Membros do “Movimento Alckmin é contra os pobres” e “Periferia Ativa” invadem SSP-SP 26

14/05/2013 12h00– Atualizado em                  14/05/2013 16h02

Grupo invade prédio da Secretaria da Segurança de SP, diz assessoria

Manifestantes permaneceram no edifício por dez minutos. Comissão irá se reunir com representantes da secretaria.

Do G1 São Paulo

96 comentários
ssp invasão (Foto: Alice Vergueiro/ Futura Press/ Estadão Conteúdo)Manifestantes ficaram pouco tempo dentro da sede da SSP (Foto: Alice Vergueiro/ Futura Press/ Estadão Conteúdo)

Um grupo de manifestantes ligados a movimentos sociais invadiu o hall de entrada da sede da Secretaria da Segurança Pública (SSP) de São Paulo, no Centro da capital paulista, na manhã desta terça-feira (14). De acordo com a assessoria de imprensa da secretaria, o grupo ocupou o local às 10h30, gritando palavras de ordem.

Os manifestantes deixaram o local poucos minutos depois ao serem informados de que a SSP receberia uma comissão para uma reunião que deve ocorrer às 16h, com a participação do secretário Fernando Grella Vieira. A manifestação foi pacífica e não houve dano ao patrimônio, segundo a pasta.

  • De acordo com a Polícia Militar, a manifestação reuniu cem pessoas e cerca de 30 entraram no prédio. A corporação informou que não houve invasão. O grupo pedia maior segurança na periferia, policiamento de qualidade e redução dos homicídios, ainda segundo a PM. A CET não tem informações sobre bloqueio de vias.

Segundo Gilson Garcia, que faz parte do movimento Periferia Ativa, uma das organizações presentes na manifestação, o protesto pede a conclusão das investigações de crimes com a possível participação de policiais na periferia e que famílias de vítimas da violência recebam a indenização de R$ 200 mil que é o valor pago a famílias de policiais mortos em conflito.

Garcia informou ainda que a ocupação foi pacífica, apesar de funcionários da secretaria tentarem fechar as portas. Ele disse ainda que cerca de mil pessoas participaram do protesto e 120 entidades estão representadas.

A secretaria informou que “não tolera crimes cometidos por policiais” e que, na maior parte dos casos, eles acabaram presos em ações feitas em conjunto pela Corregedoria e a pasta. De acordo com dados da secretaria, 40 policiais foram presos este ano suspeitos de envolvimento em homicídios no estado.

Um Comentário

  1. A POPULAÇÃO JÁ NÃO AGUENTA MAIS O NÍVEL DE VIOLÊNCIA, JÁ COMEÇA A RECLAMAR E SE MOBILIZAR. TÁ AÍ O RESULTADO DA POLÍTICA DE SEGURANÇA DO PSDB. É ACHO MESMO QUE ” O DENARC VAI FECHAR E O MINISTRO CARDOZO SERÁ O FUTURO GOVERNADOR DESTE ESTADO”.

    Curtir

  2. Pingback: Tucano pensa que o povo é burro | SCOMBROS

  3. Tudo errado e muito injusto.
    Aqui em São Paulo a Polícia Civil se dedica exclusivamente à investigação e esclarecimentos dos fatos delituosos.
    Aqui a polícia Militar se empenha diuturnamente na prevenção dos crimes ,jamais se arvorando em outras praias.
    Aqui…. o Ministério Público, trabalha exaustivamente para que a lei seja efetivamente aplicada e cumprida, fazendo denuncias doa a quem doer, com total imparcialidade e sempre defendendo os direitos dos munícipes.
    Aqui…. a Justiça, é feita sempre … sem falcatruas, sem atropelamento da Const.Federal, os juízes embora atolados de serviço nunca permitem delongas em causas prioritárias .
    Aqui…. o governo estadual é transparente, jamais se desfaz do patrimônio público, não tem nenhum compromisso com concessionárias , tudo é feito às claras com licitações inquestionáveis, não uma só CPI , que não tenha sido apurada exaustivamente pela nobre câmara dos deputados estaduais.
    Aqui…. todos se preocupam com os eleitores antes, durante e depois das eleições, proporcionando a todos que privam da honra de habitar em São Paulo, uma vida decente, sem problemas, de saúde , segurança, ou de educação, programas infindáveis para melhorar o atendimento ao público consome boa parte dos recursos destinados ao Exmo Sr. Governador, que abre mão de seu conforto ( aviões, seguranças, morar no Palácio, viagens etc,,) para manter a credibilidade que sempre teve perante a população, por isso é aclamado e será governador novamente.

