Diário de São Paulo
SÁBADO 01 DEZEMBROEscrivães se sentem como ‘escravos’
Excesso de trabalho, estresse, falta de condições de armazenamento de material. Os problemas são praticamente reincidentes em todas as delegacias da capital visitadas pelo Sindicato dos Escrivães de Polícia do Estado de São Paulo e fazem parte de um relatório feito pela entidade enviado à Assembleia Legislativa de São Paulo quase como uma “súplica” por melhores condições de trabalho. “É a verdadeira escravidão do escrivão”, argumenta o presidente do sindicato, João Xavier Fernandes.
Os representantes do sindicato visitaram aproximadamente 40 delegacias. “Vimos homens chorando como crianças. No limite do estresse. Há delegacias na capital em que um escrivão tem 420 e até 780 inquéritos para finalizar. Isso é um desafio à capacidade humana. Quase uma afronta”, disse, indignado, Xavier.
Segundo o presidente do sindicato, o ideal para que um escrivão correspondesse com a qualidade necessária na conclusão do trabalho seria trabalhar com 70 inquéritos, no máximo cem. “A pressão exercida pelo antigo secretário (Antônio Ferreira Pinto) era grande. Com medo de ser repreendido na corregedoria, os escrivães estavam relatando inquéritos incompletos, ensejando do promotor a devolução do trabalho para mais diligências e colaborando com a impunidade, pois quem se beneficia disso é o criminoso”, ressalta. Segundo Xavier, a situação é frustrante.
Secretaria da Segurança diz que estuda aumento salarial
O presidente do Sindicato dos Escrivães, João Xavier, ressaltou que há necessidade de dobrar a quantidade de profissionais no estado para atender à demanda. “Somos nove mil na ativa. É insano dar conta de tudo”, ressaltou. Segundo ele, outra reivindicação do sindicato é receber aumento no salário por exercer função que se exige nível superior desde 2008. “Pedimos uma posição do governo até o dia 27 e não houve resposta. No próximo dia 4, nossa categoria e a dos investigadores estarão reunidas para definir uma assembleia. O descontentamento me leva a crer que haverá greve.”
A Secretaria da Segurança Pública disse, em nota, que em janeiro 357 escrivães foram integrados ao quadro. Em maio foram formados 245 e em 9 de novembro foi publicado no “Diário Oficial” edital de concurso público que deve preencher mais 244 vagas. O aumento de salário está em estudo, segundo a pasta.
ESCRIVÃES JÁ ESTÃO CONVENCIDOS QUE SÃO ESCRAVOS, ALIÁS HÁ MUITOS ANOS SÃO CHAMADOS DE ESCRAVÃO DE POLÍCIA
CurtirCurtir
É alguns chegaram, mas nem esquentaram a cadeira, pediram para sair, principalmente os que foram para o Deinter 7 Sec. de Sorocaba, sem contar ainda com os que se aposentaram, e existem outros tantos que irão embora, pois tentan outros concursos, principalmente, de escrevente judiciario e olha que a prova é amanha, quero ver uma cidade com mais de 120.000 se virar com apenas cinco escrivaes, para plantão, trabalhar os IPs durante o expediente aí sim vai ser escravidão e olha que a ajuda de custo/alimentação não é paga como deveria ser.
CurtirCurtir
O policial falta a um serviço, e apresenta um atestado médico que aparentemente, ao seu chefe, parece não ter fundamento. Seu superior, “dando o troco” ao policial, emprega-o num posto de serviço “desprestigiado”. Um outro policial fala mal de seu comandante, que fica sabendo da fofoca, e resolve transferir o conversador para um município distante daquele em que reside. Um ocupante de cargo estratégico duma polícia é prestigiado por determinado governo, porém, assim que outro governo (de oposição ao anterior) assume, o gestor é designado a uma função menor, ou ao “corredor”.
Estes são alguns exemplos de práticas não raras de se ver em muitas polícias brasileiras, que envolvem questões profundas de ética profissional e respeito ao próximo. São algumas das manipulações existentes no rol das punições veladas que, creio, devem fazer parte também de outras instituições públicas e até mesmo privadas.
Naturalmente, esses atos só podem se dar partindo do superior para o subordinado: daí o porquê da reclamação de praças das polícias militares e agentes das polícias civis contra a “perseguição” de oficiais e delegados, entendendo o termo “perseguição” como colocar contra um profissional um conjunto de práticas que apesar de serem legais, a princípio, são incômodas e geram insatisfação. Quanto menor o grau hierárquico do policial, proporcionalmente, maior a possibilidade de ser vítima deste tipo de ação.
Com a facilitação do acesso à justiça – algo impensável em tempos menos democráticos – essas práticas têm se tornado menos comuns, apesar de fazerem parte do imaginário e do temor de boa parte dos policiais brasileiros (quanto deste temor é responsável pela “docilização” das polícias?). Principalmente nas polícias militares, onde a ordem primeiro é cumprida para depois ser discutida, os prejuízos com essas punições podem ser enormes para o indivíduo, mesmo que sejam revertidas posteriormente.
É claro que não se pode atribuir a prática de uma arbitrariedade a um posto ou graduação, sem saber quem é seu ocupante. Como um soldado irá praticar um abuso administrativo com um outro soldado, se a ele não é dado atribuição e poder para tal? Mas suspeito que o soldado que consegue, por exemplo, cometer abusos com os cidadãos em seu dia-a-dia na rua tende a cometer abusos com outros soldados, se a ele for dado este poder.
Como evitar que estas práticas ocorram? Criando mecanismos de efetivo controle contra os desmandos dos superiores em relação a seus subordinados. Quanto mais objetividade se cobrar nos procedimentos, melhor. Além disso, e principalmente, é preciso deixar claro que esta não é uma prática admissível, em nenhuma instância, e provocar a reforma da cultura que permite tais procedimentos. A cobrança objetiva aliada ao entendimento subjetivo dos profissionais da corporação policial.
CurtirCurtir
Esse reporter deveria ver a situação nas cidades de São Roque, Porto Feliz, Itu, Salto, alí sim a situação do escrivão é de lascar, muitos vieram e poucos ficaram.
CurtirCurtir
OS POLICIAIS CIVIS, NO EXERCÍCIO DE SUA FUNÇÃO, TEM QUE CONHECER, INTERPRETAR E APLICAR DIVERSAS LEGISLAÇÕES.
EM CONTRAPARTIDA, O GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO, NA HORA DE RECONHECER E APLICAR AS LEIS QUE FAVORECEM ESSES POLICIAIS, COMO POR EXEMPLO, A DEVIDA APLICAÇÃO DA LEI DE NÍVEL SUPERIOR PARA ESCRIVÃES E INVESTIGADORES DE POLÍCIA, COM SALÁRIO COMPATÍVEL COM A NOVA ESCOLARIDADE EXIGIDA DESDE 01/12/2008, FICA SÓ “CRIANDO ESPECTATIVAS DE ATENDIMENTO” E, NO FINAL, ACABA SÓ “ENROLANDO”, CAUSANDO DESMOTIVAÇÕES E HUMILHANDO AINDA MAIS ESTES PROFISSIONAIS.
CurtirCurtir
se o governo não tá dando salário digno aos 9.000 imaginem se dobrar de efetivo. daí que não dá mesmo!
CurtirCurtir
No Decap, o escrivão trabalha das 07 as 15, em dias uteis, e no sabado mais 12 Horas, a administração não esta nem ai, e não tem onde possa recorrer, e o fim.
CurtirCurtir
Só existe uma saída, trabalhar de corpo e alma. CORPO MOLE E ALMA EM OUTRO LUGAR, NO MUNDO DA LUA.
E foda-se, o ssp e o dg não falaram e nem vão falar de salário justo ( para nós, não para o legume ), estamos na roça até 2014, então vamos repassar o prejú e tocar o foda-se !
O goe está quebrando o cú dos recolhas do decap, é um bingo atras do outro e foda-se o dp da área e seus recolhas. Só assim poderemos lutar por melhores salários, não será com plantões nota dez, por melor que seja atendida a população sempre vão reclamar da polícia.
Vamos nos juntar aos colegas do goe e começar a foder as fontes de arrecadação ilícitas, vamos quebrar as finanças ilegais dos corruptos.
Fora isso nada mais interessa em termos de trabalho, a guerra agora é contra a corrupção e melhores salários.
Se o ssp e o dg pedem empenho, nós pedimos AUMENTO SIGNIFICATIVO DE SALÁRIO, VALORIZAÇÃO DAS POLÍCIAS E DIGNIDADE !
CurtirCurtir
Não é relacionado, mas foi hilário.
http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/1193723-alckmin-pede-ajuda-para-pagar-cafezinho-em-padaria-de-paraisopolis.shtml
Será que foi uma montagem?
CurtirCurtir
No interior ninguém visita as Delpols? Plantões de 14 hs e meia , Escrivão sozinho com Investigador que nao faz BO em cidade de quase 200 mil habitantes Ninguém faz nada em favor dos Escrivães! Pms chegando aos montes com ocorrências, flagrante e a Adm local fecha os olhos !
CurtirCurtir
Ei, alto lá! Que escravo?
Escrivão trabalha bastante, tem bastante responsabilidade, mas os escrivães que SE DIZEM ESCRAVOS, na sua maioria, são aqueles que querem dar uma de bonzinho pro seu delegadinho, e a troco de um sorriso da autoridade, vivem a relatar, despachar, baixar portarias e representar a prisões, e como todos sabem, isso aí são serviços relativos AO DELEGADO DE POLÍCIA.
Eu não me considero um escravo, até acho o termo muito pesado e descabido.
CurtirCurtir
Pois é colag! Mas agora já existe a portaria DGP 30, que se o tirão aí não quiser registrar um RDO, ele vai pro papel.
CurtirCurtir
e no DECAP querem que Investigadores fiquem fazendo B.O. nos plantões para os Escrivâes ajudarem na chefia. Já tomaram uma invertida, que os tiras começaram a sabotar o sistema. HAhahahahahaha! Vão se fuder administradores inúteis.
CurtirCurtir
Uma portaria criada de forma totalmente estupida, apenas para o Sr. Carneirinho, fica bem com o senhor Pinto, o que se tem que fazer é abrir concurso, contratar mais escrivães, e não fazerem com que outras careiras, tapem esse buraco. Mas como ainda tem tonto que bate palma para qualquer coisa, sempre cita essa portaria.
CurtirCurtir
Flavião lixão, agente mobral bunda mole.
CurtirCurtir
Oh DG, ajuda aeeeeeeeeeeee!!!!!!!!!!!!!!!!!
