Força-tarefa para zerar inquéritos abertos até 2007 termina com 25% de apurações concluídas. Estados como Amazonas e Alagoas não resolveram um caso sequer
RENATA MARIZ
Um pacto lançado em 2010 por diferentes instituições ligadas ao combate à violência, chamado de Estratégia Nacional de Justiça e Segurança Pública (Enasp), instituiu o objetivo de concluir todos os inquéritos abertos no país até dezembro de 2007 referentes a homicídios dolosos. Hoje, no dia em que termina o prazo para o cumprimento da meta almejada, apenas 25% das 143.285 investigações em andamento tiveram algum desfecho. Mofam, nos escaninhos das polícias de todos os estados brasileiros, 107.122 procedimentos de apuração à procura dos responsáveis por assassinatos ocorridos até aquela data. Para piorar, dos 36.163 inquéritos em questão finalizados, 81% acabaram arquivados. Em apenas 16% dos casos, alguém foi denunciado.
Pela primeira vez organizadas no país em uma única base de dados, as estatísticas sobre as investigações policiais evidenciam dois problemas cruciais para a segurança pública nacional: lentidão nas apurações e impunidade, com inquéritos que no fim acabam arquivados. Dificuldade adicional está nas desclassificações, quando os investigadores chegam à conclusão de que houve outro tipo de crime, e não homicídio doloso. Roraima, que ostenta a melhor performance entre as unidades da Federação no percentual de casos concluídos, 99,6%, também tem um alto índice de desclassificação. Lá, 214 do total de 478 inquéritos, estoque inicial da meta da Enasp, acabaram sendo reclassificados como apurações de outros delitos.
Alagoas e Amazonas têm situações ainda mais preocupantes. Os dois estados não conseguiram finalizar nem um inquérito sequer. Eles somam, juntos, cerca de 8,5 mil apurações de homicídio doloso, instauradas até 2007, sem conclusão. O Distrito Federal está no meio do caminho, com 38,9% das 709 investigações que já deveriam ter sido finalizadas. Como os gestores locais poderão alimentar o sistema digital que acompanha a evolução da meta até o próximo dia 15, a conselheira do CNMP, que coordena o programa, Taís Ferraz, acredita que os números podem melhorar um pouco. Mas ela reconhece que ainda falta muito para atingir a meta de zerar os estoques de inquéritos, cujo prazo inicialmente havia sido marcado para dezembro de 2011 e depois, revisado para hoje, 30 de abril.
“Não haverá uma nova alteração do prazo. Vamos esperar até o dia 15 para termos o balanço final atualizado e, então, acionaremos os governadores e demais autoridades dos estados que ficaram muito distantes da meta para cobrarmos esse cumprimento. Não há uma punição administrativa, mas uma pressão institucional”, explica Taís. A conselheira ressalta que, pelo contato com as unidades da Federação, as dificuldades na apuração dos homicídios estão relacionadas à estrutura de pessoal e equipamentos. “Temos estados com falta de reagente químico para fazer uma perícia, sem delegado em quantidade suficiente. Houve um descaso em investimento nas polícias judiciárias estaduais. Por outro lado, ações simples de gestão podem contribuir. Uma delas é a comunicação integrada entre polícia, Ministério Público e Judiciário, que já começamos a incentivar com cursos.”
Dificuldades
Taís ressalta também, como ponto positivo da Enasp, o aumento nas elucidações de crimes. “Quando começamos, o dado com o qual trabalhávamos, de pesquisas pontuais, era de 8%, agora são 16%. Ainda são taxas muito baixas, se você pensar que nos Estados Unidos, na Inglaterra ou na França esse índice é superior a 80%. Mas o fato de começarmos a ter dados confiáveis já é um avanço”, destaca a conselheira do CNMP. Para Benito Tiezzi, vice-presidente parlamentar da Associação dos Delegados de Polícia do Brasil (Adepol) e presidente do sindicato da categoria no Distrito Federal, indaga sobre o resultado efetivo do mutirão. “Adianta finalizar 100% dos inquéritos apenas para ficar bem nas estatísticas, mas sem dar uma solução efetiva, ou seja, identificar e punir o culpado? Não é uma crítica, apenas uma reflexão”, pondera.
