A Polícia Militar é motivo de medo; foi transformada em órgão higienizador e de extermínio 8

Moradores cobram Estado sobre chacinas e ação de grupos de extermínio em São Paulo

Bruno Bocchini Da Agência Brasil, em Brasília

Em audiência pública realizada nesta quinta-feira (24) no bairro do Capão Redondo, na Zona Sul da capital paulista, moradores cobraram providências do poder público para as recorrentes chacinas e a atuação de grupos de extermínio na periferia da cidade. No dia 4 de janeiro último, sete pessoas foram mortas em um crime no Capão Redondo.

Francisco José Carvalho Magalhães, pai do estudante Pedro Thiago de Souza Magalhães, executado no Campo Limpo – bairro vizinho do Capão Redondo – aos  20 anos por um grupo de extermínio em 14 de outubro de 2012, pediu apuração sobre o caso, ainda sem solução. “Ninguém sabe falar nada. Recolheram o corpo do local rapidamente e ninguém nunca me deu explicação. Cheguei na delegacia, o boletim de ocorrência já estava feito. Ele foi morto com armas exclusivas das Forças Armadas”, disse.

Magalhães diz que, em um domingo, seu filho, que cursava administração de empresas no Centro Universitário Anhanguera, em São Paulo, saiu de casa ao meio-dia para um fazer trabalho da faculdade. “Ele saiu de casa falando que ia pegar o pen drive. Quando deu três horas, me ligaram que ele tinha sido alvejado a bala”. Pedro foi morto com nove tiros, sete dados pelas costas. No boletim de ocorrência consta apenas que quatro pessoas desceram de um carro prata e dispararam contra o rapaz.

Depois da morte de Pedro, a região foi palco de uma chacina que deixou sete mortos no último dia 4. O crime, que ocorreu no Capão Redondo, está sendo investigada pelo Departamento de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP) e pela Corregedoria da Polícia Militar, órgão que apura desvios de conduta de membros da corporação.

A Secretaria de Segurança Pública descartou que uma das vítimas da chacina seria o cinegrafista amador que fez imagens de uma ação policial no mesmo bairro, ocorrida em novembro do ano passado e que resultou na morte de um servente de pedreiro. As imagens mostram que um policial militar dispara contra um homem mesmo depois de ele estar rendido.

“O que aconteceu lá foi uma retaliação aos trabalhadores. Todo mundo sabe que dentro da polícia existe um grupo de extermínio, isso aí está na cara, não tem mais como esconder de ninguém. Aquela gravação foi para a mídia, vieram dar o troco”, disse Doraci Mariano, presidente da Associação Joacris, presente na audiência.

“Hoje, a polícia é motivo de medo. As crianças veem um carro e já correm. Na verdade, eles [os policiais] acham que da ponte [que dá acesso da Marginal Pinheiros ao bairro do Campo Limpo] para cá todo mundo é bandido. A abordagem é diferente. É com arma na cabeça, o cara pára você e fala: você pensa que está onde, no Jardins? [bairro nobre de São Paulo]”, acrescenta Mariano.

Além das denúncias, os moradores pediram na audiência pública uma maior presença de políticas públicas na região, ligadas a cultura e a cidadania. “As reivindicações vão desde Bolsa Família para as vítimas da violência, que já estão passando necessidade, a trazer para cá os programas sociais de esporte, lazer e cultura para a garotada, para as pessoas que estão à margem, trazer projetos sociais que a gente não conhece”, disse Paulo Roberto Clemente da Silva, da organização não governamental Capão Cidadão.

Convidados a participar da audiência, o secretário municipal de Direitos Humanos e Cidadania, Rogério Sotilli, e o secretário municipal da Igualdade Racial, Netinho de Paula, estiveram presentes. “Viemos aqui para aprender com essa comunidade, valorizar o que ela tem a dizer, valorizar sua expressão política, social e cultural. Nós estamos nos abrindo para aprender”, disse Sotilli.

