Guarda Civil não pode fazer policiamento, decide Tribunal Regional do Trabalho 66

Só a Polícia Militar

O Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 15ª Região, com sede em Campinas (SP), julgou inconstitucional a atuação da Guarda Civil Municipal no policiamento ostensivo, como patrulhamento de ruas e abordagem de suspeitos.

A atividade de polícia ostensiva e de preservação da ordem pública é atribuição da Polícia Militar, segundo o juiz Tony Everson Simão Carmona, da 5ª Turma do TRT.

Em sentença divulgada nesta segunda-feira, 4 de março de 2013, o juiz condenou a Prefeitura de Laranjal Paulista, na região de Sorocaba, a pagar R$ 15 mil de indenização a cada um dos 32 guardas e à multa individual de R$ 500 por dia, caso continuem no patrulhamento.
A decisão cria precedente e pode atingir cerca de 230 corporações que reúnem mais de 40 mil profissionais no interior. Os guardas municipais entraram com ação contra o município exigindo indenização por danos morais por exercerem atividade policial irregularmente. Também reclamaram adicional de periculosidade e outros benefícios.
A reclamação trabalhista baseou-se no artigo 144, parágrafo 8º da Constituição que estabelece como atribuição da Guarda Municipal a proteção de bens, serviços e instalações do município. A lei municipal que criou a GM em 2007 impõe que os guardas devem “realizar patrulhamento permanente, interagindo com as polícias estaduais” visando à diminuição da violência e da criminalidade.
Notificada da sentença, a prefeitura entrou com recurso, mas como a medida não suspende os efeitos da sentença, tirou os guardas da rua e os colocou em escolas e outros prédios municipais. As viaturas e as motos usadas no patrulhamento foram recolhidas à garagem municipal. Os guardas tiveram de entregar as pistolas de choque elétrico que estavam usando.
A redução no policiamento preocupa os 25.251 habitantes. O número de guardas é praticamente o dobro do efetivo da Polícia Militar. Em cidades como Tatuí, Tietê e Itu, o número de ocorrências policiais atendidas pela GM é superior ao registrado pela PM.
O presidente da Associação dos Guardas Municipais do Estado de São Paulo, Carlos Alexandre Braga, disse que outros julgamentos de tribunais dão respaldo à atuação dessas corporações. Segundo ele, a decisão do TRT atinge apenas a guarda de Laranjal Paulista.
“Temos mais de 20 cidades com menos de 50 mil habitantes cujas guardas foram até autorizadas pela Justiça a usar armas, o que a lei, em princípio não permitia.” Segundo ele um Projeto de Emenda Constitucional (PEC) que amplia as atribuições dos guardas municipais tramita desde 2002 e está pronto para ser votado no Congresso Nacional.

http://www.atribuna.com.br/noticias.asp?idnoticia=183704&idDepartamento=5&idCategoria=0

Um Comentário

  1. O Juiz esta certo. So a Policia Militar pode fazer o Ostensivo, cabendo somente a Policia Civil a parte INVESTIGATORIA.

    Curtir

  2. Dr. Tony Everson Simao Carmona., explica para certos comandos que a parte Investigatoria so cabe a Policia Judiciaria que por sua vez e da Policia Civil, cada um fazendo sua parte iria melhorar muito.

    Curtir

  3. A verdade é que todo PM tem vontade de ser PC, por isso ficam inventando “departamentos”.

    Curtir

  4. Quem acha que a Guarda Municipal não deve ou não pode fazer serviço de Polícia, não conhece ou nunca foi ao interior do Estado. É nessas cidades onde mais a Guarda Municipal presta relevantes serviços. Na capital e arredores o policiamento é reforçado. No interior, em cidades pequenas,são dois PM´s e uma viatura, durante o dia e durante a noite. No interior não tem Folha de São Paulo, Estadão, Veja, Redes de TV´s, por isso o Estado não se importa (a grande mídia não vai mostrar isso nunca. Mostrará talvez se mudares as moscas). Se com a Guarda Municipal já é difícil nas atuais circunstâncias, sem eles então……..Não me venha falar em Constituição – que deve ser obedecida, é obvio- mas basta um simples levantamento no interior para ver que a GCM é parte importantíssima do sistema de segurança na maioria das cidades . O que deve ser feito, urgentemente, é regulamentar uma situação que de fato já existe há muito tempo, aprovando a PEC. Quem prega contra a GCM não está interessado em segurança, mas sim em corporativismo imbecil. Uma simples enquete aqui no “FLIT” esclareceria muito. Quanto Guardas Municipais trabalham na sua Delegacia. Dirigida ao pessoal do interior.

    Curtir

  5. Pingback: FLIT PARALISANTE | " F I N I T U D E "

  6. Talvez a uniao ja esta la como cá… caso contrario todas as guardas municipais se negariam a prestar serviços.. neste ambito.. e dexa a porra explodir… foda-se .. eu sei prq presenciei… ocorrencia tirada.. o controle da o numero da guarda e manda o cidadao ligar la…. e agora ??? em CPI 9 ,,,,,,.

    ate que alguem pare de pagar pau pra coronel bunda mole.. e regulamenta o serviço das gcms… todas as gms deveriam a qualquer pedido mandar ligar 190,,

    Prq um PM nao junta um patoa e mete o fumo no coronel que determina funçao da policia civil… a ele….

    ah é msmo somos uma cambada de pau mandado.. que so pensa no umbigo,, e em acabar com as outras forças… que pensem em nos atrapalhar na insegurança publica !!!

    Curtir

  7. Concordo. Deveriam transformar as Guardas em Policias Civis Municipais. Assim ficaria mais facil pra eles invadirem os estacionamentos (fechados) das nossas seccionais tentando abordar vtr descaracterizada, chamar tira do GARRA pra porrada e apontar calibre 12 em cara de delegado, como aconteceu tempos atras em Campinas. E sabe o que aconteceu… Nada. Absolutamente nada. Só um BO zinho não criminal … Quem esta aqui e defende ou paga pau pra PM E GM tinha que tomar vergonha na cara pedir pra sair ou começar a trabalhar e defender a instituição em que trabalha. Isso aqui ta virando uma grande bosta e a culpa é toda nossa.

    Curtir

  8. Samba do crioulo doido, ops…. Samba do Afro Descendeste portador de Distúrbio Mental.

    Senão vejamos GCM, querendo fazer serviço da PM, a PM querendo fazer o serviço da Civil e a Civil, alguns poucos é claro querendo fazer o serviço da PM.

    Que que confusão será que não poderia ser como naquela música: Ado, Ado, Ado, cada um no SEU quadrado.

    Sem contar o MP, que não consegue condenar ninguém e que não faz a sua parte e quer fazer tanto o serviço da GCM ,PM e da Polícia Servil, pô me ajuda ai……

    Curtir

  9. Guarda Municipal deve cuidar do patrimônio municipal e NÃO realizar policiamento ostensivo!

    Porra! Existe Polícia Civil e Militar pra cuidar disso. Agora vem um e diz que no interior é diferente e bla bla bla…Então é mais fácil transformar um GM em Polícia do que a merda do prefeito exigir do governo mais policiais pra região?

