Pelo telefone, PM ouvia dor de vítima
O soldado Rafael Carlos Rebollo Ragatte ouvia o sofrimento das vítimas enquanto fornecia tranquilamente informações para os ladrões sobre o que ocorria do lado de fora da casa. Esse foi um dos detalhes que mais chamaram a atenção dos investigadores envolvidos no desmantelamento de quadrilhas que atuavam nas zonas oeste e sul.
“A violência psicológica é tão forte, o tom de voz, a agressividade… É dessa forma que eles conseguem o que querem”, afirmou a professora que ficou sob a mira dos criminosos no assalto do dia 5 no Butantã em que a quadrilha foi desfeita e o soldado do 16.º BPM, preso.
Segundo ela, dois bandidos pularam o muro do vizinho e invadiram sua casa. Primeiro, dominaram uma empregada; depois, a renderam. Foram duas horas de tortura psicológica. “Um deles tirava o pente e me mostrava as balas, para eu entender que era arma de verdade. Ele a colocava na minha cabeça e engatilhava. Queriam dinheiro ou joias. Como eu dizia que não tinha, ficou nessa coisa. E eles derrubando gavetas, revirando a casa. O que me ajudou é que lembrei que tinha um dinheiro guardado.”
A professora disse que o perfil dos criminosos chamou a atenção. “Eram pessoas instruídas, inteligentes, de raciocínio rápido. Eles não estavam drogados, tinham mais de 25 anos, não eram moleques.”
As vítimas se viram livres quando um dos ladrões ouviu pelo celular que tinha “sujado”. Era a chegada dos investigadores que tinham flagrado a ligação do bandido para o PM pouco antes. Ladrões correram e a professora e a empregada se trancaram no banheiro.
Do lado de fora, o vigia da rua, de 52 anos, foi rendido logo no começo do assalto. “É você mesmo que eu quero”, disse um dos dois ladrões. Há 25 anos na mesma rua, ele passou por momentos de tensão dentro do Ecosport que dava cobertura do lado de fora. Foi ameaçado de morte e escapou depois que os bandidos bateram o carro em uma moto dos Correios durante a fuga.
Aviso. “O campo está minado.” Foi assim que o PM avisou os bandidos que um assalto a uma casa na Lapa, zona oeste, deveria ser cancelado. Tudo porque, naquele momento, acontecia uma festa na garagem dos vizinhos. Nesse dia, policiais civis da 3.ª Seccional já estavam a caminho para flagrar o bando e tentar prender o PM envolvido.
O soldado ainda teve seus dias de “juiz” no “bate-bola” dos bandidos. As quadrilhas o chamavam para “apitar o jogo” quando precisavam de informações nos roubos. Escutas também flagraram Ragatte passando dados sobre operações policiais em pancadões e avisando quando carros usados em roubos eram encontrados pela PM depois. Pelo menos três quadrilhas conversavam com ele. Em um dos casos, ele chegou a falar com bandidos por celular enquanto apresentava ocorrências no 89.º DP.
Colegas de Ragatte no 16.º BPM ouvidos pelo Estado na última semana disseram que ele era admirado e parecia ser uma pessoa honesta nos oito anos que trabalhou ali. Eles se dizem surpresos. “Infelizmente não vai parar por aí.”
As escutas indicam o envolvimento de outros policiais com as quadrilhas. Em algumas conversas com Ragatte, bandidos diziam que levariam o pagamento “para vocês”. No plural.
O Estado não localizou o advogado de defesa do acusado.
Boa Noite!
Senhoras e Senhores.
Infelizmente: “Sem comentários”.
Caronte.
CurtirCurtir
Parece até guerra por “concorrência desleal”, afinal se a PM não prende não tem ladrão para PC fazer o acerto no DP…
Lastimável…
CurtirCurtir
E vem um imbecil falar merda. Deve ser PM essa escória.
As coisas estão do jeito que estão porque a PM está argolada com os criminosos, e os que não estão simplesmente não trabalham.
Se houvesse um polícia ostensiva que realmente funcionasse os criminosos teriam medo de sair pra roubar, porém, como a PM está correndo junto… então podem fazer o que quiser.
Do que adianta a PM ter 100 mil homens se efetivamente nas ruas não trabalhem mais de cerca 40 mil, dos quais muitos não querem trabalhar, muitos outros estão de mãos dadas com os criminosos e por ai vai.
A PC, bem…a PC virou uma polícia burocratica que não investiga, mas na verdade os PMs deveriam erguer as mãos pro céu, afinal, se forem investigar ferrou… vão ter que colocar grades em torno dos batalhões, companhias…
CurtirCurtir
Fazer acerto com o quê???? As merdas de cana que vocês dão, ou os seus irmãos de farda que correm junto como os mala???? Não obrigado.
