDB LEVAR A PRESIDÊNCIA, LOGO LOGO OS PFs TERÃO OS VENCIMENTOS COMPATÍVEIS COM OS VENCIMENTOS DOS POLICIAIS CIVIS DO ESTADO MAIS RICO DA FEDERAÇÃO.
OLHA AÍ PESSOAL, COM CERTEZA TEREMOS A ISONOMIA SALARIAL COM OS PFs, EM POUCO TEMPO.
SE COM R$7.500,00 + BENEFÍCIOS ESTÁ RUIM, IMAGINEM SÓ COM R$3.000,00 SEM NENHUM BENEFÍCIO.
TERÃO A OPORTUNIDADE DE CONHECEREM A CORRÓ E O MP. PAULISTA
CurtirCurtir
TÁ DE BRINCADEIRA
Estava pensando exatamente isso, quando li sua postagem!
É isso mesmo, bando de frouxos!
Má condição de trabalho?
Vem pro DECAP, você também FEDERAL
que você vai ver!
E tamo sobrevivendo, com fome, barriga fazia,
mas tamo!
CurtirCurtir
Pingback: A fragilidade emocional dos agentes federais – Onda de suicídios assusta | C O O LTURA
MEUS COLEGAS….PRINCÍPIO GERAL DE TODAS AS COISAS: “UMA COISA É UMA COISA E OUTRA COISA É OUTRA COISA”
RUÍNA EMOCIONAL NADA TEM A VER COM INSTITUIÇÃO OU GRANA!
O ASSÉDIO MORAL, O SENTIMENTO DE MENOR VALIA, A FRUSTRAÇÃO ATACAM TODOS, EM QUALQUER LUGAR.
PARECE BESTEIRA…MAS FICAR NO FUNDÃO DO TOCANTINS NÃO DEVE SER FÁCIL! E NESSA HORA GRANA CONTA MUITO POUCO!
MALDITO SEJA O ESTADO E SEUS DIRIGENTES!
POR ISSO EU DIGO: A CARA DO SERVIDOR PÚBLICO É FAZER CADA VEZ MENOS, OU SE POSSÍVEL, FAZER O NADA COM BASTANTE EMPENHO!!
FODA-SE O POVO.
CurtirCurtir
O camarada vê pela tv que a federal é foda que põe todo mundo em cana, tem vtr nova, possui departamentos galáticos e armas estelares.
O camarada geralmente sai de uma capital aqui do sudeste ou do sul. Bem, acaba o treinamento jogam o cara na casa do cacete, geralmente em regiões que só de barco se chega. Conclusão, não existe nada daquilo que ele viu e, ainda, esta isolado no meio de mato e índio. O cara já tem a mente meio fraca, nesta situação, fica por inteiro aí meu irmão e só o lamento!!!
CurtirCurtir
Para o TA DE BRINCADEIRA e TA BRINCANDO:
Voces são a cara da PC de São Paulo seus lixos. Ou voces são bandidos ou são um lixo de policia que vive se matando em bico ou vagabundo de plantão. Vá estudar primeiro para depois falar asneiras. Transtornos psicológicos existem independente de condição social. Se voces não sabem é uma DOENÇA que precisa ser tratada e só quem passou ou conhece alguem que passou por isso pode falar. Tomara que amanha aconteça com vcs seus BOSTAS, bando de ignorantes.
CurtirCurtir
FRAGILIDADE EMOCIONAL KKKKKKKKKKKKKKKKK……………. SE FOSSEM POLICIAIS CIVIS EM SÃO PAULO , GANHANDO A MISÉRIA QUE GANHAMOS , COMETERIAM SUICÍDIO EM MASSA.