    Se seguir esse pensamento, os escrivães tem que ser transformados em delegado, pois fazem todo o seu serviço…o enfermeiro viraria médico e assim por diante…bla bla bla…

    Existem regras constitucionais que definem que é CADA UM NO SEU QUADRADO, cuidando do seu redondo!

    Curtir

  10. Aqui na minha cidade(interior), os Golf Mike, como gostam de serem chamados, têm até serviço reservado com viatura descaracterizada (rsrs). Chegam a ficar horas sob um pé de mamona no meio do mato para pegar traficante (geralmente um moleque com 5 ou 6 pinos de cocaína). Fora isso, vivem tumultuando plantão com ocorrências quadradas.

    Curtir

  11. Esses Guardas Municipais são um BANDO DE PAGA PAU DE POLÍCIA!!!!

    Outro dia esses caras tentaram me abordar quando eu dirigia meu carro, só parei na hora que chego a PM…

    É que no interior tem prefeito que usas esses caras como seus ” capitão do mato” e esses prefeitos são ” muito amigo$” do delegado da cidade…então, se tiver ocorrência entre Charlie e esses caras, pode esperar que quem vai sair no preju são os PCs…

    Curtir

  12. Me desculpem os que são a favor da guarda, mas ele não fazem nada e quando fazem é só merda…Cuidar das praças publicas e escolas municipais eles não querem…Cada um no seu quadrado.

    Curtir

  13. Acontece que as Guardas Municipais foram criadas para vigiar as praças públicas, escolas e outros prédios públicos, mas com o passar do tempo foi aos poucos fazendo os trabalhos de Polícia Preventiva e , hoje se consideram Polícias Municipais exercendo atribuições iguais á da PM nos patrulhamentos. No início dos anos 80, ainda no período ditatorial, os Comandantes da PM faziam questão de proibir as Guardas de fazerem trabalhos Policial, mas como os instrutores das Guardas normalmente eram Oficiais da ativa ou então Sargentos e Cabos, alguns já até inativos, assim houve uma certa tolerância do Comando da PM em aceitar a ajuda das Guardas Municipais, aliás sempre foi bem vindas, tanto para a PM como para a Polícia Civil que sempre teve Guardas Municipais trabalhando em Delegacias, assim as Guardas foram ganhando espaços e se modernizando até que ganharam o reconhecimento público como Polícia Municipal e ai estão exercendo uma função que na verdade é da Polícia Militar. Como dizem por ai ” se não tem tu então vai tu mesmo”; Como sempre, a PM deficitária no combate a criminalidade, por outro lado o Governo muito esperto se mantém como parasita sugando mais e mais as Prefeituras, os Prefeitos por suas vezes não reclamam e a cada dia mais investem pesado em suas Guardas Municipais, pois esperar do Governo um policiamento preventivo de boa qualidade é bobagem, sabem que não terão, pior, se deixarem a segurança pública apenas na mão da PM, os municípios estarão entregues á criminalidade, mesmo assim esta ruim, imaginem sem. De certa forma é confortável para o governo do estado em dividir essas responsabilidades com os municípios, por outro lado onera muito os municípios com as despesas na manutenção de Guardas Municipais que custam muito caro para os munícipes que pagam as contas. Eu diria que por um lado é a omissão dos Prefeitos e do Governo do Estado, ambos tem a sua própria polícia preventiva. A grande vítima dessa situação é o contribuinte, ele paga o Estado para ter segurança pública, como o governo recebe e nega-lhe os serviços de boa qualidade, então não resta outra alternativa de concordar com o Prefeito de sua cidade em investir novamente em segurança pública , desta forma o contribuinte paga duas vezes a mesma conta para ter a prestação do serviço que ele precisa (Segurança). Quando o governo é questionado sobre esse fato, logo apresentam esclarecimentos convencedores, ele diz que faz o repasse de verbas para os municípios e com isso ajuda a pagar a conta das Guardas Municipais, talvez seja até essa a razão dos Prefeitos não reclamarem pela falta de PMs em suas cidades. O mais importante de tudo isso é a satisfação da sociedade com a presença das Guardas nas ruas, sem dúvidas que é mais segurança para todos nós, então porque não mantê-los trabalhando como polícia preventiva? É só legalizar, porque o teste já foi feito e foi aprovado pela sociedade, o resto é entraves da lei que não ajuda em nada, só atrapalha.

    Curtir

  14. Acabei de ver na tv que um professor foi baleado na escola e médico apanhando de paciente…Se tivesse Guardas Municipais ali, creio que no mínimo iria inibir o autor do fato.

    Ou seja, eles não realizam sua atividade fim e querem fazer a nossa.

    Curtir

  15. Do jeito que andam as coisas, em breve serão instituídas as Guardas Municipais Rodoviárias e o Corpo de Bombeiros da Guarda Municipal.

    Curtir

  16. VE SE VCS CONCORDAM COMIGO!
    SABEMOS DA EFICIENCIA DE ALGUMAS GUARDAS MUNICIPAIS,MAS SABEMOS TAMBÉM QUE HÁ UM MONTE DE DESEQUILIBRADOS NESTAS INSTITUIÇÃO,O GOVERNADOR,TEM AS POLICIAIS CIVIS E MILITARES,A PRESIDENTE AS FORÇAS ARMADAS ,E A PF,OS PREFEITOS TEM AS GUARDAS,SABEMOS BEM QUEM PREPARA AS GUARDAS, PMS.OS VEREADORES PODEM CRIAR AS GUARDAS DA CAMARAS,OS PROMOTORES OS SEGURANÇAS,OS JUIZ POLICIAIS QUE LHES FAZEM SEGURANÇA,OS PADRES A SEGURANÇAS DOS PADRES,O BICHEIROS A SEGURANÇA DOS BICHEIROS,QUE COISA DOIDA NÉ? TAMBÉM VOU CRIAR UMA POLICIA PRA MIM,KKKKKKKKKKKK
    VOU TOMAR MEU GARDENAL E DORMIR.FUIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIII!
    GREVE JÁ!