Procurada, a Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo disse que o secretário da pasta, Fernando Grella, iria se manifestar sobre as cobranças dos moradores em entrevista coletiva que seria realizada na noite desta quinta-feira (24).

http://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2013/01/24/moradores-cobram-estado-sobre-chacinas-e-acao-de-grupos-de-exterminio-em-sao-paulo.htm

Um Comentário

  1. ALGUNS TEM, INFELISMENTE, DE SE COMPROMETEREM A EXECUTAR A FAXINA DO LIXO GERADO PELO FÁLIDO SISTEMA JUDICIÁRIO EXISTENTE.FALAR É FÁCIL, PROMOVER AÇÕES PREVENTIVAS,REPARADORAS PARECE-ME SER DIFÍCIL PELO SISTEMA ACIMA. VÃO ÀS RUAS ENFRENTAR A REALIDADE TÃO ACOBERTADA PELA FALTA DE ATITUDE DOS DOUTOS REPRESENTANTES, REPAREM OS DANOS CAUSADOS PELA INÉRCIA DESSE PODER E TEREMOS UMA REALIDADE MENOS CRUEL. SENTAR-SE COMODAMENTE EM SEUS GABINETES E DAR ENTREVISTAS PROMETEDORAS É UM FATO.LEVANTAR-SE E IR AS RUAS ENFRENTAR O CRIME , É DIFÍCIL.

    Curtir

  2. VAMOS PROPOR AO GOVERNADOR QUE OS POLICIAIS CIVIS GANHEM 10 MIL MES E A PM TRABALHE DE GRAÇA,SÓ COM VOLUNTARIOS COMO ESSES QUE DEFENDEM DIREITOS HUMANOS,ALGUNS DA MIDIA QUE METEM O PAU NA PM DENTRO DE SEU AR CONDICIONADO, EM SUAS HORAS DE FOLGA PARA ATENDEREM ASSALTO A BANCO, ESTUPRO,TRAFICO,DESACATO,DESOBEDIENCIA,EMBRIAGUES,BRIGA DE CACHORRO,VIZINHO E ETC SEM GANHAREM NADA, SÓ PELO AMOR QUE EXISTE EM SEUS CORAÇÕES.AGORA QUER VIOLENCIA MAIOR QUE O CARNAVAL ONDE ESTÁ A PROSTITUIÇÃO,TRAFICO DE DROGAS,BEBEDEIRA,E ETC,ISSO DA DINHEIRO PARA GLOBO,ISSO É CERTO CORROMPER O GENERO HUMANO.

    Curtir

  3. SE NÃO ME FALHA A MEMORIA
    O serra NAO FES A REVERSÃO DA PM
    COM O RETORNO DO NOME FORÇA PUBLICA
    E OS CORONEIS COMO FICARIAM,
    TENTARAM SER GENERAIS, E O EXERCITO
    MANDOU ELES FICAREM QUIETINHOS.
    IA FICAR LOTADO DE GENERAL DA BUNDA

    Curtir

  4. UM GRUPO DE PODER

    QUE EXERCE SEU PODER PELA VIOLÊNCIA

    MONOPÓLIO DA VIOLÊNCIA OU DA FORÇA ?? E DE QUEM ???

    ESTE MODELO DE DOMINAÇÃO E DESGOVERNO PRATICADO A 500 ANOS NO BRESIL

    USA OS SERVIDORES DA SEGURANÇA PÚBLICA

    AOS SEUS INTERESSES PARTICULARES

    UNS, OPORTUNISTAS OU CANALHAS DE NASCENÇA OU CONVENIENTE CEGO

    SE SUJEITAM A ISTO

    É O NOSSO CASO HA 500 ANOS . . .

    A ÚNICA COISA QUE MUDOU FOI A APARÊNCIA, ISTO É IMPORTANTE HOJE

    E O PERFUME, ISTO E MAIS,

    SERVEM AO GRUPO DE PODER APARENTE LEGAL PCCSSDB

    E O KRIMI PCCSSDB. . .

    QUALQUER UM, BRANCO OU NÃO, RICO OU NÃO

    QUE NÃO FOR DO GRUPO DU PARTIDO

    NÃO É NADA . . É SÓ MAIS UM NADA . . .

    E POR ESTA REALIDADE MUITA COISA ESTA EXPLICADA, ESCANCARADA . . .