Ele ressalta também a complexidade do homicídio em relação aos outros delitos. “É um crime muito diferente. Não é praticado pelo criminoso contumaz, como o tráfico de drogas, por exemplo. Ocorre pelo ímpeto. Com o número pequeno de investigadores e dificuldades de equipamento, como podemos entregar o resultado que a sociedade espera?”, indaga Tiezzi. O presidente da Associação Brasileira de Criminalística, Iremar Paulino Silva, destaca que um colapso é vivido pelos setores de perícia nos estados. “Em alguns lugares, simplesmente não há equipe para se deslocar ao local do crime. Sabemos que, sem uma investigação preliminar de vestígios e de testemunhas, e quanto mais o tempo passa, fica mais difícil chegar à autoria”, afirma Silva.
http://www.correiobraziliense.com.br/
Como já disse esse Flit já não é o mesmo, o que porra Alagos tem a ver com a SSP/SP e a mazela dos bixos salários das Polícias? Que se foda Alagoas, moro e trabalho em São Paulo!
CurtirCurtir
ENQUANTO ISSO EM SAMPA.
esta tudo as mil maravilhas, as policias estão parecendo zumbis,
uns de se matarem nos bicos outros de tanto roubarem,e uma grande parcela de tanto trabalharem,sem um final de semana para ficar com a familia, e um outro tanto so tirando licença medica de tantas perseguições de muitas crocodilagem, e ainda ter que guentar um monte de puxa s sacos nalditos que ficam pendurados nas chefias.
e assim funciona esta merda, e ainda tem a fofoca que vae pra justiça sera que os DEUSES E SEMI~DEUSES vão querer estes vassalos.
DE BOA INTENÇÕES O INFERNO ESTA CHEIO.
TA CHEIO DE POLITICOS AGUARDANDO ALGUNS NO LOCAL.
E DESSA RECOLHA NINGUEM ESCAPA… NÃO TEM PADRINHO QUE SALVE
CurtirCurtir
Acho que a chave é sair fuzilando de quebrada os pcc
CurtirCurtir
“Guarda resgata veado e tucano em casas do interior de SP.”
Senhores do flit esta é uma manchete do Jornal Folha de São Paulo na data de hoje, e como dizem rir é o melhor remédio e a manchete é uma piada pronta, somente cabe concluir:
O KASSAB E O ALCKIMIM ESTAVAM E CAMPANHA PELO INTERIOR E FICARAM PERDIDOS, RSRSRSRSRS
CurtirCurtir
Boa Noite!
Senhoras e Senhores.
Enquanto não se fizer uma política séria com relação à Segurança Pública neste País, infelizmente seremos obrigados a assistir mandos e desmandos de travestidos anarquistas que se dizem “Legítimos Protetores dos Direitos Humanos”.
Nossos atuais Governantes e Legisladores têm que levar este assunto a sério sob pena de presenciarmos futuramente uma mudança repentina de dissidentes perpetrando e difundindo justiça com as próprias mãos. E neste caso, certamente será o Caos se perpetrando graças à inércia e descaso de alguns péssimos eleitos.
Caronte.