    Curtir

  17. PARA MIM ESTA CLARO, O SISTEMA DE SEGURANÇA ESTÁ TOTALMENTE FALIDO,UM CORPO COM DUAS CABEÇAS POLICIA CIVIL E POLICIA MILITAR,UMA QUERENDO ENGULÍR A OUTRA,NÃO CONSEGUEM CUMPRIR SEU MISTER,E PRECISAM DA AJUDA DE UMA CORPORAÇÃO PARALELA, APOIADA NAS GUARDAS MUNICIPAIS,MUITAS DELAS MAIS EQUIPADAS QUE AS POLICIAS CONSTITUÍDAS,TANTO EM EQUIPAMENTO COMO EM QUANTIDADES DE INTEGRANTES,EM MINHA OPINIÃO DEVERIA SIM EXISTIR, UMA POLICIA MUNICIPAL,E UMA POLICIA ESTADUAL CRIMINAL,VEZ QUE JÁ CONTAMOS COM UMA GUARDA NACIONAL.RESTA SABER SE OS NOBRES ALCAIDES,VÃO PARAR DE OLHAR PARA O PRÓPRIO UMBIGO, E OS CORONÉIS (DEPUTADOS E OUTROS QUEREM PERDER AS MORDOMIAS)ESSE NEGÓCIO DE PATENTES É PARA O EXERCITO,POLICIA TEM QUE SER CIVIL,NUM ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO,EM QUE VIVEMOS.PARA FINALIZAR, CITO UM CASO INTERESSANTE OCORRIDO NESTA CIDADE DE ARARAQUARA,RESOLVERAM CRIAR UM PEDÁGIO ENTRE AS CIDADES DE ARARAQUARA E MATÃO,COMO NÃO ESTAVAM SATISFEITO COM A COBRANÇA DE PEDÁGIO PARA VEICULO,RESOLVERAM INSTITUI-LOS TAMBÉM PARA MOTOS.NÃO CONTENTE COM A SITUAÇÃO, MAIS DE TREZENTOS MOTOCICLISTAS ORGANIZARAM UM PROTESTO, PAGANDO COM NOTAS DE CEM REAIS E CINQUENTA REAIS,O QUE PROVOCOU UM COLAPSO NO TRANSITO DAQUELA VIA.SENDO SUSPENSO IMEDIATAMENTE A ARBITRARIA COBRANÇA..COM ESTE EXEMPLO DE CIDADANIA , E USO LEGAL DO DIREITO,FICA MAIS QUE CLARO, QUE QUANDO USAMOS NOSSOS DIREITOS,OBTEMOS BENEFÍCIOS COMUM.CYBORG 19

    Curtir

  18. Me lembrou o caso dos políciais ferroviarios que na verdade eram vigilantes sahuhauhaua…

    Curtir

  19. Prende esse ANÃO BOÇAL! /Quem tiver de sapato não sobra disse:
    05/03/2013 ÀS 11:23
    Quem acha que a Guarda Municipal não deve ou não pode fazer serviço de Polícia, não conhece ou nunca foi ao interior do Estado. É nessas cidades onde mais a Guarda Municipal presta relevantes serviços. Na capital e arredores o policiamento é reforçado. No interior, em cidades pequenas,são dois PM´s e uma viatura, durante o dia e durante a noite. No interior não tem Folha de São Paulo, Estadão, Veja, Redes de TV´s, por isso o Estado não se importa (a grande mídia não vai mostrar isso nunca. Mostrará talvez se mudares as moscas). Se com a Guarda Municipal já é difícil nas atuais circunstâncias, sem eles então……..Não me venha falar em Constituição – que deve ser obedecida, é obvio- mas basta um simples levantamento no interior para ver que a GCM é parte importantíssima do sistema de segurança na maioria das cidades . O que deve ser feito, urgentemente, é regulamentar uma situação que de fato já existe há muito tempo, aprovando a PEC. Quem prega contra a GCM não está interessado em segurança, mas sim em corporativismo imbecil. Uma simples enquete aqui no “FLIT” esclareceria muito. Quanto Guardas Municipais trabalham na sua Delegacia. Dirigida ao pessoal do interior.

    Bem… vendo pelo seu ponto de vista, que, os Guardas já rasgam a constituição é se travestem de policiais, melhor seria transformar todos que andam armados em policiais, haja vista que normalmente é isto que acontece. O cara coloca uma arma na cinta, coldre… e se acha o policial.
    Quem sabe não se aprove uma PEC para tornar os vigilantes privados em policiais também, afinal, estão lá armados para zelar pelo patrimônio do seu empregador, por que não realizar um policiamentozinho de quebra.

    É engraçado ver como muitos adoram incentivar a criação de novas policiais, mas falar de respeito às leis ninguém fala.
    O cara é Guarda… mete a arma na cinta e sai por aí achando que é policial.
    Se não tem policiais na cidade, que o Estado contrate mais policiais. O que não pode é virar essa zona, em que guardas andem por aí abordando pessoas a torto e direita, constrangendo pessoas, praticando abusos. Isto sim não pode.

    Ai irão dizer…mas eles recebem treinamento de policial… mentira… receber treinamento de tiro, qualquer vigilante recebe. A maioria dos GCM’s não tem a mínima condição para atuar como policiais… gostam mesmo de socar moradores de rua, jogar gas pimenta na cara de morador de rua, etc … é uma zona… e sei do que estou falando, afinal, quem está no plantãozão sabe bem disto.

    Enfim… você prestou concurso para a Guarda Municipal? certo?.. então… seja guarda… a hora que quiser ser policial preste um concurso para uma instituição policial… e isto não é desmecer a sua função, afinal tem um emprego digno, mas quem desmerece o guarda é o próprio guarda, quando sai batendo nos outros por aí quando falam pra ele “você não é policial” e o cara fica revoltado… oras… você não é mesmo e qual é o problema disto? nenhum. Assuma a sua função com a honra que ela tem.

    Curtir

  20. Existem discussões que são no mínimo ridículas.

    Um flitador ai lembrou do caso dos Policiais Ferroviários Federais que foram presos por porte ilegal de arma. Bem, os Policiais Ferroviários Federais possuem porte de arma garantido, porém, tal instituição não deve ter mais do que 300 ou 500 funcionários, se tiver, afinal, não existem concursos há muito tempo. O que existem hoje em dia são vigilantes que usam uniformes semelhantes aos dos Policiais Ferroviários e que são pagos pelas empresas ferroviárias, inclusive a CPTM… fingem que são policiais, quando na verdade não são.

    Não há o que se falar sobre GCM ser policial, isto está bem claro na constituição, muito embora algumas prefeituras insistam na criação de decretos que “dão poder de policia” a guarda municipal. Dizem muito ai sobre municípios que tem somente 2 policiais, oras, nesses municípios a guarda não pode nem usar arma.
    Guarda e guarda… tem a sua função específica que é zelar pelo patrimônio da prefeitura… é um vigilante da prefeitura. E qual problema há nisto? nenhum… Prestou concurso para a guarda… seja guarda oras pois. Por que esta vontade de usurpar a função que não lhe compete? Por que esta vontade de colocar o pescoço na forca? Não é a sua atribuição realizar patrulhamento, abordagens, averiguações, etc… Se faz, faz irregularmente e tão somente trabalham a mais sem que ganhem ou possuam tão responsabilidade.
    Por que um guarda fica bravo quando alguém fala para ele: “você não é policial, você é guarda”… muitos ficam putos, parecem maridos traídos… batem, agridem, falam que é desacato… Por que não honrar a sua função de guarda? Tem vergonha de ser guarda e por isto toma tal atitude? Não tenha vergonha, o seu trabalho é digno, quando é feito dignamente.

    Quem defende que Guarda Municipal seja policial, simplesmente pelo fato de que os mesmos realizam patrulhamento irregularmente, deveria defender também que agentes prisionais também sejam “transformados” em policiais, também os vigilantes, quem sabe assim, como um monte de policiais a violência diminua.