CurtirCurtir
Relembrando
CurtirCurtir
O corriqueiro é o ser humano achar que a sua desgraça sempre é maior do que a dos outros. Amigos, farei uso da memória para descrever uma situação caótica, depois, os que lerem reflitam. Passou-se na década de 80, num dos mais extremos distritos policiais da zona leste, o armamento oferecido pelo estado era o “Oitão, canela seca”, duas cargas de munição acompanhadas com a recomendação para não abusar, havia na delegacia, uma viatura Chevrolet Veraneio, 1973, gasolina, toda amarrada e remendada e um Voyage, (aqueles com chiqueirinho para uma pessoa). Uma área territorial onde nos dias atuais, existem mais 4 delegacias, divisa com vários municípios, na maioria da área o famigerado radio não funcionava, raros eram os telefones públicos e os celulares ainda não estavam no comércio. Passarei agora a descrever a área, grande para KCT, repleta de favelas, cortiços, mocós, invasões de terras. Nesta delegacia, haviam no expediente, 6 investigadores divididos em duas equipes, havia escala para uso da barca, pois o Voyage era de uso do plantão. A tal Delegacia, tinha uma cadeia, que entre o concreto e o aterro, havia um vão de 30 cm, tentando os 100 homens ali reclusos, a romperem o concreto e ganharem a liberdade. Carcereiros uns bem esforçados e outros nem tanto, o tinguá era mato. Se eu consegui detalhar bem a realidade da época, não foi total, pois nos fundos da Delegacia, ainda havia um destacamento Militar.
Não relatarei mais, pois é coisa passada e muita coisa do passado, se não alcançou a Luz, deve permanecer enterrado,
SEI QUE CADA UM TEM A SUA RESISTÊNCIA, MAS, IMAGINA O QUE PASSAVAM OS POLICIAIS DA ÉPOCA, ENTÃO, SE HOJE ESTÁ FOD…., LEMBRA DO PASSADO QUE FOI PIOR. E VAMOS A LUTA, POIS COBRA QUE NÃO ANDA NÃO AGARRA SAPO.
é o que penso
C.A.
CurtirCurtir
fiquei sabendo que terca feira dr marcos batalha assume finalmente a seccional de mogi das cruzes e dr luis carlos branco seccional de jundiai
CurtirCurtir
Mais um puxadinho, marca registrada do Alckmin que pro servidor é só na base do remendo.
Alckmin visita Campinas para acordo de seccional anunciada há 21 meses
Unidade foi anunciada em novembro de 2011 por governador de São Paulo.
Prédio ficará a 7,9 km de DP que atende aos moradores do Ouro Verde.
CurtirCurtir
dr italo miranda na 2 seccional de campinas …publica terca
CurtirCurtir
É o PT da Presidenta Dilma apredendo a “tratar bem e dobrar ” os policiais federais como o PSDB e sua trilogia macabra SERRA-ALckmin-Covas fazem com os civis e militares estaduais.
Mas verdade seja dita também os próprios colegas de trabalho estimulam os policiais colegas a se matar…Depois que o cara se mata de verdade fazem cara de tristeza. O ser humano é o bicho mais hipócrita do UNIVERSO.
CurtirCurtir
Bando de frouxos, vem para a PC de Sampa, para ver o que e bom.$$$ DE M,,,,, E UMA M,,,,,, PARA TRABALHAR.
CurtirCurtir
O mensalão não ia sai barato. rs…
CurtirCurtir
“monstro”, apesar de ser uma questão importante, ganhar bem não significa, necessariamente, mais satisfação pessoal. Existem pessoas ganhando mais do que nós, mas, ainda assim, estão insatisfeitas (vide Polícia Federal). Acredito que, mesmo ganhado menos, o número de servidores da Polícia Civil se matando é menor, ou pelo menos não divulgam tantos suicídios, ainda que sejamos em maior número, além de ser uma instituição mais antiga. Satisfação pessoal, ao meu ver, é algo bastante relativo, pois envolve diversos fatores, que podem, ou não, incluir o financeiro.
Não estou defendendo que estamos ganhando bem e, portanto, deveríamos ficar quietos e trabalhar sem reclamar, ok? Devemos, sim, lutar por melhores condições de trabalho, incluindo ganhar melhor, mas há muitas questões a serem trabalhadas dentro da Polícia Civil.
CurtirCurtir
Concordo com voce, Maçaneta de Classe Especial. Poxa, o cara é daqui do Sul ou Sudeste, vai para um lugar isolado e distante como o norte do nosso país, fica longe dos amigos, da família, não possui recurso algum ( só quem conhece a Região Norte do país é quem sabe)….se o cara não é forte, não aguenta mesmo. Tudo bem, ele foi porque quis, mas mesmo assim é fogo. Eu não iria trabalhar lá por salário algum. Triste isso!!!Fui!!