Reestruturação urgente na policia civil. Nos moldes da Federal: Delegado, Perito, Papi, Agente e Escrivão.
Retire os escribas dos atendimentos e coloque apenas em cartorios. Fica a dica. Pra ontem né!!!
CurtirCurtir
O que um imbecil covarde não fala escondido atrás de um monitor, heim.
rsrsrsr
CurtirCurtir
Como em toda empresa privada, onde se tem um administrador de verdade, se esta faltando um engenheiro, por exemplo, não colocam um faxineiro para fazer as vezes do engenheiro, mas na Polícia Civil, onde o administrador é um grande incompetente, tudo é ao contrário, cria-se uma portaria retardada, onde outras carreiras tapem o buraco da falta de escrivães. E para piorar, até meu sobrinho de 3 anos, saberia responder, se esta faltando escrivão, por que se abre apenas 240 vagas para tal cargo e quase 400 vagas para agente? E chego a seguinte conclusão, que nosso administrador não possui cérebro.
CurtirCurtir
O registro de ocorrencias não é função exclusiva de escrivão.
O policial civil tem a obrigação de registrar o ocorrido.
CurtirCurtir
Isso já acontece na 8ª Seccional, e posso te dizer com todas as letras que não esta dando certo, pois a quantidade de IP de cada escrivão é enorme, uma vez que se tem que trabalhar aos sábados das 08h00min às 20h00min, e no domingo, quem trabalha nas unidades de atendimento ao público, trabalha no mesmo horário das 08h00min às 20h00min, nas CPJs, horário esse que esta matando ainda mais os escrivães, mas a solução para o governo é contratar mais investigadores e agentes.
CurtirCurtir
Ah não? Onde esta escrito isso, exceto na portaria imbecil do carneirinho)? E onde fica a fé pública quando se apreende ou se entrega um bem? O Governo precisa parar de tampar o sol com a peneira.
CurtirCurtir
Pela natureza da função, que envolve quase a integralidade de tempo e desgaste vertiginoso dos trabalhadores – limitando seu poder de reação – são equivocadamente tratados, por setores menos informados ou de má-fé – como se fossem sub-funcionários que pudessem ser expostos a pressões, escárnio, cobranças e cargas sobre-humanas de serviços. Essa forma de tratar uma das mais trabalhadoras classes do funcionalismo é vexatória para toda a instituição.
CurtirCurtir
Colega,
Se não esta dando certo assim imagina com os escribas no atendimento. O maior problema de hoje é que NINGUEM quer ser escrivão, tem que criar algo atrativo aos candidatos, pois entre investigador e escrivão pra ganhar o mesmo salario só um trouxa ou desesperado, ou “vocacionado” escolhe escrivão. Na minha humilde opinião escrivão tem que trabalhar apenas “tocando” inqueritos e ganhando no miinimo R$ 300,00 a mais pra ver se atrai novos candidatos e se mantem os que já estão, senão na primeira oportunidade saem. O trampo dos caras é “foda” mesmo!
CurtirCurtir
XINGUEM ME OU DISCORDEM, mas se o escrivão soubesse a força que ele tem. Pelas minhas andanças nos departamentos afora conheci muitos, como pessoass , rarissimas exceções , gente boas, mas como profissionais, sempre com aquela carga de coitadinhos,frustrados por acharem que todo mundo ganha uma nota e o escrivão não. A coisa só está do jeito que está porque ESCRIVÃO faz tudo aquilo que o delegado deveria fazer, medo de tomar uma ripa ou falta de coragem de “peitar” o delegado.senhores escrivão sejam espertos , cumpram seu papel e deixe que as demais carreiras cumpram o delas. E PEGUEM NO PÉ DOS COLEGAS PUXA -SACOS, QUE FICAM CUIDADNDOO DA VIDA ALHEIA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
CurtirCurtir
Não existe falta de escrivão, existem sim muitos apadrinhados desviados de função. Afinal, quantos escrivães estão lotados em Deinteres e Seccionais, trabalhando apenas seis horas, muitos em departamentos de recursos humanos q qdo solicita-se alguma coisa a eles fazem corpo mole e publicam o interesse do funcionário qdo bem entendem? Contra este tipo de coisa que os escrivães lotados nos DPs e sobrecarregados de IP`s deveriam lutar. Afinal, pelo que entendo, lugar de escrivão é tocando inquéritos e registrar ocorrências e não ficar debaixo das asas de Delegados Seccionais e Deinteres jogando paciência, prá isto haja paciência, uffa!
CurtirCurtir
Sugiro que o sindicato dos escrivães, muito atuante por sinal, visite os Deinteres e Seccionais, principalmente do interior, tenho certeza que vai se surpreender com a quantidade de escrivães sobrando nestes lugares.
CurtirCurtir
E, ENQUANTO ISSO, COM ESSA GRANDE “SOBRA” DE ESCRIVÃES NAS SECCIONAIS E DEINTERES DO INTERIOR, EM SERVIÇOS DESVIADOS QUE NADA TEM À VER COM OS DE SUA FUNÇÃO E QUE NÃO AUXILIAM NAS ESCALAS DE PLANTÕES DAS PRÓPRIAS SECCIONAIS ONDE TRABALHAM, COMO É QUE SE EXPLICA QUE OS ESCRIVÃES DOS DISTRITOS POLICIAIS (QUE SÃO POUCOS E ESTÃO SOBRECARREGADOS DE SERVIÇO), CUMPRAM SUAS FUNÇÕES NOS DPs E AINDA SEJAM OBRIGADOS A AUXILIAR NAS ESCALAS DE PLANTÃO DAS SECCIONAIS?.
(COMO SUGESTÃO: PODERIA SER DESIGNADO 01 (UM) DESTES ESCRIVÃES QUE ESTÃO “SOBRANDO” PARA CADA DISTRITO POLICIAL. AÍ, MELHORIA A SITUAÇÃO DOS QUADROS FUNCIONAIS DOS DISTRITOS POLICIAIS E, AINDA, TERIAM BEM MAIS ESCRIVÃES PARA CONCORRERAM AS ESCALAS DAS SECCIONAIS).
CurtirCurtir
Bem feito, parem de relatar I.Ps, façam apenas seu trabalho que sobra tempo.
CurtirCurtir
Vocês são os únicos culpados, se fizessem somente as atribuições de Escrivães e deixassem o Delegado fazer a dele, a vida dos escribas seria bem melhor, mas não, vocês se comportam como os donos das Delegacias e os delegados agradecem. Cumpram apenas sua função e deixe que cada um cumpre a sua. Se houver ordens absurdas, não as cumpram e façam imediatamente uma representação, pois assim o delegado arbitrário vai entender que o buraco é mais embaixo. Se vocês continuarem a se comportarem como verdadeiros camelos, ai não tem jeito mesmo, é opção do Escrivão.
CurtirCurtir
Estou cansado de ver Escrivães fazendo serviços de Investigadores também, sinal que sobra Escrivães.
CurtirCurtir
28/11/2012 – 12h00
Venda de ‘O Livro Maldito’ pode ser proibida no Brasil
da Livraria da Folha
Divulgação
Autor conta tudo o que você precisa saber para não ser “mané”
Publicado no Brasil pela editora Best Seller em 2011, a venda de “O Livro Maldito” pode ser proibida no Brasil.
Deputados em Brasília querem esse “manual do crime”, que ainda é vendido livremente, fora das prateleiras. A deputada distrital Celina Leão (PSD) encaminhou o pedido de suspensão da venda à Procuradoria-Geral da República.
O texto é inspirado em “Grand Theft Auto” (GTA), game no qual o protagonista se envolve em atividades criminosas de diversos gêneros, como espancamento, homicídio e roubo.
Escrito pelo publicitário Christopher Lee Barish, “O Livro Maldito” traz artimanhas, jogatinas e práticas ilegais necessárias para ser considerado um “homem mau”. O resultado é uma cartilha de ilicitudes escrita com humor.
O exemplar ensina diversos macetes e picaretagens das ruas e a escapar de suas consequências. O autor garante que, se seguir todas as dicas dos “especialistas” entrevistados, você nunca será pego pelas autoridades.
Entre outros assuntos, Barish explica como produzir um filme pornô, abrir cofres, fazer ligação direta em carros e assaltar bancos. Se for a bancarrota com os festejos da malandragem, não se preocupe, ele também mostra como falsificar dinheiro, documentos e forjar a própria morte.
CurtirCurtir
Acredito eu, que fazendo serviços que é função de delegados, muitos escrivães se sintam os próprios delegados, chefes e/ou donos das delegacias.
CurtirCurtir
A ambição é tão grande que passaram a fazer a vezes do Delegado, tanto fizeram que estão a negligenciar a própria carreira, muitos por interesses particulares, outros por comodismos, alguns por medo e falta de conhecimento das prerrogativas de cada carreira. Resumindo : fizeram o angu e agora tem que comer quietinhos. Se souberem a força que possuem, pára a Polícia civil paulista. Acho que os Escrivães se assemelham aos elefanes ” tem muita força e são dominados pelos fracos”.
CurtirCurtir
O JUDICIÁRIO É MOROSO DEMAIS COM AS AÇÕES AJUIZADAS PELOS POLICIAIS CIVIS CONTRA A FAZENDA DO ESTADO DE SÃO PAULO. EU SÓ QUERIA ENTENDER PORQUE E QUAL É O INTERESSE DO JUDICIÁRIO PARA SER TÃO MOROSO PARA JULGAR ESSAS AÇÕES.
CurtirCurtir
AQUI ATRAS DO ANONIMATO E DA TELA, TODO MUNDO FICA VALENTE!
ESCRIVÃO NÃO RELATAR OU FAZER PORTARIA, É CORRÓ E PUNIÇÃO!
AOS VALENTÕES, POR QUE NÃO DESCUMPREM A PORTARIA DGP 30? É ILEGAL, IMORAL, DESCABIDA! VI UM MONTÃO RECLAMAR MAS NINGUEM PEITOU! DAI VEM AQUI E DESMERECEM OS COLEGAS ESCRIVÃES QUE DEVERIAM FAZER SÓ O SEU SERVIÇO QUE SOBRARIA TEMPO!
NÃO TENHO FÉ PUBLICA, MAS AJUDO O MEU COLEGA FAZENDO RDOS, FLAGRANTES, OITIVAS, MAS NO NOME DELE! ALGUNS CONFIAM NA MINHA CAPACIDADE E ASSUMEM O RISCO! ATE HOJE NUNCA DEU ERRADO, MAS SE DER, ME RESPONDAM QUEM VAI PRO PAPEL? QUEM REESPONDE? PIOR QUE AINDA TEM QUE SEGURAR A BRONCA PRA NÃO SER TAXADO DE CAGUETA? RESPONDO: O ESCRIVÃO!