    Se faltam funcionários num município, o governo deveria abrir concurso para, no mínimo, completar os cargos vagos, que não são poucos. isto pra não entrar no mérito da evolução da população que aumentou muito, enquanto a polícia permaneceu com o mesmo número de funcionários.
    Quem defende o certo, deveria expulsar os funcionários não policiais das delegacias, que no interior são a maioria, e dão falsa sensação de segurança à população.

    Não sei porque… a verdade das coisas ninguém fala… falam um monte de baboseiras e não falam a verdade sobre a real situação das policias. Não falam que na PM a maior parte do efetivo trabalha na área administrativa…. não falam que tudo indica que a PM tem mais policial investigando, os tidos P2, que foram criados para investigar PM’s, do que PC investigando… Que o BO ou RDO que são lavrados nas delegacias não servem pra nada, já que a maioria só acumula no arquivo… O caos na segurança se deve a péssima gestão da segurança pública, onde coronéis, os deuses da PM, só cuidam da sua própria vida e os delegados, os deuses da PC, também só cuidam dos seus interesses, e os demais, bem os demais são mera massa de manobra, nada fazem, só reclamam, reclamam e não tomam qualquer atitude.

    Mas… que se tornem todos policiais então, gcm, vig, agentes prisionais… é a farra do boi mesmo… puta zona.

    Curtir

  21. Esqueçam o corporativismo e analisem a situação atual.Alguém disse “…existe polícia civil e militar….” Tá bom, mas as duas polícias (absurdo, não é? Dua policias!) dão conta do serviço, temos funcionários suficientes? Outro diz que a guarda é ilegal, não tem previsão legal na constituição. Então por qual motivo os Estados permitem? Cade o MP?. Cadê a Polícia?. Não podemos generalizar, em hipótese alguma, sob pena de, certamente, cometermos grandes injustiças. A guarda fez isso, a guarda fez aquilo, por isso não pode…… Ora, policiais militares não erram também? Policiais civis ou federais não erram? A Lei não é para todos? Alguns não tiram os olhos das Leis, argumentam baseando-se na Lei. Ora, por um regulamento legal desses, nós ocupamos uma função de nível superior. Tá Escrito, tá na Lei!!!. Então porque o salário de alguns ocupantes de cargo de nível médio é maior?. Está na Lei. Mas qual a lógica? São perguntas demais, não é? (mais uma!!!!). A segurança pública deve ser modificada e replanejada urgentemente, sob pena de falência completa. Já está exaurido o modelo atual. Não sou guarda municipal e acho que os acertos das guardas superam os erros. A legalidade não me impede de enxergar a realidade.

    Curtir

  22. a guarda fazendo o papel de guarda.,.e prendendo no flagrante… ja estao se tornando fundamentais em algumas cidades…..portanto cuidando das praças .. postos …predios municipais… a guarda precisa ser ostensiva…. e nesses locais devem sim exercer policiamento …´portanto decisao ridicula…

    Curtir

  23. A Guarda Civil Municipal, deveria ser a uniformizada da Policia Civil, sendo o braço direito da Policia Judiciaria, e excluindo o cargo de Agente e Carcereiro.

    Curtir

  24. tira disse:
    06/03/2013 às 13:04

    A Guarda Civil Municipal, deveria ser a uniformizada da Policia Civil, sendo o braço direito da Policia Judiciaria, e excluindo o cargo de Agente e Carcereiro.

    Idiota. Voce não é tira porra nenhuma. Fica postando bobagens pros outros falarem mal da carreira de investigador. Seu frustrado. Deve ser ganso. Ou coxinha. Retardado. Vai crescer. Investigador de verdade não fica falando mal de agentes, carcereiros ou outras carreiras. Queremos valorização da nossa carreira sim, com o tal do NU inclusive. Mas isso nmão significa que queremos foder as outras carreiras. É por isso que a coisa não anda na Polícia Civil. Sempre tem meia duzia de otários filhos da puta pra atrapalhar.

    Curtir

  25. o pessoal fala em cumprir o q está na lei sobre os GCMs, OK
    mas se for analisar tudo o q pode ou ñ fazer, pelo q sei, ñ poderia haver blitz sem uma autorização judicial
    e o q mais vemos é a PM fazendo bloqueio a qq momento, quando bem querem
    a PC de vez em quando tb faz
    então se for olhar pelo prisma da legalidade, tá todo mundo errado
    mas o q mais importa é a união de forças pra combater a criminalidade, ou estou errado?

    Curtir

  26. A falta de UNIÃO só nos atrapalha “Observador”.

    Curtir

  27. Aqui na minha cidade os GM’s também tem serviço reservado com viatura descaracterizada e chegam a ficar oito horas no meio do mato para flagranciar um “nóia” com 1 grama de maconha. Fora isso, vivem tulmultuando o plantão com ocorrências quadradas. rss rss rss.

    ***********************************************************************************************************************************************************

    Aqui na minha cidade(interior), os Golf Mike, como gostam de serem chamados, têm até serviço reservado com viatura descaracterizada (rsrs). Chegam a ficar horas sob um pé de mamona no meio do mato para pegar traficante (geralmente um moleque com 5 ou 6 pinos de cocaína). Fora isso, vivem tumultuando plantão com ocorrências quadradas.

    Curtir

  28. Puts… é cada uma que falam aqui… se for observar a lei não pode fazer blitz sem autorização judicial… é brincadeira né?

    Não é à toa que muitos não sabem o que pode e o que não pode fazer…

    Curtir

  29. O outro solta… que a GCM deveria ser o braço uniformizado da PC… querem acabar com a PC de vez mesmo… Leva pra sua casa…

    Curtir

  30. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk ………em salto, apresentam, meio cigarro fumado de maconha, e exigem que seja feito o flagrante. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Curtir

  31. Ué, mas ai em Salto não tem Delegado? Quem tem a prerrogativa de avaliar se autua em flagrante ou não é a Autoridade Policial, mas pelo jeito que vc se expressou quem manda ai são os Guardas? Poxa, é a banana comendo o macaco! To doido!

    Curtir

  32. talvez eu ñ tenha me expressado direito – Abordagem policial: a busca pessoal e seus aspectos legais

    “não é legal e legítima a solicitação do agente policial para que o condutor de um veículo saia do mesmo para se submeter à revista pessoal, salvo quando ocorrer a “fundada suspeita” de que esteja transportando produto de natureza ou de origem criminosa. Não se admite critérios subjetivos, assim é admissível a recusa do condutor em sair do veículo, não constituindo esta simples recusa em crime de desobediência do art. 330 do Código Penal e pelo mesmo motivo não há que se falar em crime de desacato”

    “Portanto, o baculejo será ilegal quando caracterizar-se como atividade estatal preventiva de delito. Como ocorre, por exemplo, no chamado bloqueio relâmpago ou blitz que realiza também a busca pessoal de maneira genérica – sem a fundada suspeita. Todos que forem parados no bloqueio são revistados. Essa atividade do Estado não tem previsão na ordem jurídica. Entenda-se bem. A blitz de trânsito, aquela que fiscaliza documentos e condições do veículo tem previsão legal no Código de Trânsito. Ilegal é o bloqueio policial que submete o cidadão ao baculejo como ação preventiva de delito. Ele não é suspeito de ocultar nada. Na verdade, é um azarado, estava no local errado na hora errada; por isso obrigado a descer do carro, mãos na cabeça, ser apalpado e o carro vasculhado, sob a mira de arma de fogo e aos olhos de todos”

    http://jus.com.br/revista/texto/19727/abordagem-policial-a-busca-pessoal-e-seus-aspectos-legais/2

