NOSSA REGIÃO
February 28, 2013 – 02:00
Polícia atua sob pressão para reduzir a violência
Operação da Polícia Civil prende 12 pessoas Foto: Thiago Leon
Para delegados seccionais, sem reforço no efetivo, fica difícil reduzir indicadores da criminalidade
Michelle Mendes
São José dos Campos
Após a divulgação dos indicadores da criminalidade de janeiro, que mantiveram a RM Vale no topo do ranking da violência no interior do Estado com 37 vítimas de homicídio doloso (com intenção de matar) e latrocínio (roubo seguido de morte), a cúpula da Polícia Civil pressiona delegados e investigadores a melhorar os resultados.
A determinação do Deinter-1 (departamento de Polícia Judiciária do Interior) esbarra nas dificuldades enfrentadas pela corporação, como falta de efetivo, viaturas e infraestrutura. Apesar de concursos estarem em andamento, ainda não há uma previsão de reforço para a região. Com cerca de 1.400 policiais civis, o déficit no Vale seria de 420 homens.
Vontade.“É nosso desejo diminuir a criminalidade, mas temos um déficit de 70 investigadores. A investigação é prejudicada quando policial tem que fazer escolta de preso, atender demanda de plantão ou quando falta estrutura. Espero que realmente os crimes diminuam”, disse Leon Nascimento Ribeiro, delegado seccional de São Sebastião.
“A redução de 10% depende do índice de quanto o total representa. Fazemos muitas operações de combate ao tráfico, mas temos casos complexos”, disse a seccional de Guará, Sandra Vergal.
“Há três anos o furto de veículo diminuiu em 60% devido ao empenho dos nosso policiais. Pressão sempre existe, mas não é só de responsabilidade da Polícia Civil. Se o Estado e as prefeituras não fizerem sua parte, será difícil obter resultados em curto prazo”, afirmou o delegado seccional de Cruzeiro, José Antônio de Paiva Gonçalves.
Os seccionais de Jacareí, São José e Taubaté foram procurados por O VALE, mas não retornaram as ligações.
Cobrança.
Segundo João Barbosa Filho, diretor do Deinter-1 (Departamento de Polícia Judiciária do Interior), os seis delegados seccionais da região, têm a missão de cobrar dos delegados e investigadores de cada unidade a redução de pelo menos 10% dos crimes, manutenção das operações de cumprimento de mandados, divulgação de listas dos criminosos mais procurados, aumento de interceptações e escutas telefônicas e empenho nas investigações, principalmente de homicídios.
Os delegados seccionais têm um mês para apresentar a redução dos crimes em função das reuniões bimestrais determinadas pelo secretário de Segurança Pública, Fernando Grella, para discutir índices.
“Nossos dados são bons, mas apesar disso, devemos ter como objetivo a resposta para sociedade. Estamos cobrando maior empenho em todas unidades, apesar de algumas terem apresentado resultados excelentes. Taubaté e Cruzeiro já fizeram a tarefa de casa e os números de mortes cairam, São José e Jacareí terão que fazer a sua parte”, disse o delegado do Deinter.
Sindicato defende investimentos
São José dos Campos
Segundo o presidente do Sindicato dos Delegados de São Paulo, George Melão, antes da Polícia Civil cobrar redução de crimes, precisa investir mais nos profissionais e aumentar o efetivo.
“Não adianta pressão momentânea, mostrar dados para imprensa. A sociedade precisa sentir isso. É preciso combater a causa, ter planejamento e investir na estrutura.”
Improviso.
De acordo com ele, delegacias de Ubatuba, São Sebastião, Jacareí, Campos do Jordão e Taubaté, entre outras da região, têm funcionários da prefeitura fazendo papel de agente ou escrivão.