O FLAVIÃO FOI UM QUE COMEMOROU A PORTARIA DGP 30, COM MUITO ALVOROÇO! DEFENDE REESTRUTURAÇÃO DE CARGOS, MENOS O DELE! TEMOS DE PARAR DE VER A SOMBRA ALHEIA E ENXERGARMOS A NOSSA! SE O ESCRIVÃO NAO TEM CONDIÇÕES, QUEM FAZ A VEZ DELE? EU JA DISSE, DÊ-ME MEUS INQUERITOS LOGO E VERAS QUE ESCRIVÃO NÃO É TÃO ONIPOTENTE ASSIM! JÁ PERGUNTEI AQUI E NINGUEM ME RESPONDEU: O QUE VALE MAIS; CEM INQUERITOS RELATADAS COM UM INDICIAMENTO, OU SEIS PRISÕES EM FLAGRANTE DE TRAFiCO, PORTE, ROUBO, ESTUPRO?
POLICIA DEVERIA SER DE RUA E NAO DE PAPEL! MAS TEM UNS QUE ACREDITAM QUE O PAPEL É QUE VALE! QUE O CIDADÃO TEM QUE SAIR COM O RDO NAO CRIMINAL! QUE DEVE TER O PAPEL SEM O SEU CARRO DE VOLTA! QUE DEVA IR AO PEROLA BAYTON, E O AUTOR ESTUPRAR OUTRAS FILHAS E ESPOSAS!
DEPOIS QUEREM QUE A SOCIEDADE FIQUE DO SEU LADO! CEM INQUERITOS COM UM INDICIAMENTO É PURO ENGODO!
CurtirCurtir
Existe diferença específica entre baixar e redigir uma portaria. Desde o registro até o relatório final de um ip, passando por despachos interlocutórios, representações, expedição de mandados, elaboração de uma infinidade de autos e termos, ou mesmo outros atos de cunho administrativo, pessoais, apensos ou ementários, não há que se falar que esteja sendo feita a função do delegado, eis que de fato seja presidido e determinado o procedimento de sua deliberação.
CurtirCurtir
comentario perfeito colega.
CurtirCurtir
Aqui na minha cidade se chacoalhar o setor de cartas precatorias cai escrivao do galho mais em compensacao nao tem escrivao nos dps, e ninguem ve isso ou melhor finge que nao ve. Oi Dr. Yossef da uma passadinha aqui vai.
CurtirCurtir
O mesmo que voce seu bosta . Hahahahahahahaha!
CurtirCurtir
Colega,
Policia de rua já existe …………..é a PM!!! A nossa é papel, ou não assimilou isso ainda. Não é o papel que vale mais, é apenas nossa razão de existir. Nós fazemos investigação que é materializada em papel (inquerito). Todo o resto é coisa de coxinha!!! Se alguns colegas não gostam do fazem, toda hora abre concurso pra PM, só que tem que “juntar os cascos” né!!!
CurtirCurtir
soma todos os escrivaes do estado, e divida pelo numero de inqueritos, para se ter uma noção o que deve ser feito.
CurtirCurtir
FAZ ISSO, AI SOBRA MAIS TEMPO PARA RELATAR INQUÉRITOS. SE LIGUEM ESCRIBAS, TODOS SABEM QUE VCS CRIARAM DELPOL PARASITA GASPARZINHO. AGORA ENGULAM. CONTINUEM A FAZER FLAGRANTES SOZINHOS E RELATEM I.Ps QUIETINHOS. CONTINUEM SE COMPORTANDO COMO PROPRIETÁRIOS DAS DELEGACIAS.
CurtirCurtir
OS CBs DAS MAQUININHAS FAZEM A DIFERENÇA. COMPENSA SER ESCRIBA DE DPs.
CurtirCurtir
Sem falar que há muitos escrivães nas ciretrans do estado, nessa transição que não acaba nunca. Só no meu municipio são 2 fazendo serviço adm e 5 na chefia se ferrando com IP, cartas Precatótios, BOs e auxiliando o plantão, qdo alguém sai de ferias, licença premio, licença médica. Imaginem o caos.
CurtirCurtir
Senhores Escrivães de Polícia do Interior, parem de fazer o serviço dos Delegados. Mandem eles despachar de próprio punho, baixar portarias, ditar depoimentos, relatar, enfim fazer o que é pertinente à eles. Na Capital, mormente em Delegacias Especializadas e Chefias de DPs considerados bons, é um pouco diferente, a maioria dos Escrivães preferem fazer tudo sozinho, são mais dedicados……
CurtirCurtir
Eu admiro a carreira de Escrivão de Polícia. Mas se tornaram “Escravões” por culpa deles mesmos, fazendo serviços dos Delegados de Polícia. Digam “NÃO” a eles e se valorizem!!!!
CurtirCurtir
Já disse e repito: Deveria constar em lei (orgânica ou específica) que todo escrivão não pode ter mais que “x” inquéritos. Na minha opinião uns 100 IPs. Caso fosse convocado a assinar a carga de mais algum, deveria recusar e aí amparo por lei, representar contra seu superior. O serviço já é bem burocrático e ainda não dispõem de pessoas (escrivães) para executá-lo.
CurtirCurtir
A Policia Civil vai começar a mudar no dia em que um escrivão disser:
– Sinto muito Doutor, mas isso é “sua” obrigação fazer!!!!
CurtirCurtir
NOS ESCRIVAES NAO SABEMOS A FORÇA QUE TEMOS. UM DIA UM MAJURA ME DISSE SABE A CATEGORIA QUE TEM FORÇA NA POLICIA MAS NÃO USA, OS ESCRIVÃES, DEVEMOS NOS VALORIZAR. NÃO DEVEMOS SER PUXA SACO DE DELEGADO, FICAR RECEBENDO ELOGIO DE DELEGADO, O QUE ISSO ADIANTA ! EU SEI DA MINHA CAPACIDADE, SEI DO MEU POTENCIAL, MAS INFELIZMENTE NAO POSSO LUTAR SOZINHO, INFELIZMENTE SOMOS SUBORDINADOS A DELEGADOS E OS CHEFES DE CARTORIO NAO LUTAM POR NOS, LUTAM PARA PERMANECER COMO CHEFES, ESQUECEM QUE UM DIA AMASSARAM BARRO OU TALVEZ QUEIRAM DAR O TROCO QUANDO TEM CONDIÇOES. TEMOS QUE NOS UNIR, CARREIRA DE ESCRIVÃO TEM QUE SER VALORIZADA, NÃO SOMOS ANALFABETOS QUE PRECISAMOS NOS PORTARMOS COMO COITADINHOS, CONHEÇO ESCRIVÃES MELHORES DE PAPEL QUE MUITO DELEGADO. VAMOS NOS VALORIZAR ! OS SINDICATOS TEM QUE NOS APOIAR SENÃO FICAMOS A MERCE DE ARBITRARIEDADES DE MAJURAS PARA NOS PUNIR ! FALARAM DE MOBILIZAÇÃO, MAS NINGUEM DO SINDICATO OU ASSOCIAÇÃO APARECEU NA DATA NA DELEGACIA ONDE TRABALHO ! SINDICATO TEM QUE LUTAR POR E PRINCIPALMENTE POR AUMENTO SALARIAL E DEPOIS PELAS CONDIÇÕES NAS DELEGACIAS, ONDE A CARREIRA E EXTREMAMENTE MAL RECONHECIDA ! TEMOS QUE COBRAR OS SINDICATOS, ELES TEM QUE AGIR, MAS AGIR JUNTO AQUELES QUE PODEM FAZER MUDANÇA. NÃO FICAR POSTANDO NOTICIAS DO EXTERIOR, DE REUNIÕES E INFORMAÇÕES AFINS, TEM QUE AGIR ! TA MUITO LETARGICO ! PRECISAMOS SENTIR APOIO TAMBÉM DAS CHEFIAS DOS ESCRIVÃES, SEJA DE DISTRITO, SECCIONAL, DIRETORIA DE DEPARTAMENTOS !
CurtirCurtir
É PRECISO A ABERTURA DE MAIS VAGAS:
3500 VAGAS DE INVESTIGADORE;
3000 VAGAS DE ESCRIVÃO;
SÓ ASSIM A PC RETOMARÁ SUAS FUNÇÕES COM EFICIÊNCIA.
CurtirCurtir
ESCRIVÄO É O BICHO MAIS PUXA SACO DOS DELEGAS QUE EXISTE NA PC, ELE FAZ TUDO PRO DELEGA, ATE SERVE CAFEZINHO.
O DIA QUE ELE FIZER APENAS O QUE TEM QUE FAZER, OS DELEGAS VÄO TER QUE TRABALHAR, AI SIM VÄO COMEÇAR A DAR VALOR A CARREIRA DE ESCRIVÄO DE POLICIA.
CurtirCurtir
NÃO DESANIMEM ESTÁ PREVISTO QUE O ALCKMIM DEVE REJUSTAR O SALÁRIO EM 100% DE FORMA ESCALONADA ATÉ 2016. COMO JÁ ACONTEÇE EM MINAS GERAIS.
CurtirCurtir
Interessante o sistema arcaico e obsoleto que reina há séculos, enquanto as grandes discussões giram em torno do sexo dos anjos. O que se perde de tempo e de recursos é coisa de louco. Em vez de se pensar em modernização, nos moldes de países desenvolvidos, essa briga por picuinhas não levam a nada e nem a lugar nenhum.
CurtirCurtir
“A Secretaria da Segurança Pública disse, em nota, que em janeiro 357 escrivães foram integrados ao quadro. Em maio foram formados 245”.
.
Acho que erraram na digitação, o correto seria:
“A Secretaria da Segurança Pública disse, em nota, que em janeiro 357 escrivães foram integrados ao quadro, MAS em maio foram formados 245.”
.
Filhos da pulta (com L mesmo, pra dar mais ênfase). Do jeito que escreveram, quem lê sem atenção, acha que foram mais de 500 escrivães que entraram.
.
Mídia do caraio.
CurtirCurtir
vamos comprar o pedrfume paco rabane pra ajudar o dr. guerra.
CurtirCurtir
TÁ SOBRANDO ESCRIVÃO, TEM ESCRIVÃO NAS CIRETRANS, NA SPTC, E MUITOS EXERCENDO FUNÇÃO DE OFICIAL ADMINISTRATIVO QUE EXIGE “MOBRAL”, ASSIM COMO CARCEREIROS E AGENTES, ENTÃO O QUE REALMENTE PRECISA É CONCURSO URGENTE PRA OF.ADM E COLOCAR OS ESCRIVÃES PARA SEREM ESCRIVÃES, ALÉM DO QUE, ACUMULAM AS FUNÇÕES DOS DELEGADOS, ESCRIVÃO QUE É ESCRAVÃO É PORQUE É PUXA-SACO OU COVARDE.