    Curtir

  33. Pelo grau de inteligência dos comentários postados neste blog, antigamente eu achava que a policia civil deveria ser extinta, agora tenho certeza, esses policiais civis se acham o máximo, mas falam cada coisa que demonstraram uma categoria desinformada, sem cultura, educação e pouco intelectual. Se fosse o chefe de vocês começaria a ficar preocupado. O nível dos comentários chega próximo do absurdo, citam categorias honradas como CGM e PM como fossem inferiores, acho que seria bom vocês verificar o grau de confiabilidade da PC junto a sociedade, atualmente nenhuma. Isso vai doer, mas hoje a PC não investiga, não prende e quase 95% dos homicídios não são esclarecimentos. Li uma reportagem que a única chacina esclarecida em 2012 foi a Corregedoria da Policia Militar que esclareceu. acho que está na hora de parar com a garganta e trabalhar.

    Curtir

  34. Falta de conhecimento.
    Boa tarde a todos, infelizmente a falta de conhecimento jurídico leva a uma interpretação restritiva e não hermenêutica, pois cuidar de patrimônio e obrigação de todos, como está na CF art° 23 e os municípios no art°29 da CF pode se alto legislar e as guardas estão inseridas no capitulo de segurança pública e os prefeitos que sabem usar a CF se fazem valer do direito e investem em suas Guardas, pois ele não tem autonomia nenhuma sobre as polícias estatuais, pois se tivessem mandariam aumentar o numero de policiais na sua cidade.
    Quando forma polícias estaduais, são distribuídos nos Estados, nunca suprindo a necessidade dos municípios, principalmente os menores.
    Tem muitos policiais que solicitam apoio de Guardas, em várias situações, seja em bicos ou quando estão em ocorrências, então não pode ser hipócrita e falar ou vir por meio deste e dizer que não é necessário, pois se as Guardas, cruzarem os braços, ai vai ser o bicho, vai triplicar o numero de traficantes e menos veiculos produtos recuperados todos os dias, fóra as armas que tiramos das ruas, que evita de matar muitos polícias estaduais.
    Gostaria que quem tiver a curiosidade, conheça a GCM de Sorocaba e (ROMU) e falem quem faz a segurança pública da cidade!
    O guarda Civil é tão importante que é o único funcionário público municipal inserido na CF,lembrando que poder de polícia não é exclusivo das polícias estaduais e sim dos funcionários que exercem atividades de fiscalização, que é uma das atribuições do GCM.
    As abordagens, previsão no código de processo penal, também não fala que é das polícias estaduais, então não há crime sem lei anterior que o defina.
    As abordagens em revista pessoal, tem que ocorrer com fundada suspeita, qualquer policial poderá ocorrer em abuso, se sair a torto e direito abordando sem estar com fundada suspeita, é só ir no quartel e reclamar e fazer o B.O,que vai responder com certeza, pois estará abusando do deu poder; A abordagem de veiculo e residência, se não tiver uma fundada razão, seja qualquer agente da lei, se o fizer, também cabe representação.
    Guardas, continuem o seu trabalho, pois o cidadão de bem agradece,pois quem está em perigo, não quer saber a cor da farda, e olha, geralmente é azul.
    Saudações azul marinho

    Curtir

  35. Um palhaço aí falou que em salto apresentam meio cigarro de maconha e querem que seja feito um flagrante….olha amigo na lei seca um gole de cachaça ou cerveja serve par incriminar o infrator, enquanto o Sr. não tiver preocupado com meio cigarro de maconha, o Brasil a Policia continuará essa merda que está pois de onde veio esse meio cigarro? A PC serve pra que? não é pra investigar? Não seria o correto esse seu trabalho? Voce deve ser desse que prefere sair no seu plantão e dar carteiradas em boates, beber de graça, ficar trocando ideia com as putas e atrás de gansos para ver com que carro um cliente sai da boate pra te dar a dica ( Mala com carro bom, importado), pra depois ir atrás e acharca-lo. deve ser um lixo de policia!

    Curtir

  36. Bom dia a todos.
    Quem tiver tempo e curiosidade, faça pesquisa nas Decisões do STF sobre a legalidade de prisões efetuada por Guardas Municipais e verá que as decisões Monocráticas são mantidas e os pedidos de HABEAS CORPOS alegando ilicitude na efetivação prisão, são negados, sejam em prisões de tráfico de entorpecente.Delito permanente.e vários outros casos.
    No Direito, nunca 1+1=2, sempre no mesmo assunto, tem vários juristas de renome que tem pensamentos diferentes, sobre o mesmo assunto e lembrando que o texto constitucional, não está expresso que o Guarda Municipal tem que cuidar de patrimônio, pois quem for ver o que é bens, serviços e instalações ou conforme dispuser a lei, vai ver como é ampla a área de atuação, só para falar de bens tem que ir no código civil e ver no Capitulo III Dos Bens públicos art° 98 ao 103.

    Saudações azul Marinho!

    Curtir

  37. Internet aceita tudo. A materia está distorcida ou incompleta, o juiz Tony Everson Simão Carmona, da 5ª Turma do TRT julgou que a Lei de criação da Guarda Municipal de Laranjal Paulista está conflitando com o serviço da Polícia Militar e não o serviço da GM. Leiam a decisão para vocês entenderem, quem não leu, pode escrever o que quiser aqui. Veja o que declara o Juiz Tony Everson Simão Carmona sobre o primeiro ítem da Lei de criação da GM de Laranjal Paulista “O dispositivo desnuda nítido intento de policiamento ostensivo, cabente exclusivamente à Polícia Militar do Estado, razão pela qual merece ser considerado incidentalmente inconstitucional”.
    Portanto é citada que a Lei está errada e não os serviços da Guarda Municipal. Notamos que torna-se fácil escrever algo aqui sem saber o que está falando, ou escrevendo, podemos somente dizer que existe *ignorância de quem diz o contrário.

    Dicionário Aurélio
    Ignorância:
    1.Condição de quem não é instruído.
    2.Falta de saber.
    3.Estado de quem ignora ou desconhece alguma coisa.