    Curtir

  4. POSTEI ESSE COMENTÁRIO A ALGUNS DIAS ATRÁS:

    Esse desgovernador só se elegeu, porque o ranço dos paulistas pelo PT é maior que a vontade de votar no PSDBosta.

    Quando alguém diz que votou e vota no PSDBosta, é porque tem ódio dos candidatos do PT e, neste ódio, está embutido o preconceito por várias etnias da sociedade, bem como, status social.

    Ex.: os paulistas psdbistas, odeiam o ex-presidente Lula, por causa da sua origem étnica e condição social ………..é só entrar em algum site sobre o assunto e ver o que dizem: “esse nordestino sem estudo”.

    Os paulistas psdbistas, são a favor de políticas de exclusão………….quem tem dinheiro para pagar escola de qualidade, saúde e segurança…………..que fique aqui ou vão para outros Estados, ou nem tanto, vão para as periferias.

    Curtir

  5. HOJE O NOBRE GOVERNADOR ASSINOU UM DECRETO CONTRA A ESCRAVATURA
    E PREVENDO ALTAS PUNIÇÕES PARA O SEUS IDEALIZADORES, ELE NÃO QUER
    QUE AS PESSOAS PARTICIPEM DE SERVIÇOS DEGRADANTES,É PROIBIDA A EXPLORAÇÃO
    DE TRABALHADORES, E VAE COMEÇAR A PUNIR OS FALTOSOS

    ATENÇÃO CARDEAES E CONGENERES, TRABALHADORES EM CARGOS DE CHEFIA
    VAE COMECAR A CAÇA AS BRUXAS.
    QUEM SERA O PRIMEIRA A DANCAR O ROLA, SERA OS RECOLHAS OU SUAS CHEFIAS
    FUIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIII TOMAR MEU GARDENAL NÃO GUENTO MAIS DE TANTA FUMAÇA

    Curtir

  6. É O MOVIMENTO ”PERIFERIA ATIVA” DANDO UMA AULA AOS SINDICATO E ASSOCIAÇÕES DA POLÍCIA CIVIL DE COMO FAZER PARA SER, AO MENOS, ATENDIDO. TEM RAZÃO CERTOS FLITADORES QUANDO DIZEM QUE MOVIMENTO POLICIAL DEVERIA SER FEITO DEFRONTE A SSP E DEPARTAMENTOS. NESSES LOCAIS, COM CERTEZA, A MÍDIA DARÁ ATENÇÃO E AS RECLAMAÇÕES SERÃO CONHECIDAS DA SOCIEDADE.

    Curtir

  7. É Jannone e tem dirigente imbecil que acha que o MASP chama mais atenção. Tudo vendido.

    Curtir

  8. Nem precisamos mais opinar, os resultados estão nas ruas de todas cidades do Estado de São Paulo. Cansamos de avisar que é preciso investir na Segurança Pública, é p-reciso arrumar os salários dos policiais mais ninguém nos ouve. Faz muito bem a população começar bater nas portas do governo, quem sabe assim ele ouve o clamor geral. Afinal de contas a sociedade esta enterrando seus familiares vítimas da violência todos os dias. Parabéns pela iniciativa desse pessoal manifestantes.

    Curtir

  9. DEPOIS DA BOLSA “NÓIA”, SÓ FALTA AGORA O GOVERNO DE SÃO PAULO PAGAR SEGURO DE VIDA TAMBÉM PRA FAMÍLIA DE LADRÃO. UMA DAS REIVINDICAÇÕES DO GRUPO “PERIFERIA ATIVA”, É O PAGAMENTO DE R$200.000,00, IGUAL SE PAGA AS FAMÍLIAS DE POLICIAIS ATIVOS.

    Curtir

  10. 14/05/2013 21h08 – Atualizado em 14/05/2013 21h08
    Justiça decide que PMs podem prestar socorro a vítimas em SP
    De acordo com resolução da SSP, resgate tinha de ser feito pelo Samu.
    Para juiz, espera por socorro coloca a vida da vítima em risco.
    Do G1 São Paulo