CurtirCurtir
ZÉ!
POLICIA DE RUA A PM???? ENTÃO SÓ CONTA O OSTENSIVO, O INVESTIGATIVO DE RUA PRA VOCE NÃO CONTA?
ACABEI DE REALÇAR DE CEM INQUERITOS RELATADOS SOMENTE UM, DISSE 1 INDICIAMENTO! ENQUANTO A CHEFIA FEZ SETE FLAGRANTES! ENTÃO AQUELES IPS DE DANO, DESINTELIGENCIA, LESAO CORPORAL CULPOSA SÃO MAIS IMPORTANTES DO QUE UM TRAFICANTE PRESO? UM ESTUPRADOR PRESO?
PARA VOCE ZÉ, O PAPEL, PODE SER MAIS IMPORTANTE, MAS PARA A SOCIEDADE, OS SEUS CEM RELATADOS DE NADA ADIANTARAM, A NAO SER O GASTO DO ERARIO PUBLICO!
TEM QUE TER O IP, MAS DE INVESTIGAÇÃO! DISSE DE 100, UM ERA CRIME! E VOCE AINDA VEM DIZER QUE EU DEVO IR PARA A GLORIOSA?
SEMPRE ACHEI QUE TROPA SERIA COLETIVO DE BURRO, MAS ACHO QUE O NOVO PORTUGUES DEVA SER MUDADO, E AGORA O COLETIVO DE BURRO DEVE SER OPERACIONAL….
CurtirCurtir
Eu fui escravão, durante 8 anos. Só me arrumavam periferia, Rango e bus, por minha conta.Com 4 equipes de plantão. Quando criavam 5, inventavam do retorno ao terceiro dia,o que nunca deu certo.
CurtirCurtir
como essa pagina tambem de acesso de pessoas ligadas aos sindicatos, o dos escrivães me respondam uma questão:
POR QUE NÃO INGRESSAM COM UM MANDADO DE SEGURANÇA PARA ACABAR COM ESSE ABSURDO DE 500 INQUERITOS PARA UM SÓ ESCRIVÃO?
O FUMUS BONUS IURES E O PERICULUM IN MORA JÁ ESTÃO EXPLICITOS! O QUE O SINDICATO ESTÁ ESPERANDO?
CurtirCurtir
Os dois únicos escrivães do úyltimo concurso que ficaram na cidade onde trabalho, já pediram exoneração, pois passaram em outros concursos com melhores perspectivas. Exige-se tanto dos candidatos, os aprovados, rapidinho saem, muitos deles nem chegam a tomar posse. Não seria mais econômico TODOS terem um salário e condições de trabalho digno, para não haver tanta evasão. Daqui alguns anos, haverá apenas um Escrivão em cada unidade, e será uma avalanche de desvio de função, pessoas de outras carreiras fazendo às vezes de Escrivão, e ganhando salários menores. E se alguma coisa der errada, o Escrivão de fato e de direito é quem será penalizado.
CurtirCurtir
vá trabaia Maria
CurtirCurtir
vá lá vc mandar em delegado, vão ficar levando bonde até pedir exoneração
CurtirCurtir
por que será? vai ver que o investigador não quer fazer nada e quando solicita ao mesmo faz corpo mole, fica enrolando.
CurtirCurtir
Boa Tarde!
Senhoras e Senhores.
O que o governo esta fazendo com a Polícia, especialmente com os Escrivães de Polícia e os Investigadores de Polícia é uma afronta, pois mostra uma falta de sensibilidade e de respeito, para não falar de uma tremenda falta de vergonha na cara e, dá-se impressão que ficam literalmente fazendo o jogo da famosa “Candinha de Plantão”, jogam todas as demais carreiras, uma contra as outras e num frenesi total ficam se achando que são os mais expertos da paróquia. Mas todos sabem que paciência tem limites e estas já estão se acabando.
E digo mais, os Policiais só não partiram para um embate mais grave porque são muito profissionais e amam o que fazem e ainda são muitos religiosos, pensam muito nas famílias, pois senão já estariam numa pior crise há muito tempo.
Os governantes talvez não tenham muito a perder, pois amanhã ou depois vão embora e nós ainda seremos funcionários e ainda teremos que segurar estas mazelas e arcarmos com mais estas incompetências administrativas.
Quem sofre com todas estas mazelas e desrespeitos de certa forma são os menos favorecidos ou as classes pobres, pois os magistrais e grandes empresários ainda podem se beneficiarem de seus seguranças particulares e de seus ótimos salários.
Temos que determinar que as Entidades de Classes passem a exigir os nossos direitos, pois caso contrário, fatalmente eu estarei completamente propenso e a favor de uma greve geral. E, não adianta algum Juiz querer julgar se a causa é legal ou não, pois não somente se trata de direitos negados pelo Estado, mas sim também de sobrevivência e de justiça.
Caronte.
CurtirCurtir
Eu muitas vezes, sendo Escrivã fiz serviço de investigador, precisava proceder a oitiva de alguém, cujo endereço para intimá-lo não consta nos autos, pesquiso no Google, e descubro, acho alguma informação, do tipo: ta ra li ta ra te , ligo, só pelo fato de me identificar como policial, nenhum dado de tal pessoa me é fornecido, deixo o telefone da delegacia onde trbalho e meu nome. Quando a situação trata-se da vítima que mudou de endereço, ou de alguma testemunha, tenho retorno. Tempos atrás passava a informação que obtive para o Investigador que aleatoriamente ficou incumbido em cumprir a O.S. para elucidação do crime em questão, para qualificação c/ endereço onde poderá ser encontrado e ou apresentação em cartório. Depois da oitiva, o “investogador” para “dar cumprimento da O.S. faz o relatório mais ou menos nesses temros “após exaustivas diligigência, apresentamos no cartário a pessoa “Fulano de tal”.
CurtirCurtir
Lendo a maioria dos comentários acima, na minha opinão, tudo vai melhorar quando cada um fizer especificamente as atribuições pertinentes às carreiras que ocupam. Quando nenhum policial escutar, “há mais esse trabalho não pertence ao rool de atribuiçoes da minha carreira”. E se antes de abertura de vagas para qualquer carreira da polícia civil, se elaborar, com pessoas qualificadas para apresentação do resultado de tal estatísca quantas vagas devem ser abertas para cada carreira. E parar com esse negócio, de explorar os futuros ocupantes de vagas das carreiras menos remuneradas, e exigir depois atuação em serviços que pertencem às carreiras de maior remuneração daquela que o servidor foi aprovado no concurso que prestou. Isso que está gerando insatisfação. Cada um deveria ficar no seu quadrado, mas como não ficam, o governo se aproveita, e não faz nada para mudar, é conveniente pagar menor salário e ter um semi-escrivão e um semi-investigador. Não quero ofender ninguém na expressão “semi”, pois todos nós escrivães e investigadores sabemos que se alguma “cagada” for feita por aqueles que se submetem a “fazer às vezes” de escrivão e ou investigador, mesmo recebendo menos, a cobrança vai ser para os que efetivamente conquistaram as carreiras em questão.
CurtirCurtir
LEMBRE-SE, NEM ESCRIVÃO E NEM INVESTIGADOR TEM RESPONSABILIDADES PELOS TRABALHOS EXECUTADOS POR OUTRAS CARREIRAS, ISSO QUE VOCÊ DIZ AI EM CIMA É FRUTO DE SUA IMAGINAÇÃO. QUALQUER POLICIAL DE QUALQUER CARREIRA RESPONDE PELOS SEUS ATOS DE POLÍCIA JUDICIÁRIA, NENHUMA OUTRA CARREIRA QUE NÃO FOR DELEGADO DE POLÍCIA PODE INTERFIRIR. A MANIA QUE ESCRIVÃO E INVESTIGADORES TEM DE SER CHEFES DE TODAS CARREIRA, ISSO LEVA VOCÊS AO GRAVE EQUIVOCO DE QUE SÃO OS RESPONSÁVEIS. LEMBREM-SE, O DELEGADO DE POLÍCIA É O RESPONSÁVEL E NÃO VOCÊS, OS SENHORES(as) SÃO RESPONSÁVEIS PELOS SEUS TRABALHOS DENTRO DAS PRERROGATIVAS DOS SEUS CARGOS, MAS A MANIA QUE VOCÊS TEM DE SE METER EM TUDO É QUE TRAZ A FALSA SENSAÇÃO DE QUE SÃO OS RESPONSÁVEIS. FAÇAM APENAS SUA PARTE. ACHO QUE DESENHEI.
CurtirCurtir
NÃO DEVERIA TER O SOBRENOME CARNEIRO, TEM UM OUTRO ANIMAL MAIS APROPRIADO A SUAS ABERRAÇÕES.
CurtirCurtir
CurtirCurtir
Escrivã Gatinha, o Natal está chegando a o PAPAI NOEL também viu
CurtirCurtir
ERRADO! ERRADO! ERRADO!
Nenhum investigador ou escrivão tem a responsabilidade por quem quer que seja, seja carcereiro, seja outro investigador, seja um agente, e sabe por quê?
Por que investigador e escrivão NÃO É O SUPERIOR IMEDIATO de quem quer que seja.
Melhor dizendo, a senhora escriludida NÃO MANDA EM NINGUÉM, isso mesmo, a senhora não tem poder de dar ordens em NINGUÉM.
Os únicos que podem ser responsabilizados por algum ato de algum operacional (investigador, escrivão, carcereiro, agentepol etc) é o CHEFE ou o DELEGADO DA UNIDADE, ou seja, os que realmente podem dar ordens nas equipes de investigadores, no carcereiros, nos agentepols.
Eu não estou falando que tem OPERACIONAL escrivão e investigador que SONHAM EM DAR ORDENS?
O que alguns querem nessa polícia é DAR ORDENS, MANDAR, ORDENAR. Mas aí, senhores, o negócio é ou prestar concurso pra DELEGADO OU PERITO, ou então tem a sorte de ser INDICADO CHEFE.
É cada uma viu! E ainda tem a capacidade de dizer que não desconsidera os nossos colegas carcereiros ou agentepols.
Mais uma vez: Quer mandar? Passe em concurso de DELEGADO ou PERITO.
CurtirCurtir
Isso mesmo, também ouvi isso aí.
Só que em MG, os operacionais de lá conseguiram em 2005 (já há quase 8 anos) fazer a REESTRUTURAÇÃO DOS CARGOS OPERACIONAIS, o que rumou a polícia civil para melhorias.