    Curtir

  38. Perdas e danos.Se colhe o q se planta.O prefeito ñ valoriza sua GCM mas quer o dinheiro que vem da União,aí fica fazendo da GCM uma guarda pretoriana.Os GCM´S cansados d trabalharem corretamente e ñ terem os `louros´reconhecidos muitas vezes pela população,sempre pelo executivo e por outras entidades q criam `lobes´desmerecendo a função,a utilidade do serviço prestado,num ato impensado,pelo vejo dessa forma,entra na justiça do trabalho e diz ser usurpação a forma como vinham trabalhando.Aí vem um magistrado ou sei lá quem e bate o martelo condenando a prefeitura a pagar indenizações e retira das ruas um efetivo d segurança publica.Onde está as perdas e danos?As perdas estaõ para a população q paga seus impostos estão acostumados com o trabalho dessa Policia Municipal q é a GCM e sabem q contar somente com a PM,principalmente nas cidades do interior e´no minimo ilógico,se permitirem eu usar essa palavra.Os danos estão em abrir precedentes p/q outras cidades hajam da mesma forma e isso ao meu ver tira a autonomia das GCM`S.Isso acaba indo na contra maõ do q se busca e se espera das GCM`S,uma vez q são Policias d fato e de direito.É claro q há uma resistência muito forte p/q não seja feita a regulamentação das GCM`S no congresso nacional,q muitos coronéis riram e comemoraram essa atitude tanto dos guardas qt de quem decidiu q os mesmos ñ podem patrulhar.Em resumo aos guardas q ganham uma miséria d salario e brigam p/poderem trabalhar,agr talvez fique mais dificil sem porte d arma,sem o bico q ruim c/ele pior sem ele q ajuda a pagar o aluguel,as contas diarias,etc.15mil reais na mão e´bom mas isso acaba logo,lutem com determinação pela regulamentação das GCM`S.Todo esse fato é lamentável,vejo como um tiro q saiu pela culatra.Boa sorte a todos,em especial aos GCM`S.

    Curtir

  39. O GCM ganso (afinal tá no flit lendo e dando pitaco no que não é de sua conta) é tão otário que põe o nome completo pra postar:
    “Alexandre Gabriel Vieira”
    Saudações azul Marinho!

    fala a verdade, é pra acaba mesmo.
    esperto pra caramba hein, espero que não dê seu nome completo pros traficantes que você prende nas pracinhas.

    O que mais vejo são GCMs passeando de viatura ou estacionados zelando pelo patrimônio de padarias e lanchonetes. Nunca vi trabalhando, a não ser que o trabalho deles seja esse.
    Deviam ir ficar na porta de escolas, praças, porta de igreja, fiscalizando a natureza. E de bike, pra emagrecer um pouco e não gastar gasolina nem poluir o município.
    Eu não tenho nada contra os GCMs, mas não são polícia.
    Já bastam esses seguranças de empresa de segurança privada zé ruela que acham que são polícia.
    E os seguranças de shopping ou de comércio popular que, por terem como colegas PMs fazendo bico, também acham que são os polícia e nem carteira assinada tem os coitados.
    Quer ser polícia, começa prestando o concurso correto.
    GCM não é polícia, nunca será, se fosse não se chamaria GUARDA, e sim POLÍCIA.

    Curtir

  40. Bom, dia a todos.
    Só para esclarecimento, a Polícia começou com o nome de GUARDA MUNICIPAL PERMANENTE, se tiver a curiosidade de pesquisar e ver até hoje existe a BRIGADA MILITAR, então não é o nome e os traficantes não ficam em pracinhas, infelizmente os maiores traficantes estão entre as policias, onde diariamente se vê as notícias nos meios de comunicações, policias sendo presos, pois estavam escoltando traficantes ou levando drogas, esses policias sim são uns otários que ficam denegrindo a imagem de suas corporações e fazendo passar vergonha os policias que realmente exercem a segurança publica e lembrando, se me chamar de Polícia eu me ofendo, eu sou Guarda com muito orgulho, pois alem de zelar pelo patrimônio que é obrigação de todos, eu faço o trabalho de segurança pública,onde estou inserido, pois quem é para fazer segurança pública não o faz, e quando o assunto é Guarda é da conta de todos os Guardas sim, pois não adianta meter o pau e depois falar que não tem nada contra que fica feio, parecendo um ganço, que quer puxar o saco da polícia e corre junto com os vagabundos, quer estar bem com todo mundo e ninguém gosta do cara, pois não confia.
    Não me escondo usando pseudônimo de ANONIMO, pois anonimo não é ninguém, infelizmente este democrático espaço que era para ser usado como esclarecimento, está caindo a qualidade e virando baixaria.
    Colegas guardas, continuem os seus trapalhos, que tem muitos, ninguém, que se incomodam , só o fato de eu saber disso, me motiva mais a continuar o meu trabalho e se orgulhar mais da minha instituição.
    Saudações azul Marinho!

    Curtir

  41. policial militar e outros dois homens foram presos ontem acusados de pertencerem à quadrilha responsável pela explosão dos caixas eletrônicos de duas agências na cidade de Iperó,13/03/2013

    Denarc-SP, corruptos e traficantes
    “Para acabar com o tráfico de drogas em São Paulo, basta fechar o Denarc”, Juan Carlos Ramirez Abadía.

    Delegada e investigadores da Dise Sorocaba são pegos pela Corregedoria da Polícia e Delegacia de Crimes Funcionais

    A delegada Simona Ricci Anzuíno e os policiais civis Ricardo Shulze, João Paulo Heitaro Abe, Giuliano Roberto Marcon, Ramon Bachiega Angelini e Rodrigo Gomes Matielli, todos da Dise (Delegacia de Investigações Sobre Entorpecentes) de Sorocaba, foram denunciados por extorsão, falsificação de documentos e formação de quadrilha.

    Investigador preso por tráfico trabalhou na Dise em Sorocaba, SP Três policiais civis foram presos; entre eles, dois investigadores do Denarc. Eles foram levados pela Corregedoria da Polícia Civil, em São Paulo, SP
    Eles escoltavam dois traficantes com um carregamento de 133 kg de cocaína da capital até Sorocaba, em dois carros. A abordagem foi feita pela Polícia Rodoviária após ser avisada pela Polícia Federal, que já investigava o grupo. Segundo a PF, a droga foi desviada de uma apreensão do Denarc esta semana, em São Paulo .

    QUEM A GUARDA INCOMODA….,AINDA BEM QUE SE CHAMA GUARDA CIVIL MUNICIPAL…..
    SOBRE A FUNÇAO DO GUARDA QUE NÃO É POLICIA,CDP E FUNDAÇÃO CASA QUE DIGA

    Curtir

  42. O Anonimo, você tem coragem de dizer de qual corporação pertence, ou tem vergonha dela? ou é algum ganso, que corre com a polícia?

    Curtir

  43. Gostaria de mandar todos que dizem que a GCM não é policia que vão tomar no meio do RABO! Polícias pra vocês é meter porrada, e torturar, é Matar, Dar tiros a milhão! e como aconteçe aqui eno Brasil, em SP, Rio, etc…políciais subindo morro dando uma pá de tiro (quanto srerá que custa uma só bala daqueles fuzil?) 15, reais? olha mais de 10 reais custa, é um quilo de mistura pra aqueles menos favorecidos (Quantos tiros dão), QUANTOS DE NOSSOS JOVENS MORREM, QUANTOS MORRRAM NESTES ULTIMOS DOIS ANOS! Polícia deve prender, levar para o judiciario julgar. Policia que mata não é policia, policia que extorque não é policia, policia que não respeita a dignidade humana não é policia! É um absurdo que em pleno ano 2013 nossas autoridades ainda não conseguiram acabar com a violencia ou diminui-la a niveis aceitáveis. Aí vem uns cabeças de Ostras, ignorantes preocupados em criticar as Guarda municipais, uns chegam ao cúmulo de passar 27 anos dizendo que eu sou policia os guardas não são! , vão tomar vergonha na cara e ser Policiais de verdade não extorquidor, ou assassinos transvestidos de policiais, verdadeiros bandidos. Tenho amigos na PC, Na PM, dignos como na GCM também. Já to no fim de carreira e vou me aposentar como oficial na GM, ganhando um ótimo salário para um aposentado…e voces que ficam aí falando ser ou não policiais vão se aposentar com quanto? farão bicos até na velhiçe?