    Comente agora
    saiba mais
    Governo de SP proíbe PM de socorrer vítimas de confrontos
    Proibição de PM socorrer vítimas é positiva, dizem especialistas
    O Tribunal de Justiça de São Paulo suspendeu nesta terça-feira (14) resolução da Secretaria da Segurança Pública (SSP) que impedia policiais militares de socorrerem vítimas com lesões corporais graves, resultantes de tentativa de homicídio, latrocínio e de extorsão mediante sequestro.
    A decisão de suspender a resolução é do juiz Marcos Pimentel Tamassia, da 4ª Vara da Fazenda Pública Central, com base em ação civil pública movida pelo Ministério Público de São Paulo. A assessoria de imprensa da Secretaria da Segurança Pública foi procurada pelo G1, mas até as 20h50 não havia se pronunciado sobre o assunto.
    De acordo com a resolução da SSP, de 7 de janeiro deste ano, apenas as equipes de resgate do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) ou do serviço local de emergência poderiam prestar socorro às vítimas.
    Em sua decisão, o juiz argumenta que “o objetivo primordial da edição da Resolução SSP 05/2013 não foi criar melhores condições de socorro a vítimas de crimes, mas sim estabelecer regras para preservação do local, com vistas à investigação criminal, valor esse secundário relativamente ao direito à vida”. E completou: “No entanto, como é evidente, o caso não pode aguardar a chegada do SAMU, sob pena de perecimento da vida”.
    Segundo o magistrado, com a suspensão da resolução, aos “policiais que recebem formação em primeiros socorros caberá distinguir as situações e preservar a vida e a saúde da população”. Os órgãos censores ficarão responsáveis por apurar excessos, omissões e imperícias, no entender do juiz.

    Curtir

  11. Isso mostra que esse governo do PSDBosta sempre está na contramão do real interesse público… (na verdade ele está sempre indo na direção do que a mídia veícula…)

    Curtir

  12. O secretário pode ser tudo menos burro. O caro é tão safo que criou uma polemica inútil para desviar o foco das questões realmente importantes, até um jumento sabe que omissão de socorro e crime e que nenhuma resolução tem o poder de revogar o código penal. Aí sabe ficaram discutindo o obvio uma eternidade cair em assuntos como salário, condições de trabalho, gestão de verdade das ações policiais e etc. E mais ou menos assim numa casa em que a turma ta passando fome resolveram discutir a cor da fachada do imóvel. Podem aguardar meus irmãos o secretário vai criar mais algumas polemicas para ir tocando o barco e passar o tempo, ação que é bom ele não tem condições de tomar não, se trata de mais um membro do mentistério público fazendo graça para ingles ver.

    Curtir

  13. Àqueles que não tem formação ou estudaram Direito Penal, OMISSÃO DE SOCORRO não significa que vc deixa de levar a vítima ao médico e responderá criminalmente… o simples fato de permanecer junto a vítima ou se vc conseguir avisar as autoridades competentes por qualquer meio, já se exime deste crime…

    Curtir

  14. Essa noticia não deu no JN, amanhã vai dar uma notinha na folha e outra o super Estadão, somente. Quando é no governo federal do PT vem em noticias garrafais.
    Mas está tudo bem, 2014 vem ai.

    Curtir

  15. Odeio pobre , policia , puta e petista , não pensando bem deixo as putas fora disso , afinal a lu pode ler essa pastagem.

    Curtir

  16. Precisa sim, de reestruturação, reformulação, administração competente, uma casa censora justa que não cometa abusos, e principalmente…….SALÁRIOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO DECENTEEEEEEEEEEEEEEEEEEEE!!!! Cada mes o holerite rende menos, tudo aumenta, ainda querem exigir o que????? Fui!!!!!

    Curtir

  17. ai na capitar pode até ter favelado invadindo secretaria…mas no interiorzão de sp…o povo burro ainda vota no partideco de m….
    mesmo sendo vítima da violência os pobres caipiras ainda votam no pior partido que já governou sp …

    Curtir

  18. FOI ISSO MESMO QUE O SECRETÁRIO QUIZ DIZER?

    A secretaria informou que “não tolera crimes cometidos por policiais” e que, na maior parte dos casos, eles acabaram presos em ações feitas em conjunto pela Corregedoria e a pasta. De acordo com dados da secretaria, 40 policiais foram presos este ano suspeitos de envolvimento em homicídios no estado.

    SECRETÁRIO!

    ÓTIMO LER SOBRE TOLERÊNCIA ZERO CONTRA OS ABSURDOS ADVINDO DE MARGINAIS FARDADOS.
    AGORA NÃO SE ESQUEÇA DO DOCUMENTO (COM PROVAS MATERIAIS) QUE EU REGISTREI PESSOALMENTE A SEUS CUIDADOS ATRAVÉS DO NÚMERO DE PROTOCOLO 1110/2013 DE TRINTA E UM DE JANEIRO DESTE ANO DE 2013!