Mas aqui em SP, por causa de alguns colegas iludidos que podem conquistar uma evidencia sobre os outros, ficam emperrando qualquer que seja o projeto de lei que mude esses parâmetros antigos dos cargos.
Se nós não fizermos uma reestruturação de cargos, dificilmente conquistaremos melhorias substanciais.
CurtirCurtir
`Com especial atenção ao “Nivaldo” # 67 e para o “Flavião # 71”. Sonho com o dia em que todas as unidades policiais terão números suficientes, cada um em suas carreiras, para executarem as tarefas pertinentes; pois infelizmente o que está ocorrendo há anos, abertura de vagas em carreiras que não há falta de contingente para posteriormente serem desviado de função. Mas na hora do “pega va tapa” é o escrivão ou o investigador que sifu. Antes que me esqueça – “Flavião” já está me irritando, pare de deturpar meus comentários, não tenho e não quero ter o poder de dar ordens a ninguém. Só quero o contingente necessário de cada carreira, em cada unidade, e todos recebendo de acordo com o salário da carreira para qual foram aprovados no concurso. Lema: mais vagas para Escrivães e Investigadores; para eliminar de uma vez por todas os desvios dos que estão em outras carreiras. Polícia sem desvio de função já.
CurtirCurtir
“O AUMENTO SALARIAL ESTÁ EM ESTUDO, SEGUNDO A PASTA”.
O GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO DEVERIA INFORMAR, COM URGÊNCIA, COMO SE ENCONTRAM ESTES “ESTUDOS” E, MAIS RÁPIDO AINDA, APRESENTAR UMA PROPOSTA SALARIAL DECENTE. O GOVERNO ESTÁ TENDO EXCESSO DE ARRECADAÇÃO. NÃO AGUENTAMOS FICAR ESPERANDO ETERNAMENTE. NOSSOS SALÁRIOS ESTÃO CADA VEZ MAIS “ESPRIMIDOS” DEVIDO A EMPRÉSTIMOS NO BANCO DO BRASIL.
SENHORES DIRETORES DE ASSOCIAÇÕES E SINDICATOS DE POLICIAIS CIVIS, POR FAVOR, FAÇAM ESSA COBRANÇA TAMBÉM PELA IMPRENSA, NEM QUE SEJA EM MATÉRIAS PAGAS.
CurtirCurtir
Você quem diz que os investigadores e escrivães são os RESPONSAVEIS pelas outras carreiras, e eu é que to te irritando?
Ah, senhora, Faça me o favor, viu!
CurtirCurtir
Polícia Civil de SP: Estudo apontará investimentos. Haverá plano de carreira e salários
Do Jornal Cruzeiro do Sul
110123_1O recém-empossado delegado-geral da Polícia Civil, Luiz Maurício Blazeck, disse ontem durante entrevista coletiva em Sorocaba que definirá em cerca de 60 dias as mudanças e investimentos a serem feitos tanto em pessoal como em material na Polícia Civil. Na intenção de motivar os policiais implantará um plano de cargos de carreira e salários, além de coibir o assédio moral aos subalternos. Sobre a reimplantação dos Distritos Policiais no Jardim Vera Cruz (9ª DP), Barcelona (10ª DP) e Jardim São Guilherme (11º DP), afirmou que a destinação de recursos e materiais será definida em todo o território estadual após visita aos nove Departamentos de Polícia Judiciária de São Paulo Interior (Deinters). Ele atendeu a imprensa às 15h na sede do Deinter 7, no Jardim América, ao lado do delegado que dirige o Deinter 7, Weldon Carlos da Costa. Descartou alterações no comando da Polícia Civil em Sorocaba de imediato.
Lembrou que esteve durante dez anos em Sorocaba e conhece as necessidade da região. A exemplo dos demais Deinters, irá pedir ao responsável pelo da região de Sorocaba, Weldon da Costa, um planejamento de tudo o que já foi feito, de que forma e o que será feito, do que é necessário, principalmente em recursos humanos. “O Weldon mostrará o que fez de melhor possível e terá que mostrar como fará”, disse Blazeck. Afirmou que Sorocaba precisa de bom planejamento, principalmente para os plantões policiais, já que a cidade cresce ao ritmo de 30 mil novos habitantes ao ano.
Tais planejamentos serão solicitados durante visitas aos nove Deinters em todo o Estado. As visitas estão previstas para o mês de janeiro, quando também decidirá quais mudanças serão colocadas em prática, tanto em relação aos policiais quanto em relação a investimentos em materiais e equipamentos. “Conversei com o secretário (de Estado de Segurança) e agora é ouvir absolutamente tudo, falar o necessário, e trabalhar muito”, declarou Blazeck. Quando concluídos os trabalhos de levantamentos nos Deinters, providenciará o planejamento de recursos pessoal e financeiro. A partir de então terá definido o quanto de recursos destinará para toda as Delegacias Seccionais, em policiais, viaturas, armas, munições, coletes e outros equipamentos. “Não se planeja da noite para o dia”, disse o delegado-geral.
Nas delegacias e plantões, ele afirmou que além do plano de cargos e salários exigirá respeito com os policiais, tanto da população quanto de seus chefes. “Os funcionários têm que ter paz de espírito, se na base estiver insatisfeito com o superior, isso será refletido na sociedade”, afirmou. Segundo Blazeck, os policiais já trabalham sob estresse e não há ser humano que dá conta do estresse da profissão somado ao gerado pela falta de respeito, tanto da sociedade como dos policiais com os seus subordinados.
Crise
Há cinco dias atuando como delegado-geral da Policia Civil, Blazeck, afirmou que a missão é controlar a crise. “Crise não se resolve, se controla”, declarou. Destacou que tanto o policial civil como o militar precisam estar preparados para esse enfrentamento a qualquer momento. Para isso, em todo o Estado está sendo feito um trabalho de inteligência para a integração da Polícia Civil, Polícia Militar, Ministério Público e Polícia Científica, o que considera essencial.
Sobre os ataques aos ônibus urbanos em Sorocaba e Votorantim, declarou que em qualquer lugar do mundo, quando uma facção criminosa começa a agir, também existem ações geradas por outras motivações que surgem aproveitando do momento.
Afirmou que quase cem policias militares foram mortos e outros cerca de cem policiais civis por conta dos ataques da facção criminosa e o Departamento de Homicídios da capital está aprofundada nesses trabalhos – 60 desses casos estão praticamente esclarecidas, com 20 mandados de prisões que já foram ou estão sendo cumpridos. As informações são do portal do Jornal Cruzeiro do Sul.
[Foto: Reprodução/ Jornal Cruzeiro do Sul]
http://blogdodelegado.wordpress.com/2012/12/02/policia-civil-de-sp-estudo-apontara-investimentos-havera-plano-de-carreira-e-salarios/
CurtirCurtir
Flavião do # 75, acho que você não leu meu comentário # 73 antes de postar esse (#75), mas se o leu, então você é muito burro, mesmo.
CurtirCurtir
Acrescentando para deixar bem claro, ou melhor dizendo “desenhando”: Toda unidade policial deveria ter o número suficiente para a execução das tarefas de seus cargos, o excedente de outras funções, que fazem “às vezes de”, no frigir dos ovos, mais atrapalham do que ajudam.
CurtirCurtir
LEI COMPLEMENTAR nº 3-69/12, de 01 de dezembro de 2012
Dispõe sobre as funções dos policiais civis do Estado de São Paulo e dá outras providências.
O GOVERNADOR DO ESTADO DE SÃO PAULO:
Faço saber que a Assembléia Legislativa decreta e eu promulgo a seguinte lei complementar:
Artigo 1º – São estas as funções básicas do Escrivão de Polícia: atender com muita educação, amor e carinho, as partes que comparecem nos plantões policiais, inclusive criminosos ( se achar que estes estão sendo maltratados, solicitar imediatamente a presença de um representante dos Direitos Humanos); registrar todos os boletins de ocorrências, elaborar todos os flagrantes policiais (começo, meio, fim), baixar todas as portarias, despachar nos autos de inquérito policial, relatar; elaborar relatórios da investigação quando o investigador estiver cansado; atender ligações telefônicas. Feito tudo isso, levar os procedimentos para a Autoridade Policial assinar (ou se for o caso, para o investigador).
Artigo 2º – São estas as únicas funções do Delegado de Polícia: assinar os documentos elaborados pelos Escrivães de Polícia. Se tiver com vontade e tempo, deverá lê-los antes de assinar. Se não puder, assine sem medo, pois se der algum problema posteriormente, irá recair sobre o Escrivão de Polícia, pois foi este quem os elaborou.
Artigo 3º – São estas as únicas funções do Investigador de Polícia: cuidar de seus problemas pessoais durante o horário de trabalho, intercalando-se nessas tarefas agilizar um “J” para as chefias dos investigadores, entre uma “recolha” e outra.
Artigo 4º – São estas as únicas funções do Agente Policial: auxiliar o Investigador de Polícia, pois este tem muitas tarefas.
Artigo 5º – São estas as únicas funções do Carcereiro: ídem Artigo 4º.
Artigo 6º – São estas as únicas funções do Agente de Telecomunicações Policial: atender ligações telefônicas ( quando o Escrivão de Polícia não puder fazê-lo). Poderá dormir nos plantões noturnos, feriados e finais de semana.
Artigo 7º – Esta lei complementar entra em vigor na data de sua publicação, produzindo efeitos a partir de 1º de janeiro de 2013, ficando revogada a Portaria DGP 30 de 15-11-2012, pois esta faria com que todos trabalhassem, o que é totalmente desumano. Palácio dos Bandeirantes, aos 01 de dezembro de 2012.
GERALDO AIDIMIN
Antonio Ferreira (enfia todo o) PINTO
Secretário da Segurança Pública
CurtirCurtir
SE O ALCKMIM CONCEDESSE AO MENOS 25 % DE AUMENTO EM 2014 E 2015 JÁ ESTARIA PERFEITO. MAS COMO RELATOU O COLEGA A CIMA, ESSAS MELHORIAS SÓ ESTÃO OCORRENDO EM MINAS GERAIS…FAZER O QUÊ.
CurtirCurtir
Oh! “revoltado” do # 78, é bem por aí mesmo. Só não podemos divulgar muito, se não – não vai ter mais candidatos para a carreira de “Escravão”. Em 1968 o investigador ganhava correspondentemente a 70% do salário de escrivão. As coisas foram mudando, raramente escrivão recolhe “J” para dar parte ao superior. Então …… cada um que conclua de acordo com as informações que tiveram acesso. Atualmente o ínfemo salário do escrivão é igualzinho do investigador. Estou falando de salário.
