Polícia Militar do PSDB confessa ‘corpo mole’ na segurança pública em evento da Prefeitura do PT. 24

Enviado em 21/05/2013 as 3:00 – SABUJO

PM do PSDB confessa ‘corpo mole’ na segurança pública em evento da Prefeitura do PT.

Ao iG, PMs admitiram que fizeram vistas grossas durante o evento após suposto atraso nos salários de policiais que participam da Operação Delegada.

Wanderley Preite Sobrinho e Ricardo Galhardo – iG São Paulo | 20/05/2013 19:15:07 – Atualizada às 20/05/2013.

Depois de um dia de reuniões para tratar do recorde de violência na edição deste ano da Virada Cultural, o prefeito de São Paulo Fernando Haddad (PT) adotou a postura de despolitizar o assunto ao negar que tenha partido do comando da Polícia Militar – subordinada ao governador Geraldo Alckmin (PSDB) – a ordem para que os policiais fizessem vistas grossas aos assaltos e arrastões, que deixaram pelo menos dois mortos no último fim de semana. No entanto, à reportagem, soldados da PM admitiram que cruzaram os braços durante o evento em retaliação à prefeitura, que estaria atrasando os salários de quem participa da Operação Delegada, uma parceria com o governo do Estado em que o município contrata os serviços de oficiais em dia de folga. Já em nota oficial, a PM negou os atrasos.

Haddad iniciou a entrevista coletiva na sede da prefeitura isentando o comando da PM pelo suposto boicote policial. De acordo com o prefeito, o aumento das ocorrências foi notado a partir das 2h30 de sábado (18). Ao conversar com a cúpula militar, ele teria recebido a garantia de que qualquer denúncia contra a polícia seria averiguada.

Leia também: Para Alckmin, é preciso escolher melhor locais da Virada

Mais:  Capital paulista registra a Virada Cultural mais violenta desde 2005

“Do ponto de vista da programação cultural, a Virada foi um sucesso”, disse ele ao lembrar que, embora confie no comando da PM, “é uma obrigação dar respostas a essas informações [de corpo mole] que estão sendo recebidas”.

O petista só mostrou irritação quando questionado sobre uma declaração de Alckmin, para quem é preciso escolher melhor os locais da Virada nos próximos anos . “Mas são os mesmos lugares [dos outros anos], não? O que isso tem de errado?”, perguntou Haddad. “Quem fez o planejamento da segurança foi a PM. Em nenhum momento isso foi colocado como obstáculo. Foi tudo feito de comum acordo. Nada foi decidido só pela prefeitura.”

Vista grossa

A reportagem conversou com policiais militares, que, sob condição de anonimato, admitiram ter cruzado os braços diante da violência na Virada Cultural. A decisão foi uma retaliação à prefeitura, que estaria atrasando os salários de quem participa da Operação Delegada pelo quarto mês seguido. “A prefeitura não paga em dia, e o Estado, para manter a boa convivência, não fiscaliza o pagamento.”

Em nota oficial, no entanto, a PM negou os atrasos e disse que “a Prefeitura de São Paulo vem cumprindo com as suas obrigações quanto ao pagamento da atividade delegada voltada ao comércio irregular de ambulantes”.

Haddad também não teria cumprido, segundo policiais ouvidos pela reportagem, a promessa eleitoral de ampliar o programa, considerado o “bico oficial” dos soldados. O prefeito teria apenas realocado alguns homens para trabalhar no período noturno em áreas de preservação ambiental e em comunidades que organizam bailes funk. O prefeito respondeu à questão lembrando que esse tipo de serviço é voluntário e que sobram vagas para trabalhar em três regiões da zona sul: Capela do Socorro, M’Boi Mirim e Jardim Ângela.

A prefeitura também negou qualquer atraso de pagamento. O que está ocorrendo, afirmou Haddad, é uma mudança no repasse. Antes, pagava-se o policial adiantado com base em uma estimativa de trabalho. Agora, o dinheiro só deixa o cofre municipal depois da análise de uma planilha com as informações de quem efetivamente trabalhou.

Ocorrências

Moradora de um prédio no viaduto Santa Ifigênia, a publicitária Vivi Cristina Dias (29) tomou o primeiro susto ainda em casa, às 3h do sábado, ao avistar da janela um assalto a “poucos metros de dois policiais parados no meio da multidão”. Em outro momento, um grupo de crianças na Ladeira da Memória “armava um arrastão, mas lá não havia policiamento nenhum”. “A Virada é um evento que reúne pessoas de classes e gostos diferentes, além de mostrar a beleza do centro. Essas ocorrências são ruins porque reforçam o estigma de cidade perigosa.”