    Curtir

  5. O PSDBosta mandou os `puliça´ matar os `malas´ e agora, para ficar do lado da mídia, o PSDBosta usa o DHPCC para prender os puliça. As outras investigações todas engavetadas a prioridade é os puliça.
    Tudo pela eleição de 2014.
    O livro do Maquiavel é a Bíblia do Desgovernador.
    Em 2014 ele comprará umas viaturas novas, Hilux, e será reeleito.

    Outra coisa, falar que quem morreu nas chacinas não era envolvido com o crime organizado, é ilógico, pois a tese é que os puliça mataram por vingança, ou não.

    Acredito( e torço) pela absolvição dos puliça no Tribunal.

    Curtir

  6. Vender segurança privada é normal, mas vender segurança pública ai já é demais. Não é de hoje que a venda de segurança pública ocorre no Estado de são Paulo, claro que os clientes normalmente são pessoas ricas, empresários, artistas, clubes etc. É o bico extra oficial, mas como o poder público é muito eficiente, resolveram comprar também esse produto, deram nome de lei delegada, nada mais é que o bico oficial, dessa vez o cliente é o próprio contribuinte que paga duas vezes o policial, pois as Prefeituras pagam novos salários aos Policiais Militares que estão de folga para trabalharem nas ruas combatendo a criminalidade, desta forma nós contribuintes somos lesados pelo poder público, já pagamos caro demais os nossos impostos para receber segurança pública, como o estado nos nega segurança pública então os municípios resolveram comprar o produto pagando novamente aos policias para realizar policiamento nos horários de folga. Eu chamo tudo isso de estelionato legalizado, mas quem se importa com isso? afinal de contas nós contribuintes não possuímos representantes legislativos para combater as maldades que o governo comete contra a sociedade sobrecarregando as prefeituras com mais despesas enquanto ele (governo) é o responsável pela segurança pública. O Policial por sua vez busca a sobrevivência de maneira digna, trabalhando, não importa para quem, pois o governo lhe abandonou faz tempo, com salário de fome não resta alternativas a não ser trabalhar ou praticar ilícitos, mas como os Policiais honestos preferem a vida honesta, então submetem a trabalhar no bico oficial ou extra oficial para garantir o sustento da família no fim do mês. Repito, o Governo do estado de São Paulo é o verdadeiro culpado por essas mazelas no serviço público, pois faz 18 anos que o PSDB governo SP e desde então passaram a pagar salários medíocres aos policiais deixando todos sem condições de viver com dignidade financeira minimamente aceitável; É a cara do PSDB, pagar mal aos servidores públicos em geral e fazer grandes propagandas de estradas, viadutos e pedágios, é uma economia burra, pois a sociedade quer os serviços públicos de boa qualidade, paga caro os impostos, mas em contrapartida recebem serviços de quinta qualidade, pois quem ganha mal trabalha mal e no fim quem é punido é o próprio contribuinte que foi enganado pelo governo.O povo precisa para de votar nas mesmas carinhas, esta mais que provado que isso não dá resultados positivos, os políticos que permanecem por mais de dois mandatos, parecem que se tornam proprietários dos cofres públicos, começam acreditar que são os donos do dinheiro público e fazem economias onde não deveriam economizar, são casos corriqueiros na segurança pública, saúde e educação, são as três secretarias que o governo faz mais economias, pois essas três secretarias oferecem serviços ás classes mais pobres e desprotegidas em tudo, pois os ricos possuem seguranças particulares, planos de saúde ou pagam médicos particulares, pagam escolas particulares ou mandam os filhos estudarem no exterior, já os pobres ficam a mercê da boa vontade do governo, como as representatividade no legislativo é péssima, pois a maioria dos Deputados são da base governista, então o Governador faz o que bem entende sem ser contestado, mas esta chegando o momento do povo dar as devidas respostas nas urnas, é agora em 2014 que haverá eleições e o povo pode resolver essa questão, é só não votar nos mesmos de sempre que tudo poderá ser resolvido.

    Curtir

  7. NA PM DE SARGENTO PRA CIMA SÓ TEM FILHO DA PUTA!

    Curtir

Os comentários estão desativados.