CurtirCurtir
SE GOVERNO CONCEDER 25% EM 2013 e 35% em 2014 já seria um sonho.
CurtirCurtir
Se Os Escripols/Investipols ganhassem menos apenas dos Peritos já seria motivo de lagrimas só que também ganhamos menos que o agente de telecomunicações(nada contra eles). Podemos continuar reclamando e chorando, porque temos razão, sem nós não há policia civil funcionando em sua plenitude
CurtirCurtir
Como li acima o DG, que deve ser outro fanfarrão, como o carneirinho, disse que mudanças estão previstas para 60 (sessenta dias), mais um passa moleque, pois estamos esperando mudanças há vinte anos, isso é para acalmar os animos, pois ninguem quer prestar para escrivão e também estão temendo uma possivel greve. Senhor DG, eu que puxo plantão de 12 horas no suburbio, e temo pela minha vida e ainda carrego um majura vagabundo nas costas quero uma definição já não daqui a sessenta dias. Vamos fazer o seguinte, o senhor deixa de receber seu salario que não é pouco e daqui a sessenta dias, o governo irá verificar sua situação. Cai na real, o senhor não está lidando com moleque, espero que daqui a sessenta dias já devo estar longe dessa instituição falida.
CurtirCurtir
02/12/2012 17h20 – Atualizado em 02/12/2012 18h23
Delegado geral da Polícia Civil anuncia ‘raio-x’ em todo o estado
Maurício Blazeck comentou ataques a ônibus em Sorocaba (SP).
Ele anunciou medidas para conter a onda de violência em Sâo Paulo.
Do G1 Sorocaba e Jundiaí
Comente agora
O novo chefe da Polícia Civil do estado, o delegado Maurício Blazeck, disse neste sábado (1º) que vai fazer um “raio-x” em todas as delegacias do interior.
Na primeira entrevista coletiva, depois da nomeação, ele afirmou que a polícia vai esclarecer em breve a autoria dos ataques a ônibus na região de Sorocaba (SP). “Vamos procurar reconhecer as autorias, apurá-las e responsabilizar os respectivos autores”, disse o Blazeck.
Em poucos dias, nove veículos foram incendiados. A polícia divulgou na sexta-feira (30), a foto de um dos suspeitos. Ele tem dezenove anos e está foragido. Para o novo chefe da Polícia Civil, os casos podem ter ligações com facções criminosas que estão agindo na capital.
O delegado, que é de Sorocaba, também anunciou medidas pra conter a onda de violência que assusta todo o estado. A principal delas é a unificação das polícias. “Polícia Militar, Ministério Público, Polícia Civil, Polícia Científica, todos eles são essenciais. O que se está fazendo é otimizar, dentro de uma sistemática de trabalho, em que haja uma integração de esforços e, principalmente, de informações”, comentou o delegado sobre as investigações dos ataques.
Blazeck começou a entrevista coletiva falando do desafio do novo cargo. Ele assume a função de delegado geral do estado em um dos momentos mais críticos para a segurança pública em São Paulo. Segundo ele, combater os ataques a ônibus e evitar que mais policiais sejam assassinados é a prioridade do governo paulista.
A nomeação do delegado foi feita nesta semana pelo governador Geraldo Alckmin, no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo. Maurício Blazeck tem 49 anos, e foi delegado seccional de Sorocaba, de 2000 a 2005. Em janeiro, ele começa a visitar várias regiões , entre elas Bauru, São José do Rio Preto e Itapetininga. O objetivo é fazer um balanço nos nove departamentos de polícia do estado.
CurtirCurtir
Ah! como eu gostaria que o salario fosse igualmente, como aqueles que acham que executam as tarefas do cargo que conquistei através do concurso que prestei, corresponendo com as exigências para a investidura do cargo. O que vejo hoje: àqueles que conseguiram aprovação; e saíram , pois encontraram caminhos melhores, e confiaram em seus “tacos” antes mesmo de assumirem os seus “cargos” ofericidos pela pre´-estinta PC. Ainda tendo que aturar pscopatas, que acha que todos os operacionais, independente da “fila” que enfrentou(NÃO POR OPÇÃO) e sim por qualquer outra situação ofertada, tem de ter a mesma reuneração, independentemente da trajetória de cada um.
CurtirCurtir
Quero melhoria no salario ! Porque recebo menos que agetel e papi ? Que BOSTA de administração da Policia e SSP que não muda esse quadro, aliás que BOSTA que eu sou, que os sindicatos e associações são que não se movimentam para melhorar esse quadro ? O que acontece nesta Policia Civil ? Eu não sei, me ajudem ! Prestar outro concurso e parar de reclamar ? Mas se não lutarmos por melhorias sempre sera esta MERDA TOTAL ! Não podemos nos acovardar e acomodar com a questão salarial dos investigadores, escrivães e todos as demais carreiras policiais ! PÔ MUDAR DE CARREIRA PORQUE O SALARIO É BAIXO, ENTÃO E MELHOR DAR A VOLTA E ACHAR O FIM DO MURO QUE PULAR ELE ? Então eu sou muito burro, por permanecer nesta Instituição que abracei a 14 anos atrás !
CurtirCurtir
É só vcs reclamarem com o novo DGP, ele estará passando ai nas suas cidades em janeiro de 2013. O pessoal de Sorocaba pode telefonar para o DGP, ele foi Seccional de Sorocaba então alguém ai tem o nº do celular dele. Agora todos os problemas do interior será resolvido com a visita do novo DGP, é só reclamar com quem manda. Preparem a lista de reivindicações. Haaaa , não esqueçam de pedir aumento.
CurtirCurtir
PERITO NÃO MANDA NADA E QUANDO ALGUM INVESTIGADOR BRAÇO CURTO COMEÇA A ENROLAR JÁ PASSO A BOLA PARA O DELEGADO QUE JÁ DÁ UMA COMIDA E TUDO SE ACERTA, E ISSO É COISA RÁPIDA, SEM MUITA DELONGAS, ALGUMAS VEZES QUEBRA-SE O GALHO DO TIRA E POR SER TÃO FÁCIL O SERVIÇO ACABAMOS POR DESEMPENHA-LO
CurtirCurtir
O ser humano é necessitado de poder, então ele se julga sempre superior a alguém que este próximo a ele, nem que essa pessoa não pertença a mesma classe dele ou que as atribuições são distintas, mesmo assim ele fica vigiando os passou do colega, cada vez mais querendo tomar conhecimento do que o outro policial esta fazendo, se julga o responsável pela Delegacia ou pelo menos o encarregado de fazer o leva e traz junto ao Delegado . Escribas, na boa, façam seus trabalhos dentro do cartório, quando o tira não cumprir as OS no prazo determinado ou não obter êxitos nas informações almejadas, deixe que ele responda ao Delegado de Polícia que é a pessoa certa para tomar as providências cabíveis, você não tem que pegar a viatura sozinho e como é a maioria que anda desarmado e sem algemas e ir fazer as diligências, lembre-se que o tira tem suas responsabilidades funcionais e ele que cuide do seu emprego, não você Escriba. Igualmente para as demais carreiras, ninguém tem que vigiar ninguém, muito menos querer saber o que o colega esta fazendo, lembre-se, a curiosidade matou o gato. Outra coisa, parem de promover fuxicos dentro das Delegacias ou entre Delegacias. Se vocês fizerem o trabalho para o qual foram concursados, esta de bom tamanho, ninguém quer que vocês façam mais do que suas atribuições, vocês ganham um salário para ser Escrivães e nada mais. Se todos os dias vocês fizerem uma retrospectiva e meditar sobre suas carreiras, vocês passaram a viver melhor, ter melhor qualidade de vida, desempenhar melhor sus funções e o estado quer só isso de vocês, por isso que cada carreira é provida de prerrogativas e nomenclaturas distintas. Não é difícil colocar em prática tudo isso, é questão de exercitar todos os dias para não esquecer. Resumindo “cada macaco no seu galho”.
CurtirCurtir
Comigo é assim, se perguntarem do colega eu sempre não sei, se perguntarem do Delegado eu mando olhar la na sala dele, se ele não estiver e não me avisou nada, digo para a pessoa que também não sei onde ele esta e nem sei a quando volta. Quando o Delegado pergunta onde esta fulano ou ciclano eu também não sei, a menos que a pessoa pediu para eu avisá-lo, fora disso não sei, se pergunta sobre as atribuições dos colegas eu também não opino, o Delegado que vá perguntar diretamente para o colega, eu faço apenas meu trabalho e não cuido dos trabalhos dos demais, não sei e nem quero saber. Quando aquele colega que tem mania de falar da vida alheia me procura, eu pergunto a ele se já prestou concurso para Delegado.
CurtirCurtir
DUVIDO QUE O DELEGADO GERAL VAI “MANDAR” DIRETOR DO DEINTER, E SECCIONAIS A “COLOCAR NA RODA” “SEUS” ESCRIVÃES E IVESTIGADORES PARA CONCORRERM AOS PLANTÕES. DUVIDO DE MUITO MAIS COISAS MAS ESTA BASTA.
CurtirCurtir
No DP que trabalho tem Escrivão de chefia que nunca fez B.O. porque era do Detran, tem outro que nunca fez flagrante e paga pra não ir pro polo. Tem que pegar esses imprestáveis e fazerem um curso de reciclagem neles. mesmo no DECAP ainda existe os amigos do rei que sobrecarrega os serviços dos outros, aí sim escravizando os próprios colegas.
CurtirCurtir
O que nunca fez B.O. chama-se Flavião. Hahahahahahaha!
CurtirCurtir
Quanto ao comentário do FER, vc tem razão é necessário que cada um faça o seu, mas na subregião de Sorocaba o povo fofoqueiro, nunca ví isso na minha vida, todo mundo quer cuidar da vida do outro se vc pede para sair mais cedo os caras ficam te miguelando e depois falam pelas costas, digo, isso, pois um Del. Pol. Titular, sem mais nem menos foi falar mal de mim para um reporter, esse mesmo reporter veio até mim e disse esse Del. Pol. é xarope, começou a tratar de um determinado assunto e terminou falando de mim, mas tem muitos que sabem se comportar, mas o que posso esperar de um Del. que chega no DP as 11:30 hs, sai para almoçar as 13:00 hs, volta as 14:00 e vair embora as 17:00 hs e só faz é assinar atestados de antecedentes, sequer BO despacha. Ocorreu a reengenharia, acabaram-se osd DPs mas o cara ainda continua dividindo a area, só para ficar com um numero infimo de IPs, que são tocados e relatados por outro Delegado e o cara fala que escrivão não trabalha é mole.