CurtirCurtir
fiquei sabendo que terca feira dr marcos batalha assume finalmente a seccional de mogi das cruzes e dr luis carlos branco seccional de jundiai….
CurtirCurtir
podia quebra o picolé antes de pular da ponte
CurtirCurtir
Kd a melhoria do Decap?? Alguém pode nos dizer??Kd os homens de palavra que prometeram melhoras no Decap em 4 meses??Se esquecem que a porta de entrada da Policia Civil ‘e a Delegacia do bairro!!Ninguem procura as especializadas tudo começa no D.P do bairro!!Melhoria do Decap??Nunca
CurtirCurtir
Caramba, quanta besteira foi escrita por causa dessa postagem.
Independente de qualquer “melindre”, são POLICIAIS e estão passando por dificuldades graças a um governo de BANDIDOS.
Muita força para todos os irmãos da Polícia Federal.
CurtirCurtir
http://www.youtube.com/watch?v=D0m5_IJfaF8&feature=youtu.be
CurtirCurtir
Bom, não vamos ser como o povo que acredita no que a imprensa fala de nosso governo.
Primeiro: Há uma cissão entre Delegado e os Agentes e Escrivães.
Segundo: A PF esta agindo aqui como nunca tinha feito antes.
Tudo isso pode influenciar tais tipos de informações.
Uma coisa é verdade, se fossem da PC-SP iriam ver o que é descaso. Aqui qualquer aumento é comemorado. Demonstra que mendigamos neste estado. Queremos mais policiais, pois esta critico com a defasagem de hoje e daqui há 2 anos mais da metade dos policiais estarão em pleno direito legal de aposentar.
CurtirCurtir
Completando o que o colega “Sem eira nem beira” disse:
Aonde estão os Policiais do Denarc que viriam para o Decap? estão esperando esfriar a notícia para desviá-los? para irem maçanetar?
CurtirCurtir
Sem palavras, lógico que rir de uma situação assim É desumano!!!!! mas não dá prá entender!!!!! amigo da Polícia Federal, venha para o Estado de São Paulo, torne-se policial civil ou militar, aí você conhecerá o que realmente é o INFERNO!!!!!!!
CurtirCurtir
pressão? suicídio? só eu tive um consumado que matou a mulher e se matou depois, trabalhou comigo, riu comigo de ocorrências, outro tentou, mas não deu certo, fora os que morreram vítima de assalto, e ocorrências, um filho recém-nascido, deixou prá trás……esquece……….
PRESSÃO!!!!!!!!!
CurtirCurtir
QUAL A TUA PRESSÃO POLICIAL FEDERAL!!!!!???????
CurtirCurtir
monstro disse:
01/09/2013 às 19:02
FRAGILIDADE EMOCIONAL KKKKKKKKKKKKKKKKK……………. SE FOSSEM POLICIAIS CIVIS EM SÃO PAULO , GANHANDO A MISÉRIA QUE GANHAMOS , COMETERIAM SUICÍDIO EM MASSA.
DISSE TUDO!!!!!
CurtirCurtir
SE NA POLICIA FEDERAL ESTA ASSSIM!!! VEM PARA A POLICIA CIVIL!!!!
CurtirCurtir
NÃO COMETA SUICÍDIO:
VEM MORRER AOS POUCOS NA POLICIA CIVIL DE SÃO PAULO!!!!
CurtirCurtir
To com saudade do Flavião e do Agengueta Policial…alguém tem noticias???
Será que tiveram crise de hipertensão por não serem atendidos em suas pretenções????
Alguém tem noticias?
CurtirCurtir
30/08/2013 – PROTESTO FECHA USP E PEDE “FORA, ALCKMIN”
Com fogueira de pneus, estudantes e funcionários da Universidade de São Paulo, além de trabalhadores do Ipen e moradores da comunidade São Remo fecharam totalmente a Avenida Alvarenga, na zona oeste de São Paulo, nesta manhã; eles protestam contra o governador Geraldo Alckmin e contra a PM dentro da Universidade, entre outras pautas
SP247 – Uma manifestação organizada pelo Sintusp (Sindicato dos Trabalhadores da Universidade de São Paulo), juntamente com os estudantes da USP, trabalhadores do IPEN e moradores da comunidade São Remo fechou o portal principal da USP no início da manhã desta sexta-feira 30. A barreira foi feita com uma fogueira de pneus na Avenida Alvarenga, zona este de São Paulo.