    Curtir

  44. GCM NÃO É POLÍCIA!! GCM NÃO É POLÍCIA!!
    Polícia são os órgãos elencados na constituição federativa do Brasil no seu artigo 144; que são:
    -polícia federal;
    -polícia rodoviária federal;
    -polícia ferroviária federal;
    -polícia militar;
    – polícia civil.

    Pronto, a GCM é GUARDA, como o próprio nome diz.
    Agora, se a GCM vem fazendo TRABALHO DE POLÍCIA, aí já é outra conversa, mas nem por isso ela deixou de ser GUARDA.

    Curtir

  45. tira disse:
    06/03/2013 ÀS 13:04
    A Guarda Civil Municipal, deveria ser a uniformizada da Policia Civil, sendo o braço direito da Policia Judiciaria, e excluindo o cargo de Agente e Carcereiro.
    ========================================================
    É por isso que vejo sempre alguns investigadores sendo taxados de “lesados”. Olha o absurdo que o “tira níver superiô” proferiu com sua ilustre mente desvendadora de super crimes univesais.
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Curtir

  46. eu gostaria que os entendidos me respondessem nos Estados Unidos o policiamento é feito pela policia do estado ou do município?
    Eles são um pais desenvolvido e tem policias municipais, agora aqui os homens da pré-história acham que o policiamento só deve
    ser feito pela PM. Aliás Policia Militar só existe aqui no Brasil, nos outros países isso não existe. Lá fora PM e a o que chamamos aqui de Policia do exercito.

    Curtir

  47. GUARDA TEM ARMA NA MÃO, ACHA QUE PODE APONTAR PRA ALGUEM E MANDAR ENCOSTAR O CARRO… QUANDO UM GUARDA SEJA DE QUALQUER LUGAR DO ESTADO, MANDA EU PARAR.. EU NAO PARO.. E COITADO DELE SE ABRIR FOGO… VAI RESPONDER UMA BUCHA ENORME ISSO SE EU NÃO ABRIR CONTRA…

    Curtir

  48. CARO JESSÉ, SE ALGUM GUARDA ABRIR FOGO CONTRA VOCÊ AÍ VOCÊ NÃO VAI MESMO PODER REVIDAR POIS ESTARÁ DO OUTRO LADO DO MUNDO!!! MAS NÃO SOMOS ASSASSSINOS! COMO MUITOS POR AÍ..QUANTO A RESPONDER UMA BUCHA, SE ERRARMOS IREMOS SIM RESPONDER , ASSIM COMO QUALQUER UM CIDADÃO!EU SOU GUARDA, SE EU UM DIA MANDAR VOCÊ ENCOSTAR SEJA POR QUALQUER MOTIVO FOR MEU IRMÃO…UM CONSELHO ENCOSTA, SE APRESENTA SE FOR POLICIAL, SE FOR UM CIDADÃO CIVIL, SE APRESENTA TAMBÉM..É APENAS UM CONSELHO, SIGA SE QUIZER!

    Curtir

  49. Aqui no Brasil as coisas não fluem, quem conhece melhor o município ,é o município é não o estado
    Por isso a pm não estão dando conta de manter a segurança pública . Acredito fielmente que GM é a solução dentro dos municípios principalmente naqueles pequenos municípios onde só tem Um sgt um cb e um sd.

    Curtir

  50. É CADA OPINIÃO IDIOTA E MEDIOCREIRA SE A PM OU A PC FIZESSEM SEU TRABALHO DIREITO NÃO ESTARIAM S E IMPORTANDO COM OS GCMS A VERDADE É COM A GCM BEM TRINADA E ARMADA ESTÃO ESTRAGANDO OS ESQUEMA DE PROPRINAS E OS ACERTOS SAFADOS QUE NOS POPULAÇÃO SABEMOS QUE EXISTE ESQUEMINHAS DE SUBORNO ! INVEJA QUE GCM TERM MAIS CARÁTER E VONTADE DE COMBATE O CRIME

    Curtir

  51. parabens ao juiz completamente serto!guarda municipal uma istituiçao nova recente criada para cuidar do patrimonio da prefeitura patrulhamento ostensivo e atribuiçao da policia militar e o que diz a constituicao federal

    Curtir

  52. COM TANTOS POLICIAIS SE VENDENDO PARA O CRIME , JÁ NÃO SEI MAIS QUEM É POLICIA E LADRÃO.
    UM BOMBEIRO QUE LIGOU NO 190 PARA PEDIR UM APOIO E ESTAVA AGUARDANDO FOI MORTO POIS QUÉM CHEGOU FORÃO MARGINAIS, BANDIDO TEM PARA TODOS AGORA MUITO ME ASSUSTA POLICIAIS QUE QUANDO O CRIME VAI PRAS CABEÇAS VIREM COM ESTAS BOBAGENS.
    VÃO TRABALHAR CAMBADA DE VAGABUNDOS.

    Curtir

  53. Enquanto perdemos tempo com isso, o crime fica cada vez mais organizado. Sendo PM, PC ou GCM o importante é o cidadão ser socorrido quando necessita.

    Curtir

  54. Polícia conforme o dicionário Aurélio:
    “[…]2. A corporação que engloba os órgãos e instituições incubicos de fazer respeitar essas leis ou regras, e de reprimir e perseguir o crime […] 4. Boa ordem, disciplina, ordem […] Polícia Militar. Bras. Corporação policial dos Estados, dos Territórios e do Distrito Federal, cuja atribuição é manter a segurança e a ordem interna e que é organizada e armada em moldes do Exército nacional, do qual é força auxiliar e reserva […]”
    Reforço:
    “incubidos de fazer respeitar essas leis ou regras”
    “Boa ordem”
    “Manter a segurança”
    Todas essas frases estão ecoando na minha cabeça nesse momento.
    Todo policial, ou todo aquele que pertence a um órgão que presta serviços de segurança a comunidade sabe disso?
    O poder de ter uma arma de fogo em sua cintura. seria caáz de criar na cabeça de uma pessoa, uma ilusão de que ele tem o direito de fazer suas leis e aplicá-las a sociedade?
    Eu prefiro pensar que não, que é engano meu.
    Mas, quando chega a mim a informação que um policial, sai pelas ruas espancando mendigos em busca de diversão com os amigos, vejo que é engano meu pensar que temos policiais conscientes de sua função.
    Como isso é capaz?
    Se fosse uma atitude de um civil qualquer, já é inadmissivel. Mas de um policial fora do seu serviço é de se revoltar.
    Constrangedor.
    Um homem, um civil, que já sofre injustiças, descriminações, maltratos todos os dias, tem que ser violentado por aquele que está incubido de fazer respeitar as leis e regras impostas a sociedade? Afinal, seria essa a função de um policial conforme nosso idioma, nossa língua.
    Mas é pedir demais para um sujeito como este entender a nossa língua, nosso idiomas, nossas palavras e seus conceitos.
    E seria só esse o crime desse sujeito? E qual é o perfil deste sujeito no dia-a-dia?
    Prefiro tentar não imaginar.
    Perderia um pouco de tesão pela vida ao imaginar cenas que achei que só existia em seriados policiais.