O artista multimídia Uala Vandeik (29) correu de “cinco arrastões”. “Os policias nas guaritas não faziam nada. Era uma terra de selvagens. Durante uma briga, precisei ficar 20 minutos dentro de um bar. Os donos fizeram um cordão humano para evitar que a confusão invadisse o lugar. Depois disso eu fui para casa e não voltei no outro dia. Essa virada foi uma furada.”

Já a fotógrafa Tatiana Abitante (25) passou por um sufoco por volta das 4h30 de sábado na Praça da República, onde “um grupo de moleques girava na direção dos outros um pedaço de madeira com pregos na ponta. Isso tudo a sete metros de uma base policial”, lembra. “No cruzamento das avenidas Ipiranga e São João, seis PMs assistiam a um grupo de homens atirarem garrafas contra as pessoas na rua.”

A estudante Niami Correia (22) deixava um restaurante no Largo do Arouche quando entregou uma pizza inteira a um morador de rua. “Nesse momento, vi uns 40 meninos correndo, gritando e empurrando as pessoas. Dez deles seguravam um menino enquanto pegavam tudo que estava no bolso dele. Até a pizza que dei para o senhor eles levaram. Só deixaram um pedaço.”

Niami também assistiu à venda de drogas. “Vendiam como se fosse banana. Gritando ‘olha o lança, balinha, ácido aqui’. “Fico me questionando se vou ter coragem de ir na próxima Virada. Dessa vez eu tive sorte, mas e na próxima?”

Segundo dados divulgados pela Prefeitura, foram registrados 12 arrastões, duas mortes, quatro feridos por arma de fogo e outros seis por armas brancas.

http://ultimosegundo.ig.com.br/brasil/sp/2013-05-20/prefeitura-de-sao-paulo-tenta-despolitizar-violencia-na-virada-cultural.html

Um Comentário

  1. É impressionante a falta de capacidade desses administradores …… numa jogada política ( claramente anti_PT) marcam gol contra…… é de rir.
    Depois quando forem derrotados e a instituição absorvida por outras secretárias, irão chorar.
    O trabalho das policias é voltado para o contribuinte , temos uma função explicita e regrada pela Carta Magna, isso é prevaricação, é crime, peçam para sair , ninguém aí trabalha para um partido ou para outro, e se o Governo Federal tiver vergonha na cara que entre com os dois pés para cima desses que determinaram vistas grossas e braços curto.

    Curtir

  2. certinho os PM ……
    não paga , num leva …
    bobo de quem foi neste show de horrores….a cidade em pé de guerra e o povo querendo comemorar …beber, fumar

    Curtir

  3. O PREFEITO HADAD DEVERIA ACABAR COM ESSA BESTEIRA DE OPERAÇÃO DELEGADA QUE NÃO PRESTA PARA A SUA FINALIDADE QUE É ABAIXAR OS ÍNDICES DE CRIMINALIDADE. AGORA, SE OS PMS FIZERAM VISTA GROSSA OS OFICIAIS QUE COMANDAVAM NAQUELE EVENTO DEVERIAM SER PUNIDOS. ISSO NINGUÉM COMENTA. FALTOU COMANDO, O RESTO É CONVERSA PARA OFICIAIS SAIREM PELA TANGENTE.

    Curtir

    • Aparecido,

      Definitivamente, depois da divulgação daquele vídeo mostrando soldado executando um suspeito na frente de um Oficial, ficou demonstrado à saciedade – para a Sociedade – que PM não possui comando há muito tempo. Tem chefete fantasiado apenas inventar desculpas e para punir quem dá azar e quem não sabe cometer irregularidades sem deixar vestígios.

      Curtir

  4. Mais uma bola fora do Alckimin, estão espalhados pelo estado todo cartazes do governo do estado divulgando esta tal festa, e, agora q deu errado quer jogar a culpa no Haddad. Demorou para a PM se tocar e ver q a população quer q se explodam, então, agora chamem o direitos humanos e o mané do Suplicy prá ajudá-los.