O ato faz parte da mobilização nacional organizada pelas principais centrais sindicais do País neste 30 de setembro. Além da pauta de reivindicações gerais dos trabalhadores e do povo brasileiro, os manifestantes lutam por diretas para reitor, contra o projeto de reurbanização com despejo de 13 mil moradores de São Remo, pela retirada da PM da USP e pela saída do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB).
De acordo com a Universidade, a manifestação é pacífica.
Fonte: Brasil 247
http://www.brasil247.com/pt/247/sp247/113382/Protesto-fecha-USP-e-pede-Fora-Alckmin.htm
CurtirCurtir
REESTRUTURAÇÃO NA POLÍCIA CIVIL PAULISTA É UMA NECESSIDADE URGENTE, OS QUE ESTÃO CONTRA OBIVIAMENTE ESTÃO CONTRA A INSTITUIÇÃO E CONSEQUENTEMENTE CONTRA A SOCIEDADE. PRECISAMOS DE MODERNIZAR A POLÍCIA, CIVIL PORQUE FAZ PARTE DA EVOLUÇÃO E AQUELES QUE QUEREM QUE FIQUE NA MESMICE É PORQUE TAMBÉM NÃO EVOLUIU.
CurtirCurtir
Pô Flit! Mas o João Guerra de Santos se matou com dois tiros (um na boca e outro no peito) e ainda com poliça aguardando na porta do quarto! (não era nem na porta do ap!)
Se matou mesmo? Ou foi matado por deixar certa turma cair na mesma época???
Mais um trabalho do filho do pm???
CurtirCurtir
TIRADO, voce é que é um bosta se não for gambé
da uma volta pela periferia, e voce vae ver o que é
perseguição vae que quem esta no plantão esta
pagando um veneno dos grandes e nem por isso se suicida
SUICIDIO É PRA QUEM É MAL AMADO OU FRACO DA CABEÇA
COMO VOCE DEVE TRABALHAR NUM BOM DEPARTAMENTO
OU É MACANETA DE RECOLHA NEM ESQUENTA A CABEÇA.
QUEM ESTA DOENTE TEM MAIS É QUE PEDIR LICENÇA E
PAU NO CU DO GOVERNO. DANÇOU CAIU
CurtirCurtir
Tem alguns idiotas q ficam aqui postando asneiras contra a Policia Federal, porque enxergam a instituição do lado de fora. Se esquecem que muitos q também desconhecem o interior da PC, acreditam que somos todos ladrões, corruptos, vagabundos e ganhamos um ótimo salário, portanto senhores, antes de escreverem idiotices olhem p seu próprio rabo.
CurtirCurtir
…acredito q o assédio moral começou a partir do momento q os agentes apoiaram a PEC 37.
CurtirCurtir
falamuito vc. continua o mesmo calhorda filho da puta! um monte de delegados já se suicidaram, pelos mesmos motivos que vc. elencou, seu cretino. Tomara que vc. seja suicidado pelo seu garoto de programas favorito, e ainda, que ele deixe fotos comprometedoras suas dando o toba! lixo sem vergonha. Bem para ele te suicidar basta ele botar veneno na pica, o resto vc. faz sozinho!
CurtirCurtir
não só Federais, Civis, mas muitos PMs. Não entender a violência e ter que confrontá-la. Não compreender por que se mata por mixaria, por tão pouco. Ser menosprezado pelo sistema, ganha-se como operário, mas percebe que tem que se vestir bem, morar bem, ter bom automóvel e percebendo pelo o que ganha pelo o que faz, acaba se desiludindo e se matando.
CurtirCurtir
E esses testes de aptidão psicológica servem para quê? Não seria para isso também?
CurtirCurtir
Conheço um investigador que passou no concurso de Agente da PF em 2009. Foi lotado em Tabatinga, no Amazonas, onde está até hoje.
Da última vez que o encontrei, perguntei-lhe como era a Polícia Federal.