    “Dizem que ela existe pra ajudar
    Dizem que ela existe pra proteger
    Eu sei que ela pode te parar
    Eu sei que ela pode te foder” (Titãs)

    Guardas nos guarda, não quero que saber
    se es guarda ou policia
    apenas nos guarda, nos vigia, nos protege,
    nos policie.

    Curtir

  55. Interessante,a divergência dos *tecnólogos em poder de polícia* O Flit está bem servido deles….

    Até aqui,só foram mencionados G.C.M s do * matinho* Como se nas demais cidades e c apitais,eles não existissem…

    A maioria aqui FUNCIONÁRIO PÚBLICO CONCURSADO NA ÁREA DE SEGURANÇA,acham que são O PICA DAS GALÁXIAS,OS MAIORAIS,OS INTOCÁVEIS,OS *toridadis de carterinha*…

    Já ví muita coisa,nessa vida desde a época do DEGRAN,mas o que nunca ví na minha época foi TANTO IMBECIL INSPETOR DE QUARTEIRÃO,JUNTO METIDO A TECNÓLOGO EM SEGURANÇA.

    Curtir

  56. Interessante,a divergência dos *tecnólogos em poder de polícia* O Flit está bem servido deles….

    Até aqui,só foram mencionados G.C.M s do * matinho* Como se nas demais cidades e capitais,eles não existissem…

    Pelo visto ninguém aqui ouviu falar em SÃO CAETANO DO SUL ( abc paulista),onde o telefone 190 é ligado a GCM e quem atende as ocorrências é a própria,e os *funcionários públicos concursados na segurança* na Delegacia de Polícia,que alí ” trabalham” ATENDEM E RESPEITAM O TRABALHO DOS GCM s INDEPENDENTE DE TER OU NÃO PODER DE POLÍCIA.

    A maioria aqui FUNCIONÁRIO PÚBLICO CONCURSADO NA ÁREA DE SEGURANÇA,acham que são O PICA DAS GALÁXIAS,OS MAIORAIS,OS INTOCÁVEIS,OS *toridadis de carterinha*…

    Já ví muita coisa,nessa vida desde a época do DEGRAN,mas o que nunca ví na minha época foi TANTO IMBECIL INSPETOR DE QUARTEIRÃO,JUNTO METIDO A TECNÓLOGO EM SEGURANÇA.

    Curtir

  57. AGORA ACABOU A DOR DE CUTUVELOS DESSES MILITARES DE MERDA QUE SE ACHAM dEUSES E SO ELES PODEM COMBATER O CRIME QUE POR SINAL FAZEM MUITO MAL. AGORA A GUARDAS CIVIS É POLICIA DE FATO CONFORME A PL DE 2003 QUE FOI APROVADA GRAÇAS A POLICIA FDERAL QUE A CRIOU, SE DEPENDESSEM DESTES BOSTAS FARDADOS CONTINUARIA A MESMA MERDA. E QUEM PAGA E O POVO. DETALHE NAO GENERALISO SOU CIVIL E TENHO PARENTES MILITARES ADORO A POLICIA MAIS NAO SUPORTO ESSES MEDIOCRES SE ACHANDO DONO DO DIREITO. E NEM NA FAVELA MUITOS NAO ENTRAM E EU VEJO A GUARDA EM TODA BINBOCA AQUI.
    AGORA SEUS BURROS NAO E MAIS COMPETENCIA SOMENTE DA POLICIA MILITAR ACABOU O PARADIGMA. BEM FEITOS. E sobre esse juiz… Queria ver se ele ou alguem da familia dele tivesse rendido e passasse uma viatura da guarda se ele deixaria passar falando ” esses eu não quero não e militar ou se o bosta não is correr falando me ajude mi ha familia ta rendida por marginais. ” SERA? KKKKK

    Curtir

  58. AGORA ACABOU A DOR DE CUTUVELOS DESSES MILITARES DE MERDA QUE SE ACHAM dEUSES E SO ELES PODEM COMBATER O CRIME QUE POR SINAL FAZEM MUITO MAL. AGORA A GUARDAS CIVIS É POLICIA DE FATO CONFORME A PL DE 2003 QUE FOI APROVADA GRAÇAS A POLICIA FDERAL QUE A CRIOU, SE DEPENDESSEM DESTES BOSTAS FARDADOS CONTINUARIA A MESMA MERDA. E QUEM PAGA E O POVO. DETALHE NAO GENERALISO SOU CIVIL E TENHO PARENTES MILITARES ADORO A POLICIA MAIS NAO SUPORTO ESSES MEDIOCRES SE ACHANDO DONO DO DIREITO. E NEM NA FAVELA MUITOS NAO ENTRAM E EU VEJO A GUARDA EM TODA BINBOCA AQUI.
    AGORA SEUS BURROS NAO E MAIS COMPETENCIA SOMENTE DA POLICIA MILITAR ACABOU O PARADIGMA. BEM FEITOS. E sobre esse juiz… Queria ver se ele ou alguem da familia dele tivesse rendido e passasse uma viatura da guarda se ele deixaria passar falando ” esses eu não quero não e militar ou se o bosta não is correr falando me ajude mi ha familia ta rendida por marginais. ” SERA? KKKKK sai do tribunal regional e vai pro federal pra ver. Ate o povo ta contra essa decisão.

    Curtir

  59. puha! diante de tanta besteiras…digo uma coisa a policia militar esta com medo das GCMs, eles sabem que o GCM trabalham e vão tirar o seu sossego. Ai eles terão que se expor mais ao publico. cidades onde tem Guaradas Civis a segurança é mai proliferada eles sabem disso.
    vamos aguardar a presidente Dilma sancionAR ESSA LEI.

    Curtir

  60. Gostaria de enforma a todos que vieram a essa pagina para reporta que guarda municipal não tem poder de policia e que a guarda foi criada para toma conta de patrimônio e o que dizer do projeto que foi sancionado no dia 10 de agosto de 2014 pela então atual presidente Dilma russefe que a parti da data citada todas as guarda do brasil passa a ter o porte de arma e o poder de policia e a alguma duvida sobre isso e só procura minha amiga dilminha que ela dará ispricação e caso encerrado para os invejoso que querem acaba com as guarda do brasil,beijinho no ombro para todos.

    Curtir

Os comentários estão desativados.