    Curtir

  5. NA MINHA OPINIAO, ACHO QUE ESSA VIRADA CULTURAL, NAO PRECISAVA NEM DE POLICIAIS PARA FAZER SEGURANÇA,POIS SEGUNDO ALGUNS POLITICOS, PSICOLOGOS, MEMBROS DOS DH E DIVERSOS ESPECIALISTAS,
    OS JOVENS SÓ SE ENVOLVEM COM VIOLÊNCIA PORQUE NAO TEM ACESSO A CULTURA E ATIVIDADES DE LAZER,
    ENTÃO ESSA ESSA VIRADA CULTURAL É UM LOCAL ONDE OS JOVENS NAO IRAO COMETER NUNHUMA COISA ILICITA.
    OU SEJA” PAZ E AMOR”

    Curtir

  6. Pingback: Nem tudo está como antes – Joaquim Barbosa está sem rumo. | SCOMBROS

  7. Também acho que o Haddad tem que dar um chute nessa operação delega…isso é coisa que o PSDBOSTA criou, isso é uma ANOMALIA!!!!
    ADEMAIS, PARABÉNS AOS PMS QUE FIZERAM BRACINHO DE HORÁCIO!!

    Curtir

  8. Suely disse:
    21/05/2013 ÀS 9:33
    É impressionante a falta de capacidade desses administradores …… numa jogada política ( claramente anti_PT) marcam gol contra…… é de rir.
    Depois quando forem derrotados e a instituição absorvida por outras secretárias, irão chorar.
    O trabalho das policias é voltado para o contribuinte , temos uma função explicita e regrada pela Carta Magna, isso é prevaricação, é crime, peçam para sair , ninguém aí trabalha para um partido ou para outro, e se o Governo Federal tiver vergonha na cara que entre com os dois pés para cima desses que determinaram vistas grossas e braços curto.

    É MINHA CARA SUELI, VC CONTOU UM A PIADA DE MAU GOSTO, OU VC É MUITO RUIM PARA CONTOS DE PIADAS, OU VC NÃO CONHECE DE NADA DE SEGURANÇA PUBLICA, VEJA BEM A BAITA BOBEIRA QUE VC FALOU, (O GOVERNO FEDERAL SE TIVER VERGONHA NA CARA QUE ENTRE COM OS DOIS PÉS PARA CIMA DESSES QUE DETERMINARAM VISTAS GROSSAS E BRAÇOS CURTO), O QUE TEM HAVER, O GOVERNO FEDERAL, COM POLICIAMENTO ESTADUAL MINHA CARA, TEM DÓ, FAÇA UM COMENTÁRIO COM CONHECIMENTO, E NÃO COMO VC O FEZ. TUDO BEM QUE VC É IGNORANTE NO ASSUNTO, MAS FICA QUIETINHA NO SEU CANTINHO, DEIXA TAL COMENTÁRIO PARA QUEM TEM CULHÃO PARA TAL.

    Curtir

  9. nossa senhora… eu acabava na hora com esse negocio de atividade delegada….

    estao cruzando os braços prq tem que trabalhar de noite.ou prq estão recebendo so depois que trabalham… ACABOU A FARRA ?? . entao pronto acabou esta merda que nao reduz em nada a criminalidade…… se quiserem cruzem os braços de vez mas sem colocarem a culpa na prefeitura.. pois o chefe de vcs e grande responsável é so um.. . Geraldo Alckmin.. então responsabilizem a pessoa certa…………

    eu só nao entendo prq a PM paulista gosta de bater no PT… sendo que vem a 20 anos sendo esmagada pelo PSDB…que de tabela acabou com a PC do estado..

    o que passa na cabeça destes PMS…???

    Curtir

  10. É MINHA CARA SUELI, VC CONTOU UM A PIADA DE MAU GOSTO, OU VC É MUITO RUIM PARA CONTOS DE PIADAS, OU VC NÃO CONHECE DE NADA DE SEGURANÇA PUBLICA, VEJA BEM A BAITA BOBEIRA QUE VC FALOU, (O GOVERNO FEDERAL SE TIVER VERGONHA NA CARA QUE ENTRE COM OS DOIS PÉS PARA CIMA DESSES QUE DETERMINARAM VISTAS GROSSAS E BRAÇOS CURTO), O QUE TEM HAVER, O GOVERNO FEDERAL, COM POLICIAMENTO ESTADUAL MINHA CARA, TEM DÓ, FAÇA UM COMENTÁRIO COM CONHECIMENTO, E NÃO COMO VC O FEZ. TUDO BEM QUE VC É IGNORANTE NO ASSUNTO, MAS FICA QUIETINHA NO SEU CANTINHO, DEIXA TAL COMENTÁRIO PARA QUEM TEM CULHÃO PARA TAL.

    o jacaré posso te fazer uma pergunta..??

    o que tem a ver a prefeitura.. com a segurança , responsabilidade do EStado, no evento da virada cultural…??

    Curtir

  11. A COPA DO MUNDO DE FUTEBOL É DA FISFA

    DEIXEM QUE A FISFA

    CUMPRA O CICLO COMPLETO DA MAIOR ORGANIZAÇÃO DO MUNDO

    EM LAVAGEM DE DINHEIRO . . .