CurtirCurtir
PAU NO CU DA POPULAÇÃO. EU ANDO ARMARDO. QUE NÃO ANDA QUE SE FODA.CONTINUE VOTANDO NO PT/PSDB.
CurtirCurtir
aff…puta que pariu…como tem lixo na polícia véi…
CurtirCurtir
ANTES NAS AÇOES EM FAVELAS, OLHAVAMOS PARA A PM COMO ALIADOS AGORA A SEGURANÇA DEVE SER REDOBRADA, OLHAR PARA OS BANDIDOS E OS PMS, ONDE UM DIA ACHARIA ISSO, TRISTE FIM DA POLICIA PAULISTANA
CurtirCurtir
E ai Sr Ferreira Pinto vai afastar mais um comandante da PM !!!!!! GOVERNADOR GERALDO ALCKIMIM COVARDE !!!!!!!!
CurtirCurtir
NÃO SEI QUEM É PIOR,SE O SOLDADO QUE CORRE JUNTO COM O CRIME E COM O PARTIDO,OU SE CORONEL QUE FORJA LICITÇÕES,E É SUBSERVIÊNTE DO PSDB EM TROCA DE CARGOS PÚBLICOS NAS SUBPREFEITURAS DE SP!
CurtirCurtir
E depois estes lixos falam das guardas municipais que e’ a unica policia ostensiva de verdade ,e não esta milicia que esta’ cheia de pessoas deturpadas com desvio de conduta que adoram vestir uma farda para exteriorizar todas as suas frustaçoes e desequilibrios que os quarteis enfiam em suas mentes ,mas como pessoas normais não teem coragem de fazerem estas atrocidades ,bando de covardes.Para o bem da população eo bem estar da sociedade fim das policias militares!
CurtirCurtir
EI CRIAN ÇAS , I SSO É SO O FIM!!!!!!!!!!!
CurtirCurtir
Esse vagabundo não pode ficar no Romão Gomes, tem que ir pra tranca, junto com seus manos, la que é o seu lugar. Queiria ver quanto tempo iria durar.
CurtirCurtir
Concordo canadura esse vagabundo deveria ir pra tranca junto com os coronéis fraudadores de licitações,gostaria de ver assim como vc quanto tempo eles durariam lá…
CurtirCurtir
ESSE TAL DE EDUARDO DEVE TER FUMADO PEDRA BATIZADA, POIS ONDE JÁ SE VIU FAZER ACERTO COM OS CARAS QUE OS MILICIANOS LEVAM PARA AS DELEGACIAS, COM SEUS FLAGRANTES FORJADOS, SUAS EXECUÇÕES SUMÁRIAS, SUAS MODOFICAÇÕES DOS LOCAIS DE CRIMES, JÁ QUE NÃO ADIANTA CITAR OS CORRES DOS CAIXAS-ELETRONICOS, DAS BIQUEIRAS, DAS CARGAS E DOS PAPAROMEUS QUE NUNCAM CHEGAM NAS DPs. ESSE CARA NÃO É PM, ELE DEVE SER ADEVO DE PORTA DE CADEIA, TIPO DOS QUE ORIENTAM O CLIENTE A POR A CULPA NA VÍTIMA. COMO PODE SER INFANTIL (COM TODO O RESPEITO ÀS CRIANÇAS) EM TENTAR COLAR UMA IMAGEM QUE MELHOR CONVEM COM BANDIDO DE FARDA E RÁDIO NA MÃO DO QUE COM TÁ NA BATALHA DO PLANTÃO. DIGNO DE PENA ESSE “ZÉ”!!!!!! SERÁ QUE O PROTETOR MÓR DOS MILICOS IRÁ NA INAUGURAÇÃO DO ROMÃO GOMES II?. POIS DO JEITO QUE TÁ, TERÃO QUE REATIVAR O CARANDIRU. CHUPA HIPÓCRITA!!!!! BALA NELES!!!!!!!
CurtirCurtir
EDUARDO, SEU TONTO, PANGARÉ, ZÉ,MANÉ, VACILÃO, LINGUARUDO, GAGOETA, PUXA-SACO, LAMBE-BOTAS, ETC, ETC.
Vc tá cansado de saber que PM quando leva ocorrência pra delegacia É PORQUE NÃO CONSEGUIU RESOLVER NADA NA RUA….TÁ LIGADO MANÉ ?
Tá ligado no que houve na morte do ” Nego cora”, ou não sabe ??
SE NÃO SABE, PERGUNTE PROS SEUS MANOS, SEU MAL INFORMADO.
CurtirCurtir
Isso é só a ponta do iceberg, o que tem de PM roubando , sequestrando , traficando……….Deus me proteja !!!
CurtirCurtir