“Isso atrapalha muito na investigação. O déficit de policiais é grande e profissionais como esses, apesar da boa vontade, não estão preparados para agir como policiais”, afirmou Melão.
http://www.ovale.com.br/nossa-regi-o/policia-atua-sob-press-o-para-reduzir-a-violencia-1.379915

Pingback: https://flitparalisante.wordpress.com/ | " F I N I T U D E "
falta viaturas descaracterizadas para o interior, devem deixar a maior parte dos recursos na capital e nas delegacias do interior não há veículos descaracterizados para investigar. E falta efetivo, o crime prospera em toda parte. Porque o deic que tem autonomia estadual não resolve os problemas?
CurtirCurtir
Pressionar os políticos e o poder judiciário ninguém quer. As leis são brandas demais e os vagabundos tẽm mais direitos do que qualquer cidadão de bem. Os “magistrados”, em cima de seus estrados, soltam facilmente qualquer bandido. Não serão os policiais, com seus miseráveis salários, que irão resolver toda essa bandalheira instalada nessse país de pilantras.
CurtirCurtir
Só um comentário: dedo médio no esfincter deles.
Sem salário e sem efetivo não tem resultado.
CurtirCurtir
No Vale do Paraiba ,falta escandolosamente material e policiais civis, pessoas das prefeituras fazem o sv de policiais. Tudo falido, vergonha e pressao, muita, para melhorar os indices. Os delegados saem no tapa por mais policiais.
Detalhe: em todas as cidades!
CurtirCurtir
EM TIME QUE ESTÁ GANHANDO, NÃO SE MEXE…………………………………….
CurtirCurtir
todo mundo tá ganhando, né mesmo?
CurtirCurtir
vai aqui uma sugestão aos grandes fomentadores da segurança pública,um investigador escrivão ou agentes,para passar a pronto, no minimo demora dois anos ,porque não contratar por dois anos ,policiais aposentados, por igual período em caráter emergencial ,apos avaliação curricular, fisico-mental ,pagando é claro outro salario e dando garantias legais aos contratados.cyborg 19.
CurtirCurtir
AGORA VÃO MUDAR OS HORÁRIOS DO DECAP E TUDO VAI MELHORAR…
AGORA ESTÃO INVENTANDO NOVOS HORÁRIOS “A TÍTULO DE EXPERIÊNCIA” (MAIS UMA) E ESTÃO MAIS UMA VEZ JOGANDO AREIA NOS OLHOS DO POVO.
NÃO TEM EFETIVO SUFICIENTE PARA FAZER ESSE NOVO “PLANO MIRABOLANTE” FUNCIONAR.
VAI SOBRAR MAIS UMA VEZ NO RABO DOS POLICIAIS QUE TERÃO QUE SE DESDOBRAREM PARA DAR CONTA DA DEMANDA.
AQUI NO MEU DP COMO JÁ DISSE VÁRIAS VEZES, NÓS TRABALHAMOS NA CHEFIA DE SEGUNDA A SEXTA-FEIRA E NO SABADÃO OU DOMINGÃO, SOMOS AGRACIADOS COM MAIS 12 (DOZE) HORAS DE PLANTÃO PORQUE NÃO TEM FUNCIONÁRIOS SUFICIENTE.
TUDO POR CONTA DA FAMOSA CENTRAL DE FLAGRANTES QUE TEM QUE DAR CERTO DE QUALQUER JEITO!!!
IMAGINEM AGORA COM ESSA NOVA “IDÉIA LUMINOSA” DE SE CRIAR CINCO EQUIPES PARA OS PLANTÕES COM UM DELEGADO, DOIS TIRAS E DOIS ESCRIVÃES…
VÃO BUSCAR O EFETIVO ONDE?
PLAGIANDO O “CHATENA”: ME AJUDA AÍ ô!!!
CurtirCurtir
Enquanto o incentivo da cana for a grana ilícita isso nunca vai melhorar!