CurtirCurtir
isso sim pode ser chamado de o vagabundo esse cara é um vagabundo mesmo
mas nao é o unico nao , tem varios que nem esse .
CurtirCurtir
Não sei, não posso falar nada dos Deinters porque não sei como estão, agora aqui na capital EXISTEM ESCRIVÃES SIM!!, só que executando outras funções que não a sua. Nada contra, mas os escrivães oriundos do Detran já chegaram recomendados prá se encostarem, nos cartórios centrais, elaborando estatísticas, digitando ofícios, etc…mas RDOs e tocar inquéritos NADA!!!! Enquanto isso, é escrivão se revezando nos cartórios, CPJs, plantões e ainda puxando plantão em outras delegacias…essa falta de escrivão não é resolvida porque não querem, fora os que existem naquele horário segunda,quarta e sexta- terça e quinta com sábado e domingo livre, naqueles departamentos da Brigadeiro e nas seccionais!!! Fui!!!
CurtirCurtir
DETEFON
CurtirCurtir
O QUE ESPERAR DE UM ” MÃO DE VACA ” :
Alckmin pede ajuda para pagar cafezinho em padaria de Paraisópolis
Publicidade
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA
Atualizado às 10h23.
Após dar entrevista coletiva aos jornalistas ontem em Paraisópolis (zona sul), Alckmin e os novos integrantes da cúpula da Segurança Pública pararam para tomar um cafezinho em uma padaria na comunidade.
Metrô de SP só causa estresse nas pessoas, afirma leitora
O secretário Fernando Grella Vieira, o comandante geral da Polícia Militar coronel, Benedito Roberto Meira, o delegado-geral da Polícia Civil, Luiz Maurício Souza Blazeck, e o superintendente da Polícia Técnico-Científica Celso Perioli –que ocupa o cargo desde 1998– acompanhavam o governador.
Julia Boarini/Folhapress
Governador Geraldo Alckmin (PSDB) percebe que não tinha dinheiro para pagar “cafezinho” durante visita a padaria em Paraisópolis, favela ocupada pela polícia na zona sul de São Paulo
Alckmin percebeu que não tinha dinheiro para pagar cafezinho durante visita a padaria em Paraisópolis
Porém, na hora de pagar a conta, Alckmin abriu a carteira e percebeu que não tinha dinheiro. Sem graça, ele olhou para os assessores e pediu ajuda para pagar a conta.
Grella sacou a carteira, mas Edemar Tomazeli, presidente da Abrasa (Agência Brasileira de Serviços e Saúde), entidade que gerencia a unidade de Paraisópolis do Bom Prato, foi mais rápido. Ele deu uma nota de R$ 5 para pagar pelos cafezinhos da comitiva.
CurtirCurtir
Fora os ex-chefinhos de 3ª e 2ª classe que nunca mais fazem plantão, não concorrem as escalas alegando mão cansada.
CurtirCurtir
è verdade agora existe a portaria DGP 30, logo, agora com a chegada do natal, preparem-se escrivaes, está chegando a escala das rondas de natal e ano novo.
No reino do “todo mundo faz tudo”, pau que bate em chico arrebenta com Francisco.
PS: há rumores (apenas rumores) que o DGP tornaria sem efeito a tal portaria.
O novo DGP é pessoa séria e honesta, não admite ilegalidades nem dos policiais e nem contra estes.
CurtirCurtir
Colega, com todo o respeito, se Sra acha que pelo fato de ter encontrado um endereço no GOOGLE faz serviço de investigador, está enganada.Talvez a colega esteja a muito tempo no plantão,(onde tenho muito orgulho de ter começado a cerca de vinte anos) ou em uma delegacia em que não teve oportunidade de vivenciar a policia de uma forma mais completa e complexa.
Investigação policial é algo muito mais complexo e completo do que uma simples intimação ou cumprimento burocratico de uma OS.
O fato de qualquer policial fazer uma oitiva não o transforma em escrivão.Para cumprir o ‘munus” deste cargo é necessario o conhecimento típico da carreira, adquirido com o passar dos anos.A mesma coisa acontece conosco, investigadores.
CurtirCurtir
Completando a citação do”bosta” # 99. Vejam as fotos….
http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/1193723-alckmin-pede-ajuda-para-pagar-caf
CurtirCurtir
“me tira daqui” do comentário # 101, você não entendeu o meu comentário # 65. Muitas vezes, nós escrivães, encurtamos caminho para a agilização e conclusão final do feito. Tenho consciência do tão complexo que são os trabalhos dos investigadores de polícia (daqueles que efetivamente investigam).
CurtirCurtir
OK colega, desculpe minha falta de compreensão, é que seu comentario , por si só, começou com a assertiva ” eu muita vezes, sendo escrivã, fiz serviço de investigador”. Acho que isto acabou por me confundir um pouco.
CurtirCurtir
Vou comentar fatos importantes, primeiro sou Escrivão há mais de 20 anos, época em que falta de habilitação era flagrante na maquina de escrever, o plantão era um delegado, dois escrivães, dois investigadores, um carcereiro e um operador, não tínhamos problema. hoje, uma piada. Não somos 9 mil Escrivães e sim como consta na intranet, em 25.06.2002 – 7 mil Escrivães, em 05.02.2006 – 7863 e em 01.03.2012 – 7731, é verdade, em 06 anos diminui o numero de Escrivães. Pois bem, ganhávamos á época 10 salários mínimos hoje, novamente a piada. São Paulo há 20 anos atrás tinha 8 milhões de pessoas atualmente 42 milhões, porém, o material humano policial civil como coloco aqui diminui, impossível fazer policia desse jeito. As outras carreiras não são diferentes. De quem é a culpa, todos nós sabemos, a policia civil não possui administrador e sim delegado, ou seja, o desgoverno pior ainda nunca soube o que é administrador vive com outros propósitos, policia sempre em último plano. Se o desgoverno quiser é só olhar esses números e resolver o problema, o NU dos Escrivães e Investigadores é justo devem e merecem ganhar como tal, inclusive os laudos dos peritos criminais já estão sendo feitos por nós e outros colegas, é lógico que todas as outras carreiras merecem o devido respeito quanto as melhorias salárias, todos devem ganhar melhor, o que não pode em hipótese nenhuma é nossa policia continuar como está. Os funcionários de nossa policia civil não devem entrar em conflito um com os outros dizendo que essa ou aquela carreira deve fazer isso ou aquilo, o que se deve é ter o que existia antes material humano e reconhecimento de todas as carreiras, reestruturação da policia civil, melhorias no trabalho, ganhar o suficiente para sua pessoa e família, e não essa vergonha que existe hoje sucateamento de nossa policia, estamos jogados em um determinado lugar e virem-se como der, é óbvio que o serviço não vai mesmo. Já passou do momento de pensar-se como deve, um concurso público digno, ou seja, precisa-se atualmente de Escrivães, mais uma vez digo, todas as carreiras são importantes, porém, você constrói um prédio com alicerce, e não adiante prender sem ter quem faça, concurso para essa ou aquela carreira no momento não adianta, precisamos de quem faça, ou seja, Escrivães.
CurtirCurtir
Precisamos salario digno ! Condições, sabemos que o puxasaquismo sempre vai estar em primeiro plano. Isso nao muda em nenhum lugar, segurança, educação, saude, e sempre igual ! Mas com salarios adequados iremos reinviindicar melhores condições, na realidade, existe uma classe que entrava a policia civil e nos sabemos qual é. Acaba com essa carreira, crie um plano de carreira no qual um policial pode aspirar ascender para cargos melhores e não ficar ai mudando de classe, com aquele aumento minguado ! Ser chefe pra ganhar cento e poucos reals a mais no salario não adianta nada. Os mais antigos devem ser valorizados, calça branca tem que ficar no plantão amassando barro, concorrendo a todas as escalas, comigo foi assim e com todos aqueles mais antigos também foi, ou melhor ainda é, depois de experiencia, aspirar cargos em outros departamentos como DEIC, DENARC, etc.. Experiencia aprende no plantão. O problema e que a classe dirigente da Policia e totalmente incompetente para administrar, não tem experiencia de administração, é so olhar as decisões que são tomadas, cada negocio absurdo e sem finalidade, não melhora em nada. Vamos falar a verdade, escrivães, investigadores, agentes, agetel, papiloscopistas, carcepol, profissionais competentes tem aos montes, agora a outra carreira e uma incompetencia total, não nasceu pro negocio, sai ! Lute por salarios dignos, mas se não nasceu pra instituição e so sair, advogar, prestar outro concurso, vai se dar melhor. Ficar igual um pombinha andando pra lá e pra cá com aquele peitinho estufado é ridiculo !
CurtirCurtir
COLEGA, ESCRIBA
Também sou Escriba há mais de vinte anos…
Já lavrei muito BO e fiz flagrantes no tempo da máquina de escrever…
Tínhamos que “tocar o plantão”, INQUÉRITOS (no plantão), sozinhos…
Eu, o Delega e um tira…. não tinha carcereiro não, nem outro tira…
Não tinha nem arma…
Já dei meu sangue, meu sor e lágrimas por esta nossa PULIÇA,
e de NADA resolveu…
NÃO vale a pena se sacrificar por esta PULIÇA…
Nos primeiros anos, eu era trouxa, um pacato, um otário que vai sendo engodado pelos Delegados…faz esta Portaria pra mim, o escriba, por favor, relata este IP para mim…
Aos poucos, como acontece com a maioria dos escribas, vão assumindo as funções de delegado, sem ganhar nada à mais por isso, na verdade, verdadeira, os escribas é quem vão de fato presidindo os inquéritos
E a nossa PULIÇA ao longo desses anos só piorando, somente indo de mau a pior.
sem pre fui linha de frente, nunca fiquei abrigado, escondido em nunhum departamentozinho, servindo café para bosta de delegado nenhum…
Tanto, que minhas promoções foram por antiguidade…
Nunca tive uma promoção por merecimento (ainda que, Deus sabe, Eu merecesse mesmo),
Mas nunca fui puxa-saco… e nesses mais de vinte anos…
só tomando….. só tomando…
Hoje, já não sou mais aquele jovem de vinte anos atrás
Hoje já tenho coragem de “bater-boca” e impor minhas idéias para muito delegado,
E se faltar com respeito comigo, dou o troco na mesma moeda…
E se precisar mando até “tomar no c……..”
Cansei de ser trouxa….
faço o que Eu quero e como quero….
E se não estiver bom….. pode me recolher….mas Eu não recuo
(sei que pago caro por isso, mas mudei, sou assim agora…)
Toco os IPs do meu jeito, se estiver com vontade Eu relato, e se o Delega não gostar, ele que vá relatar…
E no fim dessa jornada…
Vejo que a carreira de Escriba, e sem desmerecer as demais carreiras…
Escriba carrega verdadeiramente o piano pesado…
mas não é valorizado, não é prestigiado…
NINGUÉM vai querer ser mais Escriba….