    INCLUSIVE, NÃO DEIXE DE PRESTAR ATENÇÃO E TOMAR UMA ATITUDE EM RELAÇÃO AO CAMBALACHO QUE A ADMINISTRAÇÃO DA PM ESTÁ FAZENDO PARA MANTER IMPUNE UM SARGENTO DO GATE QUE ESTAVA COM UMA ARMA , INQUESTIONAVELMETE, DE PORTE ILEGAL (EM NOME DE OUTRA PESSOA), E ATRAVÉS DE UMA AVENTURA, QUANDO DE FOLGA MATOU UM APOSENTADO INOCENTE!

    NÃO SE ESQUEÇA QUE ELE NÃO PODERIA TER A REFERIDA ARMA SEQUER EM SUA RESIDÊNCIA, POIS ESTAVA REGISTRADA EM NOME DE OUTRA PESSOA E ELE A ADQUIRIU SEM SOLICITAR AUTORIZAÇÃO DO COMANDO!

    ATÉ QUE O REGISTRO DA ARMA CONSTASSE EM NOME DE OUTRA PESSOA, A MESMA TERIA QUE ESTAR NA RESERVA DE ARMA DE SUA UNIDADE (COMANDO DO CHOQUE)

    SE A TOLERÂNCIA SERÁ ZERO, ENTÃO TOME ATITUDE, POIS ESSE CRIME AINDA NÃO PRESCREVEU NO REGULAMENTO DA PM QUE JAMAIS ACEITA TAL CONDUTA DE SEUS SUBORDINADOS! A NÃO SER ATRAVÉS DE CAMBALACHO!

    EU GOSTARIA QUE O NOBRE EX-OFICIAL VALDIR DE SOUZA QUE TEM COMPLETO CONHECIMENTO NO RDPM, DIGA SE UM PM QUANDO ADQUIRI UMA ARMA DE TERCEIROS PODE SAIR ATIRANDO EM QUALQUER LUGAR!

    Curtir

  19. Nos moradores do Jardim Amelia queremos torna publico e do conhecimento de toda altarquia da prefeitura de SP a nossa indignação quanto à atitude tomada pela sua pessoa Srª fiscal da subprefeitura do Tucuruvi, a srª esteve em nosso bairro envergonhando um morador e mais duas crianças, onde a mesma estava para abrir um comércio que seria bem vindo e de bom gosto, depois de tudo pronto dinheiro gasto e ganho honestamente voce apareceu intimando pra que a cobertura fosse desmanchada em 24 horas, lembrando bem, depois de tudo pronto, e dizendo que foi uma denuncia, gostariamos de saber o porquê não houve a interrupção no processo da execução que é de sua obrigaçâo, segundo estamos sabendo em nosso bairro é proibido qualquer tipo de comercio pelo fato das leis de zoneamento, no entanto a dois bares uma barraca de pastel, um dos bares coloca as mesas sobre o passeio publico a barraca idem, são um verdadeiro escalabro quanto à falta de higiene e saude publica, funcionam também sem alvará ao bel prazer, a srª esteve lá e passou enfrente aos bares tudo ali é ilegal e srª tem conhecimento, faz tempo que estão ali e a srª fiscal nada ve, e pelo que sabemos o nosso bairro pertence à subprefeitura da casa verde e o porquê da srª sendo da subprefeitura do Tucuruvi foi lá? aparentemente sua atitude nos deixa penssar quanto ao seu profissionalismo, nós moradores queremos uma explicaçao e merecemos tendo em vista que são nossos impostos que pagam seu salario e leva o pão nosso de cada dia a sua mesa, é nossos impostos que pagamos que da escola de seu filho, seu carro sua roupa seu bem estar, em nosso ver a srª não agiu com tranparencia profissional e nem usa de bom senso em seu trabalho, e mais eu fiquei sabendo que afilha da moradora chorou ao ver ser desmanhado o que estava feito, chegue a sua casa e olhe para os olhos de seu filho ou filha se tiver e pense nessa criança como se fosse a sua, em nosso bairro se pudesse não precisariamos de bares onde nossos maridos passam o dia se embreagando nos trazendo infelicidade e muitas vezes gastando um dinheiro que não pode que serveria para nos dar uma estrutura familiar melhor e também para a sociedade. Algumas de nos teria vergonha de estar em seu lugar. Confiamos na dignidade de nosso prefeito.

    Curtir

Os comentários estão desativados.