CurtirCurtir
É A TAL DA FAMIGERADA “SENSAÇÃO DE IMPUNIDADE”, QUE DE SENSAÇÃO NÃO TEM É NADA. É IMPUNIDADE MESMO. MAS QUÉR SABER? QUE SE FODA. SE EU PUDESSE FALAR EM REDE NACIONAL POR TRINTA SEGUNDOS, DIRIA SOMENTE ISSO: ” A SITUAÇÃO DO ESTADO BRASILEIRO SÓ TENDE A PIORAR, ENQUANTO A POPULAÇÃO NÃO SE MANIFESTAR DE FORMA CONTUNDENTE NAS URNAS. DESTES POLITICOS QUE AI ESTÃO, TANTO A NIVEL MUNICIPAL, ESTADUAL E FEDERAL, JUNTAMENTE COM OS SR. SENADORES NÃO DERAM CERTO. NÃO TEM CAPACIDADE PARA SUPRIR OS ANSEIOS DA NAÇÃO, MAS SOMENTE DEFENDER SEUS INTERESSES EXCULSOS. POR ISSO PEÇO A TODOS QUE NÃO VOTEM EM MAIS NENHUM DELES. SEM EXCESSÃO. COLOQUEM GENTE NOVA PARA GOVERNAR ESTE PAÍS. PODE SER QUE NÃO DER CERTO, MAS PELO MENOS NÓS TENTAMOS”.
CurtirCurtir
Grande colega, expressou o que é a nossa querida “policia civil”, e completo, TODOS ELES IRÃO QUEIMAR NA PEDRA DO MÁRMORE DO INFERNO, este é o meu desejo…….quem sabe seja verdade….rs..rs…
Abraços colega.
CurtirCurtir
Faço CORO AO TEU PENSAMENTO E EU JÁ DISSE AQUI NO FLIT………………POLÍTICO SÓ PODE TER UM MANDADO, SEM REELEIÇÃO, INCLUSIVE, DEFENDO A REDUÇÃO DO NÚMERO DE POLÍTICOS E INCLUSIVE DE SEUS VENCIMENTOS E INCLUSIVE DAS FAMIGERADAS VANTAGENS DE TODOS OS TIPOS……………..
ABRAÇOS.
CurtirCurtir
Boa noite Caronte,
Infelizmente, ainda amarguraremos anos até que a EDUCAÇÃO ( consiga levar por sapiência aos nossos queridos filhos em idade escolar até a universidade e seus complementos), e, enquanto isso não acontece, ao menos vislumbro ESFORÇO E EXEMPLO, TANTO DA NOSSA PRESIDENTE (ATRAVÉS DO DISCURSO DE HOJE), COMO TAMBÉM DA NOSSA SOCIEDADE ( CLAMANDO MAIS HONESTIDADE E HONRADEZ DAQUELES QUE POSSUEM O CABEDAL PARA TANTO), PORTANTO CARÍSSIMO COLEGA, ACREDITO QUE ESTAMOS NUM MOMENTO ÚNICO E ATÉ ENTÃO NESTE PAÍS, NUNCA PERSEGUIDO E ESPERO QUE ELE CONTINUE NESTE RUMO………………..
Abraços……………………A ESPERANÇA E A ULTIMA QUE MORRE, NÃO ESTAREI VIVO PARA VER………….MAS VEJO UMA LUZ NO FIM DO TÚNEL PARA NOSSOS NETOS.
CurtirCurtir
Gostaria de saber as razões que a Corro não procura apurar as irregularidades que ocorrem quanto ao não cumprimento das Leis e do Decreto 52054/07, no que se refere a horas de serviço e as escalas que hoje são absurdas, pois usam o RETP para suprir a falta de funcionarios ou seja como regra e isso ja caracteriza a violação de direito, sem contar com a falta de pagamento de ajuda de custo para diversos policiais, acham que isso não ocorre, verifiquem então em Itu, Salto, São Roque, Porto Feliz, ou seja na regiaão da Sec. de Sorocaba, eu mesmo fiquei tres anos sem receber as ajuda de custo e quando pleitei o pagamento, me disse o Del. Pol. que eu deveria provar que trabalhei e olha que o cara nun- ca me deu uma falta, e até hoje por isso pegam no meu pé, e tem muitas outras coisas que ocorrem nesta Sec. até tiras que fazem plantão de 24 hs nos finais de semana, e olha o fazem SOZINHOS, contrariando todas as regras de segurança impostas, pediram que o plantão fosse de 12 hs e o Del. Pol. disse que não, também pudera o cara e candidato a vereador e não tá querendo se queimar, Em Salto, o DP virou pastelaria, eles acham que quando mais BOs elaborados ha muito trabalho para eles, so que os BOs são de extravio de RG. associam numero de ocorrencia elevada com muito trabalho a ser realizado, é mole.