CurtirCurtir
Em todas as Undiades Policias, principalemente no interior o que falta é escrivão, já que a maioria do trabalho burocrático são eles que fazem, ou seja, portarias, relatorios, declarações, depoimentos, interrogatórios, representações, BOs, atendimento ao publico em geral, apurrinhação de chefe, de majura, do povo, de anel é ele quem aguenta tudo e continua assim, por mais que faça nunca está bom, sequer aos escribas há algum tipo de respeito ou reconhecimento ou uma melhor condição de trabalho, onde ja se viu um escriba ter em media 200,300 e alguns locais até 700 IPs e aí o povovem na correição e pôe tudo na Ata, dá uma folga o escriba tá ficando aloprado, velho, cansado, sem paciencia. Sr. DG, cade a valorização do escriba, o bom ambiente de trabalho e no minimo boas condições de desempenhar seu papel. Ajuda ai…, Sr. Seccional de Sorocaba, tá de lascar a subregião.
CurtirCurtir
quando não acumula uma outra delegacia prá ganhar R$ 20,00 por dia…
CurtirCurtir
Cadê a boa notícia que iria ser anunciada no final do ano de 2012?
CurtirCurtir
Como está o andamento da operação ” CUMPRA-SE A LEI “?
CurtirCurtir
Em suma:CHUPA O PSDB É QUEM VOTA NO PSDB, DEPOIS DE TANTO CHUPAR…QUE VÃO PARA OS QUINTOS DOS INFERNOS!!!!!!!
CurtirCurtir
NO DEMACRO QUEM ESTÁ DANDO UMA FORÇA ,SAO OS CARCEREIROS,PORQUE NAO MUDAM LOGO ESTA PORRA,E ACABAM COM ESSAS CADEIAS DO INFERNO, QUE ROUBAM TEMPO DO INVESTIGADORES,E DEMAIS POLICIAIS.
MAS NAO PREFEREM MANTER A GANÇAIADA,E ATÉ EX PRESIDIÁRIOS,PILOTANDO VIATURAS,E DANDO CANA,EITA QUE UM DIA O GAECO,VAI PEGAR NO PULO E NAO HAVERÁ COMO SE SAFA!
AS ESPECIALIZADAS ESTAO ABARROTADAS DE POLICIAIS COÇANDO O SACO,E DANDO ENTREVISTA NA TV!
ASSIM NAO MELHORA NADA,E O SALARIO ÓOOOOOOOOOO!
CurtirCurtir
Uma pergunta….
Uma pergunta….
Alguém sabe o que quer dizer POLICIAL MODERNO….??????????
CurtirCurtir
Pressão para trabalhar KKKKKKKKKK, pode por a pressão q quiser , não trabalho e pronto , foda-se PSDB foda-se a população de MÉRDA que votou em GERALDO Alckimim, ele nos odeia e eu mais a ele!!!!!
CurtirCurtir
28/02/2013 17h48 – Atualizado em 28/02/2013 18h24
Taxistas fazem carreata em protesto contra a violência SP
Motoristas pediram reforço no policiamento, principalmente à noite.
Segundo sindicato, 12 taxistas foram assassinados em serviço neste ano.
Do G1 São Paulo
1 comentário
Taxistas fizeram uma carreata na tarde desta quinta-feira (28) em protesto contra a violência em São Paulo. Segundo o sindicato da categoria, 12 motoristas foram assassinados em serviço somente neste ano.
Segundo o Globo Notícia, os taxistas pedem reforço no policiamento, principalmente à noite. A carreata começou em frente ao Sindicato dos Taxistas, na Luz, região central, e passou por várias ruas da capital. O protesto prejudicou o trânsito.
CurtirCurtir
A direção da policia esta preocupada em reduzir os indices da criminalidade em São Paulo e no Interior do estado. Então, o caminho não é fazer pressão em cima dos policiais, e sim dar a eles o que é de direito. Não adianta exigir e não dar condições de trabalho, a policia esta sem efetivo necessário para suprir o deficit existente hoje. Por falar em reduzir os indices, “cade” o plano de segurança publica desse governo, “cade” o NU dos Investigadores e Escrivães de policia, o qual foi votado em plenário e aprovado pelos deputados e sansionado pelo próprio governo. Resta agora fazer uma readequação de valores e pagar aquilo que é de direito aos policiais. Não adianta fazer pressão em cima de policiais desmotivados, para exigir alguma coisa nesse sentido, precisa primeiramente dar condições de trabalho e sálario condizente com o cargo devido as suas exigencias ao ingresso nas devidas carreiras. ” Secretário e DGP, atentem a estes comentários a policia ainda tem solução, o caminho é esse”.