    ELES TEM MUITO$$$$$ PARA FAZER OQUE QUISEREM EM COLONIAS TERRITÓRIOS PAISINHOS

    COMO A BRUZUNDANGA . . .

    ESQUEÇAM A COPA AS OLIM…PIADAS . . .

    E SE ALGUÉM “”””ACHAR”””” QUE ISTO É SÉRIO MEUS PESAMES . . .

    Curtir

  12. Flit Paralisante disse:
    21/05/2013 ÀS 10:58
    Aparecido,

    Definitivamente, depois da divulgação daquele vídeo mostrando soldado executando um suspeito na frente de um Oficial, ficou demonstrado à saciedade – para a Sociedade – que PM não possui comando há muito tempo. Tem chefete fantasiado apenas inventar desculpas e para punir quem dá azar e quem não sabe cometer irregularidades sem deixar vestígios

    SEM CONTAR GUERRA, QUE TEM SOLDADO QUE É DONO DE BICO GORDO, QUE TEM VÁRIOS OFICIAIS QUE TRABALHAM NESTE BICO, SOB O COMANDO DO SOLDADO, TÁ TUDO DOMINADO, E ISSO NÃO É DIFERENTE NA POLICIA CIVIL TAMBÉM, LOGO LOGO, VAMOS TER UMA MUDANÇA RADICAL NO SISTEMA DE SEGURANÇA PU-LAS, E OS SEUS COMANDANTES TEM QUE SEREM ESCOLHIDOS DENTRO DOS QUADROS PELOS PRÓPRIOS FUNCIONÁRIOS, OU POR OUTRA FORMA QUE NÃO SEJA ESCOLHIDO PELO GOVERNADOR, ALÉM DE TER UM TEMPO MENOR PARA A COMPULSÓRIA, OU SEJA, COMPLETOU O TEMPO NECESSÁRIO PARA APOSENTADORIA,THIÁU.THIÁU, QUE NÃO FICA ATRAPALHANDO O CRESCIMENTO DA INSTITUIÇÃO.

    Curtir

  13. RIBEIRO, E O QUE TEM HAVER POLICIAMENTO PREVENTIVO (PM), COM GOVERNO FEDERAL, SE TIVESSE, O GOVERNO FEDERAL TINHA QUE TER COLOCADO O SEU POLICIAMENTO COMO: O EXÉRCITO, MARINHA, AERONÁUTICA, FORÇA NACIONAL, POLICIA FEDERAL´, POL. ROD. FEDERAL, AGORA UM EVENTO DENTRO DA CIDADE, É PROBLEMA DE GOVERNO ESTADUAL, QUE C OM SUA POLICIA TEM O DEVER LEGAL E CONSTITUCIONAL DE CUMPRIR O SEU PAPEL, SERÁ QUE VC NÃO SABE DISSO, ENTÃO VC DEVERIA TAMBÉM FICAR QUIETINHO NO SEU CANTINHO ANTES DE DAR PAZADA DESTE NIPE.

    Curtir

  14. ah sim.. isso eu sei,,,

    só nao entendi sua indignaçao… se o Governo Federal tiver vergonha na cara que entre com os dois pés para cima desses que determinaram vistas grossas e braços curto.

    o governo federal nao tem competencia para punir operacionais que fizeram braço curto.. no entanto, politicamente.. sabemos que podem sim entrar com os dois pés no peito… entrando no jogo,,, igualzinho o alckmin esta fazendo com o prefeito… tentando jogar nele a responsabilidade pela violencia no local….

    Curtir

  15. e se vc nem prestou atençao na pergunta como quer responder…

    eu coloquei na pergunta que é responsabilidade do estado.. vc nao leu…???

    Curtir

  16. Não foi vista grossa, na realidade a bandidagem ta cagando e andando para segurança publica do país, estão nem ai para cadeia para a lei..Não foi vista grossa, criança de colo ta desafiando a policia..

    Curtir

  17. Vista grossa a gente acaba aprendendo com chefe, que não faz porra nenhuma e tem preguiça até de assinar um doc. Vista grossa a gente aprende com chefe maior, aquele eleito que não cumpre obrigações constitucionais e lança a famosa frase, “vamos apurar e punir”, se houve desvio de conduta serão exemplarmente punidos e até expulsos da polícia. Ao final conta outra que em terra de caolha quem apenas tem um olho é safo.

    Curtir

  18. parabéns a PM…………operação olho de vidro e tudo mais e a copado mundo esta chegando kkkkkkkkkkk

    Curtir

Os comentários estão desativados.