CurtirCurtir
ISTO SE CHAMA GENOCÍDIO . . .
ISTO SE CHAMA GENOCÍDIO . . .
ISTO SE CHAMA GENOCÍDIO . . .
ISTO SE CHAMA GENOCÍDIO . . .
ISTO SE CHAMA GENOCÍDIO . . .
ISTO SE CHAMA GENOCÍDIO . . .
RESNADAPUBLICA DEMONIOCRATICA DE NENHUM DIREITO
PREFERIRIA VIVER EM CHICAGO NOS ANOS 20
PREFERIRIA VIVER NO CONGO
PREFERIRIA VIVER NA SOMALIA
PQ TERIA CERTEZA QUE SERIA NECESSARIO UMA BOA ARMA 24HS POR DIA
G
VIDA PLENA
LIBERDADE E SEGURANÇA
CurtirCurtir
Já esta mais que comprovado que o Inquérito Policial, no atual modelo, mostrou-se um instrumento arcaico e ultrapassado. É urgente uma modernização nas policias (carreiras) e em seus instrumentos (ferramentas e métodos), para dar celeridade a elucidação de crimes. DESBUROCRATIZAR a policia civil já seria um bom começo. Hoje vemos nas delegacias I.P de 10 anos, já no 3° volume e sem sombra de solução. Vai para prazo e volta a cada 30 dias e nada se resolve dando sensação de impunidade para a população a qual, cada vez mais, desacredita nosso trabalho.
CurtirCurtir
Isto é fruto, principalmente, do modelo de segurança publica que temos. Uma estrutura falida, que só existe aqui no brasil, herança de purtugal. Duas polícias, ministerio publico, cada um fazendo o trabalho no seu feudo. A estrutura da segurança tem que ser única: a policia preventiva, investigativa e promotores devem ser uma instituição de segurança publica unica com plano de carreira proprio e trabalhando na mesma edificação, sem segregaçoes, como ocorrem hoje. SERÁ QUE ISTO OCORRERÁ UM DIA?
CurtirCurtir
TODAS NOSSAS FORÇAS DE SEGURANÇA
SE ESTRUTURAM E OPERAM EM FAVOR DO ESTADO . . .
SE FOSSEMOS ALGUM ESTADO NAÇÃO
ESTAS FORÇAS SE ESTRUTURARIAM E OPERARIAM EM PROL DO CIDADÃO !!!
LIBERDADE E SEGURANÇA !!!
CurtirCurtir
Enquanto não tomarmos vergonha na carta e nos unirmos, independente de ser PC ou PM, e darmos um basta nas urnas. Tudo vai ficar como dantes no quartel de abrantes.
CurtirCurtir
Ate nas piadas tem PC fazendo cagada, olha o idiota no celular, sem dizer os estupidos que fumam dentro da delegacia como vi a semana passada o delegado titular do ??? DP, fumando dentro da delegacia. Delegacia que cuida do tat…….pé.. E muitos em bares bebendo de viaturas. O exemplo tem que sair de nos, por isso estamos ba bosta, isso que tem acabar, uso indevido de vtr, e da função publica
CurtirCurtir
http://www.naosalvo.com.br/50-flagras-do-google-street-view-que-voce-ainda-nao-viu/
Ops faltou o link da escrita em cima
CurtirCurtir
CurtirCurtir
Bom Dia!
Meu querido, falou pouco mas disse tudo.
Caronte.
CurtirCurtir