Vá estudar, vá ser escrevente do TJ, ganha mais e trabalha bem menos que escriba…
ESCRIVÃO,
É uma raça em extinção… os bons, já se foram
CurtirCurtir
Aos colegas dos comentários: # 106 – #107. Conheço um ex-escrivão qua atuou de 1968 à 1972; e, segundo ele, desde aquela época era o escrivão quem fazia praticamente tudo, mas ganhava 70% do salário pago aos delegados de polícia. Se nos dias de hoje ganhássemos 70% do que ganha um delegado, não estaríamos tão desmotivados e descontentes, como estamos.
CurtirCurtir
Cara colega “Escriludida”. Na verdade o escrivanato em SP já acabou há muito tempo, só estão sobrando os “velhos” que já não estão mais aguentando, pedindo aposentadoria. Os “novos”, os que ainda têm coragem de enfrentar essa profissão, logo vão embora, e com razão. Basta acompanhar o útlimo concurso. Quase todo dia sai publicação no DOE. Enquanto isso sai concurso para 300.000 vagas p/ Investigador (nada contra pois tenho muitos colegas gente fina, que “colaboram” com o Escrivão). 150.000 vagas p/ Agente Policial, 75.000 vagas p/ Carcereiro, 244 para Escrivão ( daqui há dois anos sobrarão 50 ). Essa é a diferença. Onde tem sobrando entram mais, onde faltando menos. Essa é a importância que temos para o Governo, para a SSP. Sobre o salário então, sem comentários…
CurtirCurtir
não sei se o DG vai “mandar” Diretor de Deinter ou Seccional “colocar na roda” “seus escrivães” e investigadores para também concorrerem aos plantões das Seccionais, mas, ao menos, devia mandar verificar qual a base legal ou administrativa que permite que esses funcionários “especiais” não concorram a esses plantões policiais, para que nós, “simples mortais funcionários de DPs” também possamos nos beneficiar da mesma lei ou ato administrativo.
CurtirCurtir
GENTE!!!!!!, NÃO ME CANSO DE AFIRMAR, ACHO UMA AFRONTA, OS OPTEIS. E OUTROS (N.M.), SEM DESMERECÊ-LOS, AUFERIREM UM SALÁRIO MAIOR DO QUE ESCRIVÃES E INVESTIGADORES (N.U.). ME AJUDEM AÍ OH……….
CurtirCurtir
Beira ao ridículo este texto… se o próprio sindicato apoia as ilegalidades praticadas pelos escrivães…
“…Com medo de ser repreendido na corregedoria, os escrivães estavam relatando inquéritos incompletos, ensejando do promotor a devolução do trabalho para mais diligências e colaborando com a impunidade, pois quem se beneficia disso é o criminoso”, ressalta. Segundo Xavier, a situação é frustrante…”
Desde quando relatar inquéritos é responsabilidade do escrivão?
Desde quando é obrigação do escrivão elaborar portarias, despachos, textos de documentos… nada disso é obrigação do escrivão, muito embora tal funcionário pratique tais atos na maior ilegalidade, já que quem deveria exercer tal função é o delegado.
Mas o que fazer quando nenhum escrivão tem coragem de exercer apenas a sua função?
O que fazer se na própria academia de polícia o escrivão aprenda a fazer a função do delegado?
O que fazer se o próprio sindicato fique de quatro para tal irregularidade, já que deveria sim brigar para que o escrivão deixasse de praticar tais funções?
O que fazer se o próprio judiciário, MP sabem das irregularidades e nada fazem?
Se os próprios advogados que acompanham as partes presenciem as irregularidades e nada fazem?
Enfim… o sistema esta falido. O escrivão legalmente não possui tais atribuições, porém, pratica todos os atos de obrigação dos delegados, já que, se colocassem os delegados pra fazer o serviço pararia de vez.
A PC é uma completa zona. Elaboram-se ocorrências em plantões que precisam da assinatura de delegados, que nem presentes estão, alias, como é que conseguem abrir o plantão se o delegado não está e precisa da senha do semi-deus para isto? rs…
Tá tudo errado.
CurtirCurtir
O sindicato e inepto, pelo menos não tenho visto atitude efetiva.
CurtirCurtir
Colega,
Em todas as suas palavras você está certo….
Fica uma sugestão ao Sindicato dos Escribas e a todos os Escribas…
Ação Judicial….
Ação Judicial…. na esfera administrativa…. (para quê????)
Ação Judicial para “cobrar” o DESVIO DE FUNÇÃO PÚBLICA….
Com ação junto a Vara da Fazenda Pública, pleiteando, pelo menos nos últimos 5 (cinco) anos, a “diferença” salarial entre Delegado e Escrivão, em razão deste ACUMULAR as funções do outro…
Pensem nisso….
Ação Judicial cobrando-se as diferenças dos últimos cinco anos, para cada ESCRIBA que trabalhou por um Delegado INÉPTO…. letárgico e omisso…
Pensem nisso
CurtirCurtir
Bom, minha vez de dar o pitaco. Na minha opinião, analisando a entrevista e respostas, entendo que o novo Secretário de segurança do Estado de São Paulo esta mais perdido de que cego no meio de um tiroteio. Observei também que ele não possui autonomia para falar sobre salários dos Policiais, é o cerne da falência da Segurança Pública, porém, não assumindo essa questão gravíssima, não resolvendo essa famigerada gestão financeira dos Policiais, tudo que fizerem, ou melhor, tudo que tentarem fazer é enxugamento de gelos. Não existirá segurança pública de boa qualidade com policiais ganhando salários de fome, isso não precisa nem ser especialista para falar sobre isso, qualquer cidadão pode apontar onde esta o erro do governador Geraldo Alckimim e dos governos anteriores, erram muito em defasar os salários dos Policiais, continuam cometendo os mesmos erros, pelo que vejo não existe qualquer perspectivas de repararem os erros. O Governador do estado de São Paulo, Dr. Geraldo Alckimim do PSDB, sempre manteve os servidores públicos com péssimos salários, não existe uma política de melhoria da auto estima dos servidores, o fato desse Governo praticar o achatamento dos salários dos Policiais é a grande revolta da categoria. Eu não acredito em dias melhores para os Policiais paulistas, não que eu seja pessimista, mas durante 20 anos de governo do PSDB no Estado de São Paulo, sendo 12 anos só de Geraldo Alckimim, isso me faz ter certeza que não haverá salário digno para os Policias, pois caso contrário o Geraldo Alckimim já teria feito essa correção, significa que jamais fará. É lamentável que o PSDB tenha uma visão míope proposital da gravidade em que se encontra a segurança pública do estado de São Paulo, até tenho minhas dúvidas se o descaso com a segurança pública é para favorecer as empresas privadas que vendem essa mão de obra e cada dia que passa se tornam valorizadíssimo e muito procurada essa mão de obra particular. Observei atentamente a fala do Secretário de Segurança e também do delegado Geral e do Comandante Geral da PM, todos são unanimes e os discursos são iguais, ou seja, todos pregam o aperfeiçoamento, aprimoramento, eficiência, inteligência Policial, Corregedoria atuante etc, mas, nenhum deles falaram sobre o baixo salário que o Governo paga aos Policias civis e Militares, todos evitaram a tocar na questão mais grave da Segurança Pública que é o 2º pior salário pago aos Policias do Brasil, não tiveram coragem de falar sobre isso ou estão amordaçados pelo Governador nesse quesito. Verdade seja dita, o estado de São Paulo é o estado mais rico do Brasil e é o que paga o 2º pior salário aos Policias Civis e Militares e, isso já faz 20 anos que é assim, são 20 anos de governo do PSDB e 20 anos de achatamento dos salários dos Policias até que chegou ao limite intolerável, pois todos Policias sobrevivem de “bicos”, sejam eles os “bicos” legalizados pelas Prefeituras ou particulares, o certo é que os Policias trabalham o turno inteiro torcendo que a hora passe logo para irem para o outro emprego informal para conseguirem colocar alimentos dentro de casa e pagar as contas básicas, quase 90 % dos Policias Paulistas estão endividados junto ao Banco do Brasil com financiamento intermináveis e razão do baixíssimo salário que ganham como Policias. O Governador Geraldo Alckimim e sua equipe econômica só pensam em estradas e pedágios e deixam em 3º plano a segurança pública, Saúde e Educação Pública, essa é a mais pura e cristalina verdade. Conhecemos esse Governo do PSDB de longas datas, inclusive na última campanha para Governador o Geraldo Alckimim disse que era contra a PEC300 por princípios, para esclarecer essa PEC300 tem a finalidade de estabelecer um piso mínimo para os Policias Brasileiros, e esse governador paulista disse uq é contra por princípios. O que esperarmos de um Governo que pensa e age assim?Só vamos esperar mais matanças, mais gente inocentes morrendo a balas nas ruas, o pcc dominando o estado de São Paulo, o poder paralelo agindo fazendo o que bem quiser, pois as Polícias estão ocupadas nos bicos ou estão cansados e desmotivados com a a baixa estima elevada, todos descontentes! Todos Brasileiros sabem que o trabalhador que ganha pouco produz pouco e de má qualidade, portanto Sr. Governador , não venha na mídia dizer que vai melhorar o sistema de inteligência policial e isso vais solucionar as matanças indiscriminadas que ocorre no Estado de São Paulo não, isso é papo furado, estão querendo enganar a sociedade, o serviço de inteligência policial do estado de São Paulo é um dos melhores do mundo, só estão desmotivados, todos estão desmotivados em razão de ganhar uma miséria de salários, inclusive os Policias que estão entrando mal terminam a academia de polícia e já pedem exoneração pelo simples fato do baixo salário, então eles migram para outras carreiras que pagam melhores salários como ministério público, poder judiciário, polícia federal, defensoria pública ou vão simplesmente para a polícia de outros estado que pagam quase o dobro do salário daqui do estado de São Paulo. Sinto muito colegas Policiais, mas a política do faz de conta vai continuar, apenas mudou os nomes dos chefes de polícias e do secretário de segurança, do resto vai de mal a pior, só nos restam esperar 2014 para expulsarmos esse governo através dos votos nas urnas, até lá estamos fadados á essa política de falência da segurança pública no estado de São Paulo.
CurtirCurtir
É o que estou planejando fazer já no começo do ano que vem…, só falta juntar mais alguns documentos, testemunhas e procurar um advogado. Boa sorte a todos.
CurtirCurtir