“Meu, isso aqui é uma colônia de férias…”
CurtirCurtir
cacetada !!!…então era pra eu ser enterrada há muito tempo!!! sou uma morta-viva e eu não sei…kkkkk, trabalhei no DACAR_10 de praia grande 9 anos e ví muitas vezes os presos trazerem ” os pedaços ” quando isso cabeças que eram chutadas até portaria na hora do almoço, os colegas saíam correndo pra ver o que tava rolando dentro do pátio e o pobre do colega , lá dentro, esperando a rendição pra almoçar!!! ainda com salário absurdo que o PSD bosta nos dá…vamos trocar?…pega um desses aí que reclama que tá na fronteira ..passar um estágio no CDP de pinheiros…ele vai mudar de ídeia rápido…só pegam filè…querem o que?…afffff…Tem gente que não agradece aquilo que Deus dá…
CurtirCurtir
Cabeça de Bacalhau disse:
01/09/2013 ÀS 16:20
Falei que o Orestes não era PM. Tá ai!
O Cabeça de Bacalhau, q q tem eu nesse caraio??
CurtirCurtir
Queria ver os agentes da PF atendendo sozinho no plantão noturno, onde ele faz as vezes do delegado, investigador, escrivão, carcereiro. Aí sim eles iriam ver o que é sindrome do panico.
CurtirCurtir
Bicha é assim mesmo, peida sem o c.. saber! disse:
02/09/2013 às 14:05
falamuito vc. continua o mesmo calhorda filho da puta! um monte de delegados já se suicidaram, pelos mesmos motivos que vc. elencou, seu cretino. Tomara que vc. seja suicidado pelo seu garoto de programas favorito, e ainda, que ele deixe fotos comprometedoras suas dando o toba! lixo sem vergonha. Bem para ele te suicidar basta ele botar veneno na pica, o resto vc. faz sozinho!
NOSSA QUE VIADO VALENTE, TÔ COM MEDO DA DELEBICHA, VAI DAR O RABO PRO CARCEREIRO E FAZER UMA GULOSA PRO ESCRIVÃO QUE É O QUE VOCÊ GOSTA.
CurtirCurtir
Se a situação lá tá feia. Imaginem aqui! rsrsrsrs
CurtirCurtir
QUE PENINHA DELES , VOU CHORAR, AU,AU, AU,AU….
MAIOR PARTE DO PMS E CIVIS VIVEM UM VIDA DE ZUMBIR, POR ISSO NAO PODEM SE MATA.KA…
CurtirCurtir
filhos da puta bando de cuzao…bando de maricas…vivem chorando as pitangas…vem pra polícia civil desgraçado maldito aí sim vc terá um bom motivo pra viver…palhaço…covarde…naum tá satisfeito sai fora….
CurtirCurtir
OFICIAL:
Saiu o assunto da reunião dos delegados o seguinte:
-Aumento de 35% + 7% para os escrivães de polícia e investigadores.
-Aumento de 7% para as outras carreiras.
Até que enfim o nivel universitário foi dado pelo governo.
CurtirCurtir
A excelente e invejada policia federal, elite policial no Brasil tem em seu histórico grandes operações e prisões. Ocorre que nem esta instituição é independente. Alguem poderoso decide por eles quem vão prender quem vão soltar quem vão investigar e assim por diante. Uma das possíveis explicações para este número excessivo de suicídios são as injistiças, fraudes diversas em todos os setores publicos., com a qual eles se veem todos os dias. O Brasil não é desses políticos caríssimos que utilizam da máquina pública para roubar a população, seja ela idosos, crianças(leite, creches mal construídas, etc…). Eles são o retrato do inacreditável. Olha nunca ví tanto ladraõ juntos nem se juntarmos apopulação carcerária no país chegariamos a números tão assustadores.
CurtirCurtir
Conforme uma reportagem da Veja SP, de 2009, depois de implantar um centro de meditação, diminuiu esses fatos na policia fardado do estado.
A policia federal também poderia fazer isso; veja este projeto http://www.meditasp.org , em 40 cidades do estado, este mês!
É importante procurar manter o otimismo e focar noutras coisas! Chegar em casa e….deixar o serviço no portão!
E…participar de uma religião….praticá-la!
CurtirCurtir