CurtirCurtir
Eu atuo sob pressão: do Banco do Brasil, da Claro, da escola dos meus filhos, da administradora do meu cartão, do locador da minha casa, da família reclamando………é muita pressão mesmo!!!! Muitos, como eu, já estão a beira do descontrole, é pressão de todo o lado!!!Fui!!!
CurtirCurtir
passa o plantão logo pra MIKE…
CurtirCurtir
Dr Blazec , fica uma sugestão REZA ,acende bastante vela , pede pro seu santo de devoção(se é que tem) , porque se depender de nós operacionais os indices vão continuar crescendo, ou se o senhor preferir faça o que nunca fez , põe uma arma na cinta uma algema e vem dar uma cana aqui no vale. Dr sem querer ofender , mas a minha prioridade é o BICO e a minha familia , chega de enxugar gelo pra nada !!!
CurtirCurtir
PRESSÃO????? pra mim não é nenhuma novidade, já estou acostumado, nem ligo pra isso, basta a mídia encostar o governo na parede e cobrar resultados da segurança pública que vem essas recomendações para aumentar a produtividade, mas eu nem ligo, isso é normal, eu quero é mais, muito mais, pois cansamos de avisar que iríamos cruzar os braços e o governo nem ligou para nós, fizemos greve em 2008 e o governo Serra mando a PM deitar a borracha em nós, então eu cheguei a conclusão que não somos necessários para o combate a criminalidade, portanto começamos a fazer como diz um flitador aqui (braços de oracio), traduzindo, braço curto, mão cansada, encostado, sem fazer nada, então era isso que o Governo queria ? poisé , estamos cumprindo o prometido; Agora vem uns dizer que nós temos que produzir? hahahahaha vai ele e vê se me esquece, sem salário bom é serviço ruim e ponto final. Mas voltando a expressão PRESSÃO…….se me deixar muito aporrinhado eu tomo calmante e não estou nem aqui kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
CurtirCurtir
SE A POLÍCIA TIVESSE MOTIVAÇÃO FINANCEIRA (SALÁRIO DIGNO), NÃO PRECISAVA DOS ANÕES FAZER PRESSÃO ! TUDO ANDAVA BEM, ÍNDICES DE CRIMINALIDADE BEM BAIXO E GOVERNO PRESERVADO POLITICAMENTE ! MAS QUEREM ASSIM, ASSIM SEJA !
CurtirCurtir
Concordo com o colega acima “A cúpula que se exploda”, dá minha parte estou no time de quanto pior melhor, faço o mínimo possível com uma qualidade que deixa muito a desejar, só brigo por horário para poder fazer bico, não tenho esperança nenhuma e em nenhum repito em nenhum delegado seja ele geral, diretor de departamento, delegado seccional e ou titular de DP,para mim são todos uns vendidos.
A polícia “servil” está ladeira abaixo, só não deixou de existir aqui em São Paulo por conta do art 144 da CF, se mudarem uma virgula no dia de amanhã a polícia “servil” será finada, para o delete de um monte de dinossauros decrépitos que ficam até os 70 anos, já que não podem phoder em casa as sua respectivas senhoras, ficam na polícia phodendo os funcionários, com sua idéias “geniais” de fazer burro corar de vergonha.
O velho Decap foi exemplo.
O novo Decap é exemplo.
E o futuro Decap será exemplo, de que homens maus intencionados são capazes de piorar o que já era muito ruim.
CurtirCurtir
RM Vale perde Gabinete de Combate à Violência
Projeto pioneiro de gestão integrada será instalado em Campinas, 3ª colocada no ranking de mortes
Michelle Mendes
São José dos Campos
Líder da violência no interior paulista, a RM Vale ficou de fora de uma iniciativa pioneira do governo do Estado, que criou o Gabinete Metropolitano de Gestão Estratégica de Segurança Pública.
O convênio foi assinado na quarta-feira e o gabinete será implantado na região de Campinas. A proposta é reunir representantes das polícias Civil, Militar e Científica, além de membros de secretarias estaduais e da sociedade civil para discutir ações de combate e prevenção a criminalidade. “Os municípios poderão discutir a segurança conjuntamente ou ações pontuais para cada uma das cidades”, informou, em nota, o secretário de Segurança Pública, Fernando Grella.
Criminalidade.
A RM Vale fechou 2012 com 450 vítimas de homicídios dolosos (com intenção de matar) e latrocínios (roubo seguido de morte). Foram 83 assassinatos a mais do que a região de Ribeirão Preto, segunda colocada no ranking. Campinas ficou em terceiro lugar, com 364 vítimas.
Em janeiro deste ano já são 37 vítimas na região. Campinas e Piracicaba aparecem em segundo lugar, ambas com 33 vítimas, e Ribeirão Preto é a terceira, com 29 mortes.
O governador Geraldo Alckmin (PSDB) disse ontem que “o Vale não deixará de ser atendido em relação ao gabinete”.
A Secretaria de Segurança Pública não detalhou os critérios para implantar o gabinete metropolitano.
Pressão.
Deputados estaduais e prefeitos vão cobrar a implantação do gabinete na região. A prefeita de Cruzeiro e presidente do Codivap (Consórcio de Desenvolvimento Integrado do Vale do Paraíba, Litoral Norte e Mantiqueira), Ana Karin (PR), disse que pretende discutir em reunião no próximo dia 7 com os prefeitos ações para reduzir a criminalidade. “A implantação de um gabinete como esse, que une forças de diferentes esferas, é muito pertinente. Vamos discutir maneiras em que possamos ajudar a reduzir a criminalidade.”
O prefeito de São José, Carlinhos Almeida (PT), pretende notificar o Estado. “Nossa região tem condições de pleitear esse trabalho. O Vale do Paraíba merece atenção e a instalação de um gabinete neste formato é algo muito importante para o combate ao crime. Vamos encaminhar uma solicitação ao secretário de Segurança Pública do Estado.”
Hamilton Ribeiro (PT), prefeito de Jacareí, disse que vai se inteirar sobre as propostas. O prefeito de Taubaté, Ortiz Júnior (PSDB) não comentou.
CurtirCurtir
Os policiais não tem condiçoes de se esforçar mais no combate ao crime pois eles têm que guardar energia para poder fazer o bico diário, caso contrário eles e seus filhos morrem de fome com esse salário de merda que o estado de sp paga aos policiais. Em resumo o picolé de chuchu finge que paga bem aos policiais e os policiais fingem para o picolé que se esforçam no combate ao crime. Nada mais justo.
CurtirCurtir
Pessoal ,vamos continuar nesta, este é o caminho. Se o pessoal de cima esta reclamando é porque vai ficar bom para nós. Continuemos neste mesma pegada que o governos vai nos ouvir…
CurtirCurtir
QUANTO MAIS ME APERTAM MAIS EU NAO FAÇO NADA DEVAGAR QUASE PARADO PARADO MESMO MEUS OLHOS TEM UMA VENDA PRETA E USO CAPACETE PARA NAO CORRER O RISCO E SO ARROZ BREJEIRO E FEIJAO RALINHO
CurtirCurtir
PESSOAL VC SE LEMBRAN DOS 100 ANOS DA PC, NOS FODERAM O ANO INTEIRO COM OPERAÇAO, MEGAOPERAÇAO, CENTOPEIA, OPERAÇAO CANAA, OPERAÇAO DE GRANDE ENVERGADURA, ET ETC………………………….. FOI SO FUMO E FUMO,, PORTANTO SE APERTAR DEMAIS A ROSCA ESPANA CABADA DE FDP
CurtirCurtir